Alita Carvalho Miranda Paraguassú

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0298722080068178
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia. Possui graduação em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Goiás (2010). Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (2013), especialização em Psciopedagogia Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco (2014) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (2017). Suas pesquisas possuem como objetos a ordem do discurso educacional nacional, formação de professores, práticas de escrita e leitura, medicalização social e processos de subjetivação/objetivação. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos Discursivos do IFG e orienta trabalhos de alunos fundamentados teoricamente pelas Análises de Discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alita Carvalho Miranda Paraguassú
Nome em citações bibliográficas
PARAGUASSÚ, A. C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Goiânia.
Rua 75
Setor Central
74055110 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 75250000
Telefone: (62) 32272741


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O discurso da desistência do professor: estratégia de resistência e governo de si mesmo, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Agostinho Potenciano de Souza.
2011 - 2013
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O corpo no discurso pedagógico: aberturas para uma reflexão epistemológica.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Eliane Marquez da Fonseca Fernandes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Posição-sujeito-aluno. Corpo. Norma. Transgressão..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2013 - 2015
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 460h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: O sujeito da disortografia em discurso.
2007 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Ano de interrupção: 2006




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Formação de Tutores para EaD. (Carga horária: 10h).
Criativa EaD, CEAD, Brasil.
2015 - 2015
Estágio-Docência. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2014
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Completo. (Carga horária: 120h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução à Análise do Discurso. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Estágio-docência. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Curso Corrigindo Redações na UFG. (Carga horária: 40h).
Centro de Seleção UFG, CS UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Leitura e produção textual, Tópicos em Análise do Discurso, Estágio em Língua Portuguesa I, Histórias da leitura e da escrita.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Períodos letivos: final de 2016-2, 2017-1, 2017-2 e início de 2018-1.

Atividades

08/2018 - Atual
Extensão universitária , Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Atividade de extensão realizada
Auxílio nas atividades do PIBID.
2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa 1
Histórias da leitura e da escrita
2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia.

Atividade realizada
Coordenação do Grupo de Estudos Discursivos - IFG.
2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Cargo ou função
Comissão de revisão do Projeto Pedadógico do Curso de Letras.
2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa.
2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Cargo ou função
Membro do Corpo Docente do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, conforme Projeto Pedagógico do Curso..
2017 - 2018
Direção e administração, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa.
2017 - 2018
Ensino, Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa 1
2017 - 2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Cargo ou função
Conselho Departamental (Departamento 1).
2017 - 2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa.
2017 - 2017
Ensino, Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Análise do Discurso
2017 - 2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II
2017 - 2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira VII
2017 - 2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Cargo ou função
Comissão Executiva da II Semana de Letras e do I Ciclo de Debates.
2014 - 2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Letras.
2014 - 2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II
2014 - 2014
Ensino, Bacharelado em Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
2014 - 2014
Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
2014 - 2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira VII
2013 - 2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio-Docência Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio-Docência Doutorado
Outras informações
Disciplina: Introdução à Análise do Discurso. Curso: Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora em curso de Especialização
Outras informações
Curso de Especialização em Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinaridade.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista do CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio-Docência Mestrado, Enquadramento Funcional: Estágio-Docência Mestrado
Outras informações
Disciplina: Texto e Discurso. Curso: Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa.

Atividades

3/2014 - 1/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

Linhas de pesquisa
Análise de Discurso

Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Ensino fundamental II, ensino médio e EJA.


Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo, SMESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30


Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, CEPAE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


Colégio WR, WR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Corretora de redações, Carga horária: 20


Escola do Sesi de Campinas, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar de coordenação e Prof. Brasil Alfab., Carga horária: 20


Sesi / Senai Aparecida de Goiânia, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora EJA, Carga horária: 20


Escola Ponto de Partida, EPP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora 4° ano Ens. Fundamental, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, SMS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assitente Administrativo, Carga horária: 30
Outras informações
Foi realizado pedido de exoneração no dia 07/04/2011.



Linhas de pesquisa


1.
Análise de Discurso
2.
Análise do Discurso
3.
Linguística do Texto
4.
Linguística Aplicada
5.
Formação de professores
6.
Ensino de Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A construção da autoria em práticas de escrita escolares
Descrição: O projeto A construção da autoria em práticas de escrita escolares propõe a articulação entre a educação básica e a educação superior no que se refere à formação de professores de língua portuguesa. Constituise de um grupo de professores e alunos pesquisadores cujo objeto de estudo é a prática de escrita no espaço escolar e a constituição do sujeito-autor. Além da produção intelectual, tendo em vista as reflexões epistemológicas sobre o conceito de autoria e metodológicas sobre o ensino da língua portuguesa, o projeto possibilitará a intervenção no contexto escolar através dos ateliês de escrita, elaborados entre os alunos pesquisadores e professores participantes das escolas parceiras, com o auxílio dos professores orientadores da pesquisa. Nosso projeto compreende, de fato, ramificações a partir da relação escritaautoria na escola. Serão observados contextos no ensino de língua portuguesa, seja como língua materna ou segunda língua, nos níveis fundamental e médio e nas diferentes modalidades de ensino. As práticas de escrita e as possibilidades da construção da autoria nas escolas serão compreendidas a partir de suas condições de produção, tais como: localização geográfica da escola, sujeitos envolvidos no ato da produção escrita e histórias subjetivas, leis e normas regulamentadoras do ensino de língua portuguesa, história das práticas de escrita no cenário brasileiro, relação do sujeito com a língua portuguesa, organização do tempo e espaço escolares, práticas de escrita hegemônicas e marginalizadas, novas tecnologias de comunicação e mudanças nos modos de escrever, entre outras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Alita Carvalho Miranda Paraguassú - Coordenador / Ulisses Ferreira Dias - Integrante / Zaire Ferreira Franco - Integrante / Ellen Torres Pereira - Integrante / Limerce Ferreira Lope - Integrante / Soraya Bianca Reis Duarte Gomes - Integrante / Ademar Batista Lopes - Integrante / Cleyson José Soares de Oliveira - Integrante / Danicley Pereira Gomes - Integrante / Denise Sforni A. Mota - Integrante / Gabryela Pimenta de Souza - Integrante / Katiele Ribeiro Oliveria - Integrante / Nayara Costa Araújo - Integrante / Raíssa Camargo Vilhena Pereira - Integrante / Raquel Sforni Mota - Integrante / Reginaldo dos Santos Gomes - Integrante / Tereza Cristina de Oliveira - Integrante / Thalia Marques Andrade - Integrante.
2017 - Atual
Evasão no Curso de Licenciatura em Letras do Campus Goiânia/IFG: apontamentos e possibilidades
Descrição: Sabe-se que a evasão escolar é uma realidade de toda a Rede Pública de Ensino Superior Brasileira e que são inúmeras as razões que levam os estudantes a desistirem de seus cursos. O objetivo principal do presente trabalho é compreender e buscar estratégias para a redução do índice de evasão do curso de Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia/IFG. As etapas da pesquisa serão: I. Pesquisa bibliográfica sobre o fenômeno da evasão a partir de levantamento em artigos científicos na área da Educação nos últimos 10 anos; II. Pesquisa Documental dos índices de evasão do curso de Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia/IFG a partir do sistema Q-acadêmico e do Sistema Visão; III. Entrevista com alunos evadidos do curso de Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia/IFG para identificar os fatores que levam os estudantes a desistirem do curso; IV. Pesquisa-ação: composição de uma equipe de acolhimento aos alunos ingressantes para realização de entrevista e intervenção. Espera-se, a partir desta pesquisa, contribuir para o processo de permanência e êxito dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia/IFG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alita Carvalho Miranda Paraguassú - Integrante / Maria Cristina Morais de Carvalho - Integrante / Soraya Bianca Reis Duarte - Integrante / Micheline Madureira Lage - Integrante / Maraiza Oliveira Costa - Coordenador / Humberto Paixão - Integrante / Gizele Geralda Parreira - Integrante / James Deam Amaral Freitas - Integrante / Ana Lúcia Duarte dos Santos - Integrante / Miralva Santiago Damasceno Papini - Integrante.
2014 - 2017
O discurso da desistência do professor: estratégia de resistência e governo de si mesmo
Descrição: Pesquisa de doutorado sobre as condições de trabalho e subjetividade do professor na educação básica da rede pública de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
O corpo no discurso pedagógico: aberturas para uma reflexão epistemológica
Descrição: Estudo epistemológico sobre corpo e corporalidade a partir da Análise do Discurso e da Fenomenologia. Contribuições dessas reflexões para a compreensão do corpo do sujeito-aluno e sua subjetividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Criarcontexto: imagens da educação e esquecimentos em textos publicitários
Descrição: Este projeto aborda o texto publicitário escolar tendo como fundamentação teórica a Análise de Discurso de linha francesa, a qual privilegia o contato da linguística com a história e o condicionamento ideológico dos sujeitos em conjunturas histórico-sociais determinadas, tendo por objeto o discurso no qual se materializa a ideologia possibilitando a visualização do funcionamento social com todas as suas desigualdades.O projeto Criarcontexto: imagens da educação e esquecimentos em textos publicitários tem como objetivo analisar a historicidade/interdiscurso presentes em propagandas de escolas em Goiânia no final de 2009 e início de 2010, verificando a formação da imagem da instituição escola no gênero propaganda, considerando os jogos de imagem que estão envolvidos, como o papel social da escola, o papel do professor, a presença da família e a imagem do Estado. O projeto foi interrompido, pois a discente foi aprovada na seleção de mestrado para o ano de 2011 e decidiu não continuar por mais dois anos na graduação. No entanto, em sua pesquisa de mestrado continua os estudos iniciados enquanto era PIVIC em 2010..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alita Carvalho Miranda Paraguassú - Integrante / Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Leitura e escrita: ações de mediação pedagógica
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar os gestos de interpretação de leitura e procedimentos de escrita e reescrita junto a alunos do Nível Básico e do Nível Superior. Insere-se na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas (L.P.6) do Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras-UFG. É uma invetigação de Linguística Sociointerativa educacional que procede a pesquisas sobre aspectos de desenvolvimento de leitura e escrita de alunos de redes sociais de falantes de variedades de pouco prestígio social por meio do processo de interação. Possui caráter longitudinal, envolvendo além dos alunos-colaboradores e pesquisadores da UFG, professores da rede pública de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alita Carvalho Miranda Paraguassú - Integrante / Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Integrante / Sinval Martins de Sousa Filho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Leitura Literária Ampliada
Descrição: O projeto é desenvolvido em escola estadual com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Visa desenvovler as habilidades mais elementares de leitura mesclando a leitura de textos literários com outras produções artísitcas como o cinema, a apresentação teatral, artes plásticas, a música etc. Baseia-se no conceito de leitura de Paulo Freire como precedida da leitura de mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alita Carvalho Miranda Paraguassú - Integrante / Rogério Santana do Santos - Coordenador.


Outros Projetos


2018 - 2018
Grupo de Estudos Discursivos - IFG 2018-1
Descrição: O projeto de ensino Grupo de estudos discursivos ? IFG constitui um conjunto de práticas pedagógicas, de oferta temporária e interdisciplinar, destinado aos alunos das Licenciaturas do campus Goiânia. Esse projeto caracteriza-se pela utilização de atividades variadas que conduzem o aluno ao estudo crítico e reflexivo de textos teóricos do campo discursivo. As práticas de análise de materialidades discursivas possibilitam o relacionamento entre teoria e prática. A partir da leitura de obras dos filósofos Michel Foucault e Mikhail Bakhtin, e do analista de discurso Michel Pêcheux, os discentes são interpelados a ler, descrever, interpretar e compreender a sociedade contemporânea a partir das suas atividades de produção de linguagem cotidianas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Alita Carvalho Miranda Paraguassú - Coordenador / Ulisses Ferreira Dias - Integrante / Zaire Ferreira Franco - Integrante / Ellen Torres Pereira - Integrante / Limerce Ferreira Lope - Integrante / Sandrelli Santana dos Passos - Integrante / Ademar Batista Lopes - Integrante / Cleyson José Soares de Oliveira - Integrante / Danicley Pereira Gomes - Integrante / Denise Sforni A. Mota - Integrante / Gabryela Pimenta de Souza - Integrante / Katiele Ribeiro Oliveria - Integrante / Nayara Costa Araújo - Integrante / Raíssa Camargo Vilhena Pereira - Integrante / Raquel Sforni Mota - Integrante / Reginaldo dos Santos Gomes - Integrante / Tereza Cristina de Oliveira - Integrante / Thalia Marques Andrade - Integrante.
2018 - Atual
Grupo de Estudos Discursivos - IFG 2018-2
Descrição: No primeiro semestre letivo de 2018 realizamos variadas atividades do Grupo de estudos discursivos ? IFG, conhecido, por ora, em nossa comunidade como GED. Considerando o retorno satisfatório das práticas de estudo, pesquisa e extensão realizadas, como a escrita de Trabalhos de Conclusão de Curso, a elaboração de um Projeto de Pesquisa sobre práticas de leitura e escrita, a partir dos fundamentos teóricos da Análise do Discurso, a aprovação de planos de trabalho de Iniciação Científica, a organização de mesas-redondas e a participação do grupo em eventos científicos, concluímos ser de extrema importância a continuidade dos nossos trabalhos. Neste semestre, 2018-2, o foco de nossas atividades é a orientação individual dos alunos envolvidos no Projeto de Pesquisa e dos alunos, vinculados ao GEDIFG, que estão em fase de escrita do TCC, além do compartilhamento entre os membros do grupo das contribuições de cada um para o desenvolvimento da nossa pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Alita Carvalho Miranda Paraguassú - Coordenador / Soraya Bianca Reis Duarte - Integrante / Ulisses Ferreira Dias - Integrante / Zaire Ferreira Franco - Integrante / Ellen Torres Pereira - Integrante / Elaine C. Vilhena Pereira - Integrante / Limerce Ferreira Lope - Integrante / Sandrelli Santana dos Passos - Integrante / Ademar Batista Lopes - Integrante / Cleyson José Soares de Oliveira - Integrante / Danicley Pereira Gomes - Integrante / Gabryela Pimenta de Souza - Integrante / Katiele Ribeiro Oliveria - Integrante / Nayara Costa Araújo - Integrante / Raíssa Camargo Vilhena Pereira - Integrante / Raquel Sforni Mota - Integrante / Reginaldo dos Santos Gomes - Integrante / Tereza Cristina de Oliveira - Integrante / Thalia Marques Andrade - Integrante / Anatel Ferreira Batista dos Santos - Integrante.
2017 - 2018
Grupo de Estudos Discursivos - IFG 2017-2
Descrição: O Grupo de estudos discursivos ? IFG é um projeto de ensino que tem como objetivos possibilitar o aprofundamento das leituras em teorias do discurso; promover o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso sob a perspectiva discursiva; além de divulgar os estudos discursivos entre alunos de graduação. Semestralmente, os participantes do grupo realizam leituras de obras anteriormente selecionadas de autores como Foucault, Bakhtin e Pêcheux. São propostas semanalmente atividades na plataforma moodle e diálogos/orientações presenciais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Alita Carvalho Miranda Paraguassú - Coordenador / Ulisses Ferreira Dias - Integrante / Zaire Ferreira Franco - Integrante / Ellen Torres Pereira - Integrante / Simone Mendes da Silva - Integrante / Elaine C. Vilhena Pereira - Integrante / Ana Lúcia D. dos Santos - Integrante / Miralva Papini - Integrante / Maiara Martins Brandão - Integrante / Luiz Lopes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise de Dicurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.2015PARAGUASSÚ, A. C. M.; COSTA, A. F. . Sujeitos patológicos entre a leitura e a escrita. Contrapontos (Online), v. 15, p. 436-452, 2015.

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.2013 PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Possibilidades de objetivação do corpo a partir das leituras de Bakhtin. O corpo é discurso (Bahia), v. 23, p. 13, 2013.

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.2012 PARAGUASSÚ, A. C. M.. O corpo regulamentado na escola brasileira: entre a democracia e a individualização. Revista Nome (Goiânia), v. 1, p. 1, 2012.

4.
PARAGUASSÚ, A. C. M.2012PARAGUASSÚ, A. C. M.. O professor discursivizado como um bem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 41, p. 917-925, 2012.

5.
PARAGUASSÚ, A. C. M.2011PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Educação, saúde e felicidade: a moral produtivista em propagandas escolares. Linguasagem (São Paulo), v. 1, p. 0/0, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PARAGUASSU, A. C. M.; PARAGUASSÚ, A. C. M. . Corpo e sujeito: uma análise discursiva. 1. ed. Jundiaí: Paco editorial, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; COSTA, A. F. . A construção do feminino como marketing ecológico: natureza, gênero e consumo. In: CAMARGO, H. W. ; LARA, R. M.. (Org.). Ecos midiáticos: sentidos e subjetividades. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. , p. 397-409.

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; SOUZA, A. P. . A vida dos professores infames: discursos de resistência. In: Sinval Martins de Sousa Filho; Wilson José Flores Júnior. (Org.). Pesquisa e ensino na área de letras: língua, linguística, literatura e ensino-aprendizagem de línguas e literaturas. 1ed.Goiânia: Imprensa Universitária, 2016, v. , p. 372-381.

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. A construção do feminino em enunciados de O Boticário. In: Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto; Davi Borges de Albuquerque. (Org.). A Análise do Discurso Ecológica no contexto da Ecolinguística: teoria e aplicações. 1ed.Brasília: Thesaurus, 2015, v. , p. 162-169.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; COSTA, A. F. . O corpo nas malhas da subjetividade. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder, 2014, Jataí. IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder, 2014.

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O sujeito e o seu corpo no discurso pedagógico: aberturas para uma reflexão epistemológica. In: SILEL - Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Anais do Silel. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3. p. 1-16.

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Os movimentos do corpo na constituição do sujeito-aluno. In: IX CONPEEX, 2012, Goiânia. Anais do IX CONPEEX - Seminário de Pós-graduação/ Mestrado, 2012. p. 9767.

4.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O corpo e a constituição do sujeito-aluno. In: SILEL, 2011, Uberlândia. Anais do Silel, 2011. v. 2. p. 0-0.

5.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Imagens da educação e esquecimentos em textos publicitários. In: VIII Conpeex, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011. v. 0. p. 0-0.

6.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Imagens da educação: o professor discursivizado como um bem. In: 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso, 2011, Assis. Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso, 2011. p. 78-92.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; COSTA, A. F. . Síndrome da Desistência Simbólica: uma análise discursiva da medicalização do trabalho docente. In: CONPEEX 2014, 2014, Goiânia. Anais do Conpeex 2014, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. A autoria na escola: contribuições da Análise do Discurso para a formação de professores. In: V Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2018, São Carlos. Caderno de programação e resumos dos grupos de pesquisa, 2018.

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. A vida dos professores infames: lugares de resistência. In: IV Colóquio Nacional de Letras e XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2016, Goiânia. Caderno de resumos IV Colóquio Nacional de Letras e XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2016. p. 1-244.

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; COSTA, A. F. . O tempo e a desistência na ordem do discurso educacional. In: III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras, 2015, Goiânia. Caderno de Resumos, 2015. p. 31-32.

4.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Corpo e sujeito: uma análise discursiva. In: II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Letras UFG, 2014, Goiânia. Anais Colóquio 2014, 2014.

5.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; COSTA, A. F. . O corpo nas malhas da subjetividade. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder, 2014, Jataí. Anais do IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder, 2014.

6.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O sujeito e o seu corpo no discurso pedagógico: aberturas para uma reflexão epistemológica. In: SILEL - Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Anais do Silel, 2013.

7.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O professor materializado no discurso midiático. In: XII COLÓQUIO DE LETRAS, 2011, Goiânia. XII COLÓQUIO DE LETRAS - 2011, 2011.

8.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Criarcontexto: imagens da educação e esquecimentos em textos publicitários. In: XII COLÓQUIO DE LETRAS, 2011, Goiânia. XII COLÓQUIO DE LETRAS - 2011, 2011.

9.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Imagens da educação: o professor discursivizado como um bem. In: I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - I CITeD, 2011, Assis. Caderno de programação e resumos I CITeD, 2011.

10.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O professor discursivizado como um bem. In: 59º Seminário do GEL, 2011, Bauru. Programação do 59º Seminário do GEL, 2011.

11.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Os corpos dos alunos do cerrado: normas, promessas e rebeldia. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011. v. 0. p. 0-0.

12.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Representações do corpo-aluno: norma, promessa e rebeldia. In: 32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, 2011, Goiânia. Caderno de resumos 32º ENEL, 2011.

13.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Construindo sujeitos na sala de aula: manutenção e desestruturação de imagens. In: XI Colóquio Faculdade de Letras, 2010, Goiânia. XI COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO ? 2010, 2010.

14.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Imagens da educação e esquecimentos. In: 58º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2010, São Carlos. PROGRAMAÇÃO DO 58° SEMINÁRIO DO GEL, 2010.

15.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Merchandising: as imagens da educação. In: XI Colóquio Faculdade de Letras, 2010, Goiânia. XI Colóquio Faculdade de Letras - 2010, 2010.

16.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Neologismos: a criação dum léxico numa literatura brasileira. In: X Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2009, Goiânia. X Colóquio de Pesquisa e Extensão - 2009, 2009.

17.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Português falado no Brasil e Língua Italiana: uso dos clíticos.. In: X Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2009, Goiânia. X Colóquio de Pesquisa e Extensão - 2009, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; SOUZA, A. P. . Mesa-redonda: Histórias da escrita e da leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. A autoria na escola: contribuições da Análise do Discurso para a formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; PEREIRA, E. T. ; DIAS, U. F. ; FRANCO, Z. F. . Letramento, leitura e escrita. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; DIAS, U. F. . A ordem discursiva do discurso religioso: análise de um folheto da Igreja Universal do Reino de Deus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FRANCO, Z. F. ; PEREIRA, E. T. . Poder e resistência nos discursos contra o sexismo: uma análise da campanha em favor dos 11 anos da Lei Maria da Penha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. A vida dos professores infames: lugares de resistência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; COSTA, A. F. . O corpo nas malhas da subjetividade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; COSTA, A. F. . Síndrome da Desistência Simbólica: uma análise discursiva da medicalização do trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Corpo e sujeito: uma análise discursiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. A construção do feminino em enunciados de O Boticário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O sujeito e o seu corpo no discurso pedagógico: aberturas para uma reflexão epistemológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Criarcontexto: imagens da educação e esquecimentos em textos publicitários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O professor materializado no discurso midiático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O corpo e a constituição do sujeito-aluno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Imagens da educação e esquecimentos em textos publicitários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Imagens da educação: o professor discursivizado como um bem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. O professor discursivizado como um bem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca . Os corpos dos alunos do cerrado: normas, promessas e rebeldia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Representações do corpo-aluno: norma, promessa e rebeldia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Imagens da educação e esquecimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Construindo sujeitos na sala de aula: manutenção e desestruturação de imagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Merchandising: as imagens da educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Neologismos: a criação dum léxico numa literatura brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; SARAIVA, Mayana . Português falado no Brasil e Língua Italiana: uso dos clíticos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Clíticos: comparativo entre o Português falado no Brasil e na língua italiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Autor-contradição em A barca dos sete lemes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Comissão Científica III COLÓQUIO NACIONAL DE LETRAS e do XVI COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO da FL/U. 2014. (Comissão Científica).

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Comissão de elaboração do Curso Licencitaura em Língua Portuguesa do IFG. 2014. (Comissão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Teoria I. 2008 (Poema).

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Amor-mor. 2006 (Poema).

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Uma ciência da poesia: será arte?. 2006 (Poema).

4.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Tinta preta - Uma homenagem a Drummond. 2006 (Poema).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca. Participação em banca de Danyela Alves de Freitas.A polifonia e o dialogismo em campanhas publicitárias para público feminino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás.

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca. Participação em banca de Paula Raissa Gomes Cavalcante.Polarização nas ideologias políticas (direita x esquerda): uma interpretação discursiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; PEREIRA, P. G.; MACHADO, C. A.. Banca de elaboração e revisão de provas do concurso público para Técnicos-Administrativos em Educação do IFG. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; ALMEIDA, L. A.; DANTAS, P. F.. Banca examinadora para contratação de professor substituto de português. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; DIAS, B. P. S. S.; CARVALHO, M. C. M.. Banca examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto de Língua Portuguesa/Linguística Geral. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Outras participações
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Banca de correção de redações das Vagas Remanescentes dos Cursos de Graduação. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Bancas avaliadoras de Processos de Reconhecimento de Saberes e Competências. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Banca de correção de redações do vestibular de 2015. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

4.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Banca de correção de redações do vestibular de 2014. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

5.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Banca de elaboração e revisão de provas dos processos seletivos dos cursos Técnicos Integrados. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

6.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Banca de elaboração e revisão de provas dos processos seletivos dos cursos Superiores. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

7.
PARAGUASSÚ, A. C. M.. Banca de elaboração e revisão de provas dos processos seletivos para Portador de Diploma e Transferência Externa. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GED convida.Histórias da leitura e da escrita. 2018. (Encontro).

2.
GED convida.A visão contemporânea de Ferdinand de Saussure no desenvolvimento dos Cursos de Letras. 2018. (Encontro).

3.
III Epígrafe e III Semana de Linguagens.Gênero, discurso religioso e adoecimento discente: estudos na perspectiva da Análise do Discurso. 2018. (Seminário).

4.
IX Café com leitura e IV Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito.Literatura e escrita marginal no Brasil: uma reflexão sobre o poder na escrita. 2018. (Oficina).

5.
V Colóquio Internacional de Análise do Discurso. A autoria na escola: contribuições da Análise do Discurso para a formação de professores. 2018. (Congresso).

6.
V Simpósio Nacional de Letras e Linguística e VI Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2018. (Simpósio).

7.
I Epígrafe.Percursos formativos do profissional de Letras. 2017. (Seminário).

8.
II Epígrafe e II Semana de Linguagens.Ler e escrever: uma conversa necessária. 2017. (Seminário).

9.
II Semana de Letras e I Ciclo de Debates. Língua, identidade e resistência on-line: modos de enunciação feminista nas redes sociais - professora James Deam.. 2017. (Congresso).

10.
II Semana de Letras e I Ciclo de Debates. A ordem discursiva do discurso religioso: análise de um folheto da Igreja Universal do Reino de Deus. 2017. (Congresso).

11.
II Semana de Letras e I Ciclo de Debates. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: relatos de experiências de aprendizagem de alunos da UFG no programa de licenciatura internacional (PLI) - professor Francisco Quaresma.. 2017. (Congresso).

12.
II Semana de Letras e I Ciclo de Debates. Poder e resistência nos discursos contra o sexismo: uma análise da campanha em favor dos 11 anos de Ler Maria da Penha. 2017. (Congresso).

13.
VII Amostragem.A representação feminina na mídia e na literatura. 2017. (Oficina).

14.
IV Colóquio Nacional de Letras e XVII Colóquio de pesquisa e extensensão da FL/UFG.A vida dos professores infames: lugares de resistência. 2016. (Outra).

15.
III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras.O tempo e a desistência na ordem do discurso educacional. 2015. (Outra).

16.
II Colóquio Nacional de Letras XV Colóquio de Letras da UFG.Corpo e sujeito: uma análise discursiva. 2014. (Encontro).

17.
II Encontro Brasileiro de Ecolinguística.A construção do feminino em enunciados de O Boticário. 2014. (Seminário).

18.
SILEL - Simpósio Internacional de Letras e Linguística.O sujeito e o seu corpo no discurso pedagógico: aberturas para uma reflexão epistemológica. 2013. (Simpósio).

19.
IX CONPEEX. Os movimentos do corpo na constituição do sujeito-aluno. 2012. (Congresso).

20.
32ª ENEL.Representações do corpo-aluno: norma, promessa e rebeldia. 2011. (Encontro).

21.
59º Seminário do GEL.O professor discursivizado como um bem. 2011. (Seminário).

22.
63ª Reunião da SBPC. Os corpos dos alunos do cerrado: normas, promessas e rebeldia. 2011. (Congresso).

23.
I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - I CITeD.Imagens da educação: o professor discursivizado como um bem. 2011. (Simpósio).

24.
I Encontro de Estudos da Linguagem: a sociedade como produção discursiva.GT: Corpo e bem-estar. 2011. (Encontro).

25.
SILEL.O corpo e a constituição do sujeito-aluno. 2011. (Simpósio).

26.
VIII Conpeex. Imagens da educação e esquecimentos em textos publicitários. 2011. (Congresso).

27.
XII COLÓQUIO DE LETRAS.O professor materializado no discurso midiático. 2011. (Outra).

28.
XII COLÓQUIO DE LETRAS.Criarcontexto: imagens da educação e esquecimentos em textos publicitários. 2011. (Outra).

29.
58º Seminário do GEL.Imagens da educação e esquecimentos. 2010. (Seminário).

30.
I Ciclo de Estudos do Discurso: repensando conceitos e objetos na obra de Michel Foucault. 2010. (Seminário).

31.
V Seminário de Leitura de Narrativa. 2010. (Seminário).

32.
XI Colóquio Faculdade de Letras.Construindo sujeitos na sala de aula: manutenção e desestruturação de imagens. 2010. (Outra).

33.
XI Colóquio Faculdade de Letras.Merchandising: as imagens da educação. 2010. (Outra).

34.
X COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS.Português falado no Brasil e Língua Italiana: uso dos clíticos.. 2009. (Outra).

35.
X COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS.Neologismos: A criação dum léxico numa literatura brasileira.. 2009. (Outra).

36.
XI EREL. 2009. (Encontro).

37.
XX FALE.Uso dos clíticos: comparativo entre o Português falado no Brasil e a língua italiana. 2009. (Outra).

38.
XX FALE.Autor-contradição em A Barca dos Sete Lemes. 2009. (Outra).

39.
III Seminário Leitura de Narrativas e II Seminário Leitura de Lírica. 2008. (Seminário).

40.
IX COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2008. (Outra).

41.
IV CICLO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; DIAS, B. P. S. S. ; DUARTE, S. B. R. ; LAGE, M. M. . II Semana de Letras e I Ciclo de Debates. 2017. (Outro).

2.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; CARVALHO, M. C. M. . I Epígrafe. 2017. (Outro).

3.
PARAGUASSÚ, A. C. M.; MACHADO, C. A. . II Epígrafe. 2017. (Outro).

4.
FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca ; FILETTI, Elisandra ; PARAGUASSÚ, A. C. M. . Produção de texto para o vestibular. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Zaire Ferreira Franco. O adoecimento estudantil em discurso: um estudo de caso entre os alunos de Letras.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

2.
Gabryela Pimenta de Souza. Alunos e a pós-modernidade: A importância da leitura e da escrita de temas transversais para uma sociedade consciente. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

3.
Ulisses Ferreira Dias. O dicurso religioso cristão e o regime de verdade: análise dos efeitos de sentido do Sacramento da Reconciliação em guias de confissão. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

4.
Ellen Torres Pereira. Relações cindidas e os discursos da Indústria Cultural sobre gênero.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Raíssa Camargo Vilhena Pereira. O ensino de literatura indígena como fator inclusivo nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto federal de Goiás. (Orientador).

2.
Raquel Sforni Mota. Alunos e a pós-modernidade: A importância da leitura e da escrita de temas transversais para uma sociedade consciente. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

3.
Gabryela Pimenta de Souza. Alunos e a pós-modernidade: A importância da leitura e da escrita de temas transversais para a formação de uma sociedade consciente. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto federal de Goiás. (Orientador).

4.
Reginaldo dos Santos Gomes. O processo de ensino de escrita em português para estrangeiros. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

5.
Nayara Costa Araujo. O processo de ensino de escrita em português para estrangeiros. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Raíssa Camargo Vilhena Pereira. Monitoria de Leitura e Produção textual. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto federal de Goiás. Orientador: Alita Carvalho Miranda Paraguassú.



Outras informações relevantes


15º lugar no concurso da Secretaria de Educação de Goiás realizado em 2009, para a subsecretaria metropolitana.
10º lugar no concurso da Secretaria de Educação de Goiás realizado em 2010, para a subsecretaria metropolitana.
1º lugar no concurso da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia realizado em 2010.
1º lugar no concurso da Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo realizado em 2011.
1º lugar no concurso do IFG-Formosa realizado em 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/11/2018 às 9:26:10