Silvilene de Barros Ribeiro Morais

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6285471359864475
  • Última atualização do currículo em 16/02/2018


Possui graduação em MUSEOLOGIA pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Realizou o Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz (2010).. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), desenvolveu como tema de dissertação parcerias entre museu e escola como recurso para a inclusão educacional. Atualmente desenvolve pesquisa para o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio , com ênfase na inclusão de Pessoas com Deficiência em museus. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Inclusão, pesquisando sobre os seguintes temas: educação e inclusão em espaços formais e não formais, parceria entre museus e escolas, divulgação da ciência, museologia, artes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvilene de Barros Ribeiro Morais
Nome em citações bibliográficas
MORAIS, S. B. R.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO.
CIEP TANCREDO NEVES, Rua do Catete, 77
CATETE
22220-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22058905


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
com período co-tutela/sanduíche em (Orientador: ).
Título: INCLUSÃO EM MUSEUS:CONCEITOS,, TRAJETÓRIAS E PRÁTICS,
Orientador: MARIA AMELIA DE SOUZA REIS.
Coorientador: MARIA DO ROSÁRIO PINHEIRO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; MUSEUS; inclusão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Museu de Ciência e o diálogo com as diferenças,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
Coorientador: Douglas Falcão da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; MUSEUS; inclusão; DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2009 - 2010
Especialização em DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SAÚDE. (Carga Horária: 360h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Orientador: DOUGLAS FALCÂO DA SILVA.
2002 - 2009
Graduação em MUSEOLOGIA.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: MUSEUS E A EDUCAÇÃO DE ADULTOS-UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NOS MUSEUS.
Orientador: LIANA OCAMPO.




Formação Complementar


2016 - 2016
CURSO DE FORMAÇÃO EM ÁUDIO-DESCRIÇÃO IMAGENS QUE FALAM. (Carga horária: 20h).
IMAGENS QUE FALAM E UM NOVO JEITO DE OLHAR, IF, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Orientação e Mobilidade. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2013 - 2013
EMPREGO APOIADO A INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNC. (Carga horária: 100h).
Instituto de Tecnologia Social, ITS BRASIL, Brasil.
2011 - 2011
Curso Gestão de Ambientes Culturais Inclusivos:l. (Carga horária: 24h).
Centro Cultural da Justiça Federal, CCJF, Brasil.
2010 - 2010
PROJETOS CULTURAIS ACESSÍVEIS. (Carga horária: 30h).
Fundação para o Livro do Cego no Brasil, FLCB, Brasil.


Atuação Profissional



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR II, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR II, Carga horária: 25


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: ESTUDANTE, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Professora SME/RJ


ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, AGCRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 12
Outras informações
Atividades desenvolvidas na Gerência de Apoio técnico, tendo atuado no projeto "O Documento vai à Escola: Aprendendo e Ensinando com o Arquivo", o qual fez parte da linha de pesquisa (coordenada pelo professor Dr. Luiz Cleber Gak), intitulada "Museologia, Patrimônio Integral e Desenvolvimento", no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).


Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20
Outras informações
Participação da concepção e implementação de uma oficina voltada para o público infantil, que integrou a proposta educativa de orientação dos grupos escolares na esposição de curta duração intitulada Santos-Dumont e a Turma da Mônica em um Sonho que virou História, em cartaz no MAST, entre os dias 1º de maio a 15 de junho de 2008.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE, Regime: Dedicação exclusiva.


CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR, CNFCP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: EDUCADOR, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PRÁTICAS EDUCATIVAS (FORMAIS E NÃO-FORMAIS), FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Descrição: Enfatizando a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão e com base no intercâmbio entre UNIRIO e sua pós-graduação em museologia e patrimônio - PPG-PMUS e Universidade de Coimbra - CEIS XX/Pt, destacamos: (a)Criação de modos de intervenção educativa indicativas da importância das redes de conhecimento no entrelaçamento de saberes científicos e populares voltados para cidadania; (b)Aprofundar estudos transversais de formação escolar, profissional e continuada de crianças/jovens/adultos centrando-os nas questões: sexualidade/gênero; museu e patrimônio, material e imaterial: interculturalidade; diversidade cultural, sexual, social e religiosa; saúde e segurança no trabalho e na família; (c)Destacar a importância de pesquisas e ações interventivas em Saúde, Educação e Trabalho ressaltando a metodologia da práxis e a Educação pelos Pares, esta, como estratégia educativa capaz de educar populações em desvantagens sociais voltadas à cidadania ativa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Silvilene de Barros Ribeiro Morais - Integrante / MARIA AMÉLIA DE SOUZA REIS - Coordenador / JUÇARA BEDIM - Integrante / MARGARETE ZACARIAS TOSTES DE ALMEIDA - Integrante / VANIA MARIA DE SIQUEIRA - Integrante / ADRIANO BARRETO VIEIRA - Integrante / MARIA DO SOCORRO LIMA - Integrante / ARLETE SANDRA MARIANO ALVES - Integrante / ROSA MARIA GONÇALVES - Integrante / CRISTIANE REIS - Integrante / ANNA MARTHA TUTTMAN - Integrante / THAIS DE MORAES CALADO REIS - Integrante / RAQUEL BRITES - Integrante / MARIA DO ROSÁRIO PINHEIRO - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2013
OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS
Descrição: A presente pesquisa foi desenvolvida a partir da compreensão de que as exposições dos Museus de Ciências e Tecnologia podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos que integram o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), atendidos pelas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) no município do Rio de Janeiro. Resta esclarecer em que medida essa atividade se torna relevante para os alunos e que aspectos favorecem a sua interação com essas instituições? Para compreender o contexto da Educação Especial estão sendo utilizados os dados obtidos pela pesquisa qualitativa promovida pelo Observatório de Educação Especial (OEESP/RJ), com os professores da rede pública. Serão realizadas com os alunos atividades de visitação ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), avaliação com base no ?Método da lembrança estimulada? desenvolvido por Falcão e Gilbert (2005) e atividades de desdobramentos que potencializem a experiência e enfatizem os temas abordados na exposição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ)
Descrição: Considerando a importância atual da articulação da produção científica em contextos de redes colaborativas de pesquisa, a presente proposta visa a fomentar a criação do Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp), cujo foco será a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar na realidade brasileira. O presente projeto de pesquisa pretende inaugurar as atividades do Oneesp e terá como foco uma avaliação de âmbito nacional do programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), promovido pela Secretaria de Educação Especial/MEC que desde 2005 vem apoiando a criação deste serviço de atendimento educacional especializado (AEE). Segundo dados do MEC, entre os anos de 2005 a 2009, foram financiadas 15.551 SRMs para 4.564 municípios brasileiros, espalhadas em todos os estados. Em que medida este tipo de serviço tem apoiado a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais? Que limites e possibilidades as SRMs oferecem? Para responder a essas questões 25 pesquisadores provenientes de 16 estados brasileiros, representantes de 22 universidades e de 18 programas de pós-graduação, estão se propondo a conduzir um estudo em rede cujo delineamento misto envolverá estudos locais nos municípios com professores de salas de recursos, baseados na metodologia da pesquisa colaborativa que tem como foco produzir simultaneamente conhecimento e formação; combinado com um estudo nacional do tipo survey. O Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), coordenado pela Professora Doutora Mônica Pereira dos Santos, integra a pesquisa nacional, objetivando analisar o contexto da inclusão educacional e a implantação das SRMs no Estado do Rio de Janeiro. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Silvilene de Barros Ribeiro Morais - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador.
2009 - 2010
OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Descrição: PROJETO DESNVOLVIDO DURANTE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E SAÚDE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAIS, S. B. R.2012MORAIS, S. B. R.; SHEIINER, T. ; SUESCUN, Lilian M. . Qual o discurso privilegiado nos jardins botânicos? Tensões e aproximações entre linguagem científica e linguagem leiga. Museologia e Patrimônio, v. 5, p. 03-27, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MORAIS, S. B. R.. El Museo de Ciência y el diálogo con las diferencias. In: COLETTE DUFRESNE- TASSÉ, ANA MARGARIDA LARAIGNÉE. (Org.). SPECIAL ISSUE ON RESEARCH. 1ed.ROMA: EDIZIONI NUOVA CULTURA, 2017, v. 27, p. 71-94.

2.
MORAIS, S. B. R.. MUSEU DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. In: Maria Esther Valente ; Sibele Cazell. (Org.). MAST: 30 ANOS DE PESQUISA. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 2015, v. 2, p. 205-233.

3.
MORAIS, S. B. R.; SANTOS, M. P. . Museus de Ciências e o Diálogo com as Diferenças. In: Teresa Sheiner; Marcos Granato. (Org.). Museologia, Patrimônio, Políticas Públicas e Inclusão Social. 1ed.Rio de Janeiro: Mast, 2013, v. 2, p. 250-266.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS E EDUCAÇÃO: A SUSTENTABILIDADE COMO PRINCÍPIO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM MUSEU INCLUSIVO. In: VII SEMANA NACIONAL DA MUSEUS DA UNIFAL - MG, 2015, ALFENAS. MUSEUS E PATRIMÔNIO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. ALFENAS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS, 2015. v. 7. p. 23-36.

2.
MORAIS, S. B. R.. REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO MUSEUS DE CIÊNCIAS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL, 2015, RIO DE JANEIRO. AS REDES EDUCATIVA E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2015. v. 7. p. 1-17.

3.
MONCAO, V. M. ; MELO, D. J. ; MORAIS, S. B. R. . ES POSIBLE UTILIZAR LA ?DIDACTICA MAGNA? EN EL PROCESO EDUCATIVO DE LOS MUSEOS EN EL SIGLO XXI? APUNTES Y REFLEXIONES.. In: 13th ICOM-UMAC & 45th annual ICOM-CECA Conference, 2015, Alexandria. Squaring the Circle? Research, Museum, Public: A Common Engagement towards Effective Communication. Ville de Bruxelles: Imprimerie de la Centrale d?achats de la Ville de Bruxelles, 2015. p. 161-168.

4.
MORAIS, S. B. R.; SANTOS, M. P. . OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. In: IV SEMINARIO DE INVESTIGACION EN MUSEOLOGIA DE LOS PAISES DE LENGUA PORTUGUESA Y ESPAÑOLA, 2013, Petrópolis. IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM). Museologia, Patrimônio, Interculturalidade: museus inclusivos, desenvolvimento e diálogo intercultural, 2013. v. 2. p. 250-266.

5.
MORAIS, S. B. R.. MUSEU DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E CIDADANIA. In: III SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, 2011, ALFENAS. MUSEU E MEMÓRIA. ALFENAS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS, 2011. p. 99.

6.
MELO, D. J. ; MORAIS, S. B. R. ; Nascimento, Marcelle Vieira . RELATO DE ATIVIDADE EDUCATIVA DA EXPOSIÇÃO CURRICULAR 'O QUE VOCÊ VÊ'. In: III SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, 2011, ALFENAS. MUSEU E MEMÓRIA, 2011.

7.
MORAIS, S. B. R.; AGRA, M. . ARQUIVOS E MUSEUS DE HISTÓRIA: LUGARES DE MEMÓRIA E ESPAÇOS DE INCLUSÃO. In: VII Congresso Internacional de Educação, 2011, Sâo Leopoldo. Profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011.

8.
MORAIS, S. B. R.; AGRA, M. ; Senna, Manoella . POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFORMAL. In: VI Congresso Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Multidisciplinar de Educação Especial, 2011.

9.
MELO, D. J. ; MORAIS, S. B. R. ; CAVULLA, R. S. . CIÊNCIA , ARTE E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DAS OBRAS DE LIGIA PAPE. In: V Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, 2010, Belém. V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2010. v. 5. p. 493-501.

10.
MORAIS, S. B. R.. A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS DE ARTE PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS : A SENSIBILIDADE E A EXPRESSIVIDADE COMO ELEMENTOS FACILITADORES DA ALFABETIZAÇÃO. In: I CONGRESSO FLUMINENSE DE PATRIMÔNIO CULTURAL E ARTE NA ESCOLA, 2009, CAMPOS DE GOITACAZES. I CONGRESSO FLUMINENSE DE PATRIMÔNIO CULTURAL E ARTE NA ESCOLA. CAMPOS DE GOITACAZES: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE, 2009. p. 132-139.

11.
MELO, D. J. ; MONCAO, V. M. ; MORAIS, S. B. R. . O ORIGAMI COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS MUSEUS. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIÊNCIA E MUSEOLOGIA: UNIVERSO IMAGINÁRIO, 2008, BELO HORIZONTE. CIÊNCIA E MUSEOLOGIA: UNIVERSO IMAGINÁRIO, 2008. p. 1-14.

12.
MORAIS, S. B. R.; MELO, D. J. ; MONCAO, V. M. . PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA DA ORIGEM DO UNIVERSO AO PLANETA TERRRA. In: IV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (RJ/ES), 2007, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO IV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E O ENSINO DA BIOLOGIA:TRADIÇÕES, HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS. RIO DE JANEIRO: UFRRJ, 2007. v. 1. p. 41-41.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, S. B. R.. OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012, Rio de Janeiro. Encontro Internacional de Educação Não forma e formação de professores. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST/MCTI, 2012.

2.
MORAIS, S. B. R.; SANTOS, M. P. . OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. In: 5º Fórum de Museus, 2012, Petrópolis. 5º Fórum de Museus, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, S. B. R.. A MUSEUM FOR ALL: AMONG REAL AND IDEAL. In: 46th ANNUALICOM-CECA CONFERENCE, 2015, Washington. Museum Education and Accessibility: Bridging the Gaps. Washigton: Smithsonian Center for Learning and Digital Access, 2015. v. 1. p. 208.

2.
MORAIS, S. B. R.. A MUSEUM FOR ALL: AMONG AND IDEAL. In: 37º Symposium International de L'Icofon, 2014, Paris. Nouvelles Tendances de la Museolgie05. Paris: Arts Print Numeric, 2014. p. 05-123.

3.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. In: 23ª GENERAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS (ICOM) /CECA, 2013, RIO DE JANEIRO. ICOM/CECA 2013, 2013. p. 110-111.

4.
MORAIS, S. B. R.; MELO, D. J. ; MONCAO, V. M. . RELATO DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA REALIZADA A PARTIR DA EXPOSIÇÃO "DARWIN - O HOMEM E A TEORIA REVOLUCIONÁRIA QUE MUDOU O MUNDO". In: IV JORNADA FLUMINENSE DE PALEONTOLOGIA, 2008, RIO DE JANEIRO. Paleonotícias (Rio de Janeiro). RIO DE JANEIRO: UNRIO, 2008. p. 6-6.

5.
MELO, D. J. ; MONCAO, V. M. ; MORAIS, S. B. R. . Atividade pedagógica realizada a partir da exposição "Darwin - O homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo".. In: IV Jornada Fluminense de Paleontologia,, 2008, Rio de Janeiro. Resumos da IV Jornada Fluminense de Paleontologia. RJ :. RIO DE JANEIRO: Universidade Federal da Cidade do Rio de Janeiro - UNIRIO, 2008. p. 6-6.

6.
MORAIS, S. B. R.; MELO, D. J. ; MONCAO, V. M. . O USO DA TÉCNICA DO ORIGAMI NO ENSINO DE CIÊNCIAS (ASTRONOMIA) NO PROGRAMA EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS. In: CIÊNCIA E ARTE 2007, 2007, SÃO JOÃO DEL REI. CADERNO DE RESUMOS CIÊNCIA E ARTE 2007. SÃO JOÃO DEL REI: GRÁFICA DA UFSJ, 2007.

7.
MORAIS, S. B. R.. MUSEOLOGIA, ARQUIVO E EDUCAÇÃO: UM ESTÁGIO COM MÚLTIPLAS VISÕES. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MUSEOLOGIA - I ENEMU, 2007, SALVADOR. ANAIS DO I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MUSEOLOGIA, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS E EDUCAÇÃO: A SUSTENTABILIDADE COMO PRINCÍPIO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM MUSEU INCLUSIVO. Anais da Semana Nacional de Museus na Unifal-MG, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, S. B. R.; REIS, M. A. S. . DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E MUSEUS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAIS, S. B. R.. MUSEU E DIVERSIDADE: ECOS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAIS, S. B. R.. A MUSEUM FOR ALL: AMONG REAL AND IDEAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MORAIS, S. B. R.. VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL : REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO MUSEU DE CIÊNCIAS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS E EDUCAÇÃO: A SUSTENTABILIDADE COMO PRINCÍPIO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM MUSEU INCLUSIVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAIS, S. B. R.. MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORAIS, S. B. R.. O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MORAIS, S. B. R.. A Museum for all: among real and ideal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MORAIS, S. B. R.. MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MORAIS, S. B. R.. MUSEU DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MORAIS, S. B. R.. OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MORAIS, S. B. R.; SANTOS, M. P. . OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MORAIS, S. B. R.; SANTOS, M. P. . OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MORAIS, S. B. R.. Museus de história, memória e cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MORAIS, S. B. R.. A importância dos Museus de Ciências para o Programa de Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MORAIS, S. B. R.. DESIGUALDADE NAS CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS: ALUNADO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MORAIS, S. B. R.. O MUSEU DE CIÊNCIAS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MORAIS, S. B. R.; AGRA, M. . ARQUIVOS E MUSEUS DE HISTÓRIA:LUGARES DE MEMÓRIA E ESPAÇOS DE INCLUSÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E CIDADANIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MORAIS, S. B. R.. FÓRUM DE PESQUISADORES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
MELO, D. J. ; MORAIS, S. B. R. ; CAVULLA, R. S. . V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
MELO, D. J. ; MORAIS, S. B. R. ; CAVULLA, R. S. . CIÊNCIA, ARTE E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DE OBRAS DE LYGIA PAPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MORAIS, S. B. R.. QUANDO A ESCOLA VAI AO MUSEU - UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA IMAGINAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MORAIS, S. B. R.. A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS DE ARTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MELO, D. J. ; MORAIS, S. B. R. ; MONCAO, V. M. . O ORIGAMI COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS MUSEUS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAIS, S. B. R.. MUSEU DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS 2013 (DISSERTAÇÃO).

2.
MORAIS, S. B. R.. OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2010 (MONOGRAFIA).

3.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS E A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM MUSEUS 2008 (MONOGRAFIA).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAIS, S. B. R.; REIS, M. A. S. . PRÁTICAS iNCLUSIVAS NOS MUSEUS. 2016. .

2.
MORAIS, S. B. R.; REIS, M. A. S. . PRÁTICAS INCLUSIVA EM MUSEUS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORAIS, S. B. R.. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MORAIS, S. B. R.. CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MORAIS, S. B. R.. INCLUSÃO:MUSEUS E ESCOLAS: ACESSIBILIZANDO O CONHECIMENTO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MORAIS, S. B. R.. INCLUSÃO SOCIAL EM MUSEUS E ESCOLAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MORAIS, S. B. R.. CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2012. .

8.
MATTOS, RITA DE CÁSSIA ; MORAIS, S. B. R. . APRENDENDO E ENSINANDO COM O ARQUIVO. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA E MATERIAL EDUCATIVO).

Demais trabalhos
1.
MORAIS, S. B. R.. SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA MUSEOLOGIA. 2016 (OFICINA) .

2.
MORAIS, S. B. R.. INCLUSÃO: REVENDO CONCEITOS E PRÁTICAS. 2015 (OFICINA) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MORAIS, S. B. R.. VIII Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG. 2016. Universidade Federal de Alfenas.

2.
MORAIS, S. B. R.. XXIV ENCONTRO DO ICOFOM LAM. 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CICLO DE CONFERÊNCIAS MEDIAÇÃO INTERCULTURAL E INTERVENÇÃO SOCIAL - ESTAR DENTRO E ESTAR FORA PARA MEDIAR E INTERVIR. 2017. (Outra).

2.
COLÓQUIO INTERNACIONAL COMEMORATIVO DA ABOLIÇÃO DA PENA DE MORTE EM PORTUGAL. 2017. (Outra).

3.
FÓRUM DE PARTILHA- DESCOBRIR A DIFERENÇA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN TE. 2017. (Outra).

4.
II CONGRESSO INTERNACIONAL TRANSFORMAÇÕES E (IN)CONSISTÊNCIAS DAS DINÂMICAS EDUCATIVA: I (TRANS)NACIONAL, O LOCAL E O COMUNITÁRIO NAS POLÍTICAS EDUCATIVAS. PATRIMÔNIO CULTURAL E A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS MUSEUS: AVANÇOS E DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO NO BRASIL. 2017. (Congresso).

5.
II ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO DA DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS. 2017. (Encontro).

6.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE -ICOM PORTUGAAL. 2017. (Congresso).

7.
24th CONFERENCE ICOM - MILANO. 2016. (Outra).

8.
MUSEUM EDUCATION AND ACCESSIBILITY BRIDGING THE GAPS. A MUSEUM FOR ALL AMONG REAL AND IDEAL. 2015. (Congresso).

9.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MO VIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO OCI. 2015. (Seminário).

10.
37 th ANNUAL ICOFOM SYMPOSIUM NEW TRENDS IN MUSEOLOGY.A MUSEUM FOR ALL: AMONG AND IDEAL. 2014. (Simpósio).

11.
4º ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E CLASSES COMUNS. 2014. (Encontro).

12.
SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO EM MUSEUS: OLHARES SOBRE PESQUISAS E PRÁTICAS. 2014. (Simpósio).

13.
1º FÓRUM UNIVERSITÁRIO DE ACESSIBILIDADE. 2013. (Outra).

14.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

15.
5º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS.MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2012. (Outra).

16.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2012. (Encontro).

17.
ENCONTRO INTERNACIONAL MUSEUS DA CIDADE. 2012. (Encontro).

18.
III CONGRESO INTERNACIONALCIENCIAS, TECNOLOGIAS Y CULTURAS. DIALOGOS ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTEO NRE. MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2012. (Congresso).

19.
II SEMINÃRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E XIII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA I SE.MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2012. (Seminário).

20.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Os Museus de Ciências e o diálogo com as diferenças: uma proposta de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. 2011. (Encontro).

21.
III SEMANA NACIONAL DE MUSEUS.Museus de história, memória e cidadania. 2011. (Seminário).

22.
VI Congresso Multidisciplinar de Educação Especial. Políticas e Práticas Inclusivas nos Espaços de Educação Informal. 2011. (Congresso).

23.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Arquivos e Museus de História: lugares de memória e espaços de inclusão. 2011. (Congresso).

24.
4º FORUM NACIONAL DE MUSEUS.OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Outra).

25.
4º FORUM NACIONAL DE MUSEUS. 2010. (Outra).

26.
V FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES.Ciência, Arte e Religião: uma análise das obras de Lígia Pape. 2010. (Encontro).

27.
1ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS NA UNIFAL-MG.QUANDO A ESCOLA VAI AO MUSEU-EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS ALÉM DA IMAGINAÇÃO. 2009. (Seminário).

28.
1º cONGRESSO FLUMINENSE DE PATRIMÔNIO CULTURAL E ARTE NA ESCOLA. A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS DE ARTE PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. (Congresso).

29.
I CONGRESSO FLUMINENSE DE PATRIMÕNIO CULTURAL E ARTE. 2009. (Congresso).

30.
DIÁLOGOS EM ARTE EDUCAÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA NO OI FUTURO EM 2008.A LINGUAGEM TECNOLÓGICA NA ARTE E NOS MUSEUS CONTEMPORÂNEOS. 2008. (Encontro).

31.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE/EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO. 2008. (Encontro).

32.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTE E ANALFABETISMO FUNCIONAL. 2008. (Encontro).

33.
III FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS. 2008. (Congresso).

34.
MUSEU, ESPAÇO DD CONSTRUÇÃO DE SABER. 2008. (Encontro).

35.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL CI~ENCIA E MUSEOLOGIA: UNIVERSO IMAGINÁRIO. 2008. (Seminário).

36.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIÊNCIA E MUSEOLOGIA: UNIVERSO IMAGINÁRIO.O ORIGAMI COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS MUSEUS. 2008. (Seminário).

37.
I ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE EDUCADORES DE MUSEUS. 2007. (Encontro).

38.
II FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS,. 2007. (Congresso).

39.
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE ARTE E CULTURA POPULAR. 2007. (Seminário).

40.
V ENCONTRO ICOM BRASIL. 2007. (Encontro).

41.
XVI CONGRESSO NACIONAL DE MUSEUS. 2007. (Congresso).

42.
XVI CONGRESSO NACIONAL DE MUSEUS - MUSEUS MEMÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS. pROPOSTA E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA: DA ORIGEM DO UNI ERSO AO PLANETA TERRA. 2007. (Congresso).

43.
SEMINÁRIO MUSEUS E JUVENTUDE: REINVENTANDO DIÁLOGOS. 2006. (Seminário).

44.
I FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS. 2004. (Congresso).

45.
A HISTÓRIA REPRESENTADA: O DILEMA DOS MUSEUS. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, S. B. R.. III SEMINÁRIO DE MUSEOLOGIA EXPERIMENTAL. 2017. (Congresso).

2.
MORAIS, S. B. R.; SANTOS, M. P. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2012. (Outro).

3.
MORAIS, S. B. R.; MICCOLIS, R. . II FÓRUM DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2011. (Outro).

4.
MORAIS, S. B. R.; MELO, D. J. ; CARVALHO, L. M. . IX SEMANA NACIONAL DE MUSEUS/III SEMANA NACIONAL DE MUSEUS DA UNIFAL. 2011. (Outro).

5.
MORAIS, S. B. R.. WORKSHOP ICOFON LAM. 2008. (Outro).

6.
MORAIS, S. B. R.; MONCAO, V. M. ; MELO, D. J. . SANTOS-DUMONT E A TURMA DA MÕNICA. 2008. (Outro).

7.
REVISTA ELETRÕNICA JOVEM MUSEOLOGIA ; MORAIS, S. B. R. . ENCONTROS COM A JOVEM MUSEOLOGIA II - 75 ANOS DO CURSO DE MUSEUS. 2007. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MORAIS, S. B. R.. MUSEU DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. In: Maria Esther Valente ; Sibele Cazell. (Org.). MAST: 30 ANOS DE PESQUISA. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 2015, v. 2, p. 205-233.

2.
MORAIS, S. B. R.. El Museo de Ciência y el diálogo con las diferencias. In: COLETTE DUFRESNE- TASSÉ, ANA MARGARIDA LARAIGNÉE. (Org.). SPECIAL ISSUE ON RESEARCH. 1ed.ROMA: EDIZIONI NUOVA CULTURA, 2017, v. 27, p. 71-94.


Apresentações de Trabalho
1.
MELO, D. J. ; MORAIS, S. B. R. ; MONCAO, V. M. . O ORIGAMI COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS MUSEUS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAIS, S. B. R.. QUANDO A ESCOLA VAI AO MUSEU - UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA IMAGINAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORAIS, S. B. R.. A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS DE ARTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELO, D. J. ; MORAIS, S. B. R. ; CAVULLA, R. S. . CIÊNCIA, ARTE E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DE OBRAS DE LYGIA PAPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORAIS, S. B. R.. O MUSEU DE CIÊNCIAS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAIS, S. B. R.; AGRA, M. . ARQUIVOS E MUSEUS DE HISTÓRIA:LUGARES DE MEMÓRIA E ESPAÇOS DE INCLUSÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E CIDADANIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORAIS, S. B. R.; SANTOS, M. P. . OS MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MORAIS, S. B. R.. MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MORAIS, S. B. R.. MUSEUS DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MORAIS, S. B. R.. MUSEU DE CIÊNCIAS E O DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MORAIS, S. B. R.. VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL : REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO MUSEU DE CIÊNCIAS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MORAIS, S. B. R.. MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 23:05:56