Thiago Jorge Ferreira Santos

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8145138073966874
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


É Doutorando e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo. Possui graduação e bacharelado em português pela FFLCH/USP; graduação e bacharelado em francês pela FFLCH/USP; graduação e licenciatura em português pela FE/USP; graduação e licenciatura em francês pela FE/USP. Como pós-graduando é membro do grupo ALTER-AGE (CNPq/USP), membro da Equipe editorial da Revista Non Plus, e membro do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH/USP, na área de Língua Portuguesa. Seus interesses de pesquisa são: metodologia do trabalho científico; gênero textuais da esfera acadêmica; formação do pesquisador; leitura e produção de textos; ensino/aprendizagem de língua portuguesa e língua francesa por meio da perspectiva dos gêneros textuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Jorge Ferreira Santos
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA-SANTOS, T. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A relação pensamento e linguagem no processo formativo do Mestrado.,
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
2013 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A linguagem revelando o desenvolvimento do pesquisador na prática da Iniciação Científica,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
2008 - 2012
Graduação em Letras (Bacharelado/Licenciatura em Francês).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Letras (Bacharelado/Licenciatura em Português).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Analisar o Trabalho Educacional. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Rapport entre genre textuel et système de langue. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível 6. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2012 - 2012
Série de Conferências com o Prof.Dr. Alain Rabatel. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2012 - 2012
Procedimentos de coleta e análise no trabalho. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Redação UNICAMP. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Círculo de Bakhtin e a Análise do Discurso Social. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Fenomenolgia e Linguagem: uma abordagem genética. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível 5. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível 4. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2010 - 2010
Linguagem, Trabalho e Desenvolvimento. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
TICES: état des pratiques, enjeux et perspectives. (Carga horária: 6h).
Alliance Française., AF, Brasil.
2010 - 2010
Intermidialidade: Teorias e Práticas. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Ensino/Aprendizagem do Francês no moodle. (Carga horária: 25h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível 2. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível 3. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2009 - 2009
Savoir choisir des outils pour un cours de FLE. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível 1. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2002 - 2004
Espanhol. (Carga horária: 480h).
Centro de Estudos de Línguas, CEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Membro (Port) do Lab. de Letramento Acadêmico, Carga horária: 2
Outras informações
O Laboratório de letramento acadêmico representa uma ação inédita dentro do âmbito da USP por atuar nas deficiências do letramento, conduzindo os alunos a uma socialização efetiva do discurso acadêmico. Site: http://letramentoacademico.fflch.usp.br/

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente na Pós-graduação (Letras)
Outras informações
Foi representante discente titular e suplente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em francês.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, Carga horária: 3
Outras informações
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) destina-se a aprimorar a formação de alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação,cursos de mestrado e doutorado, para a atividade didática de graduação. Estágio na disciplina FLM1130 - Francês I sob supervisão da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor-Bolsista, Carga horária: 30
Outras informações
Aprovado no processo seletivo para a monitoria junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), em 2011. Aprovado no processo seletivo para a monitoria junto à Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em francês, do Departamento de Letras Modernas (DLM), nos termos do Regimento da FFLCH-USP e nomeação publicada no D.O. de 08-11-2011.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Le développement des compétences en littéracie académique, une clé de la réussite universitaire
Descrição: Trois objectifs complémentaires seront poursuivis en rapport avec ce projet : un objectif de recherche, un objectif de formation et un objectif de coopération. Du point de vue de la recherche, nous souhaitons faire avancer les connaissances relatives au développement des compétences en littératie académique en langue première, seconde ou étrangère et aux pratiques de formation les plus efficaces dans ce domaine. Ceci passera par une recension et une synthèse de la littérature sur cette question, un état des lieux des pratiques existantes dans chaque institution, en particulier dans le secteur des sciences humaines et sociales; une collecte de données auprès d étudiants et de formateurs dans les deux institutions, la conception d'un module de formation pour les enseignants universitaires, fondé sur la synthèse des écrits et sur les résultats de la collecte de données, et adapté aux deux contextes de formation; ce module pourra être intégré à une plateforme d'autoformation en ligne. Du point de vue de la formation, le projet vise à améliorer les dispositifs et unités de formation destinés aux étudiants ainsi que la formation continue des enseignants universitaires. Par ailleurs, le projet devrait permettre la formation de jeunes chercheurs dans le champ de la didactique des langues puisqu'y seront associés deux étudiantes au doctorat (Roselyne Lampron, UdS et Milena Moretto, USF) et trois étudiants à la maîtrise (J. Brasil Tonelli, T. J. Ferreira Santos, A.P. Silva Dias, USP) dont les travaux portent sur les questions de littératie académique. Du point de vue de la coopération internationale, le projet vise la mise en place d un partenariat entre les institutions concernées afin de faciliter les échanges scientifiques et la mobilité professorale et étudiante. Ceci passera par la constitution d un réseau de chercheurs brésiliens et québécois intéressés par la question du développement des compétences en littératie académique. Coordenador no Québec: Olivier Dezutter; coordenadora no Brasil: Eliane Lousada.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Thiago Jorge Ferreira Santos - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Adriana Zavaglia - Integrante / Jaci Brasil Tonelli - Integrante / Ana Paula Silva Dias - Integrante / Luzia Bueno - Integrante / Olivier Dezutter - Integrante / Françoise Bleys - Integrante / Christiane Blaser - Integrante / Milena Moretto - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação do Québec - Cooperação.
2012 - 2013
O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual.
Descrição: Retomando nosso primeiro projeto, desenvolvido em 2009-2010, este projeto de pesquisa propõe a análise e a descrição do gênero textual notícia no espaço virtual, atentando não somente para os aspectos linguístico-textuais e discursivos, mas também para a página virtual na qual as notícias foram encontradas, visando à construção de uma sequência didática para ensiná-lo. Nosso corpus geral é composto por uma sequência de notícias em Língua Francesa sobre o mesmo conteúdo temático, e uma outra, em Língua Portuguesa, também sobre um mesmo conteúdo temático. A pesquisa está embasada no conceito de gêneros do discurso a partir dos trabalhos de Bakhtin (2003) e Voloshinov (1929) e, também, no conceito de clusters, assim como proposto por Baldry & Thibaud (2010), que os definem como um agrupamento local de itens, verbais, visuais e espaciais próximos, definindo uma parte ou região da página como parte de um todo, e relacionados funcionalmente um com o outro e com o todo. O ponto de partida de nosso projeto será a construção do modelo didático desse gênero textual já que, como afirmam Schneuwly & Dolz (2004), para a elaboração das sequências didáticas é imprescindível o anterior levantamento das características do gênero textual escolhido para a construção de um modelo didático do gênero. Em seguida, passaremos para a segunda parte de nosso projeto, que consiste em propor uma sequência didática do gênero textual notícia online visando ao ensino de ambas as línguas, francês e português, através desse gênero textual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Leitura do agir em textos de opinião
Descrição: Este projeto de Iniciação Científica consiste em estudar o gênero textual artigo opinião, em particular, uma sequência de artigos em francês e outra em língua portuguesa, de mesmo conteúdo temático, extraídos, respectivamente, dos jornais "Le Monde"` e "Folha de S. Paulo", visando a encontrar características comuns (ou não) a esse gênero textual que possibilitem uma leitura do agir nesses dois conjuntos de textos polêmicos em ambas as línguas como contribuição para os estudos de leitura argumentativa. Para este estudo nos valemos do conceito de gêneros do discurso a partir dos trabalhos de Bakhtin (2003) e Voloshinov (1929)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês
Descrição: Este estudo objetiva analisar o gênero notícia online, gênero muito utilizado pela mídia digital. Esse trabalho é relevante devido à necessidade de produção desse tipo de texto de maneira coesa, permitir a compreensão de quem os lê e também de apoio para professores de língua estrangeira (LE) na preparação de suas aulas e para terem um estudo, em mãos, a partir do qual possam compreender como esse gênero textual é estruturado e organizado em suas características linguísticas e enunciativas. Em outros termos, estamos propondo a construção do modelo didático desse gênero textual, já muito conhecido por meio da mídia impressa e sobretudo pelo advento da internet. Para o estudo, foram analisados notícias de três diferentes jornais franceses. Em nossa pesquisa utilizamos a teoria dos gêneros do discurso a partir dos trabalhos de Bakhtin (2003) e Voloshinov (1929), complementada por teorias do discurso de linha francesa como Charaudeau (2007) e Maingueneau (2008)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Gêneros da esfera acadêmica para ingresso na Pós-graduação
Descrição: Os professores de Língua Portuguesa participam de formações continuadas e adquirem muitos saberes teóricos que os auxiliam a repensar a sua prática nas aulas de português. Diante da prática docente, muitos se defrontam com fatos concretos nas suas aulas que podem ser transformadas em perguntas de pesquisas e levadas para discussão em um Programa de Pós-Graduação da área de Letras e Linguística. Para isso, é preciso redigir textos em linguagem específica da esfera acadêmica. Muitas vezes, no entanto, esses conteúdos linguístico-discursivos foram pouco desenvolvidos durante a formação no ensino superior. Este curso tem como objetivo dirimir essa lacuna quanto à produção de textos acadêmicos, tais como: resumo, projetos de pesquisa e apresentação oral de pesquisa. A necessidade de uma orientação sistematizada e simplificada desses gêneros acadêmicos é a proposta desse curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Produção de textos argumentativos: a prática dos gêneros discursivos
Descrição: Constata-se certa urgência na disciplina de Língua Portuguesa em promover um ensino de produção escrita menos instrumental, de modo a promover o aluno em autor crítico e responsável diante do seu próprio texto. Neste curso, a proposta é percorrer as possibilidades oferecidas pelos diferentes gêneros argumentativos, procurando identificar as efetivas contribuições linguístico-discursivas de modo a permitir um estudo eficiente para a produção do texto argumentativo. Assim, o professor de português pode atuar na formação de alunos capazes de reconhecer que o sentido da linguagem só se torna válido no momento em que o seu posicionamento social é expresso por escrito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Thiago Jorge Ferreira Santos - Integrante / Maria Inês Batista Campos - Coordenador / Agildo Oliveira - Integrante.
2015 - 2015
Produção de textos argumentativos: a prática dos gêneros discursivos
Descrição: Constata-se certa urgência na disciplina de Língua Portuguesa em promover um ensino de produção escrita menos instrumental, de modo a promover o aluno em autor crítico e responsável diante do seu próprio texto. Neste curso, a proposta é percorrer as possibilidades oferecidas pelos diferentes gêneros argumentativos, procurando identificar as efetivas contribuições linguístico-discursivas de modo a permitir um estudo eficiente para a produção do texto argumentativo. Assim, o professor de português pode atuar na formação de alunos capazes de reconhecer que o sentido da linguagem só se torna válido no momento em que o seu posicionamento social é expresso por escrito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
O ensino da língua portuguesa: os gêneros discurso em foco
Descrição: O curso teve como objetivo abordar a língua portuguesa como disciplina escolar que vem sofrendo alterações em seus objetivos de acordo com os avanços científicos. A partir de 1980, a disciplina sofreu influência das ciências linguísticas e sofreu críticas contundentes quanto às atividades propostas quanto à leitura de fragmentos de textos, textos descontextualizados, como também quanto às práticas descontextualizadas de produção de textos e de ensino do conteúdo gramatical. Na década de 1990, a disciplina novamente foi colocada na berlinda e a noção de gêneros do discurso tornou-se uma das propostas mais recorrentes como objeto de ensino de língua portuguesa, considerando-se o texto como espaço de interação verbal construído segundo condições sócio-econômico-culturais. Com essa mudança de enfoque, o professor de português necessita de uma fundamentação teórica não só linguística como enunciativo-discursiva como também de exemplos práticos para elaborar de forma consciente seu material didático. Assim, o curso buscará fornecer aos professores uma fundamentação teórica a partir de um trabalho prático, a fim de que possam sistematizar de forma mais adequada as suas aulas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Gêneros do Discurso no Ensino de Língua Portuguesa
Descrição: O objetivo é oferecer um curso aos professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio, promovendo a descrição e a análise da composição (construção, tema e estilo) de diferentes gêneros do discurso a partir das práticas de docentes, com foco especial nos materiais didáticos de língua portuguesa. Analisar e discutir as atividades didáticas propostas no ensino de língua portuguesa, suas possibilidades de abordagem tendo como base a concepção teórico-metodológica da teoria / análise do discurso (M. Bakhtin e o Círculo). A proposta é elaborar unidades didáticas de língua portuguesa que considerem o trabalho lingüístico-discursivo com gêneros do discurso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Linha D'Água


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
VIII Concurso Literário José Paulo Paes - Prof. premiado por orientar a redação vencedora, Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga (SP).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA-SANTOS, T. J.2017 FERREIRA-SANTOS, T. J.; LOUSADA, E.G. . O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem. NONADA, v. 1, p. 57, 2017.

2.
LOUSADA, E.G.2016LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; BARIONI, M. C. . O gênero ?resenha acadêmica? no ensino de francês a alunos universitários. Gláuks online, v. 16, p. 131, 2016.

3.
LOUSADA, E.G.2014FERREIRA-SANTOS, T. J.; LOUSADA, E.G. ; La construction du raisonnement dans le texte scientifique. SHS Web of Conferences, v. 8, p. 1063-1080, 2014.

4.
FERREIRA-SANTOS, T. J.2014FERREIRA-SANTOS, T. J.. Les types de discours de L?ISD en deux ?uvres de Pascal Quignard. Non Plus, v. 1, p. 105-120, 2014.

5.
FERREIRA-SANTOS, T. J.2012FERREIRA-SANTOS, T. J.. O jogo de vozes no texto de opinião e a construção do ponto de vista. Estudos Semióticos (USP), v. 8, p. 148-157, 2012.

6.
FERREIRA-SANTOS, T. J.2012FERREIRA-SANTOS, T. J.. A semiotização textual em artigos de opinião da mídia. Revista ArReDia, v. 1, p. 44-62, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AQUINO, Z. G. O. (Org.) ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. (Org.) ; FERREIRA-SANTOS, T. J. (Org.) ; MAREGA, L. M. P. (Org.) ; CAVALCANTE FILHO, U. (Org.) ; DIOGUARDI, G. (Org.) . A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2015. v. 1. 516p .

2.
AQUINO, Z. G. O. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; BENTO, E. J. ; OLIVEIRA, M. A. ; PONTES, V. ; OLIVEIRA, A. D. . Linguagem, Estratégia e (Re)Construção. 5. ed. São Paulo: Paulistana, 2014. v. 1. 314p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Mediações formativas em apresentações orais de pesquisa na Iniciação Científica. Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. 1ed.Bariloche: Universidad Nacional de Río Negro, 2015, v. 2, p. 943-963.

2.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. A aprendizagem do gênero textual projeto de pesquisa por futuros pesquisadores. In: Aquino, Z.G.O.; SANTOS, T.J.F., OLIVEIRA, M.A.; BENTO, E.J.; OLIVEIRA, A.D.. (Org.). Linguagem, Estratégia e (Re)Construção. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2014, v. 1, p. 279-297.

3.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O modelo didático do gênero ?notícia on-line? numa proposta sociointeracionista. In: CARLOS, J.T.; CUNHA; C.L.; PIRIS, E.L.. (Org.). Abordagens metodológicas em estudos discursivos. 1ed.São Paulo: Paulistana Editora, 2011, v. 1, p. 215-230.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. A fragmentação do saber na escola. Revista Profissão Mestre, p. 38 - 39, 01 nov. 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Notícia: o gênero e sua estruturação. In: II Encontro de Pesquisa de Pós- Graduação e Iniciação Científica da área de Francês - DLM - FFLCH -USP., 2010, São Paulo. Anais do Encontro, 2010. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . La construction du raisonnement dans le texte scientifique. In: CMLF - Congrès Mondial de Linguistique Française, 2014, Berlim. 4e Congrès Mondial de Linguistique Française. Paris: SHS Web of Conferences, 2014. v. 8. p. 134-134.

2.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2012, São Paulo. Anais do 20º SIICUSP, 2012. v. 1.

3.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Leitura do agir em textos de opinião. In: 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2011, São Paulo. Anais do 19º SIICUSP, 2011.

4.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica na USP - SIICUSP, 2010, São Paulo. Anais do 18º SIICUSP, 2010. v. 1.

5.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O gênero notícia como instrumento de ensino para o professor de línguas. In: III CLAFPL ? III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté. Anais do III CLAFPL, 2010. v. 1. p. 332-333.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA-SANTOS, T. J.; LOUSADA, E.G. . O desenvolvimento do pesquisador por meio dos textos na prática da Iniciação Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem na Iniciação Científica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Gêneros textuais e o desenvolvimento do pesquisador na Iniciação Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O livro didático de Língua Portuguesa na perspectiva dos gêneros textuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O desenvolvimento do pesquisador no Mestrado por meio da linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Apprentissage de genres académiques: um processus d?insertion dans les pratiques de littératie. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Graduação, Pós-graduação e mercado de trabalho no curso de Letras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O pensamento conceitual em interações formativas no processo da Iniciação Científica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Argumentação nas introduções de projetos de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . La construction du raisonnement dans le texte scientifique. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. A linguagem na transmissão dos saberes no processo da Iniciação Científica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Análise da linguagem em mediações formativas no processo da Iniciação Científica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O gênero textual notícia na página virtual: implicações para a leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . A elaboração de sequências didáticas através do gênero textual notícia on-line: da coleta dos dados à análise dos elementos verbais e não-verbais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. A aprendizagem do gênero da atividade profissional do pesquisador por alunos em Iniciação Científica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Dificuldades da escrita acadêmica em projetos de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. A gestão de vozes em artigos de opinião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Apprendre argumenter en FLE dans une perspective socio-interactionniste. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O gênero textual notícia na página da web. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Análises linguístico-discursivas e multimodais em notícias online. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Notícias on-line: o verbal e o não verbal na elaboração de sequências didáticas para o ensino do gênero textual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. A perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo para a análise de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O artigo de opinião: agir com a linguagem para argumentar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Leitura e avaliação do agir em artigos de opinião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Interacionismo sociodiscursivo: da análise do gênero textual à prática didática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Leitura do agir em textos de opinião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Artigo de Opinião: o gênero textual e sua materialidade linguística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O perfil da notícia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Estudo do gênero textual notícia em francês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Notícia: o gênero e sua estruturação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O gênero notícia como instrumento de ensino para o professor de línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA-SANTOS, T. J.; ROCHA, S. M. ; MELAO, P. . TV PUC: Programa Teodiversidade. Entrevista com o Prof. Dr. Clive Thomson (Universidade de Guelph) 2011 (Tradução).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA-SANTOS, T. J.; ALENCAR, A. G. . A construção do sentido no texto por meio da gramática: das normas ao discurso.. 2017. .

2.
FERREIRA-SANTOS, T. J.; MAGRI, D. . Non Plus. 2014. (Editoração/Periódico).

3.
CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros do Discurso no Ensino de Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros do Discurso no Ensino de Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Relatório Final de Iniciação Científica para a Cpq/FFLCH. 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Relatório Final de Iniciação Científica para a Cpq/FFLCH.. 2011. (Relatório de pesquisa).

7.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Relatório Final de Iniciação Científica para o CNPq. 2010. (Relatório de pesquisa).

8.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. Relatório Parcial de Iniciação Científica para o CNPq. 2010. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas.Análise da linguagem em mediações formativas no processo da Iniciação Científica. 2014. (Encontro).

2.
VI Encontro de Pesquisas do Francês.A linguagem na transmissão dos saberes no processo da Iniciação Científica. 2014. (Encontro).

3.
VI EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP.Argumentação nas introduções de projetos de pesquisa. 2014. (Encontro).

4.
4° Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo.O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. 2013. (Encontro).

5.
7° SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.A elaboração de sequências didáticas através do gênero textual notícia on-line: da coletas dos dados à análise dos elementos verbais e não-verbais. 2013. (Simpósio).

6.
colóquio internacional ?Pascal Quignard. La littérature hors frontières?. 2013. (Outra).

7.
Colóquio Internacional Analisar o Trabalho Educacional.A aprendizagem do gênero da atividade profissional do pesquisador por alunos em Iniciação Científica. 2013. (Outra).

8.
Encontro do Interacionismo sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do grupo ALTER em debate. 2013. (Encontro).

9.
Explorando ferramentas de análise de corpus não anotado e anotado. 2013. (Oficina).

10.
Régime linguistique et modes de participation dans l?interaction plurilingue. 2013. (Outra).

11.
Transposição e modelização didáticas no ensino de gêneros textuais (com a Profa. Glais Cordeiro). 2013. (Outra).

12.
V Encontro de Pesquisas do Francês.Dificuldades da escrita acadêmica em projetos de pesquisa. 2013. (Encontro).

13.
V Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP.O gênero textual notícia na página virtual: implicações para a leitura. 2013. (Encontro).

14.
60º Seminário do GEL.Análises linguístico-discursivas e multimodais em notícias online. 2012. (Seminário).

15.
II Congresso Internacional de Linguística Histórica. A gestão de vozes em artigos de opinião. 2012. (Congresso).

16.
IV Eped - Encontro de Pós-graduandos em estudos discursivos.O gênero textual notícia na página da web. 2012. (Encontro).

17.
La recherche en didactique des langues. 2012. (Oficina).

18.
Les langues au travail: langues de l'emploi et 'l'emploi des langues. 2012. (Oficina).

19.
Oficina de Redação - UNICAMP. 2012. (Oficina).

20.
Palestra - Será que ainda é possível falar sobre avaliação na educação e na didática das línguas (com o Prof. Dr. Patrick Chadernet). 2012. (Outra).

21.
Second Languages Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes.Apprendre argumenter en FLE dans une perspective socio-interacionniste. 2012. (Seminário).

22.
Semana da Francofonia. 2012. (Outra).

23.
18º InPLA. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. O artigo de opinião: agir com a linguagem para argumentar. 2011. (Congresso).

24.
19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica na USP - SIICUSP.Leitura do agir em textos de opinião. 2011. (Simpósio).

25.
59º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL).Leitura e avaliação do agir em artigos de opinião. 2011. (Seminário).

26.
II Colóquio de Tradução e Terminologia. 2011. (Outra).

27.
III Encontro de Pesquisas do Francês.Artigo de Opinião: o gênero textual e sua materialidade linguística. 2011. (Encontro).

28.
III Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP - Eped.A perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo para a análise de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. 2011. (Encontro).

29.
I Simpósio Internacional Língua, Discurso e Contexto. 2011. (Simpósio).

30.
IVe Journée de Formation: pratiques et réflexions - Les technologies dans l'enseignement du FLE: La multimodalité en question. 2011. (Encontro).

31.
IV SIL - IV Simpósio Internacional de Linguística.Interacionismo sociodiscursivo: da análise do gênero textual à prática didática. 2011. (Simpósio).

32.
O profissional de Letras e o mercado de trabalho. 2011. (Outra).

33.
Palestra - ?O conselho pedagógico como meio de formação pela análise do trabalho? (com o Prof. Dr. Jean-Claude Mouton). 2011. (Outra).

34.
Palestra - "Le grand corpus CFPP de 500 000 mots" (com a Profa. Dra. Sonia Branca-Rosoff. 2011. (Outra).

35.
Palestra - "Michel Foucault et la psychanalyse" (com o Prof. Dr. Clive Thomson). 2011. (Outra).

36.
Palestra - "O trabalho de ensinar " (com o Prof. Dr. Daniel Faïta). 2011. (Outra).

37.
Seminário do GEDUSP - Campo conceitual da argumentação gráfica em modelos comunicacionais. 2011. (Seminário).

38.
Seminário do GEDUSP - Na linguagem e fora dela: reflexões sobre o autor. 2011. (Seminário).

39.
Seminário do GEDUSP - Narratividade Jornalística, Discurso e Mídias. 2011. (Seminário).

40.
The Bakhtin Circle: a historical and critical discussion (com o Prof. Dr. Craig Brandist). 2011. (Outra).

41.
18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica na USP - SIICUSP.Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. 2010. (Simpósio).

42.
58° Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL).Estudo do gênero textual notícia em francês. 2010. (Seminário).

43.
Ciclo de palestras - Línguas Estrangeiras: Diálogos sobre a formação de professores (com o prof.Dr. Christian Puren). 2010. (Outra).

44.
Comparaison et analyse du discours (com a Profa.Dra. Ute Heidemann). 2010. (Seminário).

45.
IIe Journée du Curso Extracurricular de Français: les habiletés orales: pratiques et réflexions. 2010. (Outra).

46.
II Encontro de Pesquisa de Pós- Graduação e Iniciação Científica da área de Francês - DLM - FFLCH -USP..Notícia: o gênero e sua estruturação. 2010. (Encontro).

47.
II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP - Eped.Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero noticia em francês. 2010. (Encontro).

48.
III CLAFPL ? III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. O gênero notícia como instrumento de ensino para o professor de línguas. 2010. (Congresso).

49.
III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia.O contexto de produção em notícias online. 2010. (Seminário).

50.
I Jornada da Graduação de Francês. 2010. (Outra).

51.
L'évolution historique des composantes privilégiées de la compétence culturelle en didactique des langues-cultures: du "transculturel" de l'éducation humaniste au "co-culturel" de la nouvelle perspective actionnelle (com o prof. Dr. Christian Puren). 2010. (Oficina).

52.
L'interlocution, son organisation et ses fonctions: analyses en situation de travail (com a Profa. Dra. Katia Kostulski). 2010. (Outra).

53.
La nouvelle "perspective actionnelle" de l'agir social au regard de l'évolution historique de la didactique des langues-cultures (com o prof. Dr. Christian Puren). 2010. (Outra).

54.
Manipulação e ajustamento: dois regimes de sentido em interação (com o Prof. Dr. Eric Landowski). 2010. (Seminário).

55.
O Discurso Literário: A imagem do autor (com o prof.Dr. Dominique Maingueneau). 2010. (Outra).

56.
Palestra - La ligue nationale d'improvisation québécoise: contribuitions du hockey à l'improvisation théâtrale (com a Profa.Dra Frédérique Arroyas). 2010. (Outra).

57.
Palestra - Produção de livros didáticos de língua portuguesa: O que ensinar de gramática? (com a profa.Dra. Roberta Lombardi Martins). 2010. (Outra).

58.
VIIe Stage de Perfectionnement en Français Langue Étrangère. 2010. (Outra).

59.
V Jornada Bakhtiniana do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória. 2010. (Encontro).

60.
Conférence sur "La présence des Cajuns en Louisiane". 2009. (Outra).

61.
Discurso e Ciência da Informação: um enfoque discursivo-argumentativo. 2009. (Seminário).

62.
I Encontro de Pesquisa de Pós- Graduação e Iniciação Científica da área de Francês - DLM - FFLCH -USP..Gêneros Textuais: um estudo sobre gênero notícia em francês. 2009. (Encontro).

63.
LINDIL: Colóquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 anos de coooperação franco-brasileira. 2009. (Outra).

64.
II Jornada de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AQUINO, Z. G. O. ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; BENTO, E. J. ; MAREGA, L. M. P. ; CAVALCANTE FILHO, U. ; DIOGUARDI, G. . VI EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2014. (Outro).

2.
AQUINO, Z. G. O. ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED). 2014. (Congresso).

3.
DAHLET, V. ; LOUSADA, E.G. ; MORIZONO, V. M. Y. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . VI Encontro de Pesquisa do francês. 2014. (Outro).

4.
MOSCA, L. L. S. ; BENTO, E. J. ; OLIVEIRA, M. A. ; OLIVEIRA, A. D. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Percorrendo a história da retórica: dos gregos e romanos aos nossos dias,. 2014. (Outro).

5.
AQUINO, Z. G. O. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; OLIVEIRA, M. A. ; BENTO, E. J. ; OLIVEIRA, A. D. ; PONTES, V. . V Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2013. (Outro).

6.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; FAZION, F. . Encontro do Interacionismo sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do grupo ALTER em debate. 2013. (Outro).

7.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Ve Journée de Formation do Curso Extracurricular de Francês «L'interculturel en action: Pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture». 2012. (Outro).

8.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . VIe Journée de Formation: L'é'valuation dans les processus d'apprentissage. 2012. (Outro).

9.
GALINDEZ-JORGE, V. ; PINO, C. C. A. ; LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; MORIZONO, V. M. Y. . IV Encontro de Pesquisas do Francês. 2012. (Outro).

10.
FERREIRA-SANTOS, T. J.; FERRAZ, Flávia ; CARLOS, J. ; FERREIRA, Eliane ; IGNEZ, Alessandra ; MIRANDA, Daniela ; MODESTO, Artaxerxes ; SOUEID, N. ; VELOSO, Simone . III EPED - Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2011. (Outro).

11.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . IIIe Journée du Curso Extracurricular de français: pratiques et réflexions - les arts dans l´enseignement du FLE. 2011. (Outro).

12.
ALVES, I. M. ; CARVALHINHOS, P. J. ; MARQUES, I. F. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; GARCIA, D. S. ; SALES, S. F. . Línguas, Culturas e Literaturas: Diálogos no DLCV. 2011. (Outro).

13.
LOUSADA, E.G. ; GALINDEZ-JORGE, V. ; ZAVAGLIA, A. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . III Encontro de Pesquisa do Francês. 2011. (Outro).

14.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . IVe Journée de Formation: pratiques et réflexions - Les technologies dans l'enseignement du FLE: La multimodalité en question. 2011. (Outro).

15.
LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . IIe Journée de Formation: les habiletés orales: pratiques et réflexions. 2010. (Outro).

16.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. II Encontro de Pesquisa do Francês. 2010. (Outro).

17.
LOUSADA, E.G. ; DAHLET, V. ; ZAVAGLIA, A. ; Albuquerque-Costa, Heloisa B. ; MASSARO, P. R. ; ISHIHARA, T. ; CELLI, M. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Colóquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 anos de coooperação franco-brasileira (LINDIL). 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FERREIRA-SANTOS, T. J.. O livro didático de Língua Portuguesa na perspectiva dos gêneros textuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros do Discurso no Ensino de Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA-SANTOS, T. J.; ALENCAR, A. G. . A construção do sentido no texto por meio da gramática: das normas ao discurso.. 2017. .



Outras informações relevantes


Participação do Grupo de Estudos FLEPE (Francês Língua Estrangeira: pesquisa e ensino) - USP: formado por professores, alunos da graduação, de iniciação científica e de mestrado, o Grupo tem por objetivo: - criar um espaço de formação para alunos de graduação e pós-graduação por meio da leitura e discussão de textos ligados ao ensino/aprendizagem; - discutir os passos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados ao ensino/aprendizagem do francês como língua estrangeira; - criar um espaço para produção de textos acadêmicos sobre os aspectos estudados; apoiar a participação em eventos científicos..



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 16:26:02