Renan Araújo de Azevedo

Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível SB

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6287815527648319
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Possui graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão (2013). Possui MBA -GESTÃO DA PRODUÇÃO pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pós Graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho Possui conhecimento técnico na área de gestão da qualidade (ISO 9001:2008) e Excel Avançado 2010 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renan Araújo de Azevedo
Nome em citações bibliográficas
AZEVEDO, R. A.;AZEVEDO, RENAN ARAÚJO;AZEVEDO, RENAN ARAÚJO DE


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO. (Carga Horária: 620h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: ABORDAGEM DOS RISCOS OCUPACIONAIS E AMBIENTAIS EM UMA INDUSTRIA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS NO NORTE DO PARANÁ.
Orientador: OSNI PEREIRA.
2014 - 2016
Especialização em MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO. (Carga Horária: 340h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Analise de gestão de riscos com basena norma ABNT ISO 31000:2009 embarcadora de cargas no norte do Paraná.
Orientador: Gislaine Camila Lapasini Leal.
2008 - 2014
Graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: Determinação do Instante Ideal para a Substituição de Caminhões de uma frota-Estudo de Caso.
Orientador: Dieter Randolf Ludewig.




Formação Complementar


2014 - 2014
YELLOW BELT SIX SIGMA. (Carga horária: 16h).
Cocamar Cooperativa Agroindustrial - Matriz, COCAMAR, Brasil.


Atuação Profissional



LUKPLAS EMBALAGENS, LUKPLAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE PCP, Carga horária: 44
Outras informações
Profissional responsável por realizar análise de desempenho industrial. Realiza análise e gestão de estoque de matéria-prima e material de embalagem. Realiza desenhos mecânicos, planejamento, controle e programação de produção, além de controlar o estoque e o almoxarifado, acompanhar diário dos estoques de matérias primas e embalagens, elaborar plano anual de compras de matérias primas e embalagens, atuar na resolução de problemas com divergência entre pedido de compra e nota fiscal (quantidade e data de entrega), acompanhar e controlar devolução e troca de insumos reprovados, cadastrar ordens de compra e parcelas, bem como manutenção destas, administrar e controlar produto acabado, administrar recursos fabris, com objetivo de maior produtividade, elaborar e realizar plano de produção, fazer análise dos estoques de materiais, garantindo atendimento das datas de entrega dos pedidos nos prazos solicitados, realiza análise dos métodos de planejamento, programação e controle de produção, com execução do planejamento da empresa, se responsabilizar pelo planejamento e programação de produto acabado e insumos de terceiros, monitoramento dos processos produtivos e tópicos críticos de abastecimento de materiais, bem como coordenação e alinhamento das áreas de produção, vendas, logística, qualidade e laboratório, assegurando abastecimento de materiais e produtos acabados, fazendo a elaboração das planilhas de indicadores estratégicos para empresa com o fechamento de ficha de produção e balanço mensal de controle de entrada e saída de materiais.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE PCP, Carga horária: 44

Atividades

10/2014 - 04/2015
Direção e administração, LUKPLAS EMBALAGENS, .

Cargo ou função
AUXILIAR DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

Cocamar Cooperativa Agroindustrial - Matriz, COCAMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE DE TRADE MARKETING, Carga horária: 40

Atividades

02/2014 - 09/2014
Direção e administração, Cocamar Cooperativa Agroindustrial - Filial, Cocamar Cooperativa Agroindustrial - Filial.

Cargo ou função
ASSISTENTE DE TRADE MARKETING.

TRANSPANORAMA TRANSPORTES, TP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: CONTRATADO, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE QUALIDADE, Carga horária: 44
Outras informações
Realizou atividades de suporte ao SGQ, envolvendo a analise de normas, ministrou treinamentos, elaborou POP ́S e alimentou sistema de gestão integrado KMM, fez homologação de fornecedores buscando atender os pré-requisitos da empresa. Participou da auditoria de re-certificação ABNT ISSO 9001:2008. Definiu a programação das auditorias internas dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade do SGI, identificando não conformidades e sugerindo melhorias e ações corretivas. Prestou assistência ao processo de desenvolvimento e manutenção do SGQ, buscando informações e feedback que possibilitem avaliação dos programas e procedimentos implantados. Desenvolveu analises de processos internos, não conformidades, visando otimização ou correção do processo junto a gerencia. Ajudou no controle de ocorrência relacionada com qualidade, digitando dados, para elaboração de relatórios de estatística de produção. Diariamente, verificada o controle dos registros da qualidade, organizou os certificados e documentos da qualidade de fornecedores, verificou os prazos dos certificados de aferição de instrumentos por entidade credenciada, avaliou se os fornecedores estão dentro das exigências e normas da qualidade. Elaborou relatórios de laudos de veículos vencidos. Colaborou com a logística quanto as exigências dos clientes. Criou fluxogramas de documentação do SGQ visando a correta comunicação e registro das informações, mapeamento dos processos (identificação, sequencia e interação dos processos chaves). Elaborou e implementou indicadores de desempenho das áreas do escopo do manual SQG (ISO 9001:2008).Ajudou no desenvolvimento de material de apoio, como apostilas, cartilhas, cartazes, visando otimizar os treinamentos e divulgação de programas internos. Revisou os procedimentos operacionais padrão da organização com intuído de manter a politica da qualidade. Realizou Workshops relacionado a SGQ e ISO 9001:2008.


Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor Convidado na Aula de Estudo de Caso de uma Indústria de Plásticos na Disciplina Química Experimental no Curso de Engenharia de Produção na Modalidade a Distância, perfazendo 02 horas/Aula.


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pedagogo, Carga horária: 6
Outras informações
Professor da disciplina Segurança do Trabalho na Construção Civil

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pedagogo, Carga horária: 20

Atividades

02/2018 - 06/2018
Ensino, Técnico em Edificações, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Segurança do Trabalho na construção civil

Sebrae Paraná, Sebrae PR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Agente Local de Inovação, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Segurança.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MANTOVANI, SOLANGE CANEVESSE2018 MANTOVANI, SOLANGE CANEVESSE ; MANTOVANI, DANIEL ; SOARES, PAULO FERNANDO ; AZEVEDO, RENAN ARAÚJO ; REZENDE, DRIANO REZENDE . Capacitação de pessoas: um novo contexto empresarial. REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE, v. 9, p. 221, 2018.

2.
CAIRES, RICARDO TOMAZ2018 CAIRES, RICARDO TOMAZ ; AZEVEDO, RENAN ARAÚJO DE ; SARTORI, REJANE . A INOVAÇÃO NAS EMPRESAS METALMECÂNICAS: UM FOCO SOBRE A AMBIÊNCIA INOVADORA. CADERNOS DE PROSPECÇÃO, v. 11, p. 1016, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AZEVEDO, R. A.; MANTOVANI, DANIEL . REDUÇÃO DOS FATORES ANTINUTRICIONAIS PRESENTES EM SOJA. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 53p .

2.
MANTOVANI, D. ; Osni Pereira ; AZEVEDO, R. A. . PERFIL DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO EM CONDOMÍNIO FECHADO. 1. ed. , 2017. 43p .

3.
AZEVEDO, R. A.; MANTOVANI, DANIEL . ESTUDOS DE RISCOS DO TRABALHO EM UMA INDUSTRIA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 61p .

Capítulos de livros publicados
1.
BAPTISTA, A. T. A. ; CARVALHO JUNIOR, A. H. ; MANTOVANI, DANIEL ; AZEVEDO, R. A. ; BERGAMASCO, R. C. . INIBIÇÃO DO ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO DO NÉCTAR DE MAÇÃ EM PRESENÇA DE β-CICLODEXTRINA. In: Alan Mario Zuffo; Fábio Steiner; Jorge González Aguilera.. (Org.). Impacto das Tecnologias nas Ciências Agrárias e Multidiciplinar. 1ed.Ponta Grossa - PR: ATENA, 2018, v. 2, p. 57-64.

2.
AZEVEDO, R. A.; MANTOVANI, DANIEL ; BAPTISTA, A. T. A. ; PINTO, L. F. ; CARVALHO JUNIOR, A. H. . ANÁLISE DE ATIVIDADES LOGÍSTICAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO DO NOROESTE PARANAENSE. In: FRANCISCA JULIA CAMARGO DRESCH. (Org.). IMPACTOS DAS TECNOLOGIA NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS. 1ed.Ponta Grossa - PR: ATENA EDITORA, 2018, v. 2, p. 240-252.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CALLEFI, M. H. B. M. ; MIOTTO, J. L. ; RAMOS, D. V. ; AZEVEDO, R. A. . Análise dos benefícios ambientais e econômicos da adoção da Logística Reversa. Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco - PR, , v. 12, p. 153 - 162, 08 nov. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, R. A.; MANTOVANI, DANIEL ; REGINI, B. A.S. ; CALLEFI, M. H. B. M. ; SOARES, P. F. ; MORETTI, L. O. R . ANÁLISE DE ATIVIDADES LOGÍSTICAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO DO NOROESTE PARANAENSE. In: X Encontro Internacional de Iniciação Científica, 2017, Maringá. Anais X - Encontro Internacional de Iniciação Científica, 2017. p. 1-10.

2.
AZEVEDO, R. A.; RIBEIRO, D. B. ; REGINI, B. A.S. ; CALLEFI, M. H. B. M. ; RAIOCOVITCH, J. A. R. ; SOARES, P. F. . ESTUDO DE CASO - INTERLIGAÇÃO ENTRE REDES CICLOVIÁRIAS EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ-PR. In: X Encontro Internacional de Iniciação Científica, 2017, Maringá - PR. Anais X Encontro Internacional de Iniciação Científica, 2017. p. 1-12.

3.
AZEVEDO, R. A.; LEAL, G. C. L. ; MANTOVANI, D. ; SOARES, P. F. . ANÁLISE DE GESTÃO DE RISCOS COM BASE NA NORMA ABNT ISO 31000:2009 DE UMA EMBARCADORA DE CARGAS NO NORTE DO PARANÁ. In: SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção, 2016, Maringá. PERSPECTIVAS E SOLUÇÕES PARA INDUSTRIA E O MERCADO DE TRABALHO, 2016.

4.
TOSONI, L. A. ; CANASSA, R. C. ; AZEVEDO, R. A. ; ROCHA, R. P. . ANALISE DAS FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PPCP EM UMA INDUSTRIA DO SEGMENTO FARMACEUTICO NATURAL. In: VII - ENCONTRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL - EEPA, 2013, Campo Mourão. ANAIS - VII EEPA, 2013.

5.
ZANATTA, C. C. Z. ; CANASSA, R. C. ; GUEDES, T. O. ; GOMES, A. C. S. ; AZEVEDO, R. A. . LOGÍSTICA INTERNACIONAL: FATORES A SEREM CONSIDERADOS NA ESCOLHA DOS MODAIS DE TRANSPORTE. In: VI - Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, 2012, Campo Mourão. Anais VI EEPA, 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
AZEVEDO, R. A.. Como as Start-ups contribuem com a gestão da inovação no mercado atual. 2018. (Palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio de Engenharia de Produção. ANÁLISE DE GESTÃO DE RISCOS COM BASE NA NORMA ABNT ISO 31000:2009 DE UMA EMBARCADORA DE CARGAS NO NORTE DO PARANÁ. 2016. (Congresso).

2.
VII ENCONTRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL.Análise das Funções do Planejamento Programação e Controle da Produção - PPCP em uma indústria do segmento farmacêutico natural. 2013. (Encontro).

3.
VI ENCONTRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL.Logística Internacional: Fatores a serem considerados na escolha dos modais de transportes. 2012. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 23:57:36