José Herbertt Neves Florencio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8595713317541324
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Herbertt Neves é doutorando em Letras (Linguística) pela UFPE, mestre em Letras (Linguística) pela UFPE (2015) e graduado em Letras - Licenciatura (Línguas Portuguesa e Francesa e respectivas literaturas) e Bacharelado (Tradução e pesquisa em Língua Francesa) pela mesma universidade. É professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi professor substituto de Língua Portuguesa da UFPE entre 2013 e 2015. Tem ainda experiência no Ensino Fundamental e Médio como coordenador de área e professor, tendo atuado também na área de Pré-vestibular e preparatórios, com as disciplinas de Língua Portuguesa (Interpretação de Textos, Gramática e Redação) e Literatura. Também atua como revisor de textos e avaliador de redações em processos seletivos. Tem interesse por pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, especialmente nas áreas de Gramática, Morfossintaxe, História da Língua, Lexicologia, Linguística de Texto e Ensino de Português. É pesquisador do Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional (NAPE-UFPE) e do Núcleo de Estudos Linguísticos da Fala e Escrita (NELFE-UFPE). Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Concluiu o Ensino Médio no Colégio Militar do Recife (2007). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Herbertt Neves Florencio
Nome em citações bibliográficas
NEVES, Herbertt


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O léxico na construção da textualidade em textos do domínio jornalístico,
Orientador: Kazue Saito Monteiro de Barros.
Coorientador: Maria Irandé Costa Morais Antunes.
Palavras-chave: léxico; ensino de língua portuguesa; livro didático.
2013 - 2015
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos do Recife,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Elizabeth Marcuschi.
Coorientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Bacharelado em Letras (Pesquisador em Francês).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Considerações pedagógicas acerca do gênero francês "le compte rendu".
Orientador: Joice Armani Galli.
2008 - 2011
Graduação em Bacharelado em Letras (Tradução em Francês).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Licenciatura em Letras (Português e Francês).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Militar do Recife, CMR, Brasil.
2001 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Militar do Recife, CMR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Sociolinguística: variação e interfaces. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2018 - 2018
Les actualités de Ferdinand de Saussure. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2018 - 2018
Design Instrucional para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Joy Street, JS, Brasil.
2018 - 2018
Nas tramas do texto: caminhos para a reescrita. (Carga horária: 60h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2018 - 2018
As especificidades gramaticais do português brasileiro. (Carga horária: 6h).
Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (PE), GELNE, Brasil.
2018 - 2018
Tradições Discursivas: Contribuições para a Pesquisa e para o Ensino. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
Linguística Geral. (Carga horária: 45h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução aos estudos de referenciação: as três dimensões do fenômeno. (Carga horária: 4h).
Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (PE), GELNE, Brasil.
2017 - 2017
Práticas Discursivas na Esfera Acadêmica. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2017 - 2017
Aspectos da Análise Enunciativa da Linguagem. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2016 - 2016
Seminário Língua e Literatura na escola: um diálogo necessário. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Principes de construction de séquences d'enseignement - lecture et écriture. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Sens, mémoire et émotion dans les genres de la presse: à propos de la crise. (Carga horária: 3h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2016 - 2016
História Sociolinguística do Brasil. (Carga horária: 6h).
Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (PE), GELNE, Brasil.
2016 - 2016
Seminário Linguística de Texto e Ensino. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Ferdinand de Saussure: apontamentos sobre o objetivo da Linguística. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2015 - 2015
Gramática e Texto. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Avaliação por Competências e Habilidades. (Carga horária: 3h).
Somos Educacional, SOMOS, Brasil.
2015 - 2015
Gênero como instrumento no ensino e aprendizagem de línguas. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Rhetorics of speaking and writing. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2010
Extensão universitária em Francês Avançado. (Carga horária: 360h).
Núcleo de Línguas e Culturas - UFPE, NLC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras: Língua Inglesa.
03/2016 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa.
10/2016 - 04/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Linguísticos Contemporâneos
Língua Portuguesa III
Morfologia de Classes
Sintaxe Interoracional
06/2016 - 10/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Linguísticos Contemporâneos
Língua Portuguesa III
Língua Portuguesa V
Morfologia de Classes
Prática de Leitura e Produção de Textos III
Sintaxe Interoracional
04/2016 - 06/2016
Direção e administração, Unidade Acadêmica de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador da Área de Língua Portuguesa e Linguística.
01/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa IV
Morfologia de Classes
Prática de Leitura e Produção de Textos III
Sintaxe Oracional

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Docente Formador

Atividades

10/2014 - 10/2014
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, .

Serviço realizado
Comissão Julgadora Regional da Categoria "Poema" da Olimpíada de Língua Portuguesa.
08/2013 - 08/2013
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, .

Serviço realizado
Formação de Professores da OLP.
10/2011 - 10/2011
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, .

Serviço realizado
Docente formador auxiliar - Formação de Professores da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Monitoria voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 2
Outras informações
Pré-acadêmico Interação

Atividades

09/2014 - 03/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa 9 (Avançado)
Língua Portuguesa 11 (Tópicos Avançados)
Português II: Morfossintaxe I
Português VI: História da Língua Portuguesa
Teoria e Técnica de Tradução em Francês 2
03/2014 - 08/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática Normativa I
Processos de Elaboração Textual
Compreensão e Produção de Textos em Língua Portuguesa
Leitura e Produção de Texto Acadêmico
10/2013 - 02/2014
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 4
10/2013 - 02/2014
Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Texto Acadêmico
10/2013 - 02/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática Normativa II
Língua Portuguesa 10 (Português do Brasil)
Português III - Morfossintaxe II
05/2013 - 02/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
05/2013 - 09/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática Normativa III
Língua Portuguesa 6 (História Externa)
Língua Portuguesa 7 (História Interna)
05/2013 - 09/2013
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/2010 - 11/2011
Ensino, Letras, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 4: Morfologia
Língua Portuguesa 5: Sintaxe
Português III: morfossintaxe II
Português IV: semântica
01/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: Interpretação de textos

Colégio Motivo, MOTIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

03/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Grupo Educacional Integral, INTEGRAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

Atividades

02/2011 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Língua Portuguesa, Coordenação de Língua Portuguesa.

Atividade realizada
Coordenação de Língua Portuguesa.
02/2010 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira

Núcleo de Línguas e Culturas - UFPE, NLC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Francesa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Francesa, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 2

Atividades

03/2010 - 11/2010
Ensino, Português para estrangeiros, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Conversação - Básico
Conversação - Intermediário


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O léxico e a gramática no estudo da Língua Portuguesa: concepções, descrições e aplicações
Descrição: O projeto tem por objetivo investigar, na análise de textos e de situações didáticas, como uma perspectiva textual-discursiva do estudo do léxico e da gramática deve estar presente nas descrições e no ensino da Língua Portuguesa. Para isso, pretendemos realizar um estudo de como uma visão de léxico e de gramática ligados a uma perspectiva textual, cultural, cognitiva, discursiva é aplicável ao ensino e à descrição da Língua Portuguesa, podendo trazer resultados significativos para a formação dos discentes. Para tal objetivo, fundamentamo-nos nas concepções de léxico e gramática encontradas em Antunes (2007, 2012, 2014), Castilho (2010), Franchi (2006), Marcuschi (2003, 2004, 2007) e Neves (2003, 2007, 2010, 2011, 2012)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos do Recife
Descrição: Partindo do pressuposto de que a linguagem é constituída na interação, em seu funcionamento, nas atividades de uso da língua (NEVES, 1997, 2007; FURTADO DA CUNHA, 2009; MARCUSCHI & KOCH, 2006; MARCUSCHI, 2008), nosso trabalho objetiva investigar os contextos de uso em que aparece o fenômeno linguístico da ?indeterminação do sujeito? em editoriais jornalísticos publicados no Recife. Especificamente, investigamos quais são as estruturas linguísticas utilizadas para indeterminar-se o sujeito de uma sentença e que funções textual-discursivas as estruturas de sujeito indeterminado assumem em um contexto específico. Nosso corpus de trabalho constitui-se de 12 (doze) editoriais publicados em sua versão on-line no primeiro semestre de 2014, no Recife, sendo 6 (seis) do Jornal do Commercio e 6 (seis) do Diario de Pernambuco. Analisamos, então, 300 (trezentas) ocorrências de sujeito indeterminado que aparecem nesses textos, utilizando, para isso, de métodos tanto quantitativos quanto qualitativos. Buscando ir além dos postulados da Gramática Tradicional (HAUY, 2014; ALMEIDA, 2009 [1944]; CUNHA & CINTRA, 2008 [1985]; BECHARA, 2009 [1960]; entre outros), utilizamos como referencial teórico os gramáticos brasileiros que seguem uma linha mais funcionalista dos estudos da linguagem (NEVES, 2011; CASTILHO, 2010; PERINI, 2010; AZEREDO, 2008; BAGNO, 2011). Tais autores entendem o fenômeno da indeterminação como algo ligado às intenções discursivas do produtor do texto, algo que se constrói na relação entre esse texto e seu contexto. Levando em consideração essa visão sobre a língua, assumimos que a indeterminação do sujeito ocorre quando o produtor desse texto opta por fazer uma referência genérica no contexto. Assim, também os estudos sobre referenciação como os de Antunes (1996, 2002), Cavalcante (2012), Koch e Marcuschi (1998) e Neves (2007) foram importantes para nossa fundamentação teórica. Em nossa análise, então, pudemos perceber que a indeterminação do sujeito é um recurso amplamente utilizado, sobretudo, quando se quer representar uma coletividade, tratando de temas polêmicos. O autor do texto, na posição de representante do jornal, procura proteger sua face tendo em vista as críticas políticas e sociais a que ele procede nos editoriais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Herbertt Neves Florencio - Coordenador.
2010 - 2012
A subordinação adjetiva: aspectos sintáticos e textual-discursivos
Descrição: Tal pesquisa investiga, no discurso oral e no escrito, as construções de natureza adjetiva, objetivando compreender os aspectos sintáticos dessas construções, como, por exemplo: as formas e funções do seu elemento introdutor; as variadas configurações; as características do antecedente; questões de ordem; grau de entrelaçamento sintático etc.; as divergências oriundas dos diferentes enfoques teóricos (divergências terminológicas; divergências na noção de ?subordinação? envolvida; etc.) e as possíveis consequências disso para o ensino de língua portuguesa; suas funções semântico-discursivas; seu caráter assertivo-modal; até que ponto se confirma a propalada relação entre as orações adjetivas e a classe dos adjetivos; se há evidências de que as construções adjetivas têm diferentes funcionamentos quando ocorrem em gêneros da oralidade, em comparação aos gêneros da escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Herbertt Neves Florencio - Integrante / Erika Virginia Simas Oliveira - Integrante / Ana Maria Costa de Araujo Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 7


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Gramática: descrição, história e ensino.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Léxico.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa: Morfologia e Sintaxe.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa: História do Português Brasileiro.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística de Texto.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação em concurso público - Professor efetivo de Língua Portuguesa e Linguística - UFCG (2º lugar), Universidade Federal de Campina Grande.
2015
Aprovação na seleção do Doutorado em Letras (Linguística) - UFPE - (4º lugar), Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.
2014
Aprovação em concurso público - Filólogo ou Linguista - Câmara Municipal do Recife - (3º lugar), Fundação Getúlio Vargas.
2012
Aprovação em concurso público - Revisor de Texto - Universidade Federal de Pernambuco - (3º lugar), Covest - Universidade Federal de Pernambuco.
2012
Aprovação em concurso público - Professor substituto Linguística - UFPE - (2º lugar), Universidade Federal de Pernambuco.
2012
Aprovação na seleção do Mestrado em Letras (Linguística) - UFPE - (1º lugar), Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.
2007
Lançamento/ Publicação do Livro "Esgritos" (autor), Colégio Militar do Recife.
2006
Concurso de Redação "Operação Cisne Branco" (3º colocado estadual), Marinha do Brasil.
2005
Mérito Intelectual, Colégio Militar do Recife.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEVES, Herbertt2014NEVES, Herbertt. Le genre 'compte rendu' et l'écriture formelle française. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), v. il, p. 153-170, 2014.

2.
NEVES, Herbertt2014NEVES, Herbertt. O gênero 'compte rendu' e a escrita formal francesa. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), v. il, p. 173-190, 2014.

3.
NEVES, Herbertt2008NEVES, Herbertt. Aspectos sintáticos do texto: uma proposta para o trabalho com texto em sala de aula. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), v. 10.2, p. 67-86, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
NEVES, Herbertt; LIMA, A. M. C. A. . O tratamento da indeterminação do sujeito: visão tradicional x visão funcionalista. In: Bismarck Zanco de Moura; Antônio Anderson Marques de Sousa. (Org.). Estudos descritivos da sintaxe do português brasileiro. 1ed.Cabo Frio: Mares Editores, 2016, v. , p. 13-37.

2.
SANTOS, C. F. ; NEVES, Herbertt . Coordenação e subordinação: uma crítica à abordagem tradicional. In: Bismarck Zanco de Moura; Antônio Anderson Marques de Sousa. (Org.). Estudos descritivos da sintaxe do português brasileiro. 1ed.Cabo Frio: Mares Editores, 2016, v. , p. 38-73.

3.
NEVES, Herbertt; SIMAS, E. V. O. ; LIMA, A. M. C. A. . Função referencial das orações adjetivas no gênero textual entrevista jornalística. In: Maria José Matos de Luna; Siane Gois. (Org.). Linguagem: reflexões sobre atividades sociais. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 201-211.

4.
NEVES, Herbertt. Teorias dos gêneros e ensino de leitura em FLE. In: Frederico José Machado da Silva; Angela Mendonça; Anelilde Lima; Joelma Gomes dos Santos. (Org.). Língua e literatura na contemporaneidade: o status do leitor multitarefa. Anais eletrônicos. XI Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2013, v. , p. 544-563.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, Herbertt. Sintagmas nominais genéricos responsáveis pela indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2017, Recife. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne. Recife: Pipa Comunicação, 2017. v. 1. p. 239-252.

2.
NEVES, Herbertt. Indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos do Recife: perspectiva sintático-semântico-pragmática. In: XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP, 2017, Recife-PE. Anais eletrônicos da XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP - o universo da obra de Raimundo Carrero: entre aspectos linguísticos e literários. Recife: Universidade Católica de Pernambuco, 2016. p. 254-262.

3.
NEVES, Herbertt. O trabalho com o campo semântico em sala de aula: atividades com textos. In: VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem, 2014, Campina Grande. VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem. Campina Grande: UFCG, 2013. p. 442-450.

4.
NEVES, Herbertt. Orações adjetivas: questões de ensino. In: I Simpósio Internacional no Núcleo de Estudos da Linguagem, 2010, Recife. Anais Eletrônicos. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2010. v. 1. p. 349-360.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, Herbertt. O trabalho com a indeterminação do sujeito em gramáticas pedagógicas para Ensino Médio. In: 2º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa, 2016, Recife-PE. Pesquisas sobre livros didáticos de Português. Recife: Pipa Comunicação, 2016. p. 244-247.

2.
NEVES, Herbertt. Sintagmas nominais genéricos responsáveis pela indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos. In: XXVI Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recife-PE. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife-PE: Pipa Comunicação, 2016. p. 806-807.

3.
NEVES, Herbertt. Teorias dos gêneros e o ensino da leitura em FLE. In: VI Encontro Nacional sobre ensino de língua e literatura, 2013, Olinda. Caderno de Resumos. Olinda: Facho, 2013. p. 13-14.

4.
NEVES, Herbertt. Linguística Aplicada e perspectivas do ensino da leitura. In: VI Encontro Nacional sobre ensino de língua e literatura, 2013, Olinda. Caderno de Resumos. Olinda: Facho, 2013. p. 13-13.

5.
NEVES, Herbertt. O trabalho com o campo semântico em sala de aula: atividades com textos. In: VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem, 2013, Campina Grande. Caderno de Resumos. Campina Grande: UFCG, 2013. p. 41-41.

6.
NEVES, Herbertt; SIMAS, E. V. O. . O papel referencial das orações adjetivas em entrevistas jornalísticas. In: VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Caderno de Programação e Resumos do VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Natal: EDUFRN, 2011. p. 433-433.

7.
NEVES, Herbertt. Orações adjetivas: questões de ensino. In: I Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos da Linguagem, 2010, Recife. Caderno Eletrônico de Resumos. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2010. v. 1. p. 28-29.

8.
NEVES, Herbertt. Aprender inglês com o forró: um estudo bailante de versões. In: I Jornada de ensino e tradução da língua inglesa, 2010, Recife. I Jeti - Caderno de resumos. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010. v. 1. p. 47-47.

9.
NEVES, Herbertt. Aspectos Sintáticos do Texto: uma proposta para o trabalho com o texto em sala de aula. In: III Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2009, Olinda. Caderno de Resumos, 2009. p. 13-14.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, Herbertt. Unidades lexicais de indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos do Recife. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NEVES, Herbertt. O tratamento pedagógico do léxico no Livro Didático de Língua Portuguesa: da perspectiva formal à textual-interativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NEVES, Herbertt. Papel do léxico na construção da textualidade em textos do domínio jornalístico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NEVES, Herbertt. Ampliando a noção de análise linguística: reflexões em materiais didáticos do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NEVES, Herbertt. Indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos do Recife: perspectiva sintático-semântico-pragmática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NEVES, Herbertt. O trabalho com o léxico no ENEM: questões para a prática de análise linguística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NEVES, Herbertt. Reflexões da Linguística Textual e do Funcionalismo Linguístico e suas contribuições para o ensino da produção textual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NEVES, Herbertt. Conhecendo a Olimpíada de Língua Portuguesa e sua proposta para o ensino da Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NEVES, Herbertt. O trabalho com gêneros textuais/discursivos na Olimpíada de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NEVES, Herbertt. Materiais de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa e o trabalho com os eixos de ensino da Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NEVES, Herbertt. Percursos da Análise Linguística: conceitos, desdobramentos e avaliação no ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NEVES, Herbertt. Sintagmas nominais genéricos responsáveis pela indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
NEVES, Herbertt. O trabalho com a indeterminação do sujeito em gramáticas pedagógicas para Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NEVES, Herbertt. Indeterminação do sujeito na perspectiva textual-discursiva: o caso dos substantivos coletivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NEVES, Herbertt. Teorias dos gêneros e o ensino da leitura em FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NEVES, Herbertt. Redação no vestibular: mitos e verdades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
NEVES, Herbertt. Formação do professor de Língua Portuguesa: o papel do coordenador de área. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NEVES, Herbertt. O trabalho com o campo semântico em sala de aula: atividades com textos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
NEVES, Herbertt; OLIVEIRA, E. V. S. . O papel referencial das orações adjetivas em entrevistas jornalísticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
NEVES, Herbertt. Orações adjetivas: questões de ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NEVES, Herbertt; BARBOSA, A. . Aprender inglês com o forró: um estudo bailante de versões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
NEVES, Herbertt; OLIVEIRA, E. V. S. . Função referencial das orações adjetivas no gênero textual entrevista jornalística. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NEVES, Herbertt. Aspectos Sintáticos do Texto: uma proposta para o trabalho com o texto em sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NEVES, Herbertt. Curso de Português Instrumental da plataforma Apta. 2018.

2.
NEVES, Herbertt. Curso de Comunicação da plataforma Apta. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
NEVES, Herbertt; LIMA, A. M. C. A. ; MARCUSCHI, E. . PNLD do Ensino Ensino Fundamental - Anos Finais 2017 - Língua Portuguesa. 2016.

2.
NEVES, Herbertt; LIMA, A. M. C. A. ; MARCUSCHI, E. . PNLD do Ensino Ensino Fundamental - Anos Iniciais 2016 - Língua Portuguesa. 2015.

3.
NEVES, Herbertt. Seminário Nacional Olimpíada em Rede. 2013.

4.
NEVES, Herbertt; LIMA, A. M. C. A. ; MARCUSCHI, E. . PNLD do Ensino Médio 2015 - Língua Portuguesa. 2013.

5.
NEVES, Herbertt. Correção das redações do processo seletivo para o Programa Trainee 2010.1 (ACE Consultoria). 2009.

6.
NEVES, Herbertt; OLIVEIRA, E. V. S. . Avaliação das redações do Vestibular 2010 da UPE. 2009.

7.
NEVES, Herbertt. Correção das redações do processo seletivo para o Programa Trainee 2009.2 (ACE Consultoria). 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
NEVES, Herbertt. Lexicologia e ensino de língua portuguesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NEVES, Herbertt. Repensando sintaxe e semântica: propostas de abordagem textual no ensino de língua portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
NEVES, Herbertt. Aprender inglês com o forró: um estudo bailante de versões. 2010 (Dança).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, A. M. C. A.; NEVES, Herbertt; SANTOS, Letícia Raiane dos. Participação em banca de Cláudia Márcia Carvalho de Sousa.O ensino da literatura através das tecnologias digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NEVES, Herbertt; MELO, Lílian Noemia; BAZARIM, Milene. Participação em banca de Evanielle Freire Lima.O trabalho com a gramática no caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
LIMA, A. M. C. A.; NEVES, Herbertt. Participação em banca de Rubens José Oliveira da Silva.O universo das charges: linguagem e persuasão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a distância) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
RÉGIS, Laura Dourado Loula; NEVES, Herbertt; BAZARIM, Milene. Participação em banca de Erasmo da Silva França.A expansão do paradigma das desinências de gênero no português brasileiro em comunidades on-line. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
FERNANDES, O. P. P.; NEVES, Herbertt. Participação em banca de Fabiano José da França Nascimento.Ensino de língua portuguesa para alunos estrangeiros durante o Ensino Médio na Rede Pública de Pernambuco - uma análise da variação linguística nas provas de Celpe-Bras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a distância) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
BAZARIM, Milene; NEVES, Herbertt; REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. Participação em banca de Gabrielle Dantas Guimarães.Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
NEVES, Herbertt; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Deyse Maria da Silva Barbosa.Um estudo exploratório dos objetos de leitura no âmbito escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a distância) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
NEVES, Herbertt; DANTAS, A. M.. Participação em banca de Maria Eduarda Pereira do Nascimento.A constituição do sujeito: as formações discursivas da agente penitenciária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

9.
NEVES, Herbertt; PATRIOTA, Luciene Maria. Participação em banca de Pablo Vinícius de Brito Lima.A variação linguística nos livros didáticos da EJA: o caso da coleção Tempo de Aprender. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NEVES, Herbertt; SARMENTO, Ana Paula; DANTAS, Aloísio Medeiros. Processo seletivo para professor substituto de Língua Portuguesa e Linguística. 2017. Universidade Federal de Campina Grande.

2.
NEVES, Herbertt; CALDAS, Viviane Moraes; BRANDÃO, Rinaldo José de Andrade. Processo seletivo para professor substituto de Língua Latina e Filologia Românica. 2016. Universidade Federal de Campina Grande.

Outras participações
1.
NEVES, Herbertt. 4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2018. Prefeitura Municipal de Recife.

2.
NEVES, Herbertt. Concurso Professor Autor 2017 - Português. 2017. Prefeitura Municipal de Recife.

3.
NEVES, Herbertt; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Processo Seletivo do grupo PET Letras/ UFCG (Edital 02/2016). 2016. Universidade Federal de Campina Grande.

4.
NEVES, Herbertt. Concurso Show de Aula III - Português. 2015. Prefeitura Municipal de Aracaju.

5.
NEVES, Herbertt. Concurso Show de Aula II - Português. 2014. Prefeitura Municipal de Aracaju.

6.
NEVES, Herbertt. Concurso Show de Aula I - Português. 2014. Prefeitura Municipal de Aracaju.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários.Unidades lexicais de indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos do Recife. 2018. (Simpósio).

2.
XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELNE).O tratamento pedagógico do léxico no Livro Didático de Língua Portuguesa: da perspectiva formal à textual-interativa. 2018. (Simpósio).

3.
XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Sintagmas nominais genéricos responsáveis pela indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos. 2016. (Congresso).

4.
1º Encontro "O Livro Didático de Língua Portuguesa no Ensino Médio". 2013. (Encontro).

5.
I Simpósio Internacional de Estudos de Linguagem. 2013. (Simpósio).

6.
Rhetorics of speaking and writing. 2013. (Outra).

7.
VIII Seminário Nacional sobre ensino de língua materna, estrangeira e literatura. 2013. (Seminário).

8.
VII Seminário de Educação da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. 2013. (Seminário).

9.
Da competência leitora à produção de gêneros orais. 2010. (Outra).

10.
Encontro de Estudos Linguísticos. 2010. (Encontro).

11.
I Simpósio Interdisciplinar do Núcleo de Estudos da Linguagem. 2010. (Simpósio).

12.
Tópicos de Sintaxe. 2010. (Outra).

13.
90 anos de Nascimento do Professor Jordão Emerenciano. 2009. (Seminário).

14.
A Natureza Funcional da Gramática: implicações pedagógicas. 2009. (Outra).

15.
Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura. 2009. (Encontro).

16.
III Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura. 2009. (Congresso).

17.
I Seminário Políticas Públicas e Reconfiguração do Campo da Educação Superior. 2009. (Seminário).

18.
Oficinas Pedagógicas de Linguagem. 2009. (Oficina).

19.
Gênero Textual Pôster. 2008. (Oficina).

20.
Gramática e Leitura no Ensino Médio: Como conciliar? O que ensinar? E como ensinar?. 2008. (Outra).

21.
III Seminário de Língua Portuguesa do Colégio Visão. 2008. (Seminário).

22.
IX Semana de Culturas Francófonas da UFPE. 2008. (Outra).

23.
A Importância do Livro na Formação do Indivíduo. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GALLI, J. A. ; AUBIN, S. P. B. ; NEVES, Herbertt . I Semana de Encontros de Francês Língua Estrangeira. 2011. (Outro).

2.
LIMA, A. M. C. A. ; MARCUSCHI, E. ; NEVES, Herbertt ; OLIVEIRA, E. V. S. . Léxico e Gramática. 2011. (Outro).

3.
LUCENA, L. C. ; NEVES, Herbertt ; MELO, A. P. A. L. . II Congresso Estudantil. 2011. (Congresso).

4.
XAVIER, A. C. S. ; NEVES, Herbertt ; LEAO, T. S. M. ; BARRETO-FILHO, R. R. . 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação. 2010. (Outro).

5.
BARROS, K. S. M. ; MARCUSCHI, E. ; HOFFNAGEL, J. ; NEVES, Herbertt ; BARRETO-FILHO, R. R. . III Colóquio Aled Brasil. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Evanielle Freire Lima. O trabalho com a gramática no caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

Orientações de outra natureza
1.
Natielly Rosa da Silva. Monitoria da disciplina 'Morfologia de Classes' (2016.1). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

2.
Ellyda Soares dos Santos. Monitoria da disciplina 'Estudos Linguísticos Contemporâneos' (2016.1). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

3.
Raneide Barbosa Sabino. Estágio Curricular em Língua Portuguesa - Ensino Médio. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

4.
Rute Cunha de Farias. Monitoria da disciplina 'Morfologia de Classes' (2016.1). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

5.
Raneide Barbosa Sabino. Monitoria da disciplina 'Sintaxe Interoracional' (2016.2). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

6.
Gabrielle Dantas Guimarães. Monitoria da disciplina 'Estudos Linguísticos Contemporâneos' (2016.2). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

7.
Luana dos Santos Bezerra. Monitoria da disciplina 'Estudos Linguísticos Contemporâneos' (2016.2). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

8.
Natielly Rosa da Silva. Monitoria da disciplina 'Estudos Linguísticos Contemporâneos' (2016.2). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

9.
Evanielle Freire Lima. Monitoria da disciplina 'Estudos Linguísticos Contemporâneos' (2016.2). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.

10.
Rute Cunha Farias. Monitoria da disciplina 'Morfologia de Classes' (2016.2). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Herbertt Neves Florencio.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, Herbertt. Percursos da Análise Linguística: conceitos, desdobramentos e avaliação no ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


1) Disciplinas cursadas no Mestrado:
Fundamentos Teóricos da Linguística;
Lexicologia;
Sintaxe do Português;
Morfologia;
Linguística Aplicada;
Tópicos Especiais em Pragmática;
Tópicos Especiais em Gramática Sistêmico-Funcional.
2) Disciplinas cursadas do Doutorado:
Leituras Dirigidas;
Linguagem, ideologia e ensino;
Fonética e Fonologia.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:37:05