Angela Fontana Marques

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  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Possui mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (2007), doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educaçäo Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, matemática, analise multivariada e Tecnologia da Informação. Participo do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação - GEPEMA, desde 2009, que está constituído no Departamento de Matemática e desenvolve suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. As principais atividades incluem o desenvolvimento da investigação no campo da Educação Matemática e Avaliação, bem como a formação de pesquisadores nesta área, nos níveis de Mestrado e Doutorado. Também participo, desde 2012, do grupo de pesquisa multidisciplinar NUSEINTEC ? Núcleo de Sociedade, Educação e Inovação Tecnológica do IFPR que é um grupo de pesquisa multidisciplinar constituído por docentes, técnicos administrativos e estudantes do IFPR Campus Paranavaí, aptos a atuar em projetos na Linha de Pesquisa Institucional intitulada: Sociedade, Educação e Inovação Tecnológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angela Fontana Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, A.F

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.
Av. Gabriel Esperidiäo
87703-000 - Paranavai, PR - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: AULAS DE MATEMÁTICA: narrativas de uma professora em transição, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Regina Luzia Cório de Buriasco.
Palavras-chave: Educação Matemática Realística; Narrativas; Prática Docente.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2017
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: AULAS DE MATEMÁTICA: narrativas de uma professora em transição, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Profa. Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco.
Bolsista do(a): Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, IFPR, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática Realística; Narrativa; Prática Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Matemática Aplicada.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Aplicação da Análise Multivariada na Infra-Estrutura e Desempenho das Escolas Públicas do Ensino Fundamental e Médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Jair Mendes Marques.
Palavras-chave: multivariável; análise multivariada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Construção.




Formação Complementar


2011 - 2012
Avaliação da Aprendizagem Escolar. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
Disciplina de Modelagem Matemática na perspectiva. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Disciplina de Tópicos Especiais em Ed. Matemática. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Disciplina de Tópicos em Educação Matemática. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Estudos para Organização e Elaboração do Plano de. (Carga horária: 2008h).
Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, NRE, Brasil.
2007 - 2007
III Grupo de Estudo as Sábados - Matemática. (Carga horária: 30h).
Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, NRE, Brasil.
2007 - 2007
Grupo de Estudo aos Sábado - Educação no Campo. (Carga horária: 2007h).
Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, NRE, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 8h).
Centro de treinamento do Magistério do Paraná, CTMP, Brasil.
2006 - 2006
Encaminhamento Metodológico na Disciplina de matem. (Carga horária: 24h).
Centro de treinamento do Magistério do Paraná, CTMP, Brasil.
2006 - 2006
VII Semana do Programa de Pós-Graduação em Métodos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
Curso dirigido de Diretrizes Pedagógicas para a Ed. (Carga horária: 32h).
Centro de treinamento do Magistério do Paraná, CTMP, Brasil.
2005 - 2005
Curso dirigido de Diretrizes Pedagógicas e Adminis. (Carga horária: 24h).
Centro de treinamento do Magistério do Paraná, CTMP, Brasil.
2004 - 2004
Nivelamento para a seleção de pós-graduação em Mét. (Carga horária: 80h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
2004 - 2004
I Encontro Descentralizado ? Diretrizes Curricular. (Carga horária: 8h).
Centro de treinamento do Magistério do Paraná, CTMP, Brasil.
2004 - 2004
Salto para o Futuro II. (Carga horária: 40h).
Centro de treinamento do Magistério do Paraná, CTMP, Brasil.
2004 - 2004
Salto para o Futuro I. (Carga horária: 40h).
Centro de treinamento do Magistério do Paraná, CTMP, Brasil.
2004 - 2004
Projeto Portal. (Carga horária: 40h).
Núcleo de tecnologia educacional, NTE, Brasil.
2004 - 2004
II Encontro Descentralizado ? Diretrizes Curricula. (Carga horária: 8h).
Centro de treinamento do Magistério do Paraná, CTMP, Brasil.
2004 - 2004
Metodos Númericos em Engenharia. (Carga horária: 80h).
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
2003 - 2003
Ética e Interdisciplinaridade. (Carga horária: 10h).
Núcleo de tecnologia educacional, NTE, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Projetos Educacionais II. (Carga horária: 60h).
Núcleo Regional de Educação, NRE, Brasil.
1999 - 1999
Atividades Pedagógicas de Ciências e Matemática. (Carga horária: 30h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
1998 - 1998
Astronomia Básica. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
1998 - 1998
Atividades Pedagógicas de Ciencias e Matemática. (Carga horária: 50h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paranavaí - CÂMPUS PARANAVAI, IFPR - PARANAVAÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Atividades

02/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí, Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí.

Atividade realizada
Membro do Comitê de Pesquisa e Extensão.

Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Escola Estadual Agostinho Stefanello, EEAS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Clube de Matemática: investigando processos de ensino e aprendizagem à luz da abordagem de ensino Educação Matemática Realística (RME) por meio das Tendências da Educação Matemática
Descrição: O Projeto de pesquisa Clube de Matemática: investigando processos de ensino e aprendizagem à luz da abordagem de ensino Educação Matemática Realística (RME) por meio das Tendências da Educação Matemática tem por principal objetivo elaborar aulas de matemática, estratégias de ensino e aprendizagem, tarefas matemáticas que oportunize o aluno e professor a exercer sua função no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o aluno desempenhará o papel de sujeito ativo e responsável pela construção do seu próprio conhecimento, e o professor exercerá a função de guia, mediador do processo de aprendizagem. Na elaboração das aulas de matemática serão utilizados aspectos relevantes da prática docente à luz da abordagem Educação Matemática Realística (RME), tais como, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada. Serão planejadas e ministradas aulas de matemática à luz da Educação Matemática Realística por meio de estratégias de ensino que seguirão os esquemas de aula presente nas Tendências da Educação Matemática, tais como: Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Investigação Matemática. Para caracterizar uma aula, como ministrada à luz da RME, alguns aspectos deveram estar presentes: o aluno precisaria deixar de ser mero espectador da Matemática pronta e acabada e passar a desempenhar o papel de agente ativo na construção do seu próprio conhecimento; o professor deixa de exercer a função de transmitir conhecimento e assumir um papel de guia, de acordo com o princípio da Reinvenção Guiada. O público-alvo serão os professores do IFPR ? Campus Paranavaí, professores da rede Estadual e da rede Municipal, estudantes do IFPR ? Campus Paranavaí. Deseja-se com esta pesquisa construir, à luz da RME por meio das Tendências da Educação Matemática, várias configurações de estratégias pedagógicas, para ministrar aulas de matemática, que promova aos alunos a oportunidade de construir e reinventar o conhecimento matemático e ao professor a oportunidade de desempenhar a função de guia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Angela Fontana Marques - Coordenador / Késsia Rita da Costa Marchi - Integrante / Luciana Yoshie Tsuchiya - Integrante / Marluci Cristina Galindo - Integrante / Renato Rodrigues dos Santos - Integrante.
2017 - Atual
Clube de Matemática: investigando processos de ensino e aprendizagem à luz da abordagem de ensino Educação Matemática Realística (RME) por meio das Tendências da Educação Matemática
Descrição: O Projeto de pesquisa Clube de Matemática: investigando processos de ensino e aprendizagem à luz da abordagem de ensino Educação Matemática Realística (RME) por meio das Tendências da Educação Matemática tem por principal objetivo elaborar aulas de matemática, estratégias de ensino e aprendizagem, tarefas matemáticas que oportunize o aluno e professor a exercer sua função no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o aluno desempenhará o papel de sujeito ativo e responsável pela construção do seu próprio conhecimento, e o professor exercerá a função de guia, mediador do processo de aprendizagem. Na elaboração das aulas de matemática serão utilizados aspectos relevantes da prática docente à luz da abordagem Educação Matemática Realística (RME), tais como, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada. Serão planejadas e ministradas aulas de matemática à luz da Educação Matemática Realística por meio de estratégias de ensino que seguirão os esquemas de aula presente nas Tendências da Educação Matemática, tais como: Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Investigação Matemática. Para caracterizar uma aula, como ministrada à luz da RME, alguns aspectos deveram estar presentes: o aluno precisaria deixar de ser mero espectador da Matemática pronta e acabada e passar a desempenhar o papel de agente ativo na construção do seu próprio conhecimento; o professor deixa de exercer a função de transmitir conhecimento e assumir um papel de guia, de acordo com o princípio da Reinvenção Guiada. O público-alvo serão os professores do IFPR ? Campus Paranavaí, professores da rede Estadual e da rede Municipal, estudantes do IFPR ? Campus Paranavaí. Deseja-se com esta pesquisa construir, à luz da RME por meio das Tendências da Educação Matemática, várias configurações de estratégias pedagógicas, para ministrar aulas de matemática, que promova aos alunos a oportunidade de construir e reinventar o conhecimento matemático e ao professor a oportunidade de desempenhar a função de guia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Diferentes situações problema: relevante atividade para construir conhecimentos matemáticos por meio da Investigação Matemática e a Análise da produção escrita.
Descrição: O presente projeto de pesquisa consiste em oportunizar os estudantes a construírem conhecimento por meio de diferentes situações problemas em diversificados contextos, sejam elas questões escolares, da vida cotidiana, situações catastróficas, entre outras. Os estudantes serão desafiados a analisar, interpretar, coletar dados e construírem diferentes estratégias, procedimento e modelos na busca da solução do problema. As ferramentas que subsidiarão o desenvolvimento cognitivo e a investigação de potencialidades dos estudantes será a Investigação Matemática. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo construir estratégias para colaborar na regulação do ensino e da aprendizagem do conhecimento matemático. As informações coletadas por meio das situações problemas, realizadas pelo estudante, favorecerão a formação de habilidades, competências, autonomia e a construção do conhecimento matemático científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
2. Diferentes Situações Problema: relevante atividade para construir conhecimentos matemáticos por meio da Investigação Matemática e a Análise da Produção Escrita
Descrição: O presente projeto de pesquisa consiste em oportunizar os estudantes a construírem conhecimento por meio de diferentes situações problemas em diversificados contextos, sejam elas questões escolares, da vida cotidiana, situações catastróficas, entre outras. Os estudantes serão desafiados a analisar, interpretar, coletar dados e construírem diferentes estratégias, procedimento e modelos na busca da solução do problema. As ferramentas que subsidiarão o desenvolvimento cognitivo e a investigação de potencialidades dos estudantes será a Investigação Matemática. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo construir estratégias para colaborar na regulação do ensino e da aprendizagem do conhecimento matemático. As informações coletadas por meio das situações problemas, realizadas pelo estudante, favorecerão a formação de habilidades, competências, autonomia e a construção do conhecimento matemático científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Clube de Matemática: Investigando contextos para descobrir, construir e aplicar conhecimentos matemáticos por meio da Investigação Matemática e a Analise da Produção Escrita.
Descrição: O presente projeto de pesquisa consiste na formação de um Clube de Matemática, à luz das estratégias da: Investigação Matemática e a Analise da Produção Escrita, para oportunizar e desafiar os estudantes do IFPR ? Câmpus Paranavaí a desenvolverem hábitos de estudo em grupo e individual e a promover momentos para que esses trabalhem com os conceitos matemáticos na busca de construírem, produzirem ou reinventarem o conhecimento matemático, aplicando-os em diferentes contextos. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo construir estratégias para colaborar na regulação do ensino e da aprendizagem do conhecimento matemático. As informações coletadas por meio das tarefas matemáticas, realizados pelos participantes do Clube da Matemática, contribuirão para a construção de materiais pedagógicos que poderão ser utilizados como recursos metodológicos para os professores de matemática em sala de aula, e para os estudantes. Esses estudantes serão oportunizados a entenderem e compreenderem os Conteúdos Matemáticos de maneira mais dinâmica, por meio da investigação matemática, modelos matemáticos e elaboração de métodos particulares, no qual mediados pela ação da professora coordenadora, utilizarão diferentes métodos, Investigação Matemática, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas ferramentas para a regulação da sua própria aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Música:transformando vidas
Descrição: Uma das principais finalidades do ensino da música na comunidade é que ela seja um veículo de socialização e formação integral do sujeito, dando a todos igualmente a oportunidade de desenvolver e aprimorar os princípios de cidadania, a sensibilidade, a auto-estima, a disciplina responsável, a solidariedade, o senso crítico, o gosto pelas atividades culturais. A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas. Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado. Quem convive diariamente com crianças e adolescentes que estudam música, tocando, cantando, improvisando e lendo partituras, observa que aquele que era agitado se torna mais calmo e concentrado. Ocorre também o oposto, deixando quem era muito tímido mais expansivo em suas relações. A neurociência e as inúmeras pesquisas na área do cérebro comprovam que a música atua em quase todas as áreas cerebrais. Nada escapa de ser estimulado e trabalhado. Os resultados ficam bem evidentes para quem observa a transformação pela qual estas crianças e jovens passam. Ao pesquisar e ler a respeito de vários projetos que envolvem a Música percebesse que os jovens que passam por um processo musical, em sua grande maioria, modificam comportamentos inadequados socialmente (vícios, agressividade), melhoram sua autoestima, desenvolvem sua inteligência emocional analítico-racional e senso estético. Além disso, percebem mais a realidade ao seu redor e as consequências de seus atos. A explicação científica é que o córtex pré-frontal é uma das ultimas áreas a amadurecer na adolescência e é ele o responsável pela capacidade de resolver os problemas e determina as respostas do comportamento do indivíduo ao estímulo recebido. Esta mesma área é bem desenvolvida nos músicos e está ligada ao planejamento do tocar e cantar.Mas não podemos deixar de enfocar o valor cultural de uma aprendizagem musical em relação ao próprio domínio da área e valorização de uma cultura de maior qualidade. A maioria não se torna artista; torna-se, porém, um cidadão mais completo. E o mais importante de tudo: torna-se uma pessoa mais feliz! Os projetos sociais e educacionais em todo o mundo que envolvem a aprendizagem musical não negam esta afirmação: "A educação musical transforma!" O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O estudante aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre os estudantes. A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da l.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Projeto "O Ensino de Frações por meio da Investigação Matemática e o uso de materiais manipuláveis"
Descrição: A Educação Matemática há algum tempo vem se preocupando em proporcionar aos educandos um ensino de qualidade, no qual, os conceitos matemáticos ensinados devam ser significativos e úteis em seu cotidiano. Para isso, foram desenvolvidas várias Tendências Metodológicas para que o professor, na sua prática docente, consiga motivar e mobilizar o aluno no processo de aprendizagem. No entanto, estas Tendências Metodológicas muitas vezes são apresentadas de forma sistematizada ou como uma proposta curricular, não sendo enfatizado o como esta metodologia deve ser aplicada para favorecer a construção do conhecimento pelo aluno no processo ensino e aprendizagem. Por essas considerações apresentadas anteriormente é que se pretendem possibilitar aos professores e futuros professores entender e compreender o como pode ser articulada e elaborada uma aula com o uso destas Tendências, em que nesse projeto será priorizada a Tendência da Investigação Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Angela Fontana Marques - Coordenador.
2011 - 2011
O Ensino dos porquês da Matemática Básica por meio de atividades de investigação contextualizada.
Descrição: É notória a dificuldades que os Universitários de Matemática e Ciências demonstram em relação os conceitos fundamentais ou básicos da matemática, no qual, os mesmos ao chegarem no nível superior já deveriam dominar, no entanto, estes conceitos não adquiridos na vida escolar acabam dificultando o desenvolvimento de qualquer cálculo matemático. Com a necessidade demonstrada pelos Universitários em dominarem tais conceitos, pensou-se na hipótese de criar um projeto que direcionaria a aprendizagem de forma a discutir e problematizar o ensino da matemática básica no Ensino Fundamental e Médio, pois, estes Universitários, futuros professores, terão a oportunidade de aprender estes conceitos e desenvolver um ensino de qualidade como docente para que no futuro outros alunos não passem pelo mesmo problema..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Angela Fontana Marques - Coordenador.
2007 - 2007
Projeto Matemática Básica nas Escolas
Descrição: ,ministrando e orientando aulas para o acadêmicos, preparando-os para aplicarem posteriormente os conceitos estudados para os alunos nas escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Angela Fontana Marques - Coordenador.
2006 - 2006
Projeto de Matemática Básica nas Escolas
Descrição: Projeto Matemática Básica nas Escolas, ministrando e orientando aulas para o acadêmicos, preparando-os para aplicarem posteriormente os conceitos estudados para os alunos nas escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Angela Fontana Marques - Coordenador.
2005 - 2005
Projeto Matemática Básica nas Escolas
Descrição: Projeto Matemática Básica nas Escolas, ministrando e orientando aulas para o acadêmicos, preparando-os para aplicarem posteriormente os conceitos estudados para os alunos nas escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Angela Fontana Marques - Coordenador.
2004 - 2004
Projeto Matematica Básica nas Escolas
Descrição: ministrando e orientando aulas para o acadêmicos, preparando-os para aplicarem posteriormente os conceitos estudados para os alunos nas escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Angela Fontana Marques - Coordenador.
1999 - 2000
Programa Universidade Sólidaria Regiona
Descrição: Trabalhos realizados com a comunidade da cidade de Porto Rico, pesquisa sobre as necessidades relacionadas a saúde, saneamento Básico e potencial econômico, Cursos de capacitação aos professores do Ensino Fundamental e Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Angela Fontana Marques - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educaçäo Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1KAMAKAWA, H. T.2018KAMAKAWA, H. T. ; MARQUES, A.F ; LOPES, L. F. B. . Desenvolvimento de uma proposta computacional para o gerenciamento do Conselho de Classe. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. v. 16, p. p. 1-10,, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
Viola, J. R. S. ; PASSOS, A. Q. ; MARQUES, A.F . ANÁLISE DE ERROS E MANEIRAS DE LIDAR: um olhar a respeito das produções do GEPEMA. In: Regina Luzia Corio de Buriasco. (Org.). GEPEMA: espaço e contexto de aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 1-156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, A.F. UMA TAREFA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA: SEMELHANÇAS E RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. In: VII CIBEM, 2013. UMA TAREFA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA: SEMELHANÇAS E RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Souza, D.D ; SBRISSA, E. P. C. ; MARCHI, K. R. C. ; MARQUES, A.F . Oportunizando a Construção do Conhecimento para Alunos Surdos por meio da Sala de Aula Invertida.. In: SOUZA, D. D. ; SBRISSIA, E. P. C. ; MARQUES, A. F. ; MARCHI, K.R.C. . Oportunizando a Construção do Conhecimento para Alunos Surdos por meio da Sala de Aula Invertida. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro de Inic, 2017, Umuarama. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro de Iniciação Científica da Unipar, 2017. v. 02.

2.
PASCHOALIN, L. ; GAVASSI, I. ; ROYER, M. R. ; SANTOS, M. B. ; MARCHI, G. D. ; ZOTTESSO, R. H. D. ; KAMAKAWA, H. T. ; MARCHI, K. R. C. ; MARQUES, A.F . Recursos de Tecnologia da Informação Como Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem de Citologia. In: VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2017, Pinhais. Anais do VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR ? SE²PIN. p. 337-411.

3.
ALVES, A. A. ; NASCIMENTO, R. R. ; OLIVEIRA, F. W. C. ; MARCHI, K. R. C. ; MARQUES, A.F ; OLHER, V. G. A. . A Tecnologia da Informação e Comunicação na Química ? Análise Centesimal. In: VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2017, Pinhais. Anais do VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR ? SE²PIN, 2017. p. 28-411.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROSSETO, H. ; KLOSOSKI, S.J. ; PIMENTEL, T. C. ; MARQUES, A. F. ; BARAO, C. E. ; MARQUES, A.F . Analisis de la calidad de huevos disponibles en el mercado y almacenados en diferentes temperaturas.. Revista Española de Ciencia y Tecnología de Alimentos (Cessou em 1995. Cont. ISSN 1082-0132 Food Science and Technology International), 2018.

2.
MARQUES, A.F. Aplicação da análise multivariada na infra-estrutura e desempenho das escolas públicas do ensino fundamental e médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Acta Scientiarum. Technology (Impresso), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
Souza, D.D ; SBRISSA, E. P. C. ; MARQUES, A.F ; MARCHI, K. R. C. . Oportunizando a Construção do Conhecimento para Alunos Surdos por meio da Sala de Aula Invertida.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LARROSA, A. L. G. ; MARCHI, K. R. C. ; MARQUES, A.F . O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANTOS, T. G. ; GOLDIN, G. F. ; ALVES, A. A. ; MARCHI, K. R. C. ; MARQUES, A.F . A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MATEMÁTICA ? SISTEMATH. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARQUES, A.F; OLIVEIRA, F. W. C. ; OLHER, V. G. A. ; ALVES, A. A. ; NASCIMENTO, R. R. ; MARCHI, K. R. C. . A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA QUÍMICA ? ANÁLISE CENTESIMAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALVES, A. A. ; MARCHI, K. R. C. ; MARQUES, A.F ; OLHER, V. G. A. ; NASCIMENTO, R. R. ; OLIVEIRA, F. W. C. . A Tecnologia da Informação e Comunicação na Química ? Análise Centesimal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PASCHOALIN, L. ; MARCHI, K. R. C. ; MARQUES, A.F ; GAVASSI, I. ; ROYER, M. R. ; SANTOS, M. B. ; DEMIZU, F. S. B. ; MARCHI, G. D. ; ZOTTESSO, R. H. D. ; KAMAKAWA, H. T. . Recursos de Tecnologia da Informação Como Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem de Citologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MARQUES, A.F. Ensinando Frações à luz da investigação matemática.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MARQUES, A.F. Aplicação da analise multivariada na Infraestrutura e Desempenho das escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MARQUES, A.F; MARQUES, A. O. . Projeto Canto Coral. 2007 (canto coral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, A.F. Participação em banca de JULIANA DA SILVA ROCHA.EVASÃO ESCOLAR NA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CAMPUS PARANAVAÍ: UM LEVANTAMENTO DAS POSSÍVEIS CAUSAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - IFPR - Campus Paranavaí.

2.
MARQUES, A.F. Participação em banca de ANA CLAUDIA DA CRUZ.ESTUDO DO MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - IFPR - Campus Paranavaí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MARQUES, A.F. Comissão PRONATEC. 2017. IFPR - Campus Paranavaí.

2.
MARQUES, A.F. Processo Seletivo Simplificado para a seleção de Professor Temporário, área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. 2012.

3.
MARQUES, A.F. Processo Seletivo Simplificado para a seleção de Professor Substituto: Ciências da Naturaza e suas Tecnologias/Biologia. 2012. Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí.

4.
MARQUES, A.F. Teste seletivo da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. 2009. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IFTECH. A TECNOLOGIA AJUDANDO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. 2014. (Feira).

2.
IFTECH. A TECNOLOGIA AJUDANDO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. 2014. (Feira).

3.
III SEPIN.Música: transformando vidas. 2014. (Seminário).

4.
III SEPIN.Aplicação dos Conceitos Matemáticos em Diferentes Situações Problemas nos Diversificados Contextos. 2014. (Seminário).

5.
II SEPIN.Música: transformando vidas. 2013. (Seminário).

6.
II SEPIN.FERRAMENTA PARA PESAGEM DE ALIMENTOS EM PÓ. 2013. (Seminário).

7.
"Nós podemos Paraná". Como ensinar os porquês dos conceitos básicos da Matemática, visando a melhora do processo ensino e aprendizado.. 2011. (Congresso).

8.
XI Encontro em Educação Matemática - EPREM.Ensinando frações á luz da Investigação Matemática. 2011. (Encontro).

9.
XI Encontro em Educação Matemática - EPREM. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, A.F. XVII Semana de Ciências e Matemática. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
HÉLIO TOSHIO KAMAKAWA. DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA COMPUTACIONAL PARA O PLANEJAMENTO DO CONSELHO DE CLASSE. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia) - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, em parceria com o Instituto. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRANCISA BELFORT GUIMARÃES. SEQUÊNCIA DIDÁTICA USANDO UMA CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE E USANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO AUXÍLIO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA (LE) NO ENSINO MÉDIO.. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR) - IFPR - Campus Paranavaí. (Orientador).

2.
NATALIA CELESTINO DOS SANTOS. O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO EXPLORATÓRIO. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR) - IFPR - Campus Paranavaí. (Orientador).

Iniciação científica
1.
VICTOR HENRIQUE FERNANDES DO NASCIMENTO. Clube de matemática: Investigando contexots para descobrir, construir e aplicar conhecimentos matemáticos por meio de investigação matemática e a análise de procução escrita. Início: 2014 - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Laura Midori Aguni Chunga. Construindo conhecimentos matemáticos à luz da abordagem RME por meio de tarefas que faça uso da Tecnologia da Comunicação de Informação.. Início: 2018. Orientação de outra natureza. IFPR - Campus Paranavaí. (Orientador).

2.
RAQUEL DOS SANTOS DE OLIVEIRA. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: DOMINÓ MATEMÁTICO. Início: 2018. Orientação de outra natureza. IFPR - Campus Paranavaí. (Orientador).

3.
ARIELLE ANDRESSA ALVES. Música:transformando vidas. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. (Orientador).

4.
EDUARDO AUGUSTO DA CRUZ JUNIOR. Musica:transformando vidas. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Gasparetti Moreira Gonçalves. Discalculia uma Dificuldade de apredizagem em Matematica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

Iniciação científica
1.
VICTOR HENRIQUE FERNANDES DO NASCIMENTO. Diferentes situações problema: relevante atividade para construir conhecimentos matemáticos por meio da Investigação Matemática e a Análise da produção escrita.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Angela Fontana Marques.

Orientações de outra natureza
1.
Eduardo Augusto da Cruz. Musica: transformando vidas. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

2.
Victor Henrique Fernandes do Nascimento. FERRAMENTA PARA PESAGEM DE ALIMENTOS EM PÓ. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

3.
Arielle Andressa Alves. Música: transformando vidas. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Angela Fontana Marques.

4.
Willian Cligor De S. De Oliveira. Aplicação dos Conceitos Matemáticos em Diferentes Situações Problemas nos Diversificados Contextos. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

5.
Lucas Alves Souza. Aplicação dos Conceitos Matemáticos em Diferentes Situações Problemas nos Diversificados Contextos. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

6.
ARIELLE ANDRESSA ALVES. Música:transformando vidas. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

7.
Pamela de Souza Venâncio. Música:transformando vidas. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí, Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

8.
Zélia Colombo de Oliveira. RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Orientação de outra natureza - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

9.
Silmara Jane Zanin Ruotolo. AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2010. Orientação de outra natureza - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

10.
Maria Ivone de Lima. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS.. 2010. Orientação de outra natureza - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

11.
Elizabet. UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DIFERENCIADA VISANDO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E AS OPERAÇÕES BÁSICAS.. 2010. Orientação de outra natureza - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

12.
Dione Garcia Philippi. USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA: UMA METODOLOGIA VOLTADA AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. 2009. Orientação de outra natureza - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.

13.
Giovana Donizette Chiquete Bellido. OS JOGOS COMO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA A 6ª SÉRIE OU 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL .. 2009. Orientação de outra natureza - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Angela Fontana Marques.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Viola, J. R. S. ; PASSOS, A. Q. ; MARQUES, A.F . ANÁLISE DE ERROS E MANEIRAS DE LIDAR: um olhar a respeito das produções do GEPEMA. In: Regina Luzia Corio de Buriasco. (Org.). GEPEMA: espaço e contexto de aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 1-156.



Outras informações relevantes


APROVADA EM 2º LUGAR NO CONCURSO PÚBLICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR - NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, CLASSE D I, NÍVEL 1, ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - CAMPOS PARANAVAÍ.



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