Vilma Mussilene de Araújo Candido

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3715996051358886
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Doutoranda em Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra- Portugal. Mestre em Formação dos Professores; Especialista em Literatura e em Novas Tecnologias na Educação e Licenciada em Letras, todos pela UEPB. Atua como membro do grupo de pesquisa TDAC (Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento), participou de vários eventos nacionais e internacionais e possui publicações em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. É autora do livro "Games e Lógica para Autista: Atividades interativas". Já lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa na rede privada e pública de alguns municípios de Paraíba e Linguagem Oral e escrita; Inclusão: cotidiano na Educação Infantil e Práticas Educativas inclusivas no curso de Especialização em Educação Infantil nas Faculdades Integradas de Patos -FIP, Tem experiência nos métodos e protocolos de aprendizagem TEACCH, PECS, ABA, SONRISE para a alfabetização de autistas. Investigadora e defensora dos direitos dos autistas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vilma Mussilene de Araújo Candido
Nome em citações bibliográficas
CANDIDO, Vilma M. Araújo


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Psicologia da Educação.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Título: Interface digital e promoção da competencia comunicativa e do desenvolvimento psicoeducacional em crianças com pertubações do espectro do autismo,
Orientador: Maria da Luz R. Vale Dias - UC.
Coorientador: Filomena Maria G.S. C. Moita - UEPB.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2016 - 2018
Mestrado profissional em Formação do Professor.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: O Game LIA: Uma tecnologia assistiva no processo de construção de narrativas para pessoas com autismo, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Dra. Filomena Ma. Gonçalves da Silva Cordeiro Moita.
Palavras-chave: Autismo; Tecnologia assistiva; Produção textual.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Letras.
2010 - 2012
Especialização em Novas tecnologias na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: A Fazenda e a Lógica matemática para autista: estudo de caso.
Orientador: Dra. Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita.
1999 - 2000
Especialização em Literatura. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Duas abordagens para uma mesma circunstância.
Orientador: Maria Lúcia de Souza Agra.
1993 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.




Atuação Profissional



Associação de Mães e Pais de Autistas, GMAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 20


Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora das Disciplinas: Inclusão: cotidiano na Educação Infantil e Linguagem Oral e Escrita


Secretaria de Educação de Campina Grande, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Associação Nova Vida Autismo, ANVA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Marinheiro, EMEFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Campina Grande, PMCG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Colégio Santa Mônica, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Ciências, Tecnologias e Formação Docente


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo2016CANDIDO, Vilma M. Araújo; DIAS, M. L. V. ; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . A TECNOLOGIA DIGITAL E OS PADRÕES DE COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA: ANÁLISE DE UM CASO. Tecnologia Educacional, v. 31, p. 29-41, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . Games e Lógica para autista. Aprender com atividades interativas. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. 84p .

Artigos aceitos para publicação
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . Tecnologia digital e o processo de aprendizagem de crianças autistas. Revista Letras Raras, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; VIANA, L. H. ; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DIGITAL E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO INSTITUIÇÃO - UEPB'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. ; COSTA, A. T. . Livox- a possibilidade do mobile learning na comunicação de crianças autistas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. ; COSTA, A. T. . Software educativo como recurso na educação de crianças autistas: relato de uma vivência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . Mobile app designer para facilitar o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . O Desafio da Comunicação de Criança Autista através de um Suporte Digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . LETRAMENTO DIGITAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . A tecnologia digital favorecendo as habilidades acadêmicas da pessoa com autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Rubem Fonseca e a Violência numa Perspectiva Pós-Moderna. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Mídias na Educação. 2014; Tema: Tecnologias na educação. (Blog).

2.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Mais que um segundo feliz. 2010; Tema: Autismo. (Blog).

3.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Blog do severino Marinheiro. 2010; Tema: Educação. (Blog).

4.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Mais que um Segundo Feliz. 2009; Tema: Autismo. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Inclusão Social e Acadêmica (Adaptações curriculares) para alunos com Autismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIVOX: Recurso de Comunicação Alternativa Acessível. 2018. (Outra).

2.
Curso Básico PECS- Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. 2017. (Oficina).

3.
Curso Perfil Psicoeducacional PEP3. 2017. (Oficina).

4.
3. Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Contribuições da tecnologia digital para a linguagem de indivíduos com PEA. 2016. (Congresso).

5.
3. Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autismo: Revendo conceitos e abrindo diálogos através da tecnologiadigita. 2016. (Congresso).

6.
I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências. MOSTRA CIENTÍFICA : GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DIGITAL E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO. 2016. (Congresso).

7.
I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências. TDAC e sua atuação no campo da pesquisa sobre tecnologia digital. 2016. (Congresso).

8.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. AUTISMO E AS TECNOLOGIAS ASSITIVAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2016. (Congresso).

9.
Diálogos Freireanos sobre Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e Brasil. 2015. (Encontro).

10.
2. Encontro sobre Jogos & Mobile Learning. 2014. (Encontro).

11.
An International Debate On Social Science Methodologies- What needs to be done?. 2014. (Outra).

12.
Autismo: Como agir. 2014. (Outra).

13.
O Papel dos Pais na Educação Especial - Direitos e Deveres. 2014. (Oficina).

14.
Reinserção Profissional de Desempregados: Procura Ativa e padrões Motivacionais. 2014. (Seminário).

15.
SAPO Campus: gamification em contexto educativo. 2014. (Outra).

16.
TICeduca- III Congresso Internacional de TIC e Educação. 2014. (Congresso).

17.
Violência em Rede: Seminário sobre Cyberbullying & stalking online. 2014. (Seminário).

18.
Como lidar com um autista. 2013. (Outra).

19.
II Congresso Internacional da faculdade de Letras da UFRJ: Líguas Literaturas Diálogos. 2013. (Congresso).

20.
II Fórum Internacional de Inclusão: Discutindo Autismo e Deficiência Múltipla. 2013. (Outra).

21.
II Fórum Internacional de Inclusão: Discutindo Autismo e Deficiência Múltipla. 2013. (Outra).

22.
O processamento da linguagem e os componentes neurofisiológicos ? a neurociência da linguagem. 2013. (Outra).

23.
VIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ESTRANGEIRA E DE LITERATURA ? SELIMEL e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LINGUAGEM ? SIEL. 2013. (Seminário).

24.
Workshop Integração Sensorial no Autismo. 2011. (Outra).

25.
1 . Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social. 2010. (Congresso).

26.
Oficina de Brinquedoteca. 2010. (Oficina).

27.
VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2010. (Seminário).

28.
VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.O autismo e suas Implicações no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2010. (Seminário).

29.
Workshop de Introdução ao Programa Son-Rise- Nível I. 2009. (Outra).

30.
Estratégia de Intervenção para Crianças com Autismo- Método ABA. 2008. (Seminário).

31.
VI Seminário "Conhecer cedo para intervir melhor" Bases Neuro-Psicológicas da Aprendizagem. 2008. (Seminário).

32.
Gramática e Ensino de Português: Novas Perspectivas. 2002. (Oficina).

33.
III Seminário de Ensino de Língua Materna e Estrangeira e I Seminário de Literatura e Ensino da UFPB Curso: O texto e a gramática em LD de 5a. a 8a. séries. 2002. (Seminário).

34.
PCNs em Ação. 2001. (Oficina).

35.
XI Semana de Letras da UEPB.Rubem Fonseca e a violência numa perspectiva pós-moderna. 2000. (Seminário).

36.
X Semana de Letras- UEPB Curso: A Relação Gramática e Texto. 1999. (Oficina).

37.
VIII Semana de Letras da UEPB. 1996. (Seminário).

38.
VIII Semana de Letras da UEPB Curso: Teoria da Transtextualidade. 1996. (Oficina).

39.
XIII Congresso Brasileiro de Teoria e Crítica Literária/XII Seminário Internacional de semiótica e Literaturas/VIISimpósio Paraibano de Estudos Portugueses. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; TAVARES, M. . Inclusão Social e Acadêmica (Adaptações curriculares) para alunos com Autismo. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . Games e Lógica para autista. Aprender com atividades interativas. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. 84p .


Apresentações de Trabalho
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Rubem Fonseca e a Violência numa Perspectiva Pós-Moderna. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . LETRAMENTO DIGITAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. ; COSTA, A. T. . Livox- a possibilidade do mobile learning na comunicação de crianças autistas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; MOITA, Filomena. M. G. S. C. ; COSTA, A. T. . Software educativo como recurso na educação de crianças autistas: relato de uma vivência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CANDIDO, Vilma M. Araújo; VIANA, L. H. ; MOITA, Filomena. M. G. S. C. . GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DIGITAL E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO INSTITUIÇÃO - UEPB'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Mídias na Educação. 2014; Tema: Tecnologias na educação. (Blog).

2.
CANDIDO, Vilma M. Araújo. Mais que um segundo feliz. 2010; Tema: Autismo. (Blog).



Outras informações relevantes


Atua como professora de crianças autistas utilizando os métodos Teacch e ABA e organizou vários projetos de Língua Portuguesa, entre eles:
Projeto: Nova Ortografia: O que mudou?
Projeto: 100 anos do Hino Nacional Brasileiro



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:31:00