Guilherme Marques Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8014469495207315
  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Mestre em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP em 2013. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em música popular (instrumentista/composição). Atua como compositor e baterista em grupos e/ou artistas ligados à Musica Popular Brasileira, à Música Instrumental Brasileira, ao Jazz e à Música Improvisada. Dedica-se com exclusividade aos grupos À Deriva, Comboio, KVAR, Música de Selvagem e Triozz. Atua também como freelancer em trabalhos diversos nas área de música popular; música/teatro; e música/dança. Colabora regularmente com as companhias de teatro Les Commediens Tropicales e Estrela D'Alva e com a InSaio companhia de dança. É professor de bateria, rítmica e orientador de pesquisas na Escola Superior de Música da Faculdade Integrada Cantareira em São Paulo. Doutorando em Música no IA da UNICAMP, é pesquisador associado ao grupo de estudos Percussão brasileira: histórico, estudo interpretativo e seu repertório. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Marques Dias
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, G.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Estilo e identidade musical: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nene,
Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto.
Palavras-chave: Música Popular; Improvisação Musical; Percussão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2013
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Airto Moreira - do sambajazz à música brasileira dos anos 70,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Bateria; Percussão; Música Brasileira; Performance; Improvisação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1997 - 2001
Graduação em Música Popular.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2002
Festival de Inverno de Campos do Jordão. (Carga horária: 40h).
Secretaria Estadual de Cultura - São Paulo, SEC/SP, Brasil.
2000 - 2000
Festival de Inverno de Campos do Jordão. (Carga horária: 72h).
Secretaria Estadual de Cultura - São Paulo, SEC/SP, Brasil.
2000 - 2000
Curso Internacional de Verão da EMB. (Carga horária: 72h).
Secretaria de Educação - GDF, GDF, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Oficina de Música de Curitiba. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Oficina de Música de Curitiba. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, AJMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Discente - pesquisador


Oficina de Música, OFIC. DE MUS., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Sorinara Escola de Música, SRN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


New Jazz Escola de Música, NJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Centro de Educação Unificada - PM/SP sec. educação, CEU, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estilo e identidade musical: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nene
Descrição: Esta pesquisa pretende desenvolver uma discussão estética sobre estilo e identidade musical a partir de um estudo de caso de performance no instrumento bateria. O ponto de partida desta investigação busca refletir sobre a seguinte hipótese de trabalho: bateristas que desenvolvem uma atividade de composição, tendem a desenvolver uma maneira única de expressão artística em seu instrumento (uma performance sui generis). Desta reflexão surge a seguinte questão: pode a composição, como ferramenta desenvolvida por um baterista, vir a ser um fator determinante no desenvolvimento de um estilo único de execução instrumental? Pretende-se desenvolver esta discussão à luz de uma abordagem fenomenológica que deverá permear análises musicais, um estudo interpretativo e entrevistas com o músico Nene..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Guilherme Marques Dias - Coordenador.
2011 - 2013
Airto Moreira - do sambajazz à música brasileira dos anos 70
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a importância das contribuições do baterista e percussionista Airto Moreira no processo de desenvolvimento de um estilo brasileiro de tocar bateria a partir da segunda metade dos anos sessenta e seguindo até os primeiros anos da década de setenta. Situando-o como o principal ponto de contato entre os bateristas de Sambajazz e a geração seguinte, do início dos anos 70, o presente projeto pretende, num primeiro momento verificar de que forma Airto moldou seu estilo ao incorporar elementos característicos de duas matrizes técnicas distintas, representadas nas figuras de Luciano Perrone, cujo enfoque era mais percussivo e foi o padrão hegemônico até a década de 50; e Edison Machado, baterista da geração posterior à Perrone, responsável pela fixação de um novo padrão de execução do instrumento, posteriormente identificado como ?samba no prato? . Na segunda etapa pretende-se investigar em que medida o estilo moldado por Airto Moreira, a partir da incorporação e da transformação de tal informação, se tornou influente nos bateristas da geração do início dos anos 70..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Guilherme Marques Dias - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
?`A Deriva ? Gravação do CD? (PRONAC 070035), Minc (Ministério da Cultura).
2008
?Circulando À Deriva: música criativa para jovens? (PROAC 18/2008), Secretaria de Estado da Cultura - SP.
2007
?Projeto todos os sons: apreciando a música com o grupo Comboio? (PAC, Edital 09/2007), Secretaria de Estado da Cultura - SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, G.2018 MARQUES, G.; HASHIMOTO, F. . Estudo sobre a adaptação de ritmos nordestinos à bateria na performance de Airto Moreira. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 21, p. 80-106, 2018.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, G.. A escolha pela arte: conversão e improvisação. Abissal, São Paulo, p. 42 - 43, 08 ago. 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, G.; HASHIMOTO, F. . Liquidez e nuance rítmica na performance musical de Nenê: sintoma de pós-modernidade?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MARQUES, G.; HASHIMOTO, F. . A performance singular do baterista Nenê na música Alexandre, Marcelo e Pablo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARQUES, G.. Abissal solo: improvisação de bateria e disparadores pré-gravados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARQUES, G.; HASHIMOTO, F. . Disposiçoes musicais em estado de vigília: uma proposta metodológica para o uso de entrevistas em estudo sobre a performance de Nenê. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARQUES, G.. Uso ?melódico? do chimbal na performance de Airto Moreira da música 'Deixa'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARQUES, G.; HASHIMOTO, F. . Misturada ? Uma análise do solo de bateria de Airto Moreira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, G.. Fragmento n° 1, 2015. (Partitura Musical/Outro).

2.
MARQUES, G.. Caros amigos, 2013. (Partitura Musical/Outro).

3.
MARQUES, G.. 2012, 2012. (Partitura Musical/Outro).

4.
MARQUES, G.. Sr. Moreira, 2011. (Partitura Musical/Outro).

5.
MARQUES, G.. Onde o silêncio faz eco, 2010. (Partitura Musical/Outro).

6.
MARQUES, G.. Carvoeiro, 2010. (Partitura Musical/Outro).

7.
MARQUES, G.. Atrás da corda vem o boi, 2010. (Partitura Musical/Outro).

8.
MARQUES, G.; BAROSSI, R. . 5 Haicais, 2010. (Partitura Musical/Outro).

9.
MARQUES, G.. Capela, 2010. (Partitura Musical/Outro).

10.
MARQUES, G.. Bom Retiro, 2010. (Partitura Musical/Outro).

11.
MARQUES, G.; BAROSSI, R. . Vendaval, 2008. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; MOLINOS, M. ; LUCATO, F. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. ; SANCHO, T. . Coreografia: o desenho da dança no Brasil. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, G.. A Bateria Brasileira de Airto Moreira: perspectivas de pesquisa em nível superior. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . Paisagem Sonora e Improvisação Musical. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARQUES, G.. Aplicações práticas para o uso de vassourinhas (Jazz). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . Oficinas/Espetáculo - À Deriva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; Fernando Corrêa ; FRANCISCO, G. ; MALAQUIAS, C. ; MARQUES, G. ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. ; TOLEDO, M. . Todos os Sons - Apreciando a Música Brasileira com o grupo Comboio. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MARQUES, G.. Ritmos Brasileiros aplicados à Bateria. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MARQUES, G.. Curso de Bateria - CEU Aricanduva. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MARQUES, G.. Curso de Bateria - CEU Aricanduva. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MARQUES, G.. Curso de Bateria - CEU Jambeiro. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; FERREIRA, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . CD - VOLUME ÚNICO. 2018. Registro Fonográfico.

2.
MARQUES, G.; RAMOS, N. ; FRANCA, T. ; PERDIGAO, J. ; CHUI, R. ; GARCIA, K. . AOS VIVO - Debate n°3 - TERRA EM TRANSE. 2018. Outra.

3.
MARQUES, G.. CD - GUEVURÁ 80. 2017. Registro Fonográfico.

4.
DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; BARROS, C. ; COELHO, M. ; MARQUES, G. . CD - MÚSICA DE SELVAGEM. 2016. Registro Fonográfico.

5.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . CD - O MURO REVER O RUMO. 2016. Registro Fonográfico.

6.
LEANDRO, F. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. ; MARQUES, G. . CD - KVAR. 2015. Registro Fonográfico.

7.
PRADE, A. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . CD - TRIPLE BIRD VINEYARD - ALE PRADE EK-STASIS PROJECT. 2015. Registro Fonográfico.

8.
PRADE, A. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . CD - THE PLANTING OF ORBITS - ALE PRADE EK-STASIS PROJECT. 2015. Registro Fonográfico.

9.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . CD - MÓBILE. 2013. Registro Fonográfico.

10.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; KARAM, C. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . CD - DE SENHORES, BARONESAS, BOTOS, URUBUS, CABRITOS E OVELHAS. 2013. Registro Fonográfico.

11.
MARQUES, G.. CD - NARRATIVAS DE SOBREVIVÊNCIA. 2012. Registro Fonográfico.

12.
MARQUES, G.. CD - O OUVIDO VIVO (TRATORE 10 ANOS). 2012. Registro Fonográfico.

13.
BAROSSI, R. ; BORDINHON, A. ; GARCIA, B. ; MARQUES, G. ; BABY, P. ; CONSUELO, B. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . CD - EU SOU DO TEMPO EM QUE A GENTE SE TELEFONAVA. 2011. Registro Fonográfico.

14.
MARQUES, G.; ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; Alessandro Ribeiro ; NORBERTO, P. ; Fernando Corrêa ; CONTO, A. ; RODRIGUES, J. ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. ; Raphael Ferreira . CD - BANDAS DE SOPRO EM MOVIMENTO. 2010. Registro Fonográfico.

15.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . CD - SUITE DO NÁUFRAGO. 2009. Registro Fonográfico.

16.
Alessandro Ribeiro ; ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; Fernando Corrêa ; MARQUES, G. ; Raphael Ferreira ; RODRIGUES, J. ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. . DVD - BANDAS DE SOPRO EM MOVIMENTO. 2009. Registro Fonográfico.

17.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . CD - À DERIVA II. 2008. Registro Fonográfico.

18.
ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; CONTO, A. ; MARQUES, G. ; FRANCISCO, G. ; TOLEDO, M. ; MALAQUIAS, C. ; CASAS, D. L. ; BARROS, V. ; BAETA, F. . CD - COMBOIO. 2005. Registro Fonográfico.

19.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . CD - À DERIVA I. 2005. Registro Fonográfico.

20.
MARQUES, G.; ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; CONTO, A. ; FALLEIROS, M. ; FONSECA, D. ; FRANCISCO, G. ; LUCENA, G. ; PEREZ, L. ; TOLEDO, M. . CD - SARADO. 2002. Registro Fonográfico.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SPORLEDER, B. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. ; BIANCHINI, R. . BAAL. 2018 (Espetáculo Cênico/Musical).

2.
SPORLEDER, B. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . BAAL. 2018 (Espetáculo Cênico/Musical).

3.
SPORLEDER, B. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . BAAL. 2018 (Espetáculo Cênico/Musical).

4.
SPORLEDER, B. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . BAAL. 2018 (Espetáculo Cênico/Musical).

5.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2018 (Show).

6.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. . ABISSAL. 2018 (Espetáculo Música/Dança).

7.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. . ABISSAL. 2018 (Espetáculo Música/Dança).

8.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. . ABISSAL. 2018 (Espetáculo Música/Dança).

9.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. . ABISSAL. 2018 (Espetáculo Música/Dança).

10.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; FERREIRA, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2018 (Show).

11.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. . ABISSAL. 2018 (Espetáculo Música/Dança).

12.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. . ABISSAL. 2018 (Espetáculo Música/Dança).

13.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; FERREIRA, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2018 (Show).

14.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; FERREIRA, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2018 (Show).

15.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; FERREIRA, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2018 (Show).

16.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; FRANCISCONE, N. ; MATHEUS, M. ; CANTELI, C. ; FERREIRA, E. . ATO INFINITO. 2018 (Espetáculo Música/Dança).

17.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . MEDUSA CONCRETA. 2018 (Espetáculo Cênico/Musical).

18.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2017 (Show).

19.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . VERTER À DERIVA. 2017 (Show).

20.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. ; HEERTUM, N. V. . MÚSICA DE SELVAGEM+NIELS VAN HEERTUM. 2017 (Show).

21.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. ; HEERTUM, N. V. . MÚSICA DE SELVAGEM+NIELS VAN HEERTUM. 2017 (Show).

22.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2017 (Show).

23.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2017 (Show).

24.
SPORLEDER, B. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2017 (Obra cênico musical).

25.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; MARQUES, G. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. . ABISSAL. 2017 (Espetáculo Música/Dança).

26.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. ; MIRHAN, P. ; NAVARRO, M. ; DANDARA, T. ; BIANCHINI, R. . VERTER À DERIVA. 2017 (Espetáculo Música/Teatro/Performance).

27.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . VERTER À DERIVA. 2017 (Espetáculo Música/Teatro/Performance).

28.
PLACHTA, A. ; ARCHETI, A. ; SOARES, S. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. . PLACHTA / PIMENTA. 2017 (Show).

29.
MULLER, D. ; SPORLEDER, B. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2017 (Show).

30.
PALMA, C. ; AVILA, C. ; FRANCISCONE, N. ; VASCONCELOS, R. ; MARQUES, G. . ABISSAL. 2017 (Espetáculo Música/Dança).

31.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; FERREIRA, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2017 (Show).

32.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; FERREIRA, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2017 (Show).

33.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA - AS QUATRO VOLTAS. 2017 (Show).

34.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . MAUSER DE GARAGEM. 2016 (Obra Cênico-musical).

35.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . MAUSER DE GARAGEM. 2016 (Obra Cênico-musical).

36.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2016 (Obra Cênico-musical).

37.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Concerto musical).

38.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2016 (Obra Cênico-musical).

39.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2016 (Concerto musical).

40.
BORDINHON, A. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; MIRHAN, P. ; BAROSSI, R. . EXPERIMENTOS #2. 2016 (Concerto musical).

41.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2016 (Obra Cênico-musical).

42.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2016 (Concerto musical).

43.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2016 (Obra Cênico-musical).

44.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2016 (Concerto musical).

45.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2016 (Obra Cênico-musical).

46.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Concerto musical).

47.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2016 (Obra Cênico-musical).

48.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . ASTRACAN / MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Trilha Sonora).

49.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2016 (Concerto musical).

50.
MARQUES, G.; SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; BAROSSI, R. . À DERIVA - O MURO REVER O RUMO. 2016 (Concerto Musical).

51.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, C. . MÚSICA DE SELVAGEM convida SESSA. 2016 (Concerto musical).

52.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, C. . MÚSICA DE SELVAGEM convida LUISA LYAN. 2016 (Concerto Musical).

53.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, C. . MÚSICA DE SELVAGEM convida TIM BERNARDES. 2016 (Concerto Musical).

54.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, C. . MÚSICA DE SELVAGEM convida PEDRO PASTORIZ. 2016 (Concerto Musical).

55.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, C. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Concerto Musical).

56.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

57.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

58.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

59.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

60.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

61.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

62.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

63.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

64.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

65.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

66.
MARQUES, G.; PALMA, C. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; FRANCISCONE, N. ; SANCHO, T. ; LUCATO, F. ; MOLINOS, M. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo Música/Dança).

67.
MARQUES, G.; RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; FERREIRA, C. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Concerto Musical).

68.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2016 (Espetáculo Cênico Musical).

69.
PALMA, C. ; LUCATO, F. ; MARQUES, G. ; MOLINOS, M. ; FRANCISCONE, N. ; AVILA, C. ; VASCONCELOS, R. ; SANCHO, T. . ABISSAL. 2016 (Espetáculo cênico musical).

70.
DECLOEDT, A. ; RODRIGUES, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Show).

71.
MARQUES, G.. BAAL. 2016 (Espetáculo Cênico Musical).

72.
MARQUES, G.. BAAL. 2016 (Espetáculo Cênico Musical).

73.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Show).

74.
MARQUES, G.. BAAL. 2016 (Espetáculo Cênico Musical).

75.
MARQUES, G.. BAAL. 2016 (Espetáculo Cênico Musical).

76.
MARQUES, G.. BAAL. 2016 (Espetáculo Cênico Musical).

77.
MARQUES, G.. BAAL. 2016 (Espetáculo Cênico Musical).

78.
MARQUES, G.. BAAL. 2016 (Espetáculo Cênico Musical).

79.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Show).

80.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2016 (Show).

81.
CANHAMEIRO, C. ; MIRHAN, P. ; GONZALEZ, D. ; DANDARA, T. ; BIANCHINI, R. ; NAVARRO, M. ; SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . GUERRA SEM BATALHA. 2015 (Obra Cênico-musical).

82.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; BARROS, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2015 (Concerto musical).

83.
MARQUES, G.. COMBOIO. 2015 (Concerto musical).

84.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2015 (Concerto musical).

85.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2015 (Concerto musical).

86.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2015 (Concerto musical).

87.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2015 (Concerto musical).

88.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2015 (Concerto musical).

89.
HELENA, L. ; GIRCYS, P. ; SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . ULISSES À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

90.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; BARROS, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2015 (Concerto musical).

91.
MARQUES, G.. COMBOIO. 2015 (Concerto musical).

92.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. . ULISSES À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

93.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. . ULISSES À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

94.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2015 (Concerto musical).

95.
NECHUSCHTAN, A. ; RODRIGUES, A. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GUIMARAES, T. . ALON NECHUSCHTAN QUINTET. 2015 (Concerto musical).

96.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. . ULISSES À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

97.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2015 (Concerto musical).

98.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2015 (Concerto musical).

99.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2015 (Concerto musical).

100.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2015 (Concerto musical).

101.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. ; HELENA, L. ; GIRCYS, P. . ULISSES À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

102.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2015 (Concerto musical).

103.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2015 (Concerto musical).

104.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . VIGÍLIA. 2015 (Obra Cênico-musical).

105.
TRAVASSOS, A. ; BIRGER, B. ; MARQUES, G. ; TRAVASSOS, T. ; FALEK, V. . KLEZMER BR. 2015 (Concerto musical).

106.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA. 2015 (Concerto musical).

107.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2015 (Concerto musical).

108.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2015 (Concerto musical).

109.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . VERTER À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

110.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . VERTER À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

111.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; FERREIRA, O. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2015 (Concerto musical).

112.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . VERTER À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

113.
SPORLEDER, B. ; CANHAMEIRO, C. ; GONZALEZ, D. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; NAVARRO, M. ; MIRHAN, P. ; BIANCHINI, R. ; BAROSSI, R. ; DANDARA, T. . VERTER À DERIVA. 2015 (Obra Cênico-musical).

114.
BORDINHON, A. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; MIRHAN, P. ; BAROSSI, R. . EXPERIMENTOS #1. 2015 (Concerto musical).

115.
SPORLEDER, B. ; KARAM, C. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA & CAU KARAM. 2014 (Concerto Musical).

116.
SPORLEDER, B. ; KARAM, C. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA & CAU KARAM. 2014 (Concerto Musical).

117.
SPORLEDER, B. ; KARAM, C. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA & CAU KARAM. 2014 (Concerto Musical).

118.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2014 (Concerto musical).

119.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; BARROS, C. ; MARQUES, G. ; NADER, F. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2014 (Concerto musical).

120.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2014 (Concerto musical).

121.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2014 (Concerto musical).

122.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; BARROS, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2014 (Concerto musical).

123.
MARQUES, G.; NEIMAN, O. ; PIMENTA, I. ; FALEK, V. . NEIMAN/MARQUES QUARTET. 2014 (Concerto musical).

124.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; BARROS, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2014 (Concerto musical).

125.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; BARROS, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2014 (Concerto musical).

126.
RODRIGUES, A. ; DECLOEDT, A. ; BARROS, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2014 (Concerto musical).

127.
DECLOEDT, A. ; BARROS, C. ; NADER, F. ; MARQUES, G. ; COELHO, M. . MÚSICA DE SELVAGEM. 2014 (Concerto musical).

128.
LEANDRO, F. ; MARQUES, G. ; PIMENTA, I. ; GOMES, V. . KVAR. 2014 (Concerto musical).

129.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA - MÓBILE. 2013 (Concerto Musical).

130.
BORDINHON, A. ; Celio Barros ; MARQUES, G. . TRIO ORBITAL. 2013 (Concerto Musical).

131.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA - MÓBILE. 2013 (Concerto Musical).

132.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA - MÓBILE. 2013 (Concerto Musical).

133.
TRANJAN, M. ; DIAS, N. ; PRADO, T. A. ; CORAZZA, M. ; KINZO, C. ; SCHADEN, C. ; CASTRO, M. ; GOMES, M. ; BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . ORIGEM-DESTINO. 2013 (Obra Cênica-musical).

134.
SPORLEDER, B. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . CANOAS JAZZ FESTIVAL. 2013 (Festival de Jazz).

135.
SPORLEDER, B. ; KARAM, C. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; BAROSSI, R. . À DERIVA & CAU KARAM. 2013 (Concerto Musical).

136.
Fabiano Araújo ; Celio Barros ; MARQUES, G. . FABIANO ARAÚJO TRIO. 2012 (Concerto Musical).

137.
BIRGER, B. ; FALEK, V. ; GOUSSINSKI, S. ; MARQUES, G. ; TRAVASSOS, A. ; TRAVASSOS, T. . KLEZMER BR. 2012 (Concerto Musical).

138.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2012 (Concerto Musical).

139.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2012 (Concerto Musical).

140.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2012 (Concerto Musical).

141.
TRANJAN, M. ; DIAS, N. ; PRADO, T. A. ; CORAZZA, M. ; KINZO, C. ; SCHADEN, C. ; CASTRO, M. ; GOMES, M. ; MULLER, D. ; MARQUES, G. ; SPORLEDER, B. ; BAROSSI, R. . ORIGEM-DESTINO. 2012 (Obra Cênica-musical).

142.
MARQUES, G.. LA PLATA JAZZ FESTIVAL. 2012 (Festival de Jazz).

143.
BAROSSI, R. ; GARCIA, B. ; BORDINHON, A. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. ; BABY, P. ; CONSUELO, B. . BLUBELL. 2011 (Concerto Musical).

144.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA + VJ PALM. 2011 (Concerto Musical).

145.
BIRGER, B. ; MARQUES, G. ; VARGAS, L. . BETO BIRGER TRIO. 2011 (Concerto Musical).

146.
FALEK, V. ; BIRGER, B. ; TRAVASSOS, A. ; TRAVASSOS, T. ; GOUSSINSKI, S. ; MARQUES, G. . KLEZMER BRASIL. 2011 (Concerto Musical).

147.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2011 (Concerto Musical).

148.
Celio Barros ; MARQUES, G. ; MENDONCA, E. . TRIOZZ. 2011 (Concerto Musical).

149.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2011 (Concerto Musical).

150.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2011 (Concerto Musical).

151.
BAROSSI, R. ; BORDINHON, A. ; GARCIA, B. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . BLUBELL. 2011 (Concerto Musical).

152.
BAROSSI, R. ; BORDINHON, A. ; GARCIA, B. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . BLUBELL. 2011 (Concerto Musical).

153.
BIRGER, B. ; FALEK, V. ; GOUSSINSKI, S. ; MARQUES, G. ; TRAVASSOS, A. ; TRAVASSOS, T. . KLEZMER BRASIL. 2011 (Concerto Musical).

154.
BAROSSI, R. ; BORDINHON, A. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; GARCIA, B. ; SPORLEDER, B. . BLUBELL. 2010 (CD).

155.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2010 (Concerto Musical).

156.
BORDINHON, A. ; GARCIA, B. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; PENTEADO, D. ; SPORLEDER, B. . BLUBELL. 2010 (Concerto Musical).

157.
GARCIA, B. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. ; VIEIRA, S. . BLUBELL. 2010 (Concerto Musical).

158.
Alessandro Ribeiro ; ANDREOTTI, M. ; ANTUNES, R. ; BARROS, V. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; Fernando Corrêa ; Josué dos Santos ; MARQUES, G. ; Raphael Ferreira ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. . COMBOIO. 2010 (Concerto Musical).

159.
Alessandro Ribeiro ; ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; Fernando Corrêa ; MARQUES, G. ; Raphael Ferreira ; Sidney Ferraz ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. . COMBOIO. 2010 (Concerto Musical).

160.
Alessandro Ribeiro ; ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; Fernando Corrêa ; MARQUES, G. ; Raphael Ferreira ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. . COMBOIO. 2010 (Concerto Musical).

161.
Celio Barros ; Fabiano Araújo ; Hermeto Paschoal ; MARQUES, G. ; Marcelo Coelho . FABIANO ARAÚJO E GRUPO. 2010 (Concerto musical).

162.
MARQUES, G.; Marcelo Coelho ; PAIVA, M. . MARCELO COELHO TRIO. 2010 (Concerto Musical).

163.
MARQUES, G.; MULLER, D. ; METAIRON, R. . GUILHERME MARQUES TRIO. 2010 (Concerto Musical).

164.
Celio Barros ; MARQUES, G. ; MENDONCA, E. . TRIOZZ. 2010 (Concerto Musical).

165.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2010 (Concerto Musical).

166.
MARQUES, G.; SPORLEDER, B. ; RODRIGUES, A. ; NECHUSCHTAN, A. ; COHEN, M. ; BIRGER, B. . ALON NECHUSCHTAN QUARTET. 2010 (Concerto Musical).

167.
BIRGER, B. ; FALEK, V. ; MARQUES, G. ; STEIN, D. ; TRAVASSOS, T. ; TRAVASSOS, A. ; GOUSSINSKI, S. . KLEZMER BRASIL. 2010 (Concerto Musical).

168.
BIRGER, B. ; MARQUES, G. ; NECHUSCHTAN, A. ; SPORLEDER, B. . ALON NECHUSCHTAN QUARTET. 2010 (Concerto Musical).

169.
Alessandro Ribeiro ; ANDREOTTI, M. ; ANTUNES, R. ; Fernando Corrêa ; MARQUES, G. ; Raphael Ferreira ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. ; MULLER, D. ; BARROS, V. . COMBOIO. 2010 (Concerto Musical).

170.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2010 (Concerto Musical).

171.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2010 (Concerto Musical).

172.
BAROSSI, R. ; BORDINHON, A. ; GARCIA, B. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . BLUBELL. 2010 (Concerto Musical).

173.
BIRGER, B. ; FALEK, V. ; GOUSSINSKI, S. ; MARQUES, G. ; TRAVASSOS, A. ; TRAVASSOS, T. . KLEZMER BRASIL. 2010 (Concerto Musical).

174.
BIRGER, B. ; COHEN, M. ; MARQUES, G. ; NECHUSCHTAN, A. ; LONDON, F. ; STEIN, D. ; MENNIN, S. . ALON NECHUSCHTAN QUARTET. 2010 (Concerto Musical).

175.
Alessandro Ribeiro ; ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; Fernando Corrêa ; MARQUES, G. ; Raphael Ferreira ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. . COMBOIO - MOVIMENTO ELEFANTES. 2009 (CD / DVD).

176.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2009 (Concerto Musical).

177.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2009 (Concerto Musical).

178.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2009 (Concerto Musical).

179.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2009 (Concerto Musical).

180.
MAIO, R. B. ; LEANDRO, F. ; GOMES, V. ; MARQUES, G. ; Sidney Ferraz . ROGERIO BOTTER MAIO QUINTETO. 2009 (Concerto Musical).

181.
Celio Barros ; MENDONCA, E. ; MARQUES, G. . TRIOZZ. 2009 (Concerto Musical).

182.
ALCANTARA, V. ; Marcelo Coelho ; MARQUES, G. ; BRAMBILA, G. . MC4+. 2009 (Concerto Musical).

183.
STEIN, D. ; VIEIRA, L. ; FALEK, V. ; MARQUES, G. . DANIEL STEIN / VICENTE FALEK QUARTETO. 2009 (Concerto Musical).

184.
BAROSSI, R. ; BORDINHON, A. ; GARCIA, B. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . BLUBELL. 2009 (Concerto Musical).

185.
BAROSSI, R. ; GARCIA, B. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . BLUBELL. 2009 (Concerto Musical).

186.
Alessandro Ribeiro ; ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; Fernando Corrêa ; MARQUES, G. ; Raphael Ferreira ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. ; RODRIGUES, J. . COMBOIO. 2009 (Concerto Musical).

187.
VISCONTI, E. ; MARQUES, G. ; VIEIRA, L. . EDU VISCONTI TRIO. 2009 (Concerto Musical).

188.
ROVERSI, C. ; BAROSSI, R. ; FALLEIROS, M. ; MARQUES, G. ; SPORLEDER, B. . KABUP. 2009 (Concerto Musical).

189.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. . VENDAVAL. 2008.

190.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2008 (Concerto Musical).

191.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2008 (Concerto Musical).

192.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2008 (Concerto Musical).

193.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2008 (Concerto Musical).

194.
SYLOS, G. ; CALIMAN, J. ; FERRAZ, S. ; MARQUES, G. . JULIO CALIMAN GRUPO. 2008 (Concerto Musical).

195.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2008 (Concerto Musical).

196.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2008 (Concerto Musical).

197.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2008 (Concerto Musical).

198.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2008 (Concerto Musical).

199.
BAROSSI, R. ; FALLEIROS, M. ; FERRAZ, S. ; MARQUES, G. ; LEME, M. . MANU FALLEIROS QUINTETO. 2008 (Concerto Musical).

200.
Josué dos Santos ; MARQUES, G. ; MAIO, R. B. ; GRAJEW, D. . ROGERIO BOTTER MAIO GRUPO. 2008 (Concerto Musical).

201.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2008 (Concerto Musical).

202.
COMBOIO, ; MARQUES, G. . COMBOIO. 2008 (Concerto Musical).

203.
ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CALIMAN, J. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; FRANCISCO, G. ; Josué dos Santos ; MARQUES, G. ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. ; TOLEDO, M. . COMBOIO. 2007 (Concerto Musical).

204.
ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CALIMAN, J. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; FRANCISCO, G. ; MARQUES, G. ; MALAQUIAS, C. ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. ; TOLEDO, M. . COMBOIO. 2007 (Concerto Musical).

205.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2007 (Concerto Musical).

206.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2007 (Concerto Musical).

207.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2007 (Concerto Musical).

208.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; KARAM, C. ; SPORLEDER, B. . CAU KARAM E GRUPO. 2007 (Concerto Musical).

209.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2007 (Concerto Musical).

210.
ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CALIMAN, J. ; CASAS, D. L. ; FRANCISCO, G. ; MARQUES, G. ; SPORLEDER, B. ; TOLEDO, M. ; TEIXEIRA, J. . COMBOIO. 2007 (Concerto Musical).

211.
ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CALIMAN, J. ; CASAS, D. L. ; FRANCISCO, G. ; MARQUES, G. ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. ; TOLEDO, M. ; MALAQUIAS, C. . COMBOIO. 2007 (Concerto Musical).

212.
MARQUES, G.; VIEIRA, L. ; VISCONTI, E. . EDU VISCONTI TRIO. 2007 (Concerto Musical).

213.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; KARAM, C. ; SPORLEDER, B. . CAU KARAM E GRUPO. 2007 (Concerto Musical).

214.
Celio Barros ; MARQUES, G. ; MENDONCA, E. . TRIOZZ. 2006 (CD).

215.
Celio Barros ; MARQUES, G. ; MENDONCA, E. ; ALCANTARA, V. . TRIBUTO KEITH JARRETT. 2006 (CD / DVD).

216.
ANTUNES, R. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CALIMAN, J. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; FRANCISCO, G. ; MARQUES, G. ; Marcelo Coelho ; SPORLEDER, B. ; TEIXEIRA, J. ; TOLEDO, M. . COMBOIO. 2006 (Concerto Musical).

217.
ARRUDA, D. ; CERUTO, J. ; BENTO, R. ; SUKI, L. ; BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; CASAS, D. L. . ARRUDA BRASIL. 2006 (Concerto Musical).

218.
ANTUNES, R. ; BAETA, F. ; BAROSSI, R. ; BARROS, V. ; CASAS, D. L. ; CONTO, A. ; MALAQUIAS, C. ; MARQUES, G. ; TEIXEIRA, J. ; TOLEDO, M. ; SPORLEDER, B. . COMBOIO. 2006 (Concerto Musical).

219.
KARAM, C. ; MARQUES, G. ; SPORLEDER, B. ; BAROSSI, R. ; RIBEIRO, P. . CAU KARAM GRUPO. 2006 (Concerto Musical).

220.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2006 (Concerto Musical).

221.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2006 (Concerto Musical).

222.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . À DERIVA. 2006 (Concerto Musical).

223.
BAROSSI, R. ; MARQUES, G. ; MULLER, D. ; SPORLEDER, B. . METAMORFOSE. 2004 (Trilha Sonora).

224.
BAROSSI, R. ; FONSECA, D. ; MARQUES, G. . MATRACA. 2000 (CD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANCHEZ, M.; FREIXEDAS, C.; MARQUES, G.. Participação em banca de Ubirajara Pires Armada Junior. Proposta de atividades musicais para os gestos da categoria Style Family da Soundpainting. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical: ação e reflexão na sala de aula) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

2.
PAREJO, E.; MARQUES, G.. Participação em banca de Aline da Rocha Dieb Albuquerque. Brincadeiras de roda em aulas de musicalização infantil: para além do lúdico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical: ação e reflexão na sala de aula) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

3.
PAREJO, E.; MARQUES, G.. Participação em banca de Bebel Ribeiro e Milena Miotto. Duo Sopra Flautas: por uma escuta ativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical: ação e reflexão na sala de aula) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

4.
PAREJO, E.; LADEIRA, R.; MARQUES, G.. Participação em banca de Jaqueline Ribeiro. Ressignificar o papel da música na Educação Musical. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical: ação e reflexão na sala de aula) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

5.
PAREJO, E.; LADEIRA, R.; MARQUES, G.. Participação em banca de Tiago do Rêgo Horacio. A folha de papel como instrumento musical: um estímulo à criatividade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical: ação e reflexão na sala de aula) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

6.
PAREJO, E.; LADEIRA, R.; MARQUES, G.. Participação em banca de André Vicentin. O ensino Pré-Figurativo e a busca por um novo referencial na educação musical. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical: ação e reflexão na sala de aula) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARCHETTI, L.; MARQUES, G.. Participação em banca de Danilo do Nascimento.Contribuições da abordagem Offf-Schulwerk na prática de uma Banda Sinfônica Infanto-juvenil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

2.
MOJOLA, C.; MARQUES, G.. Participação em banca de Felipe Gustavo de Oliveira.A escrita idiomática para o violino: análise da Rapsódia de Ernst Mahle. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

3.
MOJOLA, C.; MARQUES, G.. Participação em banca de Vinícius Gomes da Silva.Concerto para trompete e prquestra de Joseph Haydn: análise do I movimento da transcrição para quinteto de metais de Fred Mills. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

4.
MARQUES, G.; SUGAHARA, L.. Participação em banca de Ana Lucia Monteiro da Costa Gomes.Música no ensino fundamental II e médio: um levantamento das práticas musicais na escola a partir de trabalhos publicados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

5.
MARQUES, G.; SUGAHARA, L.. Participação em banca de Maryana Cavalcanti do Nascimento de Oliveira.Musicalização infantil: ritmo e movimento no Instituto Baccarelli. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

6.
BITONDI, M.; MARQUES, G.. Participação em banca de Lucas Batista Pereira.Chris Dave: aspectos estruturais e interpretativos no jazz contemporâneo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

7.
ANDRE, C.; MARQUES, G.. Participação em banca de Felipe Garcia Julio.Análise da utilização do Konokol na música de John Mclaughlin. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

8.
BITONDI, M.; MARQUES, G.. Participação em banca de Vinícius Stentzler Garcia de Lima.Rossy e Ballard: estudo interpretativo dos bateristas do Brad Mehldau Trio na música Countdwon. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

9.
SANCHEZ, M.; MARQUES, G.. Participação em banca de Gustavo Naoki Fukuda.Práticas informais de ensino-aprendizagem em música: algumas considerações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

10.
ANDRE, C.; MARQUES, G.. Participação em banca de Alziro Tonin da Silva.Clair de Lune (1890-1905) de Claude Debussy: aspectos estruturais e modulatórios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

11.
ANDRE, C.; MARQUES, G.. Participação em banca de Carlos Henrique Parra Rebolo.Transcrições para violão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

12.
MARQUES, G.; COELHO, M.; EZEQUIEL, C.. Participação em banca de Ricardo Berti.Análise fraseológica de Gregory Hutchinson na bateria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Souza Lima.

13.
MARQUES, G.; COELHO, M.; EZEQUIEL, C.. Participação em banca de Diego Pereira.Uma análise dos improvisos de bateria do baterista Nenê nos discos Bugre, Suíte Curral D'el Rey e Porto dos Casais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Souza Lima.

14.
MARQUES, G.; BARROS, V.; EZEQUIEL, C.. Participação em banca de Rafael Andrade.Uma análise do desenvolvimento de levadas de bateria por Kiko Freitas em Incompatibilidade de Gênios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Souza Lima.

15.
BITONDI, M.; MARQUES, G.. Participação em banca de Gerson Motta Junior.Análise sobre tema com variações na obra Fantasie and Variations on a Cavatina from Beatrice di Tenda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARQUES, G.; WYATT, B.. Concurso Público para Pofessor de Bateria no Coservatório Dramático Musical de Tatuí. 2008. Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVIII Congresso da ANPPOM. Comunicação Oral. 2018. (Congresso).

2.
I Congresso Brasileiro de Percussão. A performance singular do baterista Nenê na música Alexandre, Marcelo e Pablo. 2017. (Congresso).

3.
XXVII Congresso da Anppom. Disposições musicais em estado de vigília: uma proposta metodológica para uso de entrevistas em estudo sobre a performance musical de Nenê. 2017. (Congresso).

4.
XXIII Congresso da ANPPOM. Uso ?melódico? do chimbal na performance de Airto Moreira da música Deixa. 2013. (Congresso).

5.
XXII Congresso da ANPPOM. Misturada - uma análise do solo de bateria de Airto Moreira. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAUNIER, Y. ; MARQUES, G. ; BARROS, V. . Workshop de ritmos do norte do Brasil. 2018. (Outro).

2.
LUI, L. ; ESSI, N. ; MARQUES, G. . Workshop de Bateria 10X2. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silas Monteiro Soares. A Importância da Improvisação no Ensino Musical. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical: ação e reflexão na sala de aula) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Eduardo; Victor Guilherme; Yan Ferreira. EMESP e o Conservatório de Tatuí sobre o ensino da guitarra brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

2.
Bruno Botosso; Luciano Botosso. A percepção do som, do ruído e do silêncio no fazer musical de crianças de 7 a 8 anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

3.
Abner dos Santos; Jessica Maria Vicente; Guilherme Gulbek. Música, tecnologia e educação: um estudo sobre a oferta dos cursos superiores de música EAD entre os anos de 2008 e 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

4.
Yuri Dias Grohmann. Análise musical e proposta de estudo da peça 'Solus for Unaccompained Trumpet' de Stanley Friedman. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

5.
Beno Reicher. A produtividade de Laércio de Freitas na indústria fonográfica em fins da década de 1970. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

6.
Marcelo Fermino Gonçalves. Análise de recursos interpretativos em gravações de Milton Banana entre 1963 e 1965. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

7.
Lucas Batista Pereira. Chris Dave: aspectos estruturais e interpretativos no jazz contemporâneo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

8.
Felipe Julio. Análise da utilização do Konokol na música de John Mclaughlin. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

9.
Vinícius Stentzler Garcia de Lima. Rossy e Ballard: estudo interpretativo dos bateristas do Brad Mehldau Trio na música Countdwon. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.

10.
Gustavo Naoki Fukuda. Práticas informais de ensino-aprendizagem em música: algumas considerações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Guilherme Marques Dias.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARQUES, G.2018 MARQUES, G.; HASHIMOTO, F. . Estudo sobre a adaptação de ritmos nordestinos à bateria na performance de Airto Moreira. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 21, p. 80-106, 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 17:21:20