Altair Achetta Scheneider

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5271577434792463
  • Última atualização do currículo em 30/06/2017


Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós Graduação Strictu Sensu da Universidade Metodista de São Paulo (2012). Possui graduação em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1999) e graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Assunção (1993). Atualmente é professor auxiliar i da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área Administrativa, Financeira e Jurídica no setores de Indústria, Comércio e Serviços de Comunicação Mercadológica, Publicidade e Propaganda, Turismo e Jornalismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Altair Achetta Scheneider
Nome em citações bibliográficas
SCHENEIDER, A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo.
Rua Alfeu Tavares, 149
Assunção
09641-000 - Sao Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665600
URL da Homepage: www.metodista.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Publicidade de alimentos funcionais, uma análise retórica,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Elizabeth Moraes Gonçalves.
Palavras-chave: retórica; análise de discurso; comunicação; contemporaneidade; publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social.
2004 interrompida
Especialização interrompida em 2005 em Finanças Corporativas. (Carga Horária: 420h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Reestruturação operacional, comercial e financeira de uma empresa com dificuldades financeiras.
Ano de interrupção: 2005
1995 - 1999
Graduação em direito.
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, FDSBC, Brasil.
1990 - 1993
Graduação em Administração de Empresas.
Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Da Cibercultura à Ciber-Cultur-@: desenvolvimento. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
Novo Siga. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
Elaboração de Aulas Semipresenciais. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Professor nos cursos de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação, disciplinas com aderência à formação em Administração de Empresas e Direito, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Comunicação Mercadológica, Jornalismo, Relações Públicas, Rádio TV e Internet, Design de Interiores e Turismo.

Atividades

07/2012 - Atual
Ensino, Design de Interiores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação em Design de Interiores
07/2011 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação em Comunicação Empresarial
Análise de Cenário Organizacional
Empreendedorismo em Relações Públicas - Gestão de Negócios
01/2011 - Atual
Ensino, Rádio, Tv e Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação em Rádio TV e Internet
07/2009 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação Jornalística
09/2006 - Atual
Ensino, Comunicação Mercadológica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração em Marketing Promocional
Design de marcas, brandig
Ética e Legislação em Marketing Promocional
Legislação de Incentivo
Legislação Promocional, Promoções Comerciais e Concursos Culturais
Pré-eventos, uma visão legal
09/2006 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração em Publicidade e Propaganda
Economia aplicada à Comunicação
Ética e Legislação Publicitária
11/2011 - 12/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Sociedade - WebAula
Comunicação e Sociedade - Planejamento
01/2010 - 12/2011
Ensino, Gestão de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação em Turismo
Custos e orçamentos em Turismo
Marketing no Turismo
Economia do Turismo
Qualidade em Serviços Turísticos
01/2009 - 12/2010
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing no Turismo
Gestão de pessoas no Turismo
Ética e Legislação no Turismo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Mercadológica.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SCHENEIDER, A. A.. A contabilidade, seus princípios e a atividade turística. In: Marcelo Bispo de Souza. (Org.). Gestão em Turismo: conceitos, perspectivas e possibilidades. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010, v. 1, p. 35-42.

2.
SCHENEIDER, A. A.. A importância da qualidade em Serviços turísticos. In: Marcelo Bispo de Souza. (Org.). Gestão em Turismo: conceitos, perspectivas e possibilidades. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010, v. 1, p. 112-117.

3.
SCHENEIDER, A. A.. Entendendo as Leis e o Ordenamento Jurídico. In: José Roberto Yasoshima. (Org.). As Dimensões do Turismo. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008, v. 1, p. 99-102.

4.
SCHENEIDER, A. A.. Legislação Aplicada ao Turismo. In: José Roberto Yasoshima. (Org.). As Dimensões do Turismo. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008, v. 01, p. 103-110.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHENEIDER, A. A.. Ética e internet, terra de ninguém?. O ABC da Comunicação, São Bernardo do Campo - SP, p. 9 - 9, 01 abr. 2012.

2.
SCHENEIDER, A. A.. Ética, Legislação Estratégica e Planejamento em Comunicação. O ABC da Comunicação, São Bernardo do Campo, p. 11 - 11, 01 abr. 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHENEIDER, A. A.. Administração Financeira - Custos e Orçamentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SCHENEIDER, A. A.. Os programas de humor e o assédio moral!. 2012; Tema: Humor e assédio moral. (Site).

2.
SCHENEIDER, A. A.. Promoções ?vazias? o que fazer quando nos deparamos com uma?. 2012; Tema: Marketing Promocional. (Site).

3.
SCHENEIDER, A. A.. Promoção, muito mais que planejar é pós-venda.. 2012; Tema: Marketing Promocional. (Site).

4.
SCHENEIDER, A. A.. Mais uma promoção com problemas nas peças de comunicação!. 2012; Tema: Marketing Promocional. (Site).

5.
SCHENEIDER, A. A.. Um Novo Momento. 2012; Tema: Novos rumos na legislação de comunicação. (Site).

6.
SCHENEIDER, A. A.. Cometário à matéria ?Vendem-se fãs e seguidores?. 2012; Tema: Ética e mídia social. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHENEIDER, A. A.. Gestão Administrativa e Financeira para Empresas de Comunicação. 2007. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHENEIDER, A. A.; Cirillo, Marco; HARRIS, J. C.; FERNANDES, R.; BONETTI, L.; OLIVEIRA, F. E.; MALACRIDA, R.; Puls, Rafael; Gensiauskas, Sérgio D.; Godoy, Gilmar de. Participação em banca de Alunos do VII Semestre de Comunicação Mercadológica.Projeto Experimental - TCC - VII Semestre de Comunicação Mercadológica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
ALBINO, J. M.; ALMEIDA, F. F.; SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Natália Lima.Marketing Cultural: Cultura de marca ou marca de cultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
SCHENEIDER, A. A.; SANTOS, L. C. N.; OLIVEIRA, F. E.. Participação em banca de Delyan da Rocha Campo.Estudo de Caso: estratégias utilizadas pelo Trade Marketing IT da Empresa lg Eletronics. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
SCHENEIDER, A. A.; SANTOS, L. C. N.; MULLER, K.. Participação em banca de Fernanda Dalonso Monteiro.Crowdsourcing: como as marcas trabalham com essa ferramenta de comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
SCHENEIDER, A. A.; SANTOS, L. C. N.; OLIVEIRA, F. E.. Participação em banca de Erica Mitsue Ikuo.Construção da marca corporativa. Estudfo de caso Unilever.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
SCHENEIDER, A. A.; SANTOS, L. C. N.; OLIVEIRA, F. E.. Participação em banca de Pedro Henrique MAchado.Marketing Esportivo e o Futebol na Web. Estudo de Caso: Talentos da Bola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
SCHENEIDER, A. A.; Godoy, Gilmar de; OLIVEIRA, F. E.; SANTOS, L. C. N.; WEFFORT, L. F.. Participação em banca de Alunos do I Semestre de Comunicação Mercadológica.Projeto Integrado - O mercado promocional: atuação, cenário e contexto.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
SCHENEIDER, A. A.; RAPOSO, L. C. M.. Participação em banca de Letícia Barbosa dos Santos.Publicidade da Telefônica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
SCHENEIDER, A. A.; MAGNANI, E.; BONETTI, L.; JUGUE, M.; CHIUZI, R.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Alunos do III Sem. Publicidade e Propaganda - T1 - Manhã.Empreendedorismo em Publicidade e Propaganda - Turma 1 - Manhã. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

10.
CHIUZI, R.; SCHENEIDER, A. A.; MALACRIDA, R.; MAGNANI, E.; BONETTI, L.; FARO, J.. Participação em banca de Alunos do III Sem. Publicidade e Propaganda - T2 - Manhã.Empreendedorismo em Publicidade e Propaganda - Turma 2 - Manhã. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

11.
SCHENEIDER, A. A.; MALACRIDA, R.; MAGNANI, E.; JUGUE, M.; CHIUZI, R.. Participação em banca de Alunos do III Sem. Publicidade e Propaganda - T1 - Noite.Empreendedorismo em Publicidade e Propaganda - Turma 1 - Noite. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
SCHENEIDER, A. A.; JUGUE, M.; CHIUZI, R.; MALACRIDA, R.; MAGNANI, E.. Participação em banca de Alunos do III Sem. Publicidade e Propaganda - T2 - Noite.Empreendedorismo em Publicidade e Propaganda - Turma 2 - Noite. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

13.
SCHENEIDER, A. A.; GONCALVES, E. M.; CARRILHO, K.. Participação em banca de Cláudia Cristiane Mascarenhas da Silva.A publicidade voltada ao público infantil: um discurso sobre ética. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

14.
MALACRIDA, R.; SANTOS, L. C. N.; SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Barbara Sayuri Vasques.Publicidade no Turismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

15.
SCHENEIDER, A. A.; AZEVEDO, A. B.; SANTOS, L. C. N.. Participação em banca de Fernanda Dalonso Monteiro.Crowdsourcing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

16.
SCHENEIDER, A. A.; AZEVEDO, A. B.; SANTOS, L. C. N.. Participação em banca de Rafael Packer.Campanhas Publicitárias pós aquisição de marcas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

17.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do curso de Graduação TEcnológica em Turismo.Projeto de Ação Profissional - Plano de Negócios da Versali Agência de Turismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Metodista de São Paulo.

18.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do curso de Graduação Tecnológica em Turismo.Projeto de Ação Profissional - Empreendimento Hotelaria. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Metodista de São Paulo.

19.
SCHENEIDER, A. A.; AZEVEDO, A. B.; SANTOS, L. C. N.. Participação em banca de Vinícius Junqueira Noronha.Consumo consciente e responsabilidade publicitária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

20.
SCHENEIDER, A. A.; GONCALVES, E. M.; SA, J.. Participação em banca de Valéria Vieira de Araújo Nunes.Ética na propaganda. Um estudo da propaganda televisiva brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

21.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do curso de Graduação Tecnológica em Turismo.Projeto de Ação Profissional - Turismo Receptivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Metodista de São Paulo.

22.
GONCALVES, E. M.; SCHENEIDER, A. A.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Valéria Vieira de Araújo Nunes.Ética na propaganda. Um estudo da propaganda televisiva brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

23.
SCHENEIDER, A. A.; SANTOS, L. C. N.; JUGUE, M.. Participação em banca de Vinícius Junqueira Noronha.Responsabilidade Social Publicitária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

24.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Iris Vieira da Silva.Melhores Práticas de Marketing e Comunicação com Mercado de Baixa Renda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

25.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Shailiny Merlino.A Responsabilidade Socioambiental em Ações Mercadológicas da Indústria Alimentícia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

26.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do III Semetre do curso de Publicidade e Propaganda.Projetos Integrados - Empreendedorismo em Publicidade e Propaganda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

27.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do VII semestre do curso de Tursimo.Pré-Projeto de TCC - VII semestre de Turismo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

28.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do VII semestre do curso de Comunicação Mercadológica.Projetos Experimentais - VII semestre do curso de Comunicação Mercadológica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

29.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do III Semetre do curso de Comunicação Mercadológica.Projetos Integrados - Marketing Digital: E-Commerce, E-Business, E-Agora?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

30.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do VI semestre do curso de Comunicação Mercadológica.Projetos Integrados - MArketing Promocional no Mercado de Cosméticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

31.
SCHENEIDER, A. A.. Participação em banca de Alunos do IV semestre do curso de Comunicação Mercadológica.Projetos Integrados - MArketing Esportivo - O Podium das Riquezas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Forum Teenager de Universidades e Profissões. 2012. (Encontro).

2.
Curso Agência de Turismo: Implementação e Gestão.Gestão Financeira, de custos e orçamentos. 2011. (Oficina).

3.
VI Encotec - Encontro de Tecnólogos da Faculdade de Gestão e Serviços , da Universidade Metodista de São Paulo. 2011. (Encontro).

4.
XIII Forum Teenager de Universidades e Profissões. 2011. (Encontro).

5.
XIV Congresso de Iniciação Científica e Produção Científica - 2011. Uma reflexão sobre alimentos funcionais, saúde, corpo e beleza à luz dos estudos culturais. 2011. (Congresso).

6.
X Jornada Teenager de Universidaes e Profissões. 2011. (Encontro).

7.
XV Colóquio INternacional da Escola Latino-Americana de Comunicação - CELACOM 2011.Práticas Comunicacinais para o fomento da democracia. 2011. (Outra).

8.
XV Colóquio INternacional da Escola Latino-Americana de Comunicação - CELACOM 2011. 2011. (Outra).

9.
CELACOM 2010 - XIV Colóquio INternacional sobre a América Latina. 2010. (Congresso).

10.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Desenvolvimento de materiais didáticos. 2010. (Oficina).

11.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Elaboraçãode aulas EAD. 2010. (Oficina).

12.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Panorama do ensino superior e avaliação: avanços e fragilidades. 2010. (Oficina).

13.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Procedimentos institucionais para projetos de pesquisa/extensão e iniciação científica. 2010. (Oficina).

14.
VI Encontro de Comunicação Comunitária e Cidadania. 2010. (Encontro).

15.
V Seminário Intermestrandos em Comunicação.A propaganda de produtos e alimentos funcionais: o uso de expressões e conceitos científicos como discurso persuasivo. 2010. (Seminário).

16.
V Seminário Intermestrandos em Comunicação. 2010. (Seminário).

17.
XIII Congresso de Iniciação e Produção Científica. A propaganda para crianças, uma análise de discurso publicitário nas diversas mídias, baseado no comportamento infantil.. 2010. (Congresso).

18.
XIII Congresso de Iniciação e Produção Científica. Comunicação,Ciência e Tecnologia. 2010. (Congresso).

19.
XIII Congresso de Iniciação e Produção Científica. Ética na comunicação e nas relações de consumo.. 2010. (Congresso).

20.
Imersão do Laboratório de Administração. 2009. (Oficina).

21.
Mix de Mídia OnLine e o Fenômeno das Mídias Sociais.Mix de Mídia OnLine e o Fenômeno das Mídias Sociais. 2009. (Outra).

22.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Autogerenciamento do tempo. 2009. (Oficina).

23.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Como fazer alunos lerem e gostar de lerem. 2009. (Oficina).

24.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Construção de planos de ensino e avaliação com mapas mentais. 2009. (Oficina).

25.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Excel como ferramenta de análise de resultados em pesquisa. 2009. (Oficina).

26.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento -Planejamento, elaboração e correção de avaliações, aulas e atividades em cursos modulares. 2009. (Oficina).

27.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento -Síndrome de Burnout em professores. 2009. (Oficina).

28.
Semana de Capacitação Docente - Como fazemos avaliação int integradae. 2009. (Oficina).

29.
Seminário Internacional de Mídia e Violência. 2009. (Seminário).

30.
O novo perfil do aluno universitário. 2008. (Encontro).

31.
III PROMOCOM - Mix de Promoção.Novas Perspectivas do Marketing Promocional. 2007. (Simpósio).

32.
Programa de Capacitação Docente - Apresentação com Breeze. 2007. (Oficina).

33.
Programa de Capacitação Docente - Elaboração de Aulas para EAD. 2007. (Oficina).

34.
Programa de Capacitação Docente - Fotografia Digital. 2007. (Oficina).

35.
Programa de Capacitação Docente - Photoshop. 2007. (Oficina).

36.
Programa de Capacitação Docente - Power point. 2007. (Oficina).

37.
Otimização de Produtos - Estratégia de Competitividade. 2005. (Encontro).

38.
Talentos FGV/Strong.Recuperação Financeira - Reestruturação Financeira para um Crescimento Sustentado. 2005. (Encontro).

39.
Estratégias de Entrada no Mercado Americano. 2004. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
SCHENEIDER, A. A.. Os programas de humor e o assédio moral!. 2012; Tema: Humor e assédio moral. (Site).

2.
SCHENEIDER, A. A.. Promoções ?vazias? o que fazer quando nos deparamos com uma?. 2012; Tema: Marketing Promocional. (Site).

3.
SCHENEIDER, A. A.. Promoção, muito mais que planejar é pós-venda.. 2012; Tema: Marketing Promocional. (Site).

4.
SCHENEIDER, A. A.. Mais uma promoção com problemas nas peças de comunicação!. 2012; Tema: Marketing Promocional. (Site).

5.
SCHENEIDER, A. A.. Um Novo Momento. 2012; Tema: Novos rumos na legislação de comunicação. (Site).

6.
SCHENEIDER, A. A.. Cometário à matéria ?Vendem-se fãs e seguidores?. 2012; Tema: Ética e mídia social. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:27:56