Bárbara Cândido Braz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9744720063478294
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão (2011), Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2014) da Universidade Estadual de Maringá e Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM, 2017) . Atualmente, é professora na Universidade Federal do Paraná - UFPR - campus avançado de Jandaia do Sul. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática, Teoria Social da Aprendizagem e Comunidade de Prática. É membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Modelagem na Educação Matemática - GIEMEM (UEM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bárbara Cândido Braz
Nome em citações bibliográficas
BRAZ, B. C.;BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná.
Rua Doutor João Maximiano, 426
Vila Operária
86900000 - Jandaia do Sul, PR - Brasil
Telefone: (41) 32086192
URL da Homepage: http://www.jandaiadosul.ufpr.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Aprendizagens sobre Modelagem Matemática em uma Comunidade de Prática de futuros professores de Matemática, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Lilian Akemi Kato.
Palavras-chave: Teoria Social da Aprendizagem; Comunidade de Prática; Formação inicial de professores; Modelagem Matemática; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Modelagem Matemática na Educação Matemática.
2012 - 2014
Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Contribuições da Modelagem Matemática na Constituição de Comunidades de Prática Locais: Um estudo com alunos do Curso de Formação de Docentes,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Lilian Akemi Kato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Comunidades de Prática Locais; Aprendizagem Situada; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para o ensino de Ciências e Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Graduação em Matemática.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DE FUNÇÃO QUADRÁTRICA: Uma investigação usando mapas conceituais.
Orientador: Amauri Jersi Ceolim.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Metodologia da Educação Superior. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2014 - 2014
Tendências em Educação Matemática. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2006
Inglês. (Carga horária: 400h).
FOUR C'S idiomas, FOUR C'S, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Iretama, PM/I, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de crianças e adolescentes, na faixa etária de 7a 14 anos, no Projeto Contra turno Social "Anjo da Guarda".


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós Graduanda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), pela Universidade Estadual de Maringá


Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de Iniciação Científica concedida pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PR).


Colégio Estadual Aníbal Khury - EFM, CEAK, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Colégio Estadual José Sarmento Filho - EFN, CEJSF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica no ensino de Matemática I
03/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervivionado em Matemática I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à prática profissional
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
02/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
02/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
06/2015 - 03/2016
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática IV
07/2015 - 02/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática IV


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação de professores em comunidades de prática
Descrição: Este projeto tem como objetivo central investigar a constituição da identidade de professor de Matemática no contexto de uma Comunidade de Prática constituída por futuros professores de Matemática, vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR - campus avançado de Jandaia do Sul. Para tanto nos pautamos na Teoria Social da Aprendizagem (WENGER)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
As identidades em Comunidades de Prática norteadas pelo ambiente da modelagem matemática.
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa consiste em analisar as relações entre as práticas de Modelagem Matemática, construídas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, e as formas de participação nas atividades matemáticas desenvolvidas nas aulas de Geometria Analítica; bem as possibilidades de constituição de identidade matemática, dos alunos envolvidos, no ambiente de aprendizagem da Modelagem Matemática. Para tanto, o projeto fundamenta-se na Teoria Social de Aprendizagem (WENGER, 1998)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A Modelagem Matemática na Formação Inicial do Professor Polivalente, formado em nível médio
Descrição: Projeto de Iniciação Científica (PIBIC).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bárbara Cândido Braz - Integrante / Amauri Jersi Ceolim - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CoP-PeMat: formação de Professores que ensinam Matemática
Descrição: Distante de um modelo pragmático de formação de professores, esse projeto pauta-se numa concepção de formação mais formativa do que informativa. Nessa perspectiva, o objetivo central da proposta consiste no compartilhamento e construção de um repertório de conhecimentos concernentes à prática pedagógica do professor de Matemática, por meio da constituição de uma Comunidade de Prática (CoP). Uma CoP é uma estrutura constituída por membros que possuem interesses comuns e se engajam em objetivos compartilhados. A CoP-PeMat existe desde 2016 e é constituída por professores de Matemática que atuam nos diferentes níveis de ensino e por futuros professores, vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR ? JA. No âmbito dessa CoP temos discutido, criado e estudado propostas para o ensino de Matemática na Educação Básica, fundamentos nos pressupostos da Educação Matemática. A CoP constituída considera os conhecimentos dos seus membros, com formações distintas, elabora propostas para o ensino de Matemática; analisa e desenvolve propostas já publicadas (que, por algum motivo, não chegaram às salas de aula) em escolas públicas de Jandaia do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2018
Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática na região do vale do ivaí: a constituição de uma CoP
Descrição: A reflexão sobre um modelo de formação, inicial e continuada de professores, alternativo àquele em que práticas são apenas adotadas por estes sujeitos, sem que participem deste processo e o cerne deste projeto de extensão, em que, periodicamente, professores de Matemática da Educação Básica, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e professores da área de Matemática do campus UFPR-JA., reunem-se com o objetivo de estudar conceitos matemáticos e de ensino de matemática. Além de fortalecer a formação dos professores que atuam nas escolas, o projeto visa inserir os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas nas discussões sobre os desafios e conquistas do Ensino de Matemática. De modo mais global, o projeto se divide em três etapas distintas: a primeira consiste em apresentar o projeto e conhecer as demandas dos sujeitos envolvidos; a segunda, em planejar, elaborar e executar atividades que contribuam com os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e por fim; a terceira consiste na aplicação, na avaliação e produção de materiais a partir das atividades desenvolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Revitalizando espaços e práticas do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas.
Descrição: A presente iniciativa promove e subsidia diálogos formativos e parcerias de trabalho didático entre os/as professores/as e gestores/as da rede pública de educação básica ? âmbito municipal e estadual ? e os estudantes de licenciatura em Ciências Exatas do campus avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (habilitações em Física, Química e/ou Matemática). A proposta é consolidar um coletivo pedagógico capaz de estudar, planejar, criar e executar práticas investigativas inovadoras no ensino das ciências da natureza e da matemática (alinhado ao proposto por BORGES, 2002). Como a primeira iniciativa de extensão do recém formado campus, responde manifestações próprias daquela rede de ensino, no sentido de restaurar o uso dos espaços e renovar a atuação docente para as atividades práticas (sic); contribui para combater a conhecida carência de profissionais habilitados nessas áreas do conhecimento; e oferece às/aos licenciandas/os uma oportunidade formativa ímpar de familiarização com a educação científica em ambientes escolares formais. http://www.jandaiadosul.ufpr.br/extensao/revitalizando-espacos-e-praticas/..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Bárbara Cândido Braz - Integrante / Marcelo Valério - Integrante / WILLIAM JUNIOR NASCIMENTO - Coordenador / Guilherme Henrique Correia Domingues - Integrante / Lucas Muller Ribeiro Viana - Integrante / Daiara Calvo Blasques - Integrante / Camila Maria Barbosa - Integrante / LILIAN CHARLEAUX MENDES - Integrante.
2010 - 2011
Modelagem Matemática:Uma proposta para o curso de Formação de Docentes
Descrição: A pesquisa teve como objetivo ampliar as reflexões sobre as novas perspectivas do ensino da Matemática, no âmbito da Modelagem Matemática, no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade normal, oferecido pelo Colégio Estadual José Sarmento Filho-EFN, na cidade de Iretama. Optamos por levar a Matemática aos alunos do terceiro ano do Curso de Formação de Docentes por meio de atividades de Modelagem Matemática e aos professores do mesmo curso, por meio de uma formação continuada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Modelagem Matemática na Construção de uma horta.
Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo trabalhar conteúdos matemáticos, por meio da construção de uma horta com alunos da 7º série da escola Estadual Napoleão Batista Sobrinho, situada no distrito de Águas de Jurema, em Iretama . Para isto fez-se uso da Modelagem Matemática como ferramenta para romper o desinteresse pela disciplina de matemática ocasionado por um ensino tradicional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Bárbara Cândido Braz - Integrante / Simone Roeder - Integrante / Veridiana Rezende - Integrante / Amauri Jersi Ceolim - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAZ, B. C.;BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO2017BRAZ, B. C.; KATO, L. A. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL: uma discussão sobre as aprendizagens concernentes à Modelagem Matemática. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, p. 119-140, 2017.

2.
BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO2015 BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO; Kato, Lilian Akemi . Constituição de Comunidades de Práticas Locais e o Ambiente de Aprendizagem da Modelagem Matemática: algumas relações. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 29, p. 613-636, 2015.

3.
BRAZ, B. C.;BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO2014 BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . O sucesso de uma atividade de modelagem matemática, segundo as diferentes formas de participação dos alunos. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 9, p. 77-108, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . Practice in the mathematical modelling environment. In: Carreira, S., Amado, N., Jones, K., & Jacinto. (Org.). Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving. 1ed.Faro, Portugal: Universidade do Algarve., 2014, v. , p. 254-264.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAZ, B. C.; KATO, L. A. . QUANDO USAR MODELAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA? Uma discussão a partir da percepção de futuros professores.. In: X CNMEM (Congresso Nacional de Modelagem na Educação Matemática)., 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: história, atualidades e projeções, 2017.

2.
OLIVEIRA, W. P. ; BRAZ, B. C. ; TEODORO, F. P. ; Kato, Lilian Akemi . METAPESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS EDIÇÕES DA CNMEM. In: X CNMEM, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: história, atualidades e projeções, 2017.

3.
BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO; KATO, L. A. . MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: APONTAMENTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. In: VII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios, 2016.

4.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . O desenvolvimento de Identidades quanto à modelagem matemática: o caso de Enzo. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos. Modelagem Matemática na Educação Matemática: pluralidades e debates, 2015.

5.
BRAZ, B. C.; KATO, L. A. . CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES QUANTO À MODELAGEM1 : APONTAMENTOS INICIAIS. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e Pesquisas no campo da Educação Matemática, 2015.

6.
BRAZ, B. C.; KATO, L. A. . Practice in the mathematical modelling environment. In: Problem@Web Internacional Conferece - Technology, creativity and affect in mathematical problem solving, 2014, Algarve. Technology, creativity and affect in mathematical problem solving, 2014. p. 254-264.

7.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . O processo de constituição de Comunidades de Prática Locais no ambiente da Modelagem Matemática. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. Perspectivas e diálogos entre os diferentes níveis de ensuno, 2014.

8.
BRAZ, B. C.; KATO, L. A. . Trajetórias de Aprendizagem em atividades de modelagem matemática. In: IV Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba. Rumos e Avanços da Modelagem na Educação Matemática, 2014.

9.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . Contribuições da Modelagem Matemática no processo de constituição de Comunidades de Prática Locais. In: VIII Congresso Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática (VIII CNMEM), 2013, Santa Maria. Modelagem MAtemática: pesquisas, práticas e implicações para a Educação Matemática, 2013.

10.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . COMUNIDADE DE PRÁTICA LOCAL: PRÁTICAS PARTILHADAS NO AMBIENTE DA MODELAGEM MATEMÁTICA. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas - RS. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013.

11.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática no estudo de função polinomial do segundo grau: uma investigação usando mapas conceituais. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (3º SIPEMAT), 2012, Fortaleza. Matemática, Cultura e Tecnologia, 2012.

12.
UMBEZEIRO, Bruno Marcondes ; BRAZ, B. C. ; Kato, Lilian Akemi . Algumas considerações sobre a construção do modelo matemático em atividades de Modelagem Matemática. In: V Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática (V EPMEM), 2012, Toledo - PR. Modelagem MAtemática: perspectivas interdisciplinares para o ensino e aprendizagem de Matemática, 2012.

13.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática na formação inicial do professor polivalente. In: Conferência Interamericana na Educação Matemática, 2011, Recife. Conferência Interamericana na Educação Matemática, 2011.

14.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POLIVALENTES, EM NÍVEL MÉDIO. In: Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2011, Campo Mourão. VI Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2011.

15.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. ; ROEDER, S. . A Matemática que vem do lixo - uma experiência com modelagem. In: Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2010, Maringá. Modelagem Matemática - Perspectivas interdisciplinares para o ensino e aprendizagem de Matemática, 2010.

16.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática na formação de professores na modalidade normal em nivel medio - Uma experiência. In: Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2010, Maringá. Modelagem Matemática - Perspectivas interdisciplinares para o ensino e aprendizagem de Matemática, 2010.

17.
ALMEIDA, Maiara Cristina ; BRAZ, B. C. ; LIMA, Isabelle F. ; CEOLIM, A. J. . LEM - Uma alternativa de ensino e aprendizagem discutida no grupo de Formação Continuada de professores nas escolas estaduais em Iretama. In: Encontro de Extensão e Cultura da Fecilcam, 2010, Campo Mourão. O Papel do Universidade sem Fronteiras no desenvolvimento Regional, 2010.

18.
DAMACENO, Daiane Santos ; BRAZ, B. C. ; SILVA, Rodrigo Tavares ; BELINE, William . NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA TURMA DE 3º ANO DE MATEMÁTICA: APRESENTANDO UM EPISÓDIO DE SALA DE AULA. In: Congresso Internacional em Educação Matemática, 2010, Canoas. Congresso Internacional em Educação Matemática, 2010.

19.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática: Uma proposta do Programa Universidade Sem Fronteiras para o Curso de Formação de Docentes. In: Encontro Nacional em Educação Matemática, 2010, Salvador. X Encontro nacional em Educação Matemática : Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TORRES, T. G. ; GONÇALVES, P. S. ; SHIRABAYASHI, J. V. ; VALÉRIO, M. ; BRAZ, B. C. . Intervalo Também é Tempo de Matemática. In: Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2016, Curitiba. Anais do XXII EREMatSul, 2016., 2016.

2.
FIGUEIREDO, DEnise Fabiana ; BRAZ, B. C. ; UMBEZEIRO, Bruno Marcondes ; Kato, Lilian Akemi ; BARROS, Michele de Carvalho . Avaliação da aprendizagem em atividades de Modelagem Matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática (XI ENEM), 2013, Curitiba - PR. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

3.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática: Uma proposta para o Curso de Formação de Docentes. In: Encontro Interdisciplinar de Educação, 2009, Campo Mourão. Anais do III ENIEDUC, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. V. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. . CIÊNCIA NO INTERVALO: PROMOVENDO AFEIÇÃO PELA MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS. In: I ÁGORA MATEMÁTICA, 2017, Campo Mourão. I ÁGORa, 2017.

2.
GONÇALVES, P. S. ; TORRES, T. G. ; PLATH, T. M. ; BRAZ, B. C. ; COLPINI, L.M.S. ; SHIRABAYASHI, J. V. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. . Ciência no intervalo: experiências escolares extraclasse de popularização do saber científico. In: Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Educação em Tempos de cultura digital, 2016. p. 12-13.

3.
TORRES, T. G. ; PLATH, T. M. ; FARINAZZO, A. C. C. ; BRAZ, B. C. ; COLPINI, L.M.S. ; VALÉRIO, M. . Dividindo afazeres, multiplicando saberes: relato de interação entre uma professora experiente e duas iniciantes no ensino de Química. In: impósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Educação em tempos de cultura digital. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1. p. 27-27.

4.
TORRES, T. G. ; GONÇALVES, P. S. ; BOVO, M. V. ; MARONEZZI, P. A. ; DOMINGUES, G. H. C. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. . Aproximando Teoria e Prática: um grupo de estudos como experiência de formação inicial e continuada. In: Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Educação em tempos de cultura digital. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1. p. 20-20.

5.
ALMEIDA, Maiara Cristina ; BRAZ, B. C. ; CEOLIM, A. J. . O Uso do Laboratório de Ensino da Matemática na formação continuada de professores. In: Encontro de Produção Cientifica e Tecnológica, 2010, Campo Mourão. Encontro de Produção Cientifica e Tecnológica, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
GONCALVES, R. P. S. ; TORRES, T. G. ; PLATH, T. M. ; COLPINI, L.M.S. ; BRAZ, B. C. ; SHIRABAYASHI, J. V. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. . Ciência no intervalo: experiências escolares extraclasse de popularização do saber científico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . O desenvolvimento de identidades quanto à modelagem matemática: O caso de Enzo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . A constituição de comunidades de prática locais no ambiente da Modelagem Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . Contribuições da Modelagem Matemática no processo de constituição de Comunidades de Prática Locais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . Comunidade de Prática Local - práticas partilhadas no ambiente da Modelagem Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
UMBEZEIRO, Bruno Marcondes ; BRAZ, B. C. ; Kato, Lilian Akemi . Algumas Considerações sobre a construção do Modelo Matemático em atividades de Modelagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Uma experiência com Modelagem Matemática na formação inicial de professores polivalentes em nível médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . A Modelagem Matemática na Formação Inicial do Professor Polivalente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, Maiara Cristina ; BRAZ, B. C. ; LIMA, Isabelle F. ; CEOLIM, A. J. . LEM - Uma alternativa de Ensino e Aprendizagem discutida no grupo de Formação Continuada de Professores ddas escolas Estaduais de Iretama. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . A Modelagem Matemática na FOrmação Inicial de Professores da Educação Básica em Iretama. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ALMEIDA, Maiara Cristina ; BRAZ, B. C. ; CEOLIM, A. J. . O Uso do Laboratório de ensino da Matemática na Formação continuada de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CEOLIM, A. J. ; ROEDER, S. ; BRAZ, B. C. . A Modelagem Matemática em questões ambientais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . A Modelagem Matemática na Formacão de Professores na modalidade Normal em nível médio - Uma experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BRAZ, B. C.; ROEDER, S. ; CEOLIM, A. J. . A Matemática que vem do lixo - uma experiência com Modelagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática: uma proposta do programa Universidade Sem Fronteiras para o curso de formação de Docentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática - uma proposta para o curso de Formação de Docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRAZ, B. C.; ROEDER, S. ; REZENDE, V. ; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática na construção de uma horta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Kato, Lilian Akemi ; BRAZ, B. C. . A CONSTITUIÇÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICAS LOCAIS NO AMBIENTE DA MODELAGEM MATEMÁTICA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORGES, Fábio Alexandre; BRAZ, B. C.; TEODORO, F. P.. Participação em banca de Eliane Siviero da Silva.Quem quer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná.

2.
BORGES, Fábio Alexandre; BRAZ, B. C.; TORTOLA, E.. Participação em banca de Ronalti Walaci Santiago Martin.A abordagem de conceitos matemáticos com o uso de sacolas plásticas: a inter-relação entre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NOGUEIRA, A.C.; BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO; PADILHA, J. E.. Professor Substituto da Carreira do Magistério Superior, Área de conhecimento: Física Geral e Experimental- Edital 283/16 PROGEPE, designada pela portaria Nº 052/JA-DIREÇÃO. 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ágora Matemática da UNESPAR - Campus de Campo Mourão.Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2017. (Encontro).

2.
I Ágora Matemática da UNESPAR - Campus de Campo Mourão.CIÊNCIA NO INTERVALO: PROMOVENDO AFEIÇÃO PELA MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS. 2017. (Outra).

3.
X CNMEM. QUANDO USAR MODELAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA? Uma discussão a partir da percepção de futuros professores. 2017. (Congresso).

4.
Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação.Ciência no intervalo: experiências escolares extraclasse de popularização do saber científico.. 2016. (Simpósio).

5.
VII EPMEM - ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: APONTAMENTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. 2016. (Encontro).

6.
X FELIMAT. 2016. (Outra).

7.
XII ENEM. 2016. (Encontro).

8.
XXII EREMATSUL.Intervalo Também é Tempo de Matemática. 2016. (Encontro).

9.
XXII EREMATSUL.Intervalo Também é Tempo de Matemática. 2016. (Encontro).

10.
Encontro Paranaense de Educação Matemática.O processo de constituição de Comunidades de Prática Locais no ambiente da Modelagem Matemática. 2014. (Encontro).

11.
Problem@Web International Conference.Practice in the mathematical modelling environment. 2014. (Outra).

12.
Registro de representações semióticas - o que é?. 2013. (Outra).

13.
Uma conversa sobre Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2013. (Outra).

14.
VI Congresso Internacional em Ensino de Matemática. COMUNIDADE DE PRÁTICA LOCAL: PRÁTICAS PARTILHADAS NO AMBIENTE DA MODELAGEM MATEMÁTICA. 2013. (Congresso).

15.
VIII Congresso Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática (VIII CNMEM). Contribuições da Modelagem Matemática no processo de constituição de Comunidades de Prática Locais. 2013. (Congresso).

16.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática (XI ENEM).Avaliação da aprendizagem em atividades de Modelagem Matemática. 2013. (Encontro).

17.
3 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Modelagem Matemática no estudo de função polinomial do segundo grau - uma investigação usando mapas conceituais. 2012. (Simpósio).

18.
Educação, Ciência e Gênero. 2012. (Outra).

19.
I Mostra - Cinema e Divulgação científica em biociências. 2012. (Exposição).

20.
O papel do pós graduando no desenvolvimento científico e tecnológico. 2012. (Outra).

21.
V Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática (V EPMEM).Algumas considerações sobre a construção do modelo matemático em atividades de Modelagem Matemática. 2012. (Encontro).

22.
V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Simpósio).

23.
XXIII Semana da Matemática. 2012. (Outra).

24.
Conferência Interamericana em Educação Matemática.Modelagem Matemática na formação inicial do professor polivalente. 2011. (Outra).

25.
Formação continuada para o ensino da Matemática: Uso de jogos e materiais didáticos.. 2011. (Oficina).

26.
Os saberes necessários ao professor de matemática para atuar na Educação Básica. 2011. (Outra).

27.
IV Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Modelagem Matemática na formação de professores na modalidade normal em nivel medio - Uma experiência. 2010. (Encontro).

28.
Modelagem Matemática nas séries iniciais. 2010. (Outra).

29.
v Encontro de Produção Científica e Tecnológica. 2010. (Encontro).

30.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelagem Matemática: Uma proposta do Programa Universidade Sem Fronteiras para o Curso de Formação de Docentes. 2010. (Encontro).

31.
3a Feira das Profissões. Licenciatura em Matemática. 2009. (Feira).

32.
II Ciclo de atividades de Matemáticas da FECILCAM.II Ciclo de atividades de Matemáticas da FECILCAM. 2009. (Outra).

33.
III Encontro Interdisciplinar de Educação.Modelagem Matemática:Uma proposta para o Curso de Formação de Docentes. 2009. (Encontro).

34.
Laboratório de Matemática: Atividades nas Escolas de Educação Básica.Laboratório de Matemática: Atividades nas Escolas de Educação Básica. 2009. (Outra).

35.
Programa de Formação Sem Fronteiras. 2009. (Outra).

36.
X Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2009. (Encontro).

37.
XV Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul. 2009. (Encontro).

38.
II Encontro Interdisciplinar de Educação. 2008. (Encontro).

39.
III Encontro de Produção Científica e Tecnológica. 2008. (Encontro).

40.
III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Modelagem Matemática na construção de uma horta. 2008. (Encontro).

41.
Minicurso de Matemática Básica. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAZ, B. C.. XI FELIMAT. 2017. (Outro).

2.
KATO, L. A. ; BRAZ, B. C. ; COUSIN, A. O. A. ; MIRANDA, E. S. ; SILVA, L. M. T. ; ZANELLA, M. S. ; CARDOSO, V. C. ; VIDOTTI, D. B. ; TEODORO, F. P. ; OLIVEIRA, W. P. ; BARROS, Michele de Carvalho ; MELO, P. A. P. ; MARTINS, A. L. ; CROSCATO, V. S. . X CNMEM. 2017. (Congresso).

3.
STELMASTCHUK, S. N. ; BRAZ, B. C. . II Feira de Cursos e Profissões da UFPR - JA. 2015. .

4.
BORGES, Fábio Alexandre ; SANTOS, Talita Secorun ; BRAZ, B. C. ; SPEDO, Gleister R. ; WAIDEMAN, Adriele C. ; SILVA, Rodrigo Tavares . IV Ciclo de Atividades Matemáticas. 2011. (Outro).

5.
SANTOS, Talita Secorun ; BORGES, Fábio Alexandre ; BRAZ, B. C. . III Ciclo de Atividades Matemáticas. 2010. (Outro).

6.
BRAZ, B. C.; SILVA, Rodrigo Tavares ; COQUEIRO, Valdete . Matemática Básica. 2010. (Outro).

7.
MOURA, C. A. S. ; BRAZ, B. C. . A Modelagem Matemática na Formacão de Professores na modalidade Normal em nível médio - Uma experiência (Modelagem Matemática - uma alternativa de ensino na perspectiva da Educação Matemática). 2010. (Exposição).

8.
BRAZ, B. C.; COQUEIRO, Valdete ; ALVES, Valdir . Laboratório de Ensino da Matemática - Atividades matemáticas nas escolas da Educação Básica. 2009. (Outro).

9.
BORGES, Fábio Alexandre ; BRAZ, B. C. . II Ciclo de Atividades Matemáticas. 2009. (Outro).

10.
REZENDE, V. ; BRAZ, B. C. . Ciclo de Atividades Matemáticas e IX Olimpíada de Matemática. 2008. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BRAZ, B. C.;BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO2014 BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . O sucesso de uma atividade de modelagem matemática, segundo as diferentes formas de participação dos alunos. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 9, p. 77-108, 2014.

2.
BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO2015 BRAZ, BÁRBARA CÂNDIDO; Kato, Lilian Akemi . Constituição de Comunidades de Práticas Locais e o Ambiente de Aprendizagem da Modelagem Matemática: algumas relações. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 29, p. 613-636, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
BRAZ, B. C.; ROEDER, S. ; REZENDE, V. ; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática na construção de uma horta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática - uma proposta para o curso de Formação de Docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, Maiara Cristina ; BRAZ, B. C. ; LIMA, Isabelle F. ; CEOLIM, A. J. . LEM - Uma alternativa de Ensino e Aprendizagem discutida no grupo de Formação Continuada de Professores ddas escolas Estaduais de Iretama. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . A Modelagem Matemática na FOrmação Inicial de Professores da Educação Básica em Iretama. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALMEIDA, Maiara Cristina ; BRAZ, B. C. ; CEOLIM, A. J. . O Uso do Laboratório de ensino da Matemática na Formação continuada de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CEOLIM, A. J. ; ROEDER, S. ; BRAZ, B. C. . A Modelagem Matemática em questões ambientais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . A Modelagem Matemática na Formacão de Professores na modalidade Normal em nível médio - Uma experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BRAZ, B. C.; ROEDER, S. ; CEOLIM, A. J. . A Matemática que vem do lixo - uma experiência com Modelagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Modelagem Matemática: uma proposta do programa Universidade Sem Fronteiras para o curso de formação de Docentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Uma experiência com Modelagem Matemática na formação inicial de professores polivalentes em nível médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . A Modelagem Matemática na Formação Inicial do Professor Polivalente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRAZ, B. C.; CEOLIM, A. J. . Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
UMBEZEIRO, Bruno Marcondes ; BRAZ, B. C. ; Kato, Lilian Akemi . Algumas Considerações sobre a construção do Modelo Matemático em atividades de Modelagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . Contribuições da Modelagem Matemática no processo de constituição de Comunidades de Prática Locais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRAZ, B. C.; Kato, Lilian Akemi . Comunidade de Prática Local - práticas partilhadas no ambiente da Modelagem Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:20:04