Flávia de Souza Ávila

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9682575147265281
  • Última atualização do currículo em 19/07/2018


Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (2007) e mestrado em Behavioural Economics pelo CeDEx (Centre for Decision Research and Experimental Economics) da University of Nottingham (2013). Experiência acadêmica e profissional na área de Economia Comportamental, Economia Experimental (experimentos de campo/RCTs) e Comportamento do Consumidor. Professora da ESPM com 15 anos de experiência em estudos experimentais sobre o comportamento humano, tanto da perspectiva individual quanto em grupo, em áreas de consultoria interna, planejamento estratégico e pricing. Coordenadora MBA em Economia Comportamental da ESPM. Professora especialização Direito e Economia da Unicamp. Co-organizadora do Guia de Economia Comportamental e Experimental. Áreas de pesquisa: economia comportamental aplicada, economia experimental (experimentos de campo e RCTs), escolhas intertemporais e comportamento do consumidor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia de Souza Ávila
Nome em citações bibliográficas
ÁVILA, F. S.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Economia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Behavioral Development Economics and Intertemporal Choices - the case of over-indebtedness,
Orientador: a definir.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: behavioural economics; experimental economics; field experiment; development.
2011 - 2013
Mestrado em Behavioural Economics (Economia Comportamental).
University of Nottingham, NOTTINGHAM, Inglaterra.
Título: Is FREE delivery the most profitable strategy for online bookstores? A view of drip-pricing from the behavioural economics perspective,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Professor Chris Starmer.
Coorientador: Professor Abigail Barr.
Bolsista do(a): University of Nottingham, LAMS, Inglaterra.
Palavras-chave: behavioural economics; drip-pricing; experimental economics; field experiments; e-commerce.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Experimental.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Microeconomia Aplicada.
2002 - 2007
Graduação em Economia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Banda larga no Brasil: uma análise da elasticidade preço-demanda com base em Microdados.
Orientador: Professora Doutora Maria Eduarda Tannuri-Pianto.




Atuação Profissional



Telemar Norte Leste - Rio de Janeiro, OI/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Brasil Telecom - Brasília, BrT/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Sr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora MBA em Economia Comportamental Professora dos módulos: - Fundamentos e Ferramentas da Economia Comportamental - Metodologia Experimental e Desenho de Experimentos - Economia Comportamental e Psicologia do Consumidor

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Economia Comportamental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Consumidor, Fundamentos e Ferramentas da Economia Comportamental, Metodologia Experimental

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Comportamental.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Experimental.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Microeconomia Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ÁVILA, F. S.; BIANCHI, A. M. . Guia de Economia Comportamental e Experimental. 1. ed. São Paulo: EconomiaComportamental.org, 2015. v. 1. 400p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENEGUIN, F. B. ; ÁVILA, F. S. . A Economia Comportamental aplicada a políticas públicas. In: Flávia de Souza Ávila ; Ana Maria Bianchi. (Org.). Guia de Economia Comportamentla e Experimental. 1ed.São Paulo: EconomiaComportamental.org, 2015, v. 1, p. 209-219.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ÁVILA, F. S.. A economia comportamental: um novo olhar para o ser humano. Revista da ESPM, São Paulo, p. 32 - 37, 01 maio 2015.

2.
ÁVILA, F. S.. Com crédito abundante, idosos mergulham no endividamento. Zero Hora, Porto Alegre, 01 ago. 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ÁVILA, F. S.. O Brasil e o mundo: o desafio do pouco conhecimento da área de Economia Comportamental e Experimental no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ÁVILA, F. S.. Behavioural Economics: A Economia Comportamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MURAMATSU, R. ; ÁVILA, F. S. . Making Sense of the Behavioral Turn in Development Economics. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ÁVILA, F. S.. A economia comportamental e sua abrangência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ÁVILA, F. S.; MURAMATSU, R. ; BIANCHI, A. M. . Economia Comportamental. 2014; Tema: Site de divulgação da área de Economia Comportamental e Expeirmental no Brasil. (Site).

2.
ÁVILA, F. S.. Economia Comportamental. 2014; Tema: Economia Comportamental. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6 Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. 2015. (Congresso).

2.
IEC - Conferência de Educação Financeira e Comportamento do Investidor. 2015. (Congresso).

3.
Second Behavioral Economics and Finance Brazilian Meeting - FGV. 2015. (Encontro).

4.
IEC - Conferência de Educação Financeira e Comportamento do Investidor. 2014. (Congresso).

5.
I Encontro Integrado de Psicologia Econômica e Economia Comportamental.O Brasil e o mundo: o desafio do pouco conhecimento da área de Economia Comportamental e Experimental no Brasil. 2014. (Encontro).

6.
INTERNATIONAL WORKSHOP ON GAME THEORY AND ECONOMIC APPLICATIONS. 2014. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
ÁVILA, F. S.; MURAMATSU, R. ; BIANCHI, A. M. . Economia Comportamental. 2014; Tema: Site de divulgação da área de Economia Comportamental e Expeirmental no Brasil. (Site).

2.
ÁVILA, F. S.. Economia Comportamental. 2014; Tema: Economia Comportamental. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:31:35