Beatriz Ferreira de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0894676671559164
  • Última atualização do currículo em 04/12/2016


Possui graduação em arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Beatriz Ferreira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, B. F.


Formação acadêmica/titulação


2014
Especialização em andamento em Gestão de Projetos Sociais.
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em arqueologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Fuligem - Arqueologia da paisagem contemporânea de Aperibé, RJ.
Orientador: Beatriz Valladão Thiesen.




Formação Complementar


2015 - 2015
Introdução à arqueologia sensorial. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Artes Decorativas no Patrimônio Arquitetônico e os Ambientes Decorativos Ci. (Carga horária: 15h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2013 - 2013
Contribuições da Arqueologia para enfoques multiculturais em educação. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Capacitação em Preservação de Acervos Museológicos e Conservação Preventiva. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos, NUME, Brasil.
2011 - 2011
Análise de vidros. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Métodos e técnicas em pesquisa antropológica. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
II Expedição de estudos - Rota das Missões. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Paisagens e identidades: os excluidos na modernidade riograndina
Descrição: Este projeto deriva de uma pesquisa anterior, iniciada em 2007, busca as distintas formas tomadas pela paisagem riograndina, em seus aspectos físicos, sociais e simbólicos, verificando suas relações com diferentes grupos sociais que participaram da sua construção no bojo do processo de constituição da sociedade capitalista local, enfatizando os segmentos sociais mais desfavorecidos, na segunda metade do século XIX, e inícios do século XX. Ela focará especialmente na analise da vida cotidiana dos excluídos, através de diferentes formas de cultura material, incluindo a paisagem, como meios de expressão e comunicação.Afim de observar os contextos mais específicos e analisar a vida cotidiana dos agentes focados nesta pesquisa e as possíveis distinções de identidade, deverão ser realizadas escavações para que se possa obter um maior número de dados que poderão estar situados em sub-superfície. A atividade de pesquisa deverá complementar a formação acadêmica dos graduandos, através da implementação de um sitio escola, promover atividades de educação patrimonial e a divulgação dos conhecimentos gerados pela pesquisa, devendo resultar na elaboração de um mapa de valorização arqueológica da região estabelecendo zonas de interesse arqueológico, visando a gestão dos bens e objetivando colaborar na formulação e desenvolvimento de projetos de planejamento urbano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Paisagens e identidades: a modernidade riograndina
Descrição: Este projeto tem como temática a construção da paisagem riograndina tendo em vista a multiplicidade de grupos sociais que estão na base dessa construção. A problemática deste projeto está situada no âmbito das relações entre a condição portuária da cidade e a construção da paisagem riograndina, tanto no nível físico, como social e simbólico, bem como nas formas tomadas por essas relações. Buscar-se-ão as distintas formas tomadas pela paisagem riograndina, em seus aspectos físicos, sociais e simbólicos, buscando suas relações com diferentes grupos sociais que participaram da sua construção no bojo do processo de constituição da sociedade capitalista local, compreendendo a paisagem arqueológica como artefato; Identificando diferenças e semelhanças na cultura material que expressem manifestações identitárias, buscando os ritmos, a organização e o modo de viver dos diferentes grupos; verificando as peculiaridades das idéias de modernidade dos diferentes grupos e mostrando a importância e a riqueza do patrimônio arqueológico histórico da cidade, de seu estudo e preservação, bem como da sua divulgação. Para atingir os objetivos propostos, considera-se fundamental pensar a cidade como um artefato, como um todo cujas diversas partes estão inter-relacionadas. A partir deste ponto de vista, o porto é considerado como um dos vários elementos que compõem a paisagem, estando, portanto, inter-relacionado a todos os outros que o constituem. Assim, não pode ser analisado isoladamente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia da Paisagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: etnoarqueologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, B. F.. Crônicas de ferro e fogo: arqueologia na fundição. In: I Semana de Arqueologia. Arqueologia e Poder, 2013, Campinas. Revista Arqueologia Pública. Campinas, 2013.

2.
OLIVEIRA, B. F.; CARLETTO, A. D. B. . Arqueologia como instrumento de visibilidade das minorias subordinadas na história. In: IV Congresso Sul-Rio-Grandense de Direitos Fundamentais -CONSULTAIS, 2012, Rio Grande. Anais do IV Consultais, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, B. F.. Crônicas de ferro e fogo: arqueologia da fundição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARLETTO, A. D. B. ; OLIVEIRA, B. F. . Uma visão sobre a antiga Associação Abrigo de Menores Assis Brasil, patrimônio cultural de Rio Grande. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, B. F.. Fundição Santa Luzia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LUDWIG, A. I. B. ; OLIVEIRA, B. F. ; DODE, M. S. . Entendendo a paisagem: algumas perspectivas a partir da fotografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, B. F.. Santa Luzia: uma arqueologia de ferro e fogo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana de Arqueologia da Unicamp - "História e Cultura Material: desafios da Contemporaneidade".Uma Fuligem - Arqueologia da Paisagem Contemporânea de Aperibé,RJ. 2015. (Simpósio).

2.
Semana de Arqueologia da Unicamp - Arqueologia e Poder.Crônicas de ferro e fogo: arqueologia da fundição. 2013. (Simpósio).

3.
IV Semana Acadêmica de Arqueologia - Arqueologia no século XXI Rompendo Fronteiras e criando Práticas. 2012. (Congresso).

4.
III Semana Acadêmica de Arqueologia - Arqueologia Pública: uma dívida social (?). Uma visão sobre a antiga Associação Abrigo de Menores Assis Brasil, patrimônio cultural de Rio Grande. 2011. (Congresso).

5.
III Semana Acadêmica de Arqueologia - Arqueologia Pública: uma dívida social (?). Fundição Santa Luzia. 2011. (Congresso).

6.
XVI Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira e XVI World Congress of UISPP. 2011. (Congresso).

7.
4° Seminário Internacional em Memória Social e Patrimônio Cultural - Patrimônio e políticas Públicas. 2010. (Seminário).

8.
I Ciclo Sul-Americano de conferencias de arqueologia pré-histórica e II Semana Acadêmica de Arqueologia. 2010. (Congresso).

9.
I Ciclo Sul-Americano de Conferências de Arqueologia Pré-Histórica e II Semana Acadêmica de Arqueologia. 2010. (Congresso).

10.
I Fórum Internacional da Temática Indígena. 2010. (Outra).

11.
I Semana dos Povos Indígenas - FURG e II Seminário de Acesso e Permanência do Estudante Indígena na FURG. 2010. (Seminário).

12.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Santa Luzia: uma arqueologia de ferro e fogo. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, O. J. P. ; TEIXEIRA, V. B. ; OLIVEIRA, B. F. . 6ª Primavera de Museus - "A Função Social dos Museus". 2012. (Exposição).

2.
OLIVEIRA, B. F.. III Semana Acadêmica de Arqueologia - Arqueologia Pública: Uma Dívida Social (?). 2011. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, B. F.; MENDES, A. B. ; SOUZA, J. D. ; MACHADO, D. R. . III Semana Acadêmica de ARqueologia - Arqueologia Pública: uma dívida social (?). 2011. (Congresso).

4.
DYTZ, A. G. ; OLIVEIRA, B. F. . I Semana dos Povos Indígenas - FURG e II Seminário de Acesso e Permanência do estudante indígena na FURG. 2010. (Congresso).

5.
GLUCHY, M. É. F. ; OLIVEIRA, B. F. . I Ciclo Sul-Americano de Conferências de Arqueologia Pré-Histórica e II Semana Acadêmica de Arqueologia. 2010. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, B. F.. I Ciclo Sul-Americano de Conferências de Arqueologia Pré-Histórica e II Semana Acadêmica de Arqueologia. 2010. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, B. F.. Santa Luzia: uma arqueologia de ferro e fogo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DYTZ, A. G. ; OLIVEIRA, B. F. . I Semana dos Povos Indígenas - FURG e II Seminário de Acesso e Permanência do estudante indígena na FURG. 2010. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, B. F.. III Semana Acadêmica de Arqueologia - Arqueologia Pública: Uma Dívida Social (?). 2011. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, B. F.. I Ciclo Sul-Americano de Conferências de Arqueologia Pré-Histórica e II Semana Acadêmica de Arqueologia. 2010. (Congresso).

4.
BARBOSA, O. J. P. ; TEIXEIRA, V. B. ; OLIVEIRA, B. F. . 6ª Primavera de Museus - "A Função Social dos Museus". 2012. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 23:08:42