Rafael Petermann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0254355466054562
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


É licenciado em Letras pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA), mestre em Letras, área de concentração: Estudos Linguísticos, pela Universidade Estadual de Maringá e doutorando em Letras - Estudos Linguísticos - pela mesma instituição. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná, campus Paranavaí e participa do Grupo de Pesquisa Letramento, Etnografia, Interação, Aprendizagem e Multilinguismo (LEIAM-UEM). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, letramento e interação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Petermann
Nome em citações bibliográficas
PETERMANN, R.;PETERMANN, RAFAEL


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Orientador: Neiva Maria Jung.
2014 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A fala-em-interação em sala de aula no ensino médio: participação e construção conjunta de conhecimento em uma equipe de trabalho,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Neiva Maria Jung.
Palavras-chave: Participação; Aprendizagem; Fala-em-interação institucional; Ensino Médio.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2014
Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. (Carga Horária: 360h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Produção de Microcontos por Alunos do Ensino Fundamental: da Produção à Divulgação..
Orientador: Janete Santa Maria Ribeiro.
2008 - 2011
Graduação em Letras (Português-Inglês).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
2004 - 2007
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Estadual de Paranavaí, CEP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Introdução à Plataforma Moodle de Ensino a Distânc. (Carga horária: 16h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2011 - 2011
Ensino Fundamental de 9 anos - orientações pedagóg. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de São Carlos do Ivaí, P.M. S.C.I, Brasil.
2011 - 2011
Ação Docente: ensino e promoção da humanização par. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de São Carlos do Ivaí, P.M. S.C.I, Brasil.
2011 - 2011
Estudo e Reformulação da Proposta Pedagógica da Es. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de São Carlos do Ivaí, P.M. S.C.I, Brasil.
2010 - 2010
Metodologias Inovadoras no Ensino. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson, UNAR, Brasil.
2009 - 2010
Aprendendo Língua Portuguesa. (Carga horária: 120h).
Instituto Tecnológico Desenvolvimento Educadional, ITDE, Brasil.
2009 - 2009
Ampliando as possibilidades da ação docente. (Carga horária: 40h).
Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional, ITDE, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento Voltado para o Desenvolvimento de Com. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/PR, SENAC, Brasil.
2006 - 2008
Mastering English Course. (Carga horária: 228h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Como Elaborar Projetos de Pesquisa em Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em II Curso de Formação de Brinquedista. (Carga horária: 120h).
Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
2005 - 2005
Projetos Temáticos no Ambiente Escolar. (Carga horária: 8h).
Serviço Social do Comércio - Paraná, SESC-PR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Paraná, .

Linhas de pesquisa
Linguística Aplicada
02/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
02/2015 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
02/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio SESI, COLÉGIO SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2013 - 01/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual Básica
02/2012 - 01/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura

Escola Fatecie Max, FATECIE MAX, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

12/2010 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira - Inglês

Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, PAROQUIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental II, Carga horária: 14

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Municipal Professor Delézia Kopko, ESC DELEZIA KOPK, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2008 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira - Inglês

Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista Acadêmico, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Centro de Cultura Anglo Americana/Paranavaí, CCAA/ PARANAVAÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

02/2007 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Centro de Cultura Anglo Americana/ São Carlos do Ivaí, CCAA/SCI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes, ESCOLA DÁCIA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-estagiário, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Letramento Acadêmico e Documentos Oficiais para o Ensino Médio
Descrição: Este projeto tem o objetivo de verificar de que maneira o letramento acadêmico aparece em documentos oficiais voltados para o ensino médio de nível nacional publicados entre 2000 e 2018. Para tanto, como ancoragem teórica, este projeto assume a compreensão de letramento como prática social com base nas formulações dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Acadêmico para empreender um estudo de caráter qualitativo por meio da análise documental, a princípio, de quatro documentos, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), cadernos do Programa Ensino Médio Inovador (2013) e Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (2018), olhando em todos especificamente para as seções destinadas à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Em termos de resultados, prevê-se identificar as menções nesses documentos - que se configuram também como políticas linguísticas - a respeito das práticas letradas acadêmicas/científicas e compilar essas informações a fim de compor um banco de dados que evidencie de que forma o letramento acadêmico deve (deveria) integrar a prática pedagógica nas aulas de línguas. As contribuições esperadas são, em primeiro lugar, a apresentação de uma reflexão teórico-metodologicamente fundamentada a respeito das práticas letradas acadêmicas na educação básica, principalmente no âmbito do IFPR, apontando para uma possível necessidade de se pensar em programas institucionais de ensino e aprendizagem do letramento acadêmico. Além disso, na área de Linguística Aplicada, são ainda escassas as pesquisas que tratam de Letramento Acadêmico na educação básica. Nesse sentido, almeja-se também contribuir para produção de conhecimento a respeito dessa questão no bojo dessa área do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafael Petermann - Coordenador / Bárbara Poli Uliano Shinkawa - Integrante / Juliana Acosta Fracaroli - Integrante.
2017 - 2018
Língua(gem), Mídias e Ideologias Linguísticas
Descrição: O mundo da tecnologia digital, dos choques e das mudanças socioculturais, das hibridizações de vários tipos (linguísticas, culturais, discursivas etc), da superdiversidade, dos fluxos entre fronteiras, entre outros processos, constituem um mundo no qual a língua(gem) ocupa um espaço privilegiado. É fato que, nas sociedades nas quais vivemos, pessoas, textos e línguas estão cada vez mais em movimento, o que exige novas compreensões acerca dos fenômenos linguísticos. Nesse sentido, este projeto de pesquisa orienta-se a partir do questionamento de como a mídia de negócios brasileira tem compreendido e documentado as questões relacionadas à língua na primeira década do século XXI. O objetivo deste projeto é, pois, analisar e discutir o conceito de língua subjacente a textos que circularam e circulam na mídia de negócios brasileira cuja temática esteja de alguma forma relacionada a questões de linguagem e, assim, discutir a(s) ideologia(s) linguística(s) que se manifestam nessas materialidades. Para tanto, o projeto será dividido em quatro etapas: i) revisão de literatura; ii) coleta de dados e constituição de corpus para análise; iii) tratamento analítico dos dados; e iv) sistematização dos resultados. Os subsídios teórico-metodológicos que sustentam este empreendimento de pesquisa são os escritos de Moita-Lopes (2013) sobre ideologia linguística e as teorizações de Street (2014) sobre letramento como prática social. Servem ainda como ancoragem teórica as discussões do Círculo de Bakhtin (1992; 2003) sobre o conceito de língua e linguagem. Espera-se com este projeto promover reflexão acerca das noções de língua que estão engendradas nos textos do mundo dos negócios veiculados no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Letramento Acadêmico no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar e discutir como estudantes de curso técnico integrado ao ensino médio em uma instituição de ensino federal no interior do Paraná, que desenvolvem projetos de pesquisa, participam das práticas de letramento acadêmico que envolvem o fazer científico neste contexto. Esta proposta filia-se à área da Linguística Aplicada e o aparato teórico-metodológico para geração e tratamento analítico dos dados está ancorado nos pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa interpretativista (ERICKSON, 1989; DENZIN; LICOLN, 2010; GARCEZ; BULLA; LODER, 2014), na Etnografia da linguagem (RAMPTON, 2006; RAMPTON; MAYBIN; ROBERTS, 2014; GARCEZ, SCHULZ, 2015), nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984; 2014; KLEIMAN, 1995; BARTON; HAMILTON, 2004; entre outros), com ênfase à vertente teórica dos Letramentos Acadêmicos (LILLIS; SCOTT, 2007; LEA; STREET, 2014). As contribuições esperadas com este trabalho estão relacionadas: (i) a uma compreensão sobre o processo de participação desses alunos de ensino médio integrado nas práticas de escrita acadêmica, visando contribuir para reflexões, debates e políticas institucionais sobre o fazer científico e o fazer pedagógico de instituições de ensino em cujo projeto político pedagógico sejam contempladas ações de pesquisa e extensão com participação de estudantes secundaristas; (ii) e a uma contribuição teórico-metodológica, avançando em uma compreensão a respeito de etnografia da linguagem que vise também responder questões relacionadas à escrita acadêmica e ao ensino e aprendizagem dessa escrita em contexto de educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Rafael Petermann - Coordenador / Neiva Maria Jung - Integrante.
2015 - 2017
PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Descrição: Esta pesquisa parte do entendimento de aprendizagem como produção conjunta de conhecimento que é tornada pública na medida em que participantes dão conta de um objeto de aprendizagem emergente de suas atividades (ABELEDO, 2008). Pretende-se analisar e caracterizar a organização da fala-em-interação de alunos e professores do Ensino Médio inseridos na metodologia de Oficinas de Aprendizagem na atividade de alcançar entendimentos satisfatórios e/para avançar tarefas. Para isso, parte-se da seleção e transcrição conforme modelo Jefferson (LODER, 2008) de segmentos interacionais retirados de corpus de 60 horas de gravações de interações de sala de aula do projeto A organização da fala-em-interação em oficinas de aprendizagem no ensino médio: construção conjunta de conhecimento? , CAAE 38194114.1.0000.0104. Argumenta-se que nesse contexto a organização da fala-em-interação na atividade de se alcançar entendimentos satisfatórios e/para avanço de tarefas pode ser relacionado com o conceito de produção conjunta de conhecimento (ABELEDO, 2008). A descrição e caracterização que se visa nesta pesquisa, pretende contribuir com a discussão acerca dos modos de organização e de fomento de instâncias de produção conjunta de conhecimento no cenário de sala de aula por meio de tarefas concretas que orientem e mobilizem os participantes em torno de um empreendimento comum..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Literatura e Oralidade: do causo ao conto.
Descrição: Buscamos neste projeto, através de pesquisa bibliográfica compreender o fenômeno do conto de tradição oral através dos tempos, bem como a pessoa do narrador destes, os velhos anciãos do passado que dispunham da voz e do olhar para encantar e perpetuar estes contos, e os narradores da atualidade, que dispõem da voz, do olhar e da tecnologia para fazerem o mesmo que os anciãos de outrora. Não se sabe ao certo, mas pode-se dizer que muitos dos contos de tradição oral já se perderam. Assim, traçamos ainda o projeto breve reflexão sobre a prática da coleta e registro destes contos como meio de evitar um iminente desaparecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafael Petermann - Coordenador / SIMONETTI, E. - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
LABIEN - Laboratório Inter e Multidisciplinar de Ensino
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal construir um espaço de apoio ao ensino de disciplinas básicas do Ensino Médio: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Artes, Filosofia, Português/Inglês e História. Será um espaço de integração entre professores e alunos do Ensino Técnico, especialmente dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, mas também dos cursos subsequentes do IFPR câmpus Paranavaí, promovendo o conhecimento de conteúdos científicos, por meio de metodologias alternativas próprias de espaços didáticos de ensino. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
InForme: Popularizando a Ciência
Descrição: Uma das constatações dos estudos sobre letramento acadêmico está relacionada ao fato de que a escrita na academia, que divulga os resultados das pesquisas, é quase exclusivamente veiculada em periódicos especializados e em relatórios de pesquisa como teses e dissertações, o que contempla em geral um leitor específico: o pesquisador especialista. Nesse sentido, a divulgação do conhecimento produzido na academia é de difícil acesso à população não especializada, não por conta da inacessibilidade dos documentos, mas por uma questão linguística, que se agrava à medida em que as agências de fomento, pesquisadores e instituições alinham-se cada vez mais a um modelo específico de produção acadêmica, centrado no inglês como língua prioritária e, junto a isso, modelos epistemológicos homogeneizadores que ignoram a natureza e especificidades das pesquisas de caráter qualitativo. Neste projeto, o objetivo é popularizar o conhecimento científico que é produzido no IFPR-Paranavaí por meio de textos mais acessíveis à população não especializada, oferecendo assim uma alternativa textual dos resultados dos estudos desenvolvidos na instituição para ampliar o alcance de público, mas sem a pretensão de desautorizar ou deslegitimar a escrita acadêmica convencional já enraizada nas práticas letradas dos alunos e docentes pesquisadores. Para tanto, este projeto se realiza em quatro etapas: (i) na primeira, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre textos cuja finalidade é divulgar pesquisas científicas a fim de reconhecimento e delimitação do estado da arte, bem como para fundamentação da opção, neste trabalho, pelo uso do termo ?vulgarização/popularização científica? para caracterizar textos que têm a finalidade de comunicar resultados de estudos científicos para públicos não especializados; (ii) na segunda etapa, foi realizada uma análise documental a partir de textos veiculados por quatro revistas brasileiras (Super Interessante; Galileu, Ciência Hoje e Mundo Estranho) para caracterização daquilo que aqui se optou por chamar texto de vulgarização/popularização científica; (iii) na terceira etapa, foi criada uma página em uma rede social a fim de veicular textos de vulgarização/popularização científica produzidas no âmbito deste projeto; (iv) por fim, a quarta etapa, que ainda está em andamento, consiste na produção de textos de vulgarização/popularização científica que comuniquem resultados de pesquisas desenvolvidas no IFPR - Campus Paranavaí. Espera-se como resultado deste projeto uma contribuição com divulgação dos estudos que são desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento e eixos tecnológicos presentes na instituição, dando maior visibilidade daquilo que é produzido à comunidade externa não especialista..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Letramentos e Escrita Escolar
Descrição: Este projeto objetiva que os participantes conheçam e caracterizem os gêneros textuais que circulam no domínio acadêmico e mais especificamente os gêneros que são exigidos nas provas de redação que servem para ingresso em instituições de ensino superior da região do extremo noroeste do Paraná, além de traçarem as estratégias de leitura mais eficazes para o tratamentos dos textos motivadores das provas de acordo com o gênero em questão, partindo do pressuposto de que as estratégias de leitura variam conforme o gênero a que estão atreladas. O corpus de análise desta pesquisa constitui-sede propostas das provas de redação dos últimos três anos dos vestibulares da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual do Paraná ? campus Paranavaí e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para atingir os objetivos, o projeto se desdobra em quatro etapas: i) leitura orientada e revisão bibliográfica, etapa em que os participantes serão ambientados à metodologia de pesquisa e definirão conceitos-chave que nortearão o trabalho; ii) constituição do corpus de análise, nesta etapa os participantes conhecerão procedimentos metodológicos de preparação e constituição de corpus em pesquisas na área de Linguística; iii) tratamento analítico dos dados, os participantes, olhando para o corpus de análise, tentarão responder a perguntas/problemas de pesquisa ? caracterização dos gêneros textuais recorrentes e estabelecimento de estratégias de leitura para tratamento dos textos de apoio de acordo com o gênero solicitado para escrita-; iv) divulgação dos resultados, nesta etapa final, os participantes criarão ferramentas e mecanismospara divulgação dos resultados. Espera-se como resultado uma catalogação dos gêneros textuais recorrentes nas provas de vestibular das Instituições de Ensino Superior da região noroeste do Paraná já mencionadas e no Exame Nacional do Ensino Médio, bem como a caracterização de cada um, explicitando as principais estratégias de leitura para aproveitamento dos textos de apoio na escrita. Por fim, tendo em vistao público alvo deste projeto, alunos do Ensino Médio, e as atuais demandas da sociedade do conhecimento que os impelem à constante busca por aperfeiçoamento profissional e acadêmico, almeja-se contribuir para que os alunos/participantes pensem criticamente a respeito da questão dos gêneros textuais nas provas de redação, sejam capazes de produzi-los de forma satisfatória,interajam com facilidade com outros gêneros acadêmicos e aperfeiçoem habilidades de escrita escolar ainda no Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Paraninfo formandos do Curso Técnico Integrado em Informática, IFPR - Campus Paranavaí.
2013
Nome de turma dos formandos do Ensino Médio, Colégio Sesi - Paranavaí.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PETERMANN, RAFAEL2017PETERMANN, RAFAEL; JUNG, NEIVA MARIA . PARTICIPAÇÃO, PROTAGONISMO E APRENDIZAGEM NA FALA-EM-INTERAÇÃO DE SALA DE AULA EM UMA EQUIPE DE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 813-844, 2017.

2.
PETERMANN, R.;PETERMANN, RAFAEL2017PETERMANN, R.; MENEGASSI, R. J. . O outro na produção de textos instrucionais de Ensino Médio. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 20, p. 11-39, 2017.

3.
PETERMANN, R.;PETERMANN, RAFAEL2016PETERMANN, R.; RAIMO, L. C. F. D. . Perguntas de leitura: uma abordagem na perspectiva da interação. ENTRETEXTOS (UEL), v. 16, p. 145, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
PETERMANN, R.; JUNG, N. M. . Coconstrução de comunidade de prática de aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula: troca de saberes e oportunidades de aprendizagem. In: Regina Coeli Machado e Silva; Denise Rosana da Silva Moraes. (Org.). Interdisciplinaridade e Saberes: Interlocuções entre fronteiras. 1ed.Foz do Iguaçu: EDUNIOESTE, 2016, v. , p. 305-326.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DENARDI, A. M. ; SHULZ, E. B. ; VALENTIM, A. R. ; MARQUES, A. F. ; INABA, V. C. M. ; PETERMANN, R. ; ANDRADE, L. M. ; BONIFACIO, F. A. M. . Festival de Talentos do IFPR: um espaço para integração da diversidade cultural. Revista Difusão, Curitiba, p. 17 - 19, 17 set. 2018.

2.
MARCHI, K. R. C. ; ZAVAN, A. R. ; OLIVEIRA, F. W. C. ; PETERMANN, R. ; TRAVAIN, L. C. . Serviço e Cidadania Mudando Histórias: Desenvolvimento de Aplicações Web que Auxiliam o 3 Setor.. Difusão - Revista de Extensão e Cultura - Instituto Federal do Paraná, https://issuu.com/revistadifus, p. 06 - 07, 07 jun. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PETERMANN, R.. O texto escrito na construção conjunta de conhecimento. In: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Anais Eletrônicos do IV CIELLI, 2016. p. 1160-1172.

2.
PETERMANN, R.. OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM?. In: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul ? CELSUL, 2015, Chapecó. XI Encontro do CelSul, 12-14 de novembro de 2014. Chapecó: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014.

3.
PETERMANN, R.. OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: SUPERANDO IMPASSES PARA EXECUÇÃO DE TAREFAS NA FALA-EM-INTERAÇÃO. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015.

4.
PETERMANN, R.. Participação e aprendizagem em oficinas de aprendizagem no ensino médio: reflexões iniciais. In: III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. III Cielli - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2014.

5.
VECCHIA, A. D. ; PETERMANN, R. . CAMPANHAS NACIONAIS DE INCENTIVO À LEITURA NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO. In: III Encontro Sul Letras, 2014, Guarapuava. Encontro Sul Letras (3; 2014; Guarapuava: PR). Guarapuava: Unicentro, 2014. p. 613-626.

6.
PETERMANN, R.. Pílulas Narrativas: Uma proposta Didática. In: III SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí, 2012, Paranavaí. Anais do III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí, 2012.

7.
PETERMANN, R.; SILVA, Flávio Brandão . MICROCONTO: A NARRATIVA EM 140 CARACTERES. TENTATIVA DE DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO.. In: II SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí, 2011, Parnavaí. Anais II SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Parnavaí, 2011.

8.
PETERMANN, R.; ELMITA SIMONETTI PIRES . Literatura e Oralidade: do causo à história e ao conto. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: PLE/UEM, 2010.

9.
PETERMANN, R.; SILVA, Flávio Brandão . Polissemia e Homonímia: linhas limítrofes, proposta de critérios distintivos e abordagem em manuais de gramática normativa. In: Semana de Letras 2009, 2009, Paranavaí. Anais da Semana de Letras 2009. Paranavaí, 2009.

10.
PETERMANN, R.; SILVA, Flávio Brandão . Abordagens do gênero gramatical em manuais didáticos de língua portuguesa: uma reflexão sobre o ensino de gramática. In: Semana de Letras 2008, 2008, Paranavaí. Anais da Semana de Letras 2008. Paranavaí, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PETERMANN, R.. Literatura, Memória e oralidade do causo ao conto. In: I Encontro de Iniciação Científica da Fafipa, 2010, Paranavaí. I Encontro de Iniciação Científica da Fafipa, 2010.

2.
PETERMANN, R.. Literatura, Memória e oralidade do causo ao conto. In: XIX EAIC, 2010, Gurapuava. Anais XIX EAIC - Interatividade com Sinergia, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, L. H. ; SOUZA, L. M. ; PETERMANN, R. . Língua, Variação e Livro Didático. In: VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2017, Pinhais. Anais do VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR ? SE²PIN. Pinhais, 2017. v. 6. p. 245.

2.
MEIRA, H. D. ; PETERMANN, R. . Sincretismo Religioso em Jorge Amado: Uma análise de Rosa de Oxalá. In: Simpósio de Inovação, Pesquisa e Extensão, 2015, Paranavaí. Anais do Simpósio de Inovação, Pesquisa e Extensão do IFPR - Campus Paranavaí, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
PETERMANN, R.; BUGHI, A. R. . Letramento Acadêmico no Ensino Médio: Etnografia para além do método. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PETERMANN, R.. Tornar-se professor: relatos de um caminho formativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PETERMANN, R.. Ser professor(a) na emergência da sala de aula contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PETERMANN, R.. Os Institutos Federais como Possibilidade de Atuação do Profissional de Letras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PETERMANN, R.; INABA, V. C. M. ; DIAS JUNIOR, J. B. ; VALENTIM, A. R. . O IFPR - Campus Paranavaí: um relato de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PETERMANN, R.. Construção Conjunta de Conhecimento em um Grupo de Trabalho no Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PETERMANN, R.. Participação e Aprendizagem em Equipe de Trabalho no Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, L. H. ; SOUZA, L. M. ; PETERMANN, R. . Língua, Variação e Livro Didático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VENANCIO, P. S. ; PETERMANN, R. . Exauribilidade Temática na Escrita em Contexto de Avaliação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PETERMANN, R.. Não há docência sem discência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PETERMANN, R.. Análise do texto escrito na resolução de problemas/desafios na oficina de aprendizagem: reflexões sobre o evento de letramento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PETERMANN, R.. Produção Escrita de Micronarrativas em 140 caracteres: da produção à divulgação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PETERMANN, R.. Pílulas Narrativas: Uma proposta Didática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PETERMANN, R.. PRODUÇÃO ESCRITA DE MICRONARRATIVAS EM 140 CARACTERES: DA PRODUÇÃO À DIVULGAÇÃO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PETERMANN, R.. A NARRATIVA ORAL NO FIO DO TEMPO: BREVE REFLEXÃO SOBRE AS ORIGENS E EVOLUÇÃO DA NARRATIVA ORAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PETERMANN, R.; SILVA, Flávio Brandão . MICROCONTO: A NARRATIVA EM 140 CARACTERES. TENTATIVA DE DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PETERMANN, R.; AZEVEDO, Cristiano Gomes de . O REALISMO PORTUGUÊS EM TRÊS EXPRESSÕES: GUERRA JUNQUEIRA, CESÁRIO VERDE E GONÇALVES CRESPO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PETERMANN, R.. A Língua Inglesa na Contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PETERMANN, R.. Vozes e Saberes dos contadores de história na pesquisa de campo: breve olhar sobre a literatura do extremo noroeste do Paraná. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PETERMANN, R.. Literatura e Oralidade: do causo à história e ao conto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PETERMANN, R.. Literatura, Memória e oralidade do causo ao conto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PETERMANN, R.; CAMARGO, M. E. F. . O outro Pé da Sereia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PETERMANN, R.. Polissemia e Hominimia: Linhas Limítrofes, proposta de critérios distintivos e a abordagem em manuais de gramática normativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PETERMANN, R.. Abordagens do Gênero Gramatical em Manuais Didáticos de Língua Portuguesa: uma Reflexão sobre o Ensino de Gramática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PETERMANN, R.. Abordagens do Gênero Gramaticas em Manuais Didáticos de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PETERMANN, R.. Emissão de parecer de artigo científico para Revista Práticas de Linguagem - Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018.

2.
PETERMANN, R.. Parecer sobre artigo científico para a Revista Claraboia - periódico científico do curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SIMONETTI, E. ; PETERMANN, R. ; AZEVEDO, Cristiano Gomes de . Programa Meu Paraná. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
PETERMANN, R.. Análise da conjuntura da atualidade política do Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
NERY, S. M. B. ; PETERMANN, R. ; COQUEIRO, W. S. ; CAMPOS, J. . Experiências de Docência e Inserção no Mercado de Trabalho - Contribuições do PLE na formação docente. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PETERMANN, R.. Proposição de tarefas de leitura e escrita em sala de aula. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PETERMANN, R.. Proposição de Tarefas de Leitura e Escrita em Sala de aula. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PETERMANN, R.. Prova Brasil e Práticas de Leitura em Sala de Aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PETERMANN, R.. Bebida láctea kefir saborizada com frutas como fonte alimentar funcional. 2017. (Avaliador Ad hoc).

5.
PETERMANN, R.. Parecerista da Edição Vol.11, n.2, de julho/dezembro de 2017 da Revista Entrelinhas. 2017. (Parecerista).

6.
PETERMANN, R.. Possibilidades de Pesquisa em Linguagem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PETERMANN, R.. Escrita no vestibular. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PETERMANN, R.. Revista Entrelinhas V.10, n.1, de Janeiro/Junho de 2016. 2016. (Parecerista).

9.
PETERMANN, R.. EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ENSINO MÉDIO OU JÚNIOR (PIBIC-EM/IF GOIANO) E PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ENSINO MÉDIO (PIVIC-EM/IF GOIANO), PELO EDITAL Nº 07 DE 29/04/2016 DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO ? CAMPUS TRINDADE. 2016. (Avaliador Ad hoc).

10.
PETERMANN, R.; VECCHIA, A. D. . Campanhas de Leitura sob o olhar dos Novos Estudos do Letramento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
PETERMANN, R.; VECCHIA, A. D. . Introdução aos novos estudos do letramento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PETERMANN, R.. Pílulas Narrativas - microcontos em 140 caracteres. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
PETERMANN, R.. Microconto: a narrativa em 140 caracteres.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PETERMANN, R.; ELMITA SIMONETTI PIRES ; AZEVEDO, Cristiano Gomes de ; FANTUZZI, Carlos Alexandre . Literatura e Oralidade: do causo à história e ao conto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
ELMITA SIMONETTI PIRES ; PETERMANN, R. . Literatura e Oralidade: do causo à história e ao conto. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ELMITA SIMONETTI PIRES ; PETERMANN, R. . Literatura e Oralidade: do causo à história e ao conto. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
PETERMANN, R.. Reforma Ortográfica Simplificada. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PRIORI, J.; PETERMANN, R.; FIGUEIRA, F. L. G.. Participação em banca de Maria Isabel Bastazini.As contradições do sistema carcerário brasileiro e a criminalização da pobreza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

2.
PETERMANN, R.; PRIORI, J.; VECCHIA, A. D.. Participação em banca de Luiz Henrique Alves.LÍNGUA, VARIAÇÃO E LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DA ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

3.
PRIORI, J.; MOLINA, L. P. P.; PETERMANN, R.. Participação em banca de Leonardo Beckhouser de Moraes.Religião e Ecologia: Encíclica Laudato Si. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

4.
ANDRADE, L. M.; PETERMANN, R.; SANTOS JUNIOR, S. A.. Participação em banca de Aline Gabriela Bambolim Lucas.Ciência e Progresso em O Jornal do Agricultor (1879). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

5.
SALES, A. G.; PETERMANN, R.. Participação em banca de Igor Luan da Silva Siqueira.Análise sobre a Importância da Educação Física como Disciplina Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

6.
SALES, A. G.; PETERMANN, R.. Participação em banca de Gabriela Gonçalves Barbosa.O Desenvolvimento da Dança Contemporânea através da História. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

7.
ROSA, M. L.; PETERMANN, R.. Participação em banca de Fernanda Leão Amaral.Investigação acerca da relação entre intolerância religiosa e o desconhecimento da religiosidade do outro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

8.
SILVA, G. F.; PETERMANN, R.. Participação em banca de Gabrielle Caroline Alves da Silva.Diálogo entre literatura e cinema: considerações sobre a adaptação do conto "O patinho feio". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

9.
SILVA, G. F.; PETERMANN, R.; SHULZ, E. B.. Participação em banca de Thalia dos Santos de Lima.Luto e melancolia: representação da morte na pintura de Edward Munch". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

10.
PETERMANN, R.; ANDRADE, L. M.; SILVA, G. F.. Participação em banca de Amanda Ferreira Prazeres de Lima.Publicidade de Incentivo à leitura: uma análise. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

11.
PETERMANN, R.; ANDRADE, L. M.; SILVA, G. F.. Participação em banca de Pâmela de Souza Venâncio.Exauribilidade temática na escrita em contexto de avaliação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.

12.
PETERMANN, R.; ANDRADE, L. M.; SILVA, G. F.. Participação em banca de Larissa Jaroskevicz dos Santos.Pesquisas Brasileiras sobre construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação: um levantamento bibliográfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Uliano, B.P.; PETERMANN, R.; CANGUSSU, T. A.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Área de Conhecimento: LETRAS ? LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA. 2017. Instituto Federal do Paraná.

2.
PETERMANN, R.; SILVA, G. F.; CANGUSSU, T. A.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Área de Conhecimento: Português/Libras. 2016. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
PETERMANN, R.; MARQUES, A. F.. Projeto Educador Inovador - Fase de Apresentação Oral. 2018. Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí.

2.
PETERMANN, R.; MARQUES, A. F.. Projeto Professor Inovador - Seleção Inicial. 2018. Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí.

3.
PETERMANN, R.. 52º Festival de Música e Poesia de Paranavaí. 2017. Fundação Cultural de Paranavaí.

4.
PETERMANN, R.; SILVA, G. F.; CANGUSSU, T. A.; SANTOS, V. S.. Comissão julgadora de redações do campus Paranavaí. 2016.

5.
PETERMANN, RAFAEL. 51º Festival de Música e Poesia de Paranavaí. 2016. Fundação Cultural de Paranavaí.

6.
PETERMANN, R.; SILVA, P. M. S.; GONGORA, A. P.; PASCHOAL, A. C.; NASCIMENTO, A.. 49 Festival de Música e Poesia de Paranavaí. 2014. Fundação Cultural de Paranavaí.

7.
PETERMANN, R.. BANCA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADO - UEM. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

8.
PETERMANN, R.. 48 Festival de Música e Poesia de Paranavaí. 2013. Fundação Cultural de Paranavaí.

9.
PETERMANN, R.. BANCA DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA - PAS/UEM. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

10.
PETERMANN, R.; ARIOCH, D.; CAMARGO, M. E. F.; AGUIAR, F. L.. 45 Festival de Música e Poesia de Paranavaí. 2010. Fundação Cultural de Paranavaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Letramento Acadêmico no Ensino Médio: Etnografia para além do método. 2018. (Congresso).

2.
Políticas Linguísticas, Transculturalidade e Translinguagem. 2018. (Outra).

3.
Aila World Congress. Construção conjunta de conhecimento em um grupo e trabalho no ensino médio. 2017. (Congresso).

4.
As Pluralidades Culturais e Linguísticas na Educação: A Construção de Sentidos na Perspectiva dos Letramentos. 2017. (Seminário).

5.
Conferência Nacional Popular de Educação. 2017. (Outra).

6.
I Encontro Nacional de Análise da Conversa Etnometodológica.Participação e aprendizagem em equipe de trabalho no Ensino Médio. 2017. (Encontro).

7.
Seminário de Pesquisa - Português como Língua Adicional: discussão teórica e planejamento de tarefas em uma perspectiva de linguagem como ação social. 2017. (Seminário).

8.
Sepin.Avaliação de banners e comunicações orais. 2017. (Seminário).

9.
II Congresso de Licenciaturas. Exauribilidade Temática na Escrita em Contexto de Avaliação. 2016. (Congresso).

10.
IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. O texto escrito na construção conjunta de conhecimento. 2016. (Congresso).

11.
Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: SUPERANDO IMPASSES PARA EXECUÇÃO DE TAREFAS NA FALAEM-INTERAÇÃO. 2015. (Congresso).

12.
5 Seminários de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí.Análise do texto escrito na resolução de problemas/desafios na oficina de aprendizagem: reflexões sobre o evento de letramento. 2014. (Seminário).

13.
A literatura no Enem e no Enade. 2014. (Outra).

14.
III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Participação e aprendizagem em oficinas de aprendizagem no ensino médio: reflexões iniciais. 2014. (Simpósio).

15.
XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Oficinas de Aprendizagem no Ensino Médio: participação e aprendizagem?. 2014. (Encontro).

16.
A relação normal/patológico no processo de aquisição de escrita. 2013. (Seminário).

17.
Língua e Sociedade nos Balcãs/Europa: Estudos Sociolingísticos no Século XXI. 2013. (Outra).

18.
II Encontro de Letras.Produção Escrita de Micronarrativas em 140 caracteres: da produção à divulgação. 2012. (Encontro).

19.
III SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí.Pílulas Narrativas: Uma proposta Didática. 2012. (Seminário).

20.
II SELLP.MICROCONTO: A NARRATIVA EM 140 CARACTERES. TENTATIVA DE DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO.. 2011. (Seminário).

21.
Tema, estilo e forma de composição na teoria Bakhtiniana: um conjunto inseparável?. 2011. (Outra).

22.
XIV Congresso de Educação e Cidadania. 2011. (Congresso).

23.
XX Seminário do CELLIP.A NARRATIVA ORAL NO FIO DO TEMPO: BREVE REFLEXÃO SOBRE AS ORIGENS E EVOLUÇÃO DA NARRATIVA ORAL. 2011. (Seminário).

24.
I CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Literatura e Oralidade: do causo à história e ao conto. 2010. (Outra).

25.
I Encontro de Iniciação Científica da Fafipa-EIC.Literatura, Memória e oralidade do causo ao conto. 2010. (Encontro).

26.
I SELLP Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí.Vozes e Saberes dos contadores de história na pesquisa de campo: breve olhar sobre a literatura do extremo noroeste do Paraná. 2010. (Seminário).

27.
Semana de Letras 2009.Polissemia e Hominimia: Linhas Limítrofes, proposta de critérios distintivos e a abordagem em manuais de gramática normativa. 2009. (Outra).

28.
I Conferência Municipal de Políticas Públicas para Juventude.Políticas Públicas para Juventude. 2008. (Encontro).

29.
II Semana Teológica da Diocese de Paranavaí. 2008. (Outra).

30.
Motivação e Desenvolvimento Profissional. 2008. (Outra).

31.
Semana de Letras 2008.Abordagens do Gênero Gramaticas em Manuais Didáticos de Língua Portuguesa. 2008. (Outra).

32.
Troca de Experiências - O Diário na Escola.Troca de Experiência - Projeto de uso do jornal na sala de aula. 2008. (Encontro).

33.
I Congresso de Educação do Noroeste do Paraná. 2007. (Congresso).

34.
I Semana Teológica da Diocese de Paranavaí. 2007. (Outra).

35.
Semana de Letras e XVII Tríduo Cultural. 2007. (Congresso).

36.
8 Projeto de Incentivo à Leitura de Paranavaí/ Festival Monteiro Lobato. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PETERMANN, R.; SOUZA, L. M. . Diálogos Linguísticos. 2017. (Outro).

2.
PITTARELLI, V. A. M. ; KLOSOSKI, S. J. ; PIMENTEL, T. C. ; BARAO, C. E. ; ANDRADE, L. M. ; PETERMANN, R. . II SIMPAGRO. 2017. (Outro).

3.
OSTERMANN, A. C. ; ANDRADE, D. N. ; STEIN, F. ; CRUZ, F. M. ; CORNA, M. ; PETERMANN, R. ; FREZZA, M. ; FRANK, I. ; SALIMEN, P. G. ; GARCEZ, P. M. ; OLIVEIRA, R. P. . I Encontro Nacional de Análise da Conversa Etnometodológica. 2017. (Congresso).

4.
CABRAL, D. O. ; PETERMANN, R. ; CANGUSSU, T. A. . Semana do Livro e da Biblioteca. 2016. (Outro).

5.
SANTOS, Z. P. ; PINHEIRO, A. C. ; CABRAL, D. O. ; PETERMANN, R. ; SILVA, E. ; POLIDO, E. M. ; PAIVA, E. A. ; LEITE, E. F. ; FIGUEIRA, F. L. G. ; ROSA, M. L. ; HIGUTI, M. ; SILVA, P. F. V. ; SANTOS, V. V. . Semana do Livro. 2015. (Outro).

6.
PETERMANN, R.; SILVA, A. A. . XII VARAL LITERÁRIO. 2009. (Concurso).

7.
PETERMANN, R.; SILVA, A. A. ; SANTOS, G. E. . XI Varal Literário. 2008. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Evelyn Cardogna Nogueira Furman. Conceitos de Letramento na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Deyse Amanda Alves. Letramento Acadêmico no curso de formação de docentes para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em Nível Médio: proposta didática para escrita de relatórios. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Juliana Acosta Fracaroli. Letramento Acadêmico e Documentos Oficiais para o Ensino Médio. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Renato Galvão Buzinaro. InFormando - Popularizando a Ciência. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Dalila Crysti da Silva Vieira. Variação Linguística, Livro Didático e Enem: pontos de (des)encontro. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Joana Máximo da Silva. Variação Linguística, Livro Didático e Enem: pontos de (des)encontro. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Gabriel Tomita Pinheiro. PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS DO LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS EGRESSOS DO IFPR-CAMPUS PARANAVAÍ. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Lucas Moreira de Souza. Língua(gem), Mídia e Ideologias Linguísticas. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rafael Petermann.

2.
Pâmela de Souza Venâncio. Exauribilidade Temática na Escrita em Contexto de Avaliação. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Rafael Petermann.

Orientações de outra natureza
1.
Luiz Henrique Alves. Língua, Variação e Livro Didático. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Rafael Petermann.

2.
Gabrielle de Carvalho Teixiera. Ideologias Linguísticas e Redes Sociais. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Rafael Petermann.

3.
LARISSA JAROSKEVICS DOS SANTOS. Pesquisas brasileiras sobre construção conjunta de conhecimento: um levantamento bibliográfico. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Rafael Petermann.

4.
Amanda Ferreira Prazeres de Lima. Publicidade de incentivo à leitura: uma análise. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Rafael Petermann.

5.
Henrique Diniz Meira. A trajetória de Rosa de Oxalá em Tenda dos Milagres: uma breve análise. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Rafael Petermann.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 7:57:12