Vanessa Pilla Bretas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0406244962707236
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Doutoranda em Administração no Programa de Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestre em Administração no Programa de Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui especialização em Inteligência de Mercado pela Fundação Instituto de Administração (2013) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Pilla Bretas
Nome em citações bibliográficas
BRETAS, V. P.

Endereço


Endereço Profissional
Associação Brasileira de Franchising.
Avenida das Nações Unidas, 10989
Vila Olímpia
04578000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30208851


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Administração: Gestão Internacional.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Orientador: Thelma Valéria Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Administração: Gestão Internacional.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: AS INFLUÊNCIAS DA SELEÇÃO DE PARCEIROS E DOS RELACIONAMENTOS NA DINÂMICA DE EXPANSÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO EM REDES DE FRANQUIAS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Thelma Valéria Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gestão Internacional; Marketing Internacional.
2011 - 2013
Especialização em Inteligência de Mercado. (Carga Horária: 480h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Título: O papel da gestão dos relacionamentos e da socialização no processo de inteligência comercial em entidades setoriais e de fomento.
Orientador: Edilberto Camalionte.
2006 - 2010
Graduação em relações internacionais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Cooperação entre aparelhos repressivos das ditaduras da América Latina: uma revisão das atividades do Brasil e do Chile na na Operação Condor nos anos 1970.
Orientador: Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Treinamento de Inteligência Comercial e Competitiva. (Carga horária: 16h).
Agência de Promoção de Exportações do Brasil, APEX, Brasil.
2012 - 2012
Internacionalização como Fator Estratégico de Competitividade. (Carga horária: 8h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2010 - 2010
Marketing Internacional - Importação e Exportação. (Carga horária: 30h).
SEMINARIO ADUANEIRAS S/C LTDA, SAS_FORN, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Ciências Políticas.
Pontificia Universidad Católica de Chile, PUCC, Chile.
2008 - 2008
Curso de Capacitação em Negociações Internacionais. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos das Negociações Internacionais Ltda, CAENI, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Brasileira de Franchising, ABF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Inteligência de Mercado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Inteligência de Mercado, Carga horária: 20


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria pedagógica, Carga horária: 4
Outras informações
Monitoria pedagógica na disciplina de Economia Brasileira e Internacional Contemporânea, no curso de graduação em Administração de Empresas.


Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, ABINPET, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Inteligência de Mercado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estruturação de estratégias de projetos em parceria com a Apex-Brasil; análise de cenário econômico, político, social e cultural; mapeamento do Setor Pet interno e externo; desenvolvimento de atividades de promoção comercial; elaboração de perfil - país; pesquisas de oportunidade de negócios (nacional e internacional), fornecimento de dados de comércio exterior do Brasil e outros países; levantamento de dados quantitativos e qualitativos para embasamento de estratégia de internacionalização do setor; relacionamento com órgãos governamentais; acompanhamento dos marcos críticos do plano de ação da Entidade (Abinpet) e do Projeto de Exportação (Projeto Pet Brasil); microgerenciamento das Atividades Semanais (Diário e Quinzenal); monitoramento mensal do cumprimento das metas operacionais e estratégicas; avaliação e estratégias de correção.


International Quality and Productivity Center, IQPC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Conference producer, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Pesquisa de mercado, desenvolvimento de novos negócios e gerenciamento de projetos - Responsável pelo planejamento, monitoramento e gerenciamento de recursos visando os objetivos do projeto, escopo, tempo e custo; - Responsável pelo desenvolvimento de novos tópicos de acordo com as necessidades de tendências do mercado Projetos desenvolvidos nas áreas de energia, mineração e infraestrutura. - Briefing para as áreas de Vendas, Marketing e Patrocínio.


Câmara de Comércio Americana - São Paulo, AMCHAM/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Inteligência Comercial, Carga horária: 44
Outras informações
Atividades de pesquisa e análise de mercado; projetos de internacionalização de empresas; estudos customizados; estatísticas econômicas; prospecção de mercados e auxílio a empresas americanas no Brasil; análise de concorrentes (preço, posicionamento em ponto de venda, embalagem e rotulagem, etc); identificação dos canais de distribuição de um produto; dados de mercado (volume de vendas, consumo, entre outros); informações sobre associações e feiras internacionais.


Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Relações Internacionais, Carga horária: 20
Outras informações
-Levantamento de informações sobre países e autoridades, para reuniões com delegações internacionais; - Contatos com representantes de empresas, entidades empresariais e órgãos governamentais; - Organização de seminários, reuniões e vinda de delegações internacionais, entre outros.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Iniciação Científica



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Cooperação entre aparelhos repressivos das ditaduras da América Latina: uma revisão das atividades do Brasil e do Chile na na Operação Condor nos anos 1970
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vanessa Pilla Bretas - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Franchising.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa, PIBIC-CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRETAS, V. P.2019BRETAS, V. P.; GALETTI, J. R. ; ROCHA, T. V. . FATORES RELACIONADOS A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS REDES DE FRANQUIAS BRASILEIRAS: DISPERSÃO GEOGRÁFICA E PERTENCIMENTO A GRUPOS. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 14, p. 01-13, 2019.

2.
BRETAS, V. P.2016BRETAS, V. P.; ROCHA, T.V. ; OGASAVARA, M. H. ; ROSSI, G.B. . O papel dos parceiros locais e rede de relacionamentos no processo de internacionalização: o caso iGUi Piscinas. FACEF Pesquisa, v. 19, p. 100, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, T. V. ; SPERS, E. E. ; BORINI, F. M. ; BRETAS, V. P. ; MELO, P. L. R. ; OGASAVARA, M. H. ; CAMARGO, M. A. A. P. . A marca na internacionalização das franquias brasileiras. 1. ed. São Paulo: ESPM, 2018. v. 1. 86p .

2.
ROCHA, T. V. ; SPERS, E. E. ; BORINI, F. M. ; BRETAS, V. P. ; MELO, P. L. R. ; OGASAVARA, M. H. ; KHAUAJA, D. M. R. ; CAMARGO, M. A. A. P. . Global mindset na internacionalização das franquias brasileiras. 4. ed. São Paulo: ESPM, 2016. v. 4. 96p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. . Modos de governança no franchising internacional. Guia Oficial de Franquias ABF, São Paulo, p. 115 - 118, 01 jun. 2016.

2.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; TUROLLA, F. A. . Internationalization strategies. Guide Franchising 2016 - From Brazil to the world, São Paulo, p. 20 - 23, 01 jun. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; GALHANONE, R. F. ; ROSSI, G. B. . The influence of Relationship Networks on the Internationalization Process in Emerging Markets: a Case Study with a Brazilian Franchisor. In: Academy of International Business - Latin America, 2018, Buenos Aires. The influence of Relationship Networks on the Internationalization Process in Emerging Markets: a Case Study with a Brazilian Franchisor, 2018.

2.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; MELO, P. L. R. ; SPERS, E. E. . As influências da seleção de parceiros e dos relacionamentos na escolha do modo de governança: um estudo de caso múltiplo em redes de franquias. In: Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV), 2017, São Paulo. As influências da seleção de parceiros e dos relacionamentos na escolha do modo de governança: um estudo de caso múltiplo em redes de franquias, 2017.

3.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; GALHANONE, R. F. ; TUROLLA, F. A. ; GALETTI, J. R. . A Framework for Analysis of Strategy Development in the Franchising Sector in Emerging Markets. In: The 6th International Research Symposium - SGBED, 2017, Olbia. International franchising strategies: an analysis of firms from an emerging market, 2017.

4.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; TUROLLA, F. A. ; GALETTI, J. R. . A Framework for Analysis of Strategy Development in the Franchising Sector in Emerging Markets. In: EMAC 2016, 2016, Oslo. A Framework for Analysis of Strategy Development in the Franchising Sector in Emerging Markets, 2016.

5.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. . O papel dos parceiros locais e rede de relacionamentos no processo de internacionalização: o caso iGUi Piscinas. In: 9º Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV 2016, 2016, São Paulo. O papel dos parceiros locais e rede de relacionamentos no processo de internacionalização: o caso iGUi Piscinas, 2016.

6.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; OGASAVARA, M. H. ; ROSSI, G. B. . RELATIONSHIPS NETWORKS AS A FACTOR TO FACILITATE FIRM INTERNATIONALIZATION: A BRAZILIAN CASE SUDY WITH iGUi SWIMMING POOLS. In: EIBA 2016 - European International Business Academy, 2016, Viena. European International Business Academy, 2016.

7.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; OGASAVARA, M. H. ; ROSSI, G. B. . O papel dos parceiros locais e rede de relacionamentos no processo de internacionalização: o caso iGUi Piscinas. In: XVIII SemeAd - Seminários em Administração, 2015, São Paulo. O papel dos parceiros locais e rede de relacionamentos no processo de internacionalização: o caso iGUi Piscinas, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Mariana Lorca ; BRETAS, V. P. ; ROSSI, G. B. ; BORINI, F. M. . The Manifestation of Embeddedness in the Subsidiary Networks of MNCs. In: Academy of International Business - Latin America, 2018, Argentina. The Manifestation of Embeddedness in the Subsidiary Networks of MNCs, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BRETAS, V. P.. Mesa Redonda sobre Empreendedorismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; GALHANONE, R. F. ; ROSSI, G. B. . The influence of Relationship Networks on the Internationalization Process in Emerging Markets: a Case Study with a Brazilian Franchisor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Mariana Lorca ; BRETAS, V. P. ; ROSSI, G. B. ; BORINI, F. M. . The Manifestation of Embeddedness in the Subsidiary Networks of MNCs. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BRETAS, V. P.. Arranjos Multiunidades: Multifranqueados e Franqueados Multimarcas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BRETAS, V. P.. Dissertações na área de Marketing Internacional utilizando Pesquisa Qualitativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BRETAS, V. P.. Tópicos Especiais de Franquias - Caso iGUi. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRETAS, V. P.. O papel dos parceiros locais e rede de relacionamentos no processo de internacionalização: o caso iGUi Piscinas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRETAS, V. P.; ROCHA, T. V. ; OGASAVARA, M. H. ; ROSSI, G. B. . O papel dos parceiros locais e rede de relacionamentos no processo de internacionalização: o caso iGUi Piscinas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRETAS, V. P.; CASARI, G. ; MAGNABOSCO, A. L. ; FREITAS, F. G. . 1ª PESQUISA DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE FRANQUIA. 2018.

2.
BRETAS, V. P.. Parecerista - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext). 2018.

3.
BRETAS, V. P.. Parecerista - 32nd Annual ISoF Conference. 2018.

4.
BRETAS, V. P.. Parecerista - International Journal of Emerging Markets. 2018.

5.
BRETAS, V. P.. Parecerista - SemeAd 2017. 2017.

6.
BRETAS, V. P.. Parecerista - EIBA (Institute of International Business Academy). 2016.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRETAS, V. P.. Franchising em constante reinvenção. 2017; Tema: Franchising. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Franchising: Crise, Oportunidade e Internacionalização.Mesa redonda: Franchising no Brasil: Crise econômica e internacionalização. 2017. (Encontro).

2.
South-South Franchise Internationalization: The Impact of Institutional Environment. 2017. (Seminário).

3.
Workshop PMDGI de Metodologia Qualitative Comparative Analysis (QCA). 2017. (Oficina).

4.
XI Congresso Internacional de Administração ESPM. 2016. (Congresso).

5.
Country of Origin Branding. 2015. (Seminário).

6.
Fórum de Líderes Globais - Observatório de Multinacionais Brasileiras da ESPM. 2015. (Simpósio).

7.
Tendências e perspectivas no estudo do comportamento do consumidor. 2015. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ROCHA, T. V. ; SPERS, E. E. ; BORINI, F. M. ; BRETAS, V. P. ; MELO, P. L. R. ; OGASAVARA, M. H. ; CAMARGO, M. A. A. P. . A marca na internacionalização das franquias brasileiras. 1. ed. São Paulo: ESPM, 2018. v. 1. 86p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:42:23