William César Lopes Domingues

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  • Última atualização do currículo em 24/07/2017


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2008) e Mestrado em Antropologia Social pelo PPGA/UFPA (2017). É indígena da etnia Xakriabá radicado no médio Xingu, aluno do Curso de Doutorado em Antropologia Social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, orientando da Dra. Jane Felipe Beltrão, é professor da cadeira de Saúde e Sociedade no Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará, atualmente é presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Altamira-PA e 2o. Coordenador Adjunto do Fórum de Presidentes de CONDISI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William César Lopes Domingues
Nome em citações bibliográficas
DOMINGUES, W. C. L.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Entre o dito e o não dito: A saúde indígena e o Estado Brasileiro,
Orientador: Jane Felipe Beltrão.
2015 - 2016
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Cachaça, Concreto e Sangue! Saúde, Alcoolismo e Violência entre os Povos Indígenas no Contexto da Construção da Hidrelétrica de Belo Monte.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Jane Felipe Beltrão.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2008
Graduação em Licenciatura Plena em pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A cultura estuprada?"aí o pessoal ficou com vergonha de ser índio e começou a querer estudar" Infância, Educação e Escola entre os Asurini do Xingu.
Orientador: César Augusto Martins de Souza.




Formação Complementar


2016 - 2016
Controle Social. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Convenção 169 da OIT. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
Restauração de Peças Arqueológicas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2011 - 2011
Iniciação ao Desenho de Peças Arqueológicas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
Semiótica e Cultura Visual. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2003 - 2003
Análise do Discurso. (Carga horária: 100h).
Sociedade Internacional de Lingüística, SIL, Brasil.
2000 - 2000
Relações Humanas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Antropologia aplicada à comunicação Trancultural. (Carga horária: 50h).
Associação Linguística Evangélica Missionária, ALEM, Brasil.
1998 - 1999
Técnico em Enfermagem. (Carga horária: 1690h).
Colégio Sena Aires, CSA, Brasil.
1997 - 1997
Diagnóstico Laboratorial de Malária. (Carga horária: 36h).
Fundação Nacional de Saúde - Presidência, FUNASA, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Metodologia Linguística. (Carga horária: 398h).
Associação Linguística Evangélica Missionária, ALEM, Brasil.
1997 - 1997
Câmera Profissional. (Carga horária: 80h).
Associação dos amigos de Dulcina de Moraes, AADM, Brasil.
1996 - 1996
Sonoplastia, Mixagem e Sonoriação. (Carga horária: 50h).
Arte Med Instituto Artístico, ARTMED, Brasil.
1986 - 1988
Técnico Assistente de Administração. (Carga horária: 2880h).
Centro Educacional 01 do Gama, CEG, Brasil.


Atuação Profissional



Distrito Sanitário Especial Indígena de Altamira, DSEI-ALTAMIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor Indígena, Carga horária: 40


Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Posto Indígena (Cargo de Confiança), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
HINDIA- História INdígena e do Indigenismo na Amazônia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .

Integrantes: William César Lopes Domingues - Coordenador / Márcio Couto Henrique - Integrante.
2014 - Atual
Cidade, Aldeia & Patrimônio
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .

Integrantes: William César Lopes Domingues - Coordenador / Jane Felipe Beltrão - Integrante.
2013 - Atual
Indígenas e Quilombolas Mulheres em Situação de Violência: Diversidade Sociocultural, Direitos Humanos e Políticas Públicas na Amazônia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: William César Lopes Domingues - Coordenador / Jane Felipe Beltrão - Integrante / Paula Mendes Lacerda - Integrante / Assis da Costa Oliveira - Integrante / Francilene de Aguiar Parente - Integrante / Telma Eliane Clajus Garcia Oliveira - Integrante / Almir Vital da Silva - Integrante / Almires Martins Machado - Integrante / Edimar Antonio Fernandes - Integrante / Rosani de Fátima Fernandes - Integrante / Estella Libardi de Souza - Integrante / Angelo Pessoa Lima - Integrante / Carlos Lourenço de Almeida Filho - Integrante / Clarisse Callegari Jacques - Integrante / Mônica do Corral Vieira - Integrante / Mariah Torres Aleixo - Integrante / Rhuan Carlos dos Santos Lopes - Integrante.
2013 - Atual
Entre Preservação e Transformação: A influência da Variável Educação escolar nos Modos de Vida das Comunidades Tradicionais das Reservas Extrativistas da Terra do Meio
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: William César Lopes Domingues - Integrante / Raquel da Silva Lopes - Coordenador / Francilene de Aguiar Parente - Integrante / Alcione Sousa de Meneses - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Arqueologia Diversidade e Direitos
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: William César Lopes Domingues - Coordenador / Jane Felipe Beltrão - Integrante / Assis da Costa Oliveira - Integrante / Eliane da Silva Sousa Faria - Integrante / Denise Pahl Schaan - Integrante / Zélia Amador de Deus - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INDIGENA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Indígena.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Indígena/Especialidade: Controle Social da Saúde Indígena.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Guarani
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DOMINGUES, W. C. L.2016DOMINGUES, W. C. L.. Etnia Xakriabá: Signo Preconceito.. ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS), v. 10, p. 280-288, 2016.

2.
OLIVEIRA, A. C.2015OLIVEIRA, A. C. ; BELTRAO, J. F. ; DOMINGUES, W. C. L. . Povos Indígenas, Ações Afirmativas e Universidade: Conquistas e dilemas da Reserva de Vagas na Universidade Federal do Pará. História e Diversidade, v. 6, p. 93-106, 2015.

3.
BELTRAO, J. F.2015BELTRAO, J. F. ; LOPES, R. C. S. ; CUNHA, M. J. S. ; MASTOP-LIMA, L. N. ; DOMINGUES, W. C. L. ; TOME, T. P. F. . Vida & Morte entre Povos Indígenas. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 10, p. 206-238, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
DOMINGUES, W. C. L.. Saúde Indígena e Diversidade no Brasil Plural. In: Jane Felipe Beltrão; Paula Mendes Lacerda. (Org.). Amazônias. em tempos contemporâneos: Entre Diversidades e Adversidades. 1a.ed.Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2017, v. , p. 264-278.

2.
DOMINGUES, W. C. L.. Indígenas Mulheres do Médio Xingu: Memórias de Múltiplas Violências. In: Assis da Costa Oliveira. (Org.). Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: Cenários amazônicos, rede de proteção e responsabilidade empresarial. 1a.ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, v. , p. 199-214.

3.
DOMINGUES, W. C. L.; BELTRAO, J. F. . Diversidade e Educação: O Desafio à Dodência Intercultural. In: Assis da Costa Oliveira; Jane Felipe Beltrão. (Org.). Etnodesenvolvimento & Universidade: Formação Acadêmica para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. 1ed.Belém-PA: Editora Santa Cruz, 2015, v. 01, p. 164-171.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, E. A. ; DOMINGUES, W. C. L. ; LOPES, R. S. . Educação de Jovens e Adultos do Campo no Assentamento "Asurini", município de Atamira-Pará: Estado Teórico e Prático das Ações Desnvolvidas. In: 59 Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém-PA. Anais da 59 Reunião Anual da SBPC, 2007.

2.
DOMINGUES, W. C. L.; DOMINGUES, V, C. L. ; MACHADO, E. A. . Análise da Organização Administrativa da Escola Indígena Kwatinemu do Povo Asuriní do Xingu. In: 59 reunião Anual da SBPC, 2007, Belém-PA. Anais da 59 Reunião Anual da SBPC, 2007.

3.
DOMINGUES, W. C. L.. A Construção Social da Língua Portuguesa entre os Grupos Indígenas Tupi do Médio Xingu. In: III Semana de Estudos Pedagógicos, 2006, Altamira-PA. III Semana de Estudos Pedagógicos - Pedagogia: Educação, Política e emancipação Social. Altamir´-PA: Universidade Federal do Pará, 2006. v. 01. p. 11-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DOMINGUES, W. C. L.; MACHADO, E. A. . Etnoagricultura Asurini do Xingu: Um modelo tradicional de Divisão do Trabalho no Campo. In: V Semana de Integração das Ciências Sociais, 2007, Altamira-PA. Produção Agropecuária e sustentabilidade na Amazônia & Alternativas para o Fortalecimento de Cadeias Produtivas na Transamazônica. Altamira-PA: Universidade Federal do Pará, 2007. v. 01. p. 151-155.

2.
MACHADO, E. A. ; DOMINGUES, W. C. L. . Pedagogia da Terra: O Projeto Escolarização Cidadã na Construção deuma nova realidade social do meio rural. In: V Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2007, Altamira-PA. Produção Agropecuária e Sustentabilidade na Amazônia & Alternativas para o fortalecimento de Cadeias Produtivas na Transamazônica. Altamira-PA: Universidade Federal do Pará, 2007. v. 01. p. 198-202.

3.
DOMINGUES, W. C. L.. Desenvolvimento, sustentabilidade e Belo Monte: Uma reflexão. In: III Semana de Estudos Pedagógicos, 2006, Altamira-PA. III Semana de Estudos Pedagógicos - Pedagogia: Educação, Políticia e Emancipação Social. Altamira-PA: Universidade Federal do Pará, 2006. v. 01. p. 59-63.

4.
DOMINGUES, W. C. L.. Educação Escolar Indígena em Altamira-Pará - A partir da Constituição de 1988. In: III Semana de Estudos Pedagógicos - Pedagogia: Educação, Política e Emancipação Social, 2006, Altamira-PA. III Semana de Estudos Pedagógicos - Pedagogia: Educação, Política e Emancipação Social. Altamira-PA: Universidade Federal do Pará, 2006. v. 01. p. 64-70.

5.
DOMINGUES, W. C. L.. Juventude e Cidadania: Da necessidade de se reativar os movimentos estudantis. In: III Semana de Estudos Pedagógicos, 2006, Altamira-PA. III Semana de Estudos Pedagógicos - Pedagogia: Educação, Políticia e Emancipação Social. Altamira-PA: Universidade Federal do Pará, 2006. v. 01. p. 94-101.

Artigos aceitos para publicação
1.
DOMINGUES, W. C. L.. Sob o Signo do Preconceito. Espaço Ameríndio (UFRGS), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
DOMINGUES, W. C. L.. Como Você Ensina. Desenvolvendo novas formas de ensinar Ciências Sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DOMINGUES, W. C. L.. Abordagem Transcultural no Ensino em Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DOMINGUES, W. C. L.; DOMINGUES, V, C. L. . A Cultura Estuprada? "aí o pessoal ficou com vergonha de ser índio e começou a querer estudar" - Infância, Educação e Escolar Entre os Asuriní do Xingu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
DOMINGUES, W. C. L.; MACHADO, E. A. . Etnoagricultura Asurini do Xingu: Um modelo tradicional de Divisão do Trabalho no Campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DOMINGUES, W. C. L.; DOMINGUES, V, C. L. ; MACHADO, E. A. . Análise da Organização administrativa da Escola Indígena Kwatinemu do Povo Asurini do Xingu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MACHADO, E. A. ; DOMINGUES, W. C. L. ; LOPES, R. S. . Educação de Jovens e Adultos do Campo no Assentamento "Asurini", município de Altamira-Pará: Estado Teórico e Prático das ações Desenvolvidas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MACHADO, E. A. ; DOMINGUES, W. C. L. . Pedagogia da Terra: O Projeto Escolarização Cidadã na Construção de uma nova realidade social do meio rural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DOMINGUES, W. C. L.. A Construção Social da Língua Portuguesa entre os Grupos Indígenas do Médio Xingu. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DOMINGUES, W. C. L.. Desenvolvimento, Sustentabilidade e Belo Monte: Uma Reflexão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
DOMINGUES, W. C. L.. Educação Escolar Indígena em Altamira-PA - A partir da Constituição de 1988.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
DOMINGUES, W. C. L.. Juventude e Cidadania: Da Necessidade de se Reativar os Movimentos Estudantis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DOMINGUES, W. C. L.. Capacitação para os Conselheiros Distritais de Saúde Indígena do DSEI Altamira-PA: A SESAI e o Novo Modelo de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DOMINGUES, W. C. L.. Diversidade Cultural na Educação de Crianças Indígenas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DOMINGUES, W. C. L.. III Módulo de Capacitação para os Conselheiros Distritiais de Saúde Indígena do DSEI-Altamira-PA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DOMINGUES, W. C. L.. II Módulo de Capacitação para os Conselheiros Distritais de Saúde Indígena do DSEI- Altamira-PA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DOMINGUES, W. C. L.. I Seminário Participativo da Gestão na Atenção Integral e Diferenciada aos Povos Indígenas do Estado do Amazonas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DOMINGUES, W. C. L.. II Módulo de Capacitação dos Conselheiros Locais de Saúde Indígena de Altamira-PA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
DOMINGUES, W. C. L.; GUDRIN, A. ; SILVA, A. F. ; AMBRÓSIO, C. ; CANALE, E. ; ANJOS, E. T. ; SERRANO FILHO, H. ; SILVA, L. L. ; RODRIGUES, L. S. ; SANTANA, M. F. ; SILVA, M. C. A. ; MUTZIE, N. ; OLIVEIRA, R. C. ; ALVES, S. F. . Cartilha do Controle Social. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

8.
DOMINGUES, W. C. L.. I Módulo de Capacitação dos Conselheiros Distritais de Saúde Indígena do DSEI-Altamira-PA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DOMINGUES, W. C. L.. I Módulo de Capacitação dos Conselhos Locais de Saúde Indígena de Altamira-PA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
DOMINGUES, W. C. L.. A Educação Escolar Indígena em Altamira-PA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
DOMINGUES, W. C. L.. Educação ambiental: Subsídios para Professores do ensino fundamental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
DOMINGUES, W. C. L.. Reforma ou revolução? Qual o caminho para o Brasil?. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
DOMINGUES, W. C. L.. Etnoagricultura Asurini: Um modelo sitêmico de produção no campo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
DOMINGUES, W. C. L.. "Ludling: Jogos de Linguagem Arara (Karib)". 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
DOMINGUES, W. C. L.. I Encontro de Colonizadoras da Transamazônica: Construindo essa História. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
DOMINGUES, W. C. L.. III Semana de Estudos Pedagógicos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
DOMINGUES, W. C. L.. I Seminário de Educação Básica: Perspectivas e Propostas para uma nova Prática Pedagógica em Altamira-PA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
DOMINGUES, W. C. L.. Alfabetizar para a vida ou para a escola: Uma reflexão sobre a pedagogia da alfabetização. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DOMINGUES, W. C. L.; PARENTE, Francilene de A.; OLIVEIRA, Assis da C.. Participação em banca de Gleise Leal Pena.CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE TRADICIONAL QUILOMBOLA E DA MEDICINA OCIDENTAL NO QUILOMBO DE BAIRRO ALTO, ILHA DO MARAJÓ-PA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Etnodesenvolvimento) - Universidade Federal do Pará.

2.
DOMINGUES, W. C. L.; PARENTE, Francilene de A.; OLIVEIRA, Assis da C.. Participação em banca de Terezinha de Jesus Silva dos Santos.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE PEQUENO PORTE: AVICULTURA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Etnodesenvolvimento) - Universidade Federal do Pará.

3.
DOMINGUES, W. C. L.; OLIVEIRA, Assis da C.; PARENTE, Francilene de A.. Participação em banca de Elieide Assunção de Sousa.VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DO SISTEMA DE SAÚDE TRADICIONAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ROSÁRIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Etnodesenvolvimento) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
30a. Reunião Brasileira de Antropologia. 2016. (Congresso).

2.
32a. Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena.Saúde Indígena e o Contexto Político do Impeachment. 2016. (Outra).

3.
II Encontro de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia.Cachaça, Concreto e Sangue! Saúde, Alcoolismo e Violência entre os Povos Indígenas no Contexto da Construção da Hidrelétrica de Belo Monte.. 2016. (Simpósio).

4.
Índios X Belo Monte.Índios X Belo Monte: Cachaça, Concreto e Sangue!. 2016. (Outra).

5.
V Antropologia em Foco. 2016. (Seminário).

6.
V Caminhos da Arqueologia na UFPA. Desvendando a Geoarqueologia. 2016. (Congresso).

7.
31a. Reunião e Capacitação do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Altamira-PA - 2015.Controle Social na Saúde Indígena.. 2015. (Oficina).

8.
I Capacitação dos conselheiros de saúde indígena de Altamira-2015.O Controle Social no SUS e no SASISUS. 2015. (Outra).

9.
VI Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB.Povos Indígenas e Populações Tradicionais na Amazônia. 2015. (Outra).

10.
V Reunião Equatorial de Antropologia - REA e XIV Reunião de Antropólogoa do Norte e Nordeste.Direitos Humanos na Amazônia: Violação e Agência - Quem são os Humanos. 2015. (Outra).

11.
2o. Congresso de Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste. Saúde Indígena e SUS: Complementaridade e retaguarda nos municipios. 2014. (Congresso).

12.
Antropologia em Foco IV.Antropologia,Ética e Desafios da Pesquisa. 2014. (Simpósio).

13.
Conferência Mundial da ONU para os Povos Indígenas.Saúde dos Povos Indígenas no Brasil. 2014. (Outra).

14.
Encontro de formação de Conselheiros de saúde indígena: Processos educativos acerca do controle social. 2014. (Encontro).

15.
Oficina de Geoinformação em Saúde indígena - Bases para discussão do território.O território do DSEI/CONDISI Altamira-PA. 2014. (Oficina).

16.
Oficina de Planejamento da SESAI e dos DSEI 2014. 2014. (Oficina).

17.
Oficina de Planejamento da SESAI e dos DSEI-2015. 2014. (Oficina).

18.
XI Cong. de Gest. Municipais de Saúde do Estado do Pará e I Seminário de Integração da Saúde Indígena à Gestão do SUS Mu. A Saúde Indígena no estado do Pará. 2014. (Congresso).

19.
XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Saúde Indígena: Cultura de Paz e Não Violência. 2014. (Congresso).

20.
5a. Conferência Nacional de Saúde Indígena. Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada. 2013. (Congresso).

21.
Educação Superior de Indígenas no Brasil: balanços de uma década e subsídios para o futuro. 2013. (Seminário).

22.
Etapa Distrital de Altamira da 5a. Conferência Nacional de Saúde Indígena. 2013. (Outra).

23.
Lançamento da Primeira Chamada Pública do Fundo Amazônia/Fundo Dema-FASE/Fundo Indígena do Xingu. 2013. (Encontro).

24.
Simpósio Antropologia em Foco III.Educação e Saúde Indígena na Amazônia. 2013. (Simpósio).

25.
Simpósio Antropologia em Foco III.Políticas Étnicas e Desafios do Etnodesenvolvimento. 2013. (Simpósio).

26.
Capacitação e Reunião de Conselheiros Distritais de Saúde Indígena.O que eu posso fazer para melhorar a Saúde Indígena. 2012. (Outra).

27.
Oficina Multiplicadores para o Controle Social da Saúde Indígena. 2012. (Oficina).

28.
Reunião e Capacitação do CONDISI Altamira-PA. 2012. (Outra).

29.
Educação Escolar Indígena e Ações Afirmativas. 2011. (Outra).

30.
Fonética e Fonologia do Inglês. 2011. (Oficina).

31.
O Patrimônio Arqueológico na Região do rio Xingu.Organizador. 2011. (Outra).

32.
Povos Indígenas no baixo rio Tapajós: re-emergentes e inconvenientes. 2011. (Outra).

33.
A importância da preparação para a Pós-Graduação no ensino de Graduação. 2009. (Seminário).

34.
Seminário do Grupo de Trabalçho de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. 2009. (Seminário).

35.
Desenvolvendo Profissionais de Sucesso.Desenvolvendo Profissionais de Sucesso. 2008. (Encontro).

36.
I Seminário Participativo da Gestão na Atenção Integral e Diferenciada aos Povos Indígenas do Estado do Amazonas. 2008. (Seminário).

37.
IV Oficina de Monitoramento de DST/AIDS entre os Povos Indígenas. 2008. (Oficina).

38.
Oficina: "Formação e Inserção Profissional dos Agentes Indígenas de Saúde - AIS e Agentes Indígenas de Saneamento - AISAN. 2008. (Oficina).

39.
Seminário Nacional Desafios da Saúde Indígena: Gestão e Controle Social.Controle Social na Saúde Indígena. 2008. (Seminário).

40.
13a. Conferência Nacional de Saúde. Saúde dos Povos Indígenas. 2007. (Congresso).

41.
59a. Reunião Anual da SBPC. Análise da Organização Administrativa daEscola Indígena Kwatinemu. 2007. (Congresso).

42.
Amazônia: Degradação Ambiental e medidas mitigadoras. 2007. (Seminário).

43.
A pesquisa e a pós-graduação na universidade. 2007. (Outra).

44.
I Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2007. (Seminário).

45.
Oficina de Monitoramento de DST/AIDS e Hepatites Virais entre os Povos Indígenas. 2007. (Oficina).

46.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2007. (Congresso).

47.
I Mostra Nacional de Saúde Indígena - Qualidade de vida, Promoção da Saúde e Valorização das Tradições. 2006. (Congresso).

48.
I Seminário de História da Transamazônica-Xingu: Novas Abordagens sobre História da Educação. 2006. (Seminário).

49.
Oficina: "Colonização da Transamazônica: Histórias de Homens Colonizados e Personagens Desconhecidos. 2006. (Oficina).

50.
Oficina de Divulgação de Iniciativas Comunitárias em Saúde Indígena. 2006. (Oficina).

51.
Oficina de Pesquisa em Estatística Educacional. 2006. (Oficina).

52.
A importância da Preservação das Áreas e Culturas Indígenas. 2005. (Outra).

53.
A Proteção do Trabalhador na área de Saúde. 2005. (Outra).

54.
Didática no ensino de Línguas. 2005. (Outra).

55.
Educação Básica nos anos 90: O cenário da Políticas Educacionais para o Campo. 2005. (Outra).

56.
II SEP - Semana de Estudos Pedagógicos. 2005. (Congresso).

57.
I Semana de Estudos Biológicos. 2005. (Congresso).

58.
Mini-curso de Educação Ambiental: Um desafio para a Prática Docente. 2005. (Congresso).

59.
Mini-curso Manejo e Produção de Mudas de Essências Florestais. 2005. (Congresso).

60.
V Semana de Integração das Ciências Agrárias. 2005. (Congresso).

61.
II Seminário de Literatura Paraense: História e Cultura na Poesia e Prosa Paraense. 2004. (Seminário).

62.
IV Semana de Integração das Ciências Agrárias. 2004. (Congresso).

63.
Limites e Possibilidades para um ensino renovador da Língua Portuguesa. 2004. (Outra).

64.
Mini-curso Elaboração e avaliação de Projetos de Fomento. 2004. (Outra).

65.
Educação na Amazônia: Um Estudo sobre o Desenvolvimento das Políticas Educacionais de 1930 a 1945.. 2002. (Outra).

66.
I Seminário Avançado sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. 2002. (Seminário).

67.
Sobre os Estudos de Línguas Indígenas. 2002. (Outra).

68.
Oficina de Educação Indígena. 2001. (Oficina).

69.
XIII Ciclo de Palestras da Emergência do HBDF - Curativos e Assistência ao paciente com fraturas. 1998. (Outra).

70.
XIX Ciclo de Palestras da Emergência do HBDF - Captação de Orgãos / Primeiro Atendimento em paciente com trauma raqui-medular. 1998. (Outra).

71.
X Ciclo de Palestras da Emergência do HBDF - Assistência de Enfermagem ao paciente lesado medular e Crisae convulsiva. 1997. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elieide Assunção de Sousa. VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DO SISTEMA DE SAÚDE TRADICIONAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ROSÁRIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Etnodesenvolvimento) - Universidade Federal do Pará. Orientador: William César Lopes Domingues.

2.
Terezinha de Jesus Silva dos Santos. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE PEQUENO PORTE: AVICULTURA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Etnodesenvolvimento) - Universidade Federal do Pará. Orientador: William César Lopes Domingues.

3.
Terezinha de Jesus Silva dos Santos. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE PEQUENO PORTE: AVICULTURA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Etnodesenvolvimento) - Universidade Federal do Pará. Orientador: William César Lopes Domingues.

4.
Terezinha de Jesus Silva dos Santos. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE PEQUENO PORTE: AVICULTURA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Etnodesenvolvimento) - Universidade Federal do Pará. Orientador: William César Lopes Domingues.

5.
Gleise Leal Pena. CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE TRADICIONAL QUILOMBOLA E DA MEDICINA OCIDENTAL NO QUILOMBO DE BAIRRO ALTO, ILHA DO MARAJÓ-PA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Etnodesenvolvimento) - Universidade Federal do Pará. Orientador: William César Lopes Domingues.




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