Diego Stiehl

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6137589291461455
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - 2010), especialização em Engenharia de Software (UTFPR - 2011) e Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2015), na área de reconhecimento de padrões. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR), lotado no Campus Paranaguá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Stiehl
Nome em citações bibliográficas
STIEHL, D.;STIEHL, Diego


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Reconhecimento de símbolos de configuração de mão do SignWriting,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Luiz Eduardo Soares de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: SignWriting; reconhecimento de padrões; combinação de classificadores; aprendizagem profunda; verificação de classificadores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2011
Especialização em Engenharia de Software. (Carga Horária: 360h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Aplicação da Engenharia de Requisitos no Estudo Experimental de um Sistema de Gerência de Eventos.
Orientador: Alan Gavioli.
2007 - 2010
Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES INTERATIVAS PARA A TELEVISÃO DIGITAL BRASILEIRA.
Orientador: Claudio Leones Bazzi.




Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Web
Orientação a Objetos
Tópicos Avançados de Tecnologia da Informação
02/2015 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação de Computadores I
Projetos em Informática
Desenvolvimento Web I
Programação de Computadores II

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor BTT Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40


Cemapa Informática, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40


Ultra Sistemas, US, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Reconhecimento de sons de alerta de trânsito para deficientes auditivos utilizando reconhecimento de padrões
Descrição: Dados atualizados informam que há cerca de 360 milhões de pessoas surdas, ou com problemas auditivos incapacitantes, no mundo. Apesar de a surdez causar a perda de parte do senso de localização espacial, pois o indivíduo está privado de um dos de seus sentidos básicos, a legislação brasileira, de forma inclusiva, não proíbe que surdos conduzam veículos, e sim, fornece atendimento especializado e orienta para que os mesmos consigam obter sua carteira de habilitação normalmente. O trânsito é um ambiente hostil, com diversas fontes de perigo que necessitam de atenção por parte dos motoristas, portanto, mesmo com esta permissão para dirigir, a condução de veículos por parte dos surdos acaba por se tornar uma tarefa ainda mais perigosa, pois o deficiente auditivo não é apto a perceber sons de alerta provenientes do trânsito, como buzinas, sirenes, apitos e freadas bruscas. Considerando estes dados, surgiu, como um projeto de inovação tecnológica, o projeto Blue Eye Drive, que utiliza microfones distribuídos pelo veículo e uma tela para alertar ao motorista surdo sobre a existência e direção de fontes de ruído intensas, como buzinas e sirenes. O projeto aqui proposto considera propõe a expansão das funcionalidades do protótipo do Blue Eye Drive através da utilização de técnicas e estratégias de reconhecimentos de padrões para uma mais aprimorada identificação das fontes de sons de alerta. Em um primeiro momento será levantado o estado da arte na área de reconhecimento de sons, mais especificamente, som em ambientes externos, bem como estudadas as técnicas e ferramentas mais comuns atualmente utilizadas no reconhecimento de padrões. Junto a isto, faz-se necessário levantar quais são as classes básicas necessárias para o problema dos sons de alerta de trânsito, bem como começar a capturar base de dados para a identificação das mesmas. Na sequência, algoritmos e estratégias serão reproduzidos e experimentos em laboratório ocorrerão. Ao final destas etapas, o conhecimento gerado será unido, de forma a propor uma estratégia viável para a classificação dos sons em suas classes. A evolução do projeto propõe, futuramente, integrar o resultado deste projeto com o protótipo do Blue Eye Drive, a fim de gerar um produto que proporcione maior segurança aos motoristas surdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Diego Stiehl - Coordenador / Hugo Alberto Perlin - Integrante / Wagner Rodrigo Weinert - Integrante / Rafael Rogora Kawano - Integrante / Yudi Kubota Duarte de Oliveira - Integrante / Milena Andrea Figueiredo Ramirez - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação em 2º lugar em concurso público. Cargo: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná, na área de Engenharia de Software e Programação de Computadores, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Edital Nº 008/2014.
2015
2o lugar no Comitê Multidisciplinar da SEME2PI 2015 - DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DE ENCALHES DE FAUNA MARINHA NO LITORAL DO PARANÁ, Instituto Federal do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, E. G. ; BAZZI, C. L. ; STIEHL, D. . Índice de suavidade de mapas temáticos. In: Universidad Nacional de Rosario. (Org.). Avances en Ingeniería Rural 2007-2009. 834ed.Rosario: , 2009, v. 1, p. 830-830.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STIEHL, Diego; OLIVEIRA, Luiz Eduardo Soares ; GUIMARAES, Cayley ; BRITTO JR, Alceu de Souza . Towards a SignWriting Recognition System. In: International Conference on Document Analysis and Recognition, 2015, Gammarth. Procs of the International Conference on Document Analysis and Recognition, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Y. K. D. ; STIEHL, Diego ; PERLIN, H. A. ; KUBOTA, Y. D. O. . RECONHECIMENTO DE SONS DE ALERTA DE TRÂNSITO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS UTILIZANDO RECONHECIMENTO DE PADRÕES. In: 2a Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016, Paranaguá. Anais da 2a Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral. Paranaguá: IFPR, 2016. v. 1.

2.
FERREIRA NETO, J. ; CAVALLET, I. C. R. ; STIEHL, Diego ; ROSSATO, F. ; ANDRADE, G. E. ; KRELLING, A. P. ; WEINERT, W. R. ; SILVA, P. C. ; DOMIT, C. . Larus: Desenvolvimento de um Aplicativo Móvel Para Monitoramento Participativo de Encalhes de Fauna Marinha no Litoral do Paraná. In: IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015, Paranaguá. Anais do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR. Paranaguá: IFPR, 2015. v. 1. p. 281-281.

3.
CARNEIRO, J. G. ; NASCIMENTO, F. ; GONCALVES, A. ; ROSA, F. G. A. ; SILVA, A. ; SOARES, P. S. S. ; SOARES, A. C. ; STIEHL, Diego . APLICATIVO PARA LOCALIZAÇÃO DE RESTAURANTES NO LITORAL DO PARANÁ. In: 1a Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2015, Paranaguá. Anais da 1a Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral. Paranaguá: IFPR, 2015. v. 1.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
STIEHL, D.; SOUZA, E. G ; BAZZI, C. L. . SOCALIS - Software para cálculo do Índice de suavidade de mapas temáticos. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STIEHL, D.; BAZZI C. L.; GAVIOLI, A.. Participação em banca de Vilson dos Santos Silva.Modularidade em Aplicações JAVA com o framework OSGI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
LAMB, J. R.; STIEHL, D.; SCHUTZ, F.. Participação em banca de Luiz Cezer Marrone Filho.TDD on Rails - Desenvolvimento guiado a testes em aplicações web com framework rails. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
GAVIOLI, A.; STIEHL, D.; MENEZES, P. L.. Participação em banca de Fernanda Cristina Girelli.Utilização de web data mining como ferramenta de auxílio à tomada de decisões gerenciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
STIEHL, D.; SCHUTZ, F.; MATTE, M. A.. Participação em banca de Pablo Henrique Silva.Estudo e implementação de webservices utilizando o Zend Framework. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
GAVIOLI, A.; STIEHL, D.; HOFFMANN, A. B. G.. Participação em banca de Silvane Gass.MPS.BR: Obtenção de qualidade em desenvolvimento de software. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
ARAÚJO E. C.; STIEHL, D.; BAZZI C. L.. Participação em banca de Felipe Ritter.Desenvolvimento em ASP.NET MVC utilizando Entity Framework. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2a Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral.Diversos. 2016. (Seminário).

2.
1a Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral - Comitê de Ciências Exatas e da Terra.Diversos. 2015. (Seminário).

3.
1a Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral - Comitê de Inovação. Diversos. 2015. (Exposição).

4.
IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR. Diversos. 2015. (Exposição).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STIEHL, Diego. 1° Torneio de eSports do IFPR Paranaguá. 2016. .

2.
ANDRADE, G. E. ; STIEHL, Diego . VIII MARATONA DE PROGRAMAÇÃO. 2016. .

3.
ANDRADE, G. E. ; STIEHL, Diego . VII MARATONA DE PROGRAMAÇÃO. 2015. .

4.
STIEHL, Diego. III Seminário de Informática do Litoral do Paraná. 2015. (Outro).

5.
STIEHL, Diego. 1a Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral. 2015. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Alberto Kulcheski, Flávia Matheus. Catálogo Online de Plantas da Floresta Ombrófila Densa de Baixa Altitude. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Jhenifer Cristine Bonfim, Natália Moreira Meneses. SISTEMA WEB PARA ORGANIZAÇÕES DOS CADASTROS DO CRAS. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vilson dos Santos Silva. Modularidade em aplicações JAVA com o framework OSGI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Diego Stiehl.

2.
Pablo Henrique Silva. Estudo e implementação de webservices utilizando o Zend Framework. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Diego Stiehl.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 7:10:55