Bruna Moustapha Corrêa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0454546147284844
  • Última atualização do currículo em 19/07/2018


Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2003 e 2004) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutoranda no Programa de Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na elaboração de materiais e na coordenação de projetos. Tem interesse em Educação Matemática, Ensino de Matemática e História da Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Moustapha Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORREA;Bruna Moustapha;MOUSTAPHA-CORRÊA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, CCET.
Avenida Pasteur, 458
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25308051


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Rutgers - The State University of New Jersey (Orientador: Arthur Powell).
Orientador: Victor Giraldo.
Coorientador: Aline Bernardes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; commognition; história da matemática; método analítico; método sintético.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: História da Matemática.
2006 - 2008
Mestrado em Ensino de Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Introdução à Arte Analítica de François Viète: comentários e tradução,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Tatiana Marins Roque.
2000 - 2004
Graduação em Matemática.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Matemática.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Matemática e Estatística, área Ensino de Matemática.

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino de Matemática
08/2016 - 12/2016
Estágios , CCET, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado II.
04/2015 - 09/2016
Direção e administração, CCET, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, modalidade presencial.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
03/2016 - 07/2016
Estágios , CCET, .

Estágio realizado
Estágio Supervisonado I.
08/2015 - 02/2016
Direção e administração, CCET, .

Cargo ou função
Coordenadora da Licenciatura em Matemática - Modalidade Presencial.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino de Matemática
03/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
03/2015 - 07/2015
Estágios , CCET, .

Estágio realizado
Professora Supervisora da disciplina Estágio Supervisionado I.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
Laboratório de Ensino de Matemática

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora do PNAIC Matemática
Outras informações
Supervisora da formação de Orientadores de Estudos no polo 7 - Araruama - do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), cujo foco em 2014 foi a Matemática, coordenado, no estado do Rio de Janeiro, pela UFRJ.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Formadora do Proletramento em Matemática, Carga horária: 10
Outras informações
Formadora do Proletramento em Matemática do estado de Minas Gerais.


Sociedade Brasileira de Matemática, SBM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Temporária, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 10
Outras informações
Participação do Projeto do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Projeto Klein que evoluiu para o Projeto da Coleção Didática Digital para o Segundo Segmento do Ensino Fundamental, cujo objetivo é o desenvolvimento de um conjunto abrangente de materiais e recursos digitais para uso em sala de aula. Esses projetos foram estruturados de acordo com uma metodologia de desenvolvimento envolvendo o trabalho colaborativo entre professores da Educação Básica e do Ensino Superior.


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Coordenadora de disciplina
Outras informações
Coordenação da disciplina Pré-Cálculo para Engenharia do curso semi-presencial de Engenharia de Produção oferecido pelo Consórcio CEDERJ. A coordenação consiste da elaboração de materiais - resumos e listas de exercícios - que orientam o estudo semanal dos estudantes; da elaboração e correção de avaliações presenciais e a distância; da organização do ambiente virtual de aprendizagem; de visitas aos pólos regionais.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto, Carga horária: 30
Outras informações
Participação na elaboração de material para curso de Aperfeiçoamento para professores da rede estadual do Rio de Janeiro. Posterior coordenação da elaboração do material e do curso de Aperfeiçoamento de uma das séries. Posterior participação no desenho e seleção do projeto Nova Eja. Atualmente coordenação da elaboração do material referente a uma série do projeto Reforço Escolar.

Vínculo institucional

2001 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento a distância a alunos dos cursos semi-presenciais do Consórcio Cederj nas disciplinas, Álgebra Linear I, Álgebra Linear II, Construções Geométricas, Métodos Determinísticos I, Métodos Determinísticos II, Pré-Cálculo.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Elaboradora de itens, Carga horária: 10
Outras informações
Elaboradora de itens para composição de banco de itens a ser utilizado na rede de ensino municipal da cidade do Rio de Janeiro.


Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato Professor Temporáro, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da graduação em Engenharia e do curso técnico em Portos.


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente 1, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do Ensino Médio de Matemática.

Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente 1, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do Ensino Médio de Matemática.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância das disciplinas Tópicos em Álgebra, sob orientação de Ion Moutinho Gonçalves, Tópicos em Cálculo Diferencial e Integral, sob orientação de Maria do Socorro de Oliveira Pereira e Argumentação e Conceito de Prova em Matemática, sob orientação de Marcelo da Silva Corrêa do Curso de Especialização Em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Corretora
Outras informações
Atuação como professora da banca de correções das provas de Matemática, do Concurso Vestibular UFF/2011.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Corretora
Outras informações
Atuação como professora da banca de correções das provas de Matemática, do Concurso Vestibular UFF/2012.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Orientadorae Trabalho final de Curso, Carga horária: 10
Outras informações
Orientadora de Trabalho final de Curso do Curso de Especialização Em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Corretora
Outras informações
Atuação como professora da banca de correções das provas de Matemática, do Concurso Vestibular UFF/2010.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora a distância da disciplina Tópicos em Ensino de Geometria, sob coordenação de Ana Maria M. R. Kaleff, do Curso de Especialização Em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.


GERAÇÃO FÓRUM CULTURAL LTDA, GFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
Outras informações
Professora Regente da disciplina de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Saberes, recursos e práticas matemáticas para o ensino
Descrição: O foco de estudo está nas estratégias e metodologias de formação de professores, envolvendo a produção de materiais didáticos e, sobretudo, de participação colaborativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Bruna Moustapha Corrêa - Integrante / Victor Augusto Giraldo - Coordenador / Letícia Guimarães Rangel - Integrante / Ulisses Dias - Integrante / Cleber Neto - Integrante / Wellerson Quintaneiro - Integrante / Fellipe Coelho - Integrante / Carolina Brasil - Integrante / Mário Keniichi - Integrante / Diego Matos - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Show da Matemática
Descrição: Projeto para divulgação da Matemática junto a alunos do Ensino Médio a partir de apresentações de temas curiosos, motivadores e divertidos sobre a Matemática, como, por exemplo, jogos de adivinhação e números de mágica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bruna Moustapha Corrêa - Integrante / Michel Cambrainha de Paula - Coordenador / Helisson Ricardo Rufo Coutinho - Integrante / Leonardo Tadeu Silvares Martins - Integrante / Ronaldo da Silva Busse - Integrante / Fábio Luiz Borges Simas - Integrante / Gladson Octaviano Antunes - Integrante.
2015 - Atual
Desmistificando a Matemática
Descrição: Projeto associado ao Projeto Show da Matemática para a produção de Cadernos Explicativos sobre os números apresentados no Show da Matemática e para criação de um blog para divulgação do Show da Matemática.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Giraldo, Victor2017Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; MATOS, Diego ; MELO, L. ; MANO, V. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; RANGEL, Letícia Guimarães ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; CORREA ; ARAUJO, J. ; CAVALCANTE, A. . Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers Education. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 7, p. 4-23, 2017.

2.
Giraldo, Victor2016Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; MATOS, Diego ; CORREA ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, Letícia Guimarães ; MOURA, M. K. G. . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 21, p. 52-60, 2016.

3.
GIRALDO, V. A.2016GIRALDO, V. A. ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, W. ; Carolina Brasil ; Diego Matos ; CORREA ; Ulisses Dias ; Cleber Neto ; Letícia Rangel ; Mário Keniichi . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista, v. 49A,, p. p.60, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
NASSER, L. ; VIEIRA, E. R. ; MARQUES, E. O. ; CORREA . A linguagem na Resolução de Problemas de Matemática. In: Elaine Cosntant; Lilian Nasser; William Soares dos Santos. (Org.). Educação em movimento: Artigos e relatos de experiências do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro em 2014. 1aed.Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da UFRJ, 2015, v. , p. 236-250.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORREA; Michel Cambrainha de Paula ; ANTUNES, G. O. . MATRIZES: UMA TECNOLOGIA DE PONTA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais XII ENEM, 2016.

2.
CORREA; RIBEIRO, A. J. ; GIRALDO, V. A. . Perfil conceitual de simetria e a formação do professor de matemática: apresentando nossa pesquisa. In: I Conferência Internacional do Espaço Matemática em Língua Portuguesa, 2015, Coimbra. Anais da I Conferência Internacional do Espaço Matemática em Língua Portuguesa, 2015. v. 1. p. 1-8.

3.
GIRALDO, V. A. ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, W. ; Carolina Brasil ; Diego Matos ; CORREA ; Ulisses Dias ; Cleber Neto ; Letícia Rangel ; Mário Keniichi . Práticas docentes compartilhadas: integrando a escola na formação inicial de professores de matemática. In: I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, 2015, Coimbra. Anais da I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2015. v. 1. p. 1-8.

4.
GIRALDO, V. A. ; Cleber Neto ; CORREA ; RIBEIRO, A. J. . Uma reinterpretação à luz do TPACK: como o conhecimento combinado e tecnologia e de conteúdo auxilia na tomada de decisões. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), 2015, Bragança. Anais do Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM). Bragança, Portugal: SPIEM, 2015. v. 1. p. 1-8.

5.
CORREA. Laboratório de Esnino de Matemática: espaço ou concepção?. In: V Jornada de Educação Matemática, 2015, São Gonçalo - RJ. Anais da V Jornada de Educação Matemática. Rio de Janeiro - RJ: FF - UERG, 2015. v. 1. p. 1-15.

6.
Bruna Moustapha; roque . Análise x Síntese: A Transformação da Matemática. In: IV HTEM (IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática), 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV HTEM, 2008. v. 1. p. 1-6.

7.
Kaleff ; Bruna Moustapha ; AROALDO, . A sala de aula frente ao laboratório de ensino e a história da Geometria: uma experiência na formação continuada de professores de matemática. In: 11º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DATECNOLOGIA, 2008, Niterói. Textos Completos do 11º SEMIRARIO NACIONAL DE HI9STÓRIAQ DA CIENCIA E DATECNOLOGIA, 2008. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Bruna Moustapha; roque . A arte analítica de François Viète. In: Scientiarum Historia (1º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia), 2008, Rio de Janeiro. Anais do Scientiarum Historia, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CORREA; Michel Cambrainha de Paula ; ANTUNES, G. O. ; CORTES, A. . MATRIZES: UMA TECNOLOGIA DE PONTA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CORREA; Michel Cambrainha de Paula ; ANTUNES, G. O. . Tecnologia, matrizes e sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CORREA. Perfil conceitual de semetria e a formação do professor de matemática: apresentando nossa pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CORREA. Incógnitas, variáveis e coeficientes: uma abordagem histórica para desnaturalizar a representação de quantidades desconhecidas e arbitrárias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORREA; MELLO, C.; MARQUES, C. L.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto (edital n.110, DOU 11/11/2014). 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Investigação em Educação Matemática.Uma reinterpretação à luz do TPACK: como o conhecimento combinado e tecnologia e de conteúdo auxilia na tomada de decisões. 2015. (Encontro).

2.
I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa.Perfil conceitual de simetria e a formação do professor de matemática: apresentando nossa pesquisa. 2015. (Outra).

3.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

4.
V Jornada de Educação Matemática.Laboratório de Ensino de Matemática: espaço ou concepção?. 2015. (Outra).

5.
IV CEMA - Colóquio de Educação Matemática. 2014. (Outra).

6.
IV Seminário A Alfabetização nas Cidades do Rio de Janeiro.Construção da Interdisciplinaridade na Formação do Formador. 2014. (Seminário).

7.
V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Esquincalha, A. ; Pinto, G. ; ANTUNES, G. O. ; Michel Cambrainha de Paula ; CORREA . I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologia em Educação Matemática. 2016. (Congresso).

2.
CORREA. III Fórum das Licenciaturas do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Outro).

3.
RAINHA, M. ; PIMENTA, A. ; MELLO, C. ; Michel Cambrainha de Paula ; MARTINS, L. T. S. ; TONON, L. ; CORREA . III Matemática na Urca. 2014. (Congresso).

4.
CORREA. Palestra: Cognição Matemática e Experiências Corporificadas: aprendendo com alunos com deficiência, proferida pela professora Lulu Healy. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Felipe Olavo Silva. Espiral logarítmica: da natureza para a sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Matemática - ProfMat) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Bruna Moustapha Corrêa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAINHA, M. ; PIMENTA, A. ; MELLO, C. ; Michel Cambrainha de Paula ; MARTINS, L. T. S. ; TONON, L. ; CORREA . III Matemática na Urca. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:46:41