Ana Karine Dias Caires Brandão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2702235373046873
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Possui graduação em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), especialista em Matemática Pura nessa mesma instituição e é mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciencias e Tecnologia da Bahia campus Vitória da Conquista. É membro do GEEM (Grupo de Estudo em Educação Matemática) sob a coordenação do Prof. Dr. Claudinei Sant ' Ana Camargo, membro do GEPEMEC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências) sob a coordenação da Profa. Dr. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana e ainda é líder do grupo de pesquisa Ensino de Ciência para Educação Básica e Tecnológica do Instituto Federal de Ciências e Tecnológia, campus de Vitória da Conquista. Atualmente, está cursando o Doutorado em Educação Matemática na Pontifica Universidade de São Paulo (PUC/SP) com conclusão prevista para o ano de 2020. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Karine Dias Caires Brandão
Nome em citações bibliográficas
Brandão, A.K.D.C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA.
Centro Federal de Educação Tecnológica
Zabelê
45075900 - Vitória da Conquista, BA - Brasil
Telefone: (77) 34264510
URL da Homepage: www.ifba.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Orientador: Saddo Al Almouloud.
2013 - 2015
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Integral Definida: um signo a compreender,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana.
2004 - 2005
Especialização em Matemática Pura. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Criptografia RSA.
Orientador: Flaulles Boone bergamaschi.
1998 - 2002
Graduação em Ciências com Habilitação em Matemática.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora efetiva, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 40


Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: particular, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12


Colégio Opção, OPÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: empresa particular, Enquadramento Funcional: Professora ensino médio, Carga horária: 8


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 40


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Secretaria de Educação da Bahia, SEC-BA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Instituto São Tarcíso-cOC, IST-COC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2009
Vínculo: Rede Particular, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Instituição EducacionalSudoeste da Bahia, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Rede Particular, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
A constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no estado da Bahia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Karine Dias Caires Brandão - Integrante / Claudinei de Camargo Sant'Ana - Coordenador.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Brandão, A.K.D.C.2018Brandão, A.K.D.C.; Almouloud, S.A. . Os significados geométricos mobilizados por estudantes ao criarem situações-problema. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 7, p. 56-68, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Brandão, A.K.D.C.; Santana. E.R.S . O uso de diferentes linguagens na a introdução da Integral Definida. In: 4 Simpósio Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, 2015, Ilhéus. Educação Matemática e a diversidade cultural, 2015. v. 3.

Apresentações de Trabalho
1.
Brandão, A.K.D.C.. A soma de inteiros é um inteiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Brandão, A.K.D.C.; Almouloud, S.A. . A relação complexa entre a linguagem do professor, do estudante, do objeto matemático no ensino e na aprendizagem da definição de limites. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Brandão, A.K.D.C.; Almouloud, S.A. . A percepção de alguns graduandos da engenharia sobre a aplicabilidade da Geometria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Brandão, A.K.D.C.; Almouloud, S.A. . A influência do ícone na percepção de alguns professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Brandão, A.K.D.C.. Sentido e significado do uso de tecnologia em uma aula de cálculo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Brandão, A.K.D.C.; Santana. E.R.S . Integral Definida na perspectiva da semiótica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Brandão, A.K.D.C.; Santana. E.R.S . O uso de diferentes linguagens na introdução do conceito da Integral Definida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Brandão, A.K.D.C.. O uso do sotware Wiplot no Ensino de Cálculo para Licenciandos em Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Brandão, A.K.D.C.. Modelagem & Tecnologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Brandão, A.K.D.C.; Santana. E.R.S . Coordenador da Mesa Redonda. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Brandão, A.K.D.C.. Participação em banca de Ana Karine Dias Caires. Criptografia RSA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática Pura) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Brandão, A.K.D.C.; SANt'Ana, C.C.; SILVA, A.P.S. Participação em banca de Carolina Fernandes Araújo.Utilização do google drive e facebook como ferramenta de auxilio à aprndizagem de alunos de um colegio no municipio de Vitoria da Conquista. 2014.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Brandão, A.K.D.C.. Professor para o ensino de matemática. 2005. Secretaria de Educação da Bahia.

Outras participações
1.
Brandão, A.K.D.C.. Processo seletivo simplificado para contratação de Professor substituto no IFBA/Capus Vitória da Conquista edital n°09°2014. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

2.
Brandão, A.K.D.C.; SANTOS, P.A; GOIDIN, D.S.O. Processo seletivo simplificado do Edital n°08/2013. 2013. Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia.

3.
Brandão, A.K.D.C.. Seleção para professor substituto do IFBA. 2011. Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia.

4.
Brandão, A.K.D.C.. Seleção para Coordenadores Pedagogicos da Rede Municipal. 2005. Secretaria Municipal de Vitoria da Conquista.

5.
Brandão, A.K.D.C.. Seleção Publica para O magistério Superior. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simposio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem de professores que ensinam matemática/IV simpósio de Estudos do GEEM.AS percepções de alguns graduandos das engenharias sobre a aplicabilidade da Geometria. 2018. (Simpósio).

2.
16 Jornada do CIEP. 2016. (Outra).

3.
Dia de Reflexão ? Modelagem no Ensino Básico.Modelagem no Ensino Básico. 2016. (Oficina).

4.
III Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. 2016. (Simpósio).

5.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA INTEGRAL DEFINIDA, SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA PEIRCEANA.. 2016. (Encontro).

6.
Perspectivas para a Formação de Professores. 2014. (Outra).

7.
IV fórum baiano das Licenciaturas em Matemática.O uso do sotware Wiplot no Ensino de Cálculo para Licenciandos em Química. 2012. (Encontro).

8.
Seminario Binacional Brasil. 2012. (Seminário).

9.
Seminario Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem. 2012. (Seminário).

10.
IX Colóquio Nacional e II coloquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB. 2011. (Outra).

11.
trigonometria:contextos e aplicações.trigonometria: contexto e aplicações. 2006. (Oficina).

12.
Capacitação sem fronteiras.Capacitação sem fronteiras. 2002. (Outra).

13.
IX Encontro Bahiano de Educação Matemática. 2001. (Congresso).

14.
Trabalhando com projetos, construindo o futuro. 2001. (Outra).

15.
A matemática e suas conexões. 1990. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brandão, A.K.D.C.; SANt'Ana, C.C. . IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e da Aprendizagem de professores que ensinam matemática/ IV Simposio de Estudos do GEEM. 2018. (Outro).

2.
Brandão, A.K.D.C.. 4° simposio internacional em Educação Matemática. 2015. (Outro).

3.
Brandão, A.K.D.C.. I simposio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos. 2014. (Outro).

4.
Brandão, A.K.D.C.. I encontro Nacional de Pesquisa em HIstória da Educação Matemática. 2012. (Outro).

5.
SANTANA, C. ; Brandão, A.K.D.C. . ENAPHEN- Encontro Nacional de Pesquisa em Historia da Educação em Matemtica. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Processo de seleção. Informática no ensino de cálculo. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Brandão, A.K.D.C.. O uso do sotware Wiplot no Ensino de Cálculo para Licenciandos em Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Brandão, A.K.D.C.. Modelagem & Tecnologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Brandão, A.K.D.C.. Sentido e significado do uso de tecnologia em uma aula de cálculo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Brandão, A.K.D.C.; Santana. E.R.S . Integral Definida na perspectiva da semiótica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Brandão, A.K.D.C.; Santana. E.R.S . O uso de diferentes linguagens na introdução do conceito da Integral Definida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brandão, A.K.D.C.. I encontro Nacional de Pesquisa em HIstória da Educação Matemática. 2012. (Outro).

2.
Brandão, A.K.D.C.. 4° simposio internacional em Educação Matemática. 2015. (Outro).

3.
Brandão, A.K.D.C.. I simposio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos. 2014. (Outro).

4.
Brandão, A.K.D.C.; SANt'Ana, C.C. . IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e da Aprendizagem de professores que ensinam matemática/ IV Simposio de Estudos do GEEM. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:39:25