Tatiana Güenaga Aneas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2923536272208760
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Professora adjunta do Departamento de Comunicação, do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom/Universidade Federal da Bahia (2016). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma instituição (2011). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2007). Leciona disciplinas nas áreas de Comunicação Visual, Teorias da Comunicação, Teorias da Imagem, Estética e Semiótica. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas ao campo do audiovisual, com ênfase em análises que contemplem tanto aspectos do campo produtivo como abordagens imanentes, centradas em aspectos poéticos, estéticos e estilísticos das obras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana Güenaga Aneas
Nome em citações bibliográficas
ANEAS, T. G.;TATIANA GUENAGA ANEAS;TATIANA ANEAS;ANEAS, TATIANA;TATIANA;MAIA, TATIANA;ANEAS, TATIANA GÜENAGA


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "Cachorro-Peixe" e "Últimos desejos da Kombi", da ALMAPBBDO, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Carmem Jacob de Souza.
Palavras-chave: publicidade; filme publicitário; AlmapBBDO; publicidade audiovisual; estilo; autoria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2011
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Dimensões e Padrões Poéticos do Filme Publicitário Contemporâneo,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2008 interrompida
Especialização interrompida em 2009 em Design de Comunicação Visual.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Ano de interrupção: 2009
2003 - 2007
Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O comercial de horror: um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta-I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.

Cargo ou função
Chefia do Departamento de Comunicação Social.
08/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda.
04/2018 - 09/2018
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Fotografia Publicitária
11/2017 - 03/2018
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
06/2017 - 10/2017
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Fotografia
Elaboração de Projetos Experimentais
04/2017 - 08/2017
Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários avançados sobre produtos, processos e discursos midiáticos
10/2014 - 02/2017
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório em Criação Publicitária Impressa I
Fotografia e Iluminação
01/2016 - 05/2016
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Visual
Estética e Cultura de Massa
03/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório em Criação Publicitária Impressa II

Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Centro Universitario Estácio Bahia, ESTÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora., Carga horária: 10
Outras informações
Professora da Estácio Bahia, em cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Disciplinas: Teorias da Comunicação, Redação Publicitária e Fotografia.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Estratégias transmídia na construção das narrativas seriadas da Netflix
Descrição: Este projeto é continuidade de uma pesquisa anterior, intitulada ?Interseções entre publicidade, cinema e televisão na construção de narrativas transmídia?, iniciada em 2017 e que se propõe a realizar um mapeamento das principais produções audiovisuais transmídia produzidas recentemente e nas quais o conteúdo publicitário se configura como parte do universo narrativo. Entre os resultados parciais daquela pesquisa encontra-se o entendimento de que, na produção de narrativas transmídia, encontram-se cada vez mais borradas as fronteiras entre campos antes relativamente bem delimitadas - tal como o campo da publicidade, do cinema e da televisão, sobretudo das narrativas ficcionais seriadas. Além disso, notou-se que dentre as principais empresas produtoras de ficção seriada no cenário global contemporânea, a Netflix apresenta-se como uma instituição que recorrentemente se utiliza de estatégias de transmidiação e de criação e veiculação de conteúdos, para além das próprias séries, que se configuram como extensões das narrativas as quais promovem. Há, portanto, uma alteração importante do ponto de vista da composição e do consumo destas narrativas no momento em que, por exemplo, games, livros, blogs, perfis em redes sociais, teasers e campanhas de uma série como ?Stranger Things? ou ?Twin Peaks? passam a ser construídas para serem fruídas como extensões de um universo narrativo. Compreender as transformações nas práticas de criação, produção e reconhecimento social de conteúdos que se inserem em universos ficcionais de narrativas seriadas e se caracterizam pela transmidiação, bem como a influência destas práticas na trajetória e posição ocupada pela Netflix no campo da produção audiovisual, é a questão central da pesquisa. Para dar conta da proposta, lançamos mão de premissas teórico-metodológicas apropriadas da sociologia dos produtores culturais de Bourdieu (1996), a perspectiva de análise fílmica que considera texto e contexto calcada em Bordwell (2008) e as premissas de análise imanente inspiradas na Poética aristotélica encontradas em Gomes (1996, 2004a, 2004b). Acrescentamos, neste projeto, a importância da noção de leitor-modelo presente em Eco (1996), por considerar a dimensão da experiência presente nas narrativas transmídia sem resvelar para o campo da pesquisa de recepção - que foge aos objetivos do projeto. A definição da noção de projeto transmídia utilizada para caracterizar as produções mapeadas decorre de levantamento e revisão bibliográficos sobre o tema, sobretudo a partir de autores como Scolari (2014, 2015), Scolari, Bertetti e Freeman (2014), Jenkins (2003), Long (2007), Evans (2011), Souza, Lessa e Araújo (2013), Fechine (2011, 2014), Gosciola (2014), Castro (2014) e Renó (2011)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tatiana Güenaga Aneas - Coordenador.
2016 - 2017
Narrativas transmídia no campo do audiovisual publicitário
Descrição: Esta pesquisa parte da suspeita de que, em se tratando de publicidade, a adoção de estratégias transmídia na criação de campanhas e conteúdos não emerge apenas da necessidade por parte dos agentes do campo publicitário de se adequar às demandas do público, ávido por experiências narrativas mais complexas, que se materializam em múltiplas plataformas e apresentam, muitas vezes, caráter participativo. A narrativa transmídia enquanto prática de criação de produtos publicitários parece ter um certo sentido social, que propicia aos seus criadores maior possibilidade de ocuparem posições nas quais prepondera a lógica da experimentação. A partir deste pressuposto, o projeto propõe, em uma primeira etapa, o mapeamento de projetos transmídia destacados no campo da produção publicitária, bem como das instâncias responsáveis pelas sua criação e realização. Para tanto, recorremos às listas de vencedores do Festival de Cannes, no período entre 2010 e 2016, selecionando as categorias da premiação que mais comumente contemplam peças audiovisuais (Film, Entertainment e Branded Content). A definição da noção de projeto transmídia utilizada para caracterizar as produções mapeadas decorre de levantamento e revisão bibliográficos sobre o tema, sobretudo a partir de autores como Scolari (2014, 2015), Scolari, Bertetti e Freeman (2014), Jenkins (2003), Long (2007), Evans (2011), Souza, Lessa e Araújo (2013), Fechine (2011, 2014), Gosciola (2014), Castro (2014) e Renó (2011). A etapa de cartografia destas produções deve gerar subsídios para um desenho do espaço das obras publicitárias audiovisuais de caráter transmídia, dos esquemas estilísticos dominantes neste espaço, bem como do seu campo produtivo, com base sobretudo na sociologia da cultura de Bourdieu (1996). Em posse do mapa que caracteriza estes projetos, a posição de agências publicitárias, empresas produtoras e anunciantes, bem como dos agentes associados a estas instâncias, a etapa final da pesquisa se debruçará sobre as experiências de criação que se mostrarem mais profícuas para discutir estilo e autoria no contexto da produção transmídia em publicidade audiovisual. O objetivo, neste momento, será buscar identificar como a criação de narrativas transmídia e a adoção de certos esquemas de estilo operam no reconhecimento social destes autores - suposto pela premiação no Festival de Cannes. As premissas analíticas presentes em Bordwell (2009) e Gomes (1996, 2004) servirão de suporte para a análise dos materiais selecionados, em princípio três casos - número que pode se alterar a depender dos achados da etapa de mapeamento. Assim, a pesquisa busca produzir conhecimento sobre o fenômeno cartografando estas produções específicas a partir da perspectiva das disputas por reconhecimento que estruturam este espaço, bem como realizar análises aprofundadas de casos em que seja possível observar as reverberações destas disputas nos programas poéticos destas narrativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Tatiana Güenaga Aneas - Coordenador.
2013 - 2014
O poder dos leões: uma análise do Festival de Cannes como instância de consagração dos filmes publicitários brasileiros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tatiana Güenaga Aneas - Coordenador / Michele Carvalho - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2017
Agência Officina
Descrição: Orientação da agência júnior do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Tatiana Güenaga Aneas - Coordenador / Carina Ochi Flexor - Integrante.
2013 - 2014
Fábrica de Imagens
Descrição: Laboratório de fotografia experimental da UNIFACS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Tatiana Güenaga Aneas - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Contemporanea (UFBA. Online)


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ANEAS, TATIANA GÜENAGA2018ANEAS, TATIANA GÜENAGA. A construção social da autoria de filmes publicitários. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 138, 2018.

2.
2ANEAS, T. G.2017ANEAS, T. G.; FLEXOR, C. L. O. . Protocolos de leitura do livro aplicativo e a questão do leitor modelo. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 12, p. 71-82, 2017.

3.
3ANEAS, TATIANA2016ANEAS, TATIANA; MAIA, GUILHERME . O design sonoro de material de arquivo na representação do horror trágico: uma análise de México (2002), de Alejandro González-Iñarritu. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 19, p. 136-152, 2016.

4.
4ANEAS, T. G.2015ANEAS, T. G.; SOUZA, M. C. J. . O processo de canonização do filme 1984 no campo publicitário. Revista Fronteiras (Online), v. 17, p. 12-22, 2015.

5.
5ANEAS, T. G.2013 ANEAS, T. G.. Premissas para aplicação de análise fímica à publicidade audiovisual: um exercício analítico de 'Always a woman'. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 17, p. 109-125, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
ANEAS, T. G.; FLEXOR, C. L. O. . Sobre a leitura mediada por dispositivos digitais: o leitor modelo entre o previsível e o indeterminado. In: SILVA, Míriam Cristina Carlos; MARTINEZ, Monica; IUAMA, Tadeu Rodrigues; SANTOS, Tarcyanie Cajueiro.. (Org.). Umberto Eco em Narrativas. 1ed.Votorantim: Provocare, 2017, v. , p. 211-229.

2.
ANEAS, T. G.. Apontamentos sobre a formação do campo da publicidade brasileira. In: SOUZA, M.C.J. ;BARRETO, R.R.. (Org.). Bordieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1ed.Salvador: Edufba, 2014, v. , p. 55-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANEAS, T. G.. A construção social da autoria de filmes publicitários. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon, 2016, São Paulo. Anais do Comunicon 2016, 2016.

2.
ANEAS, T. G.. Notas Metodológicas para a análise de filmes publicitários e seus contextos produtivos. In: XXIV Encontro Anual da Compós, 2015, Brasília. Anais do XXIV Encontro Anual da Compós, 2015.

3.
ANEAS, T. G.; AOUAD, A. ; CANESSO, N. . Retratos da Consagração no Campo Publicitário: Uma Análise da Posição do Case Real Beauty Sketches no Espaço das Obras. In: Comunicon 2015, 2015, São Paulo. Anais do V Encontro de GTs da Pós-graduação Comunicon 2015, 2015.

4.
ANEAS, T. G.. O poder dos leões : uma análise do Festival de Cannes como espaço de recepção e instância de consagração do campo publicitário. In: XXII Encontro Anual da Compós, 2013, Salvador. Anais do Encontro Anual da Compós, 2013.

5.
ANEAS, T. G.. Entre a arte e o dinheiro: apontamentos sobre a função do redator no campo publicitário. In: III Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2013, São Paulo. III Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2013.

6.
ANEAS, T. G.. Análise fílmica aplicada à publicidade audiovisual. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2012, São Paulo. E-book III Propesq-PP, 2012.

7.
ANEAS, T. G.. Apontamentos sobre a formação do campo publicitário brasileiro. In: II Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2012.

8.
ANEAS, T. G.. O Campo Publicitário e a Consagração de 1984. In: Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2010, São Paulo. I Pró-pesq PP - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. São Paulo: CRP/ECA/USP/ ABP2/ FAPESP, 2010. p. 96-109.

Apresentações de Trabalho
1.
ANEAS, T. G.. A construção social da autoria de filmes publicitários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANEAS, T. G.. Notas Metodológicas para a análise de filmes publicitários e seus contextos produtivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANEAS, T. G.; AOUAD, A. ; CANESSO, N. . Retratos da Consagração no Campo Publicitário: Uma Análise da Posição do Case 'Real Beauty Sketches' no Espaço das Obras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANEAS, T. G.. O poder dos leões : uma análise do Festival de Cannes como espaço de recepção e instância de consagração do campo publicitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ANEAS, T. G.. Entre a arte e o dinheiro: apontamentos sobre a função do redator no campo publicitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ANEAS, T. G.. Análise fílmica aplicada à publicidade audiovisual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANEAS, T. G.. Apontamentos sobre a formação do campo publicitário brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANEAS, T. G.. O Campo Publicitário e a Consagração de 1984. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FELIZOLA, M. P. M.; SCHMITZ, D. M.; ANEAS, T. G.. Participação em banca de Amanda Neuman Rocha Nascimento. Milhões de seguidores, milhões em reais: como as blogueiras de moda transformam sua visibilidade em dinheiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
FRANCA, L. C. M.; ANEAS, T. G.; FRANCISCATO, C. E.. Participação em banca de Marcela Prado Mendonça. As jornadas de junho de 2013 e as estratégias de ação da Mídia Ninja no campo do jornalismo. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

Teses de doutorado
1.
FERREIRA, F. A.; JAMBEIRO, O.; SOUZA, M. C. J.; ANEAS, T. G.; LESSA, R.. Participação em banca de Renata Cristina Bento Cerqueira. Emissoras televisivas e participação dos fãs nas telenovelas: o caso de Malhação Sonhos da Rede Globo. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
MENDES, C. F.; ANEAS, T. G.; SOUZA, M. C. J.. Participação em banca de Amanda Aouad Almeida. Dramaturgia da ficção seriada na publicidade brasileira: o caso "Marias" e a Intimus. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
MALTA, R. B.; MELO, M. R.; ANEAS, T. G.. Participação em banca de Ana Alinny Cruz Reis. O papel da mulher como mulher no papel: uma análise da representação da mulher sergipana em anúncios publicitários impressos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
FELIZOLA, M. P. M.; ANEAS, T. G.; MARQUES, J. A.. Participação em banca de Yuri Nascimento Costa. Com quantos seguidores se faz um food truck?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
CARRICO, R. M. F.; ANEAS, T. G.; CORREIA, L. G. P. S.. Participação em banca de Everton de Almeida Nunes. Da sala ou da cozinha? "Que horas ela volta", estudo de recepção com domésticas e patroas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
FELIZOLA, M. P. M.; ANEAS, T. G.; SCHMITZ, D. M.. Participação em banca de Amanda Neuman Rocha Nascimento. Milhões de seguidores, milhões em reais: como as blogueiras de moda transformam sua visibilidade em dinheiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
FRANCA, L. C. M.; ANEAS, T. G.; SCHNEIDER, G.. Participação em banca de Samya Lorena Morais da Fonseca. Estratégias para produção de emoção em filmes da nova geração do cinema de horror nacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FLEXOR, C. L. O.; OLIVEIRA, M. C. P.; ANEAS, T. G.. Participação em banca de GUILHERME OLIVEIRA ALVES, HELLEN BARROS LIRA, KAIO SANTOS.?US.I? - UM PONTO DE ENCONTRO ENTRE MARCAS E PESSOAS NO ESPAÇO URBANO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
SALMERON, F. C.; ANEAS, T. G.; OLIVEIRA, M. C. P.. Participação em banca de Brenda Mota, Luiza Rodrigues.A influência Kéfera Buchmann: uma análise do canal 5inco Minutos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
OLIVEIRA, M. C. P.; FELIZOLA, M. P. M.; ANEAS, T. G.. Participação em banca de Raphael Moraes Goettenauer de Oliveira, Samira Santos Caduda.Documentário Publicidade Sergipana: uma breve história. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
FELIZOLA, M. P. M.; ANEAS, T. G.; ROCHA, A. N. M.. Participação em banca de Ediê da Cruz Reis.Análise de conteúdo da cobertura da São Paulo Fashion Week nas Revistas Vogue, Elle e Glamour Brasil e nos blogs Garotas Estúpidas, Thássia Naves e Camila Coelho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
SCHNEIDER, G.; FLEXOR, C. L. O.; ANEAS, T. G.. Participação em banca de Amanda Cardoso Lima.Ponta de Pé: o balé em corpo negro também dança.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Sergipe.

6.
SCHNEIDER, G.; FLEXOR, C. O.; ANEAS, T. G.. Participação em banca de Amanda Cardoso.PONTA DE PÉ: O BALLET EM CORPO NEGRO TAMBÉM DANÇA​ - ​ O BALLET CLÁSSICO E A ESTÉTICA DA BELEZA NEGRA FEMININA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

7.
ROEDER NETO, A. L.; NASCIMENTO, C. M.; ANEAS, T. G.. Participação em banca de Eriane Montalvão; Joyce Feitoza; Milton Carlos Vilas Boas.?SE FAZER NOTAR?: A REPRESENTATIVIDADE DO SURDO NA PROPAGANDA SERGIPANA: PLANEJAMENTO DE CAMPANHA PARA IL SORDO GELATERIA EM ARACAJU/SE NO ANO DE 2018. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

8.
ANEAS, T. G.; MALTA, R. B.; OLIVEIRA, L.. Participação em banca de Carla Jullyene Lima Santos e Maria Nayane de Sousa Pinto.Identidade e Representação da Mulher Brasileira nas Capas da Elle Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

9.
MALTA, R. B.; ANEAS, T. G.; FELIZOLA, M. P. M.. Participação em banca de Flávia Santos Rocha e Willisissy Passos Matos..O trabalho nos faz acreditar: campanha publicitária para o projeto ?Começar de novo? do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Aracaju, em Sergipe. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

10.
ANEAS, T. G.; OLIVEIRA, M. C. P.; CARRICO, R. M. F.. Participação em banca de Gabriel Góis de Paula.Nada se cria, tudo se copia: o direito autoral no jingle publicitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

11.
ANEAS, T. G.; MALTA, R. B.; CARRICO, R. M. F.. Participação em banca de Ana Alinny Cruz Reis.Turma da Mônica no País da Propaganda: uma análise crítica sobre o consumo e a infância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANEAS, T. G.; FLEXOR, C. O.; CARRICO, R. M. F.. Concurso para professor substituto da matéria de ensino Direção de Art. 2016. Universidade Federal de Sergipe.

2.
FLEXOR, C. O.; FELIZOLA, M. P. M.; ANEAS, T. G.. Concurso para professor substituto da matéria de ensino Criação e Redação Publicitária. 2016. Universidade Federal de Sergipe.

3.
MALTA, R. B.; OLIVEIRA, M. C. P.; ANEAS, T. G.. Concurso para professor substituto da matéria de ensino Produção Audiovisual. 2016. Universidade Federal de Sergipe.

4.
ANEAS, T. G.; MALTA, R. B.; AZEVEDO JUNIOR, A. C.. Concurso público para Professor Efetivo Assistente-A em Criação Publicitária em Mídias Digitais. 2015. Universidade Federal de Sergipe.

5.
CARVALHO, R. V.; OLIVEIRA, M. C. P.; ANEAS, T. G.. Concurso público para Professor Substituto em DIREÇÃO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS E COMPUTAÇÃO GRÁFICA. 2015. Universidade Federal de Sergipe.

6.
OLIVEIRA, M. C. P.; ANEAS, T. G.; MALTA, R. B.. Concurso público para Professor Substituto em Fotografia e Iluminação, Fotografia Publicitária, Fotografia Digital.. 2015. Universidade Federal de Sergipe.

7.
THOMAZ, A. A.; OLIVEIRA, M. C. P.; ANEAS, T. G.. Concurso público para Professor Auxiliar Substituto de Criação Publicitária, Mídia Digital e Computação Gráfica. 2015. Universidade Federal de Sergipe.

8.
FRANCISCATO, C. E.; HANSEN, M. R.; ANEAS, T. G.. Concurso público para Professor Substituto em Teorias do Jornalismo. 2015. Universidade Federal de Sergipe.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Carolina Souza de Oliveira. O AGENDAMENTO MIDIÁTICO DA SÉRIE 13 REASONS WHY. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Cinema) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ethiene Ribeiro Fonseca. A REPRESENTAÇÃO DAS MÍDIAS NA TELEFICÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA PROPOSTA TEMÁTICA DA SÉRIE BLACK MIRROR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

2.
Danilo Santos, Luana Menezes, Lucas Macedo, Priscila Luz. Educadxs: identidade de gênero na infância e juventude nas escolas de Aracaju. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

3.
Aline Campos Lins. Narrativas transmídia e autoria nas telenovelas da Globo: uma análise de "Totalmente Demais". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

4.
Elisson Melo Santos. Yabás: um retrato do elo entre o humano e o sagrado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

5.
Carolina Santos Fagundes. Do envelope aos estúdios: como a Netflix passou de locadora de vídeos à maior produtora de conteúdo original do mundo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

6.
Tammya Wagna Dias da Silva. Identidade e Consumo de Marcas Sergipanas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

7.
Sylvia Costa Bastos. BOLERIA: CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE VISUAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

8.
Tammyla Wagna Dias da Silva. ?Identidade regional e consumo: um estudo sobre a percepção da marca de café Maratá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

9.
Luana dos Santos, Priscila Luz, Danilo Santos, Lucas Meneses. Educadxs: identidade de gênero na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

10.
Luciana Soares Ferraz. UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE COM A CIBERCULTURA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

Iniciação científica
1.
Tailane Sandes Souza. Transmídia e publicidade na construção das narrativas seriadas da Netflix. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

2.
Laila Jesus Santos. Transmídia e publicidade na construção das narrativas seriadas da Netflix. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

3.
Elivelton de Jesus Costa. Transmídia e publicidade na construção das narrativas seriadas da Netflix. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

4.
Rafael Oliveira da Silva. Interseções entre publicidade, cinema e televisão na construção de narrativas transmídia - caso Prometheus. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

5.
Maria Beatriz Filgueiras Prata de Almeida. Interseções entre publicidade, cinema e televisão na construção de narrativas transmídia - caso Pokemon. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

6.
Edlaine Fernandes de Jesus Santos. Interseções entre publicidade, cinema e televisão na construção de narrativas transmídia - caso Stranger Things. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

7.
Rafael Oliveira da Silva. Narrativas transmidiáticas e conteúdo de marca no campo do audiovisual publicitário: posições, estilos e poéticas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.

8.
Rafael Oliveira da Silva. Narrativas transmídia no campo do audiovisual publicitário:. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Tatiana Güenaga Aneas.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:48:34