Josiéli Andréa Spenassatto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7648558369008074
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Professora efetiva do Quadro Próprio do Magistério na rede estadual de ensino do Paraná desde 2015. Atualmente atua junto à Secretaria do Estado da Cultura no Museu Paranaense, setor de Antropologia. É bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2013) e mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (2016). Tem experiência na área de Antropologia com ênfase em etnologia indígena, especificamente entre grupos das famílias linguísticas Tupi-Guarani e Jê do estado do Paraná (Brasil), tratando temas relacionados com organização social, parentesco, política, casamento e multietnicidade, principalmente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josiéli Andréa Spenassatto
Nome em citações bibliográficas
SPENASSATTO, J. A.;SPENASSATTO, Josiéli A.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Estadual do Paraná, Secretaria da Educação.
Avenida João Gualberto - Coord. Sociologia e Filosofia
Alto da Glória
80030000 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (041) 32345610
URL da Homepage: http://www.cep.pr.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: OS LADOS DA MISTURA: Desafios dos intercasamentos e da coabitação na Terra Indígena São Jerônimo (PR/Brasil),Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Pérez GIL, Laura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Casamento; Parentesco; Mistura; Política; Lados.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Eles que não roubem você de mim: gênero e casamento entre um grupo Guarani Nhandeva.
Orientador: Pérez GIL, Laura.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Curso de introdução ao Software de Sistemas de Informação Geográfica. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Sindicato dos Bancários de Curitiba e região metropolitana, SIND. BANCÁRIOS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estudante/Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho de pesquisa coordenado pela jornalista Patrícia Stedile e pelo sociólogo e sindicalista Márcio Kieller. Esta pesquisa, que resultou na publicação do livro "80 anos: A história do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, suas lutas e conquistas", tinha como objetivo conhecer a história do movimento sindical bancário, sobre seus dirigentes, as lutas travadas e as conquistas adquiridas. Essencialmente documental (fichas de filiação sindical, arquivos do Ministério Público do Trabalho, arquivos do Arquivo Público do Paraná, arquivos da Federação dos Bancários do Paraná, jornais, revistas e diários oficiais guardados junto à Biblioteca Pública do Paraná, entre outros) esta foi uma experiência de pesquisa que acrescentou consideravelmente em minha formação no curso de Ciências Sociais.

Atividades

09/2010 - 09/2011
Estágios , Sindicato dos Bancários de Curitiba e região metropolitana, .

Estágio realizado
Pesquisa histórica Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários de Curitiba e Região.

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovação no concurso federal para professora substituta na área de sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus São Miguel do Oeste, com publicação no Diário Oficial da União do dia 23 de fevereiro de 2016, nº 35, seção 3, página 43. http://www.in.gov.br/autenticidade.html, código 00032016022300043. No entanto, por motivos pessoais, o cargo não foi assumido através do registro de termo de desistência.


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM - Quadro Próprio do Magistério, Carga horária: 20
Outras informações
Colégio Estadual Professor Elias Abrahão - De fevereiro de 2015 à dezembro de 2016. Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - De fevereiro de 2017 até abril de 2018. Colégio Estadual do Paraná - De fevereiro de 2018 até abril de 2018.

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/Docente

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

07/2013 - 02/2014
Estágios , CAPES, .

Estágio realizado
Estágio Docente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Carga horária total: 210 horas.
08/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .


Museu Paranaense, MP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Setor de Antropologia, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Participei do projeto de Iniciação Científica (PIBIC) do Professor Doutor Luiz Sérgio Repa, do departamento de filosofia, com ênfase nas ideias de Max Horkheimer.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Teoria Crítica e Filosofia Política: Poder e Emancipação em Adorno, Horkheimer e Habermas
Descrição: Trata-se de investigar a tradição de pensamento conhecida pelo nome de Teoria Crítica, tendo por perspectiva fundamental as implicações das posições teóricas de alguns de seus principais representantes (nomeadamenteHorkheimer, Adorno, Habermas) para os temas e problemas comumente elaborados na história da filosofia política, tais como poder, Estado, formas de governo, esfera pública, democracia etc. A perspectiva da pesquisa será dada pelo questionamento do conceito de poder, entendido como noção nuclear do pensamento político, e as possibilidades efetivas de emancipação, compreendida como princípio orientador da Teoria Crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Josiéli Andréa Spenassatto - Integrante / Luiz Sérgio Repa - Coordenador.


Outros Projetos


2009 - 2011
Memória e História do Sindicato dos Bancários de Curitiba
Descrição: O Projeto teve por objetivo reorganizar cronologicamente a história do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana, preenchendo lacunas que permaneciam sem respostas, como, por exemplo, o ano de fundação do sindicato..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Josiéli Andréa Spenassatto - Integrante / Marcio Kieller - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio, Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Curso de Ciências Sociais.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SPENASSATTO, J. A.. Multiplicidade e relação: a dinâmica do parentesco em contexto interétnico. In: XI RAM - Reunión de Antropología del Mercosur, 2015, Montevidéu. Resúmenes Grupos de Trabajo - GT 66. EL PARENTESCO REPENSADO: NUEVAS PERSPECTIVAS ETNOGRÁFICAS SOBRE LA RELACIÓN/ O PARENTESCO REPENSADO: NOVAS PERSPECTIVAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A RELAÇÃO, 2015.

2.
SPENASSATTO, J. A.. Max Horkheimer: Família, autoridade e ascensão do autoritarismo político na primeira metade do século XX na Europa. In: 4ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012. Livro de Resumos 20º EVINCI e 5º EINTI.

Apresentações de Trabalho
1.
SPENASSATTO, J. A.. Identidades, Resistências e Cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SPENASSATTO, J. A.. Povos indígenas no Paraná: identidades, resistências e cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SPENASSATTO, J. A.. Educação escolar indígena no ensino fundamental, médio e superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SPENASSATTO, J. A.. A Escola e os Indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SPENASSATTO, J. A.. Indígena São Jerônimo: Uma introdução ao estudo do parentesco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SPENASSATTO, J. A.. Multiplicidade e relação: a dinâmica do parentesco em contexto interétnico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SPENASSATTO, J. A.. Gênero e Relações Conjugais na Terra Indígena São Jerônimo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SPENASSATTO, J. A.. Max Horkheimer: Família, Autoridade e Ascensão do Autoritarismo Político na primeira metade do século XX na Europa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SPENASSATTO, J. A.. 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2014. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Encontro Paranaense de Museus e 1º Encontro dos Museus Casa. 2018. (Encontro).

2.
Oficina para Apresentação do Programa Memória do Mundo da UNESCO - MoW da. 2018. (Oficina).

3.
XR Extended Reality. 2018. (Outra).

4.
XR Extended Reality com José Evangelista Terrabuio Junior. 2018. (Outra).

5.
Em Memória de Ângelo Kretã: balanços e perspectivas sobre a questão indígena no sul do Brasil.Mulheres Indígenas no Sul do Brasil (4 horas). 2017. (Seminário).

6.
Seminário Antropologia e Desenvolvimento. 2013. (Seminário).

7.
VIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais da UFPR. 2013. (Outra).

8.
VII Semana Acadêmica de Ciências Sociais. 2012. (Encontro).

9.
V Semana Acadêmica de Ciências Sociais. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SPENASSATTO, J. A.. Em Memória de Ângelo Kretã: balanços e perspectivas sobre a questão indígena no sul do Brasil. 2017. (Outro).

2.
SPENASSATTO, J. A.. VI Semana de Antropologia da UFPR - Desafios da Alteridade. 2014. (Outro).

3.
SPENASSATTO, J. A.. UFPR: cursos e profissões. Uma feira de ideias para o seu futuro. 2013. .

4.
SPENASSATTO, J. A.. III CEPIAL - Congresso de Cultura e Educação para Integração da América Latina - Monitoria. 2012. (Congresso).

5.
SPENASSATTO, J. A.. IV Seminário Nacional de Sociologia e Política - Monitoria. 2012. (Outro).

6.
SPENASSATTO, J. A.. XV Encontro Nacional da ANPOF - Monitoria. 2012. (Outro).

7.
SPENASSATTO, J. A.. 19º Evento de Iniciação Científica (EVINCI) - Monitoria. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SPENASSATTO, J. A.. Gênero e Relações Conjugais na Terra Indígena São Jerônimo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SPENASSATTO, J. A.. Educação escolar indígena no ensino fundamental, médio e superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SPENASSATTO, J. A.. Povos indígenas no Paraná: identidades, resistências e cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SPENASSATTO, J. A.. Em Memória de Ângelo Kretã: balanços e perspectivas sobre a questão indígena no sul do Brasil. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:35:52