Antonino Melo dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6398897729447056
  • Última atualização do currículo em 12/02/2014


Possui graduação em ESTATÍSTICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente (2013) é aluno Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM) do Departamento de Estatística da UFRN. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estimação de mortalidade infantil e Análise das desigualdades socioeconômicas das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonino Melo dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, A. M.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em DEMOGRAFIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: MORTALIDADE INFANTIL E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS NAS MICRORREGIÕES DO NORDESTE BRASILEIRO,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Paulo César Formiga Ramos.
Coorientador: Maria Célia de Carvalho Formiga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Mortalidade infantil; Perfis de mortalidade infantil; Condições sociodemográficas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Demografia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2005 - 2010
Graduação em ESTATÍSTICA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: MORTALIDADE INFANTIL (2007) E IDH (2000 E 2005): UM COMPARATIVO DA DESIGUALDADE ENTRE OS ESTADOS DAS REGIÕES NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL..
Orientador: MARIA CÉLIA DE CARVALHO FORMIGA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Iniciação a Docência - 2012.1. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Partido Socialista Brasileiro, PSB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Consultor (Contrato Temp.), Enquadramento Funcional: Estatístico Consultor, Carga horária: 20
Outras informações
Local de Atividade: Escritório de Campanha (PSB) para as Eleições 2010. Atividade desenvolvidas: Elaboração de relatórios de pesquisa Eleitorais; Análises estratégicas das Pesquisas; Elaboração e desenvolvimento de Pesquisas; Coordenação de grupos no desenvolvimento de banco de dados.


Gabinete da Vice Governadoria do Rio Grande do Norte, GVG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessoria de Projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no órgão desenvolvendo relatórios de pesquisa Estatística, gráficos de gerenciamento administrativo e outros.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Aluno Consultor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento de Atividade: CONSULEST - Departamento de Estatística / UFRN Título do projeto: Programa de consultoria estatística às monografias dos alunos de graduação da UFRN. Atividades Desenvolvidas: Participação de reuniões com professores e pesquisadores, discussão de resultados obtidos e elaboração de relatório final.



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Estimativas da Mortalidade Infantil para as microrregiões do estado do Rio Grande do Norte no período 1997 - 2008: comparação de modelagens estatísticas
Descrição: O projeto tem por objetivo realizar estimativas para o período 1997 - 2008, fazer comparações com a taxas calculadas de forma direta com estimadas. Encontrar as taxas de sub-registro segundo estimador selecionado. Comparar taxa calculadas de forma direta com as taxas encontradas com o acréscimo dos dados captados na pesquisa sobre cemitérios clandestinos realizada pela Secretaria de Saúde do Estado do RN, sob coordenação do Ministério da Saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Antonino Melo dos Santos - Integrante / Paulo Cesar Formiga Ramos - Coordenador.
2009 - 2010
Uso de Modelos Estatísticos para estimativas da Mortalidade Infantil para as microrregiões do estado do Rio Grande do Norte no período 1980 - 2005
Descrição: O projeto tinha como objetivo estimar as taxas de mortalidade para as microrregiões do estado do Rio Grande do Norte no período 1980 - 2005, fazendo uso do Estimador Bayesiano para fazer a correção dos sub-registros nas microrregiões, desenvolvendo em seguida, uma comparação das taxas encontradas com as taxas alcançadas no estudo de Simões (2007)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Antonino Melo dos Santos - Integrante / Paulo C. Formiga Ramos - Coordenador.
2008 - 2011
Estimativas da Mortalidade Infantil no Estado do Rio Grande do Norte: Possibilidades e Limitações
Descrição: Projeto desenvolvido no Departamento de Estatística, especificamente no Grupo de Estudos Demográficos - GED, para elaborar análises relacionadas ao estudos da mortalidade infantil no estado do Rio Grande do Norte utilizando técnicas estatísticas de estimação e análises..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Antonino Melo dos Santos - Integrante / Paulo C. Formiga Ramos - Coordenador.
2008 - 2009
Uso de Modelos Estatísticos para estimativas da Mortalidade no estado do Rio Grande do Norte
Descrição: O projeto tem por objetivo estimar a mortalidade infantil para o estado do Rio Grande do Norte, segundo causas de morte para o triênio 2003 - 2005..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Antonino Melo dos Santos - Integrante / Paulo C. Formiga Ramos - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2009
I Mostra de Profissões - Estatística
Descrição: Apresentação, para o público presente na mostra, sobre ao importância da estatística e suas áreas de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Antonino Melo dos Santos - Coordenador / Flávio Herinque Mirandas de Araujo Freire - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Demografia e Saúde Coletiva.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. M.; FORMIGA, M. C. C. ; RAMOS, P. C. F. . Informação e desigualdade social: um comparativo dos óbitos infantis hospitalares nos estados brasileiros (2009). In: V Congresso da ALAP, 2012, Montevidéu - Uruguai. Anais do V Congresso da ALAP, 2012.

2.
FORMIGA, M. C. C. ; RAMOS, P. C. F. ; SANTOS, A. M. . Óbitos infantis hospitalares: uma análise das informações sociodemográficas referentes à mãe e à criança nos estados brasileiros, com ênfase na região Nordeste. In: XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2010, Caxambu - MG. População e desenvolvimento: decifrando conexões, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. M.. Estimativas da mortalidade infantil: uma adaptação do estimador bayesiano às microrregiões do estado do Rio Grande do Norte (2000-2009). In: XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2012, Águas de Lindóia - SP. Encontro Nacional de Estudos Populacionais:transformações na população brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas., 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, M. S. M. ; SANTOS, A. M. ; LISBOA, M. M. C. ; FORMIGA, M. C. C. ; RAMOS, P. C. F. . Ajuste do modelo de regressão linear simples para estimar a mortalidade infantil para as microrregiões do estado do Rio Grande do Norte: análise da convergência entre estimativas por técnicas direta e indireta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, A. M.. Estimativas da mortalidade infantil: uma adaptação do estimador bayesiano às microrregiões do estado do Rio Grande do Norte (2000-2009). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, A. M.; FORMIGA, M. C. C. ; RAMOS, P. C. F. . Informação e desigualdade social: um comparativo dos óbitos infantis hospitalares nos estados brasileiros (2009).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, A. M.. ÓBITOS INFANTIS (2008): UM COMPARATIVO DA DESIGUALDADE ENTRE ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, A. M.. A TRANSIÇÃO DA MORTALIDADE EM FUNÇÃO DA EVOLUÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO ANTIGO REGIME NA EUROPA ENOS ÚLTIMOS SÉCULOS NO BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, A. M.. Uso do Modelo Bayesiano Empírico para estimativas da Mortalidade Infantil para as microrregiões do estado do Rio Grande do Norte no período 1994-2007. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, A. M.. UM COMPARATIVO DA MORTALIDADE INFANTIL ENTRE OS ESTADOS DAS REGIÕES NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL, NO ANO DE 2007: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTOS, A. M.. Uso de Modelos Estatísticos para estimativas da Mortalidade Infantil no estado do Rio Grande do Norte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, A. M.. USO DO MODELO BAYESIANO EMPÍRICO PARA ESTIMATIVAS DA MORTALIDADE INFANTIL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CLIMATE CHANGE, IMPACTS AND VULNERABILITIES IN BRAZIL: PREPARING THE BRAZILIAN NORTHEAST FOR THE FUTURE (CCIV2012). 2012. (Simpósio).

2.
V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población. Informação e desigualdade social: um comparativo dos óbitos infantis hospitalares nos estados brasileiros (2009).. 2012. (Congresso).

3.
XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Estimativas da mortalidade infantil: uma adaptação do estimador bayesiano às microrregiões do estado do Rio Grande do Norte (2000-2009). 2012. (Encontro).

4.
II Encontro Nacional de Estudantes de Pós-graduação em Demografia e Áreas Afins (POSDEM).ÓBITOS INFANTIS (2008): UM COMPARATIVO DA DESIGUALDADE ENTRE ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL. 2011. (Encontro).

5.
II Encontro Nacional de Pós-graduação em Demografia e Áreas Afins - Técnicas de análise espacial na demografia. 2011. (Oficina).

6.
SEMANA DE ESTATÍSTICA 2011. 2011. (Outra).

7.
Seminário sobre Ensino em Demografia. 2011. (Seminário).

8.
XVII CIENTEC. A TRANSIÇÃO DA MORTALIDADE EM FUNÇÃO DA EVOLUÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO ANTIGO REGIME NA EUROPA ENOS ÚLTIMOS SÉCULOS NO BRASIL. 2011. (Congresso).

9.
62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. Perfil dos ingressos do curso de Ciências Biológicas do Polo de Extremoz / RN. 2010. (Congresso).

10.
Congresso de Iniciação Científica 2010. Uso do modelo bayesiano empírico para estimativas da mortalidade infantil para as microrregiões do estado do Rio Grande do Norte no período 1994-2007. 2010. (Congresso).

11.
SEMANA DE ESTATÍSTICA 2010.Um comparativo da Mortalidade Infantil entre os estados das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, no ano de 2007: uma aplicação da Análise de Correspondência. 2010. (Seminário).

12.
1ª MOSTRA DE PROFISSÕES - ESTATÍSTICA.O que é e para que serve a Estatística?. 2009. (Seminário).

13.
2ª ESAMP - ESCOLA DE AMOSTRAGEM E METODOLOGIA DE PESQUISA. 2009. (Seminário).

14.
Congresso de Iniciação Científica 2009. Uso de Modelos Estatísticos para estimativas da Mortalidade Infantil no estado do Rio Grande do Norte. 2009. (Congresso).

15.
SEMANA DE ESTATÍSTICA 2009. 2009. (Seminário).

16.
I WORKSHOP EM MODELOS DE REGRESSÃO E APLICAÇÕES. 2008. (Outra).

17.
MINI CURSO DE ANÁLISE ESTATÍSTICA COM EXCEL. 2008. (Outra).

18.
SEMANA DE ESTATÍSTICA 2008. 2008. (Seminário).

19.
SEMANA DE ESTATÍSTICA 2007, SEMANA DA ABE E 2 SEMINÁRIO DE ESTUDOS POPULACIONAIS DO NE. 2007. (Seminário).

20.
SEMANA DE ESTATÍSTICA 2006. 2006. (Outra).

21.
38ª REUNIÃO REGIONAL DA ABE / SEMANA DA ESTATÍSTICA DE 2005. 2005. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. M.. Estimativas da mortalidade infantil: uma adaptação do estimador bayesiano às microrregiões do estado do Rio Grande do Norte (2000-2009). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Durante a graduação em Estatística / UFRN, foi aluno monitor no projeto de ensino "Prática computacional em Estatística", do Departamento de Estatística / CCET.
Participou do projeto de Extensão na CONSULEST / DEST / UFRN como aluno consultor.
Participou de atividades de pesquisa como Aluno Pesquisador no Projeto de Iniciação Científica do Grupo de Estudos Demográficos - GED / DEST / UFRN.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:09:04