Aline da Costa Bomfim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9247608045557514
  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? UFRN (2011). É licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015). É mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), onde desenvolveu estudos na linha de pesquisa Ecologia Alimentar e Atividade Reprodutiva de Espécies de Peixes Marinhos. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). É Gerente Técnico Operacional do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ? Fundação Guimarães Duque. É vice-presidente do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM). Tem experiência em Morfologia, com ênfase em embriologia e histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes, tartarugas marinhas, aparelho reprodutor, sistema digestório e educação ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline da Costa Bomfim
Nome em citações bibliográficas
BOMFIM, A. C.;BOMFIM, A.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bairro Mirassol, Centro de Biociências, Departamento de Morfologia, Laboratório de Histologia.
Mirassol
59072-970 - Natal, RN - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Impactos, conflitos de uso e ocupação da zona costeira e relação com aspectos reprodutivos das tartarugas marinhas no Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte,
Orientador: Cibele Soares Pontes.
Coorientador: Simone Almeida Gavilan.
2012 - 2014
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: BIOECOLOGIA DA ICTIOFAUNA MARINHA DESCARTADA PELO ARRASTO CAMAROEIRO EM PRAIAS DA BACIA POTIGUAR, BRASIL,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Flávio José de Lima Silva.
Coorientador: Simone Almeida Gavilan Leandro da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Composição da ictiofauna; estágio reprodutivo; dieta; atividade alimentar.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2015
Graduação em Ciências Biológicas- Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio Grande do Norte, REUNI, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Ciências Biológicas- Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Biologia reprodutiva da curimatã Prochilodus brevis (STEINDACHENER, 1875) em situação de cativeiro.
Orientador: Renata Swany Soares Nascimento.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio Grande do Norte, REUNI, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Imaculada Conceição, CIC, Brasil.
1997 - 2005
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Imaculada Conceição, CIC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitação em Marcação e Biometria de Tartarugas Marinhas. (Carga horária: 8h).
Projeto TAMAR, TAMAR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em III WORKSHOP DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS DA UFRN. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista-iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista- realização de pesquisa, Carga horária: 12
Outras informações
Atividades realizadas: Realizar um levantamento das espécies de peixes resultantes do descarte da pesca camaroeira e seu estado reprodutivo. Outras atividades desenvolvidas: Monitoramento diário do litoral noroeste do Rio Grande do Norte; Resgate de animais encalhados (Mamíferos marinhos e quelônios), manejo de animais em reabilitação na base de Areia Branca e acompanhamento de necropsia dos animais sob o monitoramento do projeto ?Cetáceos da Costa Branca? financiado pela Petrobras.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista -iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista - realização de pesquisa, Carga horária: 12
Outras informações
Atividades realizadas: Foi avaliada a biologia reprodutiva da curimatã Prochilodus brevis durante o desenvolvimento ontogenético em situação de cativeiro. Outras atividades desenvolvidas: Encontros semanais da base de pesquisa para discussão dos dados obtidos do plano de trabalho; reuniões quinzenais da base de pesquisa para apresentações de trabalhos relacionados aos assuntos de interesse da base fazendo-se, assim, um levantamento bibliográfico; análise dos dados no Excel, criando gráficos e tabelas; análise estatística pelo programa estatístico SPSS dos dados obtidos; desenvolvimento do relatório final por escrito.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica- realização, Carga horária: 12
Outras informações
Atividades realizadas: Foram realizadas coletas na Lagoa do Piató, em Assú, Rio Grande do Norte e o trabalho foi executado com a espécie de peixe Astyanax lacustris, para a qual foi feita a descrição histológica de suas gônadas. Outras atividades desenvolvidas: Biometria dos peixes; análise dos dados; dessecação do material biológico; confecção e análise de lâminas histológicas; registro fotográfico das lâminas histológicas; desenvolvimento do relatório final por escrito; participações em congressos com os resumos abaixo: ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus L.) AOS CINCO MESES DE IDADE EM VIVEIROS DE PISCICULTURA.. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - XVI CONBEP, 2009, Natal. CARACTERIZAÇÃO DAS CÉLULAS GERMINATIVAS FEMININAS EM CURIMATÃ COMUM Prochilodus brevis (Steindachner, 1875). In: XX Congresso de Iniciação Científica, 2009, Natal - RN. ANÁLISE GERMINATIVA FEMININAS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus L.). In: XX Congresso de Iniciação Científica, 2009, Natal - RN. RELATION BETWEEN THE TEMPORAL PATTERN AND ALIMENTARY ACTIVITY OF TWO SPECIES OF FISH.. in: X Latin American Symposium on Chronobiology Natal, RN, Brazil ? October 21st ? 24th , 2009. Dentre as espécies deste trabalho estava a Astyanax lacustris (espécie de estudo do atual plano de trabalho).



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
DIVERSIDADE E ESTADO REPRODUTIVO DO DESCARTE DE PESCA DA PORÇÃO NOROESTE DO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Descrição: Atividades realizadas: Realizar um levantamento das espécies de peixes resultantes do descarte de pesca e seu estado reprodutivo. Outras atividades desenvolvidas: Monitoramento diário do litoral Noroeste do Rio Grande do Norte; Resgate de animais encalhados (Mamíferos marinhos e quelônios), manejo de animais em reabilitação na base de Areia Branca e acompanhamento de necropsia dos animais sob o monitoramento do projeto ?Cetáceos da Costa Branca?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline da Costa Bomfim - Coordenador / Simone Almeida Gavilan Leandro da Costa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
2010 - 2011
Caracterização das células germinativas femininas em curimatã comum Prochilodus brevis (Steindachner, 1875)
Descrição: A espécie Prochilodus brevis, pertencente à família Prochilodontidae da ordem dos Characiformes, é altamente distribuída nas bacias nordestinas no Brasil e comumente conhecida como curimatã. Devido à importância econômica desta espécie, estudos sobre sua biologia reprodutiva podem contribuir de forma significativa para avanços na aqüicultura, além de representar uma das principais ferramentas para a conservação biológica. O trabalho teve o objetivo de caracterizar as células germinativas femininas de P. brevis, em diferentes fases de maturação, provenientes da Estação de Piscicultura Estevão de Oliveira no DNOCS (Departamento de Nacional de Obras Contras as Secas) no município Caicó no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os animais foram analisados no Laboratório de Histologia do Departamento de Morfologia da UFRN, onde foi realizada a extração das gônadas, as quais foram fixadas em solução de Bouin e submetidas às técnicas rotineiras de histologia, as lâminas foram coradas com Hematoxilina e Eosina. As análises mostraram que a espécie P. brevis apresenta cinco estágios distintos de desenvolvimento: Cromatina-nucleolar (estágio 1), Perinucleolar (estágio 2), Formação da vesícula vitelínica (estágio 3), Vitelogênese (estágio 4) e Maduro (estágio 5). Os dados do presente trabalho corroboram com pesquisas sobre a biologia reprodutiva de espécies endêmicas da região nordeste e ampliam as possibilidades de seu cultivo. Atividades realizadas: Foi avaliada a biologia reprodutiva da curimatã Prochilodus brevis durante o desenvolvimento ontogenético em situação de cativeiro. Outras atividades desenvolvidas: Encontros semanais da base de pesquisa para discussão dos dados obtidos do plano de trabalho; Reuniões quinzenais da base de pesquisa para apresentações de trabalhos relacionados aos assuntos de interesse da base fazendo-se, assim, um levantamento bibliográfico; análise dos dados no Excel, criando gráficos e tabelas; análise estatística pelo programa estatístico SP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline da Costa Bomfim - Coordenador / Renata Swany Soares Nascimento - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2010
Caracterização das células germinativas em ovários da Piaba do Rabo Amarelo Astyanax lacustris (Lutken, 1875)
Descrição: A espécie Astyanax lacustris, pertencente à família Characidae, ordem Characiformes, tem ampla distribuição geográfica, fazendo-se presente em diversos corpos límnicos da América do Sul e é comumente conhecida como piaba do rabo amarelo. Devido à importante função desta espécie na cadeia alimentar dos sistemas ecológicos em que ocorre, estudos sobre sua biologia reprodutiva podem contribuir de forma significativa para a manutenção do equilíbrio ecológico da Lagoa do Piató, em Assú, Rio Grande do Norte. O trabalho teve o objetivo de evidenciar aspectos relacionados à reprodução, com ênfase na caracterização das fases do desenvolvimento ovocitário de Astyanax lacustris. Após a coleta, os animais foram levados ao Laboratório de Histologia do Departamento de Morfologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para a extração das gônadas, as quais foram fixadas em solução de Bouin e submetidas às técnicas rotineiras de histologia, e coradas com Hematoxilina e Eosina. As análises mostraram que a espécie A. lacustris apresenta cinco estágios distintos de desenvolvimento: Cromatina-nucleolar (fase 1), Perinucleolar (fase 2), Formação da vesícula vitelínica (fase 3), Vitelogênese (fase 4) e Maduro (fase 5). Como esperado, a análise histológica das gônadas proporcionou um diagnóstico mais seguro em relação ao processo de maturação dos ovários. Atividades realizadas: Foram realizadas coletas na Lagoa do Piató, em Assú, Rio Grande do Norte e o trabalho foi executado com a espécie de peixe Astyanax lacustris, para a qual foi feita a descrição histológica de suas gônadas. Outras atividades desenvolvidas: Biometria dos peixes; análise dos dados; dessecação do material biológico; confecção e análise de lâminas histológicas; registro fotográfico das lâminas histológicas; desenvolvimento do relatório final por escrito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline da Costa Bomfim - Coordenador / Renata Swany Soares Nascimento - Integrante / Danyelle Alves da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOMFIM, A.C.2015 BOMFIM, A.C.; PERETTI, D. ; CAMILLO, C.S. ; COSTA, S.A.G.L. ; NASCIMENTO, R.S.S. . Reproductive Biology and Variations in the Gonadal Development of the Fish Curimatã (Prochilodus brevis Steindachner, 1875) in Captivity. Biota Amazônia, v. 5, p. 65-70, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BOMFIM, A. C.; SILVA, F. J. L. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . Bioecologia da Ictiofauna Marinha Descartada pelo Arrasto Camaroeiro. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016. 132p .

Apresentações de Trabalho
1.
BOMFIM, A.C.; OLIVEIRA, D.N. ; FARIAS, D. S. D. ; SILVA, F. J. L. ; CORRÊA, G.C. ; ROSSI, S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . CAPTURA INCIDENTAL DE TARTARUGAS MARINHAS NA PESCA DE ARRASTO NA BACIA POTIGUAR, BRASIL: RELATO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BOMFIM, A.C.; FARIAS, D. S. D. ; SILVA, F. J. L. ; CORRÊA, G.C. ; MEDEIROS, H. H. A. ; ROSSI, S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . PADRÃO DE OCORRÊNCIA DE Eretmochelys imbricata E Lepidochelys olivacea E INTERAÇÃO COM A PESCA NA REGIÃO DA BACIA POTIGUAR, BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FARIAS, D. S. D. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; BOMFIM, A.C. ; ROSSI, S. ; CORRÊA, G.C. ; AMARAL, V.S. ; MORAIS, I. C. C. . CONCENTRAÇÕES DE MERCÚRIO TOTAL EM TARTARUGAS-VERDE ENCALHADAS NA BACIA POTIGUAR, NORDESTE DO BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FARIAS, D. S. D. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; BOMFIM, A.C. ; ROSSI, S. ; CORRÊA, G.C. ; AMARAL, V.S. ; SILVA-JÚNIOR, E. S. . TARTARUGAS-VERDE DA BACIA POTIGUAR, BRASIL: PADRÃO DE OCORRÊNCIA E AMEAÇAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAVALCANTE, R. M. S. ; FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A.C. ; ROSSI, S. ; REVOREDO, R. A. ; PONTES, A.E.F. ; CRUZ, A. G. ; SILVA, F. J. L. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . Halodule sp. (Najadales, Cymodoceaceae) na dieta de Chelonia mydas (Testudines, Cheloniidae) encalhadas na Bacia Potiguar, nordeste do Brasil: Preferência alimentar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CORRÊA, G.C. ; BOMFIM, A.C. ; FREIRE, A. C. B. ; FARIAS, D. S. D. ; SILVA, F. J. L. ; PIRES, J. M. L. ; OLIVEIRA, R. E. M. ; ROSSI, S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . MPACTO DA PESCA INCIDENTAL NA POPULAÇÃO DE TARTARUGAS OLIVAS, DO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ, BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LIMA, S.A. ; LIMA, M. A. ; BOMFIM, A.C. ; FARIAS, D. S. D. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE TARTARUGAS MARINHAS NO LITORAL ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FARIAS, D. S. D. ; ALENCAR, A. E. B. ; BOMFIM, A. C. ; FRAGOSO, A. B. L. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ANTRÓPICOS EM TARTARUGAS-OLIVA DA BACIA POTIGUAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
FABRÍCIO, M. A. S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; FRAGOSO, A. B. L. ; BOMFIM, A. C. ; CAVALCANTE, R. M. S. . MATURAÇÃO GONADAL DE TARTARUGAS MARINHAS DA BACIA POTIGUAR RN/CE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
PIRES, J. M. L. ; ALENCAR, A. E. B. ; BOMFIM, A. C. ; FARIAS, D. S. D. ; FRAGOSO, A. B. L. ; FREIRE, A. C. B. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . TRATAMENTO DE TRAUMATISMO CRANIANO EM TARTARUGA VERDE (CHELONIA MYDAS): RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FREIRE, A. C. B. ; FRAGOSO, A. B. L. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; PIRES, J. M. L. ; SILVA, F. J. L. . ACHADOS DE NECROPSIA DOS CETÁCEOS ENCALHADOS NO LITORAL POTIGUAR: ASPECTOS PATOLÓGICOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CAVALCANTE, R. M. S. ; BOMFIM, A. C. ; OLIVEIRA, R. E. M. ; PIRES, J. M. L. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; FRAGOSO, A. B. L. . ANÁLISE DA ANATOMIA MICROSCÓPICA DO EPIDÍDIMO EM ORCA - PIGMÉIA, Feresa attenuata (Gray, 1874). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CAVALCANTE, R. M. S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; NASCIMENTO, E. S. J. ; MEDEIROS, H. H. A. ; FRAGOSO, A. B. L. ; BOMFIM, A. C. ; FARIAS, D. S. D. ; PINHEIRO, R. T. N. . CARACTERIZAÇÃO DO CORPO CALOSO EM ORCA - PIGMÉIA, Feresa attenuata (Gray, 1874). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FARIAS, D. S. D. ; ALENCAR, A. E. B. ; BOMFIM, A. C. ; FRAGOSO, A. B. L. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . CARACTERIZAÇÃO DOS ENCALHES DE BOTO-CINZA (Sotalia guianensis) NO LITORAL SETENTRIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BOMFIM, A. C.; FARIAS, D. S. D. ; FRAGOSO, A. B. L. ; FREIRE, A. C. B. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; LAILSON-BRITO J. . CONCENTRAÇÃO HEPÁTICA DE MERCÚRIO EM DIFERENTES ESPÉCIES DE CETÁCEOS DO NORDESTE DO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FARIAS, D. S. D. ; ALENCAR, A. E. B. ; BOMFIM, A. C. ; FRAGOSO, A. B. L. ; FREIRE, A. C. B. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . DIVERSIDADE DE CETÁCEOS DO LITORAL SETENTRIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SILVA, F. J. L. ; AMÂNCIO, A. C. ; BOMFIM, A. C. ; CARVALHO, V. L. ; FARIAS, D. S. D. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; MEIRELLES, A. C. O. ; SILVA, C. P. N. . ENCALHES DE PEIXE-BOI MARINHO NO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BOMFIM, A. C.; FREIRE, A. C. B. ; FRAGOSO, A. B. L. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . LEVANTAMENTO DE PARASITOS METAZOÁRIOS EM CETÁCEOS ENCALHADOS NO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA-JÚNIOR, E. S. ; OLIVEIRA, R. E. M. ; REVOREDO, R. A. ; SILVA, F. J. L. ; FRAGOSO, A. B. L. ; BOMFIM, A. C. ; FARIAS, D. S. D. . REGISTRO DE ENCALHE DE ORCA-PIGMEIA, Feresa attenuata (Gray, 1874), NO RIO GRANDE DO NORTE (RN). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
PIRES, J. M. L. ; FREIRE, A. C. B. ; FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . RELATO DE CASO: ENCALHE E REINTRODUÇÃO DE CACHALOTE-ANÃO, KOGIA SIMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BOMFIM, A. C.. Práticas de Atendimento Emergencial de mamíferos marinhos encalhados vivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LIMA, F. H. ; FREIRE, A. C. B. ; PIRES, J. M. L. ; SILVA, J. L. O. ; FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . ACUPUNTURA ASSOCIADA À MEDICINA CONVENCIONAL PARA REABILITAÇÃO DE TARTARUGA-VERDE (Chelonia mydas): UMA ALTERNATIVA PARA A CONSERVAÇÃO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A. C. ; CAVALCANTE, R. M. S. ; CRUZ, A. G. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; REVOREDO, R. A. ; SILVA, F. J. L. . MUDANÇAS ONTOGENÉTICAS NA DIETA DE TARTARUGAS-VERDE (CHELONIA MYDAS) DA BACIA POTIGUAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
LIMA, F. H. ; FREIRE, A. C. B. ; PIRES, J. M. L. ; SILVA, J. L. O. ; FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . CASO DE MICROFTALMIA EM TARTARUGA-DE- PENTE (Eretmochelys imbricata) RECÉM-NASCIDA NA PRAIA DE PEDRA GRANDE, PORTO DO MANGUE-RN.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
SILVA, J. L. O. ; LIMA, F. H. ; FREIRE, A. C. B. ; PIRES, J. M. L. ; FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . CASO DE AMPUTAÇÃO BILATERAL DE NADADEIRAS DE TARTARUGA-VERDE (Chelonia mydas) NA PRAIA DE ÁGUAS BELAS, CASCAVEL/CE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
FREIRE, A. C. B. ; PIRES, J. M. L. ; SILVA, J. L. O. ; OLIVEIRA, R. E. M. ; FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . COLISÃO DE TARTARUGA-VERDE (Chelonia mydas) POR HÉLICE DE EMBARCAÇÃO: RELATO DE CASO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
MORAIS, I. C. C. ; FREIRE, A. C. B. ; PINHEIRO, R. T. N. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; FARIAS, D. S. D. ; FRAGOSO, A. B. L. ; BOMFIM, A. C. . PERFIL DE ENCALHE DE TARTARUGAS MARINHAS REGISTRADAS NO LITORAL DA BACIA POTIGUAR: ASPECTOS PATOLÓGICOS E ANTRÓPICOS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
BOMFIM, A. C.; FARIAS, D. S. D. ; FRAGOSO, A. B. L. ; FREIRE, A. C. B. ; FREITAS, C. I. A. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . LEVANTAMENTO DE AGENTES PARASITÁRIOS EM TARTARUGAS MARINHAS ENCALHADAS NO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
FREIRE, A. C. B. ; PIRES, J. M. L. ; SILVA, J. L. O. ; FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . RETIRADA DE FIBROPAPILOMA EM TARTARUGA VERDE (CHELONIA MYDAS): RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
PINHEIRO, R. T. N. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; FREIRE, A. C. B. ; SILVA-JÚNIOR, E. S. ; FARIAS, D. S. D. ; BOMFIM, A. C. ; MORAIS, I. C. C. ; SILVA, F. J. L. . AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ATIVIDADE PESQUEIRA SOBRE OS ENCALHES DE TARTARUGAS MARINHAS NA BACIA POTIGUAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
LIMA, S. A. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; FARIAS, D. S. D. ; ALENCAR, A. E. B. ; NASCIMENTO, J. C. S. ; OLIVEIRA, R. E. M. ; BOMFIM, A. C. ; SILVA, F. J. L. . DIVERSIDADE DE ESPÉCIES DE TARTARUGAS MARINHAS NO LITORAL ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
LIMA, M. A. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; FARIAS, D. S. D. ; ALENCAR, A. E. B. ; NASCIMENTO, J. C. S. ; OLIVEIRA, R. E. M. ; BOMFIM, A. C. ; SILVA, F. J. L. . CAUSAS DE ENCALHE DE TARTARUGAS MARINHAS NO LITORAL ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
NASCIMENTO, J. C. S. ; BOMFIM, A. C. ; ALENCAR, A. E. B. ; MOURA, C. C. P. ; FARIAS, D. S. D. ; SILVA, F. J. L. . Caracterização dos Encalhes de Peixe-boi Marinho no Litoral Oriental do Rio Grande do Norte, Brasil.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
BOMFIM, A. C.. Biologia e Diversidade de Cetáceos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
FARIAS, D. S. D. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; BOMFIM, A. C. ; ALENCAR, A. E. B. ; MORAIS JUNIOR, E. . NESTING CHARACTERISTICS OF A NEW AREA FOR Eretmochelys imbricata AND Lepidochelys olivacea IN THE NORTHEASTERN BRAZIL.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
FARIAS, D. S. D. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; BOMFIM, A. C. ; ALENCAR, A. E. B. ; MORAIS, I. C. C. ; BRITO, A. P. D. . MICROSCOPIC EVALUATION OF THE DIGESTIVE TRACT OF SEA TURTLES AND THEIR RELATIONSHIP WITH DIETARY HABIT.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; BOMFIM, A. C. ; ALENCAR, A. E. B. ; VIANA, G. A. ; FARIAS, D. S. D. ; SILVA, F. J. L. . TREATMENT AND CAPTIVE MAINTENANCE OF PREMATURE HATCHLINGS OF ERETMOCHELYS IMBRICATA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
BOMFIM, A. C.; FARIAS, D. S. D. . Práticas emergenciais de atendimento de animais marinhos encalhados.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; ALENCAR, A. E. B. ; BOMFIM, A. C. ; FARIAS, D. S. D. ; FRAGOSO, A. B. L. ; NASCIMENTO, J. C. S. . A conservação marinha ao alcance das comunidades litorâneas do Rio Grande do Norte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
BOMFIM, A. C.; FARIAS, D. S. D. ; MORAIS, I. C. C. ; COSTA, S. A. G. L. ; SILVA, F. J. L. . Ecologia alimentar das espécies de peixes descartadas pelo arrasto camaroeiro em praias da bacia potiguar, Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
BOMFIM, A. C.; MORAIS, I. C. C. ; FARIAS, D. S. D. ; COSTA, S. A. G. L. ; SILVA, F. J. L. . Impactos da pesca acessória na reprodução de peixes no nordeste do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
MORAIS, I. C. C. ; BOMFIM, A. C. ; FARIAS, D. S. D. ; COSTA, S. A. G. L. ; SILVA, F. J. L. . HISTOLOGIA GONADAL DE Masturus lanceolatus (TETRAODONTIFORMES: MOLIDAE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
BOMFIM, A. C.; FARIAS, D. S. D. ; EMILIANO, G. D. ; REGIS, R. J. A. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . ECOLOGIA ALIMENTAR DA SARDINHA MANTEIGA (Pellona harroweri) E SARDINHA BANDEIRA (Opisthonema oglinum) NO LITORAL DA COSTA BRANCA DO RIO GRANDE DO NORTE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
BOMFIM, A. C.; FARIAS, D. S. D. ; MORAIS, I. C. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES DE PEIXES DESCARTADAS EM PRAIAS DA PORÇÃO NOROESTE DO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
FARIAS, D. S. D. ; FRAGOSO, A. B. L. ; COSTA, T. E. B. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; MORAIS JUNIOR, E. ; ALENCAR, A. E. B. ; BOMFIM, A. C. ; SILVA, F. J. L. . Registros reprodutivos de tartarugas marinhas para o litoral da Bacia Potiguar, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
CAMILLO, C. S. ; COSTA, S. A. G. L. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; SANTOS, L. B. ; BOMFIM, A. C. ; FARIAS, D. S. D. ; PERETTI, D. . Avaliação do crescimento de Prochilodus brevis (Pisces, Curimatidae) em situação de cultivo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
BOMFIM, A. C.; CAMILLO, C. S. ; SANTOS, D.A. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . CURVA DE MATURAÇÃO GONADAL DE PROCHILODUS BREVIS DURANTE DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO, EM SITUAÇÃO DE CATIVEIRO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
BOMFIM, A. C.; CAMILLO, C. S. ; CARVALHO, G. A. B. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . HISTOLOGIA GONADAL DE PROCHILODUS BREVIS DURANTE DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO, EM SITUAÇÃO DE CATIVEIRO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
PRAZERES, M.C.M.S. ; BOMFIM, A. C. ; LIMA, J.L.C. ; FILHO, W.M.B. ; MENDES, L.F. . ECOMORFOLOGIA DE PEIXES LITORÂNEOS DA PRAIA DA BARRA DE TABATINGA/RN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
BOMFIM, A. C.; NASCIMENTO, R.S.S. ; CHUNG, S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, D.A. . Caracterização das células germinativas em ovários da Piaba do Rabo Amarelo Astyanax lacustris (Lutken, 1875). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
CHUNG, S. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; BOMFIM, A. C. ; BRASIL, D. F. . Morfologia Gonadal da Tilápia-do-nilo mantida em condições de cativeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
CHUNG, S. ; ALVES, D.E.O. ; BOMFIM, A. C. ; BRASIL, D.F. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; NASCIMENTO, R.S.S. . CARACTERIZAÇÃO HISTOLÓGICA DAS CÉLULAS DA LINHAGEM GERMINATIVA EM MACHOS DE TILÁPIA DO NILO OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

53.
CHUNG, S. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; BRASIL, D.F. . Morfologia Gonadal da Tilápia-do-nilo em condições de cativeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

54.
BOMFIM, A. C.; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; SANTOS, D.A. . RELATION BETWEEN THE TEMPORAL PATTERN AND ALIMENTARY ACTIVITY OF TWO SPECIES OF FISH. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

55.
BOMFIM, A. C.; NASCIMENTO, R.S.S. ; CHUNG, S. ; ALVES, D.E.O. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . Caracterização das células germinativas femininas em curimatã comum Prochilodus brevis (Steindachener, 1875). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

56.
CHUNG, S. ; ALVES, D.E.O. ; BOMFIM, A. C. ; BRASIL, D.F. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . CARACTERIZAÇÃO NO PERFIL DO CONSUMIDOR DE PEIXE EM VÁRIAS REGIÕES DA CIDADE DE NATAL ? RN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

57.
CHUNG, S. ; ALVES, D.E.O. ; BOMFIM, A. C. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus L.) AOS CINCO MESES DE IDADE EM VIVEIROS DE PISCICULTURA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
CHUNG, S. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; ALVES, D.E.O. . ANÁLISE GERMINATIVA FEMININAS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus L.). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

59.
CHUNG, S. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; ALVES, D.E.O. . ANÁLISE GERMINATIVA FEMININAS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus L.). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOMFIM, A. C.; COSTA, S. A. G. L.; SILVA, F. J. L.. Participação em banca de Daniel Solon Dias de Farias.Padrões espaciais e temporais dos encalhes de tartarugas marinhas no nordeste do Brasil: diagnóstico e ameaças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas- Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Reunião e VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental.. TARTARUGAS-VERDE DA BACIA POTIGUAR, BRASIL: PADRÃO DE OCORRÊNCIA E AMEAÇAS. 2018. (Congresso).

2.
IX Reunião e VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental.. PADRÃO DE OCORRÊNCIA DE Eretmochelys imbricata E Lepidochelys olivacea E INTERAÇÃO COM A PESCA NA REGIÃO DA BACIA POTIGUAR, BRASIL. 2018. (Congresso).

3.
IX Reunião e VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental.. CAPTURA INCIDENTAL DE TARTARUGAS MARINHAS NA PESCA DE ARRASTO NA BACIA POTIGUAR, BRASIL: RELATO DE CASO. 2018. (Congresso).

4.
IX Reunião e VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental.. DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE TARTARUGAS MARINHAS NO LITORAL ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. 2018. (Congresso).

5.
IX Reunião e VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental.. IMPACTO DA PESCA INCIDENTAL NA POPULAÇÃO DE TARTARUGAS OLIVAS, DO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ, BRASIL. 2018. (Congresso).

6.
IX Reunião e VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental.. CONCENTRAÇÕES DE MERCÚRIO TOTAL EM TARTARUGAS-VERDE ENCALHADAS NA BACIA POTIGUAR, NORDESTE DO BRASIL. 2018. (Congresso).

7.
IX Reunião e VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental.. Halodule sp. (Najadales, Cymodoceaceae) na dieta de Chelonia mydas (Testudines, Cheloniidae) encalhadas na Bacia Potiguar, nordeste do Brasil: Preferência alimentar?. 2018. (Congresso).

8.
I Simpósio sobre Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas.LEVANTAMENTO DE AGENTES PARASITÁRIOS EM TARTARUGAS MARINHAS ENCALHADAS NO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ. 2017. (Simpósio).

9.
VIII Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos. CONCENTRAÇÃO HEPÁTICA DE MERCÚRIO EM DIFERENTES ESPÉCIES DE CETÁCEOS DO NORDESTE DO BRASIL. 2017. (Congresso).

10.
36th Annual Symposium on Sea Turtle Biology and Conservation. NESTING CHARACTERISTICS OF A NEW AREA FOR Eretmochelys imbricata AND Lepidochelys olivacea IN THE NORTHEASTERN BRAZIL.. 2016. (Congresso).

11.
XXI Encontro brasileiro de ictiologia. Ecologia Alimentar das Espécies de Peixes Descartadas pelo Arrasto Camaroeiro em Praias da Bacia Potiguar, Brasil.. 2015. (Congresso).

12.
Curso introdutório de reabilitação da fauna contaminada por petróleo. 2014. (Outra).

13.
PRINCÍPIOS DE ESTEREOLOGIA. 2014. (Outra).

14.
Evolução, comportamento e diversidade de mamíferos marinhos.. 2013. (Outra).

15.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA ALIMENTAR DE PEIXES. 2013. (Outra).

16.
Tartarugas marinhas - Atuação do projeto TAMAR no RN. 2013. (Outra).

17.
XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES DE PEIXES DESCARTADAS EM PRAIAS DA PORÇÃO NOROESTE DO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE.. 2013. (Congresso).

18.
XXIX Congresso brasileiro de zoologia. CURVA DE MATURAÇÃO GONADAL DE PROCHILODUS BREVIS DURANTE DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO, EM SITUAÇÃO DE CATIVEIRO.. 2012. (Congresso).

19.
62 ª Reunião Anual da SBPC.CARACTERIZAÇÃO HISTOLÓGICA DAS CÉLULAS DA LINHAGEM GERMINATIVA EM MACHOS DE TILÁPIA DO NILO OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758).. 2010. (Simpósio).

20.
CIC- Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Caracterização das células germinativas em ovários de Piaba do Rabo Amarelo Astyanax lacustris (Lutken, 1875). 2010. (Congresso).

21.
SBPC. ECOMORFOLOGIA DE PEIXES LITORÂNEOS DA PRAIA DA BARRA DE TABATINGA/RN. 2010. (Congresso).

22.
XXI CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Morfologia Gonadal da Tilápia-do-nilo mantida em condições de cativeiro. 2010. (Congresso).

23.
X Latin American Symposium on Chronobiology.RELATION BETWEEN THE TEMPORAL PATTERN AND ALIMENTARY ACTIVITY OF TWO SPECIES OF FISH. 2009. (Simpósio).

24.
XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Análise germinativa femininas de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus L.). 2009. (Congresso).

25.
XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Caracterização das células germinativas femininas em curimatã comum Prochilodus brevis (Steindachener, 1875). 2009. (Congresso).

26.
59° Congresso Nacional de Botânica. 2008. (Congresso).

27.
VII Simpósio e X Mostra Científica do Centro de Biociências. 2008. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, S. ; REIS, E.C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; DOMIT, C. ; LOBO, G. ; VELEZ, G. ; PROSDOCIME, L. ; FARIAS, D. S. D. ; ROSSI, S. ; BOMFIM, A.C. . IX Reunião e VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental.. 2018. (Congresso).

2.
BOMFIM, A. C.; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; FARIAS, D. S. D. ; SILVA, F. J. L. ; FRAGOSO, A. B. L. . I simpósio sobre pesquisa e conservação de tartarugas marinhas. 2017. (Outro).

3.
BOMFIM, A. C.; FARIAS, D. S. D. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . VIII Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos.. 2017. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BOMFIM, A.C.2015 BOMFIM, A.C.; PERETTI, D. ; CAMILLO, C.S. ; COSTA, S.A.G.L. ; NASCIMENTO, R.S.S. . Reproductive Biology and Variations in the Gonadal Development of the Fish Curimatã (Prochilodus brevis Steindachner, 1875) in Captivity. Biota Amazônia, v. 5, p. 65-70, 2015.


Livros e capítulos
1.
BOMFIM, A. C.; SILVA, F. J. L. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . Bioecologia da Ictiofauna Marinha Descartada pelo Arrasto Camaroeiro. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016. 132p .


Apresentações de Trabalho
1.
CHUNG, S. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; ALVES, D.E.O. . ANÁLISE GERMINATIVA FEMININAS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus L.). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PRAZERES, M.C.M.S. ; BOMFIM, A. C. ; LIMA, J.L.C. ; FILHO, W.M.B. ; MENDES, L.F. . ECOMORFOLOGIA DE PEIXES LITORÂNEOS DA PRAIA DA BARRA DE TABATINGA/RN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CHUNG, S. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; BOMFIM, A. C. ; BRASIL, D. F. . Morfologia Gonadal da Tilápia-do-nilo mantida em condições de cativeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CHUNG, S. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; BOMFIM, A. C. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; BRASIL, D.F. . Morfologia Gonadal da Tilápia-do-nilo em condições de cativeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAMILLO, C. S. ; COSTA, S. A. G. L. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; SANTOS, L. B. ; BOMFIM, A. C. ; FARIAS, D. S. D. ; PERETTI, D. . Avaliação do crescimento de Prochilodus brevis (Pisces, Curimatidae) em situação de cultivo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BOMFIM, A. C.; CAMILLO, C. S. ; SANTOS, D.A. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . CURVA DE MATURAÇÃO GONADAL DE PROCHILODUS BREVIS DURANTE DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO, EM SITUAÇÃO DE CATIVEIRO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BOMFIM, A. C.; CAMILLO, C. S. ; CARVALHO, G. A. B. ; NASCIMENTO, R.S.S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. . HISTOLOGIA GONADAL DE PROCHILODUS BREVIS DURANTE DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO, EM SITUAÇÃO DE CATIVEIRO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BOMFIM, A. C.; FARIAS, D. S. D. ; EMILIANO, G. D. ; REGIS, R. J. A. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. . ECOLOGIA ALIMENTAR DA SARDINHA MANTEIGA (Pellona harroweri) E SARDINHA BANDEIRA (Opisthonema oglinum) NO LITORAL DA COSTA BRANCA DO RIO GRANDE DO NORTE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BOMFIM, A. C.; MORAIS, I. C. C. ; FARIAS, D. S. D. ; COSTA, S. A. G. L. ; SILVA, F. J. L. . Impactos da pesca acessória na reprodução de peixes no nordeste do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FABRÍCIO, M. A. S. ; GAVILAN-LEANDRO, S.A.C. ; SILVA, F. J. L. ; FRAGOSO, A. B. L. ; BOMFIM, A. C. ; CAVALCANTE, R. M. S. . MATURAÇÃO GONADAL DE TARTARUGAS MARINHAS DA BACIA POTIGUAR RN/CE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BOMFIM, A. C.. Biologia e Diversidade de Cetáceos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


CURSOS E PARTICIPAÇÕES:
-Participação da Ação de Extensão ?ASPECTOS MORFOMÉTRICOS E HISTOLÓGICOS DA ALIMENTAÇÃO E REPRODUÇÃO EM PEIXES? com carga horária de 30 horas, promovida pelo Departamento de Morfologia no período de 22 de Março de 2010 a 27 de Março de 2010.
-Participação no Minicurso DIVERSIDADE DE PEIXES ÓSSEOS MARINHOS NO BRASIL: FAMÍLIAS, ASPECTOS DA BIOLOGIA E IMPORTÂNCIA (carga horária: 8 horas), realizado durante a 62 ª Reunião Anual da SBPC, no período de 25 a 30 de julho de 2010, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? UFRN, Natal, RN.
-Participação do minicurso intitulado ?Como o estresse pode influenciar minha memória??, durante o IX -Participação da Ação de Extensão ?O USO DE ANIMAIS NA PESQUISA CIENTÍFICA: ASPECTOS ÉTICOS E PRÁTICOS? com carga horária de 16 horas, promovida pelo DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FARMACOLOGIA no período de 20 de julho de 2009 a 23 de julho de 2009.
-Participação do mini-curso ?Ecologia Evolutiva: a guerra armamentista entre inseto e planta? no VII Simpósio e X Mostra Científica do Centro de Biociências, realizados no Centro de Biociências da UFRN, no período de 22 a 24 de outubro de 2008, com carga horária de 6 horas.
- Participação da Ação de Extensão "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE" com carga horária de 24 horas, promovida pelo DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA, ECOLOGIA E ZOOLOGIA na função de INSTRUTORA no período de 3 de Junho de 2011 a 5 de Junho. Participação no 59 Congresso Nacional de Botânica, realizado de 2 a 8 de agosto de 2008, Natal - RN, na qualidade de congressista.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 15:39:31