Karina Paraense Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6437229613004652
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Possui graduação em Letras- habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2012) e Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2014) com bolsa CAPES. Atualmente trabalha como professora (substituta) de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Pará/campus Castanhal. Já participou como pesquisadora do grupo de pesquisa "Interlocuções críticas na Pan-Amazônia: Literatura e Espaço Amazônico", sob a coordenação do professor Dr.º Sérgio Afonso Gonçalves Alves. Atuou como pesquisadora de um grupo de pesquisa na área da Literatura que tinha como título do projeto: "Do oral para o escrito: projetos de compilação no Brasil, nos séculos XIX e XX" sob orientação da professora Dr.ª Sylvia Maria Trusen. Foi bolsista e pesquisadora do "Programa Conexões de Saberes", projeto que trabalha com ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas por todo o Brasil. Tem experiência docente no ensino médio e superior. Atuou na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA) como professora do ensino médio e como professora formadora I na Universidade Federal do Pará no curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tem interesse pelos seguintes temas: Leitura e tradução cultural, Literatura Brasileira e Modernismo Brasileiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karina Paraense Monteiro
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, K. P.;MONTEIRO, K. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Faculdade de Letras.
Avenida dos Universitários
Jaderlândia
68746360 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (91) 33114600
URL da Homepage: https://campuscastanhal.ufpa.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Da leitura à tradução: um estudo comparativo da narrativa ?A madrasta? em Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Câmara Cascudo,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Sylvia Maria Trusen.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2008 - 2011
Graduação em Letras- habilitação em Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Leitura e Tradução no processo de criação do capítulo XV de Macunaíma.
Orientador: Sylvia Maria Trusen.




Formação Complementar


2014 - 2014
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)- Básico. (Carga horária: 160h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PA, SENAC/PA, Brasil.
2008 - 2008
Multiprofissional. (Carga horária: 20h).
Centro Técnico de Ensino Paralelo, CETEP, Brasil.
2005 - 2005
Informática. (Carga horária: 96h).
Cia. de Informática, CIA. DE INFO., Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora (substituta) de Literatura Brasileira no curso de Letras/Português no Campus Universitário de Castanhal.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei a disciplina Literatura Portuguesa Clássica na turma Letras 2015/Noite

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei a disciplina Literatura Portuguesa Clássica na turma Letras/Português 2017/Manhã, de agosto até dezembro de 2018

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei a disciplina Literatura Portuguesa Contemporânea na turma Letras/Português 2015/Manhã, de agosto até dezembro de 2018

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Orientação/supervisão no Estágio no Ensino Médio na turma de Letras 2014/noite. Período: De agosto até setembro de 2018

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora I, Carga horária: 60
Outras informações
Ministração da disciplina Literatura Brasileira Contemporânea II.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 68
Outras informações
Ministrei a disciplina Formação da Literatura Brasileira

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora I, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrei a disciplina Literatura Brasileira Contemporânea II. Turma: Letras 2011.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora I, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrei a disciplina Literatura Portuguesa Clássica

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna do mestrado com bolsa CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista e pesquisadora do "Programa Conexões de Saberes".

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Grupo de pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Integrante de grupo de pesquisa com o título da pesquisa: O conto maravilhoso entre o oral e o escrito: projetos de compilação no Brasil, nos séculos XIX e XX. Sob a orientação da professora Dr.ª Sylvia Maria Trusen.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Grupo de pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa. Este tinha como título do projeto: Interlocuções críticas na Pan-Amazônia: Literatura e Espaço Amazônico. Sob orientação do professor Dr.º Sérgio Afonso Golçalves Alves.


Secretaria de Educação do Estado do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Escola Estadual de Ensino Fundamental "Rotary Club de Castanhal", E.E.E.F.R.C.C, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Programa, Enquadramento Funcional: Monitora/ Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 6
Outras informações
Atuei na unidade de ensino através do Programa Federal "Mais Educação", como monitora/professora nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação.



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
O conto maravilhoso entre o oral e o escrito: projetos de compilação no Brasil, nos séculos XIX e XX
Descrição: Voltado para o estudo das compilações em território nacional em fins do século XIX e no século XX, o projeto investiga, a partir das teorias da tradução, o trânsito entre a narrativa compilada e a versão impresa, bem como o modo pelo qual essas coletâneas se afastam/aderem ao modelo romântico cedido pelo empreendimento dos Irmãos Grimm..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Interlocuções críticas na Pan-Amazônia: Literatura e Espaço Amazônico
Descrição: Estudo dos diferentes discursos, testemunhas e relatos de comunidades e formas literárias que registram o espaço, o tempo e a cultura da nação. Refletir sobre o papel da memória e do esquecimento no contexto das comunidades; identificar novos arranjos sócio-culturais; discutir o conceito de memória, nação e nacionalismo, o global e o local do ponto de vista de teóricos e estudiosos dos vários campos do saber e sua articulação com a literatura e a comunidade; discutir questões de memória e oralidade e sua relação com os lugares, paisagens e territórios. O grupo repercute com participações em congressos nacionais e internacionais, comunicações de seus membros em eventos, discussões e formações de grupos de estudo sobre literatura, memória e história, orientações de tcc, produção de monografias e artigos para paublicação em anais de congressos. Em 2007, o grupo participou de um encontro regional na Universadade de São Paulo com apresentação do trabalho "Expressão neobarroca em Haroldo Maranhão", no simpósio "Interlocuções literárias, críticas e culturais: Brasil, América Hispânica, França e países francófonos". O grupo agrega estudantes de graduação que desenvolvem ações e pesquisas acadêmicas para publicação ou que repercutem na elaboração de trabalho de conclusão de curso. Entrevista concedida à Rádio Web - Programa radiofônico Universidade Multicampi foi ao ar no dia 08/12/2009. Em 2010, o resultado parcial da pesquisa será publicado em um capítulo do livro intitulado "Literaturas ibero-afro-americanas" a ser publicado pela editora da PUC-Goiás. O grupo foi aceito no Congresso Internacional JALLA - agosto 2010 - para apresentação de comunicação. O grupo tem vários registros de participação em eventos, publicação em anais de congressos. Atualmente, o grupo mantém discussões teóricas acerca da literatura e o espaço panamazônico em encontros semanais na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus de Castanhal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2010
2º Melhor trabalho da Faculdade de Letras no III SIEX ( III Seminário de Iniciação Científica e Extensão), Universidade Federal do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, K. P.2013SOUZA, K. P.. Macunaíma: um caso de tradução cultural. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, v. ., p. .-., 2013.

2.
SOUZA, K. P.2013SOUZA, K. P.. Do Arquivo à Tradução: uma leitura de A Madrasta. O Guari (União da Vitória), v. 2013, p. ..-.., 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, K. P.. Do imaginário popular ao texto impresso: um estudo de Macunaíma através dos conceitos de Leitura e Tradução. In: IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, 2012, Rio Branco, Acre. Anais do IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental. Rio Branco, Acre: Editora da Universidade Federal do Acre, 2012. v. 1. p. 651-658.

2.
SOUZA, K. P.; OHUSCHI, M. C. G. . As concepções de leitura no livro didático. In: III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (CIELLA), 2011, Belém. Anais do III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Curitiba: CRV, 2011. v. II. p. 622-629.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, K. P.; SOUSA, G. S. ; BARRETO, M. R. . Da coleta ao arquivamento: entre o o ouvido e o traduzido. In: Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL), 2013, Castanhal, Pará. Caderno de Resumos. .: ., 2013. v. .. p. 174-175.

2.
SOUZA, K. P.. A Madrasta: rastros da memória traduzida. In: Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL), 2013, Castanhal, Pará. Caderno de Resumos. .: ., 2013. v. .. p. 27-28.

3.
SOUZA, K. P.. A madrasta: Arquivo e Tradução. In: IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2013, Belém. Caderno de Resumos. .: ., 2013. v. .. p. .-..

4.
MONTEIRO, K. P.. Um estudo sobre a narrativa 'A madrasta'. In: II Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na Amazônia, 2013, Bragança. Caderno de Resumos. Bragança, 2013. v. .. p. 18-18.

5.
SOUZA, K. P.. Uma análise das concepções de leitura, no capítulo II , do livro didático Português: Linguagens. In: III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2011, Belém. Caderno de resumos. Belém: Boos, 2011.

6.
SOUZA, K. P.. A desconstrução do imaginário mítico em Macunaíma. In: I Seminário de Línguas e Literaturas: Tessituras, Interações e Convergências, 2010, Castanhal. Caderno de resumos do I SELLI, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, K. P.. A madrasta: rastros da memória traduzida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, K. P.. A madrasta: Arquivo e Tradução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, K. P.. Um estudo de 'A madrasta' nas obras de Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Câmara Cascudo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MONTEIRO, K. P.. Um estudo sobre a narrativa 'A madrasta'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MONTEIRO, K. P.. Um estudo sobre a narrativa A madrasta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, K. P.. Do imaginário popular ao texto impresso: um estudo de Macunaíma através dos conceitos de Leitura e Tradução. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, K. P.. Do Arquivo à Tradução: uma leitura de A madrasta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, K. P.; SOUSA, G. S. . O conceito de Herói em Iracema, José de Alencar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, K. P.. Uma análise das concepções de leitura, no capítulo II , do livro didático Português: Linguagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SOUZA, K. P.. O processo de composição do capítulo XV de Macunaíma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, K. P.. GETI: uma experiência que deu certo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SOUZA, K. P.. Leitura e tradução no processo de criação do capítulo XV de Macunaíma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, K. P.. A epistemologia do aprender: brincar é bom demais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, K. P.. Além das palavras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, K. P.. Leitura e tradução no processo de criação do capítulo XV de Macunaíma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, K. P.; SOUSA, G. S. . A desconstrução do imaginário mítico em Macunaíma. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA, K. P.; LIMA, G. F. S. ; LEITE, R. A. S. . Sequência didática: Lenda ? 3º e 4º anos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUZA, K. P.; LIMA, G. F. S. ; LEITE, R. A. S. . As concepções de linguagem no livro didático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SOUZA, K. P.; SOUSA, G. S. . O imaginário mítico e lendário, no capítulo IV, de Macunaíma: do choro da cascata à formação da lua. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, K. P.; SOUSA, G. S. ; BARRETO, M. R. . Da coleta ao arquivamento: entre o o ouvido e o traduzido. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARRETO, M. R.; MONTEIRO, K. P.. Participação em banca de Tamirys Santana Santos.A Simbologia e as vertentes do Fantástico em ?Três casas e um rio, de Dalcídio Jurandir?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

2.
AQUINO, A. L. V; MONTEIRO, K. P.; NETO, M. S. S. Participação em banca de Adriel Nadson da Silva Modesto.?Além do amor?, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

3.
MONTEIRO, K. P.; CORREA, J. A. M.. Participação em banca de Eliete Soares da Silva.Narrativas orais e memória viva da Arena que se tornou Barcarena.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

4.
MONTEIRO, K. P.; CORREA, J. A. M.. Participação em banca de Marcilene da Silva Santana.A ética na visão literária de Machado de Assis: contos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

5.
MONTEIRO, K. P.; CORREA, J. A. M.. Participação em banca de Rosineide Aparecida Chaves de Lima.O erotismo na personagem Clarinha em "O missionário" de Inglês de Sousa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

6.
MONTEIRO, K. P.; CORREA, J. A. M.. Participação em banca de Sara da Silva Lopes.A cor da pele e o conto "Negrinha": uma análise do preconceito social na literatura pré-modernista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na amazônia.Um estudo sobre a narrativa "A madrasta". 2013. (Simpósio).

2.
II Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na amazônia.Um estudo sobre a narrativa "A madrasta". 2013. (Simpósio).

3.
I Jornada de Estudos da Tradução, Memória e Arquivo: Perspectivas Interculturais.Um estudo sobre a narrativa A madrasta. 2013. (Outra).

4.
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. A madrasta: Arquivo e Tradução. 2013. (Congresso).

5.
XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras.A madrasta: rastros da memória traduzida. 2013. (Encontro).

6.
XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras.Da coleta ao arquivamento: entre o ouvido e o traduzido. 2013. (Encontro).

7.
II Simpósio Tradução e Memória.Do arquivo à tradução: uma leitura de A madrasta. 2012. (Simpósio).

8.
VI Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental.Do imaginário popular ao texto impresso: um estudo de Macunaíma através dos conceitos de Leitura e Tradução. 2012. (Simpósio).

9.
32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2011. (Encontro).

10.
32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.O processo de composição do capítulo XV de Macunaíma. 2011. (Encontro).

11.
I Colóquio Ampliado de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPA/Castanhal.GETI: uma experiência que deu certo. 2011. (Outra).

12.
I Encontro de Estágio em Letras. 2011. (Encontro).

13.
III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Uma análise das concepções de leitura, no capítulo II , do livro didático Português: Linguagens. 2011. (Congresso).

14.
IV Jornada do Curso de Letras do campus de Cametá. 2011. (Outra).

15.
IV Jornada do Curso de Letras do campus de Cametá.Leitura e tradução no processo de criação do capítulo XV de Macunaíma. 2011. (Outra).

16.
IV Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão.Leitura e tradução no processo de criação do capítulo XV de Macunaíma. 2011. (Simpósio).

17.
XIV Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL).O conceito de Herói em Iracema, José de Alencar. 2011. (Encontro).

18.
XIV Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL). 2011. (Encontro).

19.
I Colóquio de Leitura. 2010. (Outra).

20.
III Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Campus de Castanhal.As concepções de linguagem no livro didático. 2010. (Outra).

21.
III Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Campus de Castanhal. 2010. (Outra).

22.
III Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Campus de Castanhal.O imaginário mítico e lendário, no capítulo IV, de Macunaíma: do choro da cascata à formação da lua. 2010. (Outra).

23.
II Seminário de Ensino e Aprendizagem do Português.Sequência didática: Lenda ? 3º e 4º anos. 2010. (Seminário).

24.
II Seminário de Ensino e Aprendizagem do Português. 2010. (Seminário).

25.
I Seminário de Formação Acadêmica dos Estudantes de Letras. 2010. (Seminário).

26.
I Seminário de Línguas e Literaturas: tessituras, interações e convergências. 2010. (Seminário).

27.
I Seminário de Línguas e Literaturas: tessituras, interações e convergências.A desconstrução do imaginário mítico em Macunaíma. 2010. (Seminário).

28.
IV Seminário do GETI, Velhice Humana na Sociedade Contemporânea: uma reflexão dos aspectos biopisicossociais. 2010. (Seminário).

29.
Fórum Social Mundial. 2009. (Outra).

30.
III Jornada de Estudos Interdisciplinares, "Diálogos, Saberes e Linguagens: a formação do profissional em Letras na sociedade contemporânea.". 2009. (Outra).

31.
II Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Campus de Castanhal.. 2009. (Outra).

32.
II Seminário de Planejamento do Campus Universitário de Castanhal/ UFPA.. 2009. (Seminário).

33.
II Jornada de estudos interdisciplinares, "Signos em rotação: Literatura, Língua e Arte.". 2008. (Outra).

34.
I Semana de Iniciação Científica e de extensão do campus de Castanhal.. 2008. (Outra).

35.
Sexta Cultural - Literatura e outras artes: construindo pontes.. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, K. P.. Discurso, gêneros digitais e ensino. 2011. (Outro).

2.
OHUSCHI, M. C. G. ; TRUSEN, S. M. ; SOUSA, G. S. ; SOUZA, K. P. ; LIMA, G. F. S. . I Colóqio de Leitura. 2010. (Outro).

3.
OHUSCHI, M. C. G. ; TRUSEN, S. M. ; SOUSA, G. S. ; SOUZA, K. P. ; LIMA, G. F. S. ; LEITE, R. A. S. . I Seminário de Línguas e Literaturas: tessituras, interações e convergências. 2010. (Outro).

4.
OHUSCHI, M. C. G. ; SOUZA, K. P. ; SOUSA, G. S. ; LIMA, G. F. S. ; LEITE, R. A. S. . II Seminário de Ensino e Aprendizagem do Português. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, K. P.; SOUSA, G. S. ; BARRETO, M. R. . Da coleta ao arquivamento: entre o o ouvido e o traduzido. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público para professora substituta de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. Edital 110/2018. Publicação do resultado final no Diário Oficial da União do dia 6 de julho de 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:33:50