Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8020944631772359
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Possui graduação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1995) e mestrado em Filosofia, na área de concentração em Filosofia da Arte e Semiótica pela Faculdade de Filosofia de São Bento de São Paulo (2013). Atualmente é doutoranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CAPES (2015-2018). Desde 2014 é professora na Faculdade de Filosofia de São Bento de São Paulo, onde ministra as disciplinas de Estética. Desde 2015 é membro do Centro de Estudos do Pragmatismo do Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da PUC-SP (CNPq), onde é coordenadora do Grupo de Estudos de Estética. Desde 2016 é membro do GT de Semiótica e Pragmatismo da ANPOF. Desde 2009 é membro do ICOM (Conselho internacional de Museus- Comitê Brasileiro). Tem experiência nas áreas de Artes, Filosofia e História, com ênfase em Filosofia da Arte e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: história da filosofia da arte, estética contemporânea, semiótica da arte, epistemologia da história e da crítica da arte, análise iconográfica e estilística de obras de arte, análise pericial de obras de arte, história das técnicas e materiais artísticos e teoria da cor aplicada à pintura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas
Nome em citações bibliográficas
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.;DANTAS, Lucia F. N. de Souza


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Contribuições da filosofia de Charles S. Peirce para uma investigação acerca de questões de fenomenologia e ontologia das obras de arte (provisório),
Orientador: Professor Doutor Ivo Assad Ibri.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia da Arte; Epistemologia da História da Arte; Peirce; Pragmatismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Artes.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Arte.
Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2013
Mestrado em Filosofia.
Mosteiro de São Bento de São Paulo, MOSTEIRO, Brasil.
Título: Reflexões sobre a arte contemporânea à luz da Teoria da Formatividade de Luigui Pareyson,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Uchôa Fagundes Junior, OSB.
Palavras-chave: Teria da Formatividade; Gerhard Richter; Mímesis; Representação; Pintura.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Contemporânea.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Arte.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
1992 - 1995
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1989 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Cruz, CSC-SP, Brasil.
1981 - 1988
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santa Cruz, CSC-SP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Estética ( Tópicos sobre a Estética de Hegel). (Carga horária: 120h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH - USP, Brasil.
2006 - 2006
Teoria das Ciências Humanas ( Retornar à Filosofia. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
1995 - 1997
Extensão universitária em História da Arte.
Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.
1994 - 1994
Curso de História da Arte preparatório.
Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Esp. em conservação e restauração de obras de arte.
Museu de Arte Contemporânea - USP, MAC- USP, Brasil.
1990 - 1990
Folclore Turco. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Adana - Turquia, U, Turquia.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando - bolsista
Outras informações
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estética vinculado ao Centro de Estudos de Pragmatismo (CEP/ PUCSP)


Faculdade de São Bento de São Paulo, FSB-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Ministra a disciplina "Temas em Estética" no curso de Bacharelado em Filosofia

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministrou aulas na disciplina "Estética" no Curso de Graduação em Filosofia


Centro Técnico Templo da Arte, C.T.T.A., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2017
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Docente nos Cursos: Curso de pós- graduação Latu- Sensu de Restauro de Arquitetura; Curso de especialização em preservação e análise de obras de arte -Peritagem; Curso técnico de conservação e restauração de material gráfico e obras de arte sobre papel; Curso técnico de conservação e restauração de arte sacra; Curso técnico de conservação e restauração de Pintura em cavalete; Curso técnico de Conservação e Restauro; Disciplinas Ministradas: História da Arte; História da Arquitetura; Pesquisa Iconográfica ; Teoria da Arte ? Teoria e Prática da Cor; Filosofia da Arte; Perícia estilística; Epistemologia da História da Arte e da Crítica de Arte; Metodologias da História da Arte; História e uso das Técnicas e Materiais artísticos das obras de arte em pintura Técnicas e materiais; artísticos sobre papel e seu desenvolvimento no decorrer da História da Arte; História, teoria e prática das técnicas e materiais artísticos; Fatores Materiais, Técnicos e Químico-Físicos Determinantes no Estudo da Obra de Arte; História da Arte no Brasil; História da Arquitetura no Brasil.

Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Coordenador pedagógico, Enquadramento Funcional: Coordenação pedagógica, Carga horária: 4
Outras informações
Escola especializada em cursos de Conservação e Restauração de obras de arte, oferece cursos de nível técnico e de pós graduação Lato Sensu.


Conselho internacional de Museus - Comitê Brasileiro, ICOM - BR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações
Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM - BR) desde 2008


Museu Municipal de Osasco Dimitri Sensaud de Lavaud, MUSEU DE OSASCO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Diretora do Museu, Enquadramento Funcional: Funcionário Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Diretora do Museu.Elaboração e execução de projetos de reestruturação, documentação, pesquisa e restauração do Museu para utilização de verbas via Leis de incentivo fiscal


Secretaria de Cultura do Município de Osasco, SCMO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor - Técnico em Artes, Enquadramento Funcional: Funcionário efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora na Escola de Artes (Pintura, desenho e teoria da Arte) da Secretaria de Cultura do Município de Osasco Aprovada em terceiro lugar para preenchimento de uma das 10 vagas oferecidas para a função de técnico em artes plásticas, para trabalhar na Secretaria de Cultura de Osasco. Setembro de 2003. Posse em janeiro de 2004.


Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenadoria da Escola do MASP, Carga horária: 20
Outras informações
Produção e montagem da exposição: "Arte Italiana em Coleções Brasileiras - 1250-1950"- março de 1997 .Montagem da exposição "Monet no Brasil- Coleção Museu Marmottan" - junho de 1997


Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assistente da sub- curadoria, Carga horária: 40
Outras informações
Montagem da XXIII Bienal Internacional de São Paulo, sendo responsável pela montagem das salas dos artistas americanos do segmento ?Universalis, sob coordenação de Agnaldo Farias (curador-adjunto)

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria e Treinamento de professores de 1º e 2º graus da rede pública de ensino do Estado de São Paulo e Capital da XXII Bienal Internacional de São Paulo.


Paço das Artes, PAÇO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Treinamento de professores de educação artística, história e literatura do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo - Curso prático e teórico sobre arte contemporânea e tecnologia no Paço das Artes ? USP, segundo semestre de 2002. Projeto de arte-educação sob a coordenação de Heloísa Margarido.


Museu de Arte Contemporânea - USP, MAC- USP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Estágio - Fundap, Enquadramento Funcional: Estagiária da divisão científica, Carga horária: 20
Outras informações
Assistência da curadoria e montagem da exposição ?Arte Moderna - Vanguarda, Derivações e Refluxos, segundo o Acervo do MAC ? USP, inaugurada em setembro de 1993?. Montagem da exposição ?Master American Contemporaries - MAC - USP, inaugurada em setembro de 1993. Colaboração na elaboração do ?Catálogo Geral de Obras / 1963 - 1991? do MAC ? USP., 1993.


Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM- SP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação da monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação e treinamento da monitoria da exposição ?Joan Miró?, no MAM de São Paulo.


Galeria de Arte do SESI, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor e monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Treinamento de professores de 1º e 2º graus, monitoria e atividade em atelier para crianças e jovens.- Projeto de arte-educação sob a coordenação de Heloísa Margarido - exposição ?Tarsila do Amaral - Anos 20?, na Galeria de Arte do SESI.


Academia Brasileira de Arte, ABRA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de projetos e curadoria de exposi, Carga horária: 8
Outras informações
Concepção e coordenação, juntamente com outros professores, do Núcleo de Arte Contemporânea da ABRA de março de 2002 a dezembro de 2004- encontros semanais. (Grupo de estudos em estética e arte contemporânea com objetivo em desenvolvimento de construção de poéticas individuais e projetos curatoriais)

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de Artes Plásticas Disciplinas ministradas: Pintura, desenho e expressões tridimensionais História da Arte Curso de arquitetura de interiores Disciplinas ministradas: História do Mobiliário (Da Antigüidade à Arte Contemporânea) Curso de arquitetura de interiores e de artes plásticas, módulo de História da Arte II (Do Neoclassicismo à Arte Contemporânea), Curso de arquitetura de interiores e de artes plásticas, módulo de História da Arte I (Da Antigüidade ao Rococó)


Teatro Municipal de São Paulo, TMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Produção de teatro, Carga horária: 40
Outras informações
Produção sob a chefia de Marcos Morais da ópera Pedro Malazarte, de Camargo Guarnieri, sob direção de William Pereira


Colégio Santo Américo, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Especialista, Carga horária: 16
Outras informações
Professora das disciplinas História da Arte (1º e 2º ano EM) e Arte ( 9º EF2)


ATELIÊ ARTE & HOBBY - (distribuidor das tintas Duncan no Brasil):, HOBBY&ARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de teoria de cor ?Como Fazer e Combinar as Cores para Cerâmica de Baixo Esmalte? no , maio e junho de 2000. - 32 horas-aula. Curso de aquarela sobre papel e aquarela aplicada ao baixo esmalte, segundo semestre de 2000 - 32 horas-aula.


GRUPOS PARTICULARES DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA ARTE, GRUPOS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de História da Arte ? História cultural da Antiguidade - Mesopotâmia, Egito, Hititas e Pérsia, 60 horas ? aulas, primeiro e segundo semestre de 2009. Curso de História da Arte ? História cultural do Cristianismo e a trasição da Antiguidade para a Idade Média, 60 horas ? aulas, primeiro e segundo semestre de 2009. Curso de História da Arte e Introdução à Estética ? Arte moderna e contemporânea, 60 horas ? aulas, primeiro semestre de 2009. Curso de História da Arte e Introdução à Estética ? Do Realismo ao Impressionismo, do pós-impressionismo ao Simbolismo, 60 horas ? aulas, segundo semestre de 2008. Curso de História da Arte e Introdução à Estética ? A arte e cultura da Itália Antiga ? dos Etruscos à civilização da Roma Antiga, 60 horas ? aulas, segundo semestre de 2008. Curso de História da Arte e Introdução à História da Religião ? A formação cultural e religiosa do povo hebreu - De Abraão à Idade Média Andaluza, 30 horas ? aulas, primeiro semestre de 2008. Curso de história da arte e introdução à filosofia e à estética ? A Arte e o Pensamento na Grécia Antiga ? de fevereiro a novembro de 2007. 100 horas-aula Curso de História da Arte e Introdução à Estética ? Neoclassicismo e Romantismo, 60 horas ? aulas, segundo semestre de 2007. Curso de História da Arte e Introdução à Estética - Arquitetura, escultura e artes decorativas nos séculos XVII e XVIII, 60 horas ? aulas, primeiro semestre de 2007. Curso de História da Arte ? A arte no Brasil colonial, das origens indígenas ao século XVIII, 56 horas ? aulas, primeiro semestre de 2007. Curso de História da Arte e Introdução à Estética ? ?Pintura Barroca?, segundo semestre de 2006 -60 horas-aula. Curso de Introdução à mitologia grega, 56 horas ? aulas, segundo semestre de 2006 . Curso de História da Arte - Arquitetura, escultura e artes decorativas nos séculos XVII e XVIII, 56 horas ? aulas, primeiro semestre de 2006. Curso de História da Arte e Introdução à Est


Ateliê particular próprio, ATELIÊ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Cursos Ministrados: Oficinas de Pintura e desenho Perspectiva ? Teoria e Prática Cor ? Teoria e Prática Orientação de projeto artístico Acompanhamento de artistas plásticos (Pintura, desenho, escultura, instalação) de 1998 até 2005



Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: COGNITIO-ESTUDOS (PUC-SP. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: História da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Teoria da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Museologia, conservação e restauração.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Turco
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.2016SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Pensando o qualisigno na cor: a experiência estética da cor como fator determinante na análise da escultura da Grécia Antiga à luz da filosofia de Chales S. Peirce. COGNITIO-ESTUDOS (PUC-SP. ONLINE), v. 13, p. 238-255, 2016.

2.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.2016SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Pensando o Qualisigno na cor: a experiência da cor como fator determinante a análise da escultura da grécia antiga à luz da filosofia de Charles S. Peirce. COGNITIO-ESTUDOS (PUC-SP. ONLINE), v. 13, p. 238-255, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Primeiridade, estético e artístico: diálogo entre Peirce e Dewey acerca da experiência estética. In: Arthur Araújo; Adriano Correia; Paulo Ghiraldelli Jr; André Leclerc; Gabriel Mograbi. (Org.). Pragmatismo, filosofia da mente e filosofia da neurociência (Coleção XVII Encontro ANPOF). 1ed.São Paulo: ANPOF, 2017, v. 1, p. 141-156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Tékhne e inspiração na práxis artística: interfaces entre O ?Íon? de Platão e o ?O Ato Criativo? de Duchamp. In: Jornada de Pesquisa em Arte PPGG IA/ UNESP 2015 ? Edição Internacional, 2015, São Paulo. Anais da Jornada de Pesquisa em Arte PPGG IA/ UNESP : edição Internacional: processo criativo: 15 a19 de setembro de 2015. São Paulo: Instituto de Artes/ UNESP, 2015. v. 1. p. 911-925.

2.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Tékhne e inspiração na práxis artística: interfaces entre O ?Íon? de Platão e o ?O Ato Criativo? de Duchamp. In: Jornada de Pesquisa em Arte PPGG IA/ UNESP 2015 ? Edição Internacional, 2015, São Paulo. PROCESSO CRIATIVO: Anais da Jornada de Pesquisa em Arte PPGG IA/ UNESP 2015 ? Edição Internacional. São Paulo: Instituto de Arte - UNESP, 2015. v. 1. p. 911-925.

3.
DANTAS, Lucia F. N. de Souza. A REPRESENTAÇÃO PICTÓRICA NA ESTÉTICA DE HEGEL E A IMPORTÂNCIA DA COR NA PINTURA HOLANDESA DO SÉCULO XVII. In: XI Encontro de História da Arte - Da Percepção à Palavra: Luz e Cor na História da Arte, 2015, Campinas. Atas [do] XI Encontro de história da arte : da percepção à palavra: luz e cor na História da arte. Campinas: UNICAMP/IFCH/CHAA., 2015. v. 1. p. 326-336.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Pensando o Qualisigno na Cor: a experiência estética da cor como fator determinante na análise da escultura da Grécia Antiga à luz da filosofia de Charles S. Peirce.. In: 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015, São Paulo. 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo ? Resumos / Abstracts. São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo - PUC/SP, 2015. v. 1. p. 102-104.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, Lucia F. N. de Souza. O jogo entre mímesis e phantasía na produção da imgem pictórica à luz dos conceitos peircianos de percepto, juízo perceptivo e abdução. In: 17º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2017, São Paulo. 17º Encontro Internacional sobre Pragmatismo- Resumos- Abstract. São Paulo: CEP-PUCSP, 2017. v. 1. p. 78-79.

2.
DANTAS, Lucia F. N. de Souza. The play between mimesis and phantasy in the production of pictorial image by the light of the peircien concepts of percept, perceptive jugment and abduction. In: 17 th International Meeting on Pragmatism - PUC-SP, 2017, São Paulo. 17 th International Meeting on Pragmatism - PUC-SP - Abstract. São Paulo: CEP-PUCSP, 2017. v. 1. p. 79-80.

3.
DANTAS, Lucia F. N. de Souza. Experiência Estética e percepção analisadas à luz da teoria da percepção de Charles S. Peirce em diálogo com a reflexão acerca da experiência estética de John Dewey. In: EBICC-2017 Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva, 2017, São Paulo. EBICC-2017 Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva- Abstract Book - Caderno de Resumos. São Paulo: SBCC - Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidad, 2017. v. 1. p. 23-24.

4.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; ZANETTE, J. L. . Da autonomia Estética acerca do conceito de perfeição da obra de arte no interior do pensamento filosófico de Dewey. In: 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015, São Paulo. 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo ? Resumos/ Abstracts. São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo - PUC-SP, 2015. v. 1. p. 99-102.

5.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Pensando o Qualisigno na Cor: a experiência estética da cor como fator determinante na análise da escultura da Grécia Antiga à luz da filosofia de Charles S. Peirce.. In: 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015, São Paulo. 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo ? Resumos / Abstracts. São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo - PUC-SP, 2015. v. 1. p. 102-104.

6.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; ZANETTE, J. L. . Da autonomia Estética acerca do conceito de perfeição da obra de arte no interior do pensamento filosófico de Dewey. In: 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015, São Paulo. 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo ? Resumos/ Abstracts. São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo - PUC/SP, 2015. v. 1. p. 99-102.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Do dispositivo: abdução - Percepção e inferência abdutiva em Peirce. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Primeiridade, estético e artístico: diálogo entre Peirce e Dewey acerca da experiência estética. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Tintas e Médiuns Acrílicos ? história das tecnologias artísticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Contributions from Charles S. Peirce?s philosophy for a research for issues on phenomenology and ontology of art. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; ZANETTE, J. L. . Da autonomia Estética acerca do conceito de perfeição da obra de arte no interior do pensamento filosófico de Dewey. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Pensando o Qualisigno na Cor: a experiência estética da cor como fator determinante na análise da escultura da Grécia Antiga à luz da filosofia de Charles S. Peirce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Tékhne e inspiração na práxis artística: interfaces entre O ?Íon? de Platão e o ?O Ato Criativo? de Duchamp. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. A representação pictórica na estética de Hegel e a importância da cor na pintura holandesa do século XVII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Palestra sobre as Bienais de São Paulo de 1994 (22ª Bienal) e 1996 (23ª Bienal). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. O Real na Pintura: ação pictórica ea representação à luz da teoria da formatividade de Luigi Pareyson. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Técnicas e Materiais na Pintura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. O uso do mosaico na História da Arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Telepatia e Percepção. São Paulo: EDUC- PUC-SP, 2017. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; EMERICH, D. . Projeto pedagógico para CURSO TÉCNICO EM MUSEOLOGIA. 2014.

2.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Projeto pedagógico para CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE ARTE SACRA. 2011.

3.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Projeto Pedagógico para Curso de Preservação e Análise de Obras de Arte - Peritagem. 2010.

4.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Projeto Pedagógico para CURSO TÉCNICO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO. 2010.

5.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Conservação e Restauração Pictórica. 2010.

6.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; PORTO, M. ; EMERICH, D. . Projeto de Documentação, pesquisa e difusão do acervo do Museu Municipal de Osasco Dimitri Sensaud de Lavaud.. 2006.

7.
PUCCI, M. ; SOUZA DANTAS, Lucia F. N. ; PORTO, M. . Projeto de Restauro e Reforma do Museu Municipal de Osasco Dimitri Sensaud de Lavaud. 2005.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Lucia de Souza Dantas. 2009; Tema: Portfólio com trabalhos artísticos. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
DANTAS, Lucia F. N. de Souza. 17º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2017. (Editoração/Anais).

2.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Filosofia dos Contos de Fadas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Pós-Graduação em Análise de Obras de Arte -Peritagem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de curso de pós graduação).

4.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. 16º Encontro Internacional Sobre Pragmatismo - Resumos. 2015. (Editoração/Anais).

5.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; CARVALHO, Raul ; MEDEN, Susana . 1º Simpósio Internacional de Conservação: Novas Perspectivas para Conservação de Acervos ? CTTA-SP. 2015. (Organização de Evento).

6.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Jornada de Pesquisa em Arte PPG/ UNESP 2015 ? Edição Internacional ? Mesa Arte e História 2. 2015. (Mediadora da mesa de comunicação com o tema: Arte e História 2).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Lucia de Souza Dantas. 2009 (Site).

2.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Diminutos e Acervo de Arte Contemporânea da ABRA. 2003 (Exposição).

3.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; Silva, G. . ?Women at 30 by 30 women? ? Latinarte Gallery ? Miami/ Estados Unidos.. 2002 (Exposição coletiva).

4.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; BENATTI, G. P. . ?Homenagem a Jean - Marie Floch ? Um Diálogo Visual?, PUC/SP. 2001 (Exposição coletiva).

5.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. ?Santeiro? na Casa da Fazenda. 2000 (Exposição coletiva).

6.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. ?Sétimo Sete?, no Salão Cultural do Museu de Arte Brasileira da FAAP. 1995 (Exposição coletiva).

7.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Individual no Bar do MUBE. 1995 (Exposição coletiva).

8.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. ?Pintura ? Instalação ? Performance?,. 1994 (Exposição coletiva).

9.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Anual da FAAP - 1993. 1993 (Exposição coletiva).

10.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Anual da FAAP - 1992. 1992 (Exposição coletiva).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; HITNER, S. D. A. C.; CRUZ, B. A. C. D.; VACAREZZA-AMARAL, S. A.. Participação em banca de Fernando Frantz. Análise e exame da autenticidade da gravura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

2.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; HITNER, S. D. A. C.; CRUZ, B. A. C. D.; VACAREZZA-AMARAL, S. A.. Participação em banca de Ana Carolina de Souza Cruz. Laudo pericial de ilustração de Portinari para o livro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

3.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; HITNER, S. D. A. C.; CRUZ, B. A. C. D.; VACAREZZA-AMARAL, S. A.. Participação em banca de Mirelle Toti Mafeis. Análise Pericial: atribuição de autenticidade da obra " Nu Feminino" de Flávio de Carvalho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

4.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; HITNER, S. D. A. C.; CRUZ, B. A. C. D.; VACAREZZA-AMARAL, S. A.. Participação em banca de Afra Régia de Lima. Casa da Pedra: é o não é um Benedito?!. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

5.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; HITNER, S. D. A. C.; CRUZ, B. A. C. D.; VACAREZZA-AMARAL, S. A.. Participação em banca de Douglas Quintale. Aldo Bonadei: processo pericial de autenticidade em obra do gênero pictórico de paisagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

6.
HITNER, S. D. A. C.; NEIVA, A. C.; SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Participação em banca de Giovana Lazzarini Naddeo. Análise de Materiais - Obra desconhecida. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

7.
HITNER, S. D. A. C.; REGIGOLO, M. M.; SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Participação em banca de Semíramis Ensel Wizentier. Verificação de autenticidade de um quadro do Pancetti. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

8.
HITNER, S. D. A. C.; NEIVA, A. C.; SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Participação em banca de Valéria Rodrigues Bueno. O Apocalipse nos Afrescos de Emeric Marcier na Capela da Juventude Operária Católica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

9.
HITNER, S. D. A. C.; NEIVA, A. C.; SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Participação em banca de Marilene Pereira da Silva Tessler. Estudo de uma gravura: Moisés Faz Jorrar Água da Rocha de Baudet, baseado em Poussin. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

10.
HITNER, S. D. A. C.; NEIVA, A. C.; SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Participação em banca de Andreia Cristina Campinho. PERITAGEM DE OBRA DE AUTOR DESCONHECIDO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

11.
HITNER, S. D. A. C.; NEIVA, A. C.; SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Participação em banca de Frei Cassiano T. G. Almeida, OFMCap. A Talha e as Obras da Escola de Pintura Fluminense Remanescentes da Antiga Igreja e Convento de São Sebastião dos Frades Capuchinhos do Morro do Castelo - RJ Analise Pericial. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
IBRI, I. A.; MADI, Maria Alejandra; DANTAS, Lucia F. N. de Souza. Participação em banca de Guilherme Frassetto da Cunha Lima Freire.O conceito de "continuum Experimental" na Filosofia de John Dewey. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Filosofia) - Faculdade de São Bento de São Paulo.

2.
IBRI, I. A.; MADI, Maria Alejandra; DANTAS, Lucia F. N. de Souza. Participação em banca de Thiago Ferreira da Motta Gehrmann Castro.A Cosmologia Peirciana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Filosofia) - Faculdade de São Bento de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17º Econtro Internacional sobre Pragmatismo - PUCSP.O jogo entre mímesis e phantasía na produção da imgem pictórica à luz dos conceitos peircianos de percepto, juízo perceptivo e abdução. 2017. (Encontro).

2.
2º Simpósio de Conservação e Restauro - Templo da Arte.2º Simpósio de Conversação e restauro. 2017. (Simpósio).

3.
Diálogos sobre Arte: Exposição Cadências de Carina Gonzalez. Diálogos sobre Arte. 2017. (Exposição).

4.
EBICC-2017 Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitivan.Mesa redonda: Experiência Estética e percepção: analisadas à luz da teoria da percepção de Charles S. Peirce em diálogo com a reflexão acerca da experiência estética de John Dewey ( round-table). 2017. (Encontro).

5.
XIX Semana São Bento de Filosofia.XIX Semana São Bento de Filosofia: palestras da mesa: O jogo estético do devaneio / A poética das coisas sem nome. 2017. (Outra).

6.
I Colóquio sobre Realismo Especulativo e Realismo Peirceano. 2016. (Outra).

7.
Minicurso com Prof. Nathan Houser.Contributions from Charles S. Peirce?s philosophy for a research for issues on phenomenology and ontology of art. 2016. (Seminário).

8.
Oficinas culturais gratuitas - Espaço Cultural Porto Seguro.Tintas e médiuns acrílicos ? história das tecnologias artísticas. 2016. (Oficina).

9.
Simpósio: Do Dispositivo Psicanalítico.Do dispositivo: abdução - Percepção e inferência abdutiva em Peirce. 2016. (Simpósio).

10.
XVII Encontro Nacional - ANPOF.Primeiridade, Estético e Artístico: Diálogo entre Peirce e Dewey acerca da Experiência Estética. 2016. (Encontro).

11.
XVII ENCONTRO NACIONAL - ANPOF.Primeiridade, estético e artístico: diálogo entre Peirce e Dewey acerca da experiência estética. 2016. (Encontro).

12.
16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Pensando o Qualisigno na Cor: a experiência estética da cor como fator determinante na análise da escultura da Grécia Antiga à luz da filosofia de Charles S. Peirce. 2015. (Encontro).

13.
16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Da autonomia Estética acerca do conceito de perfeição da obra de arte no interior do pensamento filosófico de Dewey. 2015. (Encontro).

14.
1º Simpósio Internacional de Conservação: Novas Perspectivas para Conservação de Acervos ? CTTA-SP.1º Simpósio Internacional de Conservação: Novas Perspectivas para Conservação de Acervos ? CTTA-SP. 2015. (Simpósio).

15.
COLÓQUIO ERNST CASSIRER. 2015. (Outra).

16.
Grupo de Estudos das Bienais no Arquivo Histórico Wanda Svero.Palestra sobre as Bienais de São Paulo de 1994 (22ª Bienal) e 1996 (23ª Bienal). 2015. (Oficina).

17.
Jornada de Pesquisa em Arte PPGG IA/ UNESP 2015 ? Edição Internacional.Tékhne e inspiração na práxis artística: interfaces entre O ?Íon? de Platão e o ?O Ato Criativo? de Duchamp. 2015. (Outra).

18.
Jornada de Pesquisa em Arte PPGG IA/ UNESP 2015 ? Edição Internacional.Mediadora da mesa de comunicação com o tema: Arte e História 2. 2015. (Outra).

19.
XI Encontro de História da Arte ? CHAA - UNICAMP.A representação pictórica na estética de Hegel e a importância da cor na pintura holandesa do século XVII. 2015. (Encontro).

20.
Seminário Internacional: Arte Contemporânea e Crítica de Arte (MAC-USP). 2009. (Seminário).

21.
Seminário Internacional do ICOM ?Formação dos profissionais de museus: reflexões e perspectivas?.. 2009. (Seminário).

22.
Semana do Design de Interiores - Centro Universitário Belas Artes."O uso do mosaico na História da Arte- da antiguidade aos dias de hoje". 2008. (Outra).

23.
Ciclo de Palestras para arquitetos e designers de interiores - ABD (Associação Brasileira de Designers de interiores).Palestra: ?A cor na arquitetura da antiguidade ? do Egito antigo à Roma antiga?. 2007. (Encontro).

24.
Ciclo de Palestras para arquitetos e designers de interiores - ABD (Associação Brasileira de Designers de interiores).Palestra: "O azulejo na arquitetura ? da mesopotâmia ao barroco brasileiro?. 2007. (Encontro).

25.
Ciclo de Palestras para arquitetos e designers de interiores - ABD (Associação Brasileira de Designers de interiores).?O uso do mosaico na arquitetura da antiguidade ? da Mesopotâmia à cultura Bizantina?. 2007. (Encontro).

26.
II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (Arte e Pensamento na contemporaneidade) ESPAÇO, ACELERAÇÃO E AMNÉSIA ? Paço das Artes ? USP e Fórum Permanente. 2007. (Simpósio).

27.
XLI Congresso da AICA (International Association of Arte Critics) ? A Institucionalização da Arte Contemporânea: a crítica de arte, os museus, as bienais, o mercado de arte. 2007. (Congresso).

28.
Seminário ? ?Museus & Entidades Culturais: Planejamento Institucional?, realização do ICOM (Comitê Brasileiro ? Conselho Internacional de Museus) e do CCBB ? SP (Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo),. 2005. (Seminário).

29.
Seminário ?V Semana dos Museus da USP? e seminário ?Avaliação de Apoio a Museus Brasileiros/Vitae?. 2005. (Seminário).

30.
Ciclo de Palestras sobre arte contemporânea internacional e brasileira no Núcleo de Arte Contemporânea da ABRA.Palestra: ?Ecos de Duchamp na Arte Paulista?. 2003. (Oficina).

31.
Programa de treinamento e reciclagem de profissionais da ABD (Associação Brasileira de Decoradores).teoria de cor aplicada à arquitetura e design de interiores, voltada a arquitetos e decoradores. 2002. (Oficina).

32.
Seminários ?Panorama da Imagem?, Secretaria do Estado da Cultura, auditório do Mube. 1997. (Seminário).

33.
Seminário Internacional ?A Cultura nas Metrópoles?, Sesc Paulista. 1996. (Seminário).

34.
Seminário Internacional ?Arte Pública - Tradição e Tradução?, Sesc Paulista. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DANTAS, Lucia F. N. de Souza; GHIZZI, E. B. ; IBRI, I. A. ; ZANETTE, J. L. ; MADEIRA, M. S. ; FANTI, R. ; ALMEIDA, R. V. ; MADI, Maria Alejandra . 17º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2017. (Congresso).

2.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; DANTAS, L. R. A. S. ; BALTAZAR, M. L. ; FERRAZ, J. H. C. ; VILALBA, I. . Simpósio: Do Dispositivo Psicanalítico. 2016. (Congresso).

3.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; IBRI, I. A. ; GHIZZI, E. B. ; FANTI, R. ; MADEIRA, M. S. . Minicurso com Prof. Dr. Nathan Houser. 2016. (Congresso).

4.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; ZANETTE, J. L. . Palestra sobre a Metáfora com Tomas Drumkenmolle. 2016. (Outro).

5.
IBRI, I. A. ; DE SOUZA, E. G. ; GHIZZI, E. B. ; RODRIGUES, C. T. ; ZANETTE, J. L. ; MADEIRA, M. S. ; ALMEIDA, R. V. ; SOUZA DANTAS, Lucia F. N. ; FANTI, R. ; LOVATO, M. V. C. ; POZZOLI, V. L. . 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2015. (Congresso).

6.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.; CARVALHO, Raul ; MEDEN, Susana . 1º Simpósio Internacional de Conservação: Novas Perspectivas para Conservação de Acervos ? CTTA-SP. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Catarina Marques da Silva. Di Cavalcanti: um laudo de autenticidade.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte. (Orientador).

2.
ANA LÚCIA LÁZARO BARRETO. DI CAVALCANTI E SUA PAIXÃO ? RIO DE JANEIRO. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte. (Orientador).

3.
MARIA JOSÉ MACHADO DE ANDRADE. ANÁLISE E AUTENTICIDADE DE UMA PINTURA DE CAVALETE DE ALDEMIR MARTINS.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Preservação e Análise de Obra de Arte - Peritagem) - Centro Técnico Templo da Arte. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA DANTAS, Lucia F. N.2016SOUZA DANTAS, Lucia F. N.. Pensando o Qualisigno na cor: a experiência da cor como fator determinante a análise da escultura da grécia antiga à luz da filosofia de Charles S. Peirce. COGNITIO-ESTUDOS (PUC-SP. ONLINE), v. 13, p. 238-255, 2016.



Outras informações relevantes


Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Pragmatismo e Estética vinculado ao Centro de Estudos de Pragmatismo - CEP/PUCSP
Participante do GT Semiótica e Pragmatismo da ANPOF



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 24:58:03