Thatiana Victoria dos Santos Machado Ferreira de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8553374156407598
  • Última atualização do currículo em 06/07/2017


Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do prof. dr. Guilherme Castelo Branco. Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro concluído em 2017.Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2014. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Filosofia, com ênfase em estética, estudo de gênero e filosofia política; e Saúde, com ênfase em saúde ambiental e educação ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Arte, Michel Foucault, Política, Cinema, Saúde e Meio Ambiente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thatiana Victoria dos Santos Machado Ferreira de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, T. V. S. M. F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Guilherme Castelo Branco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Limen Político: Traçando as fronteiras da violência e da exceção no interior do biopoder,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Guilherme Castelo Branco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Foucault; Filosofia Política; Relações de Poder.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2014
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Diga-me teu sexo e te direi quem és: sexualidade a partir da filosofia de Michel Foucault.
Orientador: Guilherme Castelo Branco.
2006 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2008
Laboratório em Biodiagnóstico em Saúde. (Carga horária: 2700h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente de pesquisa junto a Dra. Monica Pimenta Velloso.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente de pesquisa junto a Dra. Monica Pimenta Velloso, inserida no projeto Criações Compartilhadas.


Programa de Educação de Jovens e Adultos Manguinhos, PEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação de Comunicação - Polo I


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Doutorado Acadêmico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado Academico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação Científica realizada no Laboratório de Filosofia Contemporânea, parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - UFRJ. Orientador: Dr. Guilherme Castelo Branco.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Gestão, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente de gestão da Coordenação Nacional do projeto Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, projeto da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto Saúde, Trabalho e Iniciação Científica de Técnicos de Nível Médio em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: pesquisadora pec, Enquadramento Funcional: estagiaria, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Ação e Reação: Relações de poder e movimentos de resistência na filosofia de Michel Foucault
Descrição: Em seu texto ?O Sujeito e o Poder?, o filósofo Michel Foucault expõe diversas características da biopolítica e das relações de poder. Uma das mais definidoras marca das relações de poder, que as diferencia das relações de força, é a sua capacidade de agir sobre os discursos e atos de resistência ao poder, não de forma destruidora, mas pelo contrário, incorporando-os. Em outras palavras, as relações de poder não buscam excluir ou dizimar os movimentos de resistência, e sim são capazes de reconhecê-los e agir sobre eles, transformando-os em parte de seu próprio discurso. Diz Foucault: ?Uma relação de poder (...) se articula sobre dois elementos que lhe são indispensáveis para ser exatamente uma relação de poder: que o ?outro? (aquele sobre o qual ela se exerce) seja reconhecido e mantido até o fim como sujeito de ação; e que se abra, diante da relação de poder, todo um campo de respostas, reações, efeitos, invenções possíveis.? (FOUCAULT, 2009) A resistência ao poder, portanto, assim como o sujeito que a exerce, não serão anuladoras da ação do poder, e sim centrais para a sua própria realização. Este trabalho tem como objetivo uma maior compreensão do que significa a ação sobre a re-ação, isto é, de que modo o poder estabelece relações com os discursos de resistência, com as respostas a sua própria presença; e como tais processos se dão hoje..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Heteronormatividade e Biopoder: as novas formas de resistência ao poder segundo o pensamento de Michel Foucault
Descrição: Projeto de Iniciação Científica na área de Filosofia Política Francesa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
CINEAD - Cinema para Aprender e Desaprender; a pedagogia de Bergala, de Godard e de Kiarostami
Descrição: Grupo de atuação e discussão sobre a relação entre cinema e educação, e as várias formas de inserção do cinema de arte no ambiente escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2009 - 2011
Periódico: Revista Aproximação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, T. V. S. M. F.2010MORAES, T. V. S. M. F.. A construção de uma teogonia no risível e no poético - A origem dos deuses para Aristófanes. Revista Pontes, v. 17, p. 55-63, 2010.

2.
MORAES, T. V. S. M. F.2010 MORAES, T. V. S. M. F.. A NOÇÃO DE PRISÃO METAFÍSICA DE HUXLEY E O PRISIONEIRO COMO VISTO EM VIGIAR E PUNIR NA OBRA DE FRANZ KAFKA. Revista de Filosofia da UFRJ, v. 3, p. 37-55, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, T. V. S. M. F.. Gerando palavra: a escrita a partir da imagem. In: SOARES, Verônica; MOREIRA, Marilda; SOUTTO MAYOR, Ana Lucia. (Org.). Arte e Saúde: aventuras do olhar. 1ed.Rio de Janeiro: EPSJV, 2013, v. 1, p. 57-69.

2.
MORAES, T. V. S. M. F.. VOCÊ ACREDITA EM ALMAS GÊMEAS? Heteronormatividade e biopoder a partir de Les Marais. In: NUNES, Pedro. (Org.). Audiovisualidades, Desejo e Sexualidades: Olhares Transversais OLHARES TRANSVERSAIS. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, v. 1, p. 421-438.

3.
MORAES, T. V. S. M. F.. Delírio de Febre: As Prisões Fantásticas de Piranesi. In: Maurício Monken; André Vianna Dantas. (Org.). Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2010, v. 5, p. 291-316.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, T. V. S. M. F.. Currais do Governo. Patologias e excessos do Poder a partir de Michel Foucault. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAES, T. V. S. M. F.. No silêncio do coração coletivo: Suicídio de Estado e destruição das condições de vida do corpo social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAES, T. V. S. M. F.. Saúde e Meio Ambiente na Escola: Produção Audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAES, T. V. S. M. F.. Saúde e Meio Ambiente na Escola: Produção Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORAES, T. V. S. M. F.. Saúde e Meio Ambiente na Escola:Produção Audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARARIPE, C. ; MORAES, T. V. S. M. F. ; CAMPOS, J. . Saúde, Meio Ambiente e Educação: Práticas Pedagógicas e Questões Transdisciplinaers. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MORAES, T. V. S. M. F.. O retirante muçulmano ou Da impossibilidade de (não) falarmos dos campos de concentração cearenses. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MORAES, T. V. S. M. F.. Na sela do cavalo vermelho: A guerra perpétua como princípio da inteligibilidade histórica na obra 'Em defesa da sociedade'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MORAES, T. V. S. M. F.. Vozes de prisão: racismos e massacres de uma 'nova' sociedade punitiva.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MORAES, T. V. S. M. F.; ARARIPE, C. ; CAMPOS, J. . Por vias transversas: oficinas pedagógicas e a ampliação da educação ambiental e do conceito de saúde.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MORAES, T. V. S. M. F.. Logos do sofrimento: governamentalidade e acesso à saúde a partir de Foucault.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ARARIPE, C. ; MORAES, T. V. S. M. F. ; CAMPOS, J. . Produção Audiovisual na Educação Básica: Transdisciplinaridade entre Saúde e Meo Ambiente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARARIPE, C. ; MORAES, T. V. S. M. F. ; CAMPOS, J. . Produção Audiovisual na Educação Básica: Transdisciplinaridade entre Saúde e Meo Ambiente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARARIPE, C. ; MORAES, T. V. S. M. F. ; CAMPOS, J. . Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MORAES, T. V. S. M. F.. Ação e reação: relações de poder e movimentos de resistência na filosofia de Michel Foucault. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MORAES, T. V. S. M. F.. Identidade de Gênero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MORAES, T. V. S. M. F.. Noções de sexualidade, psicologia da criança e adolescente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MORAES, T. V. S. M. F.. "Você acredita em almas gêmeas?": Heteronormatividade e Biopoder a partir de Les Marais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MORAES, T. V. S. M. F.. Heteronormatividade e Biopoder: ADMINISTRAÇÃO DA VIDA E SEXUALIDADE SEGUNDO MICHEL FOUCAULT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MORAES, T. V. S. M. F.; SOARES, Verônica de Almeida . Memória e Recepção Fílmica: Revisitando o Acervo do Arte e Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MORAES, T. V. S. M. F.. Heteronormatividade e Biopoder: ADMINISTRAÇÃO DA VIDA E SEXUALIDADE SEGUNDO MICHEL FOUCAULT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MORAES, T. V. S. M. F.. Uma Educação nas sombras: A pedagogia de Godard se dá na sala escura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MORAES, T. V. S. M. F.. A NOÇÃO DE PRISÃO METAFÍSICA DE HUXLEY E O PRISIONEIRO COMO VISTO EM VIGIAR E PUNIR NA OBRA DE FRANZ KAFKA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, T. V. S. M. F.. Diga-me teu sexo e te direi quem és: A produção de subjetividade a partir do sexo na filosofia de Michel Foucault 2014 (Monografia).

2.
MORAES, T. V. S. M. F.. Delírio de Febre: As prisões fantásticas na obra de Giovanni Baptista Piranesi 2008 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
Monica Pimenta Velloso ; MORAES, T. V. S. M. F. . Criações compartilhadas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pesquisa iconográfica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo.Ação e Reação: Relações de Poder e Movimentos de Resistência na Filosofia de Michel Foucault. 2012. (Encontro).

2.
XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Graduação em Filosofia da USP.Heteronormatividade e Biopoder: ADMINISTRAÇÃO DA VIDA E SEXUALIDADE SEGUNDO MICHEL FOUCAULT. 2011. (Encontro).

3.
IV Colóquio Internacional Michel Foucault (UFRJ).. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, T. V. S. M. F.; REIS, D. ; NAIDIN, J. ; MELLO, A. . I Encontro Heterotopias das Artes - RJ. 2015. (Outro).

2.
MORAES, T. V. S. M. F.; ARARIPE, C. . Oficina Pedagógica OBSMA / Semana de Meio Ambiente de Três Rios/RJ. 2015. .

3.
MORAES, T. V. S. M. F.; ARARIPE, C. ; CAMPOS, J. . Alunos em Ação / Três Rios/RJ. 2015. .

4.
MORAES, T. V. S. M. F.; SOARES, Verônica de Almeida . Minicurso MC-38: Produção Audiovisual na Educação Básica: Transdisciplinaridade entre Saúde e Meio Ambiente. 2015. (Outro).

5.
MORAES, T. V. S. M. F.; ARARIPE, C. ; SARAIVA, M. . Oficina Pedagógica OBSMA / São Miguel do Gostoso - RN. 2015. .

6.
MORAES, T. V. S. M. F.; ARARIPE, C. ; SARAIVA, M. . Alunos em Ação/ São Miguel do Gostoso-RN. 2015. .

7.
MORAES, T. V. S. M. F.; ARARIPE, C. . Oficina Pedagógica OBSMA / Euzébio - CE. 2015. .

8.
MORAES, T. V. S. M. F.; CAMPOS, J. ; ARARIPE, C. . Alunos em Ação / Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Luz, Ciência e Vida. 2015. .

9.
MORAES, T. V. S. M. F.; SOARES, Verônica de Almeida . Arte e Saúde: Latinidade. 2011. (Outro).

10.
MORAES, T. V. S. M. F.. VI Seminário de Graduação em Filosofia da UFRJ. 2009. (Outro).

11.
MORAES, T. V. S. M. F.. II Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ. 2009. (Outro).

12.
MORAES, T. V. S. M. F.. II Mostra Mirim de Minuto Lumiere. 2009. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MORAES, T. V. S. M. F.. VOCÊ ACREDITA EM ALMAS GÊMEAS? Heteronormatividade e biopoder a partir de Les Marais. In: NUNES, Pedro. (Org.). Audiovisualidades, Desejo e Sexualidades: Olhares Transversais OLHARES TRANSVERSAIS. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, v. 1, p. 421-438.

2.
MORAES, T. V. S. M. F.. Gerando palavra: a escrita a partir da imagem. In: SOARES, Verônica; MOREIRA, Marilda; SOUTTO MAYOR, Ana Lucia. (Org.). Arte e Saúde: aventuras do olhar. 1ed.Rio de Janeiro: EPSJV, 2013, v. 1, p. 57-69.


Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, T. V. S. M. F.; SOARES, Verônica de Almeida . Memória e Recepção Fílmica: Revisitando o Acervo do Arte e Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MORAES, T. V. S. M. F.. Identidade de Gênero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORAES, T. V. S. M. F.. Noções de sexualidade, psicologia da criança e adolescente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARARIPE, C. ; MORAES, T. V. S. M. F. ; CAMPOS, J. . Produção Audiovisual na Educação Básica: Transdisciplinaridade entre Saúde e Meo Ambiente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARARIPE, C. ; MORAES, T. V. S. M. F. ; CAMPOS, J. . Produção Audiovisual na Educação Básica: Transdisciplinaridade entre Saúde e Meo Ambiente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAES, T. V. S. M. F.. Currais do Governo. Patologias e excessos do Poder a partir de Michel Foucault. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MORAES, T. V. S. M. F.. No silêncio do coração coletivo: Suicídio de Estado e destruição das condições de vida do corpo social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORAES, T. V. S. M. F.. Saúde e Meio Ambiente na Escola: Produção Audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MORAES, T. V. S. M. F.. Saúde e Meio Ambiente na Escola:Produção Audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Monica Pimenta Velloso ; MORAES, T. V. S. M. F. . Criações compartilhadas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pesquisa iconográfica).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 14:12:59