Lya Cynthia Porto de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7309252643885569
  • Última atualização do currículo em 05/01/2018


Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas, Mestra pela mesma instituição e graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche na Escola de Altos Estudos Comerciais de Montreal (HEC-Montreal). Tem experiência profissional com avaliação e implementação de projetos, avaliação de políticas públicas, fortalecimento de redes locais e advocacy, tendo realizado diferentes pesquisas financiadas por organizações como Banco Interamericano de Desenvolvimento, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Ministério da Justiça, Instituto Votorantim, Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Estado do Maranhão e diversos municípios brasileiros. Seu campo de atuação refere-se principalmente às áreas de agricultura, sustentabilidade, educação, saúde, desenvolvimento local e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para avaliação e monitoramento de políticas públicas. Desde 2010 trabalha como pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas tendo atuado anteriormente em organizações do Terceiro Setor. É co-fundadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (GEAU/IEA). Desde 2016 trabalha na curadoria e produção do Filme Semear: um documentário sobre sistemas agroalimentares em cidades contemporâneas, gravado no Brasil, Canadá e França.Como docente ministrou cursos de curta duração sobre políticas públicas, educação, agricultura e políticas urbanas de alimentação na PUC-Campinas, Universidade Federal de São João Del Rey, Serviço Social do Comércio (SESC) e Instituto de Arquitetos do Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lya Cynthia Porto de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Porto, Lya;OLIVEIRA, LYA CYNTHIA PORTO DE

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Getulio Vargas - SP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
Rua Itapeva
Bela Vista
01332-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: www.fgv.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Administração Pública e Governo.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
com período sanduíche em École des Hautes Études Commerciales de Montréal (Orientador: Emmanuel B. Raufflet).
Título: Redes, ideias e ação pública na Agricultura Urbana: os casos de São Paulo, Montreal e Toronto, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Mário Aquino Alves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Administração Pública e Governo.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Reconhecimento dos Direitos Territoriais Indígenas: uma mediação entre os Guarani e o Estado,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Mário Aquino Alves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2005 - 2009
Graduação em Gestão de Políticas Públicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Novas visões sobre o desenvolvimento: uma análise da elaboração da Agenda Socioambiental das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira.
Orientador: Maria Cristina Pompa.




Formação Complementar


2012 - 2012
Debt Sustainability Analysis at Subnational Level. (Carga horária: 40h).
Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial), BIRD, Estados Unidos.
2007 - 2007
Extensão universitária em Cours de Civilisation Française de la Sorbonne. (Carga horária: 320h).
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
2006 - 2007
Anthropologie Sociale et Culturelle. (Carga horária: 32h).
Ecole Du Musee Du Louvre, França.
2006 - 2007
Histoire du Cinéma. (Carga horária: 32h).
Ecole Du Musee Du Louvre, França.


Atuação Profissional



Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 8


Centro de Trabalho Indigenista, CTI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente de Projetos, Carga horária: 24


Parque de Ciência e Tecnologia, PARQUE CIENTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
trabalho com educação ambiental


Conservation Volunteers Australia, CVA, Austrália.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
trabalho voluntário com projetos de conservação ambiental no Estado de Queensland na Austrália.


Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP, EACH-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora


Instituto de Antropologia e Meio Ambiente, IAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Agricultura Urbana/Estação de Pesquisa Aplicada sobre Vulnerabilidades Urbanas de M'Boi Mirim
Descrição: O projeto tem o objetivo de realizar mapeamento de iniciativas de Agricultura Urbana nas regiões do Jardim Ângela e Jardim São Luís com o objetivo de prospecção e indução complementar de ações voltadas ao uso dos diversos espaços privados e coletivos na produção de alimentos na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lya Cynthia Porto de Oliveira - Coordenador / Kate Abreu - Integrante / Joyce Rodrigues - Integrante / Emma Cunha Lima - Integrante / Fábio Queiroga - Integrante / Peter Spink - Integrante / Zilma Borges de Souza - Integrante.
2013 - 2013
Microcrédito Produtivo no Brasil: histórico recente e condicionantes de desenvolvimento
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de analisar o histórico recente e as perspectivas da ação e comportamento de instituições de microcrédito bancárias e não bancárias, bem como suas articulações com políticas públicas como a Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, o Programa Crescer e o PRONAF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Lya Cynthia Porto de Oliveira - Integrante / Lauro Emílio Gonzalez Farias - Coordenador.Financiador(es): Fundação Getúlio Vargas - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Fluxo de informações entre entes federados para a construção de políticas sociais
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de analisar como os sistemas de informação têm proporcionado impactos na coordenação federativa de políticas sociais, disponibilização de dados e informações para o planejamento e avaliação, identificando também os impactos destes sistemas nos resultados de eficácia, eficiência e efetividade das políticas sociais. Para atingir este objetivo serão elaborados diagnósticos de sistemas de informação identificando seus limites e possibilidades para fundamentar, por meio desta pesquisa, a elaboração de propostas para a melhoria do funcionamento dos sistemas de informação e geração de maiores impactos na qualidade das políticas públicas. Para tanto serão realizados estudos de caso, survey e análise jurídica comparada. Foram selecionados para a realização de estudos de caso e survey o Sistema Nacional de Assistência Farmacêutica (Hórus), Sisjovem (Sistema do Programa Nacional de Inclusão de Jovens Adolescentes) e Sistema do PDE-Interativo. A análise destes sistemas selecionados será aprofundada por meio da investigação intensa de seus funcionamentos em municípios do Estado do Pará e de São Paulo. Devido à importância das regulações legislativas para a ação do Estado, incluímos a realização de uma análise comparada das legislações que regulamentam a coordenação federativa e a comunicação por meio de dados e informações entre governo federal e local no Brasil, México e Canadá..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Capital Social e Desenvolvimento Econômico
Descrição: O objetivo central é diagnosticar e mobilizar o capital social presente nos municípios do "Consórcio Itaberá", para promover o desenvolvimento sustentável em âmbito local e regional. O "Consórcio Itaberá" é formado por seis municípios (Barão de Antonina, Coronel Macedo, Itaberá, Itaporanga, Riversul e Taquarituba) que figuram sistematicamente em posições inferiores no ranqueamento dos municípios do Estado de São Paulo, feito a partir de índices de ampla utilização, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). O pressuposto básico do projeto é que a ação vertical e isolada do poder público não é o modelo mais eficaz e eficiente para realizar a urgente tarefa de modificar a situação em que esses municípios se encontram. Por conta disso, torna-se fundamental construir um modelo novo, em que o poder público, sem se furtar de sua responsabilidade, considera a mobilização do capital social local e regional como instrumento essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável. A meta a ser atingida com o novo instrumento é aproximar os índices dos municípios do "Consórcio Itaberá" ao índice mediano prevalecente no estado de São Paulo...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Lya Cynthia Porto de Oliveira - Integrante / Maete Pedroso Gonçalves - Integrante / Wagner Pralon Mancuso - Coordenador.Financiador(es): Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Management Decision
2017 - Atual
Periódico: Built Environment
2017 - Atual
Periódico: CADERNOS GESTÃO PÚBLICA E CIDADANIA
2016 - Atual
Periódico: INFORMAÇÕES ECONÔMICAS (IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
V Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, Fecomercio.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIACCHE, G.2016GIACCHE, G. ; Porto, Lya . . Políticas públicas de Agricultura Urbana e Periurbana: uma comparação entre os casos de São Paulo e Campinas. INFORMAÇÕES ECONÔMICAS (IMPRESSO), v. 45, p. 45, 2016.

2.
OLIVEIRA, LYA CYNTHIA PORTO DE2015OLIVEIRA, LYA CYNTHIA PORTO DE; FALEIROS, SARAH MARTINS ; DINIZ, EDUARDO HENRIQUE . Sistemas de informação em políticas sociais descentralizadas: uma análise sobre a coordenação federativa e práticas de gestão. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 49, p. 23-46, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONZALEZ, L. ; Porto, Lya . Microfinanças no Brasil e o caso do CEAPE Maranhão. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015. v. 1. 142p .

Capítulos de livros publicados
1.
Porto, Lya; Faleiros, Sarah ; DINIZ, E. H. ; Ribeiro, Manuella . Monitoramento de políticas públicas e sistemas de informação em políticas sociais no Brasil. In: Comitê Gestor da internet no Brasil. (Org.). TIC Governo Eletrônico 2013. 1ed.São Paulo: Comunicação NIC.br, 2014, v. , p. 5-363.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Porto, Lya; NAGIB, G. ; GIACCHE, G. . A micropolítica da Agricultura Urbana e as grandes transformações coletivas. Carta Maior, 03 mar. 2016.

2.
GIACHE, G. ; NAGIB, G. ; Porto, Lya . Agricultura Urbana, Ativismo e Direito à Cidade. Carta Maior, 07 set. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Porto, Lya. Poderia a sociologia da ação pública ir além da análise de políticas públicas?. In: XL Enanpad, 2016, Costa do Sauipe. ENANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2016. v. XL.

2.
Porto, Lya; GIACCHE, G. ; ALVES, M. A. . Redes, movimentos sociais e ação pública: o caso da agricultura urbana em são paulo. In: 54 Sober, 2016, Maceió. Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Brasília: ociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2016.

3.
Porto, Lya; DINIZ, E. H. ; ALVES, M. A. . Tecnologia da Informação e Comunicação como Instrumento Político: Um estudo sobre o acesso à internet dos povos indígenas. In: Twentieth Americas Conference on Information Systems, 2014, Savannah. Twentieth Americas Conference on Information Systems. Atlanta: AIS Eletronic Library, 2014. v. 20. p. 1-12.

4.
ORTIZ, M. S. P. ; Porto, Lya . PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE ATORES NO PROCESSO DECISÓRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: DO RACIONALISMO INCREMENTAL ÀS ABORDAGENS PÓS-POSITIVISTAS. In: ENANPAD, 2013, Rio de Janeiro. ENANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2013. v. 1. p. 1-17.

5.
Porto, Lya. Gestão Pública e o Reconhecimento dos Direitos Territoriais do Povo Guarani. In: Encontro de Administração Pública e Governo, 2012, Salvador. V Encontro da Divisão de Administração Pública/APB da ANPAD. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2012. v. V. p. 1-16.

6.
Porto, Lya. Políticas Públicas, Terra e Território: um estudo de caso da luta pelos direitos territoriais dos Guarani Mbya. In: III Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2011, Curitiba. Seminário de Sociologia e Política. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2011. v. 14. p. 1-22.

Artigos aceitos para publicação
1.
GONZALEZ, L. ; Porto, Lya ; DINIZ, E. H. . Microcrédito Produtivo no Brasil: Histórico Recente e Condições de Desenvolvimento. CADERNOS GESTÃO PÚBLICA E CIDADANIA, 2018.

2.
Ribeiro, Manuella ; DINIZ, E. H. ; Porto, Lya ; FALEIROS, SARAH MARTINS . Sistemas de Informação e Relações Intergovernamentais e políticas sociais brasileiras: um estudo sobre usuários e adaptações a contextos locais. RAUSP-E (SÃO PAULO), 2018.

3.
GIACCHE, G. ; Porto, Lya ; REIS, G. ; AMATO, L. . Agricultura Urbana: a construção social de um espaço de produção, consumo e pesquisa. AGRÁRIA (SÃO PAULO. ONLINE), 2018.

4.
GIACCHE, G. ; Porto, Lya . The Incredible Edibles Movement: people power, adaptation and challenges in Rennes (France) and Montreal (Canada). Nature and Culture, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
NAGIB, G. ; Porto, Lya . Agricultura Urbana em São Paulo e Montreal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Porto, Lya; NAGIB, G. . Agricultura urbana para a resiliência das cidades: os casos de São Paulo e Montreal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Porto, Lya; NAGIB, G. ; GIACCHE, G. ; SAKAMURA, A. C. ; REIS, G. . Agricultura Urbana: por uma nova abordagem de pesquisa participativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
NAGIB, G. ; Porto, Lya . Espaços Públicos, Direito à Cidade e Agricultura Urbana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Porto, Lya; GIACCHE, G. . Produção e Acesso aos Alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Porto, Lya; GIACCHE, G. . Agricultura Urbana e Periurbana em São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Porto, Lya. Agroecologia, Agricultura Urbana e Periurbana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NAGIB, G. ; Porto, Lya . Agricultura urbana, direito à cidade e reconfiguração espacial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Porto, Lya; Faleiros, Sarah ; DINIZ, E. H. . Implementation and Use of Information System in Decentralized Social Policies: analysis of the federative coordination and management practice. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Porto, Lya. Direitos Humanos e o Etnodesenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DINIZ, E. H. ; Porto, Lya ; Faleiros, Sarah ; Ribeiro, Manuella . Fluxo de informações entre Entes Federados para a construção de políticas sociais. Brasília: Série Pensando o Direito, 2013 (Capítulo de Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BELTRÃO, R.E.V ; Porto, Lya . Prêmio Municípios que Fazem Render Mais: relatório técnico do município Lagoa Vermelha (RS). 2010.

2.
BELTRÃO, R.E.V ; Porto, Lya . Prêmio Municípios que Fazem Render Mais: relatório técnico do município Rio do Sul (SC). 2010.

3.
BELTRÃO, R.E.V ; Porto, Lya . Prêmio Municípios que Fazem Render Mais: relatório técnico do município Curitibanos (SC). 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Porto, Lya; CAVALIERE, M. . Agricultura urbana em São Paulo e Nova Iorque. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NAGIB, G. ; Porto, Lya ; NAKAMURA, A. C. . O Direito à Cidade no Século XXI: Políticas Públicas, Ativismos e Agricultura Urbana. 2017. .

2.
Porto, Lya; NAGIB, G. ; REIS, G. ; SAKAMURA, A. C. . Encontro de Formação do Programa de Educação para Sustentabilidade. 2016. .

3.
NAGIB, G. ; Porto, Lya . Agricultura urbana como ativismo, direito à cidade e políticas públicas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANDIM, T. L. ; Porto, Lya . Estudo da Economia de Estado e Habilidades Demandadas.. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
SANDIM, T. L. ; Porto, Lya . A Rede Institucional do Ensino Médio articulado com o Ensino Técnico no Estado de Santa Catarina. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
ABREU, K. ; Porto, Lya . Avaliação Qualitativa do Programa Redes do Grupo Votorantim - Tocantins, região de Xambioá. 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
Porto, Lya; Faleiros, Sarah ; Ribeiro, Manuella ; DINIZ, E. H. . Fluxo de Informações entre entes federados para a construção de políticas sociais. 2013. (Relatório de pesquisa).

8.
GONZALEZ, L. ; Porto, Lya ; DINIZ, E. H. . MICROCRÉDITO PRODUTIVO NO BRASIL: HISTÓRICO RECENTE E CONDICIONANTES DE DESENVOLVIMENTO. 2013. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CAVALIERE, M. H. F. ; Porto, Lya . Semear - um documentário sobre sistemas agroalimentares em cidades contemporâneas. 2017. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
ALVEAR, C. A. S.; SAMPAIO, C. A. C.; VASCONCELLOS, M. P.; Porto, Lya. Participação em banca de Laura Martins Carvalho. Agricultura urbana em contextos de vulnerabilidade social na zona leste de São Paulo: motivações, inovações e desafios. 2017 - Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BURGOS, F.; MICHETTI, M.; Porto, Lya. Participação em banca de LETÍCIA MENOITA.O ESTADO E A DIFERENÇA: A LUTA DA COMUNIDADE INDÍGENA GUARANI KAIOWÁ APYKA?I. 2017 - Fundação Getúlio Vargas.

2.
ALVES, M. A.; Porto, Lya; GOMES, M. V.. Participação em banca de Joana Costinha Horikawa.A POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DE TERRAS INDÍGENAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AUTONOMIA INDÍGENA. 2016 - Fundação Getúlio Vargas.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Porto, Lya; GIACCHE, G. ; NAGIB, G. . Agricultura Urbana em Rennes, Montreal e São Paulo: como podemos aprender e articular ações à luz da comparação. 2016. (Outro).

2.
MAUAD, T. ; SAKAMURA, A. C. ; Porto, Lya ; REIS, G. ; NAGIB, G. . Encontro de Agricultura Urbana da USP. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
André, Fernanda, Gabriela, Isabel, João, Letícia, Maíra,. Desenvolvimento Local: Implementação do Programa Água Doce em Alagoas. 2015. Orientação de outra natureza - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Lya Cynthia Porto de Oliveira.



Outras informações relevantes


Foi integrante do Grupo de Estudos Indígenas do Observatório de Políticas da USP de 2009 a 2012. Participou do Núcleo de Cidadania, Saúde e Desenvolvimento do CEBRAP, na pesquisa "Social Mobilization and the State in India, Brazil and South Africa", no ano de 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:17:14