Jandresson Dias Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9820750667158994
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Mestre em matemática (PROFMAT - UESB); pós-graduado lato sensu em Gestão e Docência na Educação Básica (UniSanta em parceria com o IFGE); Aperfeiçoamento em História da Matemática e em Novas Tecnologias na Educação, ambas pelo Centro Científico Conhecer; pós-graduando em Estatística e Matemática Financeira pela Faculdade ÚNICA, Graduado em Licenciatura em matemática (UESB), de Vitória da Conquista; Atualmente, é professor efetivo em Matemática (40H-DE) no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), lecionando as disciplinas da área nos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Agronomia e Processos Gerenciais e no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio; é membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD - Campus Almenara, membro do Núcleo de Exatas e membro da comissão responsável pela seleção, acompanhamento e avaliação de projetos e bolsistas de pesquisa no Campus Almenara. Atuou (2007 - 2015) como professor de Matemática no Ensino Fundamental II e Ensino Médio em Barra do Choça e no Fundamental II (2011-2015) em Brumado, Coordenador Pedagógico (2014-2015) no Centro Educacional Professor José Xavier Amorim - Barra do Choça. Possui interesses de pesquisas voltados às seguintes temáticas: Matemática Aplicada, Estatística e Probabilidade Modelagem matemática e Computacional, Otimização e desenvolvimento de softwares voltados para o Ensino da Matemática; Atualmente, venho realizando cursos na área de estatística e probabilidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jandresson Dias Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, Jandresson D.;DIAS PIRES, JANDRESSON

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara - MG.
Rodovia BR 367, Km 07, s/n
Zona Rural
39900000 - Almenara, MG - Brasil
Telefone: (33) 35081106


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Matemática.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Uma proposta de aplicativo para o ensino do conceito de funções usando Smartphones e Tablets,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Júlio César dos Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2018
Especialização em andamento em Matemática financeira e Estatística. (Carga Horária: 500h).
Instituto Prominas Serviços Educacionais, PROMINAS, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica. (Carga Horária: 376h).
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
Título: PREVENINDO O BULLYING NA ESCOLA.
Orientador: Franciele Otto.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A REALIDADE PROFISSIONAL.
Orientador: Wallace Juan Teixeira Cunha.




Formação Complementar


2018 - 2018
Probabilidade e Estatística. (Carga horária: 60h).
Veduca, Veduca, Brasil.
2017 - 2017
Curso da Rede Nacional de Certificadores.. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Curso da Rede Nacional de Certificadores.. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Programa OBMEP na Escola.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2013 - 2013
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. (Carga horária: 400h).
Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.
2012 - 2012
NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 360h).
Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.
2008 - 2008
Raciocíneo lógico através do Xadrez. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
10/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Xadrez
10/2015 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Computacional
Estatística

Centro Educacional de Barra do Choça, CEBC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Outras informações
Em 2013 atuava como professor de matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. E desde 03/2014 exerço a função de coordenador pedagógico.

Atividades

02/2013 - 11/2015
Direção e administração, Prefeitura Municipal de Barra do Choça, Centro Educacional de Barra do Choça.

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.

Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato

Atividades

10/2014 - 10/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada a Educação
10/2014 - 10/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
Matemática Financeira
Estatística Aplicada

Escola Municipal Professor Roberto Santos, EMPRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Leciono as disciplinas de matemática, desenho geométrico e xadrez básico.

Atividades

03/2012 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Xadrez

Colégio Estadual do Campo Lucia Macedo, CECLM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 20

Atividades

04/2011 - 05/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Física

Secretária de Educação do estado da Bahia, SEEB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2009 - 01/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Bem-Me-Quer, EBMQ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Esta escola é particular.

Atividades

02/2009 - 05/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Xadrez

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Simulação da propagação de uma doença utilizando um modelo do tipo SIR com equações de diferenças.
Descrição: Nos últimos anos, diversos modelos matemáticos estão sendo utilizados para descrever o processo de propagação de doenças. Dentre eles, o modelo SIR, que dividem a população em três compartimentos. Este modelo pode ser utilizado como equações diferenciais ou equações de diferenças. Utilizaremos neste trabalho o modelo SIR, que consiste em dividir a população em três compartimentos, a saber: · Suscetíveis (S): Classe de todos os indivíduos que não possuem a doença e estão suscetíveis a contrair; · Infectados (I): Classe de todos os indivíduos que possuem a doença; · Recuperados (R): Classe de todos os indivíduos que se curaram da doença e estão imunes a ela (temporariamente ou por toda a vida)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A REALIDADE PROFISSIONAL
Descrição: Esse trabalho é um relato da experiência vivenciada nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) ? campus de Vitória da Conquista - BA, nos semestres de 2006.2 a 2010.1. Nosso objetivo é apresentar como foram pensadas e organizadas as atividades que foram desenvolvidas por nós alunos. Baseamo-nos em vários autores quando apresentam as concepções sobre estágio e o ensino da matemática, pois acreditamos que estes são os alicerces que irão sustentar todo o processo de construção da prática docente. Por isso, necessitamos refletir sobre o que estamos aprendendo e o que estamos ensinando, pois assim temos a oportunidade de pensar o estágio como um espaço de investigação para o docente e o futuro professor de matemática, fazendo de nós profissionais intelectuais críticos e reflexivos (PIMENTA; LIMA, 2004)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Matemática para o ENEM 2018
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Jogos matemáticos
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Educação Ambiental para Crianças
Descrição: Promover a compreensão da Educação Ambiental através de diversos materiais didáticos: brinquedos, filmes e jogos educativos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Xadrez no IFNMG - Campus Almenara
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - 2018
Acompanhamento Discente na Matemática
Descrição: Esse projeto é uma ação que possibilita a superação das defasagens dos conhecimentos matemáticos do ensino fundamental, tendo em vista que discentes ingressos no 1o ano têm como característica a diversidade, especialmente quanto aos conhecimentos e dificuldades na disciplina de matemática, o que levam muitos deles a apresentarem dificuldades no acompanhamento das atividades, evasão ou até mesmo reprovação. Dessa forma, todos os alunos receberam o apoio necessário no primeiro trimestre, revendo os conteúdos básicos de matemática do ensino fundamental, para posteriormente dar continuidade ao conteúdo de matemática referente ao primeiro ano..
Situação: Concluído; Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Projeto de Intervenção.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Suprir as necessidades do conhecimento matemático do ensino fundamental..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (99) .
Integrantes: Jandresson Dias Pires - Integrante / Waldilainy de Campos - Coordenador.
2018 - Atual
Caos, o formalismo matemático
Situação: Em andamento; Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O objetivo desse trabalho é apresentar aos alunos a área de física conhecida como sistema dinâmico. No qual, o objetivo especifico é instigar a curiosidade e estimular o estudo da física e da matemática; Aprimorar os conhecimentos físicos; Promover um contato do aluno com uma proposta diferenciada de trabalho; Fomentar o espírito de trabalho em equipe..
2018 - Atual
Caos aplicado a circuitos elétricos
Situação: Em andamento; Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O objetivo desse trabalho é apresentar aos alunos a área de física conhecida como sistema dinâmico. No qual como objetivo especifico é instigar a curiosidade e estimular o estudo da física e da matemática; Aprimorar os conhecimentos físicos; Promover um contato do aluno com uma proposta diferenciada de trabalho; Fomentar o espírito de trabalho em equipe..
2018 - Atual
Introdução à prática de Xadrez no Alternância
Descrição: O referido projeto, Introdução à pratica de Xadrez, a ser apresentado aos alunos do curso técnico em regime de alternância, buscará incluí-los à prática do jogo de xadrez..
Situação: Em andamento; Em relação a temática: Ação inclusiva, Ensino e aprendizagem, Integração social(escola, familia, comunidade).
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino através da disseminação da cultura do xadrez como jogo lúdico promovendo o aprendizado de forma contínua, dentro de um processo criativo, transformador, científico, respeitando valores éticos como: solidariedade, dignidade humana, cidadania e a tolerância recíproca..
2017 - 2017
Intervenção de matemática
Descrição: O projeto visa atender os alunos diagnosticados com maiores dificuldades nos conteúdos básicos de matemática dos 1º anos dos cursos técnicos do IFNMG- Campus Almenara..
Situação: Concluído; Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Projeto de Intervenção.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Suprir as necessidades do conhecimento matemático aos alunos com defasagem no ensino básico..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (99) .
Integrantes: Jandresson Dias Pires - Coordenador / Waldilainy de Campos - Integrante / Bruno César Magalhães Alquimim - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
CONSTRUÇÃO DE MÃO MECÂNICA PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES
Descrição: O projeto surgiu como forma de auxílio àqueles que possuem certa deficiência física, cujas complicações acabam por acarretar em limitações à sua mobilidade corporal. Com isso, a ideia a ser apresentada trata-se da construção de um protótipo da mão humana, acessível à população necessitava, que substituirá uma mão que foi amputada ou que devido a algum fator de desenvolvimento, não se formou..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (7) .
Integrantes: Jandresson Dias Pires - Coordenador.
2018 - Atual
INCLUSÃO DOS SURDOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVEM MÚSICA
Descrição: A partir da problemática encontrada em sala de aula sobre como trabalhar o ensino de música com alunos surdos, teve-se a ideia de criar um equipamento que auxiliasse nesse processo. Com isso, o produto a ser apresentado visa transformar o som em vibrações sonoras, a fim de que os surdos compreendam a diferença das vibrações em cada estilo musical. O dispositivo tem o propósito de incluir os surdos no ensino da música e em atividades cotidianas para que assim eles se sintam familiarizados com ela, elemento crucial da cultura humana ouvinte..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (8) .
Integrantes: Jandresson Dias Pires - Coordenador.
2018 - Atual
APRIMORAMENTO DE ÓCULOS PARA A ASSISTÊNCIA DE CEGOS
Descrição: O projeto pretende aprimorar mecanismo existentes que facilitam as atividades cotidianas dos cegos, de modo que busca construir um aparelho mais barato, com maior área de proteção e que melhor os atenda em suas tarefas..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (8) .
Integrantes: Jandresson Dias Pires - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Resumos Mostra de Trabalhos da SNCT do IFNMG


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Mostra de Trabalhos da SNCT do IFNMG - Almenara
2018 - 2018
Periódico: Ensino em Foco: Produção de Conhecimento em Educação/IFBA
2018 - 2018
Periódico: Ensino em Foco: Produção de Conhecimento em Educação/IFBA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática Discreta e Combinatória.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, D. P.2018 SOUSA, D. P. ; PIRES, J. D. . CRIPTOANÁLISE COMO PROSPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 1-11, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO SOUZA, JOÃO PAULO ; LIMA MEIRA, RÔMULO ; DIAS PIRES, JANDRESSON ; SOUZA DA SILVA, CAROLINA ; GOMES DOS SANTOS, RAMON . A FÍSICA NO ENSINO DO CAMPO NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - CAMPUS ALMENARA- MG.. In: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes, 2018. I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros - MG: Galoa, 2018.

2.
ARAÚJO SOUZA, JOÃO PAULO ; DIAS PIRES, JANDRESSON ; LIMA MEIRA, RÔMULO ; COLARES LOPES, ÍSIS STÉFANY ; FERREIRA RODRIGUES, JÚLIA . A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO DO CAMPO NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - CAMPUS ALMENARA- MG.. In: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes, 2018. I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros - MG: Galoa, 2018.

3.
LIMA MEIRA, RÔMULO ; SOUZA, JOÃO PAULO ARAÚJO ; DIAS PIRES, JANDRESSON . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes, 2018. I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros - MG: Galoa, 2018.

4.
LIMA MEIRA, RÔMULO ; DIAS PIRES, JANDRESSON ; TEIXEIRA BONFIM MEIRA, ILANA ; SOUZA, JOÃO PAULO ARAÚJO . SABERES EXPERIENCIAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE BACHARÉIS QUE ATUAM NO IFNMG - CAMPUS ALMENARA. In: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes, 2018. I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros - MG: Galoa, 2018.

5.
PIRES, J. D.. APRIMORAMENTO DE ÓCULOS PARA A ASSISTÊNCIA DE CEGOS. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência para a redução das desigualdades., 2018, Almenara. III Mostra de Trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência para a redução das desigualdades., 2018. v. 2. p. 8-8.

6.
PIRES, J. D.. CARNEIRO HIDRÁULICO. In: 7ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - Campus Almenara, 2017, Almenara. II Mostra de Trabalho da Semana Nacional de Ciências e Tecnologias: A matemática está em tudo!, 2017. v. 1. p. 18-18.

7.
PIRES, J. D.. GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA USANDO A QUEDA DE UM PESO. In: 7ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - Campus Almenara, 2017, ALMENARA. II MOSTRA DE TRABALHOS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO, 2017. v. 1. p. 25-25.

8.
PIRES, J. D.. GERADOR DE ENERGIA CASEIRO. In: 7ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - Campus Almenara, 2017, ALMENARA. II MOSTRA DE TRABALHOS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO, 2017. v. 1. p. 26-26.

9.
PIRES, J. D.. RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA. In: 7ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - Campus Almenara, 2017, ALMENARA. II MOSTRA DE TRABALHOS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO, 2017. v. 1. p. 48-48.

10.
PIRES, J. D.; CAMPOS, W. ; PEIXOTO, T. C. ; LEBOEUF, P. A. . RETA DE MAIOR DECLIVE. In: 7ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - Campus Almenara, 2017, ALMENARA. II MOSTRA DE TRABALHOS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO, 2017. v. 1. p. 49-49.

11.
PIRES, J. D.. GERADOR DE ENERGIA TERMOELÉTRICA. In: 7ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - Campus Almenara, 2017, ALMENARA. II MOSTRA DE TRABALHOS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO, 2017. v. 1. p. 27-27.

Apresentações de Trabalho
1.
MEIRA, R. L. ; PIRES, J. D. ; SOUZA, J. P. A. . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, J. P. A. ; PIRES, J. D. ; MEIRA, R. L. . A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO DO CAMPO NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS - CAMPUS ALMENARA- MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, J. P. A. ; PIRES, J. D. ; MEIRA, R. L. . A FÍSICA NO ENSINO DO CAMPO NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS. CAMPUS ALMENARA- MG.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MEIRA, R. L. ; PIRES, J. D. ; SOUZA, J. P. A. . SABERES EXPERIENCIAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE BACHARÉIS QUE ATUAM NO IFNMG. CAMPUS ALMENARA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTANA, N. B. ; PIRES, J. D. ; SILVA, A. J. C. . Simulação da propagação de uma doença utilizando um modelo do tipo SIR com equações de diferenças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PIRES, J. D.; MEIRA, R. L. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIRES, J. D.; MEIRA, R. L. . RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PIRES, J. D.; MEIRA, R. L. . IFNMGAPPs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PIRES, J. D.. Consultor Ad hoc do Seminário de Boas Práticas da Rede SESI de Educação, do Serviço Social da Indústria da Bahia.. 2018.

2.
PIRES, J. D.. Avaliador de Projetos de Extensão- Edital nº01/2018 PROEX/IFNMG. 2018.

3.
PIRES, J. D.. Avaliador de trabalhos do evento VI Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. 2017.

Programas de computador sem registro
1.
XFunções. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
PIRES, J. D.. Corretor da prova da 2ª Fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). 2018.

2.
PIRES, J. D.. Parecerista (pôster e apresentação oral) no VI Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. 2017. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
PIRES, J. D.. Resumos Mostra de Trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG - Almenara. 2018. (Editoração/Anais).

2.
PIRES, J. D.. Resumos Mostra de Trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG - Almenara. 2017. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, E. P. B.; PIRES, J. D.; REIS, J. C.. Participação em banca de Lucas Amorim Almeida.Teoria dos Grafos e o Problema do Carteiro Chinês.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
REIS, J. C.; PIRES, J. D.; ALMEIDA, E. P. B.. Participação em banca de Mailton Rego Almeida.Programação Linear: Uma aplicação ao problema de compras de um supermercado da cidade de Macaúbas-Ba.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

3.
PIRES, J. D.; MEIRA, R. L.; CARVALHO, M. A. M.. Participação em banca de TIAGO PEREIRA CARVALHO.VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES: TECNOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

4.
MEIRA, R. L.; PIRES, J. D.; CARVALHO, M. A. M.. Participação em banca de Alef Chaves Meira.Responsabilidade socioambiental nas instituições financeiras.. 2017.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEBOEUF, P. A.; CAMPOS, W.; PIRES, J. D.; MEIRELES, G. A.. Banca examinadora para o Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto ? área Matemática/Física. 2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Outras participações
1.
PIRES, J. D.; SANTANA, N. B.. VI Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. 2017. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais / Campus Almenara.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DESEPERTAR O JOVEM EMPREENDEDOR. 2018. (Oficina).

2.
I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes.. 2018. (Congresso).

3.
Olimpíada de Matemática dos Instituto Federais. Olimpíadas de Matemática. 2018. (Olimpíada).

4.
VI Semana de Ciência e Tecnologia. 2018. (Encontro).

5.
Mostra - Mostra de Administração. 2017. (Congresso).

6.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. IFNMGAPPs. 2017. (Congresso).

7.
Seminário de Iniciação Científica. 2017. (Seminário).

8.
II Semana De Educação Matemática da UESB. 2010. (Outra).

9.
Educação para o desenvolvimento. 2009. (Outra).

10.
I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/UESB. 2009. (Outra).

11.
I Semana de Educação Matemática: Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais. 2009. (Oficina).

12.
VIII Colóquio Nacional. 2009. (Outra).

13.
III SEMAT. 2008. (Outra).

14.
IV Fórum Municipal de Educação. 2008. (Outra).

15.
XI CONPEX. 2008. (Congresso).

16.
VI Semana de Matemática da UESC. 2007. (Oficina).

17.
VI Semana de Matemática da UESC. 2007. (Oficina).

18.
X Congresso de Pesquisa e Extensão. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, J. D.; SOUZA, J. P. A. ; LEBOEUF, P. A. ; CAMPOS, W. . MOSTRA DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS 2018. 2018. (Exposição).

2.
PIRES, J. D.. Semana Nacional de Ciências e Tecnologias. 2018. (Exposição).

3.
PIRES, J. D.; LEBOEUF, P. A. ; PEIXOTO, T. C. ; CAMPOS, W. . III MOSTRA DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS. 2017. (Exposição).

4.
PIRES, Jandresson D.; SANTANA, N. B. ; SILVA, A. J. C. ; LEBOEUF, P. A. ; PEIXOTO, T. C. . II Mostra de Matemática e Física. 2016. (Exposição).

5.
PIRES, J. D.; SANTANA, N. B. ; PEIXOTO, T. C. ; SILVA, A. J. C. . II Mostra de Matemática e Física do IFNMG - Campus Almenara. 2016. (Exposição).

6.
ROCHA, M. A. ; PIRES, Jandresson D. ; SANTANA, N. B. ; SILVA, A. J. C. . 1ª Mostra de matemática do IFNMG - Campus Almenara. 2015. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TIAGO PEREIRA CARVALHO. VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES: TECNOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Orientador: Jandresson Dias Pires.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, J. D.; SANTANA, N. B. ; PEIXOTO, T. C. ; SILVA, A. J. C. . II Mostra de Matemática e Física do IFNMG - Campus Almenara. 2016. (Exposição).



Outras informações relevantes


Responsável pela aplicação das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM - (http://www.obm.org.br/)), Olimpíada Mineira de Matemática (OMM-(http://www.mat.ufmg.br/olimpiada)) e Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (http://matematicasemfronteiras.org/) no IFNMG, campus Almenara desde o ano de 2015. Em 2017 a OBM será uma etapa da OBMEP.

Aprovado em 2.º lugar no Concurso público para professor de Matemática na Secretaria Estadual de Educação de Minas gerais 2013.
Aprovado em 3.º lugar no Concurso público para professor de Matemática na Prefeitura do Município de Brumado-BA (Edital 01/2011) 2011.
Aprovado em 7.º lugar no Concurso público para professor de Matemática na Prefeitura do Município de Vitória da Conquista-BA (Edital 01/2013) 2013.
Aprovado em 4.º lugar no Concurso público para professor de Matemática na Prefeitura do Município de Boa Nova-BA 2011.
Aprovado em 4.º lugar no Concurso público para professor de Matemática na Prefeitura do Município de Araçuai-MG (Edital 01/2011) 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 18:27:49