Leandro de Bessa Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4082924423247441
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Doutorando em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma instituição, especialista em Processos e Produtos Criativos, pela Universidade Federal de Goiás, e em Filosofia da Arte, pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás com chancela da Universidade Estadual de Goiás, e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cambury. (GO). Pesquisador vinculado ao diretório de pesquisa do CNPq nos grupos de estudo e pesquisa: Linguagem, Poesia e Comunicação (UCB), Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia (NECGE) e Comunicação e Produção literária (FAC-PPGCOM/UnB). Atualmente é coordenador dos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) e professor do Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa (UCB). É consultor de comunicação e gestão de marcas pela MADE ? Design for Business e já atou como produtor cultural junto ao SESC-Goiás e a diversas companhias de teatro. Sua investigação transita entre os fenômenos da sensibilidades e afetos, do imaginário e do feminino através da personagem Diadorim na obra Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa. Além das imagens do corpo e do poético, bem como suas relações com a filosofia, a arte e a comunicação. Pesquisa a história cultural do feminino a partir de obras de arte, literatura artefatos e imagens da mídia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro de Bessa Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. B.;OLIVEIRA, LEANDRO BESSA;BESSA, Leandro

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Católica de Brasília, Faculdade de Comunicação Social.
Quadra QS 7 Campus I ? Lote 01 ? EPCT
Areal (Águas Claras)
71966700 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33569000
URL da Homepage: http://www.ucb.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: DIADORIM: ESTÉTICA E IMAGINÁRIO DA ESFERA DIÁTICA NA OBRA GRANDE SERTÂO: VEREDAS DE GUIMARÃES ROSA,
Orientador: Gustavo de Castro da Silva.
Palavras-chave: Diadorim; comunicação; Feminino; literatura; Guimarães Rosa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2014 - 2016
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: IMAGENS FANTASMAS E O IMAGINÁRIO DA PUTARIA: Aproximação a um pensamento feminino para a Estética e a Comunicação,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Gustavo de Castro e Silva.
Palavras-chave: Estética; Imaginário; História das Imagens; Corpo; comunicação; Warburg.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
2016 - 2018
Especialização em Processos e Produtos Criativos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Economia Criativa: arte e cultura como vetores de sustentabilidade econômica na região administrativa de Samambaia (DF).
Orientador: Lavínnia Seabra.
2007 interrompida
Especialização interrompida em 2008 em Arte educação e tecnologias contemporâneas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
2007 - 2008
Especialização em Filosofia da Arte. (Carga Horária: 435h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: O Silêncio da Transição - Um Panorâma da Arte Brasileira na Passagem do Século XIX para o século XX.
Orientador: Profª Vera Bergerot.
2002 - 2005
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Faculdade Cambury de Goiânia, CAMBURY, Brasil.
Título: Kbessa Comunicação - A Estruturação de Uma Agência de Comunicação.
Orientador: Adriana Rodrigues Ferreira.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina para elaboração de questões estilo ENADE. (Carga horária: 6h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2013 - 2013
Tópicos Especiais em Educação Visual. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Orientador Acadêmico para Licenciatura. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Frances. (Carga horária: 336h).
Paris Langues, PL, França.
2009 - 2009
Atividades Culturais. (Carga horária: 120h).
Paris Langues, PL, França.
2006 - 2006
Extensão universitária em Estratégias de aprendizagem a distância. (Carga horária: 180h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2004 - 2004
Direção e Composição de Cena com Osvaldo Gabriele. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Cultura de Goiânia, SECULT, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em 14º Festival Munial de Publicidade de Gramado. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Cinema e Semiótica. (Carga horária: 4h).
Faculdade Cambury de Goiânia, CAMBURY, Brasil.
2003 - 2003
Marketing Cultural e Incentivos Fiscais. (Carga horária: 16h).
Agência Goiâna de Cultura, AGEPEL, Brasil.
2003 - 2003
Oficina A Construção Poética da Cena. (Carga horária: 9h).
Secretaria de Cultura de Goiânia, SECULT, Brasil.
2003 - 2003
Atuante ou Performer, texto em movimento. (Carga horária: 15h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2003 - 2003
A máscara e a energia do ator com o grupo Moitará. (Carga horária: 2h).
Secretaria de Cultura de Goiânia, SECULT, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Pesquisa de Opinião e Mercado. (Carga horária: 16h).
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Planejamento Estratégico de Comunicação. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2002 - 2002
Leitura Dramatica com Fernanda Montenegro. (Carga horária: 24h).
Arte Brasil - Produção de Eventos, ARTEBR, Brasil.
2002 - 2002
Iluminação. (Carga horária: 20h).
Arte Brasil - Produção de Eventos, ARTEBR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Comunicação Social e orientador de projetos de TCC. Disciplinas Ministradas: 1- Design Gráfico para Publicidade (60h); 2- Produção Gráfica (60h); 3- Introdução a Fotografia (60h); 4- Ética e Legislação em Comunicação (60h); 5- Empreendedorismo em Comunicação (60h); 2018 1- Fundamentos da Publicidade e Propaganda 2- Linguagem Publicitária


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador acadêmico., Carga horária: 10


Faculdade Estácio de Sá - Goiânia, FESGO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor do Curso de Design Gráfico: Disciplinas Ministradas: Projeto de Sinalização; Introdução a imagem digital Tipografia; Projeto de Diagramação; Projeto de Identidade Visual.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do MEC/FNDE na Função de Orientador Acadêmico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade a distância, do programa UAB. Disciplinas ministradas: 1- Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico (42h), 2- Leitura, Interpretação e Produção de Texto (30h), 3- Ateliê de Artes Visuais - Linguagens Bidimencionais 4- Arte e Cultura Visual (40h), 5- Compreensão e Interpretação de Imagens (40h), 6- Antropologia da Arte e da Imagem (40h).


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enquadramento Funcional: Professor horista,, Carga horária: 18
Outras informações
Professor da área de arte, comunicação e produção cultural. Disciplinas ministradas: 1- Estética e História da Arte (80h) 2- Arte e Publicidade (60h); 3 - Estética e Comunicação (60h), 4- Estágio Supervisionado (150h), 5- Marketing Cultural (30h), 6- Criação e produção de material eletrônico (60h). Em 2016 Módulo de Comportamento de Consumo nas Mídias Sociais e Digitais ministrado no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica (30h)


Faculdades Alves Faria, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Comunicação Visual e Sonora (80h), Criação e Redação Publicitária (80h), Planejamento de Marketing e Comunicação (80h). Coordenador da Agência Experimental de Comunicação no ano de 2013 em 2013 Módulo de Valor Estratégico da Marca ministrado no Curso de MBA em Comunicação Integrada e Novas Mídias (30h)


Studium Ensino Fundamental LTDA, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental II, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental II com a disciplina de Arte e trabalhos de Ateliê


Colégio Mega, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do Ensino Médio com a disciplina de História da Arte.


Colégio Método, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte e Filosofia, Carga horária: 10
Outras informações
Realizou trabalhos com leitura e interpretação de textos e projetos culturais tais como: Concurso de poesias, visitas a museus, murais informativos e recreios com esquets teatrais


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 6
Outras informações
Trabalhou no projeto "PALCO GIRATÓRIO", projeto que desenvolve um intercâmbio cultural entre os grupos de teatros de todos os estados brasileiros, com apresentações e oficinas. E coordenou nos anos e 2004 a 2008 o projeto "Encenando a Leitura" que visa a adapatação teatral das obras literárias indicadas para o vestibular da Universidade Federal e estadual de Goiás.


Colégio Einstein, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Arte - Ensino Fundamental, Carga horária: 10


Colégio Delta, CD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Hstória da Arte no Ensino Médio, Carga horária: 6
Outras informações
Realizou projeto de exposição com obras realizadas pelos alunos



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
DIADORIM: ESTÉTICA E IMAGINÁRIO DA ESFERA DIÁTICA NA OBRA GRANDE SERTÂO: VEREDAS? DE GUIMARÃES ROSA
Descrição: Por meio de uma relação de espacialidade corporal ?atração-vínculo-intimidade?, na qual o projeto visa adensar, pois, se a comunhão de dois corpos é para a esferologia de Sloterdijk uma espécie de magia, como poderíamos interpretar, portanto, o fascínio que a presença de Diadorim provoca em Riobaldo? De que magnetismo estamos tratando ao circundar o imaginário deste Ser ambivalente e andrógeno? E ainda, que aspectos de uma comunicação corpórea podem emergir de uma análise da forma e conteúdo (estético/imaginal), em Diadorim? Doravante, a questão em formato de dúvida está posta. Diadorim é para o projeto um enigma, mas é também objeto, corpus e problema. Contudo, o caminho a ser percorrido é o do aberto, em que viceja uma ambivalência da qual a existência, de certa forma, é prisioneira. Em Diadorim, o imaginário da duplicidade converge dentro de um corpo diático que pode ser compreendido, também, como ?biunitário? (SLOTERDIJK, 2016). De tal modo que ela é, em certo sentido, para Riobaldo, um corpo meio [médium], embora constantemente obscuro, de onde brota um enigma que ao mesmo tempo atrai e recusa. Essa espécie de comunicação corpórea pode ser analisada por meio da teoria geral das relações discretas e que foi objeto de análise do filósofo italiano Giordano Bruno, conforme nos relata Sloterdijk: Esta pesquisa está inscrita no Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Produção literária / da Linha de Pesquisa Imagem, Som e Escrita, do FAC-PPG/UnB.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
IN-CORPO: Corpo, incorporação e virtualização dos sentidos
Descrição: O projeto busca identificar os saberes corporais da cultura afro-brasileira e sua dinâmica com relação à problemática da perda do corpóreo na cultura digital contemporânea a fim de contribuir para um ?pensamento-corpo?, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a noção de corporeidade na cultura digital e aproximá-la da noção fenomenológica de experiência. Suas metas são I) Produzir um levantamento descritivo das práticas corporais ritualísticas em terreiros de umbanda; II) Fazer uma revisão bibliográfica crítica cruzando a temática do corpo na era digital com a temática do corpo na cultura afro-brasileira focando na noção de experiência; III) Produzir junto com os outros membros da equipe artigos científicos sobre a problemática do corpo na cultura digital e as práticas corporais na cultura afro-brasileira; IV) Promover um seminário para debater a temática com outros pesquisadores; V) Organizar e publicar um livro com as contribuições do seminário...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .
Integrantes: Leandro de Bessa Oliveira - Integrante / Gustavo de Castro - Integrante / Frederico Antonio Cordeiro Feitoza - Integrante / DRAVET, FLORENCE MARIE - Coordenador / Anelise Wesolowski Molina - Integrante.
2017 - Atual
A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios
Descrição: Descrição: O projeto investiga os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas brasileiras, produzidos em processos de comunicação organizacional, e sua relação com a produção de sentido sobre a estratégia organizacional em notícias e reportagens publicadas em revistas de negócios do país. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, estuda textos jornalísticos e textos institucionais produzidos pelas organizações. A intenção é explorar como circulam, como são (re)apropriados e como se autorreforçam os sentidos sobre a estratégia, delineando diferentes perspectivas e práticas estratégicas. Em uma perspectiva sistêmica, o enfoque não recai sobre as influências da mídia, mas sobre como ela se insere na complexidade das relações sistêmicas e como ela pode revelar e construir os diferentes sentidos assumidos pela estratégia e pelas práticas estratégicas no universo organizacional. Além da circulação de sentidos entre o noticiário e as organizações, o projeto explora e indica possíveis diferenças entre as apropriações e concepções de estratégia nas organizações pesquisadas e em seus setores de atuação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leandro de Bessa Oliveira - Coordenador / Victor Márcio Laus Reis Gomes - Integrante / Robson Borges Dias - Integrante.
2014 - 2016
O FEMININO DA TRADIÇÃO AFROBRASILEIRA À CULTURA BRASILEIRA? ESTUDO DA FIGURA DA POMBAGIRA, SUAS IMAGENS E IMAGINÁRIOS MEDIÁTICOS
Descrição: Descrição: c) Objetivos e metas Objetivo principal Compreender e interpretar como se coordenam as relações do feminino com o mundo na tradição afrobrasileira desde seu nível cosmológico até o nível das relações sociais e suas manifestações estéticas, focando na figura da pombagira e sua evolução fora do ambiente sagrado para uma representação profana em discursos mediáticos. Objetivos específicos ? Apreender as relações transcendentais do feminino com o mundo, através do estudo dos mitos e da liturgia em terreiros de Umbanda e de Candomblé; ? Identificar as relações sociais tecidas em torno da noção de feminino pelos participantes de um terreiro, dentro e fora da comunidade; ? Estudar a figura da pombagira como figura sagrada e sua dessacralização como representação do imaginário brasileiro em torno do feminino; ? Identificar e analisar algumas figuras emblemáticas do deslocamento da pombagira para o ambiente cultural mediático: Carmen, Madame Satã e outras que pesquisaremos. ? Identificar os sentidos e de-sentidos de uma estética do oculto ligada à figura da pombagira e a seus aspectos inconfessos na cultura brasileira e dali extrair elemento para uma estética brasileira do feminino. Metas ? Fazer um levantamento dos mitos e entidades relativos à força feminina e da liturgia relacionada a tais mitos e entidades dentro dos terreiros de Umbanda, descrevendo o lugar do feminino na organização interna dos terreiros; ? Produzir um diário de observação com o repertório da vivência do feminino pelos membros de um terreiro de Umbanda de Brasília: o valor do riso, dos gestos, do palavreado, das falas, canções, etc. ? Redigir um artigo sobre as relações coordenadas do feminino, relacionando o caráter social e o transcendental, a fim de compreender e interpretar o nível poético do elemento feminino em suas coordenações comunicacionais; ? Observar as figuras do feminino (Carmen, Madame Satã e outros) construídas e narradas pela mídia (TV e cinema). Redigir um artigo sobre os imaginários mediáticos relacionados à pombagira; ? Voltar ao terreiros de Umbanda para uma segunda fase de pesquisa etnográfica e produzir um livro com com registro da iconografia, dos mitos, das entidades e da vivência ritual do feminino dentro e fora do Terreiro (da cultura religiosa popular à cultura popular mediática). ? Organizar, em parceria com a UnB, PPGCOM, linha Imagem e Som, um seminário de pesquisa, para discussão dos sub-temas do projeto, em torno da temática central: a pombagira e a estética do feminino no Brasil...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: Leandro de Bessa Oliveira - Integrante / Florence Marie Dravet - Coordenador / Gustavo de Castro e Silva - Integrante / Frederico Antonio Cordeiro Feitoza - Integrante / Sofia Zanforlin - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
IMAGENS FANTASMAS E O IMAGINÁRIO DA PUTARIA: Aproximação a um pensamento feminino para a Estética e a Comunicação
Descrição: A dissertação delineia o imaginário da putaria através de imagens da história da arte: pinturas, esculturas e artefatos; e imagens midiáticas: fotografias, cartazes e filmes. Tais imagens são designadas como imagens fantasmas, por tratarem de um momento histórico diferente do nosso embora sobreviventes ao tempo. Nesse sentido, tem-se como objetivo traçar uma narrativa dos vestígios imaginários da putaria por meio de uma genealogia da forma e uma etimologia cultural da puta. Procedimento adotado pelo historiador da arte Aby Warburg, o qual nos fornece as ferramentas de análise e interpretação da imagem: analógico, comparativo, por aproximação e filológico. Ideia agitada de Warburg nomeada por Warburg de Pathosformel, ou fórmulas expressivas do páthos. Procuramos compreender também, por esse viés, as relações entre corpo e mito, sagrado e sexual, feitiço e sedução, interdito e transgressão, gozo e consumo, razão e sensibilidade. Assim, as imagens analisadas, predominantemente femininas e portadoras de uma sexualidade livre que nos auxiliaram encontrar, por meio de uma potência criativa e poética, uma estética puta que potencialmente nos permite propor uma filosofia puta que problematize as resistências, os não ditos, o rejeitado e a abjeção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Leandro de Bessa Oliveira - Coordenador / Gustavo de Castro - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
COMARTE
Descrição: De caráter extraclasse, o projeto ComArte atende às demandas dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, por estes possuírem uma dinâmica expressiva na produção de projetos e produtos criativos. Planejado e alinhado com as disciplinas práticas e de laboratório o ComArte propõe uma junção entre habilidades apreendidas no decorrer dos cursos de Comunicação e a promoção de atividades artísticas tais como: exposições de fotografia ou trabalhos de estética, debates e mostras audiovisuais, performances, música e tecnologia, entre outros. Também, através do ComArte, pretende-se que os alunos percebam que pensar e trabalhar na área de comunicação envolve competências criativas e possibilita o desenvolvimento de diversas formas de expressão. O ComArte delineia-se como um núcleo, que deve atuar dentro da coordenação dos cursos de comunicação. É composto por um(a) professor(a) coordenador(a), que deve possuir habilidade e experiência em gestão de projetos culturais, bem como ministrar disciplinas práticas; uma equipe de professores, responsáveis por disciplinas práticas, de laboratório e/ou agências experimentais, que formam o conselho consultivo do projeto, os quais devem auxiliar na construção semestral do planejamento das atividades e exposições; alunos monitores para auxiliar nas ações práticas do projeto (mínimo dois) e auxiliares técnicos da coordenação de curso.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leandro de Bessa Oliveira - Coordenador / DRAVET, FLORENCE MARIE - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Produção Cultural.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Diploma de Menção Honrosa ao VI Concurso Nacional e Internacinal de Contos e poesia, Editora Valença S.A..


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Florence Dravet  Data: 10/03/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1DRAVET, FLORENCE MARIE2015 DRAVET, FLORENCE MARIE ; OLIVEIRA, LEANDRO BESSA . Novas imagens da pombagira na cultura pop: símbolos, mitos e estereótipos em circulação. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 12, p. 49-70, 2015.

2.
2OLIVEIRA, L. B.;OLIVEIRA, LEANDRO BESSA;BESSA, Leandro2011 OLIVEIRA, L. B.. Um Diálogo entre Obra e Artista - Modos de Ver e Apreciar uma Obra de Arte. Panorama (PUC-GO), v. 1, p. 55, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BESSA, Leandro; FEITOZA, F. ; DRAVET, F. M. ; OLIVEIRA, Bruna C. ; SILVA, G. C. E. . Pombagira: Encantamentos e Abjeções. 1. ed. Brasília: Casa das Musas, 2016. v. 150. 115p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, L. B.. Uma experiência estética na obra de Cézanne. Jornal Opção, Goiânia, p. 29 - 30, 27 dez. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BESSA, Leandro. A PUTA COMO ABJEÇÃO OU POR UMA FILOSOFIA DOS NÃO DITOS... In: XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação: Comunicação, diversidade e intolerância, 2017, Lisboa. Comunicação, diversidade e intolerância. São Paulo: ECA-USP, 2017. v. 1. p. 3257.

2.
BESSA, Leandro. Fórmulas de páthos: vultos e sobrevivências em imagens de candidatos presidenciais publicadas no facebook no ano de 2014. In: XIV Congresso Ibero-americano de Comunicação - IBERCOM, 2015, São Paulo. Comunicação, Culturas e Mídias Sociais. SÃO PAULO: ECA-USP, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BESSA, Leandro. A PUTA COMO ABJEÇÃO OU POR UMA FILOSOFIA DOS NÃO DITOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, L. B.. Fórmulas de páthos: vultos e sobrevivências em imagens de candidatos presidenciais publicados no facebook no ano de 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DRAVET, F. M. ; OLIVEIRA, L. B. . Novas imagens do feminino na cultura pop: Símbolos, mitos e estereótipos em circulação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, G. C. E. ; CRAESMEYER, B. ; OLIVEIRA, L. B. . Contribuições para uma ?filosofia puta?: Acerca da necessidade de uma pornologia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
OLIVEIRA, L. B.; CASTRO, G. . O feio e o horror no retrato de Tognina Gonsalvus, pintado por Lavinia Fontana por volta de 1577. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, L. B.. Rosa Vermelha e impura. Goiânia: Kelps, 2005 (Poesia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BESSA, Leandro. Consultoria em Comunicação. 2018.

Produtos tecnológicos
1.
BESSA, Leandro; MELLO, M. ; AVILA, A. . Projeto de Posicionamento para Rede Plaza. 2016.

2.
BESSA, Leandro; MELLO, M. ; AVILA, A. . Projeto de Branding. 2015.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
BESSA, Leandro. Implementação de redes Socias digitais para o colégio Pequeno Príncipe/Studium. 2015; Tema: Redes Sociais para o ramo educacional. (Rede social).

2.
BESSA, Leandro; DRAVET, F. M. ; FEITOZA, F. ; CASTRO, G. ; OLIVEIRA, Bruna C. . Site de para Projeto de Pesquisa 'O feminino da tradição afrobrasileira à cultura brasileira - estudo da figura da pombagira, suas imagens e imaginários mediáticos. 2015; Tema: Tradição afrobrasileira, pombagira e cultura mediática. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BESSA, Leandro. In-Design. 2018. .

2.
OLIVEIRA, LEANDRO BESSA; DRAVET, F. M. ; FEITOZA, F. A. C. ; OLIVEIRA, Bruna C. . Pombagira: Encantamentos e Abjeções. 2016. (Editoração/Livro).

3.
BESSA, Leandro. Revista Esferas: Comunica e religiosidades. 2016. (Editoração/Periódico).

4.
OLIVEIRA, LEANDRO BESSA. ESFERAS: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste. 2015. (Editoração/Periódico).

5.
OLIVEIRA, L. B.. Criação Publicitária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA, L. B.. História da Arte. 2008. .

7.
OLIVEIRA, L. B.. Temáticas Contemporâneas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
OLIVEIRA, L. B.. Iniciação Teatral. 2005. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA, L. B.. Fabrique de la ville. 2009. Teatral.

2.
OLIVEIRA, L. B.. MPB & Poesia. 2005. Teatral.

3.
OLIVEIRA, L. B.. Da necessidade de ser Polígamo. 2005. Teatral.

4.
OLIVEIRA, L. B.. Encenando a Leitura. 2004. Teatral.

5.
OLIVEIRA, L. B.. Torturas de um Coração ou em Boca fechada não entra Mosquito. 2003. Teatral.

6.
OLIVEIRA, L. B.; MARLENKENIA, . Remato. 2003. Coreográfica.

7.
OLIVEIRA, L. B.; GAMA, . Vênus Desnuda. 2003. Teatral.

8.
OLIVEIRA, L. B.. Morte e Vida Severina. 2002. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Pessoa ; OLIVEIRA, L. B. . O Nascimento da Tragédia. 2005 (Aula espetáculo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DRAVET, FLORENCE MARIE; OLIVEIRA, A. S.; OLIVEIRA, L. B.. Participação em banca de Mayara Maria Bezerra Sousa.Linguagem Corporal em usuários da Ayahuasca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

2.
OLIVEIRA, Sheila, Costa; DIAS, R. G.; BESSA, Leandro. Participação em banca de Aline Cabral David dos Santos.A música pode influenciar na formação do comunicador?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília.

3.
SOUZA, A. V.; MACEDO, M. M.; BESSA, Leandro. Participação em banca de Suelen Gonçalves Soares de Oliveira.Cinema Queer: A personificação do homossexual brasileiro na comédia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília.

4.
ZANFORLIN, S.; DIAS, R. G.; BESSA, Leandro. Participação em banca de Amanda Lima Bandeira Moreira."HILDA" REVISTA PLUS SIZE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília.

5.
DRAVET, FLORENCE MARIE; SOUZA, A. V.; BESSA, Leandro. Participação em banca de Sarah Peres Batista.O arquétipo da mulher livre no cinema e o imaginário da Pomba-gira Afro-Brasileira-aproximações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília.

6.
DRAVET, FLORENCE MARIE; IASBECK, Luis Carlos; BESSA, Leandro. Participação em banca de Dalila Mota Boechat Ramos.A dialética do belo musical e do grotesco imagético: Estudo estético do filme laranja mecânica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília.

7.
DIAS, R. G.; CARVALHO, R. L. V. R.; BESSA, Leandro. Participação em banca de Celise Bernabé Duarte.Revista Institucional sobre Parques Nacioanais do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília.

8.
SOUZA, A. V.; DRAVET, FLORENCE MARIE; BESSA, Leandro. Participação em banca de Lucas Valadão Rocha.Elvis vive: um estudo sobre o imaginário que permeia o ídolo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

9.
MOLINA, A. W.; FERREIRA, G. L. S.; BESSA, Leandro. Participação em banca de Paula Lima de Melo.Brechó e memória: moda com propósito e consumo consciente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

10.
SOUZA, A. V.; MOLINA, A. W.; BESSA, Leandro. Participação em banca de Janaína Verônica Silva Araújo.As perspectivas da bissexualidade na atualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

11.
LOBO, V. O. T. A.; MACEDO, M. M.; BESSA, Leandro. Participação em banca de João Paulo Araújo Silva.Estudo de uma marca incomum: Supreme. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

12.
DRAVET, FLORENCE MARIE; BESSA, Leandro; SOUZA, A. V.. Participação em banca de Juliana Carvalho Furtado.A noção de catarse em Toy Story 3. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

13.
MOLINA, A. W.; DRAVET, FLORENCE MARIE; BESSA, Leandro. Participação em banca de Bruna Teixeira Pimentel.Imagem e Moda: Fantasia e Beleza na imagem fotográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

14.
DIAS, R. G.; ACOSTA, F. E. R.; BESSA, Leandro. Participação em banca de Lucas Rocha Correia.O ESPETÁCULO DO EU, O SHOW SOCIAL DE HUGO GLOSS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

15.
MARTINEZ, M. C.; CAVALCANTE, M. M. A.; OLIVEIRA, L. B.. Participação em banca de Daniela de Paula Branquinho e Verônica de Oliveira Castro.O uso dos cinco sentidos como forma de criatividade e inovação: Estudo de caso Paradiso Cine Bar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília.

16.
OLIVEIRA, L. B.; MARTINEZ, M. C.; ACOSTA, F. E. R.. Participação em banca de Lara Pacheco Vieira.Como ter uma torrente de ideias criativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.

17.
OLIVEIRA, L. B.; RIBEIRO, R. P.; BUENO, M. G. B.. Participação em banca de Douglas Soares Valério e Lucas Fernandes Prado de Queiroz.O Perfil de Consumo nas Ramificações de Público Hippie. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Alves Faria.

18.
RIBEIRO, R. P.; OLIVEIRA, L. B.; BUENO, M. G. B.. Participação em banca de Lucas Eggert Guimarães.Merchandising Editorial no Cinema: A Mise-en-sciéne e a Marca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Alves Faria.

19.
Q. R. Patricia; OLIVEIRA, L. B.. Participação em banca de Diogo Nascimento, Gisele Araújo, Gustavo Henrique.SYN Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

20.
P. S. A. Luiz; OLIVEIRA, L. B.. Participação em banca de Andrielly Lemes, Enzo Bertran, Quemuel Ribeiro, Weslane.Strike Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

21.
BRISOLLA, M.; OLIVEIRA, L. B.. Participação em banca de Andreia Melo, Cellne Ramos, Anna Clara Ferreira.Vitrine da Propaganda - A Abertura de uma agência de propaganda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

22.
BRISOLLA, M.; OLIVEIRA, L. B.. Participação em banca de André Dias, Fabio Filho, Hugo Cosac..Guará Propaganda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II JORNADA DISCENTE DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PPGCOM/FAC.A INTUIÇÃO COMO MÉTODO INVESTIGATIVO EM PESQUISAS NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO, ESTÉTICA E LITERATURA. 2018. (Simpósio).

2.
Imagem e subjetividade contemporânea.. 2017. (Seminário).

3.
Simpósio da Especialização em Processos e Produtos Criativos.Estúdio Colaborativo de Branding e Design Thinking. 2017. (Simpósio).

4.
XV Congresso Ibero-americano de Comunicação - IBERCOM. A PUTA COMO ABJEÇÃO OU POR UMA FILOSOFIA DOS NÃO DITOS. 2017. (Congresso).

5.
Haverá Futuro Para as humanidades? Com Hans Ulrich Gumbrecht. 2016. (Seminário).

6.
24º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS),. Contribuições para uma “filosofia puta:” Acerca da necessidade de uma pornologia. 2015. (Congresso).

7.
COMÚSICA - Congresso de Comunicação e Música. Novas imagens do feminino na cultura pop: Símbolos, mitos e estereótipos em circulação. 2015. (Congresso).

8.
XIV Congresso INTERNACIONAL IBERCOM - Congresso Ibero Americano de Comunicação. Fórmulas De Pathos: Vultos E Sobrevivências Em Retratos De Candidatos Presidenciais Publicados Na Internet No Ano De 2014. 2015. (Congresso).

9.
Intercom Centro-Oeste. A feiúra, o horror e o brega.. 2014. (Congresso).

10.
Fórum de Produção Cultural.Produção Cultural Local. 2009. (Encontro).

11.
6º ENCONTRO NACIONAL DE ESCRITORES. 2004. (Encontro).

12.
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE PRESIDENTE PRUDENTE.Juri técnico do festival. 2004. (Outra).

13.
17º Festival Universitário de teatro de Blumenau.Torturas de um coração ou em boca fechada nao entra mosquito de Ariano Suassuna. 2003. (Encontro).

14.
I CONGRESSO GOIANO DE MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS. 2003. (Congresso).

15.
Forum Cara Brasileira "A Cara de Goiás em Discussão". 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BESSA, Leandro; MOLINA, A. W. ; IASBECK, Luis Carlos . XVI SECOMUNICA - Diversidade e Adversidades: O incomum na comunicação. 2017. (Congresso).

2.
BESSA, Leandro. XV - SECOMUNICA - Semana de Comunicação. 2016. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, L. B.; DRAVET, F. M. ; QUIROGA, T. ; JORGE, T. M. . 24º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). 2015. (Congresso).

4.
DRAVET, F. M. ; FEITOZA, F. ; OLIVEIRA, L. B. . II Seminário Pombagira - Matrizes do feminino na comunicação. 2015. (Outro).

5.
DRAVET, F. M. ; FEITOZA, F. A. C. ; CASTRO, G. ; ZANFORLIN, S. ; OLIVEIRA, L. B. . Seminário Pombagira - Matrizes do feminino na comunicação. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luiz. Crowdfunding: Arte, inovação e criatividade por meio de financiamento coletivo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

2.
Giselle Alves Caetano Araújo. Arquétipo da Princesa na linha da Disney. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Annielle Sobrinho Gabriel. O Imaginário do Troféu Sobre Rodas da Mary Kay: Estudo da Figura do Carro Rosa, sua Imagem e Impacto gerado na Sociedade.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

2.
Dayane Viana Castro. Branding e reposicionamento de marca: Um estudo de caso do colégio Pequeno Príncipe/Studium de Goiânia. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

3.
Priscila Schmidt Andreatta,. O PODER DO BRANDING PARA DEFINIR SUA MARCA NA MENTE DO CONSUMIDOR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

4.
RAFAEL DE OLIVEIRA CARDOSO. O JORNALISMO NA ERA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

5.
Steffany Paula Morais dos Santos. Carta Capital: uma análise da imagem de Dilma Rousseff durante o processo de impeachment. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

6.
Tylara Pinheiro de Souza. MÍDIA E TRAGÉDIA: RECONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DO JORNAL O POPULAR NA COBERTURA DO CASO ?ZÉ GOMES?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Didier Benevenute. TRIVSTER, UM JOGO DE TRÍVIA PARA APPLE TV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

2.
Amina Carneiro Freitas. Documentário audiovisual festividades ciganas: costumes e tradições de um povo excluído. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

3.
Thales de Morais Marques. O Facebook no processo de aprendizagem: como os adolescentes encaram essa rede social digital?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

4.
Anna Kharolina Guimarães e Yulli Moraes de Assunção. Revista RAS: A valorização da Moda Afro-Brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

5.
Danielly Ferreira Facundo. Online x Offline: Um estudo sobre a integração entre departamentos dentro de agências Publicitárias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

6.
Luísa Ágnes de Souza Pessoa. As imagens e o imaginário na sociedade contemporânea: uma breve reflexão a partir do filme. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

7.
ELIANE LOURENÇO MOISÉS. ANALISE DA PUBLICIDADE E DO MARKETING SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SUA RECEPÇÃO A MARCA TAEQ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

8.
Matheus Marques Hoeckele. O meme como estratégia de venda nas Redes Sociais: O case Gretchen. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

9.
Ângela Nascimento Saliba Rebouças. A relação no Neuromarketing com o comportamento de consumo: estudo de caso do supermercado Walmart. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

10.
Michael Levy Barbosa do Nascimento. O FACEBOOK COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO DE EVENTOS LGBT EM BRASÍLIA: O CASO DA BOATE VICTÓRIA HAUS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

11.
Letícia Beatriz Lima Leite. Elementos da comunicação que influenciam os vendedores ambulantes do terminal rodoviário de Brasília. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

12.
Márcio Corrêa Muniz. Identidade Visual para food truck: Dom Gourmet. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

13.
Walter Hugo de Souza Rodrigues. O Imaginário do Michê: Profissionais do sexo no Correio Braziliense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

14.
Nayane Gama do Nascimento. Revista Quitéria: Estudos sobre o Feminismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

15.
Andréa Alcântara A. Amorim, Ana Laura Spinetti. Cultura Visual, motivação e aprendizagem em arte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

16.
Ana Maria R. Carvalho, Claudia G. de O. S. e Estela M. I. M.. Visibilidade e invisibilidades no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

17.
Adriano S. S., Claudio H. S. M., Kássia N. M. e Marília G. M. ESTUDO DE BRANDING E POSICIONAMENTO DA MARCA KAULLY JEANS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdades Alves Faria. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

18.
Gisely A. L., Manoel C. M., Mário S. M., e Wilksa A. F.. Garra Moto: Posicionamento de Marca e Planejamento de Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdades Alves Faria. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

19.
Gabriel O. S., Jérssica A. S., Marcos V. S. Q., Marcus L. C.. REPOSICIONAMENTO DA GOVESA T-63 - UMA REVENDEDORA DE VEÍCULOS VOLKSWAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdades Alves Faria. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

20.
Cláudia Flávia de Andrade Barbosa. A fotografia digital no contexto da Educação em Arte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

21.
GENERCY M. C, SEBASTIANA O. S. SÔNIA M. e SUZIMARY. EJA - Um contato com a imagem: Diálogos a partir do cotidiano e da subjetividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.

22.
Maria Neuma Gonçalves de Aguiar e Wanderléia Aparecida. Novas mídias visuais, a relação da imagem no advento da fotografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Leandro de Bessa Oliveira.



Inovação



Produto tecnológico
1.
BESSA, Leandro; MELLO, M. ; AVILA, A. . Projeto de Branding. 2015.


Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BESSA, Leandro; FEITOZA, F. ; DRAVET, F. M. ; OLIVEIRA, Bruna C. ; SILVA, G. C. E. . Pombagira: Encantamentos e Abjeções. 1. ed. Brasília: Casa das Musas, 2016. v. 150. 115p .


Apresentações de Trabalho
1.
BESSA, Leandro. A PUTA COMO ABJEÇÃO OU POR UMA FILOSOFIA DOS NÃO DITOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BESSA, Leandro. In-Design. 2018. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
BESSA, Leandro. Implementação de redes Socias digitais para o colégio Pequeno Príncipe/Studium. 2015; Tema: Redes Sociais para o ramo educacional. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 22:09:03