Gilson Caires Marçola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7169718292954147
  • Última atualização do currículo em 08/03/2016


Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1982) , graduação em Ciências - Lic. Plena: Habilitação em Matemática pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1997) e Pós-graduação "Lato Sensu" em Educação Matemática pela Unifran(1998). Atualmente é professor do Centro Universitário Moura Lacerda. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em aplicação de jogos e materiais manipuláveis para os Ensinos Infantil e Fundamental.É criador da Matemoteca-Centro de Estudos de Matemática-Ribeirão Preto-SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilson Caires Marçola
Nome em citações bibliográficas
MARÇOLA, G. C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Moura Lacerda, Centro Universitário Moura Lacerda.
Rua Padre Euclides, 995
Campos Eliseos
14085-420 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 21011010


Formação acadêmica/titulação


1998 - 1998
Especialização em Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: A Aplicação de Jogos com Professores como Elemento Desencadeador para a Resolução de Problemas.
Orientador: Professora Doutora Regina Célia Grando.
1994 - 1997
Graduação em Ciências - Lic. Plena: Habilitação em Matemática.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
1978 - 1982
Graduação em Engenharia Civil.
Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara, FECA, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
TelEduc: Func. e Op. da Plataforma Educacional. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
2001 - 2001
Avaliação Institucional -Um Processo em Construção. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
2000 - 2000
Do Empírico ao Dedutivo - Geometria. (Carga horária: 4h).
Editora Saraiva - Fortaleza, SARAIVA, Brasil.
1997 - 1997
A Matemática Ligada a Vida e ao Trabalho. (Carga horária: 4h).
Editora Ática, EA, Brasil.
1996 - 1996
Criptogramas, Problemas e Equações. (Carga horária: 4h).
Editora Ática, EA, Brasil.
1996 - 1996
Resolvendo Problemas. (Carga horária: 4h).
Editora Ática, EA, Brasil.
1995 - 1995
Jogos Matemáticos. (Carga horária: 4h).
Editora Scipione, ES, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Organização Educacional Albert Sabin, OEAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40


Colégio São Carlos, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Colégio Técnico Comercial Nossa Senhora Aparecida, CEMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Escola Miró S/C Ltda, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Fundação Municipal de Ensino de Mococa, FMEM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Instituto Educacional do Estado de São Paulo, IESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 8


Sistema Ideal de Educação Ltda, SIE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, UNIMAUÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica

Demais tipos de produção técnica
1.
MARÇOLA, G. C.. 1ª Semana Municipal de Educação e Cultura Prof.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARÇOLA, G. C.. Brincando com os Números. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARÇOLA, G. C.. Encontro de Matemática. 2004. .

4.
MARÇOLA, G. C.. Matemática no Ensino Infantil. 2003. .

5.
MARÇOLA, G. C.. Jogos com Baralhos. 2003. .

6.
MARÇOLA, G. C.. Oficina de Matemática. 2002. .

7.
MARÇOLA, G. C.. Interpretação, Resolução e Confecção de Problemas. 2002. .

8.
MARÇOLA, G. C.. Educação e Cidadania : Matemática. 2001. .

9.
MARÇOLA, G. C.. Mosaicos Gemétricos. 2001. .

10.
MARÇOLA, G. C.. Fundamentos Teóricos - Metodológicos da Álgebra. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
MARÇOLA, G. C.. Laboratório de Matemática. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
MARÇOLA, G. C.. PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA 2000-PARÂMETROS EM AÇÃO. 2000. .

13.
MARÇOLA, G. C.. Atividades de Matemática para Séries Iniciais. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
MARÇOLA, G. C.. A Crise da Educação e a Educação da Crise: o Projeto da Escola Cidadã. 1998. .

15.
MARÇOLA, G. C.. O Jogo na Construção do Conhecimento Matemático. 1996. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM. 2012. (Encontro).

2.
Grupo de Cumbuca - Capacitação para Gestores. 2011. (Outra).

3.
X Semana de Estudos da Matemática - Reflexões acerca das tendências mercadológicas na Educação Matemática mer.Apresentação da Matemoteca: Centro de Estudos de Matemática. 2011. (Outra).

4.
Semana da Matemática da Faculdade São Luís de Jaboticabal.Matemoteca: Centro de Estudos de Matemática. 2010. (Outra).

5.
X Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM. 2010. (Encontro).

6.
Fundação do Núcleo da SBEM Ribeirão Preto. 2009. (Encontro).

7.
I Congresso de Educação.O jogo e a matemática. 2009. (Oficina).

8.
Programa de Formação Integrada 2009 da Rede Pitágoras.Interseção e intercessão na sala de aula de Matemática. 2009. (Outra).

9.
2º Seminário de Integração - UNIUBE - Pólo Catanduva.Desenvolvimento lógico-matemático: os sistemas de numeração e as operações no conjunto dos números naturais. 2008. (Seminário).

10.
2º Seminário de Integração - UNIUBE - Pólo Catanduva.Espaços, formas geométricas, polígonos e simetrias e o desenvolvimento lógico-matemático da criança. 2008. (Seminário).

11.
8ª Feira do Livro de Ribeirão Preto.Jogos de Matemática. 2008. (Oficina).

12.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM.Ensinando através de jogos. 2008. (Encontro).

13.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM. 2008. (Encontro).

14.
XX Semana da Licenciatura em Matemática.Ensinando através de jogos. 2008. (Outra).

15.
Congresso de Pais e Educadores do Colégio Lacordaire. Congresso de Pais e Educadores do Colégio Lacordaire. 2007. (Congresso).

16.
XIV Simpósio Rio-Clarense de Educação.O Prazer de Aprender e Ensina Matemática. 2007. (Simpósio).

17.
PEDAGÓGICA RIBEIRÃO PRETO CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2006. (Congresso).

18.
TEIA DO SABER-Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio:Matemática I e III.Coordenação. 2005. (Outra).

19.
ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ADVENTISTA CENTRAL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.Oficinas de Matemática. 2004. (Encontro).

20.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL.O Conceito de Números e Operações: Jogos e Problemas Não Convencionais. 2001. (Seminário).

21.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL "CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EDUCAÇÃO". 2001. (Seminário).

22.
VI ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-VI EPEM. 2001. (Encontro).

23.
WORKSHOP DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO. 2000. (Outra).

24.
1º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 1º ENCONTRO DE PROFESSORES PESQUISADORES.A Aplicação de Jogos como Elemento Desencadeador do Raciocínio na Resolução de Problemas. 1998. (Encontro).

25.
IV ENCONTRO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E TRIÂNGULO MINEIRO.Educação Matemática. 1998. (Encontro).

26.
v ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1998. (Encontro).

27.
XIII ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA-ERPM. 1998. (Encontro).

28.
II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARÇOLA, G. C.. V Feira de Conhecimentos do Liceu Albert Sabin Ensino Médio. 2015. .

2.
MARÇOLA, G. C.. IV Feira de Conhecimentos do Liceu Albert Sabin Ensino Médio. 2014. .

3.
MARÇOLA, G. C.. III Feira de Conhecimentos do Liceu Albert Sabin Ensino Médio. 2013. .

4.
MARÇOLA, G. C.. II Feira de Conhecimentos do Liceu Albert Sabin Ensino Médio. 2012. .

5.
MARÇOLA, G. C.; MUNIZ, P. P. C. . I Feira de Conhecimentos do Liceu Albert Sabin Ensino Médio. 2011. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Cristina Sobotika. Dificuldades em Matemática: Conteúdo x Maturidade. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Gilson Caires Marçola.

2.
Marina Luiza Beraldi. As Influências dos Jogos na Aprendizagem. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Gilson Caires Marçola.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:12:25