Fernanda Michelle Pereira Girão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0459259874462526
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco. Pedagoga e Mestre em Educação pela mesma Universidade. Atuou como membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/ UFPE) em pesquisas e trabalhos de assessoria pedagógica, bem como de formação continuada de professores nas áreas de Educação Infantil, alfabetização e letramento. Atuou como docente no Ensino Superior e também na Educação Básica, em turmas de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e EJA, nas redes municipais de ensino de Olinda e Recife. Integrou o corpo docente que fundou o Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Professor Paulo Rosas, convênio entre a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco. Ainda pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife - SEEL, atuou como Coordenadora Pedagógica e como Técnica da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente, nas Gerências de Educação Infantil e de Educação de Jovens e Adultos. É Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), onde atuou na Coordenação Adjunta Pedagógica do PRONATEC e na Coordenação de Projetos Pedagógicos e Formação Continuada Docente. Atualmente, participa da equipe de assessoria pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino no que se refere às questões ligadas à Educação profissional, Técnica e Tecnológica. Integra, ainda, um grupo de pesquisa vinculado à UFPE, que analisa práticas de leitura e escrita na Educação Infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Michelle Pereira Girão
Nome em citações bibliográficas
GIRÃO, F. M. P.;GIRÃO, FERNANDA MICHELLE PEREIRA;GIRÃO, FERNANDA MICHELLE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Pernambuco, Reitoria.
Av. Professor Luiz Freire, 500
Cidade Universitária
50740-540 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21251736


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Produção coletiva de textos na Educação Infantil: a mediação e os saberes docentes,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão.
Palavras-chave: Educação Infantil; Produção coletiva de textos; Saberes docentes; Reflexão sobre a prática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O trabalho de produção de texto coletivo com crianças de 4 a 5 anos.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão.




Formação Complementar


2017 - 2017
Introdução à Libras. (Carga horária: 60h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Inglês Instrumental. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2015 - 2015
Ética no Serviço Público. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Atendimento ao Cidadão. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Inglês Instrumental. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso: Teorias de alfabetização. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2011 - 2011
Museu também é lugar de gente pequena. (Carga horária: 18h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2010 - 2010
Desenho na educação Infantil. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2007 - 2007
Minicurso: Diversidade étnica e de gênero nas artes de brincar. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2005 - 2005
Minicurso: Metodologia do Ensino da História nos Cursos de EJA. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - PE, SBPC - PE, Brasil.
2003 - 2003
Oficina Pedagógica de Educação Especial. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
2002 - 2002
A Escola Municipal se reconhece olindense, sintonizada com o mundo. (Carga horária: 2h).
Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
2002 - 2002
Valorização do profissional em educação na área de Matemática. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação e Desporto de Olinda, SEDO, Brasil.
2002 - 2002
Minicurso: Escola Inclusiva: do conceito à prática pedagógica. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em produções e trabalhos técnicos relativos ao ensino tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Atuação como professora dos componentes curriculares "Metodologias de aprendizagem para Jovens e Adultos" e "Avaliação de programas, projetos educacionais, políticas educacionais e gestão Democrática", no curso de Especialização PROEJA, modalidade à distância.

Atividades

10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Atualização do regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFPE - Portaria nº 1.368/2017-GR.
07/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Membro do Grupo de Estudo em ensino e aprendizagem no IFPE.
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Acompanhamento do Pibid (CAP).
01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão responsável por elaborar proposta de metodologia de trabalho de Registro do Trabalho Docente.
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para atualização do Plano Institucional de Capacitação dos Servidores do IFPE (PIC).
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de Tabalho para Organizar a Metodologia de Trabalho de Revisão da Organização Acadêmica Institucional.
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pela condução das atividades do Projeto Cineclube.
04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação da Política de Assistência Estudantil do IFPE.
04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Fórum Permanente de Pedagogia do IFPE.
10/2012 - Atual
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
Assessoria pedagógica à Pró-Reitoria de Ensino na emissão de pareceres em Processos e consultas sobre questões ligadas ao ensino..
10/2012 - Atual
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
Assessoria pedagógica à Pró-Reitoria de Ensino do que se refere à elaboração de documentos normativos e orientadores..
06/2016 - 03/2018
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenadora de Projetos Pedagógicos e Formação Continuada Docente da Pró-Reitoria de Ensino.
10/2017 - 10/2017
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Ensino em exercício.
10/2017 - 10/2017
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Ensino em exercício.
08/2017 - 08/2017
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Ensino em exercício.
08/2017 - 08/2017
Treinamentos ministrados , Reitoria, .

Treinamentos ministrados
Atuação como organizadora do Curso de integração à instituição oferecido aos docentes empossados, conforme estabelece o Plano Institucional de Capacitação do IFPE.
05/2017 - 05/2017
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Ensino em exercício.
03/2017 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Responsável pela Reformulação do Documento "Orientações Gerais para Elaboração de Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura do IFPE".
01/2017 - 01/2017
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
Examinadora em Banca de Desempenho de Prova de Conhecimentos Práticos Específicos em Concurso Público para Docentes Efetivos - Edital nº 125/2016 - GR.
09/2016 - 09/2016
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Ensino do IFPE em exercício.
08/2016 - 08/2016
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Ensino do IFPE em exercício.
03/2014 - 06/2016
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenadora de Diplomas da Coordenação de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino do IFPE.
07/2014 - 03/2016
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta Pedagógica da Coordenação Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego - PRONATEC/IFPE.
04/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pela elaboração da Regulamentação para Concessão de Prêmios no âmbito do IFPE.
09/2014 - 09/2014
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Avaliação de trabalho científico - Pôster no II Seminário da Educação Superior do IFPE: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
08/2014 - 08/2014
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Diretora de Políticas Pedagógicas da Pró-Reitoria de Ensino em exercício.
07/2014 - 07/2014
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
xaminadora em Banca de Desempenho de Prova de Conhecimentos Práticos Específicos em Concurso Público para Docentes Efetivos - Edital nº 44/2014 - G.
03/2014 - 07/2014
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
Elaboração de questões de prova do Concurso público para servidores Técnico-Administrativos efetivos do IFPE, Edital nº 45/2014 - GR.

Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL/UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Atuação como formadora em projetos de formação continuada em redes municipais da região metropolitana do Recife.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Atuação como formadora do Pró-letramento de Língua Portuguesa no Estado do Rio Grande do Norte.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica
Outras informações
Atendimento individualizado a professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da prática docente.


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Professora da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial do PARFOR, promovido pelo MEC em parceria com a UFRPE.


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professora de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Integrou o corpo docente que fundou o Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas, convênio entre a Prefeitura da Cidade do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco.

Atividades

02/2013 - 12/2013
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Recife, .

Serviço realizado
Atuação como técnica da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente / Gerência de Educação de Jovens e Adultos.
07/2004 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
07/2007 - 02/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas, parceria entre a Prefeitura do Recife e a UFPE. Integrou o corpo docente que fundou Centro e participou da construção do seu Projeto Político Pedagógico..
02/2012 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Recife, .

Serviço realizado
Atuação como técnica da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente/Gerência de Educação Infantil.
04/2011 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Recife, .

Serviço realizado
Coordenação Pedagógica.

Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora I, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora alfabetizadora nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.


Instituto Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico, IPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviços
Outras informações
Atuação em programas de formação continuada de educadores de municípios do interior de Pernambuco.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino da Língua Portuguesa e Argumentação

Objetivo: Investigar os processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais, com ênfase nas estratégias didáticas para o desenvolvimento de habilidades argumentativas de leitura e produção de textos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Língua Portuguesa; leitura; produção de textos; Argumentação.
2.
Educação Infantil

Objetivo: Investigar as práticas de produção coletiva de textos desenvolvidas por professoras que atuam nos últimos anos da Educação Infantil, bem como analisar os saberes estruturantes da atividade docente explicitados pelas professoras..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Formação docente.
Setores de atividade: Educação.
3.
Formação Docente


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A formação do leitor na Educação Infantil: a compreensão em foco nas rodas de história
Descrição: Nesta pesquisa iremos identificar e analisar o processo de construção compartilhada de sentidos que se dá na interação entre as crianç e o livro de literatura (texto e ilustrações), mediada pela professora. Para isso serão identificados os tipos de perguntas, comentários, gestos e outras expressões não verbais produzidas tanto pela professora, como pelas crianças durante as rodas de história. Participarão da pesquisa quatro professoras (duas docentes de Grupo 4 e duas do Grupo 5), sendo videogravadas 24 rodas de história, com seis sessões para cada docente. Esperamos que o estudo, ao se inserir no campo da formação de leitores nos anos iniciais da Educação Básica, traga uma contribuição importante para as reflexões sobre o papel da mediação docente numa atividade comumente presente na rotina da Educação Infantil, mas que, em geral, é pouco refletida e planejada. Também esperamos ampliar o nosso conhecimento sobre os processos de compreensão de textos por crianças pequenas. Os resultados deste estudo serão divulgados por meio da elaboração de artigos/ capítulos/ livros voltados para a formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fernanda Michelle Pereira Girão - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Coordenador / Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Ana Raquel da Rocha Bezerra - Integrante.
2010 - 2011
Alfabetização e ensino de Língua Portuguesa: investigando o curriculo no Brasil
Descrição: Objetiva-se, neste projeto de pesquisa, analisar 21 propostas curriculares: 12 de redes estaduais (Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 09 de redes municipais de capitais brasileiras (Cuiabá, Curitiba, Macapá, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina), buscando identificar as orientações relativas ao processo de alfabetização, tanto no tocante às concepções de alfabetização e princípios didáticos subjacentes às propostas, quanto a se há nos documentos alguma indicação da etapa de escolaridade em que tal processo deve ser iniciado. Tais propostas também serão analisadas com o intuito de investigarmos quais princípios teórico-metodológicos acerca do ensino da leitura e produção de textos orientam os documentos e os modos como os pressupostos relativos à diversidade textual são inseridos. A análise estará fundamentada nas abordagens sociointeracionistas, com base na teoria bakhtiniana e no sociointeracionismo instrumental de Dolz e Schneuwly, bem como na abordagem de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2007). Outros autores serão inseridos, sobretudo, para estabelecermos diálogos em relação às diferentes abordagens teóricas que possam perpassar os documentos analisados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fernanda Michelle Pereira Girão - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Fátima Lúcia Soares Ribeiro - Integrante / Juliana de Melo Lima - Integrante / Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / Nathalia Kessia de Sousa Campos - Integrante / Francisca Maura Lima - Integrante / Ana Gabriela Seal Lima - Integrante / Edla Ferraz Correia - Integrante / Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Eleriza M. Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Apropriação dos gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professores no desenvolvimento de sequencias didáticas
Descrição: Considerando que o objetivo do ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental é fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de pensar sobre a língua, ampliando suas estratégias para lidar na sociedade de modo autônomo e crítico, este Projeto objetiva analisar situações de ensino e aprendizagem organizadas em forma de seqüências didáticas voltadas para o trabalho de produção e compreensão de textos orais e escritos da ordem do argumentar. Serão investigadas as estratégias de mediação adotadas pelas docentes e os conhecimentos explicitados por alunos e professoras acerca dos gêneros discursivos em foco durante a realização das atividades. A emergência de tais objetivos foi decorrência das análises de dados de estudos anteriores em que constatamos que a argumentação é pouco contemplada nos livros didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental e que há tentativas dos professores em desenvolver atividades de produção e compreensão de textos da ordem do argumentar, que não são bem sucedidas. Buscar-se-á, então, verificar se os fracassos são conseqüência apenas da má condução das atividades pelos professores ou se, de fato, o ensino da argumentação nas primeiras etapas de escolarização não é recomendado. Procuraremos também pesquisar quais são as melhores conduções didáticas para o desenvolvimento das habilidades argumentativas. A pesquisa está sendo desenvolvida em escolas públicas, envolvendo professoras do pimeiro e segundo ciclos. Ao todo, serão desenvolvidas cinco fases, relacionadas a reflexões sobre o ensino de cinco gêneros: debate, cartaz educativo, reportagem, artigo de opinião, carta de reclamação. A primeira etapa de cada fase será de planejamento, juntamente com seis professoras que integrarão o grupo de trabalho, de seqüências didáticas. Na segunda etapa, haverá avaliação dos alunos quanto às habilidades de produção e compreensão do gênero escolhido. Na terceira, haverá o desenvolvimento das seqüências didáticas, com observação de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fernanda Michelle Pereira Girão - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Coordenador / Telma Ferraz Leal - Integrante / Vera Creusa de Gusmão Nascimento - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Priscilla Silvestre de Lira Oliveira - Integrante / Fátima Lúcia Soares Ribeiro - Integrante / Juliana de Melo Lima - Integrante / Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / Nathalia Kessia de Sousa Campos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Formação Continuada de Professores
Descrição: Atuação como assessora do ano 3 do Ensino Fundamental, no projeto de extensão promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, por meio de convênio entre a UFPE e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Formação Continuada de Professores
Descrição: Atuação como assessora do ano 3 do Ensino Fundamental, no projeto de extensão promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, por meio de convênio entre a UFPE e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2006 - 2006
Monitoria
Descrição: Monitoria voluntária da Disciplina Educação Pré-escolar, ministrada pela professora Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas do Ensino, no curso de Graduação em Pedagogia da UFPE, durante o primeiro período de 2006, perfazendo uma carga horária de 240h..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fernanda Michelle Pereira Girão - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Coordenador.
2005 - 2006
Monitoria
Descrição: Monitoria voluntária da Disciplina Educação Pré-escolar, ministrada pela professora Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas do Ensino, no curso de Graduação em Pedagogia da UFPE, durante o segundo período de 2005, perfazendo uma carga horária de 240h..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fernanda Michelle Pereira Girão - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Formação docente.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Aprovação em concurso público para Técnico em Assunbtos Educacionais, Instituto Federal de Pernambuco.
2004
Aprovação em concurso público para professor I, Prefeitura da Cidade do Recife.
2002
Aprovação em concurso público para professor I, Prefeitura Municipal de Olinda.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIRÃO, FERNANDA MICHELLE PEREIRA2014GIRÃO, FERNANDA MICHELLE PEREIRA; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI . Produção coletiva de textos na Educação Infantil: uma leitura dos saberes docentes. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 18, p. 176-184, 2014.

2.
GIRÃO, FERNANDA MICHELLE2014 GIRÃO, FERNANDA MICHELLE; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI . Produção coletiva de textos na educação infantil: o trabalho de mediação docente. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 30, p. 121-152, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Ditando e escrevendo: a produção de textos na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana C. P.; ROSA, Ester C. de S.. (Org.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. , p. 117-137.

2.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Ditando e escrevendo: a produção de textos na Educação Infantil. In: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão;Ester Calland de Sousa Rosa. (Org.). Ler e escrever na Educação Infantil ? discutindo práticas pedagógicas. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 117-137.

3.
GIRÃO, F. M. P.. Reinventando as rodas de leitura. In: Carmen Lúcia Bezerra Bandeira;Maria Solange Brandão. (Org.). Poesia, Música e Artes Plásticas como caminhos de aprendizagem. 1ed.Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2008, v. 1, p. 19-29.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Produção coletiva de textos na Educação Infantil: uma análise dos saberes docentes. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd, 2012, Ipojuca. Anais da 35ª Reunião Anual da ANPEd, 2012.

2.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, I. B. ; BRANDÃO, A. C. P. . Texto coletivo na Educação Infantil: limitações e possibilidades. In: 18 EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste), 2007, Maceió. Anais do 18 EPENN, 2007. p. 2-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GIRÃO, F. M. P.. Aprendendo com Gilberto Freyre. In: XX Encontro Nacional do MIEIB e XII Encontro de Educação Infantil do RN, 2006, Natal. Anais do XX Encontro Nacional do MIEIB e XII Encontro de Educação Infantil do RN, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Produção coletiva de textos na Educação Infantil: uma análise dos saberes docentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GIRÃO, F. M. P.. Produção de texto coletivo na Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GIRÃO, F. M. P.. A produção do texto coletivo na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GIRÃO, F. M. P.. A produção do texto coletivo na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GIRÃO, F. M. P.. A importância do trabalho com o texto coletivo na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, I. B. ; BRANDÃO, A. C. P. . O trabalho de produção de texto coletivo com crianças de quatro a cinco anos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, I. B. ; BRANDÃO, A. C. P. . Texo coletivo na Educação Infantil: limitações e possibilidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GIRÃO, F. M. P.. Aprendendo com Gilberto Freyre. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Produção coletiva de textos na Educação Infantil: a mediação e os saberes docentes. Recife: UFPE, 2011 (Dissertação).

2.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, I. B. ; BRANDÃO, A. C. P. . O trabalho de produção de texto coletivo com crianças de quatro a cinco anos 2008 (Trabalho de conclusão de curso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GIRÃO, F. M. P.; SANTOS, A. K. F. ; MENEZES, F. M. L. ; MELO, M. C. M. ; PEREIRA, M. I. B. ; ALBUQUERQUE, R. C. S. . Assessoria pedagógica na Pró-Reitoria de Ensino do IFPE. 2016.

2.
PESSOA, A. C. ; GIRÃO, F. M. P. . Atendimento individualizado a professoras da rede municipal de Camaragibe. 2010.

3.
PESSOA, A. C. ; GIRÃO, F. M. P. . Atendimento individualizado a professoras da rede municipal de Camaragibe. 2009.

4.
GIRÃO, F. M. P.. Assessoia pedagógica nas atividades de tradição oral da Ação Griô. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
GIRÃO, F. M. P.. Elaboração de questões de prova do concurso público para servidores Técnico-Administrativos, Edital Nº 45/2014-GR.. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GIRÃO, F. M. P.. Alternativas didáticas na Educação Infantil: tudo vale a pena?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GIRÃO, F. M. P.; SILVA, L.N. da . Produção de textos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, M. C. M. ; ARAUJO, V. C. . Crianças de quatro anos do CMEI Paulo Rosas lançam livro de historinhas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Produção coletiva de textos na Educação Infantil: o trabalho de mediação docente. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
AGOSTINHO, A. A. F. ; SANTOS, A. K. F. ; SILVA, A. L. ; SANTOS, E. O. ; GIRÃO, F. M. P. ; ALBUQUERQUE NETO, F. S. C. ; DUARTE NETO, J. H. ; ALVES, K. B. ; SILVA, M. G. E. ; MELO, M. C. M. ; PEREIRA, M. I. B. ; ALBUQUERQUE, R. C. S. ; VASCONCELOS, R. M. O. T. ; PEREIRA, R. M. . Orientações Gerais para Elaboração de Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura do IFPE'. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documentoorientador).

2.
GIRÃO, F. M. P.; ALBUQUERQUE, R. C. S. ; BARROS, R. R. . ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADO E TECNOLOGIA). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documentoorientador).

3.
GIRÃO, F. M. P.; ALBUQUERQUE, R. C. S. . Concepções de avaliação e práticas significativas da aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GIRÃO, FERNANDA MICHELLE PEREIRA. Orientações para avaliação dos bolsistas do PRONATEC - IFPE. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Orientador).

5.
FREIRE, A. A. A. ; GIRÃO, F. M. P. ; SILVA, I. P. ; ALBUQUERQUE, R. C. S. ; BARROS, R. R. . Orientações Gerais para Elaboração de Projetos de Cursos Técnicos do IFPE. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento orientador).

6.
GIRÃO, F. M. P.. Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética: construindo um diálogo entre diferentes etapas da escolarização. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GIRÃO, F. M. P.. Alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GIRÃO, F. M. P.. Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PEDROSA, I. ; GIRÃO, F. M. P. . Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LIMA, I. B. ; GIRÃO, F. M. P. . A matemática no cotidiano da Educação Infantil: aprender brincando. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GIRÃO, F. M. P.. O O perfil do professor de Educação Infantil e sua habilidades específicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
GIRÃO, F. M. P.; PORTO, C. C. . Pedagogia de projetos, biodiversidade e novas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
LEAL, T. F. ; ALBUQUERQUE, E. B. ; GIRÃO, F. M. P. . Avaliação de Língua Portuguesa: ficha de acompanhamento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
LEAL, T. F. ; ALBUQUERQUE, E. B. ; GIRÃO, F. M. P. . Avaliação de Língua Portuguesa: ficha de acompanhamento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
GIRÃO, F. M. P.; CORDEIRO, D. . Oficina: Matemática na Educação Infantil: uma abordagem lúdica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GIRÃO, F. M. P.. Educação Infantil: Princípios e Fundamentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GIRÃO, F. M. P.. Educação Infantil: construindo uma identidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. ; LEAL, T. F. . O fazer pedagógico na Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
GIRÃO, F. M. P.. A literatura no cotidiano da Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
GIRÃO, F. M. P.; PORTO, C. C. . Educação Infantil e o trabalho com consciência fonológica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
PORTO, C. C. ; GIRÃO, F. M. P. . Refletindo sobre a escrita na Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
PORTO, C. C. ; GIRÃO, F. M. P. . O trabalho com literatura nas creches e pré-escolas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
GIRÃO, F. M. P.. Organização do tempo e do espaço no contexto da Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
RAMOS, T. K. G. ; GIRÃO, F. M. P. . Educação Infantil e ludicidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
RAMOS, T. K. G. ; GIRÃO, F. M. P. . Contar e ler: muito prazer!. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
RAMOS, T. K. G. ; GIRÃO, F. M. P. . Educação Infantil e matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
LIMA, M. C. M. ; GIRÃO, F. M. P. . Organização do Tempo e do Espaço. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
GIRÃO, F. M. P.. O resgate da dimensão lúdica no cotidiano da Educação Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
GIRÃO, F. M. P.. Sensibilização visual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, I. B. ; OLIVEIRA, R. S. ; BRITO, J. L. . Jogo das duas palavras. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MEDEIROS, D. A. C.; GIRÃO, F. M. P.. Participação em banca de Domingos Augusto Cavalcante Medeiros. A letra de música no ensino de Língua Portuguesa: o que dizem professores e alunos do último ano do Ensino Fundamental?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Aplicadas à Língua Portuguesa) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAUJO, C. M.; BRANDÃO, A. C. P.; GIRÃO, F. M. P.. Participação em banca de Priscilla Mayara Ribeiro da Silva.A prática da "chamada" dos nomes das crianças nas salas de Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
FERRAZ, B. T.; FERNANDES, B. A.; GIRÃO, F. M. P.. Participação em banca de Valênia Sabrina Fragoso de Brito.Produção de Desenhos na Educação Infantil: evidências da compreensão a partir da leitura de textos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
ARAUJO, C.; BRANDÃO, A. C. P.; GIRÃO, F. M. P.. Participação em banca de Evellyn Lapa Falcão de Carvalho e Luíza Alexandre Borges.As práticas de leitura e escrita na Educação Infantil: reflexões sobre as concepções da Pedagogia Waldorf. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
GIRÃO, F. M. P.; ALBUQUERQUE, E. B.; RIBEIRO, F.. Participação em banca de Karina Luiza e Rafaelle Cintia.Práticas de compreensão leitora na Educação Infantil: o que fazem as professoras?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GIRÃO, F. M. P.. Banca de Desempenho da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos. 2017.

2.
PATRICIO JUNIOR, J. C. A.; ARAUJO, M. A. E.; GIRÃO, F. M. P.. Banca examinadora da prova de desempenho do Concurso Público para Professores Efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.. 2014. Inst.Federal de Educação,Ciência e Tecnologia PE.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º GRUPECI.A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A ESCRITA POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS TROCAS DISCURSIVAS DURANTE A PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS. 2018. (Seminário).

2.
JORNADA EDUCACIONAL DO IFPE. 2018. (Encontro).

3.
Metodologias Ativas de Ensino. 2018. (Oficina).

4.
Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2017. (Outra).

5.
Seminário do Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude. 2017. (Seminário).

6.
Seminário Temático: Educação Profissional, Técnica e Tecnológica: desafios e possibilidades de construção de caminhos para a prática pedagógica no IFPE. 2017. (Seminário).

7.
IX Colóquio Internacional Paulo Freire. 2016. (Outra).

8.
Seminário em Rede Educação e Relações Étnico-Raciais - Etnicidade, Gênero e Educação. 2016. (Seminário).

9.
Seminário Estadual da BNCC - Pernambuco. 2016. (Seminário).

10.
Seminário temático: acessibilidade e inclusão da Educação. 2016. (Seminário).

11.
Fórum Permanente PROEJA. 2014. (Outra).

12.
II Seminário da Educação Superior do IFPE: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.Avaliação de Trabalho Científico - Pôster. 2014. (Seminário).

13.
Reunião do Fórum Permanente dos Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelado do IFPE.Organização de evento. 2014. (Outra).

14.
1º Meeting Nacional de Educação e Tecnologia. 2012. (Encontro).

15.
35ª Reunião Anual da ANPEd.Produção coletiva de textos na Educação Infantil: uma análise dos saberes docentes. 2012. (Outra).

16.
35º Reunião Anual da Anped. 2012. (Outra).

17.
Seminário final do curso Pró-letramento.Produção coletiva de textos na educação Infantil: uma análise da mediação docente (mesa redonda). 2012. (Seminário).

18.
Seminário Regional Educação Infantil e Diversidade Étnico-racial. 2011. (Seminário).

19.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Produção coletiva de textos na Educação Infantil: o trabalho de mediação docente. 2011. (Seminário).

20.
18 EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste).Texto coletivo na Educação Infantil: limitações e possibilidades. 2007. (Encontro).

21.
18º EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste). 2007. (Encontro).

22.
5º Encontro Regional da Ação Griô Nacional (I Encontro da Educação e Tradição Oral da Regional Ventre do Sol- AL/PE/RN). 2007. (Encontro).

23.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.O trabalho de produção de texto coletivo com crianças de quatro a cinco anos. 2007. (Seminário).

24.
VI EPEM (Encontro Pernambucano de Educação Matemática). 2006. (Encontro).

25.
XX Encontro Nacional do MIEIB e XII Encontro de Educação Infantil do RN.Aprendendo com Gilberto Freyre. 2006. (Encontro).

26.
Reunião Regional da SBPC - PE. 2005. (Outra).

27.
XI Ciência Jovem - Feira Regional NE de Ciências. 2005. (Feira).

28.
XX Encontro Nacional do MIEIB e XII Encontro da Educação Infantil do RN. 2005. (Encontro).

29.
Encontro Metropolitano de Educação de Jovens e Adultos: Políticas Públicas em EJA - financiamento, alfabetização e continuidade. 2004. (Encontro).

30.
I Conferência Municipal de Educação de Olinda. 2003. (Outra).

31.
II SEminário de Educação Especial de Olinda - Escola Inclusiva:. 2003. (Seminário).

32.
Seminário de Políticas de Leitura. 2002. (Seminário).

33.
II Seminário - a discrinação em questão. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIRÃO, F. M. P.; DIAS, M. R. S. B. ; LEFOSSE, M. Z. C. M. ; SILVA, M. C. G. . Curso de Integração de Docentes do IFPE. 2018. (Outro).

2.
GIRÃO, F. M. P.; DIAS, M. R. S. B. . Curso de Integração de Docentes do IFPE. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, E. O. ; GIRÃO, F. M. P. . Seminário Temático: Educação Profissional, Técnica e Tecnológica: desafios e possibilidades de construção de caminhos para a prática pedagógica no IFPE. 2017. (Outro).

4.
GIRÃO, F. M. P.; DIAS, M. R. S. B. . Curso de Integração de Docentes do IFPE. 2017. (Outro).

5.
GIRÃO, F. M. P.; BARROS, R. R. ; ALBUQUERQUE, R. C. S. ; SANTOS, A. K. F. . Reunião do Fórum Permanente dos Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelado do IFPE. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Domingos Augusto Cavalcante Medeiros. A letra de música no ensino de Língua Portuguesa: o que dizem professores e alunos do último ano do Ensino Fundamental?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Aplicadas à Língua Portuguesa) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Fernanda Michelle Pereira Girão.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GIRÃO, FERNANDA MICHELLE PEREIRA2014GIRÃO, FERNANDA MICHELLE PEREIRA; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI . Produção coletiva de textos na Educação Infantil: uma leitura dos saberes docentes. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 18, p. 176-184, 2014.

2.
GIRÃO, FERNANDA MICHELLE2014 GIRÃO, FERNANDA MICHELLE; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI . Produção coletiva de textos na educação infantil: o trabalho de mediação docente. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 30, p. 121-152, 2014.


Livros e capítulos
1.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Ditando e escrevendo: a produção de textos na Educação Infantil. In: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão;Ester Calland de Sousa Rosa. (Org.). Ler e escrever na Educação Infantil ? discutindo práticas pedagógicas. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 117-137.

2.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Ditando e escrevendo: a produção de textos na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana C. P.; ROSA, Ester C. de S.. (Org.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. , p. 117-137.


Apresentações de Trabalho
1.
GIRÃO, F. M. P.. Aprendendo com Gilberto Freyre. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, I. B. ; BRANDÃO, A. C. P. . O trabalho de produção de texto coletivo com crianças de quatro a cinco anos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, I. B. ; BRANDÃO, A. C. P. . Texo coletivo na Educação Infantil: limitações e possibilidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GIRÃO, F. M. P.. A produção do texto coletivo na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GIRÃO, F. M. P.. A produção do texto coletivo na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GIRÃO, F. M. P.. A importância do trabalho com o texto coletivo na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GIRÃO, F. M. P.. Produção de texto coletivo na Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Produção coletiva de textos na Educação Infantil: uma análise dos saberes docentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RAMOS, T. K. G. ; GIRÃO, F. M. P. . Educação Infantil e ludicidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RAMOS, T. K. G. ; GIRÃO, F. M. P. . Educação Infantil e matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, M. C. M. ; GIRÃO, F. M. P. . Organização do Tempo e do Espaço. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GIRÃO, F. M. P.. Educação Infantil: Princípios e Fundamentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GIRÃO, F. M. P.. Educação Infantil: construindo uma identidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. ; LEAL, T. F. . O fazer pedagógico na Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GIRÃO, F. M. P.. A literatura no cotidiano da Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GIRÃO, F. M. P.; PORTO, C. C. . Educação Infantil e o trabalho com consciência fonológica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PORTO, C. C. ; GIRÃO, F. M. P. . Refletindo sobre a escrita na Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LIMA, I. B. ; GIRÃO, F. M. P. . A matemática no cotidiano da Educação Infantil: aprender brincando. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GIRÃO, F. M. P.. O O perfil do professor de Educação Infantil e sua habilidades específicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
GIRÃO, F. M. P.; PORTO, C. C. . Pedagogia de projetos, biodiversidade e novas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
LEAL, T. F. ; ALBUQUERQUE, E. B. ; GIRÃO, F. M. P. . Avaliação de Língua Portuguesa: ficha de acompanhamento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
LEAL, T. F. ; ALBUQUERQUE, E. B. ; GIRÃO, F. M. P. . Avaliação de Língua Portuguesa: ficha de acompanhamento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
GIRÃO, F. M. P.; CORDEIRO, D. . Oficina: Matemática na Educação Infantil: uma abordagem lúdica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GIRÃO, F. M. P.. Alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GIRÃO, F. M. P.. Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
PEDROSA, I. ; GIRÃO, F. M. P. . Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
GIRÃO, F. M. P.. Sensibilização visual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
GIRÃO, F. M. P.; ALBUQUERQUE, R. C. S. . Concepções de avaliação e práticas significativas da aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
GIRÃO, F. M. P.. Organização do tempo e do espaço no contexto da Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
GIRÃO, F. M. P.. O resgate da dimensão lúdica no cotidiano da Educação Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
GIRÃO, F. M. P.. Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética: construindo um diálogo entre diferentes etapas da escolarização. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, I. B. ; OLIVEIRA, R. S. ; BRITO, J. L. . Jogo das duas palavras. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo didático).

2.
AGOSTINHO, A. A. F. ; SANTOS, A. K. F. ; SILVA, A. L. ; SANTOS, E. O. ; GIRÃO, F. M. P. ; ALBUQUERQUE NETO, F. S. C. ; DUARTE NETO, J. H. ; ALVES, K. B. ; SILVA, M. G. E. ; MELO, M. C. M. ; PEREIRA, M. I. B. ; ALBUQUERQUE, R. C. S. ; VASCONCELOS, R. M. O. T. ; PEREIRA, R. M. . Orientações Gerais para Elaboração de Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura do IFPE'. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documentoorientador).

3.
GIRÃO, F. M. P.; ALBUQUERQUE, R. C. S. ; BARROS, R. R. . ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADO E TECNOLOGIA). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documentoorientador).

4.
GIRÃO, FERNANDA MICHELLE PEREIRA. Orientações para avaliação dos bolsistas do PRONATEC - IFPE. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Orientador).

5.
FREIRE, A. A. A. ; GIRÃO, F. M. P. ; SILVA, I. P. ; ALBUQUERQUE, R. C. S. ; BARROS, R. R. . Orientações Gerais para Elaboração de Projetos de Cursos Técnicos do IFPE. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento orientador).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GIRÃO, F. M. P.; SILVA, L.N. da . Produção de textos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GIRÃO, F. M. P.; LIMA, M. C. M. ; ARAUJO, V. C. . Crianças de quatro anos do CMEI Paulo Rosas lançam livro de historinhas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. . Produção coletiva de textos na Educação Infantil: o trabalho de mediação docente. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
GIRÃO, F. M. P.. Alternativas didáticas na Educação Infantil: tudo vale a pena?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIRÃO, F. M. P.; BARROS, R. R. ; ALBUQUERQUE, R. C. S. ; SANTOS, A. K. F. . Reunião do Fórum Permanente dos Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelado do IFPE. 2014. (Outro).

2.
GIRÃO, F. M. P.; DIAS, M. R. S. B. . Curso de Integração de Docentes do IFPE. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, E. O. ; GIRÃO, F. M. P. . Seminário Temático: Educação Profissional, Técnica e Tecnológica: desafios e possibilidades de construção de caminhos para a prática pedagógica no IFPE. 2017. (Outro).

4.
GIRÃO, F. M. P.; DIAS, M. R. S. B. ; LEFOSSE, M. Z. C. M. ; SILVA, M. C. G. . Curso de Integração de Docentes do IFPE. 2018. (Outro).

5.
GIRÃO, F. M. P.; DIAS, M. R. S. B. . Curso de Integração de Docentes do IFPE. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:40:59