Josivan Ribeiro Justino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6470296449367089
  • Última atualização do currículo em 21/11/2018


Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN(2010), mestrado em Demografia - UFRN (2013). É professor assistente I na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, com experiência nas áreas de: Probabilidade, Inferência Bayesiana e Demografia. Atualmente afastado para cursar Doutorado em Bioinformática no Programa de Pós Graduação em Bioinformática - PPGBIONF da UFRN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josivan Ribeiro Justino
Nome em citações bibliográficas
JUSTINO, J. R.;JUSTINO, JOSIVAN RIBEIRO;JUSTINO, J.R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Matemática e Estatística - UNIR / Ji Paraná.
Rua Rio Amazonas 351
Jardim dos Migrantes
76900726 - Ji-Paraná, RO - Brasil
Telefone: (69) 34213595
URL da Homepage: www.dmejp.unir.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Bioinformática - PPBIONF.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: MODELO DE MISTURA PARA EFEITOS DE ALTERAÇÕES GENÉTICAS NA PROGRESSÃO TUMORAL,
Orientador: Sandro José de Souza.
Coorientador: Beatriz Stransky Ferreira.
Palavras-chave: Genômica; Mistura de Distribuições de Probabilidade.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.
2011 - 2013
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Demografia - PPGDEM.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: ESTIMATIVAS DE MORTALIDADE PARA A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL EM 2010: UMA ASSOCIAÇÃO DO MÉTODO DEMOGRÁFICO EQUAÇÃO GERAL DE BALANCEAMENTO, COM O ESTIMADOR BAYESIANO EMPÍRICO.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Flavio Henrique Miranda de Araújo Freire.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estimador bayesiano empírico; Equação Geral de Balanceamento; Sub-registro de óbito; Combinação Metodológica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Saúde humana e serviços sociais.
2005 - 2010
Graduação em Estatística.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: ESTIMAÇÃO DE SUB-REGISTROS DE ÓBITOS EM PEQUENAS ÁREAS COM OS MÉTODOS: BAYESIANO EMPÍRICO E ALGORITMO E.M..
Orientador: Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2013
Extensão universitária em Programa de Capaciação Pedagógica - REUNI. (Carga horária: 75h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Tutor de Educação a Distância. (Carga horária: 160h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Inferência, Regressão, Métodos Quantitativos, Estatística aplicada ( Biblioteconomia, Ciências Sociais), Teoria da Credibilidade e Demografia I.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista REUNI, Carga horária: 20


Escola de Administração Fazendária - ESAF, ESAF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor no curso de Disseminadores em Educação Fiscal - RN - Turma 02/2012, realizado no período de 20 / 08 / 2012 a 19 / 11/ 2012 com carga horário total de 160 horas.


Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador da OBMEP



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MODELAGEM DOS EFEITOS DE ALTERAÇÕES GENÉTICAS NA PROGRESSÃO TUMORAL
Descrição: Nos últimos anos, as tecnologias análise em larga escala têm permitido a identificação e quantificação de dados moleculares ? os chamados ?Omic data?, dando uma nova compreensão à complexidade dos processos biológicos. Estas informação tem sido usado em sistemas computacionais para simular processos biológicos, tendo como base modelos teóricos com poder suficiente para predizer desde a expressão de genes até a relação genótipo-fenótipo em modelos de células inteiras (whole-cell models). Apesar de genômicos, onde uma variedade de alterações genéticas são identificadas e detalhadamente analisadas, serem largamente utilizados para uma melhor compreensão do estabelecimento e desenvolvimento dos processos tumorais, ainda não é óbvio como cada uma destas alterações influencia a dinâmica da população de células tumorais como um todo. Neste projeto propomos elaborar um modelo computacional estocástico que simule a dinâmica do desenvolvimento tumoral, relacionando a taxa de crescimento populacional à ocorrência de mutações. Para agregar significado biológico a este modelo, iremos quantificar o efeito destas mutações, distinguindo mutações drivers de mutações passengers e classificando as primeiras de acordo com um escore quantitativo (S-Score), que avalia a importância das alterações genéticas no processo tumoral. Para avaliar a qualidade, pertinência e robustez do modelo, iremos comparar os resultados obtidos com dados genômicos de pacientes com câncer, depositados na plataforma DB-mutation. Esperamos que estas correlações facilitem a interpretação da informação genômica para torná-las uma realidade aplicável na clínica oncológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Josivan Ribeiro Justino - Integrante / BEATRIZ STRANSKY FERREIRA - Coordenador / MARCUS ALEXANDRE NUNES - Integrante / CESAR RENNO COSTA - Integrante / LEONIDAS DA SILVA BARBOSA - Integrante / SANDRO JOSE DE SOUZA - Integrante.
2015 - Atual
Grupo pesquisador em Educação Intercultural
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Josivan Ribeiro Justino - Integrante / João Carlos Gomes - Coordenador / Alessandra Carvalho de Souza Melo Dias - Integrante / Gicele Sucupira - Integrante / Kecio Gonçalves Leite - Integrante / Marcelo Ranzula da Silva - Integrante / Miriã Gil de Lima Costa - Integrante / Olga Maria da Mota - Integrante / Reginaldo de Oliveira Nunes - Integrante / Rosiane Ribas de Souza - Integrante.
2011 - 2013
ESTIMATIVAS DE MORTALIDADE PARA PEQUENAS ÁREAS NO BRASIL: a aplicação de uma nova metodologia através da combinação de métodos demográficos e estatísticos
Descrição: O conhecimento correto dos níveis de mortalidade no Brasil é corriqueiramente comprometido pela má qualidade da informação dos registros de óbitos em diversos estados brasileiros. Além disso, acredita-se que a precariedade da informação dos registros de morte não é homogênea ao longo das idades, de maneira que também existem dúvidas sobre o padrão correto da mortalidade no Brasil. Não obstante, quando o foco da análise é conhecer o nível e o padrão de mortalidade em localidades menores, como municípios ou microrregiões brasileiras, a dificuldade aumenta consideravelmente. Além do mais, a aplicação dos métodos demográficos de correção de sub-registros - os métodos de distribuição de mortes ou baseados em relação de parentesco - necessitam de pressupostos fortes e difíceis de serem considerados em um nível de análise menor. Diante deste contexto, o objetivo central deste projeto é utilizar métodos estatísticos que, combinados com métodos demográficos, possibilitem a obtenção de estimativas adequadas de mortalidade e possibilitem a análise da qualidade do registro de óbitos para diversas localidades, até mesmo áreas menores, como os municípios brasileiros. Para tanto, a metodologia desenvolvida neste estudo será aplicada ao conjunto dos municípios brasileiros, com base nos dados fornecidos pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM/DATASUS)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Josivan Ribeiro Justino - Integrante / Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Diana Oya Sawyer - Integrante / Everton Emanuel Campos de Lima - Integrante.
2009 - 2009
MODELOS ESTOCÁSTICOS PARA A GERAÇÃO DE SÉRIES CLIMATOLÓGICAS
Descrição: Entender o comportamento climatológico da região Nordeste do Brasil (NEB) é essencial para as atividades agrícolas da região e a prevenção de doenças epidemiológicas, de caráter meteorotrópico, que afetam a população. Com base em dados históricos é feita uma re-análise de dados e comparada a uma série climatológica de temperatura, umidade e precipitação observando-se as freqüências e intensidades das ocorrências em toda a região, tendo como máxime, os casos assintomáticos de Dengue, nas capitais do NEB. A grande preocupação com a saúde pública é motivo de vários estudos, e o caminho que tem apresentado custos menos elevados e o da precaução, reduzindo em um valor significante o número de vitimas fatal. Devido os inúmeros casos de Dengue, nas diversas regiões do país, principalmente no estado do Rio de Janeiro, decidimos implementar nosso estudo nos casos assintomáticos de Leishmaniose visceral e Dengue, na grande Natal (região metropolitana), norteando a pesquisa e relacionando os casos com uma série temporal de: temperatura, umidade e precipitação; estabelecendo um modelo sazonal de freqüência dos casos com o comportamento climatológico do estado do Rio Grande do Norte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josivan Ribeiro Justino - Integrante / Paulo Sergio Lucio - Coordenador / Maria Helena Constantino Spyrides - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: BIOINFORMÁTICA.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, M.L.A.2018SOUZA, M.L.A. ; ANDRADE, L.M.B. ; SPYRIDES, M.H.C. ; JUSTINO, J.R. . Bayesian estimates for the mapping of dengue hotspots and estimation of the risk of disease epidemic in Northeast Brazil. URBAN CLIMATE, v. 26, p. 198-211, 2018.

2.
JUSTINO, JOSIVAN RIBEIRO2012 JUSTINO, JOSIVAN RIBEIRO; FREIRE, FLÁVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAÚJO ; LUCIO, PAULO SÉRGIO . Estimação de sub-registros de óbitos em pequenas áreas com os métodos bayesiano empírico e algoritmo EM. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso), v. 29, p. 87-100, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. P. ; JUSTINO, J. R. . Morbimortalidade pretérita, na Vila do Príncipe, no Rio Grande do Norte - Brasil, no período 1838 a 1858.. In: VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu - PR. Sessão Poster, 2016.

2.
JUSTINO, J. R.; BARBOSA, L. M. ; DINIZ, C. A. R. . Análise Demográfica e Estatística dos Índices de Vulnerabilidade Social das microrregiões do Norte e Nordeste do Brasil - Uma abordagem georreferenciada dos principais indicadores. In: VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu - PR. http://187.45.187.130/~abeporgb/xxencontro/index.php/programacao, 2016.

3.
JUSTINO, J. R.. ESTIMATIVAS DE MORTALIDADE PARA A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL EM 2010 UMA ASSOCIAC ÃO DO M ÉTODO DEMOGR ÁFICO EQUAC ÃO GERAL DE BALANCEAMENTO, COM O ESTIMADOR BAYESIANO EMP ÍRICO.. In: 22o SINAPE - Simp osio Nacional de Probabilidade e Estat stica - 2016, 2016, Porto Alegre - RS. Categoria P^oster, 2016.

4.
FREIRE, F. H. M. A. ; JUSTINO, J. R. . ASSOCIAÇÃO DO MÉTODO DEMOGRÁFICO: EQUAÇÃO GERAL DE BALANCEAMENTO E ESTIMADOR BAYESIANO. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais - ABEP, 2014, São Pedro / SP. Novas estimativas de mortalidade para o Brasil, 2014.

5.
JUSTINO, J. R.; FREIRE, F. H. M. A. . Estimativas de mortalidade para a região Nordeste brasileira em 2010: associação de método demográfico e estatístico.. In: IV Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste: A Demografia nordestina no desenvolvimento brasileiro: Perspectivas e oportunidades e a Jornada comemorativa dos 20 anos do Grupo de Estudos Demográficos (GED)., 2013, NATAL / RN. Seção Metodológica Especial, 2013.

6.
JUSTINO, J. R.; FREIRE, F. H. M. A. . Sub-registros de óbitos em Microrregiões brasileiras com os métodos: bayesiano empírico e algoritmo EM. In: http://www.abep.nepo.unicamp.br/xviii/index.php, 2012, Águas de Lindóia. ST Métodos Demográficos ? Aplicação de Técnicas Indiretas, 2012.

7.
JUSTINO, J. R.; SANTOS, A. M. ; DE A, R. C. C. . Estimativas da mortalidade infantil: uma adaptação do estimador bayesiano às microrregiões do estado do Rio Grande do Norte (2000-2009). In: http://www.abep.nepo.unicamp.br/xviii/index.php, 2012, Águas de Lindóia. ST Qualidade das Estatísticas Vitais e Método de Vinculação de Bases de Dados, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JUSTINO, J. R.. ASSOCIACÃO METODOLOGICA DEMOGRAFICA, USANDO O ESTIMADOR BAYESIANO EMP IRICO PARA A ESTIMATIVA DE SUB-REGISTRO DE MORTALIDADE EM PEQUENAS AREAS. In: 22º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatí stica - 2016, 2016, Porto Alegre - RS. Categoria P^oster, 2016.

2.
Lima, E. E. C. ; Queiroz, B. L. ; FREIRE, F. H. M. A. ; JUSTINO, J. R. . Temporal and spatial estimation of adult mortality in small areas of Brazil. In: XXVII International Population Conference, 2013, Busan. XXVIUSSP-International Union for the Scientific Study of Population, 2013. p. 1-4.

3.
Lima, E. E. C. ; FREIRE, F. H. M. A. ; Sawyer, Diana Oya ; JUSTINO, J. R. . Estimating level and structure of mortality in small areas: counterfactual approaches. In: Annual Meeting of the Population Association of America - 2012, 2012, San Francisco. Poster Session 2, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JUSTINO, J. R.; REIS, E. S. ; NASCIMENTO, D. C. . ESTIMATIVAS DE MORTALIDADE INFANTIL, APLICANDO O ESTIMADOR BAYESIANO EMPÍRICO, NAS CAUSAS NEONATAIS E PÓS-NEONATAL, PARA O ESTADO DE RONDÔNIA - 2010. In: 22o SINAPE - Simp´osio Nacional de Probabilidade e Estat´ıstica - 2016,, 2016, Porto Alegre. Estatística Aplicada em Ciências Sociais Aplicadas e Demografia e Estatísticas Públicas, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
JUSTINO, J. R.; NASCIMENTO, D. C. ; REIS, E. S. . Estimativas de mortalidade infantil, aplicando o estimador Bayesiano empírico, nas causas neonatais e pós-neonatal, para o estado de Rondônia 2010. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
JUSTINO, J. R.; BARBOSA, L. M. . Análise demográfica e estatística dos índices de vulnerabilidade social das microrregiões do Norte e Nordeste do Brasil - Uma abordagem georreferenciada dos principais indicadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
JUSTINO, J. R.; FREIRE, F. H. M. A. . Estimativas de mortalidade para a região nordeste brasileira em 2010: associação de métodos demográficos e estatísticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Lima, E. E. C. ; Queiroz, B. L. ; Sawyer, Diana Oya ; FREIRE, F. H. M. A. ; JUSTINO, J. R. . Temporal and spatial estimation of adult mortality for small areas of Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
JUSTINO, J. R.; FREIRE, F. H. M. A. . Sub-registros de óbitos em Microrregiões brasileiras com os métodos: bayesiano empírico e algoritmo EM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
JUSTINO, J. R.; SANTOS, A. M. ; DE A, R. C. C. . Estimativas da mortalidade infantil: uma adaptação do estimador bayesiano às microrregiões do estado do Rio Grande do Norte (2000-2009). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
JUSTINO, J. R.; FREIRE, F. H. M. A. . Estimação de sub-registros de óbitos em pequenas áreas usando algoritmo EM. 2011. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
JUSTINO, J. R.; HELENA, M. ; FREIRE, F. H. M. A. . Métodos alternativos para estimação de subregistro de nascimentos e óbitos no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
JUSTINO, J. R.; FREIRE, F. H. M. A. . Estimação de sub-registros de óbitos em pequenas áreas usando algoritmo EM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
JUSTINO, J. R.; LUCIO, P. S. . MODELOS ESTOCÁSTICOS PARA A GERAÇÃO DE SÉRIES CLIMATOLÓGICAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NICOLAU, M. C. C. ; GURGEL, J. N. D. ; ROCHA, G. M. M. ; JUSTINO, J. R. . RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO SUAS. 2010.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
JUSTINO, J. R.. OFICINA DE INICIAÇÃO AO EXCEL E CONSTRUÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA CIÊNCIAS SOCIAIS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
JUSTINO, J. R.. BASES DE DADOS ONLINE. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARDOSO, N. A.; JUSTINO, J. R.; CASTRO, B. S.. Participação em banca de José Paulo Camolez Silva.Análise de Correlação Canônica: Fatores Relacionados à Obesidade dos Alunos em uma Instituição de Ensino Público no Município de Ji-Paraná-RO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Rondônia.

2.
AGUIAR, R. G.; JUSTINO, J. R.; WEBLER, A. D.. Participação em banca de Moisés Alves de Oliveira.Caracterização da precipitação em área de floresta e pastagem no sudoeste da Amazônia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Rondônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
22º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Estimativas de mortalidade infantil, aplicando o estimador Bayesiano empírico, nas causas neonatais e pós-neonatal, para o estado de Rondônia 2010. 2016. (Simpósio).

2.
22º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.ESTIMATIVAS DE MORTALIDADE PARA A REGI ~AO NORDESTE DO BRASIL EM 2010 UMA ASSOCIAC ~AO DO M ETODO DEMOGR AFICO EQUAC ~AO GERAL DE BALANCEAMENTO, COM O ESTIMADOR BAYESIANO EMP IRICO.. 2016. (Simpósio).

3.
XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. ASSOCIAÇÃO DO MÉTODO DEMOGRÁFICO: EQUAÇÃO GERAL DE BALANCEAMENTO E ESTIMADOR BAYESIANO EMPÍRICO, PARA ESTIMATIVAS DE MORTALIDADE NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. 2014. (Congresso).

4.
IV Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste.Estimativas de mortalidade para a região Nordeste brasileira em 2010: Associação de método demográfico e estatístico.. 2013. (Seminário).

5.
III Seminário de Estudos Populacionais sobre o Nordeste.Projeto para Estimativa de mortalidade nas microrregiões do Brasil, com os métodos: bayesianno empírico e algoritmo EM. 2012. (Seminário).

6.
V Congresso de la Asociación Latinoamericana de Población (ALAP). ESTIMATIVA DA MORTALIDADE INFANTIL PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (2000-2009): ADAPTAÇÃO DO ESTIMADOR BAYESIANO EMPÍRICO ÀS MICRORREGIÕES. 2012. (Congresso).

7.
XVII SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN. ASPÉCTOS HISTÓRICOS E ATUAIS DA DINÂMICA POPULACIONAL. 2012. (Congresso).

8.
II Encontro Nacional de Pós-graduação em Demografia e Áreas Afins. Estimação de sub-registros de óbitos em pequenas áreas usando algoritmo EM. 2011. (Congresso).

9.
XXII Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN. Métodos alternativos para a estimação de sub-registro de nascimentos e óbitos no Brasil. 2011. (Congresso).

10.
II ESAMP ? Escola de Amostragem e Metodologia de Pesquisa. 2009. (Encontro).

11.
XX Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN. Modelos Estocásticos para a Geração de Séries Climatológicas. 2009. (Congresso).

12.
II Workshop em clima, estatística e saúde. 2008. (Encontro).

13.
Semana de Estatística 2007, Semana da ABE ? Estatística e Epidemiologia e II Seminário de Estudos Populacionais. 2007. (Seminário).

14.
38a Reunião Regional da ABE e Semana de Estatística. 2005. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
RAFAEL DA SILVA CABECA. Avaliação do Índice de vulnerabilidade social, nos municípios do Estado de Rondônia com os Métodos: Bayesiano Empírico e Algoritmo EM. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

2.
ERICA DA SILVA REIS. Aspectos dos níveis de mortalidade infantil no Estado de Rondônia. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
JUSTINO, JOSIVAN RIBEIRO2012 JUSTINO, JOSIVAN RIBEIRO; FREIRE, FLÁVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAÚJO ; LUCIO, PAULO SÉRGIO . Estimação de sub-registros de óbitos em pequenas áreas com os métodos bayesiano empírico e algoritmo EM. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso), v. 29, p. 87-100, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
JUSTINO, J. R.; FREIRE, F. H. M. A. . Sub-registros de óbitos em Microrregiões brasileiras com os métodos: bayesiano empírico e algoritmo EM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
JUSTINO, J. R.; SANTOS, A. M. ; DE A, R. C. C. . Estimativas da mortalidade infantil: uma adaptação do estimador bayesiano às microrregiões do estado do Rio Grande do Norte (2000-2009). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
JUSTINO, J. R.; FREIRE, F. H. M. A. . Estimação de sub-registros de óbitos em pequenas áreas usando algoritmo EM. 2011. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
JUSTINO, J. R.; NASCIMENTO, D. C. ; REIS, E. S. . Estimativas de mortalidade infantil, aplicando o estimador Bayesiano empírico, nas causas neonatais e pós-neonatal, para o estado de Rondônia 2010. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
JUSTINO, J. R.. BASES DE DADOS ONLINE. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
JUSTINO, J. R.. OFICINA DE INICIAÇÃO AO EXCEL E CONSTRUÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA CIÊNCIAS SOCIAIS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 9:00:27