Ananda Ariane Januário do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1988178875026084
  • Última atualização do currículo em 26/04/2018


Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf (2012). Pós-graduação pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Univasf (2015). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas - Univasf. Atua como assistente de relacionamento - Núcleo de Telessaúde de Pernambuco (NUTES/UFPE/HC), é pesquisadora do Núcleo de Epidemiologia e Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (NES/UNIVASF) e membro do Grupo de Estudos em Geriatria e Gerontologia da Univasf (GREGG/UNIVASF). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde da Família, Saúde da Mulher, Sistemas de Informação em Saúde, Geriatria e Gerontologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ananda Ariane Januário do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, A. A. J.;NASCIMENTO, ANANDA ARIANE JANUÁRIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Vale do São Francisco.
RUA JOSÉ DE SÁ MANIÇOBA S/N
CENTRO
56304-917 - Petrolina, PE - Brasil
URL da Homepage: www.univasf.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Avaliação do estresse ocupacional em Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro/BA.
Orientador: Rosane Silvia Davoglio.
Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Enfermagem.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Relação entre Hipertensão Materna e Baixo Peso ao Nascer: Estudo Caso Controle na Região do Submédio São Francisco.
Orientador: Rosane Silvia Davoglio.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, CNSA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Bioenergética Social: Corpo, Expressão e Saúde Integral. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2013 - 2013
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM SALA DE VACINA. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro/BA, SMS/BA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Primeiros Socorros. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2010 - 2010
Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2009 - 2009
Office 2007, internet e digitação. (Carga horária: 140h).
Centro de Qualificaçãom Profissional, EASYCOMP, Brasil.
2009 - 2009
UNIVASF e Diversidade. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisadora -Núcleo de Epidemiologia e Saude

Atividades

2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Epidemiologia e Saúde, .


Núcleo de Telessaúde de Pernambuco, NUTES UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Relacionamento, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Promoção e Proteção à Saúde
2.
Epidemiologia
3.
Saúde do Trabalhador
4.
HIV/ Aids e outras DST


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA POPULAÇÃO RURAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosane Silvia Davoglio em 17/08/2015.
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver ações de promoção de saúde, prevenção e controle de doenças em um assentamento da Reforma Agrária de Casa Nova, Bahia, visando a melhora da qualidade de vida por meio do empoderamento dessa comunidade, promovendo o autocuidado e valorizando o conhecimento popular em saúde,..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) .
Integrantes: Ananda Ariane Januário do Nascimento - Integrante / Rosane Silvia Davoglio - Coordenador / Glória Maria Pinto Coelho - Integrante / JESSICA DE CARVALHO SANTOS - Integrante / Bruna Naiara de Carvalho Matos - Integrante / Ketlen Milena Moreira Duarte - Integrante / Acássio dos Santos Amorin Vianna - Integrante / Artur Alves da Silva - Integrante.
2014 - 2016
Vulnerabilidade e qualidade de vida em populações ribeirinhas do Vale do São Francisco

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosane Silvia Davoglio em 16/08/2015.
Descrição: A mudança observada no perfil de morbimortalidade da população brasileira, com decréscimo das doenças infeciosas e parasitárias (DIP) e elevação da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), repercutiu diretamente no aumento da expectativa de vida, ocasionado pela possibilidade de prevenção e controle efetivos desse grupo de agravos. O ganho em anos de vida traz a preocupação de elevar também a qualidade de vida, tarefa complexa que necessita ações intersetoriais e atuação multidisciplinar. No Brasil, as DCNT são responsáveis por 70% dos óbitos, com destaque para as doenças cardiovasculares, com significativas diferenças regionais, de gênero, étnico-raciais, ciclos de vida e de estrato socioeconômico, tanto na distribuição quanto no acesso às medidas de prevenção e controle. Os grupos mais afetados são aqueles em condições de maior vulnerabilidade social, representando uma relevante situação de iniquidade em saúde que precisa ser enfrentada e superada. Objetivo: Identificar situações de vulnerabilidade, conhecer a trajetória de vida e investigar a auto percepção de qualidade de vida em populações ribeirinhas do Vale do São Francisco. O projeto é composto por duas partes que se complementam: uma adotará o enfoque quantitativo com a realização de um estudo analítico observacional do tipo transversal; a outra terá caráter qualitativo. A população alvo será composto pelos integrantes das Colônias de Pescadores de Casa Nova, Sobradinho e Remanso, e os membros das cooperativas de pescadores COOPERNOVA e COOPERDINHO, criadas pelo projeto Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP - UNIVASF). Além destes, os integrantes da Associação de Piscicultores de São Luiz e Associação de Assentados 'Luiz Nunes', ambos de Casa Nova, e da Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso (APPR). Para a parte quantitativa será utilizada uma amostra de 438 sujeitos; para a qualitativa, o número de participantes será definido em função da quantidade de informações geradas, considerando-se o tempo para análise e o método utilizado na pesquisa, estimando amostra que possam ser necessários 10 sujeitos. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas gravadas, medidas corporais e pressóricas, exame bucal e testes diagnósticos rápidos. Este é um projeto aninhado ao Programa de Extensão PROGRAMA TECNOQUALI: integrando tecnologia e qualidade ao trabalho e à vida das populações por meio de Empreendimentos Econômicos Solidários e foi aprovado pelo Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisa da Univasf CEDEP/Univasf...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ananda Ariane Januário do Nascimento - Integrante / Rosane Silvia Davoglio - Coordenador / Glória Maria Pinto Coelho - Integrante.
2014 - 2015
AVALIAÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL ENTRE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE JUAZEIRO/BA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosane Silvia Davoglio em 11/09/2015.
Descrição: Os trabalhadores que atuam na área da saúde estão envolvidos nesta problemática de duas formas: como usuários dos serviços e como trabalhadores destes mesmos serviços. Diante disso, o Ministério da Saúde (MS) sentiu a necessidade de estreitar as políticas públicas relacionadas à Saúde do Trabalhador, que até então se referiam aos trabalhadores de um modo geral, e publicou a Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS visando promover a melhoria da sua condição de saúde, de acordo com suas especificidades.Os aspectos psicossociais do trabalho referem-se à interação entre o trabalho e ambiente, condições e capacidade para o mesmo, além de elementos pessoais que podem, de acordo com sua percepção e experiência, influenciar o estado de saúde, satisfação e desempenho do trabalhador. Esta dimensão psicossocial do trabalho, que pode resultar em estresse ocupacional, tem sido amplamente discutida em estudos relacionados à saúde do trabalhador. Entre os modelos mais utilizados para avaliação do estresse ocupacional está o Modelo Demanda-Controle ? MDC (Job Strain Model), elaborado por Karasek. Nele são avaliadas duas dimensões: o controle sobre o trabalho e a demanda psicológica advinda dele. Com a união destas dimensões, a proposta metodológica de Karasek aponta situações de trabalho específicas que, por sua vez, estruturam riscos diferenciados à saúde do trabalhador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2016
CONDIÇÕES DE TRABALHO, CONDIÇÕES DE EMPREGO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE NA BAHIA - Centro Juazeiro
Descrição: O trabalho em saúde faz parte do setor de serviços e é essencial para a vida humana. Há evidências na literatura de existência de uma relação próxima entre as vivências ocupacionais objetivas e subjetivas dos trabalhadores, a saúde desses sujeitos e o cuidado prestado ao usuário, já que tais vivências são moduladas pelas práticas e pelo ambiente de trabalho. Portanto, a garantia de saúde para os trabalhadores que cuidam da saúde dos grupos populacionais é um aspecto importante para a qualidade da atenção prestada. Este estudo tem a finalidade de identificar as dimensões que envolvem o trabalho e a saúde dos trabalhadores da saúde nos serviços de atenção básica. Busca descrever características do emprego em saúde, do processo de trabalho em saúde, e, principalmente, as condições gerais de vida, de saúde e de trabalho dos trabalhadores que cuidam da saúde das populações. A proposta está estruturada em três subprojetos: 1. "Inquérito Saúde, trabalho e doença no setor saúde?; 2. Condições de emprego na atenção básica; 3. Processo de trabalho em saúde na atenção básica. O inquérito propõe-se a investigar a diversidade das dimensões das relações saúde-trabalho e proceder a uma caracterização sociodemográfica e ocupacional aprofundada dos trabalhadores da saúde. Este subprojeto será uma investigação envolvendo sete cidadaes cidades do estado da Bahia (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Antônio de Jesus, Juazeiro, Santo, Itabuna e Ilhéus) e parceria de pesquisadores de cinco universidades baianas (UEFS, UESB, UESC, UESB, UNIVASF e UFRB). O subprojeto 2 sobre condições de emprego objetiva traçar o perfil do emprego em saúde na atenção básica, tipos de contratos de trabalho e características sociodemográficas dos trabalhadores (sexo, idade, nível de formação) para as diferentes categorias trabalhadores, de modo a permitir análise do processo de precarização do trabalho em saúde. O subprojeto 3 objetiva analisar como se realiza o trabalho na atenção básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Relação entre Doença Periodontal e prematuridade e/ou baixo peso
Descrição: A partir dos anos 90, vários autores têm investigado a hipótese de que a periodontite ao lado de outros fatores clássicos durante a gestação pode contribuir para o nascimento de crianças com prematuridade/baixo peso, entretanto esta relação ainda não se encontra bem estabelecida. Nesta direção, duas teorias foram elaboradas na tentativa de sustentar a referida hipótese. Uma delas, a mais controvertida, afirma que microorganismos periodontais na região geniturinária, provenientes da prática de sexo oral, podem acessar a cavidade intramniótica através da via ascendente da vagina e do cérvix, da disseminação hematógena por meio da placenta, da cavidade peritoneal ou por introdução acidental durante procedimentos diagnósticos (JEFFCOAT et al., 2001). Já de acordo com a outra teoria, que inclusive é a aceita pelos autores desta investigação, os microorganismos envolvidos nessa infecção bucal produzem reservatórios crônicos de substâncias (lipolissacarídeos) que promovem a produção de mediadores inflamatórios específicos (interleucina beta 1 e prostaglandinas E2), tendo como alvo as membranas placentárias através da corrente sanguínea (ROMERO e MAZOR,1988; PAGE e KORNMAN, 1997; OFFENBACHER et al., 1998; VETTORE et al., 2005). Além disso, acredita-se que, através da prevenção e controle, esses patógenos e seus derivados possam ser impedidos de ingressar na circulação sanguínea em número suficiente dificultando, dessa maneira, a suscetibilidade a certas enfermidades, fato que reforçaria a necessidade de uma atenção interdisciplinar à saúde da gestante (JEFFCCOAT et al., 2003). Em síntese, o modelo conceitual proposto para análise de redução do risco de prematuridade e baixo peso ao nascer mediante o sucesso da terapia periodontal considera a inter-relação do baixo nível sócio-econômico, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e comportamentos deletérios relacionados aos modos de vida, enfatizando, especificamente, os comportamentos de saúde em geral e bucaL..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Fatores de Risco da Prematuridade/Baixo Peso ao nascer no Município de Petrolina (ANO II)
Descrição: Bolsa de Iniciação Científica (FACEPE) - Processo Número: BIC - 0957-4.06/10. A prematuridade e/ou baixo peso ao nascer (PBPN) são importantes fatores de risco para morbimortalidade infantil e várias doenças na idade adulta. Tendo como objetivo avaliar quais são os fatores de risco da prematuridade/baixo peso ao nascer, iniciamos uma investigação no município de Petrolina - PE, no Hospital Dom Malan/IMIP, o qual atende exclusivamente pelo SUS e é referência materno-infantil na região. Trata-se de um estudo descritivo analítico do tipo caso-controle. O Grupo Caso era constituído por mães de crianças com peso inferior a 2500g e/ou idade gestacional menor que 37 semanas, e o Grupo Controle por mães de recém-nascidos com peso superior a 2500g e com idade gestacional de 37 ou mais semanas, do mesmo hospital. A coleta de dados foi realizada através de entrevista com um questionário desenvolvido para a pesquisa. Posteriormente, um cirurgião dentista realizava um exame clínico odontológico para diagnóstico da doença periodontal. Análise dos dados foi realizada através da avaliação da distribuição das variáveis estudadas segundo os grupos caso e controle..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2016
PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA POPULAÇÃO RURAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosane Silvia Davoglio em 29/03/2016.
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver ações de promoção de saúde, prevenção e controle de doenças em um assentamento da Reforma Agrária de Casa Nova, Bahia, visando a melhora da qualidade de vida por meio do empoderamento dessa comunidade, promovendo o autocuidado e valorizando o conhecimento popular em saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
PROGRAMA TECNOQUALI: integrando tecnologia e qualidade ao trabalho e à vida das populações por meio de Empreendimentos Econômicos Solidários
Descrição: O Programa Tecnoquali, por meio da geração de trabalho e renda, visa contribuir para melhora das condições sociais e elevação da qualidade de vida e saúde dos grupos, possibilitando que exerçam sua cidadania e desfrutem da vida com autonomia, valorizando e resgatando a dignidade e autoestima. O objetivo geral do programa é ampliar as ações da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP - UNIVASF) visando a implantação, apoio e fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários autogestionários, promovendo o desenvolvimento local e regional pela articulação das políticas públicas, com a finalidade de gerar trabalho e renda, promover a inclusão sócioeconômica e propiciar maior qualidade de vida aos participantes. O público alvo será integrantes das colônias e associações de pescadores, incluindo membros das cooperativas de pescadores criadas pela ITCP - UNIVASF, bem como assentados da reforma agrária, todos localizados na região do submédio São Francisco. As ações consistirão em treinamentos sobre meio ambiente, tecnologia do pescado. Levando em conta demandas manifestadas por essas populações, em contatos anteriores, o programa proposto também contemplará ações de atenção e promoção à saúde, para o enfretamento dos determinantes do processo saúde-doença e a redução de vulnerabilidades. Além da melhora da qualidade de vida da população, a integração de ensino, pesquisa e extensão pode originar novas linhas de investigação para alunos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado, com geração e difusão do conhecimento aliadas ao compromisso social da universidade pública, aproximando-a da comunidade. O programa é financiado pelo Ministério da Educação (MEC/SESU) com recursos provenientes do Edital Proext 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Análise e ação sobre os determinantes da mortalidade infantil no município de Santa Maria da Boa Vista-PE
Descrição: Rede Cegonha.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Prevençaõ de problemas auditivos em escolares de Petrolina -PE
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: SAÚDE DA FAMÍLIA.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Menção Honrosa, Menção Honrosa poster - Relação entre hiperetensão arterial em gestantes e baixo peso ao nascer em J.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANÁRIO, DJULIAN DIEGO RIBEIRO CARMO2013 CANÁRIO, DJULIAN DIEGO RIBEIRO CARMO ; SANTOS, KAMILA JULIANA SILVA ; DAVOGLIO, ROSANE SILVIA ; SEGUNDO, FLÁVIO LARANJEIRA FERRAZ ; GOMES, ANA VITÓRIA TEIXEIRA MEDEIROS ; NASCIMENTO, ANANDA ARIANE JANUÁRIO ; CONCEIÇÃO, KAROLINE BARROS ; ARAUJO, JESSICA BEZERRA SÁ ; NEVES, LINDA KELLY OLIVEIRA . Condom use with random partners by users of testing and Counseling Center in std/aids. DST. Jornal Brasileiro de Doencas Sexualmente Transmissiveis, v. 25, p. 93-98, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, C. F. ; VIANNA, A. S. A. ; REZENDE, R. E. A. ; CONCEIÇÃO, K. B. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; DAVOGLIO, R. S. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS USUÁRIOS DO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO DA UNIDADE DE REFERÊNCIA PARA DST/AIDS DE JUAZEIRO-BA.. In: IX Jornada de Iniciação Científica, III Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, III Mostra de Pós-Graduação da Univasf, 2014, Juazeiro/BA. A|nais da IX Jornada de Iniciação Científica, III Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Te, 2014, Juazeiro. IX Jornada de Iniciação Científica, III Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, III Mostra de Pós-Graduação da Univasf, 2014., 2014.

2.
SILVA, A. A. ; OLIVEIRA, C. F. ; REZENDE, R. E. A. ; VIANNA, A. S. A. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; DAVOGLIO, R. S. . FATORES ASSOCIADOS AO USO DE PRESERVATIVO, EM MULHERES USUÁRIAS DO CTA DA UNIDADE DE REFERÊNCIA PARA DST/AIDS DE JUAZEIRO-BA.. In: IX Jornada de Iniciação Científica; III Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; III Mostra de Pós-Graduação da Univasf, 2014, Juazeiro/BA., 2014, Juazeiro. Anais da IX Jornada de Iniciação Científica; III Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; III Mostra de Pós-Graduação da Univasf, 2014., 2014.

3.
SANTOS, J C ; DUARTE, K. M. M. ; SIMOES, L. R. O. ; FARIAS, S. P. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; OLIVEIRA, C. F. ; SOUZA, Y. S. ; COELHO, G. M. P. ; CAMPOS, R. M. L. ; DAVOGLIO, R. S. . PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA POPULAÇÕES RIBEIRINHAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO. In: IX Mostra de Extensão da Univasf, 2014., 2014, Juazeiro. Anais da IX Mostra de Extensão da Univasf, 2014., 2014.

4.
VIANNA, A. S. A. ; OLIVEIRA, C. F. ; CONCEIÇÃO, K. B. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; SEGUNDO, F. L. F. ; RIBEIRO, D. ; SILVA, A. A. ; DAVOGLIO, R. S. . CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E COMPORTAMENTOS DE RISCO EM MULHERES USUÁRIAS DO CTA DA UNIDADE DE REFERÊNCIA PARA DST/AIDS DE JUAZEIRO/BA, NO ANO DE 2012.. In: III Jornada de Iniciação Científica da Univasf, 2013, Petrolina, 2013, Juazeiro. Anais do III Jornada de Iniciação Científica, 2013., 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, A. A. J.. Perfil Epidemiológico dos usuários de um Centro de Testagem e Aconselhamento. In: IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, V Congresso Brasileiro de Aids, 2013, Salvador. Anais do IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, V Congresso Brasileiro de Aids, 2013.

2.
GOMES, A. V. T. M. ; DAMASCENO, M. C. M. ; SOUZA, A. J. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; SOUSA, L. M. ; Cruz, S. S ; DAVOGLIO, R. S. . PERFIL DOS PORTADORES DE HIV USUÁRIOS DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA EM DST/HIV/AIDS DE JUAZEIRO/BA.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DST/AIDS, II CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS, VI FORUM LATINO AMERICANO E DO CARIBE DE HIV/AIDS E DST E V FORUM COMUNITÁRIO LATINOAMERICANO E DO CARIBE EM HIV/AIDS E DST, 2012, SÃO PAULO., 2012, SÃO PAULO. ANAIS DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DST/AIDS, II CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS, VI FORUM LATINO AMERICANO E DO CARIBE DE HIV/AIDS E DST E V FORUM COMUNITÁRIO LATINOAMERICANO E DO CARIBE EM HIV/AIDS E DST, 2012., 2012.

3.
SEGUNDO, F. L. F. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; GOMES, A. V. T. M. ; SOUSA, L. M. ; COELHO, G. M. P. ; DAVOGLIO, R. S. . PREVALÊNCIA DE IST EM USUÁRIOS DA UNIDADE DE REFERÊNCIA PARA DST/AIDS DE JUAZEIRO/BA EM 2011. In: SCIENTEX 2012 - V Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Juazeiro, 2012, Juazeiro. Anais da V SCIENTEX 2012 - V Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012., 2012.

4.
NASCIMENTO, A. A. J.; LUBARINO, D. A. ; SOUZA, Y. S. ; GOMES, A. V. T. M. ; RIBEIRO, L. ; SOUSA, L. M. ; Cruz, S. S ; DAVOGLIO, R. S. . CARACTERÍSTICAS GESTACIONAIS ASSOCIADAS AO BAIXO PESO NA NASCER: ESTUDO CASO CONTROLE NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO.. In: VI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2012, Juazeiro,BA., 2012, Juazeiro. nais do VII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2012., 2012.

5.
RODRIGUES, I. J. F. ; OLIVEIRA, D. M. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; LUBARINO, D. A. ; SOUSA, L. M. ; FIGUEIREDO, A. C. M. G. ; DAVOGLIO, R. S. ; Cruz, S. S . RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL EM GESTANTES E BAIXO PESO AO NASCER EM JUAZEIRO/BA: UM ESTUDO CASO-CONTROLE.. In: VI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2011, Petrolina., 2011, Juazeiro. ANAIS DA VI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2011., 2011.

6.
OLIVEIRA, D. M. ; RODRIGUES, I. J. F. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; SOUSA, L. M. ; GOMES, A. V. T. M. ; DAVOGLIO, R. S. ; Cruz, S. S . ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL INADEQUADA E OUTROS FATORES DE RISCO PARA BAIXO PESO AO NASCER EM JUAZEIRO BAHIA.. In: VI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2011, Juazeiro, BA., 2011, Juazeiro. Anais da VI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2011., 2011.

7.
SOUSA, L. M. ; Cruz, S. S ; GOMES FILHO, I. S. ; DAVOGLIO, R. S. ; FIGUEIREDO, A. C. M. G. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; COELHO, G. M. P. . RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL EM GESTANTES E NASCIDOS DE BAIXO PESO EM PETROLINA-PE: UM ESTUDO CASO-CONTROLE.. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo., 2011, SÃO PAULO. ANAIS DO VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo., 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
NASCIMENTO, A. A. J.; DAVOGLIO, ROSANE SILVIA ; SOUSA, L. M. ; Cruz, S. S ; FIGUEIREDO, A. C. M. G. ; GOMES FILHO, I. S. . HIPERTENSÃO MATERNA E BAIXO PESO AO NASCER: ESTUDO CASO-CONTROLE EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORDESTE/BRASIL. Revista Baiana de Saúde Publica, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE, K. M. M. ; LIMA, K. S. B. ; CASTRO, T. A. ; SILVA, A. A. ; SIMOES, L. R. O. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; SANTOS, J C ; DAVOGLIO, R. S. . VULNERABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM POPULAÇÕES RIBEIRINHAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NASCIMENTO, A. A. J.. Sistema de Informação da Atenção Básica e-SUS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, T. A. ; DAVOGLIO, R. S. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; SANTOS, K. J. ; LIMA, K. S. B. ; COELHO, G. M. P. . PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CARACTERIZAÇÃO DO EMPREGO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE JUAZEIRO, BAHIA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NASCIMENTO, A. A. J.; CASTRO, T. A. ; SANTOS, K. J. ; COELHO, G. M. P. ; LIMA, K. S. B. ; DAVOGLIO, R. S. . Estresse ocupacional em agentes comunitários de saúde de Juazeiro/BA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CASTRO, T. A. ; DAVOGLIO, ROSANE SILVIA ; NASCIMENTO, A. A. J. ; SILVA, A. A. ; COELHO, G. M. P. . Populações ribeirinhas do Semiárido: qualidade de vida e satisfação com a saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
REZENDE, R. E. A. ; SILVA, A. A. ; OLIVEIRA, C. F. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; DAVOGLIO, ROSANE SILVIA . 'Diferenças de gênero na ocorrência de infecções sexualmente transmissíveis entre adolescentes usuários de um CTA da Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CASTRO, T. A. ; SILVA, A. A. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; COELHO, G. M. P. ; DAVOGLIO, R. S. ; SANTOS, K. J. . Violência praticada contra agentes comunitários de saúde fora do ambiente laboral no município de juazeiro, Bahia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
NASCIMENTO, A. A. J.; RIBEIRO, E. S. ; MELO, M. C. P. ; SALES, J. R. P. . A VOZ DAS ADOLESCENTES: ENSEJOS E SIGNIFICADOS DA GRAVIDEZ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
NASCIMENTO, A. A. J.; DAVOGLIO, R. S. ; SOUSA, L. M. ; COELHO, G. M. P. ; LUBARINO, D. A. . RELAÇÃO ENTRE NÚMERO DE CONSULTAS PRÉ-NATAL E BAIXO PESO AO NASCER EM PETROLINA-PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GOMES, A. V. T. M. ; DAMASCENO, M. C. M. ; SOUSA, A. J. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; SOUSA, L. M. ; Cruz, S. S ; DAVOGLIO, R. S. . Perfil dos portadores de HIV usuários do serviço de assistência especializada em DST/HIV/AIDS de Juazeiro-BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LUBARINO, D. A. ; SILVA FILHO, C. C. ; SANTOS, M. M. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; DINIZ, A. M. A. . ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2009 E 2010 DAS COBERTURAS VACINAIS EM UMA USF PETROLINENSE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
RODRIGUES, I. J. F. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; PINTO, P. S. ; SOUSA, L. M. ; Cruz, S. S ; DAVOGLIO, R. S. . Relação entre hipertensão arterial em gestantes e baixo peso ao nascer em Juazeiro-BA: resultados preliminares de estudo caso-controle. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
OLIVEIRA, D. M. ; RODRIGUES, I. J. F. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; SOUSA, L. M. ; GOMES, A. V. T. M. ; SEGUNDO, F. L. F. ; DAVOGLIO, R. S. ; Cruz, S. S . ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL INADEQUADA E OUTROS FATORES DE RISCO PARA BAIXO PESO AO NASCER EM JUAZEIRO ? BAHIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RODRIGUES, I. J. F. ; OLIVEIRA, D. M. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; LUBARINO, D. A. ; SOUSA, L. M. ; FIGUEIREDO, A. C. M. G. ; DAVOGLIO, R. S. ; Cruz, S. S . RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL EM GESTANTES E BAIXO PESO AO NASCER EM JUAZEIRO/BA: UM ESTUDO CASOCONTROLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
RODRIGUES, I. J. F. ; OLIVEIRA, D. M. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; LUBARINO, D. A. ; SOUSA, L. M. ; FIGUEIREDO, A. C. M. G. ; DAVOGLIO, R. S. ; Cruz, S. S . RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL EM GESTANTES E BAIXO PESO AO NASCER EM JUAZEIRO/BA: UM ESTUDO CASOCONTROLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SOUSA, L. M. ; Cruz, S. S ; GOMES FILHO, I. S. ; PASSOS, J. S. ; DAVOGLIO, R. S. ; FIGUEIREDO, A. C. M. G. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; COELHO, G. M. P. . RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL EM GESTANTES E NASCIDOS DE BAIXO PESO EM PETROLINA-PE: UM ESTUDO DE CASO-CONTROLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, A. A. J.. Conheça um pouco mais da profissão de cuidador de idoso. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, A. A. J.. Formação Básica de Cuidador de Idoso. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DAVOGLIO, R. S. ; COELHO, G. M. P. ; ARAUJO, A. P. S. ; GRANJA, J. G. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; ALMEIDA, M. P. ; BRINGEL, N. M. M. ; PEDROSA, S. C. D. ; PENAFORTE, A. C. C. ; DIAS, A. C. F. ; XAVIER, C. F. ; FREIRE, E. V. S. ; MATOS, B. N. . Saúde Bucal: Mamãe e Bebê. 2016. (cartilha).

3.
DAVOGLIO, R. S. ; COELHO, G. M. P. ; ARAUJO, A. P. S. ; GRANJA, J. G. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; ALMEIDA, M. P. ; BRINGEL, N. M. M. ; PEDROSA, S. C. D. ; PENAFORTE, A. C. C. ; DIAS, A. C. F. ; XAVIER, C. F. ; FREIRE, E. V. S. ; MATOS, B. N. . CORDEL DA SAÚDE BUCAL O DIA EM QUE A CARRANCA VISITOU O DENTISTA. 2016. (cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COELHO, G. M. P.; LIMA, K. S. B.; NASCIMENTO, A. A. J.. Participação em banca de Fabíola Olinda de Souza Mesquita. Os desafios para o controle do Aedes aegypti: articulação entre agentes comunitários de saúde e endemias. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EM SAÚDE) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
COELHO, G. M. P.; NASCIMENTO, A. A. J.; LIMA, K. S. B.. Participação em banca de Gustavo Romão de Souza. OS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EM SAÚDE) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DAVOGLIO, R. S.; COELHO, G. M. P.; NASCIMENTO, A. A. J.. Participação em banca de Jessica de Carvalho Santos.AVALIAÇÃO DOS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM PESCADORES E TRABALHADORES RURAIS DO SEMIARIDO BAIANO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso de formação para o SUS. Apresentações de trabalho em formato Pôster. 2015. (Congresso).

2.
3º Congresso de formação para o SUS. 2015. (Congresso).

3.
3º Congresso de formação para o SUS. Telessaúde: tecnologia inovadora de apoio à formação de pessoas. 2015. (Congresso).

4.
3º Congresso de formação para o SUS. Ciranda "Residências em Saúde da Univasf: formação de qualidade para o fortalecimento do SUS". 2015. (Congresso).

5.
Conferência sobre Amamentação.Influências culturais familiares x orientação de enfermagem. 2015. (Outra).

6.
III Simpósio sobre a saúde dos trabalhadores da Saúde "Fortalecimento das redes de Coopeeração". 2015. (Simpósio).

7.
4ª Conferência Estadual de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Pernambuco.Relatoria do Eixo temático Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, Estados e União.. 2014. (Outra).

8.
Capacitação em Teste Rápido para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. 2014. (Outra).

9.
I Congresso Norte Nordeste/ II do Vale do São Francisco de Formação para o SUS. 2014. (Congresso).

10.
II Ciclo da Luta Antimanicomial no Sertão: ativando a RAPS via aproximação ensino-serviço. 2014. (Simpósio).

11.
IV Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão: Protagonismos e Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial: caminhos para a integralidade em saúde no exercício da cidadania. 2014. (Simpósio).

12.
Oficina da Estratégia e-SUS AB para Regionais QUALISUS. 2014. (Oficina).

13.
I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - Pela reconstrução do Modelo de Cuidado. 2013. (Congresso).

14.
II Simpósio sobre a saúde dos trabalhadores da saúde. 2013. (Simpósio).

15.
I Simpósio das Residências em Saúde do Vale do São Francisco. 2013. (Simpósio).

16.
Minicurso: Bioenergética Social: Corpo, Expressão e Saúde Integral. 2013. (Outra).

17.
15º CBCENF. 2012. (Congresso).

18.
ENDO SÃO FRANCISCO 2010 - Encontro de Endocrinologia do Vale do São Francisco. 2010. (Encontro).

19.
III Congresso de Enfermagem do Vale do São Francisco. 2010. (Congresso).

20.
I Simpósio de Reumatologia do Vale do São Francsco. 2010. (Simpósio).

21.
II Congresso de Enfermagem do Vale do São Francisco. 2009. (Congresso).

22.
II Simpósio de Plantas do Vale do São Francisco. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, A. A. J.. Conferência Sobre Amamentação. 2015. (Outro).

2.
NASCIMENTO, A. A. J.. II Ciclo da Luta Antimanicomial no Sertão: ativando a RAPS via aproximação ensino-serviço. 2014. (Congresso).

3.
NASCIMENTO, A. A. J.. I Congresso Norte/Nordeste/ II do Vale do São Francisco de Formação para o SUS. 2014. (Congresso).

4.
NASCIMENTO, A. A. J.. I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Pela reconstrução do modelo de cuidado. 2013. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, I. J. F. ; NASCIMENTO, A. A. J. ; PINTO, P. S. ; SOUSA, L. M. ; Cruz, S. S ; DAVOGLIO, R. S. . Relação entre hipertensão arterial em gestantes e baixo peso ao nascer em Juazeiro-BA: resultados preliminares de estudo caso-controle. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Coautoria em artigos submetidos para avaliação em periódicos:

1. Caderno de Saúde Pública: FATORES ASSOCIADOS AO USO DE PRESERVATIVO COM PARCEIRO NÃO FIXO EM USUÁRIAS DE UM CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO PARA DST/AIDS DA BAHIA, BRASIL (CSP_1316/15)

2. Revista Baiana de Saúde Pública: FATORES ASSOCIADOS A INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM USUÁRIOS DE UM CTA DA BAHIA (RBSP_1593)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 18:55:53