Júlio César Leôncio da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6687140805305537
  • Última atualização do currículo em 19/02/2018


Possui mestrado em Engenharia de Software pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) especialização em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) no ano de 2013, graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no ano de 2010. Possui formação técnica em Montagem e Manutenção em Equipamentos de Informática, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN). Atualmente faz parte do quadro de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte exercendo o cargo de técnico de tecnologia da informação na Secretaria de Educação a Distância(SEDIS). Tem experiência na área de Análise e desenvolvimento de sistemas e é um entusiasta pela área de engenharia de software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júlio César Leôncio da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, J. C. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação a Distância.
AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 33422250
Ramal: 126


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Engenharia de Software.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Um Estudo Exploratório de Avaliação e Documentação de Arquiteturas de Software em Empresas de Software, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Uira Kulesza.
Coorientador: Felipe Alves Pereira Pinto.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2013
Especialização em Lato Sensu em Engenharia de Sistemas. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: Automatizando a produção de sistemas com LPS.
Orientador: Marcelo Albuquerque Schuster.
2007 - 2010
Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA CAPTOR-AO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUTOS DE SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO..
Orientador: FELLIPE ARAÚJO ALEIXO.
2004 - 2006
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2012
Extensão universitária em CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
Outras informações
Atua no cargo de técnico da tecnologia da informação na Secretaria de Educação a Distância - SEDIS - UFRN realizando as atividades de desenvolvimento de sistemas para suprir necessidades internas da Secretaria.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Docente Externo, Enquadramento Funcional: Tutor de Curso da Metrópole Digital, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como tutor do curso técnico em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital - UFRN realizando tutoria nas seguintes disciplinas: - Arquitetura de Computadores, - Banco de Dados, - Conceitos de Eletricidade, - Desenvolvimento Desktop, - Infra-estrutura de Redes, - Introdução às Tecnologias da Informação, - Lógica de Programação, - Matemática Aplicada, - Programação Estruturada, - Programação Orientada a Objetos, - Redes de Computadores, - Segurança em Redes, - Sistema de Conectividade e - Sistemas Operacionais.


Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário, SMDC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Instrutor Voluntário, Enquadramento Funcional: Instrutor de Informática Básica, Carga horária: 4
Outras informações
Participação como intrutor voluntário do programa "Prefeitura nos Bairros", realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário em parceria com a Coordenadoria de Extensão da Faculdade de Natal - FAL para proporcionar noções de informática básica à população de bairros mais carentes da cidade de Natal-RN.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como desenvolvedor de sistemas no Projeto Colaborativo SIEP Gerencial utlizando as tecnologias de desenvolvimento: Java, JSF (Java Server Faces), PostgresSQL, entre outras Sob a coordenação do Prof. Dr. Fellipe Araújo Aleixo.


RNNEgócios, RNNEGÓCIOS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como desenvolvedor de sistemas utilizando as tecnologias Java, JSF (Java Server Faces), Hibernate, PostgresSQL.


Faculdade de Natal, FAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico de Infórmática, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como técnico de Informática da Faculdade de Natal - FAL nas 3 unidades existentes da instituição realizando as atividades de montagem e manutenção em equipamentos de informática, manutenção física e lógica da rede de computadores e atendimento "Help Desk" aos demais setores da instituição.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como monitor de 2 laboratórios de informática da Faculdade de Natal - Fal, realizando manutenção preventiva e corretiva nos computadores existentes, totalizando 60 computadores. Além disso auxiliava professores e alunos na instalação de softwares específicos inerentes às disciplinas ministradas.



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
SIEP Gerencial
Descrição: Projeto de pesquisa, desenvolvimento, implantação e suporte do Módulo Gerencial do Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica SIEP Gerencial. Referente ao processo NR 23000.005359/2008-34 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Eucação - SETEC / MEC...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Júlio César Leôncio da Silva - Integrante / Fellipe Araújo Aleixo - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Desenvolvimento da Plataforma Virtual de Aprendizagem para INEP 2014
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Compartilhando práticas e construindo conhecimento na educação a distância: o olhar do setor de tecnologia da informação da SEDIS/UFRN
Descrição: Nesta proposta, pretende-se sistematizar e socializar as experiências e os conhecimentos construídos no âmbito da Coordenação de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante o período compreendido entre os semestres 2012.1 e 2013.1. Tais conhecimentos estarão ancorados na literatura sobre ambientes virtuais de aprendizado, sistemas de informação e administração. Para tanto, a equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação da SEDIS/UFRN realizará uma autoavaliação dos caminhos percorridos durante o período citado, das decisões em grupo e individuais, das parcerias firmadas, dos conflitos surgidos. A equipe também documentará os sistemas desenvolvidos e, por fim, compartilhará informações produzidas nessas experiências com a comunidade interessada. Portanto, este projeto poderá contribuir com outras instituições que almejem fazer educação a distância mediada por tecnologias emergentes, como Ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas de informação, dentre outros, assim como poderá provocar reflexão acerca do que e de como foi realizado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
SEDIS EAD: Planejando o semestre na visão da coordenação de curso
Descrição: As informações que vão compor a sala de aula virtual no ensino a distância precisam ser fornecidas para a equipe responsável pela administração do ambiente Moodle com certa antecedência em relação ao início do semestre a fim de que o professor possa alterar ou incluir informação à página da sua disciplina, bem como para que o aluno encontre, desde o primeiro dia de aula, todas as informações necessárias ao seu aprendizado. Por este motivo, mostrou-se importante e necessária a elaboração de sistema capaz de congregar tais informações e, ainda, a capacitação dos usuários que vão utilizar o referido sistema, que é o objeto do presente curso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Comunicar Santa Cruz
Descrição: Trata-se da criação de um grupo e realização de atividades de extensão que proporcionem a formação de discentes através de mini cursos técnicos, com a finalidade de gerenciar as atividades de comunicação ao mesmo tempo que contribui para a divulgação das atividades da FACISA e da UFRN para o público da região do Trairi e integra os setores da UFRN em Santa Cruz juntamente com o Campus Central..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2010
SIGA-EPT
Descrição: O SIGA-EPT é um sistema integrado de gestão acadêmica desenvolvido com tecnologias livres e de forma colaborativa por várias instituições federais do Brasil. Esse projeto tem o apoio do Ministério da Educação do Brasil - MEC, através da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica - SETEC. O SIGA-EPT automatiza a gestão dos processos institucionais acadêmicos através do SIGA-EDU (Ensino, Pesquisa e Extensão) e administrativos (Protocolo, Recursos Humanos, Almoxarifado, Compras, Patrimônio etc.) através do SIGA-ADM..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. C. L.; OLIVEIRA, N. I. ; MELO FILHO, J. R. . SIGA-EPCT: Um Sistema Integrado de Gestão Acadêmica utilizando tecnologias livres e de forma colaborativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
SILVA, J. C. L.; VALENTIM, R. A. M. ; ARAUJO, G. F. ; FREIRE, Pierre ; OLIVEIRA, I. D. . SEDIS EAD. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120130007909, título: "SEDIS EAD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
SILVA, J. C. L.; VALENTIM, R. A. M. ; ARAUJO, G. F. ; OLIVEIRA, I. D. ; FREIRE, Pierre . SEDIS MATERIAIS. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120130007933, título: "SEDIS MATERIAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2012. (Congresso).

2.
Exposição Técnico-Científica e Cultural.SIGA-EPCT: Um Sistema Integrado de Gestão Acadêmica Utilizando Tecnologias Livres e de Forma Colaborativa. 2010. (Outra).

3.
II Whorkshop de Desenvolvimento Colaborativo SIGA-EPT.Proposta de genéricos para a usabilidade do sistema. 2010. (Encontro).

4.
10ª Reunião do Grupo JavaRN. 2008. (Outra).

5.
II Encontro da Célula Acadêmica .NET do CEFET-RN - RNet. 2007. (Encontro).

6.
II Encontro Potiguar de Software Livre. 2006. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
SILVA, J. C. L.; VALENTIM, R. A. M. ; ARAUJO, G. F. ; FREIRE, Pierre ; OLIVEIRA, I. D. . SEDIS EAD. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120130007909, título: "SEDIS EAD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
SILVA, J. C. L.; VALENTIM, R. A. M. ; ARAUJO, G. F. ; OLIVEIRA, I. D. ; FREIRE, Pierre . SEDIS MATERIAIS. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120130007933, título: "SEDIS MATERIAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 18:17:24