Maurício Canuto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8446054721087134
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Maurício Canuto é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, é formado em Letras - português. Participou do Projeto Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento, em projetos de formação de educadores e gestores e do Projeto DigitMEd - Hiperconectando Brasil. Tem experiência na área de Linguagem e Educação, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna, leitura e escrita no ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, formação contínua de professores colaborativos e críticos, metodologia de pesquisa Crítica de Colaboração e Multiletramentos. Dentre essas atividades, nos últimos 4 anos foi Gestor do CEU Pêra Marmelo e do Centro de Educação em Diretos Humanos em parceria com a SMDHC. Além de ser formador e membro da equipe que produziu os cadernos a caminho da autoria distribuído na rede municipal de SP em 2016. Atualmente é professor de português na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e professor nos cursos de educação da COGEAE/PUC-SP e do Instituto Singularidades de Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maurício Canuto
Nome em citações bibliográficas
CANUTO, Maurício.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal da Educação.
Rua Aurelia, 796
Vila Romana
05046-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 39483950
URL da Homepage: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/default.aspx


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Atividade de Formação de professores de ensino fundamental I: Leitura como instrumento de ensino-aprendizagem,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria Cecília Camargo Magalhães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural; Atividade de Formação de Professores; Leitura como Instrumento de Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Especialização em Mídias na Educação. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: A Formação Inicial do Professor e uso da Tecnologia.
Orientador: José Marcos Alves.
2013 - 2013
Especialização em Arte, Educação e Terapia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Conchas, FACON, Brasil.
Título: A DANÇA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA POR MEIO DA ATIVIDADE SOCIAL.
Orientador: Rosana Sebastião da Silva.
2007 - 2008
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. (Carga Horária: 400h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Leitura: um contraponto entre a fala do professor e silenciamento da voz do aluno.
Orientador: Nádia Conceição Lauriti.
2012 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: O desenvolvimento da criança por meio da atividade social.
Orientador: Manoel Edson de Oliveira.
2004 - 2006
Graduação em Letras: Portugês/Inglês.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Leitura e Ensino: o silenciamento de sentido no livro didático.
Orientador: Magalli San'tanna.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Multiletramentos na escola: linguagens em foco. (Carga horária: 42h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Gênero e sexualidade na escola. (Carga horária: 36h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2016 - 2017
International Class - A Study and Training Program in Social Therapeutics. (Carga horária: 400h).
East Side Institute, ESI, Estados Unidos.
2015 - 2015
MÚSICA, CULTURA NEGRA, BRASILIDADE- OLHAR PANORÂMICO SOBRE MPB E RELAÇÕES. (Carga horária: 13h).
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2014 - 2014
Jeff Bezemer: Learning platforms in a changing so. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
Workshop: metodologias aplicadas aos cursos de gra. (Carga horária: 8h).
Instituto Singularidades, ISES, Brasil.
2013 - 2013
Digital Media Research: Methodological Approaches. (Carga horária: 15h).
University of Crete, UOC, Grécia.
2012 - 2012
Plano de Formação em TIC - Modúlo 2. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2012 - 2012
Plano de Formação em TIC 2012 - Módulo 1. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2012 - 2012
Plano de Formação em TIC 2012 - módulo 3. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2012 - 2012
Jornal Mural Literário. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2010 - 2010
Escrita Acadêmica: Dissertação, Tese e Artigo. (Carga horária: 25h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
OCPEA - Língua Inglesa. (Carga horária: 12h).
Secretária Municipal da Educação (SP), DOT-P SME, Brasil.
2010 - 2010
Vygotsky and Education: from Practice to Research. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Leitura e Produção de Textos. (Carga horária: 90h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
How to Think Cultural and Activity Theory. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Pesquisas e Intervenções em Didática de Línguas. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
The development of arguing and reasoning in the co. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
A Roman child's arguing with a democratic father. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Inclusão de Crianças com Necessidades Especiais. (Carga horária: 36h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2006 - 2006
A Sedução na Comunicação: Recursos Persuasivos. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2005 - 2005
Comunicação Escrita. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Literatura Contemporânea: a importância de Marçal. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2005 - 2005
Literatura Brasileira Contemporânea. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2004 - 2004
Conexão direta com alunos adolescentes. (Carga horária: 3h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Singularidades, ISES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 1
Outras informações
Projeto: Apoio Linguístico Alunos do curso de Letras do Singularidades sob a supervisão do professor Maurício Canutoestão oferecendo intervenções na área de Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 15
Outras informações
Ensino, lincenciatura em Letras, Nível Graduação: Disciplinas ministradas: Gêneros do discurso: Linguística textual: Enunciação, discurso e texto: Estudos sobre letramento, multiculturalismo e multimodalidade; Metodologias de Ensino de Línguas; Oficina de Leitura e escrita acadêmica; Fonética e Fonologia do Português Brasileiro Didática do Ensino de Português Seminário: manifestações culturais juvenis Seminário: práticas de multimodalidade Ensino, licenciatura em Pedagogia, Nível Graduação: Disciplinas ministradas: Escrita de gêneros acadêmicos

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre os Multiletramentos
02/2017 - Atual
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Multiculturalismo e diversidade
02/2017 - Atual
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gêneros do discurso e sua didática
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de escrita academica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Generos do discurso
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre letramentos: multiculturalismo e multimodalidade
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e fonologia da Língua Portuguesa
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em ensino de Linguas
02/2015 - 06/2015
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre Letramentos: multiculturalismo e multimodadlidade
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Enunciação, texto e discurso
02/2014 - 06/2014
Ensino, Letras-Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gêneros do discurso

Marie Curie Actions International Research Staff, MCF, França.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Professor do Curso de Extensão: "Leitura e Produção de Texto: trabalhando com a noção de gênero", oferecido pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) - PUC-SP Professor do Curso de Extensão: "O Discurso das Toerias de Ensino-Aprendizagem", oferecido pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) - PUC-SP. Professor do Curso de Extensão: "O Discurso do Coordenador Pedagógico", oferecido pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) - PUC-SP. Pesquisador no Projeto de Extensão: "Leitura e Escritas nas Diferentes Áreas", do grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar - nas fases 2, 3 e 4.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor da Revista Eletrônica Lael em Discurso

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

03/2010 - Atual
Extensão universitária , LAEL - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, .

Atividade de extensão realizada
Pesquisador formador no Projeto LEDA - Leitura e escrita nas diferentes áreas.

Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gestor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 4
Outras informações
Formador-parceiro nos módulos I e II do curso "Diálogos Interdisciplinares: a caminho da autoria", coordenado pelo DIPED - Divisão Pedagógica - Diretoria Regional Pirituba/Jaraguá - SME.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Ação do Núcleo Educacional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular - Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2013 - 03/2017
Direção e administração, Secretaria Municipal da Educação, .

Cargo ou função
Gestor.
03/2015 - 08/2016
Ensino, Dialogos Interdisciplinares, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Curso de Extensão: diálogos interdisciplinares - Módulo I e II

Colégio Conrada Mellon, UE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor de Língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Fund II


Colégio Prígule, PRIGULE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria


Somos Educação, SOMOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Revisor e Tutor de cursos, Enquadramento Funcional: Freelancer
Outras informações
Tutor das turmas 1/2017; 2/2017 e 1/2018 do curso Novas Tecnologias para a rede de escolas do Grupo SOMOS EDUCACÃO.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
GEEM - GRUPO DE ESTUDOS DE ENSINO E MULTILETRAMENTOS
Descrição: Pesquisar, desenvolver e promover material didático e instrucional e outros produtos, de ensino centrados nos estudos das práticas sociais e discursivas dos letramentos, bem como nas atividades de oralidade, leitura e da escrita nas sociedades letradas na interface com os conhecimentos linguísticos. Esses produtos devem promover um diálogo claro com a Base Nacional Curricular Comum..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
A Pesquisa Crítica de Colaboração: construindo comunidades para aprendizagem e desenvolvimento, em projetos de formação de educadores
Descrição: Esta pesquisa está inserida no quadro da Linguística Aplicada pensada como ?transgressiva e performativa?, com base nas discussões de Moita Lopes (2006); Pennycook ( 2006) e Fabrício (2006), o que significa ver a linguagem como constitutiva de relações colaborativas e dialéticas na organização de práticas transformadoras e o pesquisador como um agente crítico na produção colaborativo-crítica de novos significados, orientados ao objeto da atividade em foco. Tem o objetivo de aprofundar criticamente a compreensão teórico-metodológica do conceito de Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) e dos conceitos de comunidade e construção de comunidades, em pesquisas com formação de educadores. Estes são conceitos centrais às investigações com formação de professores desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar, principalmente, em escolas das redes públicas de ensino. Como apontam Boaventura Santos (2010) ao discutir uma ecologia dos saberes e Hargreves (2003) ao discutir a escola e os professores na sociedade atual a que denomina sociedade do conhecimento, entre outros, para que possa haver uma transformação da escola é necessário a criação de ambientes que envolvam a escola ? gestores, professores, alunos e outras comunidades como pesquisadores e pais de alunos, na construção de práticas de intervenção no mundo real. Tem como foco específico: a) descrever, analisar e avaliar a relação entre os movimentos de colaboração e de argumentação que organizam a pesquisa crítica de colaboração; b) descrever, analisar e avaliar os tipos de colaboração construídos e que tipos de práticas possibilitam; c) descrever as redes de atividades que possibilitam ou não a constituição de comunidades. São perguntas de pesquisa que guiarão o desenvolvimento do projeto: (1) Como os movimentos de colaboração e de argumentação se relacionam nas interações, na organização da pesquisa? ; (2) Que tipos de colaboração são produzidos e que tipos de práticas possibilitam?; (3) Que redes de atividades foram construídas e como possibilitaram ou não a construção da escola como comunidade, ou de comunidades nas escola? Está apoiada na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, que entende os sujeitos como sócio-historicamente e politicamente constituídos por meio de relações colaborativo - críticas mediadas com o mundo. Para a realização deste projeto, inicialmente os conceitos em foco serão aprofundados e relacionados às discussões no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. O corpus será construído a partir de dados do Programa Ação Cidadã e do Projeto Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas desenvolvido junto à escolas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Esses dados serão recuperados na forma de gravações em áudio e vídeo, notas de campo e cópias de materiais impressos e de tarefas realizadas em meio digital. O corpus será analisado conforme a perspectiva dialógico-enunciativa, cujas categorias enunciativo-discursivo-linguísticas são construídas a partir dos contextos das atividades enfocadas. O trabalho se propõe a contribuir a discussão teórico-metodológica da Pesquisa Crítica de Colaboração..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Maurício Canuto - Integrante / ALICE YOKO HORIKAWA - Integrante / Maria Cecilia Camargo Magalhaes - Coordenador / FERNANDA MORENO CARDOSO - Integrante / Maria Otília Guimarães Ninin - Integrante.
2015 - 2017
Formação crítico-colaborativa para a desencapsulação curricular
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar uma proposta de intervenção para reformulação curricular, DIGIT-ME-D/Brasil, realizado com escolas públicas e privadas, para o trabalho com saberes múltiplos, a partir de formação crítico-colaborativa. Nessa proposta, pesquisadores atuam junto a um grupo de educadores e alunos (surdos e ouvintes) na discussão, idealização, construção, implementação e reelaboração de propostas de transformação curricular. Realizada em instituições de ensino superior e de educação básica de São Paulo, Ceará, Pernambuco e Piauí, a proposta tem como sujeitos: pesquisadores, gestores, professores e estudantes, aprendendo como se tornarem formadores. Os dados para análise estão sendo produzidos e coletados por meio de gravações, em áudio e vídeo, notas de campo das várias atividades conduzidas e de cópias de materiais construídos pelos participantes. O material multimodal será descrito, analisado e interpretado com base em uma perspectiva dialógico-enunciativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
DIGIT ? MED Brasil ? Transformando o ensinoaprendizagem pelas múltiplas mídias
Descrição: O projeto de extensão DIGIT ? MED Brasil ? Transformando o ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias tem como objetivo a desencapsulaçao curricular por meio do trabalho crítico-colaborativo entre pesquisadores, professores, coordenadores, diretores e alunos como propiciadores de transformação da comunidade. A proposta é que, com uso de múltiplas mídias, esses participantes possam trabalhar variadas formas de representação que permitam acesso e expressão de uma ecologia de saberes (SANTOS, 2008). A proposta envolve um trabalho com todas as áreas do conhecimento por meio do Multiletramento (THE LONDON GROUP, 1996), em oficinas, reuniões de formação, aulas, eventos com a comunidade, dentre outras atividades da Cadeia Criativa de transformação coletiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maurício Canuto - Integrante / Maria Cecilia Camargo Magalhaes - Integrante / Fernada Liberali - Coordenador / Maria Cristina Meaney - Integrante / SANTIAGO, Camila - Integrante / Bruna Soares Cababe - Integrante.
2012 - 2014
Global Perspectives on Learning and Development with Digital Video-Editing Media: A Qualitative Inquiry in Everyday Lives of Marginalized Young People
Descrição: Este projeto de dois anos de colaboração intensa entre a Universidade de Creta, a Instituto de Educação de Londres, a Universidade de Londres, a Universidade Estadual de Psicologia e Educação de Moscou, a Universidade Gratuita de Berlin, a Universidade Jawaharlal Nehru e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tem como tema o estudo das perspectivas globais sobre aprendizagem e desenvolvimento com mídia de edição de vídeos digitais (Digital Video-Editing Media). Investiga, de forma qualitativa, como jovens marginalizados usam as medias digitais e de que forma esses usos atuam na constituição de suas identidades. O intercâmbio entre os pesquisadores tem como foco o trabalho das dimensões sociais, culturais, educacionais, e multimídiaticas que envolvem a práticas cotidianas com ênfase no uso de aparelhos utilizados para capturar, editar e divulgar dados em forma de vídeos. Os objetivos do projeto envolvem o desenvolvimento de uma metodologia inovadora para os estudos interculturais, interdisciplinares e comparativos, de mídias digitais emergentes e práticas tecnológicas, com atenção especial às vozes e perspectivas dos jovens envolvidos nesta pesquisa. O projeto possibilitará uma construção mais completa e criativa de uma sinergia de pesquisa sólida entre as tradições alemã e indiana acerca de pesquisas antropológicas e sociológicas sobre a juventude; conhecimentos britânicos sobre análise de mídia; pesquisas brasileiras e gregas sobre a juventude; e teorias de aprendizagem russas. Os instrumentos teóricos e metodológicos se baseiam na psicologia pós-vygotskiana e teoria da aprendizagem, na análise multimodal e na pesquisa antropológica. Projeto é financiado pela Fundação Marie Curie Actions International Research Staff.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Leitura e escrita nas Diferentes Áreas - Fase 3
Descrição: Este projeto foi iniciado em 2004 na Diretoria Estadual de Educação de Carapicuíba (SP), como Leitura nas Diferentes Áreas LDA, Fase 1 - e continuado, de 2007 a 2009, como Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas - LEDA Fase 2 (com suporte da PUC, conforme relatório enviado). Foram, desde o início, objetivos do L(E)DA compreender transformar os modos como a leitura e a escrita são trabalhados nas diversas áreas do conhecimento, nas escolas da rede pública, de forma a propiciar a aprendizagem de conteúdos específicos de cada disciplina e a apropriação da linguagem para a constituição de alunos cidadãos. O foco está na compreensão de como propiciar contextos de formação em que os participantes compartilhem conhecimento sobre como, por meio da leitura e escrita, criam atividades para que os alunos aprendam conceitos específicos das diferentes disciplinas, de forma a preencher as necessidades de transformação de suas vidas nos contextos escolares e fora deles. Tais questões são de grande valor acadêmico para a formação em contexto de trabalho, mas centralmente importantes para a transformação da escola quanto a possibilitar a constituição de alunos leitores e escritores problema crucial da escola da rede oficial, hoje. A formação de educadores em contexto de trabalho, compreendida como atividade (Vygotsky, Leontiev), enfoca o processo de negociação de significados que se desenvolvem em vários momentos de uma Cadeia Criativa (Liberali, 2006): reuniões nas escolas de formadores com professores participantes (Grupo de Apoio GA) para discussões teórico-metodológicas quanto à compreensão de leitura e escrita em todas as áreas do conhecimento, sua inserção social e a relação com as necessidades a serem trabalhadas; Sessões Reflexivas do GA para compreensão da relação teoria-prática; participação em HTPC, em que o GA discutirá com todos os professores da escola as questões enfocadas nas reuniões e sessões reflexivas; observação de aulas de professores voluntários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maurício Canuto - Integrante / ALICE YOKO HORIKAWA - Integrante / FERNANDA MORENO CARDOSO - Integrante / Maria Otília Guimarães Ninin - Integrante / Elvira Maria Godinho Aranha - Integrante / MAGALHÃES, M. C C. - Coordenador.
2010 - 2012
Atividade de formação de professores de ensino fundamental I: leitura como instrumento de ensino-aprendizagem
Descrição: Este trabalho tem como objetivo geral compreender de forma crítica a condução de um projeto de formação contínua de professores, organizado como atividade voltada à compreensão das relações entre pesquisadores (PUC-SP), professores e gestores de uma Escola Estadual de Tempo Integral (EETI), localizada na região noroeste de São Paulo. O conteúdo do trabalho de formação contínua no contexto escolar foi a discussão pelos participantes das práticas de leitura em todas as áreas do conhecimento do contexto escolar. Especificamente, este trabalho tem como objetivo, compreender os modos como pesquisadores, gestores e professores das diferentes áreas: a) interagem na produção para a compreensão e transformação das práticas de leitura nas diferentes áreas; b) relacionam teoria e prática na compreensão e transformação dos modos de agir durante planejamento e desenvolvimento das práticas didáticas, no trabalho com leitura; c) compreendem sentidos próprios e de outros nas relações e compartilham significados atribuídos aos processos de leitura na organização e discussão das práticas didáticas. A fundamentação teórica tem base na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), conforme discussões elaboradas por Vygotsky (1930/2008, 1934/2008), por Leontiev (1977, 1978, 1983, 2004) e por Engeström (1987, 1999a, 1999b, 1999c) sobre ensino-aprendizagem e desenvolvimento. A formação de professores nesse contexto de formação contínua é entendida como uma atividade sócio-histórico-cultural, em que pesquisadores, professores e equipe gestora são participantes ativos e efetivos na construção do objeto coletivo. Em termos metodológicos, está apoiada nos pressupostos da Pesquisa Crítica de Colaboração ? PCCol, segundo Magalhães (2009). As relações entre os participantes caracterizam-se como colaborativo-crítico, visto que são criados momentos em que a colaboração e a reflexão crítica são centrais no compartilhamento de novos significados. A discussão dos dados aponta para a impo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Colaboração e Contradição como elementos constitutivos de processos de produção compartilhada de conhecimento na condução de pesquisas em contextos escolares
Descrição: Este projeto objetiva compreender criticamente as formas de questionar, apresentar, contrapor argumentos que constituem as atividades do contexto escolar, com ênfase, na formação de educadores, como produções reprodutivas e/ou criativas de significado para propor um quadro de investigação e de organização dessas atividades em perspectivas mais criativas. O enfoque deste estudo está centrado na elaboração de um quadro de categorias que mostre as diferentes formas de apresentação de pontos de vista, suportes, oposição, conclusões, acordos e suas implicações para o processo de produção de significados compartilhados. A questão central está na definição das características enunciativo-lingüístico-discursivas que permitem criar uma base de análise rica para o estudo dos processos criativos de produção de significado por diferentes pesquisadores. Sua principal meta é tornar-se um referencial para o desenvolvimento de categorias de análise de dados que sirvam de base para a interpretação e/ou transformação de atividades, reprodutivas ou criativas, no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da Pesquisa Crítica de Colaboração. A pesquisa discutirá as formas de apresentação, refutação e questionamento de argumentos tratados na literatura sobre argumentação de um modo geral e, mais especificamente, nos estudos sobre argumentação em contexto escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, serão utilizados dados do banco do grupo de pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar que se constitui de textos orais (transcritos) e escritos, gerados em atividades escolares mono e bilíngües do Programa de Extensão Ação Cidadã. O corpus será analisado conforme quadro construído, a partir da base bibliográfica estudada, adaptada e reconstruída de acordo com os contextos enunciativos enfocados e com os aspectos da teoria sócio-histórico-cultural que fundamenta esse estudo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maurício Canuto - Integrante / Edna Oliveira do Carmo - Integrante / ALICE YOKO HORIKAWA - Integrante / FERNANDA MORENO CARDOSO - Integrante / Elvira Maria Godinho Aranha - Integrante / Maria Helena Silveira - Integrante / MAGALHÃES, M. C C. - Coordenador / Letícia Reina Gonçalves - Integrante.
2008 - Atual
Linguagem em Atividades no Contexto Escolar - LACE
Descrição: O grupo LACE, fundado em 2004, focaliza principalmente a formação de educadores e alunos crítico-reflexivos. Inclui pesquisas de intervenção crítico-colaborativas que investigam a constituição dos sujeitos, suas formas de participação e a produção de sentidos e significados em Educação. Além disso, visa desenvolver e aprofundar: (a) a discussão dos modos como a linguagem está sendo enfocada nos contextos de formação de professores e (b) um quadro teórico-metodológico para o trabalho de intervenção nos contextos profissionais escolares. Integra duas temáticas centrais: Linguagem, Colaboração e Criticidade (LCC), sob a liderança da Profa. Dra. Maria Cecília Magalhães, e Linguagem Criatividade e Multiplicidade (LCM), sob a liderança da Profa. Dra. Fernanda Liberali. Partindo da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, Leontiev, Bakhtin), as temáticas consideram: a) as atividades como formas de transformação da ação do ser humano na vida e b) a pesquisa como uma forma de emancipação pela perspectiva de ação no/para/sobre/com o mundo. O LCC examina e discute o conceito de colaboração como central para o desenvolvimento de reflexão crítica na produção de conhecimento sobre questões de ensino-aprendizagem e de produção da consciência crítica. O LCM aborda questões de formação crítica em contexto mono e bilíngües, em que a linguagem permite a constituição de Cadeias Criativas (Liberali, 2006) como espaço de formação em que os participantes geram novos significados, criando uma multiplicidade de possibilidades de participação no mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
A Colaboração na Formação de Profissionais Reflexivos e Críticos:Pesquisa e Extensão
Descrição: O projeto tem como objetivos principais examinar o papel da colaboração na construção de zpds como ferramenta-e-resultado (Newman e Holzman, 1993), nos contextos de formação, isto é, na organização de lócus que permita que a reflexão critica tenha lugar. Mais especificamente, tem como objetivos examinar:as relações entre formadores e professores para analisar esse processo intrincado e complexo composto por ações que possibilitam ou não que professores e educadores criticamente olhem para suas ações, aprendam sobre as teorias que as informam e sobre os significados políticos que as embasam e sejam capazes de revê-las e reconstruí-las (Smyth, 1992);.as escolhas metodológicas na condução da pesquisa e/ou na organização dos contextos de formação como um local de reflexão e de desenvolvimento; a linguagem como central nesse processo como uma ferramenta para agir de forma autorítária ou colaborativa. que permite ou dificulta a organização do pensamento crítico ao possibilitar ou não que os agentes desconstruam suas práticas rotineiras e alienadas e tenham controle de suas compreensões e dos interesses a que servem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2009
LEDA - Leitura e Escrita na diferentes áreas - Programa Ação Cidadã - fase 2
Descrição: O Programa de Extensão Universitária Interinstitucional intitulado Programa Ação Cidadã (PAC) foi primordialmente elaborado pela equipe de pesquisadores, ligados à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do programa que engloba projetos de formação crítico-criativa é transformar a sociedade, por meio de atividades teórico-práticas. Seu foco principal está na compreensão, discussão e ação colaborativa crítico-criativa, pautadas pela ética e interdependência. Os valores principais deste trabalho são a colaboração, criticidade, criatividade, ética interdependente, responsividade e responsabilidade.Os projetos de pesquisa realizados pelo programa atualmente são:1. Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas (escolas da rede pública de São Paulo e Grande São Paulo); 2. Aprender Brincando (CEIs de SP); 3. Múltiplos Mundos. O programa de extensão que desenvolve a cidadania como a condição daqueles que não aceitam simplesmente o que lhes é oferecido, mas que também desejam construir seus próprios direitos e deveres de forma interdependente (Freire, 1970 e 2000; Lessa, Liberali & Fidalgo, 2005)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Maurício Canuto - Integrante / ALICE YOKO HORIKAWA - Integrante / Maria Cecilia Camargo Magalhaes - Coordenador / Alzira da Silva Shimoura - Integrante / Mona Mohamed Hawi - Integrante / Fernada Liberali - Integrante / Marianka de Souza Gonçalves-Santa Barbara - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2016
Projeto Ampliar - Oficina de textos escritos em Língua Portuguesa
Descrição: Este projeto foi elaborado justamente com o objetivo de possibilitar aos alunos conhecer os processos de comunicação escrita inerentes às diferentes situações de comunicação, tais como ler e escrever em uma linguagem (a linguagem jornalística) e em um gênero específico (notícias). O trabalho será desenvolvido na EMEF CEU PERA MARMELO da rede municipal de ensino de São Paulo, situada na zona noroeste, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. No contra turno, conhecido como ?projeto ampliar?. Inicialmente, o projeto tem a duração de um ano letivo, porém poderá se estendido de acordo com a demanda, necessidade e/ou interesse. Durante todo o ano letivo os alunos terão oficinas de escrita de diferentes gêneros textuais, que serão escolhidos e selecionados pelo grupo. A turma será composta por 15 alunos. A relevância deste projeto deve-se ao fato de que muitos alunos que acabam de chegar ao Ensino Fundamental II apresentam um déficit de aprendizado e por não dominarem plenamente a linguagem escrita. O que possibilitará aos alunos:  Se apropriar das características do gênero;  Ler e reconhecer os gêneros trabalhados;  Perceber o objetivo de cada texto produzido e sua finalidade;  Desenvolver argumentações;  Saber levar em conta o contexto de produção. A proposta deste projeto é, portanto, que os alunos saibam ler e escrever textos escritos; e que produzam no final uma coletânea (livro) com os textos de autoria..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maurício Canuto - Coordenador / Edvane Rubin Sena - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista Língua e Educação ISSN: 2175-7194
2009 - Atual
Periódico: Revista l@el em (dis)curso ISSN 2175-4640


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação Contínua de Professores.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Metodologia de Ensino de Línguas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Certificado de Aprovação em Concurso Público (Profº Ensino Fund II e Médio - Inglês), Prefeitura do Município de São Paulo.
2009
Certificado de Aprovação em Concurso Público (Profº Ensino Fund II e Médio - Português), Prefeitura do Município de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CANUTO, Maurício.2015CANUTO, Maurício.; MINE, T. . Colaboração e Construção da Autonomia:usos e possibilidades de um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Scitis, v. 2, p. 73-81, 2015.

2.
LIBERALI, Fernanda2015LIBERALI, Fernanda ; Maria Cecilia Camargo Magalhaes ; MEANEY, M. C. ; CANUTO, Maurício. ; SANTIAGO, Camila ; SANTOS, J. A. A. . Projeto DIGIT-M-ED: uma proposta de desencapsulação da aprendizagem escolar por meio dos multiletramentos. Prolíngua (João Pessoa), v. 10, p. 2-17, 2015.

3.
2CANUTO, Maurício.2009 CANUTO, Maurício.. Três Tipos de Leitores: O Contemplativo, o Movente e o Imersivo. Revista Scitis, v. 4, p. 19-25, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
LIBERALI, Fernanda ; Maria Cecilia Camargo Magalhaes ; SANTIAGO, Camila ; MEANEY, M. C. ; CANUTO, Maurício. . Enhancing Multimedia Use in State Secondary Schools in São Paulo: Α Critical Collaborative Perspective. In: Michalis Kontopodis; Christos Varvantakis. (Org.). Global Youth in Digital Trajectories. 1ed.Londres: Routledge, 2017, v. 1, p. 10-22.

2.
CANUTO, Maurício.. Atividade de formação de professores e as transformações iniciais do trabalho com leitura por meio da pesquisa crítica de colaboração ? Pccol. In: Ibiapina, Barbosa, Araujo. (Org.). Pesquisa Colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. 1ed.Piauí: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 199-230.

3.
GAZZOTTI, D. ; CANUTO, Maurício. . Letramento crítico multimodal nas aulas de inglês. In: Fernanda Coelho Liberali. (Org.). Inglês: linguagem em atividades sociais. 1ed.São Paulo: BLUCHER, 2016, v. 2, p. 37-53.

4.
LIBERALI, Fernanda ; Maria Cecilia Camargo Magalhaes ; MEANEY, M. C. ; CANUTO, Maurício. ; SANTIAGO, Camila ; CABABE, B. S. . Enhancing Multimedia Use In Public Middle and High Schools in São Paulo/ Brazil: Α Critical Collaborative Methodological Perspective. In: M. Kontopodis, C. Varvantakis, M. Dafermos & C. Wulf. Berlin. (Org.). Youth, Tube, Media: Qualitative insights and international perspectives. 18ed.: , 2014, v. , p. 23-37.

5.
CANUTO, Maurício.. A formação crítico-colaborativa do formador-pesquisador no subprojeto: leitura e escrita nas diferentes áreas. In: Fernanda Coelho Liberali; Mônica Galante Gorini Guerra; Rosemary Hohlenwerger Schettini. (Org.). Programa Ação Cidadã: pesquisa e transform(ação) de comunidades. Fortaleza - CE: Aprender Editora, 2011, v. 1, p. 153-162.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CANUTO, Maurício.. Currículo: dê o passo certo. Guia Prático para fazer Currículo, São Paulo, p. 03 - 05, 01 dez. 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CANUTO, Maurício.. Um trabalho crítico_colaborativo de formação de professores: leitura e escrita como instrumentos de ensino-aprendizagem. In: 4 SIAC - Simpósio Ação Cidadã, 2010, Fortaleza. Perfomance na colaboração e criatividade. Fortaleza: Editora Ipiranga, 2010. v. 01. p. 115-116.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CANUTO, Maurício.. Vozes do território: inclusão linguística nos espaços escolas. In: 8º Simpósio Ação Cidadã, 2016, São Paulo. SIAC: agência colaborativa, 2016.

2.
CANUTO, Maurício.; Rodrigues, Rosemire Santos . Leitura e produção de texto: construindo a noção de gênero do discurso. In: 20º InPLA - Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada, 2015, São Paulo. As múltiplas faces da linguagem, 2015.

3.
CANUTO, Maurício.. Formação de professores: uma perspectiva colaboratica-crítica. In: 19º INPLA/SIL - Intercâmbio de pesquisa e Linguística Aplicada, 2013, São Paulo. Linguagens, Teorias e Práticas. São Paulo: Terracota, 2013. v. 01. p. 15-15.

4.
CANUTO, Maurício.. Atividade de formação de professores de ensino fundamental I: leitura como instrumento de ensino-aprendizagem. In: 6º SIAC - Simpósio Ação Cidadã, 2012, São Paulo. 6º SIAC - Fazer escolhas, tomar decisões, 2012. v. 01. p. 27-27.

5.
CANUTO, Maurício.. Leitura e produção de contos na aula de língua portuguesa: uma concepção enunciativa da linguagem. In: 6º SIAC - Simpósio Ação Cidadã, 2012, São Paulo. 6 º SIAC - Fazer escolhas, tomar decisões. Fortaleza - CE: Aprender editora, 2012. v. 01. p. 56-56.

6.
CANUTO, Maurício.. Leitura como objeto de uma atividade de formação de professores. In: XI Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Poetuguesa, 2012, São PAulo. A aula de língua portuguesa: que cara o estagiário, o professor e o Pesquisador lhe dão?, 2012. v. 1. p. 49-49.

7.
CANUTO, Maurício.; FONSECA, L. . Leitura e Produção Textual: um caminho online à reflexão. In: 18º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Linguística Aplica, Linguagens, Discursos. São Paulo, 2011.

8.
CANUTO, Maurício.; LEMOS, M. F. . All Stars Múltiplos Mundos Show: a performance criando contextos com bases em ações cidadãs. In: 18º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Linguística Aplica, Linguagens, Discursos. São Paulo, 2011.

9.
CANUTO, Maurício.. Atividade de Formação Contínua de Professores em HTPC: leitura como instrumento de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas do conheicmento. In: 5º Simpósio Ação Cidadã, 2011, São Paulo. 5º Simpósio Ação Cidadão - Rompendo Barreiras pela Cidadania. Fortaleza - CE: Aprender Editora, 2011. v. 1. p. 30-31.

10.
MAGALHÃES, M. C C. ; CANUTO, Maurício. . Linguagem, Colaboração e Criticidade. In: I Fórum Nacional ISCAR BRASIL, 2010, São Paulo. POR UM MAPA DOS SENTIDOS DA TEORIA DA ATIVIDADE E PESQUISA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NOS GRUPOS DE PESQUISA DO BRASIL. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010. v. 01. p. 63-65.

11.
LIBERALI, Fernanda ; CANUTO, Maurício. . Linguagem, Criatividade e Multiplicidade. In: I Fórum Nacional ISCAR BRASIL, 2010, São Paulo. POR UM MAPA DOS SENTIDOS DA TEORIA DA ATIVIDADE E PESQUISA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NOS GRUPOS DE PESQUISA DO BRASIL. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010. p. 65-69.

12.
CANUTO, Maurício.. A Formação Crítico-Colaborativa no Programa de Extensão Universitária ? Projeto Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento. In: I Encontro Interinstitucional de Linguagem, 2010, Pouso Alegre - MG. I Encontro Interinstitucional de Linguagem, 2010. v. 01.

13.
CANUTO, Maurício.. Formação de profesores: um trabalho crítico-colaborativo no programa de extensão universitária. In: IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP, 2010, São Paulo. Linguagens e Culturas: ensino de língua e formação de professor. São Paulo, 2010. v. 1. p. 109-110.

14.
CANUTO, Maurício.. A formação crítico colaborativa do formador no projeto:leitura e escrita nas diferentes áreas. In: III Colóquio da Aled - Brasil, 2010, Recife. Discursos e práticas sociais. Recife: UFPE, 2010. v. 3. p. 268-269.

15.
LEMOS, M. F. ; CANUTO, Maurício. . All Stars Múltiplos Mundos Show: criando contextos com base em ações cidadãs. In: III CLAPFL, 2010, Taubaté. III Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. Taubaté: Editora Casa Cultua, 2010. p. 305-305.

16.
CANUTO, Maurício.. A colaboração crítica e a formação de pesquisador-formador dentro do projeto: leitura e escrita nas diferentes áreas. In: III CLAPFL, 2010, Taubaté. III Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. Taubaté: Editora Casa Cultura, 2010. p. 303-303.

17.
CANUTO, Maurício.; LEMOS, M. F. . All Stars Múltiplos Mundos Show: perfomance na colaboração e criatividade. In: 4º SIAC - Simpósio Ação Cidadã, 2010, Fortaleza. Performance na colaboração e criatividade. Fortaleza: Editora Ipiranga, 2010. v. 01. p. 38-38.

18.
CANUTO, Maurício.. Projeto alunos monitores do CEU: construindo o agir cidadão. In: 4º SIAC - Simpósio Ação Cidadã, 2010, Fortaleza. Performance na colaboração e criatividade. Fortaleza: Editora Ipiranga, 2010. v. 01. p. 101-101.

19.
CARMO, E. O. ; CANUTO, Maurício. . A contrução de sentidos e significados no trabalho com leitura crítica e produção de gêneros com professores das diferentes áreas do saber (LEDA). In: 3º SIAC - Simpósio Ação Cidadã, 2009, São Paulo. Criatividade, Colaboração e Criticidade nas Práticas Sociais, 2009. v. 03. p. 67-67.

20.
CANUTO, Maurício.. Leitura e Escrita nas diferentes áreas: uma atividade na disciplina ciências naturais. In: 3º SIAC - Simpósio Ação Cidadã, 2009, São Paulo. Criatividade, Colaboração e Criticidade nas Práticas Sociais, 2009. v. 03.

Apresentações de Trabalho
1.
LIBERALI, Fernanda ; CANUTO, Maurício. ; Maria Cecilia Camargo Magalhaes ; MEANEY, M. C. ; SANTOS, J. A. A. . Can Researchers and Practitioners Trigger Power Mobility in Society?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CANUTO, Maurício.. Vozes do território: inclusão linguística nos espaços escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CANUTO, Maurício.; Rodrigues, Rosemire Santos . Leitura e produção de texto: construindo a noção de gênero do discurso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CANUTO, Maurício.. Multiletramentos, Hipertexto e suas relações com novos saberes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CANUTO, Maurício.. Poster - Activity Of A Teachers? In-Service: Reading Practices In Different Content Areas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CANUTO, Maurício.. Formação de professores: uma perspectiva colaboratica-crítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CANUTO, Maurício.. Atividade de Formação de Professores de Ensino Fundamental I: leitura como instrumento de ensino aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CANUTO, Maurício.. Leitura e produção de contos na aula de Língua Portuguesa: uma concepção enunciativa da linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CANUTO, Maurício.; LEMOS, M. F. . All Stars Múltiplos Mundos Show: a performance criando contextos com bases em ações cidadãs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CANUTO, Maurício.; FONSECA, L. . Leitura e Produção Textual: um caminho online à reflexão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CANUTO, Maurício.. Atividade de Formação Contínua de Professores em HTPC: leitura como instrumento de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CANUTO, Maurício.. Formação de professores: um trabalho colaborativo-crítico sobre leitura e escrita no ensino-aprendizagem em diferentes áreas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LIBERALI, Fernanda ; CANUTO, Maurício. . Linguagem, Criatividade e Multiplicidade (LCM). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MAGALHÃES, M. C C. ; CANUTO, Maurício. ; ARANHA, Elvira M. G ; ALICE YOKO HORIKAWA ; BARBARA, Marianka S. G. S ; CARDOSO, F. M ; CARMO, E. O. ; FARIA, J. P ; NININ, M. O. G ; SILVEIRA, Maria H. . Linguagem, Colaboração e Criticidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
LIBERALI, Fernanda ; CANUTO, Maurício. ; DAMIANOVIC, C. ; ELAINE, ; LEMOS, M. F. ; SHIMOURA, A. S . Linguagem, Criatividade e Multiplicidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CANUTO, Maurício.. A Formação Crítico-Colaborativa no Programa de Extensão Universitária ? Sub Projeto Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CANUTO, Maurício.. Formação Crítico-Colaborativa no Programa de Extensão Universitária ? Sub Projeto Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CANUTO, Maurício.. A colaboração crítica e a formação de pesquisador-formador dentro do projeto: leitura e escrita nas diferentes áreas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LEMOS, M. F. ; CANUTO, Maurício. . All Stars Múltiplos Mundos Show: criando contextos com base em ações cidadãs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CANUTO, Maurício.. A colaboração crítica e a formação do pesquisador-formador dentro do projeto: leitura e escrita nas diferentes áreas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LEMOS, M. F. ; CANUTO, Maurício. . All Stars Múltiplos Mundos Show: criando contextos com bases em ações cidadãs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CANUTO, Maurício.. Um trabalho crítico-colaborativo de formação de professores: leitura e escrita como instrumentos de ensino-aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CANUTO, Maurício.. Projeto alunos monitores do CEU: construindo o agir cidadão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CANUTO, Maurício.; LEMOS, M. F. . All Stars Mútiplos Mundos Show: performance na colaboração e criatividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CANUTO, Maurício.. Debatedor de sessão de comunicação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MAGALHÃES, M. C C. ; CANUTO, Maurício. . Linguagem, Colaboração e Criticidade (LCC). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CARMO, E. O. ; CANUTO, Maurício. . A construção de sentidos e significados no trabalho com leitura crítica e produção de gêneros com professores das diferentes áreas do saber (LEDA). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
CANUTO, Maurício.. Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas: uma atividade na disciplina ciências naturais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIBERALI, Fernanda ; ARANHA, Elvira M. G ; HAWI, M. M ; SHIMOURA, A. S ; LEMOS, M. F. ; CANUTO, Maurício. . Assessoria à Diretoria Regional De Educação Freguesia/Brasilândia. 2011.

2.
LIBERALI, Fernanda ; SHIMOURA, A. S ; LEMOS, M. F. ; ARANHA, Elvira M. G ; CANUTO, Maurício. . Assessoria à Diretoria Regional De Educação Freguesia/Brasilândia. 2010.

Programas de computador sem registro
1.
CANUTO, Maurício.. Página Eletrônica da Sociedade Brasileira da ISCAR. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
CANUTO, Maurício.. Parecer para Artigo da área de Linguagem e Educação na Revista Língua e Educação. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
CANUTO, Maurício.. Leitura e produção de textos - Módulo I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CANUTO, Maurício.; Rodrigues, Rosemire Santos . Leitura e produção de textos - Módulo I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CANUTO, Maurício.. Leitura e produção de Textos - Módulo I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CANUTO, Maurício.; MEANEY, M. C. . O discurso das teorias de ensino-aprendizagem na prática educadora. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CANUTO, Maurício.; MEANEY, M. C. . O discurso das teorias de ensino-aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CANUTO, Maurício.; BARBARA, Marianka S. G. S . Leitura e Produção de Textos - Módulo I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CANUTO, Maurício.. Leitura e produção de textos - Módulo I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CANUTO, Maurício.; GONCALVES, L. R. . Leitura e Produção de Textos - Modulo I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CANUTO, Maurício.; SILVEIRA, Maria H. . Revisitando as teorias de ensino-aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CANUTO, Maurício.; BARBARA, Marianka S. G. S ; GONCALVES, L. R. . Leitura e produção de textos - Módulo I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CANUTO, Maurício.; GONCALVES, L. R. . Leitura e Produção de Textos (Módulo I) - COGEAE-PUC/SP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CANUTO, Maurício.; SILVEIRA, Maria H. . Revisitando as Teorias de Ensino Aprendizagem - COGEAE-PUC/SP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BARBARA, Marianka S. G. S ; GONCALVES, L. R. ; CANUTO, Maurício. . Leitura e produção de textos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CANUTO, Maurício.; LEMOS, M. F. . Bases e Fundamentos para Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CANUTO, Maurício.; BARBARA, Marianka S. G. S ; GONCALVES, L. R. . Leitura e produção de textos (Módulo I) COGEAE-PUC/SP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
CANUTO, Maurício.. Comunicação Escrita e Falada. 2009. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CANUTO, Maurício.. Projeto dá aula de cidadania em escola pública. 2015 (Programa de TV).

2.
CANUTO, Maurício.. 4º All Stars Múltiplos Mundos Show. 2011 (Evento).

3.
CANUTO, Maurício.. 3º All Stras Múltiplos Mundos Show. 2010 (Evento).

4.
CANUTO, Maurício.; LIBERALI, Fernanda . 2º All Stars Multiplos Mundos Show. 2009 (Evento).

Demais trabalhos
1.
CANUTO, Maurício.. ISCAR BRASIL. 2010 (Criação e alimentação do site da Seção Brasileira do ISCAR) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
(Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa: Práticas docentes, formação. 2018. (Seminário).

2.
Semana temática: educação de qualidade.A profissionalização da prática docente. 2018. (Seminário).

3.
Transformar 2017. 2017. (Congresso).

4.
5th International Conference on Multicultural Discourses: Multi ? Inter or Trans ? Cultural Communication: Reflections. 2016. (Congresso).

5.
8º Simpósio Ação Cidadã.Vozes do território: inclusão linguística nos espaços escolares. 2016. (Simpósio).

6.
Bett Brasil Educar 2016. Formação de Educadores: paradigma centrado na ética e formação cidadã. 2016. (Congresso).

7.
Performing the World 2016. Can Researchers and Practitioners Trigger Power Mobility in Society?. 2016. (Congresso).

8.
VIII ICloc. Práticas na sala de Aula. 2016. (Congresso).

9.
1º ICloc Jovem.ICloc Jovem. 2015. (Simpósio).

10.
20º InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. Leitura e produção de texto: construindo a noção de gênero do discurso. 2015. (Congresso).

11.
6º Simpósio Hipertexto Tecnologias na Educação.Multiletramentos, Hipertexto e suas relações com novos saberes. 2015. (Simpósio).

12.
3º ISCAR Brasil. 2014. (Congresso).

13.
7º Simpósio Ação Cidadã.Desencapsulação Escolar. 2014. (Simpósio).

14.
Digit-Med- Global Perpesctives on Learning and Development with Digital Vídeo- Editing Media. A. Using Multimedia at school: the view of Brazilian students from under priviledge communities. the view of Brazilian students from under priviledge communities. 2014. (Congresso).

15.
Performing the world - PTW. Performance and Narration for School Transformation. 2014. (Congresso).

16.
19º INPLA - Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada. Formação de Professores: uma perspectiva colaboratica-crítica. 2013. (Congresso).

17.
Communication and learning: a multimodal perspective - Prof Dr. Jeff Bezemer - University of Londom. 2013. (Seminário).

18.
Digital Media Research: Methodological Approaches - Global Perspectives - Educational Challenges.Using Multimedia at school: the view of Brazilian students from underprivileged communities. 2013. (Encontro).

19.
I Seminário Internacional do Programa: "Quem lê Sabe Por Quê". 2013. (Seminário).

20.
Model and Experimental High School of the University of Crete in Rethymno.The research Group Language in Activities in School Contexts - LACE - and the world transformation through research. 2013. (Oficina).

21.
Public Symposium; Global Perspectives on Learning and Development with Digit@l Media.Activity Of A Teachers? In-Service: Reading Practices In Different Content Areas. 2013. (Simpósio).

22.
Semana Digit Med - Global Perspectives on Learning and Development with Digit@l Media. 2013. (Encontro).

23.
6º SIAC - Simpósio Ação Cidadã.Atividade de formação de professores de ensino fundamental I: leitura como instrumento de ensino-aprendizagem. 2012. (Simpósio).

24.
III seminário dos educadores do Jaraguá: múltiplas linguagens como potencializadoras do currículo: necessidade de (re) criar a ação docente, os tempos e os espaços educativos.Leitura e produção escrita de contos fantásticos: uma proposta a partir do caderno de apoio de Língua Portguesa. 2012. (Seminário).

25.
Performing the World 2012: Can Performance Change Save the World?. The Research Group Language in Activities in School Contexts ? LACE ? and the world transformation through research?. 2012. (Congresso).

26.
18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. All Stars Múltiplos Mundos Show: a performance criando contextos com bases em ações cidadãs. 2011. (Congresso).

27.
18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.. Comissão de Monitoria. 2011. (Congresso).

28.
5º Simpósio Ação Cidadã.Atividade de Formação Contínua de Professores em HTPC: leitura como instrumento de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. 2011. (Simpósio).

29.
5º Simpósio Ação Cidadã. Comissão de Monitoria. 2011. (Simpósio).

30.
Seminários Metodológicos: pensando a ciência: um debate sobre epistemologia e metodologia na investigação em Psicologia. Prof. Dr. Fernando Gonzalez Rey. 2011. (Seminário).

31.
1º Seminário Education, Well Being and Emergent Economies of Brazil, Russia and South Africa.Comissão de monitoria. 2010. (Seminário).

32.
4º SIAC - peformance, colaboração e criatividade.Um trabalho crítico-colaborativo de formação de professores: leitura e escrita como instrumentos de ensino-aprendizagem. 2010. (Simpósio).

33.
4º SIAC - Simpósio Ação Cidadã..Comissão de Monitoria. 2010. (Simpósio).

34.
6º Fórum LACE (Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar).Formação de professores: um trabalho colaborativo-crítico sobre leitura e escrita no ensino-aprendizagem em diferentes áreas. 2010. (Simpósio).

35.
Conversações com Vygotsky. Bernd Fichtner. 2010. (Encontro).

36.
Cups, Plates, CVs and other Material_Semiotic Orderings in Child Developmente and Everyday Life. Michalis Kontopodis. 2010. (Encontro).

37.
Curso DOT-P Secretária Municipal de Educação.Orientações Curriculares e proposições de Expectativas de Aprendizagem - Língua Inglesa. 2010. (Oficina).

38.
Discurso Eleitoral - fronteiras nebulosas. Dominique Maingueneau. 2010. (Encontro).

39.
Educação de Subjetividades Periféricas: da Auto-Reflexão e 'Sucesso' Individual à Reflexão Crítica & Desenvolvimento Coletivo. Michalis Kontopodis. 2010. (Encontro).

40.
Gêneros textuais e desenvolvimento. Jean-Paul Bronckart. 2010. (Simpósio).

41.
I Encontro Interinstitucional de Linguagem.Formação Crítico-Colaborativa no Programa de Extensão Universitária ? Sub Projeto Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento. 2010. (Encontro).

42.
I Fórum Nacional ISCAR BRASIL. 2010. (Congresso).

43.
I Fórum Nacional ISCAR BRASIL. Linguagem, Colaboração e Criticidade. 2010. (Congresso).

44.
I Fórum Nacional ISCAR BRASIL. Comissão de Monitoria. 2010. (Congresso).

45.
III Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. A colaboração crítica e a formação do pesquisador-formador dentro do projeto: leitura e escrita nas diferentes áreas. 2010. (Congresso).

46.
São Paulo One-Day Seminar. 2010. (Oficina).

47.
SIAC - Performance: colaboração e criticidade. Lois Holzman e Carrie Lobman. 2010. (Oficina).

48.
Teaching, Learning, and Development: a Post-Vigotskian Perspective. Anna Stetsenko. 2010. (Seminário).

49.
10º. FÓRUM EM ILCAE: ?Educação Especial em Foco?. Comissão de Monitoria. 2009. (Congresso).

50.
10º. FÓRUM EM ILCAE: ?Educação Especial em Foco? Como identificar crianças com NEE. 2009. (Congresso).

51.
3º SIAC - Simpósio Ação Cidadã.A construção de sentidos e significados no trabalho com leitura crítica e produção de gêneros com professores das diferentes áreas do saber (LEDA). 2009. (Simpósio).

52.
3º SIAC - Simpósio Ação Cidadã.Leitura e Escrita nas diferentes áreas: uma atividade na disciplina ciências naturais. 2009. (Simpósio).

53.
5º Fórum em LACE (Linguagem em Atividades no Contexto Escolar). 2009. (Oficina).

54.
II Jornanda de Estudos de Língua Inglesa da PUC-SP. 2009. (Oficina).

55.
II Jornanda de Estudos de Língua Inglesa da PUC-SP. Comissão de Monitoria. 2009. (Oficina).

56.
1º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias, tendência e desafios contemporâneos. 2008. (Congresso).

57.
4º Fórum LACE - Linguagem e Atividade em Contexto Escolar. 2008. (Encontro).

58.
1º SIAC - Simpósio Ação Cidadã. 2007. (Simpósio).

59.
1º SIAC - Simpósio Ação Cidadã. Comissão de Monitoria. 2007. (Simpósio).

60.
Sementeira - Criando Novos Leitores. 2006. (Encontro).

61.
Sementeira - Criando Novos Leitores. 2005. (Encontro).

62.
Sementeira - Criando Novos Leitores. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIBERALI, Fernanda ; Maria Cecilia Camargo Magalhaes ; CANUTO, Maurício. ; DAMIANOVIC, C. ; MEANEY, M. C. ; SANTIAGO, Camila ; Rodrigues, Rosemire Santos . 20º InPLA - Intercâmbio em Linguística Aplicada. 2015. (Congresso).

2.
CANUTO, Maurício.; LIBERALI, Fernanda ; MEANEY, M. C. . 6º All Stars Múltiplos Mundos Show. 2014. (Festival).

3.
CANUTO, Maurício.; MEANEY, M. C. . 5º All Stars Múltiplos Mundos Show. 2012. (Outro).

4.
LIBERALI, Fernanda ; Maria Cecilia Camargo Magalhaes ; CANUTO, Maurício. ; MARTINS, L. C. ; GAZZOTTI, D. . 5º Simpósio Ação Cidadã - Coordenação Geral. 2011. (Congresso).

5.
CANUTO, Maurício.; LEMOS, M. F. . 4º All Stars Múltiplos Mundos Show - Coordenação Geral. 2011. (Concerto).

6.
LIBERALI, Fernanda ; CANUTO, Maurício. ; ELAINE, ; DAMIANOVIC, C. . I Fórum Nacional ISCAR BRASIL. 2010. (Congresso).

7.
LIBERALI, Fernanda ; MAGALHÃES, M. C C. ; CANUTO, Maurício. . 4º SIAC - Simpósio Ação Cidadã: Performance, colaboração e criatividade. 2010. (Outro).

8.
CANUTO, Maurício.; LIBERALI, Fernanda ; Maria Cecilia Camargo Magalhaes . 3º All Stars Múltiplos Mundos Show (Coordenação Geral). 2010. (Concerto).

9.
CANUTO, Maurício.. All Stars Múltiplos Mundos Show. 2009. (Outro).

10.
CANUTO, Maurício.. II Jornada de Estudos de Língua Inglesa da PUC-SP. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Costa. A cultura popular como proposta de desencapsulação curricular. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).

2.
Rodrigo Alburquerque. Roda de conversa: discutindo gênero. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).

3.
Jeniffer Ferreira. Construção identitária em espaços não-formais de educação. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).

4.
Lucas Dantas. Corpos sustentáveis e insustentáveis na educação. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).

5.
Carolina Matteuzzi. Prática de leitura na aula de história. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).

6.
Leandro Rocha. O texto Multissemiótico nas aulas de Lingua Portuguesa. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).

7.
Marcelo Isidoro. Leitura e Escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).

8.
Tiago Cesar. Chat: um gênero do discurso. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).

9.
Marcos Moraes. Uma proposta de Multiletramentos no LD de Língua Portuguesa. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Francisco Afranio Rodrigues Teles. Argumentação e as relações afeto-cognitivas na escola. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Maurício Canuto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tiago Mine. Título: Escolas de luta: a linguagem na form(AÇÃO) crítica entre a práxis reiterativa e criativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Português) - Instituto Singularidades. Orientador: Maurício Canuto.

Orientações de outra natureza
1.
Larissa Correa Martins. Gênero artigo de opinião nas aulas de Língua Portuguesa. 2016. Orientação de outra natureza. (LAEL- Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Maurício Canuto.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1CANUTO, Maurício.2015CANUTO, Maurício.; MINE, T. . Colaboração e Construção da Autonomia:usos e possibilidades de um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Scitis, v. 2, p. 73-81, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
CANUTO, Maurício.. Formação de professores: uma perspectiva colaboratica-crítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CANUTO, Maurício.. Leitura e produção de Textos - Módulo I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CANUTO, Maurício.; MEANEY, M. C. . O discurso das teorias de ensino-aprendizagem na prática educadora. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CANUTO, Maurício.; Rodrigues, Rosemire Santos . Leitura e produção de textos - Módulo I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CANUTO, Maurício.; MEANEY, M. C. . O discurso das teorias de ensino-aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CANUTO, Maurício.. Leitura e produção de textos - Módulo I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CANUTO, Maurício.; BARBARA, Marianka S. G. S ; GONCALVES, L. R. . Leitura e produção de textos - Módulo I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARBARA, Marianka S. G. S ; GONCALVES, L. R. ; CANUTO, Maurício. . Leitura e produção de textos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CANUTO, Maurício.; BARBARA, Marianka S. G. S . Leitura e Produção de Textos - Módulo I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIBERALI, Fernanda ; Maria Cecilia Camargo Magalhaes ; CANUTO, Maurício. ; DAMIANOVIC, C. ; MEANEY, M. C. ; SANTIAGO, Camila ; Rodrigues, Rosemire Santos . 20º InPLA - Intercâmbio em Linguística Aplicada. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 16:34:14