Priscila Cadorin Nicolete

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4495751212219934
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Doutoranda em Informática na Educação no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e graduada em Tecnologias da Informação e comunicação pela mesma universidade (2013). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, experimentação remota, educação básica e integração tecnológica na educação. Atua ainda como pesquisadora no Laboratório de Experimentação Remota (RExLab). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscila Cadorin Nicolete
Nome em citações bibliográficas
NICOLETE, P. C.;NICOLETE, PRISCILA CADORIN;NICOLETE, PRISCILA


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Experimentação Remota Móvel e Realidade Aumentada: uma proposta para o ensino de física no ensino médio.,
Orientador: Liane Margarida Rockenbach Tarouco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Experimentação Remota; Realidade Aumentada; Educação.
2014 - 2016
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Integração de tecnologia na educação: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE) um estudo de caso,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Juarez Bento da Silva.
Coorientador: Simone Meister Sommer Bilessimo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Experimentação Remota; TIC; Tecnologias Educacionais; Educação.
2010 - 2013
Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: As Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos Surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública..
Orientador: Prof. Juarez Bento da Silva, Dr.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2010 em Ciência da Computação.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Ano de interrupção: 2010
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básico de Araranguá, EEBA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina - Inovação tecnoeducativa: avaliar é preciso. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Java. (Carga horária: 40h).
CEV Treinamentos, Informática e Serviços, CEV, Brasil.
2013 - 2013
HTML Básico. (Carga horária: 23h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos com o ERP SAP. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à Fotografia Digital. (Carga horária: 27h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Programação em computadores: Linguagem C. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Web Semântica: Novos desafios para a Tecnologia da Informação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Microcontroladores II. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Projeto de Sistemas Robóticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Algoritmos e Programação, Programação em Computadores II, Inovação e Propriedade Intelectual, TIC e suas evoluções.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Introdução à Computação

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Intime Sistemas, INTIME SISTEMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Sistemas, Carga horária: 40


Ferrarezi Informática, FERRAREZI INFORM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Suporte de Sistemas, Carga horária: 40


Mazzuco Foto & Som, MAZZUCO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vendedora e Fotógrafa, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
VISIR+ : Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry-based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 24/07/2017.
Descrição: Há um interesse crescente sobre a educação em ciências e engenharia devido a: (1) a falta de profissionais necessários em áreas científicas e técnicas; (2) a proporção considerada baixa de estudantes que optam por ingressar em áreas relacionadas a ciências e engenharia, quando entram no ensino superior; e (3) o número de desistentes apresentados nos primeiros anos de estudos de graduação. Todas as partes interessadas têm dedicado uma grande atenção e preocupação a este problema, tendo em conta o elevado número de relatórios publicados sobre isso e iniciativas tomadas nos últimos anos. Em suma, as soluções têm lidado com: a sensibilização da sociedade para esse problema (1); aumentar o interesse por STEM entre os jovens (1 e 2); e, promover novas metodologias de ensino e aprendizagem, especialmente as mais centradas no aluno envolvendo o uso de recursos tecnológicos, para lidar com uma nova geração de nativos digitais (3). Este projeto engloba a ampla área de Engenharia Elétrica e Eletrônica, e, dentro dele, o assunto de teoria e prática de circuitos. Assim, destina-se a definir, desenvolver e avaliar um conjunto de módulos educacionais que compreende experimentos práticos (hands-on), virtuais e remotos, esse último apoiado por um laboratório remoto chamado Virtual Instruments Systems In Reality (VISIR). A natureza de cada experiência (prática, virtual, real-remota) tem um impacto sobre a percepção dos alunos sobre o comportamento dos circuitos, sendo, portanto, obrigatória para entender como esses diferentes objetos de aprendizagem podem ser organizados em conjunto, a fim de progredir sua compreensão e aumentar as suas competências em laboratório. Esta é a preocupação da metodologia de ensino e aprendizagem subjacente, favorecendo em especial a autonomia dos alunos para descobrirem como funcionam os circuitos, através de uma abordagem baseada na investigação. O projeto VISIR+ reúne o poder do melhor laboratório remoto para experimentos com circuitos elétricos e eletrônicos e a longa história de colaboração entre os parceiros do consórcio da Argentina, Áustria, Brasil, Portugal, Espanha e Suécia. Princípios: - Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens trabalhadores em metodologias de TIC. - Apoiar a produção e a adoção de Recursos Educacionais Abertos em diversas línguas europeias. - Apoiar a modernização, acessibilidade e internacionalização do campo do ensino superior nos países parceiros elegíveis. - Contribuir para a cooperação entre a UE e os países parceiros elegíveis (e entre os países parceiros elegíveis). - Melhorar a qualidade do ensino superior e aumentar a sua relevância para o mercado de trabalho e na sociedade. - Melhorar o nível de competências e habilidades em instituições de ensino superior através do desenvolvimento de novos e inovadores programas de educação. Objetivos: O1. Enriquecer o currículo de cursos sobre teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, através da inclusão de práticas, simuladores e laboratórios remotos. O2. Progredir a aprendizagem do aluno e promover a sua autonomia. O3. Aumentar o conhecimento significativo dos alunos e o desenvolvimento de competências experimentais. O4. Aumentar as taxas de sucesso estudantes. O5. Uilizar ferramentas baseadas em TIC para permitir que as instituições parceiras atraiam estudantes para carreiras em STEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / JOAO BOSCO DA MOTA ALVES - Integrante.Financiador(es): Programa Erasmus+ - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 30/08/2016.
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação. A integração da tecnologia se dará através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o projeto e disponível fisicamente também nas escolas, acessados por dispositivos convencionais ou móveis, que serão complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta dar encaminhamento metodológico, consolidar e expandir o projeto ?piloto? que atualmente desenvolvemos em duas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no município de Araranguá- SC, e assim ampliar e possibilitar o acesso de alunos e professores às ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas das disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), na Educação Básica, proporcionando mais disponibilidade e rapidez, por meio de um ambiente condizente com a realidade discente. A arquitetura em implementação utiliza recursos open source, experimentos remotos desenvolvidos no RExLab a partir de plataforma open hardware de construção própria e também do uso da plataforma Raspberry Pi e conteúdos didáticos abertos. As ferramentas computacionais de código aberto para dispositivos móveis auferem ao projeto caráter inovador e susceptível de reutilização, além de baixo custo. Espera-se com esta proposta de projeto ampliar e consolidar o projeto piloto em desenvolvimento, implantar e avaliar de forma mais consistente a metodologia proposta que objetiva o desenvolvimento de Planos de Ensino e Planos Aulas, baseados no modelo TPACK, que contemplem a integração curricular das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e então compartilhar a experiência e todos os conteúdos didáticos e tecnologia gerada com outras instituições de ensino interessadas em replicar o modelo, a expertise adquirida a partir da execução do projeto...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
GT-MRE: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 30/08/2016.
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver e implantar uma plataforma que integre ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis ou convencionais, e complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta contribuir e estimular a integração da tecnologia na rede pública de ensino. Esta proposta contempla a construção e validação da plataforma, disponibilizando um ambiente que permita trabalhar com sistemas físicos reais através de Internet, preferencialmente através de dispositivos móveis. A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software opensource, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / JOAO BOSCO DA MOTA ALVES - Integrante.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Utilização de Experimentação Remota em Dispositivos Móveis para a Educação Básica na rede pública de ensino

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 30/08/2016.
Descrição: Esta é uma iniciativa de integração da tecnologia em escolas públicas. É um projeto está estruturado em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração curricular das tecnologias nas atividades didáticas mediante a disponibilização de conteúdos didáticos acessados por dispositivos móveis, complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se implantar o projeto inicialmente está em desenvolvimento em duas escolas da pública no município de Araranguá-SC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Marta Adriana da Silva Cristiano - Integrante / JOAO BOSCO DA MOTA ALVES - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Programa - Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 24/07/2017.
Descrição: Este programa contempla um conjunto articulado de projetos e ações de extensão que estão sendo implementados de forma processual e contínua desde 2008. Do ponto de vista operacional o programa será coordenado pelo Grupo de Pesquisas Laboratório de Experimentação Remota e contará com a participação, principalmente, do curso de Bacharelado em TIC e do Programa de Pós-graduação em TIC, todos da UFSC, em Araranguá. Sob o olhar finalístico é possível afirmar que o programa proposto apresenta?se predominantemente nas modalidades de serviços e capacitação, embora também apresente características de divulgação e diálogo devido ao seu potencial, já demonstrado, relacionado, por exemplo, a eventos científicos e publicações. Esperamos com este programa consolidar e ampliar a estratégia de integração tecnologia na Educação Básica, em desenvolvimento, e assim contribuir para a melhoria dos métodos de trabalho adotados por professores da Educação Básica para uso no cotidiano escolar? para o desenvolvimento de autonomia no uso das TIC em atividades de ensino e de aprendizagem, elevar a autoestima de alunos e professores da Educação Básica, bem como contribuir no atendimento à demanda social, no tocante à inclusão digital, e incentivar a produção técnico?científica e participação em atividades de extensão por acadêmicos da UFSC. O programa proposto coloca em evidência o papel social da UFSC, pois, visa a interação entre a Universidade e a Educação Básica de forma dialógica, buscando o alinhamento de interesses e contribuindo tanto à para a formação dos professores e estudantes da Educação Básica quanto dos docentes e estudantes universitários..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / JOAO BOSCO DA MOTA ALVES - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2015 - 2015
I Workshop Integrador de Inovação e Tecnologias na Educação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 24/07/2017.
Descrição: Este evento é uma ação planejada e programada no projeto "Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública", aprovado no Edital CNPq-Universal, com período de realização previsto para 2015-2017. ste projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação. A integração da tecnologia se dará através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o projeto e disponível fisicamente também nas escolas, acessados por dispositivos convencionais ou móveis, que serão complementados pela interação com experimentos remotos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
GTMRE - Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 24/07/2017.
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver e implantar uma plataforma que integre ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis ou convencionais, e complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta contribuir e estimular a integração da tecnologia na rede pública de ensino. Esta proposta contempla a construção e validação da plataforma, disponibilizando um ambiente que permita trabalhar com sistemas físicos reais através de Internet, preferencialmente através de dispositivos móveis. A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software opensource, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Desenvolvimento de estratégia metodológica para a integração tecnologias inovadoras de baixo custo na Educação Básica na rede pública de ensino.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 24/07/2017.
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologias Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Best paper do XXVI Ciclo de Palestra - CINTED 2018, CINTED/UFRGS.
2014
Trabalhos Premiados 3º SICT Sul - Sessão Oral, IFC\UFSC\IFSC.
2013
Certificado de Desempenho Acadêmico 2013/2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2013
Certificado de Desempenho Acadêmico 2013/2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2011
Certificado de Desempenho Acadêmico 2011/2, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, A. C.2018SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. . AVEA integrado a uma proposta de Sala de Aula Invertida: Percepção de alunos do Ensino Médio quanto ao uso da metodologia aplicada nas aulas de Biologia. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 5, 2018.

2.
NICOLETE, P. C.2017NICOLETE, P. C.; BILESSIMO, S. M. ; CRISTIANO, M. A. S. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; SILVA, J. B. . Technology Integration Actions in Mathematics teaching in Brazilian Basic Education: Stimulating STEM disciplines. Revista de la Educacion a Distancia, v. 52, p. 1-22, 2017.

3.
SANTOS, A. C.2017SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; MATTIOLA, N. ; SILVA, J. B. . Ensino Híbrido: Relato de Experiência sobre o uso de AVEA em uma proposta de Sala de Aula Invertida para o Ensino Médio.. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1, 2017.

4.
SILVA, JUAREZ BENTO DA2016SILVA, JUAREZ BENTO DA ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO SCHARDOSIM ; CRISTIANO, MARTA ADRIANA DA SILVA ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; HECK, CARINE ; COELHO, KARINE DOS SANTOS . A DC Electric Panel Remote Lab. international journal of online engineering (IJOE), v. 12, p. 30, 2016.

5.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN2016NICOLETE, PRISCILA CADORIN; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER ; FREIRE, P. S. ; SILVA, J. B. ; CRISTIANO, MARTA ADRIANA DA SILVA . Integração Tecnológica na educação básica pública brasileira: uma análise sobre a evolução temporal e a interdisciplinaridade do tema. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 2064-2086, 2016.

6.
CRISTIANO, M. A. S.2016CRISTIANO, M. A. S. ; LUZ FILHO, S. S. ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. ; BENAVIDES, K. R. . Integración de tecnologías en la Educación básica de Brasil: un estudio de caso en la enseñanza de la matemática. Suplemento Signos EAD, v. 1, p. 1-25, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; SCHNEIDER, A. ; SILVA, J. B. . Ensino de biologia por investigação: Um relato de experiência sobre o uso de laboratórios virtuais disponibilizados em AVEA, em uma proposta investigativa, para turmas de Ensino Médio. In: Juarez Bento Silva;Simone Meister Sommer Bilessimo;João Bosco Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica. 1ed.Araranguá: Hard Tech Informática Ltda, 2018, v. 2, p. 48-59.

2.
Coêlho dos Santos, Aline ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; Bento da Silva, Juarez . Online Inquiry-Based Learning in Biology. Advances in Educational Technologies and Instructional Design. 1ed.Pensilvânia, EUA: IGI Global, 2018, v. , p. 554-585.

3.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. ; CRISTIANO, M. A. S. ; BILESSIMO, S. M. ; FREITAS, G. F. ; LUZ FILHO, S. S. . Remote Mobile Experiment in Brazilian Public Basic Education. In: David Parsons. (Org.). Mobile and Blended Learning Innovations for Improved Learning Outcomes. 1ed.: , 2016, v. , p. 0-0.

4.
NUNES, F. T. ; SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. ; PEREIRA, J. ; CRISTIANO, M. A. S. . Um estudo sobre técnicas de biometria baseadas em padrões faciais e sua utilização na segurança urbana. In: SPANHOL, Fernando José; LUNARDI, Giovani Mendonça; SOUZA, Márcio Vieira de;. (Org.). Tecnologias da Informação e Comunicação na Segurança Pública e Direitos Humanos. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. , p. 113-129.

5.
FERREIRA, F. H. B. ; SILVA, J. B. ; CRISTIANO, M. A. S. ; NICOLETE, P. C. . Aplicação de identificação biométrica por impressão digital na lavratura do auto de prisão em flagrante. In: SPANHOL, Fernando José; LUNARDI, Giovani Mendonça; SOUZA, Márcio Vieira de;. (Org.). Tecnologias da Informação e Comunicação na Segurança Pública e Direitos Humanos. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. , p. 133-146.

6.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN; CRISTIANO, M. A. S. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; HECK, C. ; LUZ FILHO, S. S. . Ações tecnoeducativas por meio da Experimentação Remota: um estudo de caso em aulas de física do Ensino Básico. In: José Miguel García;Mónica Báez Sus. (Org.). Educación y tecnologías en perspectiva. 1ed.Montevideo, Uruguay: flacso, 2016, v. 1, p. 141-167.

7.
SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; BILESSIMO, S. M. ; NICOLETE, P. C. . Using Mobile Devices for Conducting Experimental Practices in Basic Education. In: Maria Teresa Restivo, Alberto Cardoso, António Mendes Lopes. (Org.). Online Experimentation: Emerging Technologies and IoT. 1ed.Barcelona: IFSA Publishing, S. L, 2015, v. 1, p. 401-418.

8.
ALVES, J. B. M. ; SILVA, J. B. ; ANTONIO, C. P. ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO SCHARDOSIM ; NICOLETE, P. C. ; BILESSIMO, S. M. ; COELHO, K. S. . MICROSCÓPIO REMOTO: Experimentação Remota aplicada ao ensino de ciências. In: Juare Bento da Silva; Simone Meister Sommer Bilessimo. (Org.). Tecnologias da Informação e Comunicação: Pesquisa e Inovação. 1ed.Araranguá: Laboratório de Experimentação Remota, 2015, v. 1, p. 20-.

9.
SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. ; BILESSIMO, S. M. ; ANTONIO, C. P. ; HECK, C. . Integração de tecnologias na educação básica pública: o perfil tecnológico e cognitivo como delineadores do processo. In: Juarez Bento da Silva; Simone Meister Sommer Bilessimo. (Org.). Tecnologias da Informação e Comunicação: Pesquisa e Inovação. 1ed.Araranguá: Laboratório de Experimentação Remota, 2015, v. 1, p. 74-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. ; CRISTIANO, M. A. S. . Integração de tecnologias no ensino da matemática na educação fundamental pública. In: I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2016, Araranguá. Anais do SPPI 2015: I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

2.
LIMA, J. P. C. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . An inclined plane remote lab. In: 2016 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016, Madrid. 2016 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016. p. 7.

3.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN; DA SILVA CRISTIANO, MARTA ADRIANA ; DA SILVA, JUAREZ BENTO ; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO SCHARDOSIM ; BENAVIDES, KRYSCIA DAVIANA RAMÍREZ ; DA MOTA ALVES, JOÃO BOSCO . Mathematics and technological integration in the Brazilian basic education as motivation to STEM. In: the 3rd International Conference, 2015, Porto. Proceedings of the 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality - TEEM '15. p. 591.

4.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. . As Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta para observação da Integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública. In: III Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014, Sombrio. Anais do III Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. Sombrio: Instituto Federal Catarinense, 2014. v. 1. p. 163-174.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NICOLETE, PRISCILA; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH ; SANTOS, ALINE COELHO DOS . Mobile Learning: Explorando as possibilidades do App Inventor para a criação de objeto educacional móvel. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. v. 29. p. 1801-1805.

2.
CRISTIANO, M. A. S. ; SILVA, J. B. ; LUZ FILHO, S. S. ; BILESSIMO, S. M. ; NICOLETE, P. C. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; SCHNEIDER, A. ; ALVES, J. B. M. . Using TPACK to assess integration of remote experiments in Basic Education. In: 3rd Experiment@International Conference - exp.at'15, 2015, Açores, Portugal. Book of Abstract - 3rd Experiment@International Conference. Porto: Nova Gráfica, 2015.

3.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; ROCHADEL, W. ; CRISTIANO, M. A. S. ; LIMA, J. C. ; BILESSIMO, S. M. ; ALVES, J. B. M. . Mobile Remote Experimentation applied to Basic Education. In: 3rd Experiment@International Conference - exp.at'15, 2015, Açores, Portugal. Book of Abstract - 3rd Experiment@International Conference. Porto: Nova Gráfica, 2015.

4.
SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. ; CRISTIANO, M. A. S. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; ROCHADEL, W. ; ALVES, J. B. M. ; BILESSIMO, S. M. ; LIMA, J. C. ; COELHO, K. S. . A Mobile Remote Experimentation environment for Basic Education. In: 3rd Experiment@International Conference - exp.at'15, 2015, Açores, Portugal. Book of Abstracts - 3rd Experiment@International Conference. Porto: Nova Gráfica, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. . Avaliação estratégica sobre o uso de uma Sequência Didática Investigativa utilizando laboratório remoto em aulas de Biologia. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. . O uso de Microscópio Remoto em aulas de Biologia sobre histologia vegetal para o ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. . O Uso de Análise SWOT para avaliação estratégica sobre o uso de laboratório remoto integrado à Sequência Didática Investigativa em aulas de Biologia no Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NICOLETE, P. C.; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH ; SANTOS, A. C. . Mobile Learning: Explorando as possibilidades do App Inventor para a criação de objeto educacional móvel.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
NICOLETE, P. C.. Integração de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CRISTIANO, M. A. S. ; LUZ FILHO, S. S. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. ; BENAVIDES, K. R. . Integración de Tecnologías en la Educación Básica de Brasil: Un Estudio de Caso en la Enseñanza de la Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. . As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRISTIANO, M. A. S.; NICOLETE, P. C.; GONCALVES, A.. Participação em banca de Ronnie Carlos Tavares Nunes. Um modelo de dados voltado ao treinamento e formação policial. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC aplicadas à segurança pública e direitos humanos) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORINI, L. B. M.; NICOLETE, P. C.; KOCK, K. S.. Participação em banca de Thiago Almeida de Sá.O uso de smartphones na aprendizagem de circuitos elétricos: Um estudo de caso no terceiro ano do ensino médio.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
LAU, J.; NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B.; MAFRA, P. M.. Participação em banca de Lucas Vinicius de Oliveira e Ricardo Orige de Bem.Análise e proposta de melhoria na estrutura de redes sem fio em escolas públicas na região de Araranguá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
LUNARDI, G. M.; NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B.. Participação em banca de Akássio Miranda Silva.Um estudo sobre segurança de dados e privacidade em internet das coisas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
SILVA, J. B.; LUNARDI, G. M.; NICOLETE, P. C.. Participação em banca de Natália Mattiola da Silva.Usabilidade de ambiente virtual de aprendizagem no ensino médio técnico integrado da rede federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN; LUNARDI, G. M.; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER. Participação em banca de Andréia Panchera Schneider;Carinna Nunes Tulha.Percepção da usabilidade do Moodle como ferramenta para o ensino de ciências baseado em investigação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Mobile Learning: Explorando as possibilidades do App Inventor para a criação de objeto educacional móvel. 2018. (Congresso).

2.
I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2017. (Simpósio).

3.
IX International GUIDE Conference. Integración de Tecnologías en la Educación Básica de Brasil: Un Estudio de Caso en la Enseñanza de la Matemática. 2015. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. . I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED). 2017. (Congresso).

2.
SILVA, J. B. ; CRISTIANO, M. A. S. ; NICOLETE, P. C. ; BILESSIMO, S. M. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; ALVES, J. B. M. ; LIMA, J. C. . I Workshop Integrador de Inovação e Tecnologias na Educação (I WITE). 2015. (Outro).

3.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. ; CRISTIANO, M. A. S. ; BILESSIMO, S. M. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; HECK, C. ; LIBRELON, D. ; ANTONIO, C. P. ; LUNARDI, G. M. ; SILVA, C. A. . I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (I SPPI). 2015. (Outro).

4.
SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. ; CRISTIANO, M. A. S. ; BILESSIMO, S. M. . Jogando com TITIBOTS Colab. 2015. (Outro).

5.
SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. . Integração de tecnologias digitais na Educação Básica. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Karina Mazzali. Laboratórios Virtuais para o ensino de Química. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, JUAREZ BENTO DA2016SILVA, JUAREZ BENTO DA ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO SCHARDOSIM ; CRISTIANO, MARTA ADRIANA DA SILVA ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; HECK, CARINE ; COELHO, KARINE DOS SANTOS . A DC Electric Panel Remote Lab. international journal of online engineering (IJOE), v. 12, p. 30, 2016.

2.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN2016NICOLETE, PRISCILA CADORIN; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER ; FREIRE, P. S. ; SILVA, J. B. ; CRISTIANO, MARTA ADRIANA DA SILVA . Integração Tecnológica na educação básica pública brasileira: uma análise sobre a evolução temporal e a interdisciplinaridade do tema. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 2064-2086, 2016.

3.
CRISTIANO, M. A. S.2016CRISTIANO, M. A. S. ; LUZ FILHO, S. S. ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. ; BENAVIDES, K. R. . Integración de tecnologías en la Educación básica de Brasil: un estudio de caso en la enseñanza de la matemática. Suplemento Signos EAD, v. 1, p. 1-25, 2016.

4.
NICOLETE, P. C.2017NICOLETE, P. C.; BILESSIMO, S. M. ; CRISTIANO, M. A. S. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; SILVA, J. B. . Technology Integration Actions in Mathematics teaching in Brazilian Basic Education: Stimulating STEM disciplines. Revista de la Educacion a Distancia, v. 52, p. 1-22, 2017.

5.
SANTOS, A. C.2017SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; MATTIOLA, N. ; SILVA, J. B. . Ensino Híbrido: Relato de Experiência sobre o uso de AVEA em uma proposta de Sala de Aula Invertida para o Ensino Médio.. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1, 2017.

6.
SANTOS, A. C.2018SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. . AVEA integrado a uma proposta de Sala de Aula Invertida: Percepção de alunos do Ensino Médio quanto ao uso da metodologia aplicada nas aulas de Biologia. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 5, 2018.


Livros e capítulos
1.
SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; BILESSIMO, S. M. ; NICOLETE, P. C. . Using Mobile Devices for Conducting Experimental Practices in Basic Education. In: Maria Teresa Restivo, Alberto Cardoso, António Mendes Lopes. (Org.). Online Experimentation: Emerging Technologies and IoT. 1ed.Barcelona: IFSA Publishing, S. L, 2015, v. 1, p. 401-418.

2.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. ; CRISTIANO, M. A. S. ; BILESSIMO, S. M. ; FREITAS, G. F. ; LUZ FILHO, S. S. . Remote Mobile Experiment in Brazilian Public Basic Education. In: David Parsons. (Org.). Mobile and Blended Learning Innovations for Improved Learning Outcomes. 1ed.: , 2016, v. , p. 0-0.

3.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN; CRISTIANO, M. A. S. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; HECK, C. ; LUZ FILHO, S. S. . Ações tecnoeducativas por meio da Experimentação Remota: um estudo de caso em aulas de física do Ensino Básico. In: José Miguel García;Mónica Báez Sus. (Org.). Educación y tecnologías en perspectiva. 1ed.Montevideo, Uruguay: flacso, 2016, v. 1, p. 141-167.

4.
SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; SCHNEIDER, A. ; SILVA, J. B. . Ensino de biologia por investigação: Um relato de experiência sobre o uso de laboratórios virtuais disponibilizados em AVEA, em uma proposta investigativa, para turmas de Ensino Médio. In: Juarez Bento Silva;Simone Meister Sommer Bilessimo;João Bosco Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica. 1ed.Araranguá: Hard Tech Informática Ltda, 2018, v. 2, p. 48-59.

5.
Coêlho dos Santos, Aline ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; Bento da Silva, Juarez . Online Inquiry-Based Learning in Biology. Advances in Educational Technologies and Instructional Design. 1ed.Pensilvânia, EUA: IGI Global, 2018, v. , p. 554-585.


Apresentações de Trabalho
1.
CRISTIANO, M. A. S. ; LUZ FILHO, S. S. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. ; BENAVIDES, K. R. . Integración de Tecnologías en la Educación Básica de Brasil: Un Estudio de Caso en la Enseñanza de la Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, A. C. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. . O uso de Microscópio Remoto em aulas de Biologia sobre histologia vegetal para o ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. . Integração de tecnologias digitais na Educação Básica. 2014. (Outro).

2.
SILVA, J. B. ; CRISTIANO, M. A. S. ; NICOLETE, P. C. ; BILESSIMO, S. M. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; ALVES, J. B. M. ; LIMA, J. C. . I Workshop Integrador de Inovação e Tecnologias na Educação (I WITE). 2015. (Outro).

3.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. ; CRISTIANO, M. A. S. ; BILESSIMO, S. M. ; SCHARDOSIM SIMAO, J. P. ; HECK, C. ; LIBRELON, D. ; ANTONIO, C. P. ; LUNARDI, G. M. ; SILVA, C. A. . I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (I SPPI). 2015. (Outro).

4.
NICOLETE, P. C.; SILVA, J. B. . I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED). 2017. (Congresso).

5.
SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. ; CRISTIANO, M. A. S. ; BILESSIMO, S. M. . Jogando com TITIBOTS Colab. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:02:30