Julciane Castro da Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4139207552773973
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em gestão educacional, design educacional e educação inovadora. Licenciada em Letras pela USP. Atua na formação inicial e continuada na educação desde 2008. Tem experiência em consultoria e gestão de programas inovadores em redes públicas e privadas, envolvendo metodologias ativas, cultura maker, multiletramentos e integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. É membro da rede IEB (Rede de Inovação para a Educação Brasileira), gerenciada pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira). Desenvolveu programas de formação voltado às metodologias ativas e ensino híbrido com Liian Bacich, pela Tríade Educacional (2016-2018) e hoje é consultora parceira da instituição. Atuou no grupo de pesquisa em aprendizagem híbrida pelo Instituto Singularidades, sob a coordenação de Lilian Bacich e José Moran (2015). Foi responsável pela coordenação de campo do Programa Inovação nas Escolas da Fundação Lemann, entre 2013 e 2016, gerindo a implementação do Projeto Khan Academy, envolvendo 110 mil alunos e 3000 professores. Especialista em Educação da Microsoft, atuou no desenvolvimento de programas de formação de professores em instituições e redes de ensino que utilizam os recursos educacionais da Microsoft em sala de aula. Representou o Brasil nos eventos : 2018 - E2 | Education Exchange (Singapura); 2015 - Summit Teachers Ambassadors (Amsterdam); 2013- Swiss International Teachers Program (EUA). 2003 -Étage Connaissance de la France (França). Hoje é Fundadora e Diretora da Redesenho Educacional, professora de Pós- Graduação do Instituto Singularidades e autora de material didático para o Grupo Santillana (Sistema UNOi). Pesquisadora da área de inovações em educação, como cultura digital, metodologias ativas, ensino híbrido, design e cultura maker. É membro da rede IEB (Rede de Inovação para a Educação Brasileira), gerenciada pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Julciane Castro da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, Julciane Castro da


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Uma análise dos mediadores curriculares do programa ?São Paulo faz. Escola?: um olhar sobre o consumo,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Mere Abramowicz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; consumo; currículo; Temas Transversais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Consumo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Especialização em Educação inovadora: didáticas, tecnologias, design e autoria. (Carga Horária: 361h).
Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/Singularid, Brasil.
Título: Design Thinking e educação integral: uma proposta de apoio à gestão de projetos.
Orientador: Willian Grillo.
Bolsista do(a): Fundação Lemann, FL, Brasil.
2008 - 2009
Especialização em Design Instrucional para EAD on line. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Estratégias de leitura na prática: projeto de curso a distância online para jovens que estão concluindo o ensino médio ou cursando o ensino superior.
Orientador: Vani Moreira Kenski.
2006 - 2007
Especialização em MBA- Gestão Educacional. (Carga Horária: 480h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Título: O consumo no espaço escolar: Revisitando os temas transversais ?Trabalho e Consumo.
Orientador: Marcelo Campos Tiago.
2000 - 2004
Graduação em Letras- Licenciatura em Francês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O uso dos textos autênticos como recurso de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (é também autora: Michelle Marins).
Orientador: Vera Lucia Marinelli.
1999 - 2003
Graduação em Letras - Licenciatura em Português.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Gestão Escolar: concepções e efetivações no cotidiano da escola (são também autores: Renato Douglas Gomes Ribeiro e Tatiana Benevides Magalhães Braga).
Orientador: Rosângela Gavioli Pietro.




Formação Complementar


2018 - 2018
Hacking STEM. (Carga horária: 8h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2018 - 2018
21st Century Learning Design. (Carga horária: 20h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2016 - 2016
Extensão universitária em Metodologias ativas para uma educação inovadora. (Carga horária: 40h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2016 - 2016
Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. (Carga horária: 75h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2015 - 2015
Laboratório de Experimentações Didáticas - LED. (Carga horária: 16h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2015 - 2015
Design Thinking para Educadores. (Carga horária: 8h).
Instituto Educadigital, ED, Brasil.
2013 - 2013
Técnicas Didáticas. (Carga horária: 26h).
Fundação Lemann, LEMANN, Brasil.
2013 - 2013
Swiss International Teachers' Program. (Carga horária: 120h).
University of Applied Sciences and Arts Northwestern Switzerland, FHNW, Suiça.
2011 - 2011
Encontros de Estudos de Linguagens e Códigos. (Carga horária: 16h).
Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2010 - 2010
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (Carga horária: 360h).
Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Inglês Instrumental - Leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Direito à Memória e à Verdade. (Carga horária: 60h).
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República-SEDH, SEDH, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Educação a Distância na Prática. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
De Olho na Qualidade. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2007 - 2008
Black Belt para a Metodologia 6 Sigma. (Carga horária: 160h).
QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e AL, QSP, Brasil.
2006 - 2006
Marketing de Relacionamento. (Carga horária: 20h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2006 - 2006
Tópicos Gramática Contrastiva Português/Francês. (Carga horária: 12h).
Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo, APFESP, Brasil.
2003 - 2003
Étage Connaissance de la France. (Carga horária: 280h).
Ministère des Affaires Étrangères, MAE, França.
2002 - 2002
Formação de Auditores Internos SGQ ISO 9001/2000.. (Carga horária: 24h).
QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e AL, QSP, Brasil.
2001 - 2001
Ampliação das Habilidades em Francês Básico. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Redesenho Educacional, REDESENHO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Fundadora, Enquadramento Funcional: Diretora
Outras informações
A Redesenho Educacional nasce do desejo de cocriar com as instituições de ensino uma educação inovadora, articulada com o potencial transformador da cultura digital, das metodologias ativas e da aprendizagem criativa. Para isso, oferecemos assessoria educacional que envolve diagnóstico e um plano de ação construído com a instituição, que se desdobra em um programa de formação prática e mentoria dos docentes, envolvendo metodologias ativas, cultura maker (aprendizagem criativa) e tecnologias educacionais. Os gestores são estimulados a acompanhar de perto o processo de transformação, assegurando as condições necessárias para que a mudança aconteça e gerindo os resultados. Também apoiamos escolas na construção de espaços makers e salas de aula inovadoras, na construção de currículos voltados ao desenvolvimento de competências e alinhados com a BNCC, na gestão das tecnologias e na elaboração de cursos customizados (presencial, online e híbrido) em todo o Brasil. Nosso time é formado por professores, que continuam em sala de aula experimentando e ampliando seus saberes junto aos estudantes.


Instituto Singularidades, IS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação e Extensão
Outras informações
Professora convidada em cursos de extensão, in company e pós-graduação. Temas: metodologias ativas, design thinking, ensino híbrido, inovação em educação, tecnologias digitais na educação bilíngue.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Educacional
Outras informações
Apoio às ações da agência de Inovação, lideradas por Adriana Martinelli e Marcia Padilha. A assessoria envolveu apoio no planejamento e desenvolvimento de ações formativas, eventos e novas parcerias cujo enfoque fosse a inovação.


Fundação Lemann, FL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Coordenação de Formação Continuada - Inovação, Carga horária: 25
Outras informações
A partir de abril de 2015, por opção, mudei meu foco de atuação no projeto, dedicando-me à reestruturação da formação continuada oferecida nos municípios. O trabalho envolve a elaboração de todos os processos de formação continuada (incluindo conteúdo, estratégias e ambientes virtuais), bem como a avaliação contínua destes processos. O objetivo da formação continuada é desenvolver continuamente professores para integração da tecnologia ao currículo, com enfoque no ensino híbrido e a personalização do ensino-aprendizagem. Para os gestores, a formação compreende a gestão de projetos e gestão de mudança para a inovação. Também sou responsável pela implementação do ambiente virtual de aprendizagem e na adaptação de nossos cursos para plataformas abertas, como o Coursera. Devido à experiência adquirida como coordenadora da operação do projeto, continuo apoiando a nova coordenação nas decisões mais estratégicas e na gestão da equipe.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Coordenacão Projetos Educacionais - Inovação, Carga horária: 40
Outras informações
De 2013 a 2015 (abril) - Coordenação de campo do laboratório de inovação nas escolas, cujo objetivo é implementar, acompanhar e sistematizar a experiência de uso de 100 mil alunos e mais de 3000 professores em diversas recursos digitais de aprendizagem, nas áreas de matemática (Khan Academy), Programação (Programaê), Alfabetização (Gatópolis) e na Formação de Professores em Ensino Híbrido.  As parcerias são realizadas com secretarias municipais de educação, chegando a mais de 45 cidades. Fui responsável pela coordenação de uma equipe de 10 consultores altamente capacitados. A gestão envolveu a negociação das parceiras e contrapartidas, relacionamento com secretarias e escolas, formação inicial e continuada, relatórios de acompanhamento, gestão dos resultados para alcance das metas (planos de ação para anomalias) e melhoria contínua, seleção e formação contínua da equipe, elaboração de procedimentos e protocolos, sistematização das aprendizagens, apoio na comunicação institucional, organização de eventos e prestação de contas. Também fui uma das responsáveis pelo planejamento e implementação da escala do projeto, de forma a aumentar nossa abrangência, conforme indicado na missão da instituição, além do aprofundamento nas questões teóricas e metodológicas que circundam nossa ação em campo, embasando teoricamente o trabalho realizado. 


Microsoft Informática, MICROSOFT BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Microsoft Learning Consultant, Carga horária: 40
Outras informações
Participação como Professora Embaixadora, representando o Brasil em um projeto global da instituição, presente em 33 países e envolvendo 130 profissionais da educação. Formação e acompanhamento dos professores, apoiando-os continuamente para a utilização das ferramentas Microsoft nos processos pedagógicos, inspirados nas competências sociais para o século XXI. Desenvolvimento de workshops em escolas e eventos da área da educação. Além de formar os professores, estabelece parcerias com as instituições para elaboração de programas estruturados de inovação em sala de aula utilizando tecnologias digitais. Apoio no desenvolvimento de conteúdo digital formativo aos professores e na sistematização de experiências exitosas do uso das tecnologias Microsoft em sala de aula, num contexto inovador.


Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos Educacionais - PECP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Programa Educação para a Cidadania Planetária (PECP) se propõe a construir novos referenciais teórico-práticos para a definição de políticas curriculares voltadas à Educação para a Cidadania Planetária. A ideia deste programa surgiu durante o Fórum Social Mundial de 2007, no Quênia. Reúne, até o momento, Brasil, Argentina, Portugal, Itália e Espanha, em busca de intercâmbio nacional e internacional que identifique, aproxime e articule, a partir de suas diferenças e especificidades, experiências de formação e pesquisa em Educação Integral, fundamentada na perspectiva intertranscultural. O ponto de partida para esse intercâmbio será a interação de questões e dilemas socioeconômicos, socioambientais e socioculturais, no contexto da cidadania planetária. Objetiva-se sistematizar experiências curriculares intertransdisciplinares, relacionando Educação Cidadã, Educação Popular, pesquisa participante e o próprio conceito de cidadania planetária. As ações de formação do PECP pressupõem necessariamente a pesquisa, superando a dicotomia entre tais práticas. Na primeira fase, o foco foi a realização de processos formativos e investigativos que permitem a produção de métodos e materiais, assim como estudar e refletir, de forma aprofundada, processual e dialógica, sobre currículo, qualidade da educação, avaliação e elaboração do projeto eco-político-pedagógico. Na segunda fase, partimos para a implementação de um currículo voltado para a cidadania planetária e a elaboração de indicadores. Nossas ações acontecem em duas escolas municipais de Osasco/SP: As EMEFs Oscar Pennacino e Manoel Barbosa

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos - Oficinas Culturais, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora das oficinas artístico-culturais que fazem parte do projeto CEU em Cena. As oficinas são oferecidas à comunidade adulta do entorno dos dois Centros de Educação Unificado, em Osasco/SP, considerando o contexto do fortalecimento dos Conselhos de Gestão Compartilhada e à maior participação dos moradores, contribuindo para que os CEUs seja polos irradiadores de cultura, de debate e reflexão sobre temáticas que vão ao encontro dos interesses da comunidade O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Município de Osasco. A coordenação abrange plano de mobilização comunitária, divulgação, logística de inscrições e recursos materiais, coordenação pedagógica, acompanhamento de todo o processo, sistematização, relatoria e prestação de contas.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professora e Coordenadora do Módulo "Fundamentos do Currículo" no curso de Pós-Graduação Lato Sensu "Currículo e Práticas de Ensino", uma parceria do Instituto Paulo Freire e a Faculdade Mauá, destinada aos professores efetivos da rede municipal de Osasco.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Pedagógico, Carga horária: 30
Outras informações
O Instituto Paulo Freire (IPF) é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 1991 e fundada oficialmente em 1 de setembro de 1992. Atualmente, considerando-se Cátedras, Institutos Paulo Freire pelo mundo e o Conselho Internacional de Assessores, o IPF se constitui numa rede internacional que integra pessoas e instituições distribuídas em mais de 90 países em todos os continentes, com o objetivo principal de dar continuidade e reinventar o legado de Paulo Freire. Como assistente pedagógico, atuo como colaboradora em projetos educacionais idealizados pelo Instituto Paulo Freire e seus parceiros, e também como Designer Instrucional. Nesta função, sou responsável pelo desenho educacional dos cursos a distância oferecidos pelo Instituto Paulo Freire, numa perspectiva coerente e comprometida com a visão de educação freiriana. Este processo envolve desde a concepção e planejamento das formações, o acompanhamento (desempenho dos formandos e formadores) e avaliação dos resultados, visando adequação das propostas futuras.


Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia nas seguintes disciplinas: Sociologia da Educação, Informática Básica, Projeto Profissional Interdisciplinar I e II e Tecnologia Educacional I e II . Atuação nos Campus Imirim, Sede e Tatuapé II


Tríade Educacional, TE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Consultora Parceira, Enquadramento Funcional: Consultora Parceira
Outras informações
A Tríade Educacional é formada por professores com experiência na implementação de propostas envolvendo o uso integrado de tecnologias digitais e iniciativas para a gestão da mudança em diferentes contextos educacionais, promovendo práticas inovadoras por meio de metodologias ativas. Realizamos workshops, minicursos, palestras e assessoria educacional para instituições de ensino de todo o país, nas modalidades presencial, online e híbrida.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro - Professor Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário


Atina Educação, AE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Consultora Educacional, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica, Carga horária: 15
Outras informações
Assessoria pedagógica para os programas vigentes e apoio no desenvolvimento de novas estratégias para produtos e serviços, em especial, a formação de professores e o desenvolvimento da metodologia pedagógica da instituição.


Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa EF-II e EM, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de leitura e produção de texto, reforço escolar, alfabetização, literatura e língua portuguesa.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista da REDEFOR, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Aluna de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A defesa pública de mestrado ocorreu no dia 31/03/2011, tendo recebido nota máxima de todos os membros da banca


Sindicato dos Trabalhadores das Unidades de Educação Infantil, SEDIN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultoria - Formação Continuada, Carga horária: 10
Outras informações
Parceria com o Sindicato da Educação Infantil e a Secretaria Municipal de São Paulo para elaboração e desenvolvimento de formação continuada a distância para os profissionais da Educação Infantil Público atendido: 380 profissionais Temática: Currículo e Educação Infantil: fundamentos teóricos e múltiplas linguagens


Alfabetização Solidária, ALFASOL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Educadora Popular, Carga horária: 10
Outras informações
Professora Voluntária do Programa Alfabetização Solidária com recebimento de bolsa auxílio inferior a meio salário mínimo. Atua na Alfabetização de Adultos no Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II. Neste grupo de alunos (25 matriculados), encontramos apenas dois adultos na faixa dos 30 anos e 4 alunos na faixa dos 40 e 50 anos (convalescentes). O restante são idosos, moradores do Hospital Geriátrico. A turma é altamente heterogênea, incluindo alunos surdos-mudos e outros apresentando demência causada pela idade. Metade dos alunos são pós-alfabetizandos.


Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - tutor
Outras informações
Projeto - Atuação como uma das professoras- tutora da disciplina de Graduação "Metodologia de Estudo e Pesquisa". A disciplina é oferecida a todos os graduandos do primeiro semestre. O trabalho é feito com a Instituição Site Educacional, sob a supervisão da Profa. Dra Vani Moreira Kenski. Um dos objetivos deste projeto é construir coletivamente um design de tutoria para a disciplina, desenvolvendo a autonomia destes profissionais.


4 Linux Software e Comércio de Programas Ltda, 4LINUXS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 30
Outras informações
Responsável pela coordenação dos cursos a distância da instituição em todos os aspectos pedagógicos: desenho instrucional dos cursos, gestão do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhamento/orientação do trabalho dos professores e avaliação dos resultados. Atuação direta na reformulação de todos os cursos do projeto Hackerteen, uma marca da empresa 4 linux, voltada à formação do público adolescente em navegação segura e ética hacker. Responsável pelo projeto de unificação dos programas de Educação a Distância da Instituição, mantendo apenas um padrão pedagógico para todos os cursos ofertados. Também atuou como tutora do curso à distância "Empreendedorismo na Internet", com carga horária de 16 horas e das aulas de ambientação e netiqueta para todas as novas turmas.


GPS Logística e Gerenciamento de Riscos LTDA, PAMCARY, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora da Qualidade, Carga horária: 40
Outras informações
* Supervisão do Departamento da Qualidade, que engloba melhoria de processos, desenvolvimento de treinamentos, monitoria e gestão da qualidade, coordenando uma equipe de duas pessoas; * Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da divisão de operações abrangendo 320 pessoas; * Responsável pelo controle da qualidade dos processos em 31 filiais de todo o país; * Elaboração de materiais didáticos para treinamentos técnicos e operacionais para treinamentos presenciais e a distância; * Implementação de treinamentos obrigatórios para a formação de novos colaboradores e o aprimoramento das equipes efetivas; * Levantamento de necessidade de treinamento e organização de todas as etapas que competem ao processo de formação dos colaboradores; * Responsável pela comunicação interna e de materiais de divulgação, juntamente com a área de marketing; * Experiência em logística de treinamento e organização de eventos institucionais; * Gerenciamento de Projetos dentro da Metodologia Seis Sigma; * Membro do grupo coordenador do Projeto de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, iniciado em Junho/2007. * Coordenação da área de recadastramento de clientes: dúvidas, reclamações, resolução de problemas, estatísticas, resultados; * Gerência de produto: melhoria e manutenção de sistemas; * Documentação de sistemas e manuais ao usuário; * Processo de atualização permanente do banco de dados de clientes; * Auditoria Interna das Normas ISO 9000/2000; * Serviços de análise de cadastros e análise de risco;



Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Currículo: questões atuais
Descrição: O grupo de pesquisa Currículo: questões atuais, que faz parte da Linha de Pesquisa Currículo e Avaliação Educacional, liderado pela professora Doutora Mere Abramowicz, em vigor desde 2002. Durante este período, foram desenvolvidos diversos projetos que fortaleceram a emergência do grupo. O último projeto, que se iniciou em 2006, com término em 2008, denominou-se "Avaliação dos Cenários das Instituições de Ensino Superior a partir da Reforma Universitária proposta em 2004". Seu objetivo foi pesquisar as políticas públicas de currículo a partir da Reforma Universitária, problematizando-as, criticamente, com uma intencionalidade ética de contribuir para a democratização dos processos de gestão educacional visando a qualidade social da educação. Durante os anos de 2006 e 2007 o Projeto discutiu e acompanhou o impacto da Reforma Universitária analisando sua implementação e focando, especialmente, a área de avaliação, analisando o SINAES. O grupo publicou em 2007 dois artigos em importantes periódicos: "A trajetória de um grupo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo", na revista e-Curriculum, PUCSP, v.2, junho, 2007 e "Análise crítica das políticas públicas de avaliação: a voz dos gestores", na revista Contrapontos (UNIVALI), v.7, p.23-41, 2007. Participou de seis eventos, dentre os quais destacamos o VI Colóquio Internacional Paulo Freire (Recife), no qual foram apresentados o pôster e a comunicação oral "Um olhar freireano: inspiração para o Grupo de Pesquisa sobre Currículo e Avaliação". Em 2009 -2011 o grupo analisará as perspectivas curriculares e avaliação nas IES ? Acompanhamento do processo e debates;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora
Descrição: Pesquisadora da área de inovações em educação, como as tecnologias digitais, metodologias ativas e cultura maker. Foi membro do grupo de pesquisa em Educação Híbrida, coordenado pelo Dr. José Moran e a Dra. Lilian Bacich, em 2015, com outros professores da instituição. Hoje, desenvolve cursos de extensão, em parceria com os mesmos professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Minicurso de Língua Francesa
Descrição: Constitui-se como campo para a realização de pesquisas sobre ensino e aprendizagem de línguas e também como prestação de serviços à comunidade. Os minicursos são coordenados e supervisionados por uma equipe formada pelos professores de Metodologia do ensino das diferentes línguas (materna e estrangeiras) e oferecidos gratuitamente. Esta experiência foi registrada em um relatório de estágio.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Julciane Castro da Rocha - Integrante / Michelle Marins Pessoa - Integrante / Vera Lucia Marinelli - Coordenador.
2004 - 2004
Textando - Oficina de Escrita
Descrição: Projeto de aperfeiçoamento de Produção Textual, baseado na metodologia de ensino da pesquisadora norte-americana Lucy Calkins e oferecido gratuitamente a estudantes de escolas públicas. Essa experiência foi registrada em um relatório de estágio..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2013
Programa Educação para a Cidadania Planetária
Descrição: O Programa Educação para a Cidadania Planetária (PECP) se propõe a construir novos referenciais teórico-práticos para a definição de políticas curriculares voltadas à Educação para a Cidadania Planetária. A ideia deste programa surgiu durante o Fórum Social Mundial de 2007, no Quênia. Reúne, até o momento, Brasil, Argentina, Portugal, Itália e Espanha, em busca de intercâmbio nacional e internacional que identifique, aproxime e articule, a partir de suas diferenças e especificidades, experiências de formação e pesquisa em Educação Integral, fundamentada na perspectiva intertranscultural. O ponto de partida para esse intercâmbio será a interação de questões e dilemas socioeconômicos, socioambientais e socioculturais, no contexto da cidadania planetária. Objetiva-se sistematizar experiências curriculares intertransdisciplinares, relacionando Educação Cidadã, Educação Popular, pesquisa participante e o próprio conceito de cidadania planetária. As ações de formação do PECP pressupõem necessariamente a pesquisa, superando a dicotomia entre tais práticas. Na primeira fase, o foco foi a realização de processos formativos e investigativos que permitem a produção de métodos e materiais, assim como estudar e refletir, de forma aprofundada, processual e dialógica, sobre currículo, qualidade da educação, avaliação e elaboração do projeto eco-político-pedagógico. Na segunda fase, partimos para a implementação de um currículo voltado para a cidadania planetária e a elaboração de indicadores. Nossas ações acontecem em duas escolas municipais de Osasco/SP: As EMEFs Oscar Pennacino e Manoel Barbosa.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2011
Mercur- Construindo espaços de aprendizagem
Descrição: O projeto de assessoria ?Mercur - Construindo espaços de Aprendizagem?, resultado de parceria entre Mercur, AMCE Negócios Sustentáveis e o Instituto Paulo Freire, nasceu do reconhecimento da Mercur de que a sustentabilidade é uma questão contemporânea que implica novas responsabilidades para a ação humana. O trabalho foi desenvolvido com 100 colaboradores da Mercur, de junho a dezembro de 2011, sendo que a ênfase na Carta da Terra se deu no mês de setembro do mesmo ano, por meio de atividades de formação a distância. Os espaços de aprendizagem já existentes na empresa foram ressignificados a partir de uma perspectiva freiriana de educação, e a Carta da Terra foi um instrumento importante nesse processo. O documento contribuiu para a reflexão dos colaboradores sobre sua prática de trabalho na perspectiva da interdependência entre todos os seres e o planeta. A Carta da Terra fortaleceu a compreensão sobre a importância das ações e princípios praticados pela empresa considerando o contexto mundial atual. Através de atividades de educação a distância, os/as participantes foram convidados/as a estabelecer relações entre cada um dos princípios da Carta da Terra e os valores que orientam a empresa. Ao final, os/as participantes foram provocados/as a reescreverem o último capítulo da Carta da Terra: ?o caminho adiante?. Perceber que os valores e princípios da empresa estão em sintonia com um movimento planetário como o da Carta da Terra, fortaleceu o processo em curso..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2012
SEJA Salvador
Descrição: Projeto de formação continuada aos docentes e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos na cidade de Salvador/BA, visando a construção coletiva de um Projeto Político-Pedagógico para atender às demandas da EJA na cidade. Como Designer Instrucional, fui responsável pela operacionalização das atividades a distância, idealizando o processo pedagógico com os docentes e coordenação da área. Minha atuação se deu na etapa de 2011, envolvendo mais de 200 coordenadores.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Cadernos de Pesquisa - Universidade Federal do Maranhão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Consumo.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: DIDÁTICA.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Microsoft Certified Educator, Microsoft Corporation, Pearson and Certiport.
2018
Microsoft Innovative Educator Fellow, Microsoft Corporation.
2015
LED - Equipe Vendedora da Segunda Edição da Maratona de Inovação, Instituto Singularidades.
2010
Certificado de Proficiência em Língua Inglesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2009
Certificado de proficiência em Língua Francesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2008
Certificado de Black Belt para a Metodologia Seis Sigma, QSP - Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e América Latina.
2006
Diplôme d´Études en langue Française DELF - B1, Ministère de L'Education Nationale - République Française.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMACCIOTTI, A.2012RAMACCIOTTI, A. ; ROCHA, Julciane Castro da ; CARVALHO, J. S. . Características da educação online em uma perspectiva freiriana. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 10, p. 6869, 2012.

2.
ROCHA, Julciane Castro da2009ROCHA, Julciane Castro da; ANDO, Daniela de Araújo . Da formação cumulativa à ação reflexiva: discutindo a formação de professores. Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 6829-6838, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BACICH, L. ; ROCHA, Julciane Castro da . Diretrizes de formação de professores para o uso de Tecnologias - EfeX. 1. ed. São Paulo: Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2017. v. 1. 150p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, Julciane Castro da. Design Thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação. In: Lilian Bacich; José Moran. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma aborgadem teórico-prática. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2018, v. , p. 153-174.

2.
ROCHA, Julciane Castro da; RAMACCIOTTI, A. ; CARVALHO, J. S. . O diálogo na educação on-line inspirada na pedagogia freireana: algumas aproximações. In: Giffoni, Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito; Saul, Ana Maria; OBS, Dom Robson Medeiros Alves. (Org.). Paulo Freire: Contribuições para o ensino, a pesquisa e a gestão em educação. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 3, p. 1-226.

3.
ROCHA, Julciane Castro da; CISOTTO, L. ; Possani, L.F.P . Qualidade da Educação...nas mídias escritas. In: Camila Lima Coimbra ; Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani ; Rita de Cássia M.T Stano ; Yara Pires Gonçalves ; Mere Abramowicz. (Org.). Qualidade em Educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2011, v. 4, p. 109-149.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Julciane Castro da. Analisando a abordagem da temática do consumo no currículo prescrito a luz da pedagogia freiriana. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Anais do VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010.

2.
ROCHA, Julciane Castro da; ANDO, Daniela de Araújo . A formação continuada dos professores e os desafios da educação sobre o consumo. In: II Congresso Nacional de Licenciaturas, 2009, São Paulo. II Congresso Nacional de Licenciaturas - CoNLic 2009. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2009. v. 1.

3.
ANDO, Daniela de Araújo ; ROCHA, Julciane Castro da . Violência escolar e formação docente: uma interface alternativa. In: II Congresso Nacional de Licenciaturas, 2009, São Paulo. II Congresso Nacional de Licenciaturas - CoNLic 2009. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2009. v. 1.

4.
ROCHA, Julciane Castro da. O consumo como um problema social: o contexto sócio-histórico do consumo e sua inserção no currículo. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO DA PUC -SP, 2009, São Paulo. VIII ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO DA PUC -SP, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Julciane Castro da. Analisando a abordagem da temática do consumo no currículo prescrito a luz da pedagogia freiriana. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Anais do VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Julciane Castro da; ANDO, Daniela de Araújo . Da formação cumulativa à ação reflexiva: discutindo a formação de professores. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009, Águas de Lindóia. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009. p. 39-39.

2.
ANDO, Daniela de Araújo ; ROCHA, Julciane Castro da . Violência escolar e formação docente: uma interface alternativa. In: II Congresso Nacional de Licenciaturas - CoNLic 2009, 2009, São Paulo. II Congresso Nacional de Licenciaturas. p. 84-85.

3.
ROCHA, Julciane Castro da. O consumo como um problema social: o contexto sócio-histórico do consumo e sua inserção no currículo. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO DA PUC -SP, 2009, São Paulo. VIII ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO DA PUC -SP, 2009. v. 1.

4.
ROCHA, Julciane Castro da; ANDO, Daniela de Araújo . A formação continuada dos professores e os desafios da educação sobre o consumo. In: II Congresso Nacional de Licenciaturas - CoNLic 2009, 2009, São Paulo. II Congresso Nacional de Licenciaturas, 2009. p. 107-107.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, Julciane Castro da. Formação de professores para integração de tecnologias em práticas inovadoras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROCHA, Julciane Castro da. Workshop - Personalização e Colaboração no Ensino Híbrido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ROCHA, Julciane Castro da; MANZALLI, A. P. ; VISCONTI, K. . Pixar in a Box ? Khan Academy. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ROCHA, Julciane Castro da. O futuro da inovação tecnológica nas escolas e o papel dos líderes nesse processo. (Entrevista em vídeo). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GANZELA, M. ; ROCHA, Julciane Castro da . Culturas da Convergência e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ROCHA, Julciane Castro da. Ferramentas do Office 365 para Docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ROCHA, Julciane Castro da. Inovação nas Escolas ? Projetos da área de inovação da Fundação Lemann. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ROCHA, Julciane Castro da; Lima, Leandro Holanda Fernandes de . Personalização e tecnologia na educação: projetos inovadores apoiados pela Fundação Lemann. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ROCHA, Julciane Castro da; Szabo, Kelly Cressoni . Plataformas adaptativas: conhecendo a Khan Academy. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ROCHA, Julciane Castro da; RAMACCIOTTI, A. ; CARVALHO, J. S. . O diálogo na educação online inspirada na pedagogia freiriana: algumas aproximações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, Eduardo Rumenig de ; ROCHA, Julciane Castro da . Percepção das Qualidades indispensáveis ao exercício docente: análise a partir de Paulo Freire. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CARVALHO, J. S. ; RAMACCIOTTI, A. ; ROCHA, Julciane Castro da . Diálogo na educação online: uma perspectiva freiriana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ROCHA, Julciane Castro da. Uma análise dos mediadores curriculares do programa 'São Paulo faz Escola' acerca do tema do consumo como conteúdo curricular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROCHA, Julciane Castro da. Analisando a abordagem da temática do consumo no currículo prescrito a luz da pedagogia freiriana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDO, Daniela de Araújo ; ROCHA, Julciane Castro da . Violência escolar e formação docente: uma interface alternativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ROCHA, Julciane Castro da; ANDO, Daniela de Araújo . A formação continuada dos professores e os desafios da educação sobre o consumo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ROCHA, Julciane Castro da. O consumo como um problema social: o contexto sócio-histórico do consumo e sua inserção no currículo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ROCHA, Julciane Castro da; ANDO, Daniela de Araújo . Da formação cumulativa à ação reflexiva: discutindo a formação de professores. Formação de Professores e a prática docente: os dilemas contemporâneos 2009. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BACICH, L. ; ROCHA, Julciane Castro da . Diretrizes de formação de professores para o uso de Tecnologias - EfeX. 2017.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BACICH, L. ; Lima, Leandro Holanda Fernandes de ; ROCHA, Julciane Castro da . Práticas inovadoras na cultura digital. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROCHA, Julciane Castro da; VIANA, K. . TrajetoI - Terceiro ao Quinto ano do Ensino Fundamental 1. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
BACICH, L. ; ROCHA, Julciane Castro da . Práticas inovadoras para a educação na cultura digital. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BACICH, L. ; MORAN, J. ; ROCHA, Julciane Castro da . Metodologias ativas para uma educação inovadora. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASTRO, M. G. M.; ROCHA, Julciane Castro da. Participação em banca de MARIA DE LOURDES AZEVEDO PEREIRA GARCIA. O HÁBITO DE CONSUMO DE WEBSÉRIES ENTRE JOVENS E SUA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Bilíngue: desafios e possibilidades) - Instituto Singularidades.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROCHA, Julciane Castro da. Start-Ed, Programa de estímulo a startups educacionais. 2013. Fundação Lemann.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2a. Semana de Desenvolvimento Docente.Ferramentas do Office 365 para Docentes. 2016. (Encontro).

2.
5o Seminário Internacional Centro Lemann Stanford. 2016. (Seminário).

3.
Bett Brasil. Culturas da Convergência e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

4.
IV Seminário Web Currículo.Recriando a educação no séc. XXI: uma vivência de Design Thinking. 2016. (Oficina).

5.
VIII Congresso Icloc de Práticas em Sala de Aula. Tecnologias Digitais na Educação. 2016. (Congresso).

6.
10º Simpósio de Educação Paulus de Tecnologia e Comunicação.Personalização e tecnologia na educação: projetos inovadores apoiados pela Fundação Lemann. 2015. (Simpósio).

7.
7º Lideres em Gestão Escolar - UNDIME/SP.Workshop Inovação nas Escolas. 2015. (Seminário).

8.
Acontece Educação. 2015. (Encontro).

9.
InovaEduca 2015. Storytelling digital. 2015. (Congresso).

10.
Laboratório de Experimentações Didáticas - LED.Avaliação de Habilidades socioemocionais utilizando tecnologia digital. 2015. (Outra).

11.
Perspectivas Globais sobre a Educação. 2015. (Outra).

12.
Transformar 2015. 2015. (Seminário).

13.
2nd St. Paul's Education Conference. 2014. (Outra).

14.
3º Seminário Internacional Centro Lemann Stanford. 2014. (Seminário).

15.
6º Seminário de Líderes em Gestão Escolar.Experimentação da Plataforma Khan Academy. 2014. (Seminário).

16.
Transformar 2014: a educação está em evolução.Como utilizar plataformas e recursos digitais em sala de aula: Khan Academy. 2014. (Encontro).

17.
Workshop Blended Learning - Michael Horn (Christensen Inst.). 2014. (Oficina).

18.
Workshop Design Thinking - with Adam Carter.Design Thinking: What is the optimal scalable and Personalized teacher education experience?. 2014. (Outra).

19.
2º Seminário Internacional do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira. 2013. (Seminário).

20.
5º Seminário de Líderes em Gestão Escolar. 2013. (Seminário).

21.
II Seminário FE-USP sobre Currículo: Escola e Sociedade do Conhecimento: aportes para a discussão dos processos de construção, seleção e organização do currículo. 2013. (Seminário).

22.
Seminário Internacional de Educação "Construindo uma Base Nacional Comum. 2013. (Seminário).

23.
Transformar 2013. 2013. (Seminário).

24.
Contemporary Theories of Learning - Knud Illeris. 2012. (Encontro).

25.
Seminário de práticas do Ensino Fundamental. 2012. (Seminário).

26.
?Criança, a Alma do Negócio ? um debate sobre o consumismo e a publicidade infantil?. 2011. (Outra).

27.
II Encontro Internacional de Osasco.Diálogo na educação online: uma perspectiva freiriana. 2011. (Encontro).

28.
Os leitores e a leitura: como se dá a construção do sentido em um texto - Marcela Pontara e Editora Moderna. 2011. (Outra).

29.
X Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC/SP.Uma análise dos mediadores curriculares do programa "São Paulo faz Escola" acerca do tema do consumo como conteúdo curricular. 2011. (Encontro).

30.
III Fórum Internacional Criança e Consumo. 2010. (Outra).

31.
Seminário sobre mudanças climáticas e relações de consumo. 2010. (Seminário).

32.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire.Analisando a abordagem da temático do consumo no currículo prescrito à luz da pedagogia freiriana. 2010. (Outra).

33.
7º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância.Colaboradora da Web Rádio ABED. 2009. (Seminário).

34.
A democratização do Acesso ao Saber nas Escolas Públicas: o ensino e aprendizado da leiturae da escrita. 2009. (Oficina).

35.
A elaboração do material didático para ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras: um olhar a produção e compreensão escritas através da teoria dos gêneros textuais. 2009. (Oficina).

36.
Construindo as tramas da aprendizagem. 2009. (Oficina).

37.
Filosofia e educação sob uma perspectiva crítica. 2009. (Outra).

38.
II Congresso Nacional das Licenciaturas Mackenzie. A formação continuada dos professores e os desafios da educação sobre o consumo. 2009. (Congresso).

39.
II Forum de Comunicação e Sustentabilidade. 2009. (Outra).

40.
III Seminário Margem Esquerda - István Mészáros e os desafios do tempo histórico. 2009. (Seminário).

41.
II Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para a educação brasileira e os processos de regulação. 2009. (Seminário).

42.
Um texto e quatro visões: Língua, Literatura, Identidade e Gêneros:. 2009. (Oficina).

43.
VIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC-SP.O consumo como um problema social: o contexto sócio-histórico do consumo e sua inserção no currículo. 2009. (Encontro).

44.
X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Da formação cumulativa à ação reflexiva: discutindo a formação de professores. 2009. (Congresso).

45.
III Congresso de Ead dos Países de Língua Portuguesa. 2008. (Congresso).

46.
Le Français Langue Professionelle: quelle aproche? - 7° Encontro de Férias SBS. 2008. (Encontro).

47.
Orientação do Trabalho Voluntário - Centro do Voluntariado de São Paulo. 2008. (Outra).

48.
10 anos de ausência / presença de Paulo Freire. 2007. (Seminário).

49.
Memória e Aprendizado do Idioma - 7° Encontro de Férias SBS. 2007. (Encontro).

50.
Traduzir é dizer o mesmo aos outros - 7° Encontro de Férias SBS. 2007. (Encontro).

51.
61º Valores que não têm preço - Módulo I e II.Participação em oficinas e debates. 2006. (Seminário).

52.
Concurso Cultural Tesouros do Brasil.Avaliadora do concurso literário. 2005. (Outra).

53.
XXIII Bain Liguistique - Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo. 2005. (Encontro).

54.
Literatura e Ensino - Palestra Proferida pela Prof.Dra. Ligia Chiappini Moraes Leite. 2004. (Outra).

55.
Concurso Literário Um poema chamado Brasil.Avaliadora do concurso literário. 2003. (Outra).

56.
La bonne cuisine en Francais - Atelier de Língua e Literatura Francesa - APFESP. 2003. (Encontro).

57.
XXI Bain Liguistique - Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo. 2003. (Encontro).

58.
1er. Stage de mise à niveau en français langue étrangère - Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo. 2002. (Outra).

59.
86ª Semana Euclidiana (Maratona Intelectual).Redação sobre a vida e obra do autor. 5ª colocada no resultado da Maratona. 1998. (Encontro).

60.
85ª Semana Euclidiana (Maratona Intelectual).Redação: 100 anos de Canudos: atualidade e perenidade de Os Sertões. 2ª colocada no resultado da Maratona. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOLITO, M. P. ; MARTINELLI, A. ; ROCHA, Julciane Castro da . Acontece Educação. 2015. (Outro).

2.
SAUL, A. M. ; ROCHA, Julciane Castro da ; ANDO, Daniela de Araújo ; GOMES, Â. C. Correia ; ROCHA, G. M. F. ; GIOVEDI, V. M. . VIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC-SP. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA DE LOURDES AZEVEDO PEREIRA GARCIA. O HÁBITO DE CONSUMO DE WEBSÉRIES ENTRE JOVENS E SUA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Bilíngue: desafios e possibilidades) - Instituto Singularidades. Orientador: Julciane Castro da Rocha.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, Julciane Castro da; Szabo, Kelly Cressoni . Plataformas adaptativas: conhecendo a Khan Academy. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ROCHA, Julciane Castro da; MANZALLI, A. P. ; VISCONTI, K. . Pixar in a Box ? Khan Academy. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ROCHA, Julciane Castro da. O futuro da inovação tecnológica nas escolas e o papel dos líderes nesse processo. (Entrevista em vídeo). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GANZELA, M. ; ROCHA, Julciane Castro da . Culturas da Convergência e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ROCHA, Julciane Castro da. Ferramentas do Office 365 para Docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


* Defesa de Mestrado realizada em março de 2011. O trabalho recebeu nota máxima de todos os membros da banca. 

*Foi representante discente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP; 

* Foi representante Discente eleito para a Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP;

* Aprovada na 16 ª colocação no Concurso para Professores de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo em Janeiro de 2008;

* Aprovada na 32 ª colocação no Concurso para Professores de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Educação da de São Paulo em Junho de 2010.

* Aprovada na 45 ª colocação no Concurso para Professores de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo em Janeiro de 2010.

* Ativista na proteção de animais domésticos em situação de vulnerabilidade social (maus-tratos e/ou abandono). 

* Defensora de métodos substitutivos à experimentação animal na ciência e na pesquisa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 1:18:04