Talyta Louise Todescat Singer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4642703689692761
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Talyta Singer é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia na linha de Cibercultura. É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante do do GJOL - Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online. Desenvolve pesquisa sobre a cultura digital e jornalismo de tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Talyta Louise Todescat Singer
Nome em citações bibliográficas
SINGER, T. L. T.;SINGER, T.;SINGER, TALYTA


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Orientador: Maria Lucineide Andrade Fontes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Internet das Coisas: controvérsias nas notícias e redes temáticas,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: André Luiz Martins Lemos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: internet das coisas; Teoria Ator-Rede; estudos urbanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2010
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Conhecimento público: um estudo de caso das ferramentas de difusão científica na UFMT.
Orientador: Andrea Ferraz Fernandez.




Formação Complementar


2010 - 2010
Jornalismo Científico. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Ciclo de Estudos em Comunicação Científica. (Carga horária: 216h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 40


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 16


Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

01/2016 - 01/2018
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Texto
Oficina de Jornalismo Online
Comunicação e Tecnologia


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Tendências profissionais e ocupacionais para a área de Comunicação no Brasil para o decênio 2010-2019

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Ferraz Fernandez em 24/11/2015.
Descrição: A pesquisa proposta prevê explicitar a relação lógica que deve existir entre o campo profissional e habilidades requeridas para o desenvolvimento das atividades ligadas ao campo da comunicação e as profissões e ocupações, tanto as consolidadas quanto as emergentes, verificando se a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil reflete, ainda, a realidade ou se existe a necessidade da proposta de mudanças a fim de as possibilidades de formação oferecida pelas universidades e escolas técnicas coincidam com as solicitações do mercado de trabalho, de maneira a permitir que o indivíduo desenvolva as habilidades solicitadas por esse novo campo de trabalho, em expansão, principalmente considerando as novas mídias. A consonância entre as solicitações do mercado, a oferta de formação profissional e definição e função das profissões deve produzir maior quantidade de oportunidades no mercado de trabalho, aumento da extensão dos direitos e também inclusão social e cidadania.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Laboratorio de Jornalismo Convergente
Descrição: O Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente iniciou suas atividades no segundo semestre de 2011, com a finalidade de produzir um espaço para pesquisa e experimentação sobre a convergência de meios, contemplando os produtos jornalísticos em multiplataformas: web, tablets e smartphones. Passada a primeira fase (2011-2014), realizada com financiamento por meio do Edital Programa Primeiros Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), o Projeto prossegue em nova etapa a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Chamada MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS). Nessa segunda fase, tem-se como um dos objetivos o aprimoramento para o aplicativo Academo, cuja criação e desenvolvimento ocorreram durante a primeira fase do Projeto. Sob a coordenação da Profa. Suzana Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCOM), o projeto prossegue contando com a participação de doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e técnicos membros do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL); de pesquisadores da Universidade da Beira Interior (Portugal); da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Grupo de Pesquisa em Mobilidade (MOBJOR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Modelo de Produto Híbrido para Comunicação Digital On-line

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Ferraz Fernandez em 12/11/2015.
Descrição: Este trabalho investiga um modelo de produto híbrido de comunicação digital destinado a publicação de conteúdos científicos, informativos e/ou de entretenimento online. Diante da realidade que demonstra que não existe um espaço que possibilite o encontro dos usuários da informação digital, que ora são produtores e ora são consumidores de informação na UFMT. O modelo busca os atributos da interatividade dentro da perspectiva da construção coletiva e colaborativa de conteúdos entre autores que não se conheçam, mas tenham interesses comuns. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e exploratória para a busca de sites e ferramentas de interatividade digital, compatíveis e de fácil utilização. Este espaço pode ser criado pela disponibilização online desses conteúdos em um modelo que permita a localização e edição de materiais multimídia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Mídias Interativas Digitais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Ferraz Fernandez em 24/11/2015.
Descrição: Estudo sobre as linguagens das mídias digitais, audiovisuais e sonoras, combinadas com a utilização da rede telemática. Pesquisa sobre os conceitos teóricos e técnicos a produção descentralizada de conteúdos digitais, sejam eles arquivos de dados, textuais, sonoros ou audiovisuais; disponibilizados por mídias interativas. Modelos de comunicação e construção e aprendizados coletivos, levando em conta os atributos da Interatividade, Hipertextualidade e Hipermidiação, características intrínsecas dos meios digitais de comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Curso EaD "Promovendo a Diversidade com Ferramentas e Mídias Digitais"

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Ferraz Fernandez em 24/11/2015.
Descrição: Esta proposta pretende o desenvolvimento e disseminação de metodologias educacionais para a inserção dos temas da diversidade no cotidiano das salas de aula. O objetivo priomordial desse curso é instruir e treinar os professores da rede pública da educação básica na utilização de ferramentas e mídias digitais para que possam utilizá-las na construção de material didático, dentro da temática ?Diversidade?. Assim, com foco no estudo dos processos interativos, a tendência para a aplicação das ferramentas de comunicação busca disseminar novos produtos e tecnologias digitais para a população em geral, especialmente àquelas relacionadas à educação. Tal iniciativa visa diminuir as diferenças sociais, à partir da integração completa dos segmentos sociais, na chamada sociedade da informação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Conhecimento além da escola e dos muros da UFMT

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Ferraz Fernandez em 24/11/2015.
Descrição: Descentralizar o saber relacionado às mídias digitais, levando o conhecimento prático às comunidades de jovens de Mato Grosso, relacionadas aos pontos de cultura do estado. Este é o objetivo primordial dessa proposta, que prevê, em parceria com o próprio Pontao Açao Cultural e a emissora Uniderp FM, desenvolver propostas pertinentes a temática das novas tecnologias de comunicação. As ações serão coordenadas pelos membros do pontão e pela Prof.ªDrª Andréa Ferraz Fernandez, líder do núcleo de pesquisas digitais, o MID ? Mídias Interativas Digitais, da UFMT. O projeto 'Conhecimento além da escola e dos muros da UFMT' deseja fortalecer o protagonismo juvenil, empoderamento social e o desenvolvimento pessoal e social de jovens. A idéia recebeu o apoio do Ministério da Cultura, sendo o único projeto aprovado no estado de Mato Grosso. O programa está possibilitando uma parceria inédita no estado, uma vez que Pontão de Cultura tem como parceiro o grupo de pesquisa MID - Mídias Interativas Digitais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenado pela professora Andrea Ferraz.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Agência Laboratório - Núcleo de Comunicação Alternativa
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Interatividade e Mídias Digitais, Audiovisuais e Sonoras

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Ferraz Fernandez em 24/11/2015.
Descrição: É possível observar que as características dos novos sistemas de comunicação digital ainda não são suficientemente conhecidas. Faz-se necessário o desenvolvimento de estudos e pesquisas que possibilitem a compreensão dos termos e objetos aqui dispostos, para a construção desse novo corpo de conhecimento. Assim, propõe-se um projeto de pesquisa que permita a elaboração de conceitos técnicos e teóricos, aplicáveis às especificidades regionais e contemporâneas, que culmine na proposição de um modelo de comunicação para a produção de mídias digitais interativas. À partir dos âmbitos de estudo acima descritos, este projeto objetiva abordar as possibilidades de comunicação e construção e aprendizados coletivos das mídias digitais interativas, observáveis hoje apenas com a Internet, mas que tendem a se multiplicarem com a implantação e utilização massiva do Rádio e da TV Digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SINGER, TALYTA2015 SINGER, TALYTA. Likes para a ciência: divulgação científica e consumo de notícias na página I Fucking Love Science no Facebook. Estudos em Comunicacao, v. 1, p. 139-154, 2015.

2.
SINGER, T.2013 SINGER, T.. Casas, Carros e Cidades Inteligentes: um estudo do enquadramento midiático da internet das coisas. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 57-74, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONTES, Malu ; SINGER, T. . Critérios de noticiabilidade em produtos jornalísticos especializados em cultura digital. In: 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016, Palhoça/SC. Cadernos do 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016. p. 98.

2.
SINGER, T. L. T.; TEIXEIRA, V. B. T. . Objetos conectados na cidade: relações entre Internet das Coisas e território informacional. In: ALAIC - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevidéu, Uruguai. Anais do ALAIC - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012.

3.
SINGER, T.. Casas, carros e cidades inteligentes: um estudo do enquadramento midiático da internet das coisas. In: Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCIBER, 2012, Novo Hamburgo. Anais do Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCIBER, 2012.

4.
SINGER, T.. Tudo conectado: conceitos e representações da internet das coisas. In: Anais do SIMSOCIAL - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, 2012, Salvador. Anais do SIMSOCIAL - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, 2012.

5.
TEIXEIRA, V. B. T. ; SINGER, T. L. T. . Conexões Entre o Imaginário Social Contemporâneo, as Cidades e a Indexação de Conteúdo na Internet. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2011, Maceió, Alagoas. Anais XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2011.

6.
TEIXEIRA, V. B. T. ; SINGER, T. L. T. . Agregadores de Noticias e Sistemas Automatizados: Teoria Ator-Rede aplicada no Jornalismo Digital. In: V Simpósio da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura, 2011, Florianópolis - SC. Anais do V Simpósio da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura, 2011.

7.
FERNANDEZ, A. F. ; ESPINDOLA, M. R. M. ; FALCHETTI, M. ; SINGER, T. L. T. . INTERAÇÃO REATIVA NO YOUTUBE: DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE DO LINK PARA O VÍDEO INTERATIVO NA INTERNET. In: Intercom XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul - RS. ANAIS XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

8.
FERNANDEZ, A. F. ; SINGER, T. L. T. ; Almeida, K. A. A. ; FALCHETTI, M. . INTERATIVIDADE E CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONCEITOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS. In: Intercom XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul - RS. ANAIS XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

9.
FERNANDEZ, A. F. ; SINGER, T. L. T. . Compartilhamento o conhecimento: os recursos educacionais abertos na educação superior. In: ESUD 2010 - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2010, Cuiabá, MT. Anais do ESUD 2010 - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2010.

10.
FERNANDEZ, A. F. ; ESPINDOLA, M. R. M. ; SINGER, T. L. T. ; SOUZA, R. A. . Modelo de Produto Híbrido para Comunicação Digital On-line: Execução de Projeto para Produção Colaborativa e Coletiva de Conhecimento. In: Intercom - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba - Paraná. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SINGER, T.. Likes para a ciência: divulgação científica e consumo de notícias na página I Fucking Love Science no Facebook. In: Conferência Internacional Comunicar Ciência - Modelos de Publicação Emergentes, 2015, Covilhã, Portugal. Anais da Conferência Internacional Comunicar Ciência, 2015.

2.
SINGER, T.. Cartografia de controvérsias como método para estudo das tecnologias de comunicação. In: XII Seminário Internacional de Comunicação, 2013, Porto Alegre. Anais do XII Seminário Internacional de Comunicação, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SINGER, T.. Jornalismo e Cultura Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONTES, Malu ; SINGER, T. . Critérios de noticiabilidade em produtos jornalísticos especializados em cultura digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SINGER, T.. Likes para a ciência: divulgação científica e consumo de notícias na página I Fucking Love Science no Facebook. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SINGER, T. L. T.; TEIXEIRA, V. B. T. . Objetos conectados na cidade: relações entre Internet das Coisas e território informacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SINGER, T.. Casas, carros e cidades inteligentes: um estudo do enquadramento midiático da internet das coisas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SINGER, T.. Tudo conectado: conceitos e representações da internet das coisas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
TEIXEIRA, V. B. T. ; SINGER, T. L. T. . Crime e protesto: Media frame do termo hacker no jornalismo digital nos Estados Unidos e Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ESPINDOLA, M. R. M. ; FERNANDEZ, A. F. ; FALCHETTI, M. ; SINGER, T. L. T. . INTERAÇÃO REATIVA NO YOUTUBE: DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE DO LINK PARA O VÍDEO INTERATIVO NA INTERNET. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FERNANDEZ, A. F. ; SINGER, T. L. T. ; FALCHETTI, M. ; Almeida, K. A. A. . INTERATIVIDADE E CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONCEITOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FERNANDEZ, A. F. ; SINGER, T. L. T. . Compartilhando o conhecimento: os recursos educacionais abertos na educação superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SINGER, T.. Projeto Inajá: um modelo para produção colaborativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SINGER, T.. Mídias Digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FERNANDEZ, A. F. ; ESPINDOLA, M. R. M. ; SINGER, T. L. T. ; SOUZA, R. A. . Intercom XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SINGER, T. L. T.; TEIXEIRA, V. B. T. . Mídias Sociais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SINGER, T. L. T.; TEIXEIRA, V. B. T. ; FALCHETTI, M. . Oficina de Web TV. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SINGER, T. L. T.; TEIXEIRA, V. B. T. . Ferramentas Alternativas de Comunicação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERNANDEZ, A. F. ; SINGER, T. L. T. . Blog Os Mídias. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Digital).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Intercom XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Modelo de Produto Híbrido para Comunicação Digital On-line: Execução de Projeto para Produção Colaborativa e Coletiva de Conhecimento. 2009. (Congresso).

2.
Stereocubo.Stereocubo. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SINGER, T.. COMDIS - Seminário de Discentes do PosCom. 2017. (Congresso).

2.
DALMONTE, E. ; SINGER, T. . XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.. 2013. (Congresso).

3.
RIBEIRO, J. C. ; MIRANDA, T. B. ; SOARES, A. T. ; SINGER, T. . SimSocial - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2012. (Congresso).

4.
SINGER, T.. Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos. 2012. (Outro).

5.
FERNANDEZ, A. F. ; TAVARES, D. C. ; SINGER, T. L. T. ; TEIXEIRA, V. B. T. ; SOUZA, R. A. . Semana da Comunicação da UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso. 2009. (Outro).

6.
SINGER, T. L. T.; OTOMURA, F. T. . 24h de Cultura. 2008. (Festival).

7.
SINGER, T. L. T.; OTOMURA, F. T. . 24h de Cultura. 2007. (Festival).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SINGER, TALYTA2015 SINGER, TALYTA. Likes para a ciência: divulgação científica e consumo de notícias na página I Fucking Love Science no Facebook. Estudos em Comunicacao, v. 1, p. 139-154, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
SINGER, T.. Jornalismo e Cultura Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, J. C. ; MIRANDA, T. B. ; SOARES, A. T. ; SINGER, T. . SimSocial - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2012. (Congresso).

2.
DALMONTE, E. ; SINGER, T. . XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.. 2013. (Congresso).

3.
SINGER, T.. COMDIS - Seminário de Discentes do PosCom. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 19:17:02