Renata Lucia Baptista Flores

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2976338341820109
  • Última atualização do currículo em 05/02/2018


Professora do quadro efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CAp/UFRJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ - (2011). Coordenadora do Curso de Extensão Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que ocorre no CAp/UFRJ. Membro integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação - COLEMARX - da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa ConPAS - Conversas entre Professores: Alteridades e Singularidades. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC. Membro integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho - GEPETO - da Universidade Federal de Santa Catarina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Lucia Baptista Flores
Nome em citações bibliográficas
FLORES, R. L. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação - CAP/UFRJ.
Rua J.J. Seabra, s/n°
Lagoa
00000000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25115382


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Olinda Evangelista.
Coorientador: Sara Granemann.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A gente se vê por aqui? Perspectivas de espectadores infantis sobre crianças na televisão,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rita Marisa Ribes Pereira.
Palavras-chave: Televisão; Telespectadores Infantis; Infâncias Contemporâneas; Alteridade; Pesquisa-Intervenção.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em Avaliação Institucional.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Parâmetros Curriculares Nacionais: Uma proposta reflexiva sobre sua introdução na Rede Municipal do Rio de Janeiro.
Orientador: Marly Abreu.
1994 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O que os olhos não vêem o coração pode sentir, sim! Uma percepção apurada da relação entre professores e alunos.
Orientador: Solange Jobim e Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação do Rio de Janeiro, IERJ, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Meia volta, volta e meia. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME-RJ, Brasil.
1997 - 1997
I Encontro para gestão administrativa/financeira. (Carga horária: 5h).
Know How Centro de Terinamento, KHCT, Brasil.
1993 - 1993
Introdução ao enfrentamento da questão das drogas.
Instituto de Educação do Rio de Janeiro, IERJ, Brasil.
1993 - 1993
Aperfeiçoamento em Estrutura e Funcionamento. (Carga horária: 160h).
Instituto de Educação do Rio de Janeiro, IERJ, Brasil.
1991 - 1991
Leitor Atento. (Carga horária: 40h).
Instituto de Educação do Rio de Janeiro, IERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, CAP/UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor do Ensino Básico, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAp/UFRJ, .

Cargo ou função
Representante eleita do CAp/UFRJ no Conselho de Ensino e Graduação - CEG/UFRJ.
02/2013 - Atual
Extensão universitária , CAp/UFRJ, .

Atividade de extensão realizada
Conversas sobre práticas nas séries iniciais do ensino fundamental.
02/2012 - Atual
Ensino, Curso de Esp. Saberes e Práticas do Ensino Básico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Concepções de Linguagem
Práticas de Leitura e Escrita na Escola
02/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
02/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , CAp/UFRJ, CAp/UFRJ.

Atividade realizada
Orientação e Supervisão de Licenciandos de Pedagogia e Enfermagem que realizam seu estágio supervisionado nas Séries Iniciais do CAp/UFRJ.
01/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAp/UFRJ, .

Cargo ou função
Coordenadora de Setor Curricular: Multidisciplinar.
01/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAp/UFRJ, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Pedagógico do CAp/UFRJ.

Escola Oga Mitá, EOM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 27

Atividades

02/2006 - 12/2010
Direção e administração, Oga Mitá, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
02/1999 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Turma em diferentes séries do Ensino Fundamental I

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental I, Carga horária: 25


Centro de Atividades Educacionais Bia Rizzo, CAEBR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental I, Carga horária: 25



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Conversas entre professorxs:alteridades e singularidades - ConPAS
Descrição: Este projeto se desenvolve como pesquisa e extensão acadêmicas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre a Formação Continuada de professores do ensino fundamental inicial da rede pública de ensino a partir dos relatos elaborados por esses professores em situação de roda de conversa. Tem como objetivo produzir conhecimentos acerca do campo de Formação Continuada fundamentada no trabalho em sala de aula, na troca de experiênciaspráticas (REIS, 2014) nas histórias de vida e nos saberes experienciais enredados na vida cotidiana apontando e desinvisibilizando a complexidade que faz parte da vida e do processo de formação que é contínuo assim como os usos e a importância das narrativas nesse processo. Desenvolve-se a partir de uma metodologia/política que envolve os cotidianos das salas de aula, as rodas de conversa com narrativas de experiênciaspráticas e de histórias de vida. Parte do princípio que a formação se dá continuamente, ou seja, é um processo que começa com o nascimento e se tece por toda a vida dos sujeitos. Para isso, discute tanto a importância das memórias de vida como dispositivo de autoformação, pensando por que o exercício de autoconhecimento é tão importante nessa trajetória quanto a importância que o compartilhamento de experiênciaspráticas, por meio das narrativas, tem na formação contínua. Considera a ideia de que as políticas de educação se tecem a partir dos embates cotidianos, o que significa que todas as ações desenvolvidas pelos praticantes das escolas são também fruto de decisões e convicções políticas e expressam valores e objetivos também políticos. Pretende se apresentar como uma políticaprática contra-hegemônica, que desinvisibliza os cotidianos escolares mostrando que o que parece posto como política de Formação Continuada é um processo de embates que se tece coletivamente e cotidianamente...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Renata Lucia Baptista Flores - Integrante / Graça Regina Franco da Silva Reis - Coordenador / Marina Santos Nunes de Campos - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Conversas entre professores: alteridades e singularidades
Descrição: Este projeto de extensão, desenvolvido com professores de turmas do ensino fundamental inicial, do município de Itatiaia/RJ tem por objetivo principal contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e dar visibilidade às práticas que já acontecem nas unidades escolares onde atuam estes professores. Esta formação se dá por meio de encontros mensais com os professores, pois acreditamos que por meio da troca entre experiências (deles e nossas como articuladores do projeto) os professores podem se perceber autores e criadores de suas práticas. Pretendemos que este projeto de extensão se constitua como uma contribuição para tornar visíveis saberes produzidos na direção de uma educação cidadã e, com isso, elaborar processos que ampliem o já feito, multiplicando essas práticas nas comunidades atendidas. Para tal, o trabalho terá como metodologia o encontro mensal entre a equipe executora e 30 professores das redes envolvidas no projeto, pois entendemos que por meio do acesso aos relatos de práticas curriculares poderemos agir conjuntamente com a comunidade de professores e outros atores da escola a fim de produzir materiais e currículos que possam atender essas comunidades estabelecendo relações mais intensas entre os conteúdos escolares e a formação cidadã, por meio de diálogos ampliados entre os primeiros e a realidade social do país e dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Renata Lucia Baptista Flores - Integrante / Graça Regina Franco da Silva Reis - Coordenador / Viviane Lontra - Integrante / Simone Alencastre Rodrigues - Integrante / Leticia Silva Souza - Integrante / Maria do Carmo Holanda Ferreira - Integrante / Franco Gomes Biondo - Integrante / Thaís dos Santos Siqueira Lima - Integrante / Izabela Cristina Pereira Borges - Integrante / Inês Barbosa de Oliveira - Integrante / Maria Luiza Süssekind Veríssimo - Integrante / Alexandra Garcia - Integrante.
2012 - 2014
Conversas entre professores: a prática como ponto de encontro, outra forma de pensar a formação e os currículos praticados
Descrição: Este projeto de pesquisa e extensão trabalha com o que temos denominado de formação cotidiana, processo de formação que se dá para além da certificação profissional e em múltiplos contextos. Trabalhamos junto a um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental do município de Queimados - RJ, acreditando que o movimento de troca de experiências entre professores é capaz de modificar a prática de cada um, enriquecendo os cotidianos das salas de aula. Objetivos gerais 1- Acompanhar um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental do município de Queimados - RJ, tendo contato com suas práticas a partir de suas narrativas e procurando desinvisibilizar o potencial emancipatório contido em suas experiências e nas trocas possíveis no encontro entre eles. 2- Potencializar os currículos praticados no cotidiano escolar. 3- Aprofundar estudos a partir da análise dos relatos de experiência. 4- Pensar o relato como produção de conhecimento e construção de identidade profissional, estimulando a prática narrativa. 5- Contribuir para a ampliação do debate acadêmico e escolar a respeito das relações entre experiência, prática docente e currículo. 6- Repensar a própria prática docente a partir da imersão na rede de experiências..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Renata Lucia Baptista Flores - Integrante / Graça Regina Franco da Silva Reis - Coordenador / Viviane Lontra - Integrante / Simone Alencastre Rodrigues - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FLORES, R. L. B.2018FLORES, R. L. B.. Ser e não ser: docência precarizada na Educação Básica Federal. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA), v. XXVIII, p. 58-71, 2018.

2.
REIS, G. R. F. S.2015REIS, G. R. F. S. ; FLORES, R. L. B. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS DE CONVERSA: PROFESSORXS, ALTERIDADES E SINGULARIDADES. Revista UFG (Online), v. 15, p. 73-88, 2015.

3.
FLORES, R. L. B.2009 FLORES, R. L. B.; RIBEIRO, C. R. . (In)Definindo o espaço da infância. Revista Teias (UERJ. Online), v. 10, p. 20, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS, G. R. F. S. ; FLORES, R. L. B. . Narrativas Histórias da/na escola. 1a. ed. , 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
FLORES, R. L. B.; Nélia Macedo ; SANTOS, N. O. ; PEREIRA, R. M. R. . Encontrar, compartilhar e transformar: reflexões sobre a pesquisa-intervenção com crianças. In: PEREIRA, Rita M. R.; MACEDO, Nélia M. R.. (Org.). Infância em Pesquisa. 1aed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2012, v. , p. 87-107.

2.
FLORES, R. L. B.; Nélia Macedo ; SANTOS, N. O. . Encontrar, compartilhar e transformar: sobre a pesquisa-intervenção com crianças. In: Grupo LIC - Linguagem, Interação e Conhecimento. (Org.). A responsividade bakhtiniana: na Educação, na Estética e na Política. 1aed.Juiz de Fora: UFJF, 2011, v. , p. 320-322.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FLORES, R. L. B.. GARIMPAGEM: O PROJETO DE RESIDÊNCIA DOCENTE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA ATUAL. In: IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE, 2017, Campinas. Trabalho docente no século XXI, 2017.

2.
FLORES, R. L. B.. Conversando com crianças sobre televisão. Na escola! Pesquisa-Intervenção como percurso. In: II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, 2014, Porto Alegre. Anais eletrônicos, 2014.

3.
PICCININI, Cláudia ; MACEDO, Jussara M. de ; MAGALHAES, L. K. C. ; FLORES, R. L. B. . PNE e trabalho docente: formação, forma(ta)ção e (con)formação. In: XII Jornada HISTEDBR/X Seminário de dezembro, 2014, Caxias - MA. Formação de Professores, 2014.

4.
FLORES, R. L. B.. Quando o que se quer é ser Hannah Montana: crianças contemporâneas em diálogo com a tevê. In: IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2012, Niterói. IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2012.

5.
FLORES, R. L. B.; SANTOS, N. O. . Crianças contemporâneas em seu contato com a tevê: até onde imitam até onde criam?. In: VI Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011.

6.
FLORES, R. L. B.. A gente se vê por aqui? Construindo diálogo com espectadores infantis em busca de suas percepções sobre a televisão.. In: ANPED - 34a Reunião Anual, 2011, Natal. ANPED - 34a Reunião Anual, 2011.

7.
FLORES, R. L. B.; Nélia Macedo ; SANTOS, N. O. . Encontrar, compartilhar e transformar: sobre a pesquisa-intervenção com crianças. In: I EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos, 2011, Juiz de Fora. A responsividade bakhtiniana: na Educação, na Estética, na Política. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 320-322.

8.
FLORES, R. L. B.. Relato de dentro da escola: relações das crianças com mídias. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2010, Niterói. III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2011.

9.
FLORES, R. L. B.. O retorno às crianças como etapa da pesquisa feita com elas: caminhos e desafios. In: II Grupeci - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Perspectivas Metodológicas, 2010, Rio de Janeiro20. II Grupeci - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Perspectivas Metodológicas, 2010.

10.
FLORES, R. L. B.. Descobertas sobre o colecionador benjaminiano por entre as coleções de meu pai. Experiência de vida e reflexões: do individual ao coletivo em busca de resistência. In: III Seminário Internacional Políticas de la Memoria: Recordando a Walter Benjamin, 2010, Buenos Aires. III Seminário Internacional Políticas de la Memoria: Recordando a Walter Benjamin, 2010.

11.
FLORES, R. L. B.. Descobertas sobre o colecionador benjaminiano por entre as coleções de meu pai. In: III Seminario Internacional Políticas de la Memoria ?Recordando a Walter Benjamin: Justicia, Historia y Verdad. Escrituras de la Memoria?, 2010, Buenos Aires. Anais, 2010.

12.
FLORES, R. L. B.. AVALIAÇÃO ESCOLAR: Teoria, prática... e uma proposta a caminho da práxis. In: Redes, 2009, Rio de Janeiro. V Seminário Internacional As Redes e as Tecnologias os outros como legítimos outros, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FLORES, R. L. B.. Crianças e TV, tudo a ver? Percepções de espectadores infantis e televisão. In: 35a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Anais da ANPED, 2012.

2.
FLORES, R. L. B.. A GENTE SE VÊ POR AQUI? CONSTRUINDO DIÁLOGO COM ESPECTADORES INFANTIS EM BUSCA DE SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A TELEVISÃO. In: 34a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2011, Natal. Anais da ANPED, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
FLORES, R. L. B.. Atenção à barbárie: elucidação das determinações da materialidade como percurso.. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 2018.

2.
REIS, G. R. F. S. ; FLORES, R. L. B. ; CAMPOS, Marina S. N. . CURRÍCULO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO: hegemonia disfarçada de neutralidade. Revista Espaço do Currículo (Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FLORES, R. L. B.. Identidades docentes dos Anos Iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FLORES, R. L. B.. A gente se vê por aqui? Sobre nós, nossas crianças e televisão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FLORES, R. L. B.. O lugar da Pedagogia: sobre ensino superior e básico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FLORES, R. L. B.. Experiência de professora: trabalho e carreira docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FLORES, R. L. B.. Sobre trabalho e formação docente: pensando a formação na formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FLORES, R. L. B.. Carreira Docente e RSC em pauta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FLORES, R. L. B.. Conversando com crianças sobre televisão. Na escola! Pesquisa-Intervenção como percurso.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FLORES, R. L. B.. Mas você vai voltar para a sala de aula? Sobre trabalho docente e planejamento curricular no CAp/UFRJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FLORES, R. L. B.. Planejamento Curricular nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FLORES, R. L. B.. Planejamento de Currículo e Ensino no CAp/UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FLORES, R. L. B.. Quando o que se quer é ser Hannah Montana: crianças contemporâneas em diálogo com a tevê. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FLORES, R. L. B.. Conjuntura do CAp/UFRJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FLORES, R. L. B.. Crianças e TV, tudo a ver? Percepções de espectadores infantis e televisão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FLORES, R. L. B.; SANTOS, N. O. . Crianças contemporâneas em seu contato com a tevê: até onde imitam até onde criam?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FLORES, R. L. B.. A gente se vê por aqui? Construindo diálogo com espectadores infantis em busca de suas percepções sobre a televisão.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FLORES, R. L. B.; Nélia Macedo ; SANTOS, N. O. . Encontrar, compartilhar e transformar: sobre a pesquisa-intervenção com crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, N. O. ; FLORES, R. L. B. . Crianças contemporâneas em seu contato com a TV: até onde imitam, até onde criam?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FLORES, R. L. B.; Nélia Macedo ; SANTOS, N. O. . Encontrar, compartilhar e transformar: sobre a pesquisa-intervenção com crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FLORES, R. L. B.. Relato de dentro da escola: relações das crianças com mídias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Nélia Macedo ; FLORES, R. L. B. . O retorno às crianças como etapa da pesquisa feita com elas: caminhos e desafios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FLORES, R. L. B.. Descobertas sobre o colecionador benjamininano por entre as coleções de meu pai. Experiência de vida e reflexões: do individual ao coletivo em busca de resistência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FLORES, R. L. B.. Descobertas sobre o colecionador benjaminiano por entre as coleções de meu pai. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FLORES, R. L. B.. AVALIAÇÃO ESCOLAR: Teoria, prática... e uma proposta a caminho da práxis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FLORES, R. L. B.; GRETHER, L. . Arte no Currículo - Vídeo-conferência. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
FLORES, R. L. B.. Implantação do Ensino Fundamental na Escola Viva. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FLORES, R. L. B.. Entre o Real e o Imaginário. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FLORES, R. L. B.. Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FLORES, R. L. B.. Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FLORES, R. L. B.. Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FLORES, R. L. B.. Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FLORES, R. L. B.. Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, Bruna Molisani Ferreira; FLORES, R. L. B.; ANDRADE, Ludmila Tomé. Participação em banca de Luciene Rodrigues Ximenes. O ambiente de Letramento na Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB: Curso de Especialização Saberes e Práticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FLORES, R. L. B.; OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis de; LIMA, Isabel Van Der Ley. Participação em banca de Daniel Castro Serra Eberienos. A visão de pedagogas sobre o trabalho em conjunto com professores de biologia nas séries iniciais: um estudo de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB: Curso de Especialização Saberes e Práticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FLORES, R. L. B.; ANDRADE, Ludmila Tomé; ALVES, Bruna Molisani Ferreira. Participação em banca de Geisi dos Santos Nicolau. O trabalho com a linguagem na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro: o proposto pela Secretaria e a prática dos professores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB: Curso de Especialização Saberes e Práticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
OROFINO, Elizabeth; FLORES, R. L. B.; ANDRADE, Ludmila Tomé. Participação em banca de Manuela Pereira Almeida. Porque sou professora: a leitura na escola pública e reflexões sobre a prática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB: Curso de Especialização Saberes e Práticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FLORES, R. L. B.. Participação em banca de Hellen Balbinotti Costa.Financeirização e o negócio da formação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis de; CRUZ, Giseli Barreto da; VIEIRA, Luciene C.; FLORES, R. L. B.; GUIMARAES, D. O.; MOURA, Ana Paula C. de. Concurso de provas e títulos para preenchimento de vagas do cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2015. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
FLORES, R. L. B.; SILVA, Sérgio Luiz Baptista da. XXXVI Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FLORES, R. L. B.. Banca de seleção de professor substituto para o CAP/UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FLORES, R. L. B.; OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis de; LONTRA, V.. Banca de seleção de professor substituto para o CAP/UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FLORES, R. L. B.; OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis de; LONTRA, V.. Banca de seleção de professor substituto para o CAP/UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FLORES, R. L. B.; GUIMARÃES, Daniela. XXXV Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
FLORES, R. L. B.. Banca de seleção de professor substituto para o CAP/UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Humanidades Canoinhas.Sobre trabalho e formação de professores. 2017. (Simpósio).

2.
VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação.Com professores nos movimentos sociais: professores militantes. 2015. (Seminário).

3.
Encontro Estadual de Educação. 2014. (Congresso).

4.
Encontro Nacional de Educação. 2014. (Congresso).

5.
II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança.Conversando com crianças sobre televisão. Na escola! Pesquisa-Intervenção como percurso. 2014. (Simpósio).

6.
III Jornada Saberes e Práticas na Educação Básica.Mesa 3: Propostas Curriculares. 2013. (Seminário).

7.
Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Educação 6. 2013. (Seminário).

8.
35a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Crianças e TV, tudo a ver? Percepções de espectadores infantis e televisão. 2012. (Congresso).

9.
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Quando o que se quer é ser Hannah Montana: crianças contemporâneas em diálogo com a TV. 2012. (Congresso).

10.
34a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. A GENTE SE VÊ POR AQUI? CONSTRUINDO DIÁLOGO COM ESPECTADORES INFANTIS EM BUSCA DE SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A TELEVISÃO. 2011. (Congresso).

11.
I Encontro de Estudos Bakhtinianos.Encontrar, compartilhar e transformar: sobre a pesquisa-intervenção com crianças. 2011. (Encontro).

12.
VI Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Crianças contemporâneas em seu contato com a TV: até onde imitam, até onde criam?. 2011. (Seminário).

13.
III Seminario Internacional Políticas de la Memoria ?Recordando a Walter Benjamin: Justicia, Historia y Verdad. Escrituras de la Memoria?.Descobertas sobre o colecionador benjaminiano por entre as coleções de meu pai. 2010. (Seminário).

14.
Redes. AVALIAÇÃO ESCOLAR: Teoria, prática... e uma proposta a caminho da práxis. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, R. L. B.; DIAS, Rosanne . II Feira de Ciências Naturais e Sociais das Séries Finais do Ensino Fundamental I. 2013. .

2.
FLORES, R. L. B.; DIAS, Rosanne . I Feira de Ciências Naturais e Sociais das Séries Finais do Ensino Fundamental I. 2012. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Thais Vinhas da Silva. ConPAS: Conversas entre Professores Alteridades e Singularidades. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Ro de Janeiro. (Orientador).

2.
Larissa França Florido. Conversas sobre práticas nas séries iniciais. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Ro de Janeiro. (Orientador).

3.
Isabela Fernandes Travassos. Conversas sobre práticas nas séries iniciais. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Anderson Henrique Ferreira Marinho. ConPAS - Conversas entre professores: alteridades e singularidades. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Geisi dos Santos Nicolau. O trabalho com a linguagem na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro: o proposto pela Secretaria e a prática dos professores. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB: Curso de Especialização Saberes e Práticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Lucia Baptista Flores.

2.
Daniel Castro Serra Eberienos. A visão de pedagogas sobre o trabalho em conjunto com professores de biologia nas séries iniciais: um estudo de caso. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB: Curso de Especialização Saberes e Práticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Lucia Baptista Flores.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FLORES, R. L. B.; Nélia Macedo ; SANTOS, N. O. . Encontrar, compartilhar e transformar: sobre a pesquisa-intervenção com crianças. In: Grupo LIC - Linguagem, Interação e Conhecimento. (Org.). A responsividade bakhtiniana: na Educação, na Estética e na Política. 1aed.Juiz de Fora: UFJF, 2011, v. , p. 320-322.


Apresentações de Trabalho
1.
FLORES, R. L. B.. AVALIAÇÃO ESCOLAR: Teoria, prática... e uma proposta a caminho da práxis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FLORES, R. L. B.. Relato de dentro da escola: relações das crianças com mídias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Nélia Macedo ; FLORES, R. L. B. . O retorno às crianças como etapa da pesquisa feita com elas: caminhos e desafios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FLORES, R. L. B.. Descobertas sobre o colecionador benjamininano por entre as coleções de meu pai. Experiência de vida e reflexões: do individual ao coletivo em busca de resistência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FLORES, R. L. B.. Descobertas sobre o colecionador benjaminiano por entre as coleções de meu pai. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FLORES, R. L. B.; SANTOS, N. O. . Crianças contemporâneas em seu contato com a tevê: até onde imitam até onde criam?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FLORES, R. L. B.. A gente se vê por aqui? Construindo diálogo com espectadores infantis em busca de suas percepções sobre a televisão.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FLORES, R. L. B.; Nélia Macedo ; SANTOS, N. O. . Encontrar, compartilhar e transformar: sobre a pesquisa-intervenção com crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, N. O. ; FLORES, R. L. B. . Crianças contemporâneas em seu contato com a TV: até onde imitam, até onde criam?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FLORES, R. L. B.; Nélia Macedo ; SANTOS, N. O. . Encontrar, compartilhar e transformar: sobre a pesquisa-intervenção com crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FLORES, R. L. B.. Quando o que se quer é ser Hannah Montana: crianças contemporâneas em diálogo com a tevê. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FLORES, R. L. B.. Conjuntura do CAp/UFRJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FLORES, R. L. B.. Crianças e TV, tudo a ver? Percepções de espectadores infantis e televisão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FLORES, R. L. B.. Planejamento Curricular nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FLORES, R. L. B.. Planejamento de Currículo e Ensino no CAp/UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FLORES, R. L. B.. Carreira Docente e RSC em pauta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FLORES, R. L. B.. Conversando com crianças sobre televisão. Na escola! Pesquisa-Intervenção como percurso.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FLORES, R. L. B.. Mas você vai voltar para a sala de aula? Sobre trabalho docente e planejamento curricular no CAp/UFRJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, R. L. B.; DIAS, Rosanne . II Feira de Ciências Naturais e Sociais das Séries Finais do Ensino Fundamental I. 2013. .

2.
FLORES, R. L. B.; DIAS, Rosanne . I Feira de Ciências Naturais e Sociais das Séries Finais do Ensino Fundamental I. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:16:38