Izabela Orzari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9303032606384151
  • Última atualização do currículo em 29/07/2018


Possui graduação em Engenharia Agronômica (2012) no Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus de Araras-SP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio no Grupo de Estudo e Pesquisa em Agricultura (GEPAGRI)-UFSCar e participou da 2ª Edição do Projeto SENAR RONDON 2011. Realizou estágio e é ex-coordenadora do Grupo de Estudo de Ciência Agrárias (GECA). Realizou estágio na empresa DuPont do Brasil S.A. - DuPont Pioneer. É mestre em Agricultura e Ambiente, pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente no Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFSCar). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, campus de Jaboticabal-SP, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" (FCAV-UNESP), com período sanduíche na Universidad de Buenos Aires (UBA), na Argetina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Izabela Orzari
Nome em citações bibliográficas
ORZARI, I.;ORZARI, I;ORZARI, IZABELA


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Agronomia (Producao Vegetal).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador: Pedro Luis da Costa Aguiar Alves.
Coorientador: Rogério Falleiros Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em AGRICULTURA E AMBIENTE.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Efeito de Herbicidas no Desenvolvimento Inicial de Cana-de-açúcar e Lixiviação, Absorção e Translocação de Diurom,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Patrícia Andrea Monquero.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: sensibilidade; fitotoxicidade; retenção; diurom; lixiviação; Saccharum officinarum.
Grande área: Ciências Agrárias
2008 - 2013
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, INSA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Minicurso intitulado "Doenças e manejo em plantas hortícolas". (Carga horária: 2017h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Planejamento estratégico da produção científica baseado em bibliometria. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Identificação das principais pragas das culturas da soja, milho e algodão. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Minicursos Redação Científica. (Carga horária: 4h).
Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos, CCA/UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Cultivo in vitro de sementes de orquideas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Manejo de Pragas e Doenças dos Citros. (Carga horária: 16h).
Fundo de Defesa da Citricultura, FUNDECITRUS, Brasil.
2002 - 2006
English Course.
FISK, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



DuPont do Brasil S.A. - DuPont Pioneer, PIONEER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Técnica de pesquisa II, Enquadramento Funcional: Técnica de pesquisa II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações
Realização de experimentos relacionados ao uso de herbicidas e trabalhos com cultura de tecidos.


Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR RONDON, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Aluno voluntário, Carga horária: 120
Outras informações
Projeto SENAR RONDON 2a edição - Agora é a hora dos assentamentos rurais Participou do projeto nos municípios de São Domingos e Flores de Goiás - GO.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 40


Grupo de Estudos em Ciências Agrárias, GECA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário e ex-coordenador
Outras informações
O GECA desenvolve atividades de pesquisa na área de ciências agrárias, sendo que os principais projetos desenvolvidos pelo grupo se concentram na área de matologia, controle de plantas daninhas e herbicidas e seu comportamento no solo.


Grupo de Estudos e Pesquisa em Agricultura, GEPAGRI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
O GEPAGRI trabalha com experimentos em campo de culturas como milho e soja.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
COMPETIÇÃO ENTRE PLANTAS DANINHAS E GIRASSOL
Descrição: O projeto tem como objetivo determinar os diferentes períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do girassol, sendo avaliados em campo nos períodos de cultivo com ausência e presença de infestantes, estes em intervalos de 5, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 100 DAI, determinando o período de competição e selecionando as três espécies de maior incidência para a realização da segunda etapa do projeto: estudar o efeito das plantas daninhas no acúmulo de nutrientes pelas plantas de girassol, efetuado em casa-de-vegetação, ocorrendo a competição até o surgimento dos primórdios florais do girassol. Seráo avaliadas a massa verde e altura das plantas daninha e da cultura e quantidade de nutrientes presentes nas plantas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Izabela Orzari - Coordenador / Patricia Andrea Monquero - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2010 - 2011
COMPORTAMENTO DE SAFLUFENACIL NO SOLO E CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS EM PÓS-EMERGÊNCIA
Descrição: O projeto de pesquisa teve como objetivos principais os seguintes pontos: avaliar a influência do pH na lixiviação de Saflufenacil (Heat) em Latossolo Vermelho Amarelo (textura média) e em solo Latossolo Vermelho Distrófico (textura argilosa), avaliar o efeito da estiagem no residual deste herbicida, estudar a lixiviação do herbicida por diferentes quantidades de palha de cana-de-açúcar (0, 5, 15 e 20 t ha-1) trabalhando com caldas com diferentes pHs e verificar a eficácia do herbicida quando aplicados em pós-emergência das plantas daninhas. A lixiviação de saflufenacil (0,10 g i.a ha-1) e diuron+ hexazinona (1170 + 330 g i.a. ha-1) foi avaliada sob simulação de chuva de 40 mm, em diferentes profundidades (5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 cm) e pHs de um Latossolo Vermelho Distrófico (pH 5,2 e 6,0) e Latossolo Vermelho Amarelo (pH de 5,6). Qunado aplicado em solo argiloso com pH de 6.0, apresentou na profundidade de 15 a 20 cm, efeito fitotóxico no bioindicador próximo a 90% e na profundidade de 20 a 25 cm de 79%. Aplicado no mesmo solo, mas antes da calagem (pH de 5,2), o efeito fitotóxico mais pronunciado (igual ou maior que 80%) ocorre até a profundidade de 10 a 15 cm. Em solo de textura média, a lixiviação ocorre de maneira mais pronunciada até a profundidade de 20 a 25 cm. No caso de diuron+hexazinone a lixiviação pode ser vista em solo argiloso, independente de pH até a faixa de 20 a 25 cm de profundidade, já em solo de textura média se estendeu até a faixa de 35-40 cm de profundidade. Para estudar o efeito residual do herbicida após períodos de seca, aplicou-se saflufenacil em um solo seco classificado como Latossolo Vermelho Distrófico (textura argilosa), e semeou-se a planta bioindicadora em diferentes períodos de seca após a aplicação do herbicida (0, 15, 30, 45, 60 e 90 dias). O saflufenacil apresentou efeito fitotóxico nas plantas bioindicadoras maior ou igual a 80% até os 30 dias de seca. Para o experimento com a finalidade de se observar a lixiviação do.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Izabela Orzari - Integrante / Patricia Andrea Monquero - Coordenador / Victor Dalla Costa - Integrante / Neriane Hijano - Integrante / Renan Sabbag - Integrante / Mario Eugênio F. Galvani - Integrante / Valquíria Kroslowiski - Integrante.Financiador(es): BASF - Matriz São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
COMPORTAMENTO GERMINATIVO E CONTROLE DE ESPÉCIES DOS GÊNEROS Ipomoea E Merremia
Descrição: As espécies Ipomoea grandifolia, I. nil, I. quamoclit e Merremia aegyptia e M. cissoides tornaram-se importantes infestantes em diferentes culturas, causando problemas de competição e colheita. Estudos sobre a biologia destas plantas são importantes na obtenção de elementos para desenvolver técnicas adequadas de controle. O objetivo do trabalho foi determinar o comportamento germinativo destas espécies em diferentes condições de temperatura (15, 20, 25, 30 e 35°C), luz (presença e ausência), profundidade de semeadura (0; 0,5; 1; 5; 10; 12; 15 e 20 cm) em solos de diferentes texturas (argiloso, arenoso e médio) e verificar o efeito do glyphosate, quando em mistura com chlorimuron-ethyl, mesotrione e sulfentrazone e aplicado isoladamente nestas plantas daninhas. Usando o teste Tukey (5%) para as avaliações, os resultados evidenciaram que as espécies apresentaram máxima germinação na temperatura de 25°C, não diferindo das temperaturas de 20 a 35°C para I. grandifolia, 15 a 30°C para I. nil e 25 a 30°C para M. aegyptia. As espécies I. nil e M. aegyptia apresentaram maior germinação na ausência de luz. I. grandifolia não foi influenciada pela luz. Quanto à textura do solo conclui-se que I. grandifolia apresentou maior germinação a maiores profundidades no solo arenoso. As espécies de Ipomoea spp apresentaram germinação na superfície maior no solo argiloso. M. aegyptia germinou melhor na superfície do solo arenoso e em maiores profundidades no solo argiloso. M. cissoides obteve maior germinação em solo médio. No controle químico, os melhores produtos em 21 dias foram glyphosate+sulfentrazone, sulfentrazone e mesotrione para I. grandifolia; chlorimuron-ethyl, sulfentrazone e glyphosate+sulfentrazone para I. quamoclit; e sulfentrazone e glyphosate+sulfentrazone para M. aegyptia. Nenhum herbicida foi satisfatório para I. nil, contudo o chlorimuron-ethyl proporcionou maior controle. Nos tratamentos, o glyphosate teve o menor controle, mostrando a seletividade destas espécies.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Izabela Orzari - Coordenador / Patricia Andrea Monquero - Integrante / Fabrícia Cristina dos Reis - Integrante / Neriane Hijano - Integrante / Andreia Cristina Silva - Integrante / Renan Sabbag - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2009
INTERFERÊNCIA E CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS EM REFLORESTAMENTO
Descrição: O conhecimento escasso sobre o comportamento de mudas de espécies florestais sob a ação de herbicidas, no que diz respeito à seletividade e à eficiência justifica este projeto, que têm previsão de 24 meses, e tem como meta pesquisar e desenvolver protocolos de utilização adequada de herbicidas que diminuam os impactos da competição de espécies nativas com espécies ruderais ou infestantes para garantir a recomposição e manutenção em médio e longo prazo de áreas de reflorestamento. Serão instalados experimentos com os seguintes objetivos: i) determinar os efeitos da competição das espécies daninhas Ipomoea grandifolia (Dammer) O Donell, Convolvulacea, Commelina benghalensis L., Commelinaceae e Panicum maximum Jacq., Poaceae, no conteúdo relativo de macro e micronutrientes em mudas de A. polyphylla, C. speciosa, E. contortisiliquum e L. divaricata; e ii) avaliar os diferentes tratamentos com herbicidas na germinação, sobrevivência e desenvolvimento inicial das mudas de A. polyphylla, C. speciosa, E. contortisiliquum e L. divaricata..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Izabela Orzari - Integrante / Patricia Andrea Monquero - Integrante / Paulo Vinícius da Silva - Integrante / Daniel Corrêa Tablas - Coordenador / Alessandra dos Santos Penha - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Matologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio CREA SP de Formação Profissional - Melhor desempenho no curso de Engenharia Agronômica-UFSCar, turma 2012, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP).
2011
TOP CIÊNCIA BASF 2011 com o trabalho Comportamento de saflufenacil no solo e controle de plantas daninhas em pós emergência,, BASF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONQUERO, PATRICIA ANDREA2015MONQUERO, PATRICIA ANDREA ; ORZARI, IZABELA ; SILVA, PAULO VINICIUS DA ; PENHA, ALESSANDRA DOS SANTOS . Interference of weeds on seedlings of four neotropical tree species. Acta Scientiarum. Agronomy (Impresso), v. 37, p. 219-232, 2015.

2.
ORZARI, I2013 ORZARI, I; Monquero, P.A ; REIS, F.C ; SABBAG, R.S ; HIRATA, A.C.S . Germinação de espécies da família Convolvulaceae sob diferentes condições de luz, temperatura e profundidade de semeadura. Planta Daninha (Impresso), v. 31, p. 53-61, 2013.

3.
Monquero, P.A2013Monquero, P.A ; CÔRREA, M.C ; BARBOSA, L.N ; GUTIERREZ, A ; ORZARI, I ; HIRATA, A.C.S . Seleção de espécies de adubos verdes visando à fitorremediação de diclosulam. Planta Daninha (Impresso), v. 31, p. 127-135, 2013.

4.
MONQUERO, PATRICIA ANDREA2012MONQUERO, PATRICIA ANDREA ; HIJANO, NERIANE ; ORZARI, IZABELA ; SABBAG, RENAN DOS SANTOS ; HIRATA, ANDRÉIA CRISTINA DA SILVA . Profundidade de semeadura, pH, textura e manejo da cobertura do solo na emergência de plântulas de Rottboellia exaltata. Semina. Ciências Agrárias (Online), v. 33, p. 2799-2812, 2012.

5.
MONQUEIRO, P.A.2012MONQUEIRO, P.A. ; SABBAG, R. ; ORZARI, I. ; HIJANO, N. ; GALVANI FILHO, M. ; DALLACOSTA, V. ; KROLIKOWSKI, V. ; HIRATA, A.C. SILVA . Lixiviação de saflufenacil e residual após períodos de seca. Planta Daninha (Impresso), v. 30, p. 415-423, 2012.

6.
Monquero, P.A2011Monquero, P.A ; PENHA, A. S. ; ORZARI, I. ; SILVA, A. C. . SELETIVIDADE DE HERBICIDAS EM MUDAS DAS ESPÉCIES NATIVAS Acacia polyphylla, Enterolobium contortisiliquum (FABACEAE), Ceiba speciosa E Luehea divaricata (MALVACEAE). Planta Daninha (Impresso), v. 29, p. 159-168, 2011.

7.
Monquero, P.A2010Monquero, P.A ; SILVA, P. V. da ; SILVA, A. C. ; TABLAS, D. C. ; ORZARI, I. . Lixiviação e persistência dos herbicidas sulfentrazone e imazapic. Planta Daninha (Impresso), v. 28, p. 185-195, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. V. da ; MONQUERO, P. A. ; ORTIZ, G. F. ; ORZARI, I. ; OLIVEIRA, T. C. ; TABLAS, D. C. . Lixiviação e Persistência de Imazapic.. In: VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, 2009, São Carlos. VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, 2009, São Carlos. VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, 2009, 2009.

2.
Monquero, P.A ; SILVA, P. V. da ; ORTIZ, G. F. ; ORZARI, I. ; OLIVEIRA, T. A. R. . Lixiviação e Persistência de Sulfentrazone. In: VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, 2009, São Carlos. VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, 2009, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, A. F. ; ORZARI, I. ; MARTINS, P. F. R. B. ; CARREGA, W. C. ; ALVES, P. L. C. A. . Estresse salino em cultivares de amendoim. In: XIII Encontro sobre a cultura do amendoim, 2016, Jaboticabal-SP. Anais XIII Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2016. v. 13.

2.
OLIVEIRA, T. S. ; ORZARI, I. ; CESARIN, A. E. ; CARREGA, W. C. ; ALVES, P. L. A. C. . Seletividade de 2,4-D para quatro genótipos de amendoim. In: XII Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2015, Jaboticabal. Anais XII Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2015. v. 12.

3.
HIJANO, N. ; ORZARI, I. ; MUNHOZ, W. S. ; MONQUERO, P. A. . Seletividade de herbicidas aplicados em condições de pós-emergência da cultura da alfafa. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. Anais, 2012.

4.
HIJANO, N. ; ORZARI, I. ; COSTA, V.D. ; KROSLOWISKI, V. ; Monquero, P.A . INFLUÊNCIA DA PROFUNDIDADE E DO pH DO SOLO NA EMERGÊNCIA DE R. exaltata (capim-camalote). In: XX Congresso ALAM (Associação Latino Americano de Malezas), 2011, Viña del Mar. Anais do XX Congresso Latino Americano de Malezas, 2011. v. 20.

5.
SABBAG, R. ; ORZARI, I. ; HIJANO, N. ; Monquero, P.A . Lixiviação de saflufenacil em solos com diferentes valores de pH. In: XX Congresso ALAM (Associação Latino Americano de Malezas), 2011, Viña del Mar. Anais do XX Congresso Latino Americano de Malezas, 2011. v. 20.

6.
ORZARI, I.; GALVANI, M. E. F. ; KROLIKOWSKI, V. ; STOREL, P. ; MONQUERO, P. A. . INFLUÊNCIA DO TIPO DE SOLO E PROFUNDIDADE DE SEMEADURA NA GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DA FAMÍLIA CONCOLVULACEAE. In: I Simpósio Agroambiental, 2011, Araras. Você Pesquisa? Então mostre-UFSCar-CCA, 2011.

7.
ORZARI, I.; MONQUERO, P. A. ; COSTA, V.D. ; HIJANO, N. ; MUNHOZ, W. S. . Competição entre Plantas Daninhas e Girassol. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências das Plantas Daninhas, 2011, Campo Grande. Anais, 2012.

8.
MUNHOZ, W. S. ; MONQUERO, P. A. ; COSTA, V.D. ; HIJANO, N. ; ORZARI, I. . Influência da Umidade e Temperatura na persistência de imazaquim e diclosulam no inverno. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências das Plantas Daninhas, 2011, Campo Grande. Anais, 2012.

9.
MUNHOZ, W. S. ; MONQUERO, P. A. ; COSTA, V.D. ; HIJANO, N. ; ORZARI, I. . Influência da Umidade e Temperatura na persistência de imazaquim e diclosulam no verão. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências das Plantas Daninhas, 2011, Campo Grande. Anais, 2012.

10.
HIJANO, N. ; ORZARI, I. ; COSTA, V.D. ; GALVANI, M. E. F. ; Monquero, P.A . INFLUÊNCIA DE RESÍDUOS VEGETAIS NA EMERGÊNCIA DE R. exaltata.. In: XX Congresso ALAM (Associação Latino Americano de Malezas), 2011, Viña del Mar. Anais do XX Congresso Latino Americano de Malezas, 2011. v. 20.

11.
CORREA, M. C. ; Monquero, P.A ; SILVA, P. V. da ; ORZARI, I. . Seleção de plantas com potencial para remediação de solos contaminados pelo herbicida diclosulam. In: XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninha, 2010, Ribeirão Preto. XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2010.

12.
ORZARI, I.; Monquero, P.A ; OLIVEIRA, T. A. R. ; REIS, F. C. ; SABBAG, R. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DA FAMILIA CONVOVULACEAE. In: XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninha, 2010, Ribeirão Preto. XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2010.

13.
ORZARI, I.; Monquero, P.A ; GALVANI, M. E. F. ; KROSLOWISKI, V. ; STOREL, P. . INFLUÊNCIA DO TIPO DE SOLO E PROFUNDIDADE DE SEMEADURA NA GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DA FAMÍLIA CONCOLVULACEAE. In: XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninha, 2010, Ribeirão Preto. XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2010.

14.
Monquero, P.A ; ORZARI, I. ; TABLAS, D. C. ; SILVA, P. V. da ; ORTIZ, G. F. . Seletividade de herbicidas em rebentos de quatro espécies florestais nativas de florestas estacionais semideciduais de SP. In: XII Congreso da SEMh, XIX Congreso da ALAM e II Congresso IBMC, 2010, Lisboa. Herbologia e biodiversidade numa agricultura sustentável, 2010. v. II. p. 839-842.

15.
MONQUERO, P. A. ; TABLAS, D. C. ; SILVA, P. V. da ; ORZARI, I. ; PENHA, A. S. . INTERFERÊNCIA DA DENSIDADE DE PLANTAS DANINHAS SOBRE O CRESCIMENTO DE TRÊS ESPÉCIES DE ÁRVORES UTILIZADAS EM ÁREAS DE RESTAURAÇÃO DE FLORESTAS DEGRADADAS NO SUDESTE BRASILEIRO.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências das Plantas Daninhas, 2010, Ribeirão Preto. Anais, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ORZARI, I.; SANTOS, J. I. ; BRAGA, A. F. ; ALVARENGA, B. R. ; NEPOMUCENO, M. P. ; ALVES, P. L. C. A. . Germinação e tratamento de sementes de Nicandra physaloides e Solanum americanum sob diferentes condições de luminosidade. In: XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016, Curitiba-PR. Anais do XXX Congresso Brasileiro da Ciências das Plantas Daninhas, 2016. p. 101-101.

2.
ORZARI, I.; BARBASSO, M. F. ; SILVA, B. V. R. ; BRAGA, I. M. R. F. ; CESARIN, A. E. ; NEPOMUCENO, M. P. ; ALVES, P. L. C. A. . Competição intraespecífica do Caruru-de-Mancha. In: XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016, Curitiba-PR. Anais do XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016. p. 47-47.

3.
BARBASSO, M. F. ; ORZARI, I. ; SANTOS, J. I. ; SILVA, B. V. R. ; HIJANO, N. ; BRAGA, A. F. ; ALVES, P. L. C. A. . Estudo sobre a convivência de caruru-de-mancha com a cultura da pimenta dedo-de-moça. In: XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016, Curitiba-PR. Anais do XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016. p. 86-86.

4.
HIJANO, N. ; CHAVES, A. R. C. S. ; NEPOMUCENO, M. P. ; ORZARI, I. ; MARTINS, P. F. R. B. ; BRAGA, A. F. ; ALVES, P. L. C. A. . Interferência inter e intraespecífica entre capim-camalote e mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. In: XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016, Curitiba-PR. Anais do XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016.

5.
HIJANO, N. ; Monquero, P.A ; ORZARI, I. ; COSTA, V.D. . COMPORTAMENTO GERMINATIVO DE R. exaltata E INFLUÊNCIA DE RESÍDUOS VEGETAIS NA EMERGÊNCIA DESTA ESPÉCIE. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2011. v. 7.

6.
ORZARI, I.; OLIVEIRA, T. A. R. ; REIS, F. C. ; SABBAG, R. ; MONQUERO, P. A. . Influência da Temperatura na Germinação de Espécies da Família Convolvulacea. In: I Simpósio Agroambiental, 2011, Araras. Você Pesquisa? Então mostre-UFSCar-CCA, 2011.

7.
SILVA, P. V. da ; MONQUERO, P. A. ; ORTIZ, G. F. ; ORZARI, I. ; OLIVEIRA, T. C. ; TABLAS, D. C. . Lixiviação e Persistência de Imazapic.. In: VIII Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2009, São Carlos. VIII Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2009.

8.
SILVA, P. V. da ; MONQUERO, P. A. ; ORTIZ, G. F. ; ORZARI, I. ; OLIVEIRA, T. C. ; TABLAS, D. C. . Lixiviação e Persistência de Sulfentrazone. In: VIII Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2009, São Carlos. VIII Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
ORZARI, I.; MONQUERO, P. A. ; REIS, F. C. ; SABBAG, R. ; HIJANO, N. ; SILVA, A. C. . Germinação de Espécies do Gênero Convolvulaceae sob Diferentes Condições. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ORZARI, I.; Monquero, P.A ; SILVA, P. V. da ; PENHA, A. S. . INTERFERÊNCIA DA DENSIDADE DE PLANTAS DANINHAS SOBRE O CRESCIMENTO DE QUATRO ESPÉCIES DE ÁRVORES UTILIZADAS EM ÁREAS DE RESTAURAÇÃO DE FLORESTAS DEGRADADAS NO SUDESTE BRASILEIRO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ORZARI, I.; OLIVEIRA, T. S.; M, W.. Participação em banca de Matheus Falcai Barbasso.Efeito das densidades de azevém e capim-colonião no crescimento inicial do eucalipto, clone GG 100. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
MONQUERO, P. A.; SILVA, P. V. da; ORZARI, I.. Participação em banca de Marcelo Rafael Malardo.Chloris polydactyla e Eleusine indica: germinação em diferentes condições e controle por herbicidas pré-emergentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
CESARIN, A. E.; ORZARI, I.; PAULA, R. C. de. Participação em banca de Mayara Jade do Nascimento Tardelli.Simulação de deriva de orthosulfamuron em eucalipto, clone GG 100. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
MONQUERO, P. A.; ORZARI, I.; GIRALDELI, A. L.. Participação em banca de Renan Reches Gomes.Influência da qualidade de água de pulverização sobre a eficácia de herbicidas aplicados em pós-emergência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias-Universidade Federal de São Carlos.

5.
CAMPOS, M. B. S.; ORZARI, I.; VIGLIO, L.. Participação em banca de Leandro Basso.Efeito de Produtos Fisiológicos sobre Cotesia flavipes (Hymenoptera, Braconidae). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos.

6.
CAMPOS, M. B. S.; VIGLIO, L.; ORZARI, I.. Participação em banca de Jonas Vanzo Vieira.Levantamento de insetos predadores em cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), utilizando armadilha luminosa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos.

7.
CAMPOS, M. B. S.; ORZARI, I.; VIGLIO, L.. Participação em banca de Fábio Carlos Belezi.Levantamento de insetos predadores em cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), sem a queima do palhiço. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos.

8.
MONQUERO, PATRICIA ANDREA; SILVA, P. V. da; ORZARI, I.. Participação em banca de Matheus Egidio Moreira Silva.Eficácia de herbicidas pré-emergentes registrados para a cultura da cana no controle de Merremia aegyptia e Ricinus communis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos.

9.
CAMPOS, M. B. S.; ORZARI, I.. Participação em banca de José Aldo Tamburi.Avaliação de benzoil uréia sobre lagartas e parasitóides de Diatraea saccharalis (Lep. Crambidae). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos.

10.
MONQUERO, P. A.; ORZARI, I.; GIRALDELI, A. L.. Participação em banca de Natália da Cunha Bevilaqua.Efeito de deriva de herbicida no desenvolvimento inicial de espécies arbóreas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos.

11.
MONQUERO, PATRICIA ANDREA; INACIO, E. M.; ORZARI, I.. Participação em banca de Donato Sangiacomo Gomes.Manejo alternativo na dessecação de plantas daninhas em pré-semeadura da soja RR e controle de plantas voluntárias de soja RR em estádio inicial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos.

12.
MANIERO, M. A.; MONQUEIRO, P.A.; ORZARI, I.. Participação em banca de Neriane Hijano.Curvas dose-resposta com o uso de herbicidas mesotrione e atrazina em espécies da família Convolvulaceae. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Curso de Inverno de Fitopalotogia. 2017. (Outra).

2.
VI Dia de Campo de Culturas de Inverno 2017. 2017. (Outra).

3.
Workshop sobre Micotoxinas. 2017. (Outra).

4.
XIV Encontro sobre a Cultura do Amendoim. 2017. (Encontro).

5.
I Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados. 2016. (Simpósio).

6.
IV Aula Magna. 2016. (Outra).

7.
XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Competição intraespecífica do caruru-de-mancha. 2016. (Congresso).

8.
II Workshop de Estresse Abiótico em Plantas Cultivadas. 2015. (Outra).

9.
Dia de Campo de Milho. 2014. (Outra).

10.
Dia de Campo Lançamento das Cultivares de Alface. 2014. (Outra).

11.
I Encontro Regional sobre Agricultura de Conservação. 2014. (Encontro).

12.
IV Simpósio Agroambiental. 2014. (Simpósio).

13.
XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. 2014. (Congresso).

14.
III Simpósio Agroambiental. 2013. (Simpósio).

15.
III Simpósio Agroambiental.Competição entre Plantas Daninhas e Girassol. 2013. (Simpósio).

16.
I Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura. 2013. (Simpósio).

17.
I Simpósio Paulista de Manejo de Plantas Daninhas em Cana-de-de-Açúcar. 2013. (Simpósio).

18.
IV Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente.Comportamento de Herbicidas em Plantas. 2013. (Seminário).

19.
Seminários Avançados - Programa de Pós Graduação em Ciências Biomédicas (UNIARARAS). 2013. (Seminário).

20.
III Simpósio de Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Cana-de-açúcar. 2012. (Simpósio).

21.
I Simpósio Agroambiental.INFLUÊNCIA DO TIPO DE SOLO E PROFUNDIDADE DE SEMEADURA NA GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DA FAMÍLIA CONCOLVULACEAE. 2011. (Simpósio).

22.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (CIC). COMPORTAMENTO GERMINATIVO E CONTROLE DE ESPÉCIES DOS GÊNEROS Ipomoea E Merremia. 2010. (Congresso).

23.
XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninha. INFLUÊNCIA DO TIPO DE SOLO E PROFUNDIDADE DE SEMEADURA NA GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DA FAMÍLIA CONCOLVULACEAE. 2010. (Congresso).

24.
XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninha. INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DA FAMILIA CONVOVULACEAE. 2010. (Congresso).

25.
XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninha. INTERFERÊNCIA DA DENSIDADE DE PLANTAS DANINHAS SOBRE O CRESCIMENTO DE QUATRO ESPÉCIES DE ÁRVORES UTILIZADAS EM ÁREAS DE RESTAURAÇÃO DE FLORESTAS DEGRADADAS NO SUDESTE BRASILEIRO. 2010. (Congresso).

26.
Simpósio de Cana-de-Açúcar - 2a Edição. 2009. (Simpósio).

27.
XIII Dia de Campo de Plantio Direto de Amendoim, Milho e Soja. 2009. (Outra).

28.
V Jornada Agronômica e II Jornada de Biotecnologia. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, P. L. C. A. ; ORZARI, I ; BRAGA, I. M. R. F. ; CHAVES, A. R. C. S. . VIII Simpósio de Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Cana-de-Açúcar. 2017. (Outro).

2.
ALVES, P. L. C. A. ; CARREGA, W. C. ; BRAGA, A. F. ; CESARIN, A. E. ; SANTOS, J. I. ; BRAGA, I. M. R. F. ; BACHA, A. ; ORZARI, I. . XIII Encontro sobre a Cultura do Amendoim. 2016. (Outro).

3.
ALVES, P. L. C. A. ; ORZARI, I. ; BRAGA, I. M. R. F. ; CHAVES, A. R. C. S. . VII Simpósio: Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Cana-de-Açúcar. 2016. (Outro).

4.
ALVES, P. L. C. A. ; CARREGA, W. C. ; BRAGA, A. F. ; CESARIN, A. E. ; ORZARI, I. ; BRAGA, I. M. R. F. ; BACHA, A. . XII Encontro sobre a Cultura do Amendoim. 2015. (Outro).

5.
ALVES, P. L. A. C. ; CARREGA, W. C. ; BARROSO, A. A. M. ; CESARIN, A. E. ; SANTOS, J. I. ; HIJANO, N. ; ORZARI, I. . II Colóquio Internacional sobre Plantas Daninhas Resistentes a Herbicidas. 2015. (Outro).

6.
ORZARI, I.; SOUZA, C. S. ; CUBA, R. S. ; MARIANO, L. C. . IV Simpósio Agroambiental. 2014. (Outro).

7.
PEREIRA, P. A. ; COSTA, V.D. ; ORZARI, I. . III Dia de Campo Milho e Soja. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Matheus Falcai Barbasso. Efeito de densidades de azevém e capim-colonião no crescimento inicial do eucalipto, clone GG100. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Izabela Orzari.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ORZARI, I.; SOUZA, C. S. ; CUBA, R. S. ; MARIANO, L. C. . IV Simpósio Agroambiental. 2014. (Outro).

2.
ALVES, P. L. C. A. ; ORZARI, I. ; BRAGA, I. M. R. F. ; CHAVES, A. R. C. S. . VII Simpósio: Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Cana-de-Açúcar. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Participou da 2ª edição do projeto SENAR RONDON 2011, em São Domingos e Flores de Goiás - GO. Ex-coordenadora e estagiária do GECA-Grupo de Estudos de Ciências Agrárias. Realizou estágio no Grupo de Estudo e Pesquisa em Agricultura. Realizou estágio na empresa DuPont Pioneer, nas áreas de cana-de-açúcar e defensivos agrícolas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 20:57:53