Eduardo Fernando de Almeida Lobo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5742789000366401
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Doutor em Música (2018) pela Universidade Estadual de Campinas, concluiu o mestrado (2012) e a graduação (2003) em Música Popular na mesma instituição. Atualmente é professor na Faculdade Nazarena do Brasil, em que ministra disciplinas práticas e teóricas. Em 2015 participou como solista na gravação do disco Concertos Cariocas, com obras de Radamés Gnattali, em projeto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Na área de música atua como compositor, arranjador, guitarrista e violonista de 6 e 7 cordas, tendo 8 CDs lançados. Participou dos projetos Circuito Instrumental Universitário (Almanaque Cultural/PETROBRÁS - 2006) e Pixinguinha (Funarte/PETROBRÁS - 2006), com repercussão nacional. Nos anos de 2011 e 2012, escreveu sob encomenda do Projeto Guri (SP) os livros "Cavaco: básico 1" nas versões para educador e aluno. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Fernando de Almeida Lobo
Nome em citações bibliográficas
LOBO, E. F. A.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Violão Elétrico no Concerto Carioca n.o 1 de Radamés Gnattali: estudo histórico, analítico e estilístico visando a interpretação, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Dr. Hermilson Garcia do Nascimento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gnattali, Radamés, 1906 - 1988; Música - análise, apreciação; Interpretação musical; Violão Elétrico; Concerto Carioca n. 1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Musical.
2009 - 2011
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Concerto Carioca Nº 3 de Radamés Gnattali: um estudo analítico,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Antonio Rafael Carvalho dos Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Gnattali, Radamés, 1906 - 1988; Música; Teoria Musical; Música - análise, apreciação; Música: Brasil - Séc. XX; Música Popular - Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1999 - 2003
Graduação em BACHARELADO EM MUSICA POPULAR.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Nazarena do Brasil, FNB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música, Prática de Conjunto, Arranjo I, Orientação de TCC
02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música, Estética Musical
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão II, Harmonia II, História da Música Brasileira
02/2017 - 06/2017
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão I, Violão II, Prática de MPB
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão I, Violão II, História do Jazz
02/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão I, Violão II, Oficina de Improvisação
08/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição, Violão I e Violão II
02/2015 - 06/2015
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto, Análise Musical e Violão
8/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Baixo Cifrado, Composição
1/2014 - 6/2014
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise musical e contraponto
11/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição musical e Baixo Cifrado

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Outro - Discente, Enquadramento Funcional: Discente



Projetos de pesquisa


2014 - 2018
O Violão Elétrico no Concerto Carioca n.o 1 de Radamés Gnattali: estudo histórico, analítico e estilístico visando a interpretação
Descrição: O Concerto Carioca n.o 1 (1950-51) para violão elétrico e piano, de Radamés Gnattali (1906- 1988), conduziu ao cenário da música nacionalista brasileira pós-1948 um instrumento recente e associado à música de entretenimento, mas que já havia adquirido um caráter simbólico ligado à noção de "moderno". Devido à complexidade do objeto de pesquisa este estudo interpretativo adquire acentuado cunho musicológico, trazendo ao bojo da discussão as questões textuais, contextuais e técnico-instrumentais necessárias a uma elaborada leitura visando a interpretação do concerto. A tese apresenta ainda uma edição e revisão do manuscrito (grade orquestral original), bem como da parte individual do violão elétrico, propondo reflexões acerca da execução desta obra ao instrumento considerando pontos trazidos pelos estudos sobre a trajetória composicional de Gnattali, a história e o contexto de inserção do violão elétrico, além do próprio texto musical. Parte dos estudos empreendidos focam na trajetória de Radamés Gnattali como compositor e em sua relação com os principais movimentos musicais brasileiros dos anos 1920 até a época de composição do concerto, discussão aprofundada pelas análises musicais de outras peças significativas. Concluímos que este concerto é bastante permeável à música popular e comercial do período. A pesquisa histórica e contextual do instrumento elétrico se deu predominantemente na consulta a jornais e periódicos, bem como informações técnicas colhidas de diversas fontes, sempre na interlocução com os autores pertinentes. O estudo buscou compreender de que maneira o compositor mesclou elementos e dialogou com os universos da música clássica e da popular, além de expor questões específicas relacionadas à forma, aos temas e às conduções harmônicas. A análise musical aqui empreendida é baseada principalmente nas vozes condutoras, revelando relações intrínsecas de estrutura e coerência tonal. Com esta compreensão nossa perspectiva de interpretação ao instrumento foi expandida a partir de um experimento de gravação com violões e guitarras com diferentes características de construção acústica e elétrica. Entre as seis versões selecionadas figuram exemplares que circularam no Brasil nas décadas de 1940 e 50, bem como instrumentos que atingiram elevado status no imaginário popular e também aqueles que se tornaram comuns nos meios musicais atuais. Analisando a sonoridade produzida por cada um desses instrumentos, bem como suas possibilidades técnicas, vislumbramos que a obra pode ser executada satisfatoriamente utilizando-se vários modelos de instrumentos, mas nessa perspectiva não devem faltar as componentes e associações que cada versão de violão ou guitarra carregam como construto simbólico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Concerto Carioca Nº 3 de Radamés Gnattali - Um Estudo Analítico
Descrição: Esta pesquisa, de cunho musicológico e analítico, apresenta uma versão impressa e uma análise musical do Concerto Carioca nº 3, de Radamés Gnattali, composto no início da década de 1970, até então encontrado manuscrito pelo próprio autor. O processo de edição foi financiado pelo grupo Quatro a Zero e teve uma revisão realizada por Roberto Gnattali e outra realizada pelo autor desta dissertação. A fundamentação teórica da análise foi baseada nos livros Harmony e Orchestration de Walter Piston, Twentieth-Century Harmony de Vincent Persichetti, Materials and Techniques of Twentieth-Century Music de Stefan Kostka, A guide to Schenkerian Analysis de David Neumeyer e Susan Tepping, Analytic Approaches to Twentieth-Century Music, de Joel Lester e no artigo de Richard Cohn "Introduction to Neo-Riemannian theory: A survey and a historical perspective". Utilizando uma abordagem Neo-Riemanniana aliada ao uso da Teoria dos Conjuntos, foi possível demonstrar como o compositor estrutura esta grande obra, aliando sonoridades tonais diatônicas e octatônicas, com trechos pós tonais, apontando Radamés como um compositor criativo e ao mesmo tempo consciente da condução dos planos formais em uma obra de vulto. Demonstrar também como o compositor, grande conhecedor da música popular brasileira, utiliza os ritmos e os conceitos formais oriundos desta música para estruturar esta obra clássica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Guitarra e violão.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música popular.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
FICC Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - Aprovado em edital de seleção para gravação do CD inédito "Ideia de Antes", Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.
2004
PREMIO VISA DE MUSICA BRASILEIRA INSTRUMENTAL, VISA DO BRASIL.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOBO, E. F. A.. Cavaco - Livro do Aluno do Projeto Guri. 1. ed. São Paulo: Associação Amigos do Projeto Guri, 2013. v. 1. 104p .

2.
LOBO, E. F. A.. Cavaco - Básico 1. 1. ed. São Paulo: Associação Amigos do Projeto Guri, 2012. 140p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOBO, E. F. A.. Conhecendo o Choro. In: Cassiana Zamith Vilela; José Henrique de Campos; Marcos Reginaldo Caldeira; Suzana Ester Kruger. (Org.). Música em Ação: Projetos pedagógicos musicais para execução, composição e apreciação em diferentes contextos. 1ed.São Paulo: Associação Amigos do Projeto Guri, 2011, v. 1, p. 1-20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOBO, E. F. A.. Tendências composicionais de Radamés Gnattali nas décadas de 1930 e 1940 à luz dos movimentos musicais. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória - ES. XXV Congresso da ANPPOM, 2015.

2.
LOBO, E. F. A.. Questões sobre o uso da técnica do violão clássico na Suíte Popular Brasileira (1953) para violão elétrico e piano de Radamés Gnattali. In: II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, 2014, Vitória - ES. Performance e Criatividade, 2014. v. 1. p. 380-387.

3.
LOBO, E. F. A.. Ritmos populares no Concerto carioca n. 3 de Radamés Gnattali. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo - SP. XXIV Congresso da Anppom. -: -, 2014. v. -. p. ---.

Apresentações de Trabalho
1.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. R. C. . The presence of elements of urban Brazilian popular music in the works of Radamés Gnattali. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOBO, E. F. A.. Tendências composicionais de Radamés Gnattali nas décadas de 1930 e 1940 à luz dos movimentos musicais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOBO, E. F. A.. Ritmos populares no Concerto carioca n. 3 de Radamés Gnattali. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOBO, E. F. A.; SALVAGNI, A. M. . Oficina caminhos interpretativos para voz e violão ministrada no Conservatório de MPB de Curitiba. 2018. (Oficina).

2.
LOBO, E. F. A.; JOB, O. ; GUIMARAES, M. I. . Professor de música no II Seminário Euro-Brasileiro de Choro, organizado pelo Club du Choro de Paris e Casa do Choro de Toulouse. 2018. (Minicurso).

3.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Quatro a Zero ministra o workshop O Choro Elétrico no SESC Piracicaba/SP. 2018. (Workshop).

4.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Grupo Quatro a Zero ministra o Curso Receita de Choro no Centro de Música do SESC Vila Mariana/SP. 2018. (Oficina).

5.
MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; LOBO, E. F. A. ; CASACIO, L. . Oficina Conhecer o Choro ministradas pelo grupo Quatro a Zero em escolas de Tiradentes - MG promovidas pelo SESC-MG. 2016. (Oficina).

6.
MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; LOBO, E. F. A. ; CASACIO, L. . Oficina Conhecer o Choro ministradas pelo grupo Quatro a Zero em escolas de Tiradentes - MG promovidas pelo SESC-MG. 2016. (Oficina).

7.
MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; LOBO, E. F. A. ; CASACIO, L. . Oficina Conhecer o Choro ministradas pelo grupo Quatro a Zero em escolas de Tiradentes - MG promovidas pelo SESC-MG. 2016. (Oficina).

8.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Masterclass de Choro ministrada pelo Quatro a Zero na Universidade de Aveiro - Portugal. 2016. (Oficina).

9.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; ANTUNES, C. E. ; LATIF, N. . Quarteto Sobre Todas as Cordas ministra Classe Magistral no Conservatório Plurinacional de Música de La Paz - Bolívia. 2013. (Oficina).

10.
LOBO, E. F. A.. Oficina de Violão de 7 cordas. 2012. (Oficina).

11.
LOBO, E. F. A.; CASACIO, L. ; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. . Oficina Conhecer o Choro ministradas pelo grupo Quatro a Zero selecionada pelo SESI-SP Música - Arte Educação, ministradas nas escolas do SESI das cidades de Leme, Pirassununga, Bebedouro e Franca. 2012. (Oficina).

12.
LOBO, E. F. A.; NASCIMENTO, J. ; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Joel Nascimento e Quatro a Zero no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP. 2011. (Oficina).

13.
LOBO, E. F. A.; MAXIMO, A. ; BARADEL, L. ; ROSA, L. B. F. . Oficina de Prática de Conjunto de Choro no 5º Festival do Instituto de Artes da UNICAMP - FEIA. 2004. (Oficina).

14.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. . Adaptação da instrumentação de regional tradicional à formação de quarteto moderno ministrado pelo Quatro a Zero no 5º Festival do Instituto de Artes da Unicamp - FEIA. 2004. (Minicurso).

15.
ROSA, L. B. F. ; LOBO, E. F. A. ; ROMANETTO, D. ; AMORIM, A. . Oficina de Prática de Conjunto de Choro no 4º Festival do Instituto de Artes da UNICAMP - FEIA. 2003. (Oficina).


Produção artística/cultural
Música
1.
LOBO, E. F. A.; SALVAGNI, A. M. . Apresentação do duo Eduardo Lobo e Ana Salvagni no SESC do Paço da Liberdade, em Curitiba/PR. 2018. Interpretação.

2.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero na Companhia Sarau em Campinas/SP. 2018. Interpretação.

3.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Apresentação do grupo Quatro a Zero no II Festival de Choro de Piracicaba. 2018. Interpretação.

4.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. R. C. . Apresentação do duo Rafael dos Santos e Eduardo Lobo na American Musicological Society Annual Meeting in San Antonio (EUA). 2018. Interpretação.

5.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. R. C. . Apresentação do duo Rafael dos Santos e Eduardo Lobo na Music School da Universidade da Flórida (EUA). 2018. Interpretação.

6.
LOBO, E. F. A.; SALVAGNI, A. M. . Apresentação do duo Eduardo Lobo e Ana Salvagni na mostra Voz e Violão do SESC Campinas. 2017. Interpretação.

7.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Quatro a Zero toca Hermeto Pascoal no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira. 2017. Interpretação.

8.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Quatro a Zero se apresenta no Projeto Clube do Choro no SESC Ipiranga em São Paulo. 2017. Interpretação.

9.
SALVAGNI, A. M. ; LOBO, E. F. A. . Apresentação do duo Eduardo Lobo e Ana Salvagni no Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior promovido pela Fundação Educacional de Taquaritinga. 2017. Interpretação.

10.
LOBO, E. F. A.; SALVAGNI, A. M. . Recital de Eduardo Lobo e Ana Salvagni intitulado Canção do Amor Distante no 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas. 2016. Interpretação.

11.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Grupo Quatro a Zero se apresenta no Festival Choro da Casa promovido pelo SESC Ribeirão Preto. 2016. Interpretação.

12.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. R. C. ; TORO, V. H. . Concerto Carioca 1 de Radamés Gnattali gravado em disco da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. 2016. Registro Fonográfico.

13.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; SANTOS, A. R. C. ; CASACIO, L. ; PENTEADO, D. C. ; RIBEIRO, G. ; TORO, V. H. . Solista do Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali em gravação de CD da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob regência de Victor Hugo Toro. 2016. Registro Fonográfico.

14.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; TORO, V. H. ; SANTOS, A. R. C. ; RIBEIRO, G. ; CASACIO, L. . Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali gravado em disco da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. 2016. Registro Fonográfico.

15.
SANTOS, A. R. C. ; LOBO, E. F. A. . Apresentação em duo com o pianista Rafael dos Santos no IV Congresso da ABRAPEM. 2016. Interpretação.

16.
LOBO, E. F. A.; FERRAGUTTI, A. ; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Grupo Quatro a Zero e Toninho Ferragutti se apresentam no Festival Gastronônico de Tiradentes promovido pelo SESC Minas Gerais. 2016. Interpretação.

17.
SALVAGNI, A. M. ; LOBO, E. F. A. . Lançamento do CD Canção do Amor Distante com Ana Salvagni no Espaço Cultural Casarão. 2016. Interpretação.

18.
SANTOS, A. R. C. ; LOBO, E. F. A. . Lançamento do CD Viajante com Rafael dos Santos no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. 2016. Interpretação.

19.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Quatro a zero se apresenta no 25º Festival de Jazz de Guimarães em Portugal. 2016. Interpretação.

20.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Quatro a Zero se apresenta na Universidade de Aveiro, em Portugal. 2016. Interpretação.

21.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. R. C. . Recital de Eduardo Lobo e Rafael dos Santos no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. 2015. Interpretação.

22.
LOBO, E. F. A.; SALVAGNI, A. M. . Recital do duo Eduardo Lobo e Ana Salvagni no espaço cultural Nossa Casa de Campos. 2015. Interpretação.

23.
LOBO, E. F. A.; PRADO, P. L. ; BASTOS, M. B. ; BONI, G. . Apresentação de lançamento do CD Ideia de Antes no SESC Vila Mariana. 2014. Interpretação.

24.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. R. C. ; CASACIO, L. ; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; RIBEIRO, G. ; TORO, V. H. . Estreia do Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob regência de Victor Hugo Toro. 2014. Interpretação.

25.
LOBO, E. F. A.; SALVAGNI, A. M. . Apresentação de Ana Salvagni e Eduardo Lobo no lançamento do livro de poesias Fotos do Espelho de Salvagni no Teatro do SESC Campinas. 2014. Interpretação.

26.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero e Nailor Proveta na Casa de Francisca em São Paulo. 2013. Interpretação.

27.
LOBO, E. F. A.; BONI, G. ; PRADO, P. L. ; BASTOS, M. B. . Turnê do grupo Ideia de Antes no Teatro Casa de la Cultura Maldonado e no Festival de Jazz a la Calle em Mercedes, Uruguai. 2013. Interpretação.

28.
LOBO, E. F. A.; ANTUNES, C. E. ; PENTEADO, D. C. ; LATIF, N. . Turnê do Projeto Sobre Todas as Cordas com Eduardo Lobo, Carlinhos Antunes, Nelson Latif e Danilo Penteado nas cidades de La Paz e El Alto, Bolívia. 2013. Interpretação.

29.
LOBO, E. F. A.; BASTOS, M. B. ; PRADO, P. L. ; BONI, G. . Apresentação do Ideia de Antes no SESC Bom Retiro. 2013. Interpretação.

30.
LOBO, E. F. A.; ANTUNES, C. E. ; PENTEADO, D. C. ; BAROSSI, R. . Apresentação com Carlinhos Antunes e grupo Sobre Todas as Cordas no Auditório do SESC Pinheiros. 2013. Interpretação.

31.
LOBO, E. F. A.. São Paulo, manhã. 2013. Composição (estréia).

32.
LOBO, E. F. A.. Habanera. 2013. Composição (estréia).

33.
LOBO, E. F. A.. Canção e Dança. 2013. Composição (estréia).

34.
LOBO, E. F. A.. Do Sul. 2013. Composição (estréia).

35.
LOBO, E. F. A.. Olhando a Rua. 2013. Composição (estréia).

36.
LOBO, E. F. A.. São Chico. 2013. Composição (estréia).

37.
LOBO, E. F. A.. Madrigal Melancólico. 2013. Composição (estréia).

38.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero no XX Festival & Recontres Internationales de Choro promovido pelo Club du Choro de Paris. 2012. Interpretação.

39.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero no Espaço Cultural Bab-Ilo em Paris, França. 2012. Interpretação.

40.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero no Espaço Cultural Arte&Manha em Lisboa, Portugal. 2012. Interpretação.

41.
LOBO, E. F. A.; ANTUNES, C. E. . Apresentação de Eduardo Lobo com Carlinhos Antunes na Mostra Guitarra & CIA promovida pelo SESC São José dos Campos. 2012. Interpretação.

42.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero no Projeto Música no Campus na Unicamp. 2012. Interpretação.

43.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; NASCIMENTO, J. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero e Joel Nascimento no Teatro da Caixa Cultural de Fortaleza. 2012. Interpretação.

44.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. ; NASCIMENTO, J. . Apresentações do Quatro a Zero e Joel Nascimento no Projeto Concertos Adunicamp, no Auditório Adunicamp em Campinas e no Projeto Câmara Brasilis promovido pelo SESC Vila Mariana em São Paulo. 2011. Interpretação.

45.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; CASACIO, L. . Apresentações do grupo Quatro a Zero no SESC Campinas, SESC São José dos Campos e Casa do Núcleo em São Paulo. 2011. Interpretação.

46.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero na Expo Orquídeas promovido pelo SESC Interlagos, em São Paulo. 2010. Interpretação.

47.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero no Projeto Viagem Musical promovido pelo PROAC-SP e patrocinado pela Nestlè. 2010. Interpretação.

48.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero no Projeto Transversal da Música no Tempo na Sala FUNARTE Guimar Novaes em São Paulo. 2010. Interpretação.

49.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. . Gravação da adaptação da Suíte Retratos de Radamés Gnattali para a instrumentação de guitarra, contrabaixo, piano e bateria pelo Quatro a Zero. 2010. Registro Fonográfico.

50.
LOBO, E. F. A.. Enfim, primavera. 2010. Composição (estréia).

51.
LOBO, E. F. A.. Bacalhau ou Caipirinha. 2010. Composição (estréia).

52.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do Quatro a Zero no Projeto Relendo o Choro no Centro Cultural Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil. 2009. Interpretação.

53.
MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. ; LOBO, E. F. A. . Apresentação do Quatro a Zero no Projeto Quintas no BNDES no Auditório do BNDES no Rio de Janeiro. 2009. Interpretação.

54.
LOBO, E. F. A.; ROSA, L. B. F. ; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. . Apresentação do Quatro a Zero no Projeto Caindo no Choro promovido pelo SESC São José dos Campos. 2009. Interpretação.

55.
MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; LOBO, E. F. A. ; ROSA, L. B. F. . Turnê do Projeto Memórias do Choro Paulista com o Quatro a Zero patrocinada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo através do Edital de Seleção do PROAC. 2009. Interpretação.

56.
LOBO, E. F. A.; QUEIROZ, J. ; PENTEADO, D. C. ; RIBEIRO, A. ; ROSA, L. B. F. ; BASTOS, M. B. . Turnê de 5 apresentações de lançamento do CD Abrideira do Grupo Fina Estampa na Caixa Cultural de São Paulo e Rio de Janeiro. 2009. Interpretação.

57.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação de obras de Radamés Gnattali com o Quatro a Zero e Izaías Bueno de Almeida e Grupo no Projeto O Choro e sua História no Teatro do CPC-UMES em São Paulo. 2009. Interpretação.

58.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; RIBEIRO, A. ; ROSA, L. B. F. ; BASTOS, M. B. ; QUEIROZ, J. . Apresentação do lançamento do CD Abrideira do grupo Fina Estampa no Teatro da Companhia Sarau. 2009. Interpretação.

59.
LOBO, E. F. A.. Esta é pra divertir - Arranjo para 2 clarinetes, bandolim, cavaco, violão 7 cordas, pandeiro gravado no disco Abrideira. 2008. Arranjo.

60.
LOBO, E. F. A.. Obrigado, Paulinho - Arranjo para Clarinete, clarone, bandolim, violão 7 cordas, cavaco, bateria, gravado no disco Abrideira. 2008. Arranjo.

61.
LOBO, E. F. A.. Ciúme é Brincadeira? - Arranjo para clarinete, clarone, bandolim, cavaquinho, violão de 7 cordas e bateria.. 2008. Arranjo.

62.
RIBEIRO, A. ; LOBO, E. F. A. . Polca N.3 - arranjo para clarinete, saxofone tenor, bandolim, violão 7 cordas, cavaco, pandeiro, gravado no disco Abrideira. 2008. Arranjo.

63.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do Quatro a Zero no Projeto Música no Museu com curadoria de Carlinhos Antunes no Museu da Casa Brasileira em São Paulo. 2008. Interpretação.

64.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. ; AZEVEDO, N. . Apresentação do Quatro a Zero e Nailor Proveta no Espaço Cultural CPFL em Campinas. 2008. Interpretação.

65.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; CASACIO, L. . Apresentação do Quatro a Zero no Panorama SESC de Música 2008 no SESC da Prainha em Florianópolis - SC. 2008. Interpretação.

66.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. ; AZEVEDO, N. . Apresentação do Quatro a Zero e Nailor Proveta no Espaço Cultural Cachuera! em São Paulo. 2008. Interpretação.

67.
LOBO, E. F. A.. Esta é pra divertir. 2008. Composição (estréia).

68.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . Turnê do Projeto Memórias do Choro Paulista com o Quatro a Zero patrocinada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo através do Edital de Seleção do PROAC. 2007. Interpretação.

69.
LOBO, E. F. A.; VIEIRA, F. V. . Apresentação do Duo Vieira-Lobo no Projeto Clássicos de Domingo no Centro Cultural São Paulo. 2007. Interpretação.

70.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do Quatro a Zero no 10º Festival de Música de Itajaí. 2007. Interpretação.

71.
LOBO, E. F. A.; VIEIRA, F. V. . Apresentação duo Eduardo Lobo e Fernanda Vieira no Projeto Jovens Talentos na Música promovido pelo Centro de Cultura Judaica em São Paulo. 2007. Interpretação.

72.
LOBO, E. F. A.. Recital de Violão - Projeto Violão no MASP. 2007. Interpretação.

73.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. ; NASCIMENTO, J. . Projeto Circuito Instrumental Universitário com Quatro a Zero e Joel Nascimento patrocinado pela Petrobrás nas cidades de Curitiba, Vitória, Rio de Janeiro, Maceió, Salvador, Florianópolis, Santa Maria, Porto Alegre, Bauru, Campinas, São Paulo, Londrina, São Carlos, Recife e Aracaju. 2006. Interpretação.

74.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. . Turnê com caravana do Projeto Pixinguinha, realizada pela FUNARTE e patrocinada pela Petrobrás com o Quatro a Zero, Chico Aafa e Luiz Gayotto, pelas cidades de Rio de Janeiro (RJ), Macaé (RJ), Rio das Ostras (RJ), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Santarém (PA), Belém (PA) e São Luis (MA). 2006. Interpretação.

75.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. ; FERRAGUTTI, A. ; SANTOS, A. R. C. . Apresentação de obras de Radamés Gnattali com o Quatro a Zero, Toninho Ferragutti e Rafael dos Santos no 2º Encontro de Choro da UNICAMP. 2006. Interpretação.

76.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do Quatro a Zero no Clube do Choro de Brasília. 2006. Interpretação.

77.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . Lançamento do CD Choro Elétrico do grupo Quatro a Zero no Espaço Cultural da CPFL em Campinas. 2005. Interpretação.

78.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação Quatro a Zero na Sala Funarte Sidney Miller no Rio de Janeiro. 2005. Interpretação.

79.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do Quatro a Zero no Projeto Unimúsica da UFRGS em Porto Alegre. 2005. Interpretação.

80.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do Quatro a Zero no Teatro Crowne Plaza em São Paulo. 2005. Interpretação.

81.
LOBO, E. F. A.. Choro Infinito. 2005. Composição (estréia).

82.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do grupo Quatro a Zero - Sala Funarte, SP. 2004. Interpretação.

83.
LOBO, E. F. A.; COELHO, H. . Intérprete de charango na apresentação da Misa Criolla de Ariel Ramirez no II Festival de Música Sacra de Campinas. 2004. Interpretação.

84.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do Quatro a Zero na fase final do 7º Prêmio VISA de Música Instrumental no Teatro Municipal de São Paulo. 2004. Interpretação.

85.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; ROSA, L. B. F. . Apresentação do Quatro a Zero no Teatro Crowne Plaza. 2003. Interpretação.

86.
LOBO, E. F. A.; VIZEU, C. ; MESTRINEL, F. A. S. . Show Clarear - Espetáculo Cênico Musical sobre Clara Nunes no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. 2001. Interpretação.

87.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. ; ABREU, R. . Apresentação do Quatro a Zero nos 30 anos das Artes da Unicamp no Centro de Convivência Cultural de Campinas. 2001. Interpretação.

88.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, M. ; ROSA, L. B. F. ; AMORIM, A. ; BARADEL, L. . Suíte Retratos para bandolim, grupo de choro e orquestra de cordas com o grupo Oficina de Cordas sob regência de Marcelo Santos. 2000. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. R. C. ; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; RIBEIRO, G. ; CASACIO, L. ; TORO, V. H. . CD Intitulado Concertos Cariocas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob regência de Victor Hugo Toro. 2016 (Música).

2.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. R. C. . CD intitulado Viajante de Rafael dos Santos e Eduardo Lobo patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas por meio do edital do FICC 2014. 2015 (Música).

3.
LOBO, E. F. A.; BONI, G. ; BASTOS, M. B. ; PRADO, P. L. . CD do grupo Ideia de Antes patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas via edital do FICC. 2014 (Música).

4.
LOBO, E. F. A.; ANTUNES, C. E. ; PENTEADO, D. C. ; BAROSSI, R. . CD de Carlinhos Antunes intitulado Sobre Todas as Cordas. 2014 (Música).

5.
LOBO, E. F. A.; PENTEADO, D. C. ; MULLER, D. G. M. ; NASCIMENTO, J. ; PELON, O. ; CASACIO, L. . CD do grupo Quatro a Zero - Alegria patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo via edital do PROAC. 2010 (Música).

6.
LOBO, E. F. A.; RIBEIRO, A. ; PENTEADO, D. C. ; QUEIROZ, J. ; ROSA, L. B. F. ; BASTOS, M. B. . CD do grupo Fina Estampa - Abrideira patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas via edital do FICC. 2008 (Música).

7.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . CD do grupo Quatro a Zero - Memórias do Choro Paulista patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo via edital do PROAC e pela Secretaria Municipal da Cultura de Campinas via edital do FICC. 2008 (Música).

8.
LOBO, E. F. A.; MULLER, D. G. M. ; PENTEADO, D. C. ; ROSA, L. B. F. . CD do grupo Quatro a Zero - Choro Elétrico. 2005 (Música).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOBO, E. F. A.; RICCIARDI, M.. Participação em banca de Amanda Brito Silva.A Pedagogia de Dalcroze para o Ensino de Ritmos Brasileiros Através da Percussão Corporal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

2.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. H.. Participação em banca de André Corrêa da Silva.Escrita analógica e contemporânea como recurso didático para o ensino da improvisação na guitarra elétrica: uma aplicação prática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

3.
LOBO, E. F. A.; RICCIARDI, M.. Participação em banca de Claudio Cesar Gatto.Prelúdio e Allegro de Kreisler: uma proposta de estudo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

4.
LOBO, E. F. A.; RICCIARDI, M.. Participação em banca de Dimas Emanuel da Conceição Celestino.A educação musical no ensino primário em Angola: Implementação e perspectivas no plano da Reforma Educativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

5.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. H.. Participação em banca de Luciana Souza Santos Alves.O uso pedagógico da tecnologia para a musicalização: um estudo com a aplicação do software Joy Tunes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

6.
LOBO, E. F. A.; RICCIARDI, M.. Participação em banca de Cidineia Caetano dos Santos.A flauta doce na educação infantil,bBiografia e abordagem do instrumental de Carl Orff: Relatos de experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

7.
LOBO, E. F. A.; RICCIARDI, M.. Participação em banca de André Luiz Martinhão.Um estudo histórico-analítico do Guia Prático de Heitor Villa-Lobos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

8.
LOBO, E. F. A.; RICCIARDI, M.. Participação em banca de Daniel Ballone.O ensino coletivo de violão: Desafios e estratégias adotadas na aplicação no Centro Comunitário Irmão André. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

9.
LOBO, E. F. A.; RICCIARDI, M.. Participação em banca de Felipe dos Santos Alves.O regente: uma questão de liderança - reflexão simbólica e arquetípica sobre a figura do regente na orquestra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

10.
LOBO, E. F. A.; RICCIARDI, M.. Participação em banca de Danilo Honório Pereira.A educação musical como ferramenta para a inclusão social: estudo de caso do projeto de música da Fundação Jari. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

11.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. H.. Participação em banca de Filipe dos Santos Nascimento.Tecnologias móveis na música: um estudo sobre aplicativos para a educação musical. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

12.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. H.. Participação em banca de Eduarda de Souza.Processo de musicalização para deficientes mentais: estudo de caso com duas alunas de Sumaré - SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

13.
LOBO, E. F. A.; SANTOS, A. H.. Participação em banca de Eduarda de Souza.Processo de musicalização para deficientes mentais: estudo de caso com duas alunas de Sumaré - SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

14.
KATO, K.; LOBO, E. F. A.. Participação em banca de Altiéres Augusto Lopes.A Narrativa das Transformações Socio-políticas do Rio de Janeiro nos sambas de Zé Keti. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

15.
LOBO, E. F. A.; KATO, K.. Participação em banca de Dileuza Guedes Perez André.Música e Sociabilidade à luz dos teóricos Jean Piaget e Keith Swanwick. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

16.
LOBO, E. F. A.; KATO, K.. Participação em banca de Fábio Pires Vieira.Um estudo sobre o processo de transformação da música caipira: uma relação entre a abordagem cultural e midiática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

17.
KATO, K.; LOBO, E. F. A.. Participação em banca de Angela Regina Roncaglia.A musicalização infantil no contexto da inclusão escolar brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

18.
KATO, K.; LOBO, E. F. A.. Participação em banca de William Petrauskas.A música cristã evangélica contemporânea brasileira e suas manifestações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

19.
KATO, K.; LOBO, E. F. A.. Participação em banca de Ruth Guimarães Nunes.O método Willems e sua prática: uma contribuição para o processo cognitivo de crianças entre 5 e 6 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

20.
KATO, K.; LOBO, E. F. A.. Participação em banca de Adriana de Andrade Sousa Vieira.A Inovação de Callado para o choro brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

21.
KATO, K.; LOBO, E. F. A.. Participação em banca de Dagoberto Favoretto Jr..Noel Rosa: Mediador entre compositores do morro e da cidade do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.

22.
KATO, K.; LOBO, E. F. A.. Participação em banca de Jonas da Silva Perbelini.A percussão brasileira e sua utilização na obra de Villa-Lobos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Nazarena do Brasil.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
84th American Musicological Society Annual Meeting. Brazilian Music for Piano and Guitar. 2018. (Congresso).

2.
IV Festival de Música Contemporânea Brasileira.Quatro a Zero toca Hermeto Pascoal. 2017. (Outra).

3.
IV Congresso da ABRAPEM. Obras para piano e guitarra. 2016. (Congresso).

4.
XII Congresso da IASPM-AL. Os Concertos Cariocas de Radamés Gnattali: rádio, jazz e música de concerto. 2016. (Congresso).

5.
III Escola de Primavera dos Intérpretes do Brasil: os brasis e suas interpretações. 2015. (Seminário).

6.
XI Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente (PAD/PED). 2015. (Encontro).

7.
XXV Congresso da ANPPOM. Tendências composicionais de Radamés Gnattali nas décadas de 1930 e 1940 à luz dos movimentos musicais. 2015. (Congresso).

8.
X Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente (PAD/PED). 2014. (Encontro).

9.
XXIV Congresso da ANPPOM. Ritmos populares no Concerto carioca n. 3 de Radamés Gnattali. 2014. (Congresso).

10.
Music Analysis Summer School ocorrido na Universidade de Durham. 2010. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:23:38