Patrícia Magalhães Pinheiro

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  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, onde desenvolve investigação acerca da lei 11.645/2008 na formação de professores de Ciências Biológicas da UFSC. Participante dos Grupos de Pesquisa: Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC - UFSC) e Rastros: História, Memória (USF). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde desenvolveu pesquisas na área da Educação Escolar Indígena com ênfase na Formação Superior de Professores Indígenas e Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena, também pela UFG. Possui experiência na área da Educação: como professora do Ensino Superior atuando na formação de professores de Ciências Biológicas na Faculdade Araguaia - Goiânia (2013); como professora de Ciências da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (2015-2017); como professora pesquisadora formadora no Programa Escola da Terra, na formação continuada de professores do Planalto Norte Caratinense - UFSC (2017). Contato: (48) 9 9908-6060 Email: patti_magalhaes@hotmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Magalhães Pinheiro
Nome em citações bibliográficas
PINHEIRO, P. M.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Elison Antônio Paim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A construção da escola Apyãwa/Tapirapé a partir da práxis dos professores em formação na Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Rogério Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Povo Ayãwa/Tapirapé; Escola Apyãwa/Tapirapé; Práxis.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Dinâmico, DINÂMICO, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Aprofundando os Conhecimentos das Ciências para a Qualificação Curricular. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
2016 - 2016
I Workshop de Educação Ambiental do Projeto UÇÁ. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
2015 - 2015
Aprofundando os Conhecimentos das Ciências para a Qualificação Curricular. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
2014 - 2014
Concepções de Estado e sua Função Política. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de orientadores acadêmicos e tutores. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Fórum Ser Professor. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Café de Ideias: Política e responsabilidade. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Populações Tradicionais e Impactos Ambientais. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2010 - 2010
1° Curso de Formação Política Estudantil. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Grupo de Estudos sobre a obra de Maurice Tardif. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Exemplos de Mídias Contra Hegemônicas. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Educação Ambiental para a Temporada no Araguaia. (Carga horária: 48h).
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.
2009 - 2009
Escuela Internacional de Cine y TV. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Ed. Ambiental ensinando e aprendendo c/ a natureza. (Carga horária: 12h).
Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental, FICA, Brasil.
2008 - 2008
Educação Ambiental: princípios e atitudes. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Fronteiras na América Latina. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Oficinas de Flora, Fauna e Fósseis do RS. (Carga horária: 16h).
Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, FZB/RS, Brasil.
2008 - 2008
Debate sobre o ENADE. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2007 - 2007
Efeitos do cinema de arte no tempo recente. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2007 - 2007
Comportamento e conservação de animais do cerrado. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Grupo de Pesquisa Rastros: História e Memória


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coloboradora, Carga horária: 20
Outras informações
Participo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID


Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas ministradas: Práticas de Ensino em Ciências Biológicas II - Saúde e Meio Ambiente; Prática de Ensino em Ciências Biológicas IV - Didática para o Ensino de Ciências e Biologia Estágio Supervisionado I para o curso de Ciências Biológicas. Antropologia Social para o curso de Educação Física.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora colaboradora, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações
Participou como professora colaboradora nas atividades desenvolvidas pelo grupo PETLI/UFG (Programa de Educação Tutorial da Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Goiás), compreendendo uma carga horária de 96 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitoria nas aulas do Tema Contextual: Saberes e Fazeres Matemáticos Locais, no período de 12 a 19 de janeiro e de 31 a 09 de janeiro/fevereiro de 2011, no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas, da UFG, compreendendo uma carga horária de 40 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitoria na Etapa de Estudos em Terras Indígenas (Terra Indígena Urubu Branco, Confresa - MT) no período de 24 de abril a 03 de março de 2011, no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas, da UFG, compreendendo uma carga horária de 60 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações
Ministrou, como professor convidado, o Tema Contextual: Cultura e Sistemas Comerciais, no período de 01 a 08 de agosto de 2011, no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da UFG, compreendendo uma carga horária de 60 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitoria na Etapa de Estudos em Terras Indígenas (Terra Indígena Urubu Branco, Confresa - MT) no período de 01 a 05 de dezembro de 2011, no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas, da UFG, compreendendo uma carga horária de 60 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitoria nas aulas do Tema Contextual: Cultura e Sistemas Comerciais, no período de 13 a 21 de janeiro de 2010, no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas, da UFG, compreendendo uma carga horária de 64horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitoria nas aulas do Tema Contextual: Povos Indígenas e Mercado de Trabalho, no período de 12 a 17 de julho de 2010, no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas, da UFG, compreendendo uma carga horária de 40 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID), projeto MEC/CAPES que tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação inicial de professores para a educação básica.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora da 4° Mostra Multicultural Milton Santos, compreendendo uma carga horária de 20 horas.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitoria no projeto de extensão Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos.


Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 120
Outras informações
Participação como voluntária nos trabalhos de Educação Ambiental do Projeto de Ordenamento do Turismo no Rio Araguaia na temporada de julho.


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 20
Outras informações
EBM Dilma Lúcia dos Santos durante o ano letivo de 2017, atendendo 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental; EBM José Amaro Cordeiro durante o ano letivo de 2016, atendendo 6°, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental; EBM Batista Pereira durante o ano letivo de 2015, atendendo 6° e 7° anos do Ensino Fundamental.


Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultor ad hoc
Outras informações
Participei como parecerista ad hoc da banca avaliadora dos Planos de Gestão Escolar das unidades escolares da educação básica e profissional da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina, apontando melhorias e sugerindo mudanças, quando necessárias.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Consultor ad hoc, Enquadramento Funcional: Consultor ad hoc
Outras informações
Participei como parecerista ad hoc da banca avaliadora dos Planos de Gestão Escolar das unidades escolares da educação básica e profissional da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina, apontando melhorias e sugerindo mudanças, quando necessárias.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Escola da Terra
Outras informações
Participação do Projeto Escola da Terra como professora pesquisadora formadora (PPF) para atuar na formação continuada de professores/as da Educação Básica do Planalto Norte Catarinense das cidades de Mafra, Itaiópolis, Monte Castelo, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras. Nesse projeto eu coordenei a elaboração de um inventário da realidade de cinco escolas envolvendo aproximadamente 70 professores/as, em uma formação que ocorreu de fevereiro a julho, perfazendo o total de 200 horas.

Atividades

01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .



Linhas de pesquisa


1.
Linha de pesquisa: Memória e História da Educação (no Pameduc) A linha reúne pesquisadores que desenvolvem projetos que articulam os pressupostos epistemológicos da História com o campo educacional em suas múltiplas abordagens, objetos e fontes.
2.
Linha de pesquisa: Sociologia e História da Educação (no PPGE) Estudos e pesquisas em torno dos pressupostos epistemológicos da Sociologia e/ou da História em articulação com o campo educacional em suas múltiplas abordagens, objetos e fontes.


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
ESCOLA E PATRIMÔNIO CULTURAL: ENTRETECENDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA/NA ILHA DE SANTA CATARINA
Descrição: O presente projeto tem como proposta entrecruzar cidade, memória, patrimônio, educação patrimonial e ensino de História. Objetivamos investigar os diferentes saberes, fazeres e experiências amalgamadas na produção do conhecimento histórico escolar, como também, identificar como a cidade, a memória e o patrimônio são agenciados na produção dos saberes escolares a partir da investigação do trabalho docente em instituições públicas de educação básica. Nesta indagação pretendemos ampliar o campo de pesquisa sobre o ensino de História, procurando identificar o conjunto de saberes que formam a cultura escolar e em que medida as políticas oficiais, os projetos dos professores, os livros didáticos, as práticas docentes e as políticas públicas da educação se aproximam ou se distanciam da cidade, das memórias e dos patrimônios. O projeto ao longo de sua execução integrará atividades de pesquisa e ensino, bem como irão sendo agregados a ele diversos subprojetos. Estes se organizarão conforme as atividades nas disciplinas de Seminário pesquisa em ensino de História, Metodologia do Ensino de História e Estágio Supervisionado de História I, II e III do curso de História e da disciplina História, Infância e Ensino no curso de Pedagogia da UFSC. Trabalharemos concomitantemente em múltiplas frentes para a coleta das informações documentos e entrevistas. Os documentos e Políticas Públicas de Educação que expressem orientações para o trabalho com as temáticas da pesquisa. Entrevistas com os professores e as professoras das escolas. Entrevistas com alunos. Análise de materiais didáticos. Dentre outras metas pretendemos desenvolver ou consolidar práticas que contribuam para o conhecimento e preservação dos patrimônios e memórias junto aos estudantes das escolas envolvidas na pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) .
Integrantes: Patrícia Magalhães Pinheiro - Integrante / Elison Antônio Paim - Coordenador / Otto, Clarícia - Integrante / Silva, Mônica Martins da - Integrante / Pereira, Pedro Mülbersted - Integrante / Borges, Joana Vieira - Integrante / Lima, Valdemar de Assis - Integrante / Santana, Tatiana de Oliveira - Integrante / Cruz, Josiane Beloni da - Integrante / Freire, Ana Paula Silva - Integrante / Zettrmann, Guilherme Dunchatt - Integrante.
2016 - Atual
DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E AMBIENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DA LEI 11.645/08 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descrição: Este anteprojeto de doutorado trás o esboço de uma pesquisa que pretende fazer o exercício de tentar compreender o complexo processo de implementação do dispositivo legal número 11.645 de março de 2008. Esta lei torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, sejam eles privados ou públicos. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar, analisar e compreender, em profundidade, como se dá o processo de efetivação desta lei no âmbito da formação de professores de ciências da natureza, a saber: Química, Física e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tal pretendo me apoiar na pesquisa bibliográfica e documental, bem como em entrevista como formas de construir os registros que serão analisados a posteriori. Palavras-chave: Interculturalidade, Preconceito e discriminação racial, Políticas públicas, Ciências da natureza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Pesquisa: Patrimônio, Memória e Educação - PAMEDUC
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Rastros: História, Memória
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Programa Institucional de Iniciação à Docência
Descrição: Pedagogia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA APYÃWA/TAPIRAPÉ A PARTIR DA PRÁXIS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Descrição: Esta pesquisa situa-se no campo da educação escolar indígena, e faz o exercício de tentar refletir e compreender o constante processo de (re)construção da escola Apyãwa/Tapirapé através, principalmente, da atuação política dos professores indígenas do curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Goiás. Busca-se, através do diálogo aberto e franco com esses professores, vislumbrar quais são seus ? e os da comunidade em que vivem ? anseios, medos, vontades, perspectivas e dificuldades em relação à (re)construção da escola Apyãwa/Tapirapé. Discussões acerca da educação escolar indígena são muito recorrentes na atualidade, devido à reviravolta histórica pela qual a escola voltada a povos indígenas, vem passando. Se antes esta instituição servia para catequizar, domesticar e castrar culturas, hoje ela é palco da tomada de consciência, do empoderamento e da busca de autonomia dos povos indígenas brasileiros passando, assim, de algo imposto para uma demanda própria dos povos indígenas. Partindo desta conjectura, emprego a pesquisa bibliográfica e documental para: realizar um levantamento histórico de como se deu e ainda se dá o processo de educação escolar formal destinada aos povos indígenas no Brasil, de seu início até os dias atuais; expor as principais leis e documentos oficiais que regem essa vertente da educação brasileira; vislumbrar os princípios e eixos que conduzem o curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Goiás, através da análise do seu Projeto Político Pedagógico; e conhecer o histórico do povo e da escola Apyãwa/Tapirapé. Emprego ainda a pesquisa de cunho etnográfico com a construção de registros através da observação participante, da redação do diário de campo e da realização do grupo focal. A análise dos registros construídos, ao longo da pesquisa, me possibilitou criar três categorias de análise, são elas: Escola sistematizadora dos anseios da comunidade/respeito ao contexto Apyãwa/Tapirapé; Transposição de hierarquias e influências impostas/exercidas, principalmente, pelos não indígenas e Superação da dicotomia teoria versus prática. E é através da apreciação dessas categorias de análise, juntamente com o aporte teórico levantado ao longo do texto, que aponto vias para compreendermos, em profundidade, a complexa realidade educacional Apyãwa/Tapirapé. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena, Povo Apyãwa/Tapirapé, Escola Apyãwa/Tapirapé, Práxis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Programa Institucional de Iniciação à Docência
Descrição: Ciências Biológicas Licenciatura.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patrícia Magalhães Pinheiro - Coordenador.
2007 - 2010
De Volta pra Natureza
Descrição: Projeto de pesquisa de manejo da população de macacos pregos (Cebus Libidinosus) no Campus da Uinversidade Federal de Goiás e educação ambiental.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Patrícia Magalhães Pinheiro - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores/Especialidade: Formação Superior de Professores Indígenas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINHEIRO, P. M.2016PINHEIRO, P. M.; SANTANA, T. O. ; PAIM, E. A. . Educação escolar indígena como patrimônio cultural. Mnemonise PPGH-UFCG, v. 7, p. 99-112, 2016.

2.
PINHEIRO, P. M.2012PINHEIRO, P. M.; SANTOS, R. R. . Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perspectivas críticas ou técnicas?. Polyphonía, v. 23, p. 1-270, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTANA, G. ; PINHEIRO, P. M. . Os temas sensíveis na historiografia do tempo presente. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José. (Org.). Aprendizagens Históricas: ensino de história.. 1ed.Rio de Janeiro: União da Vitória: LAPHIS/Edições especiais Sobre Ontens, 2018, v. 1, p. 70-76.

2.
PINHEIRO, P. M.. Diversidade étnico-racial: o ambiente escolar e a Lei 11.645/08. In: Elison Antonio Paim; Pedro Mülbersted Pereira; Ana Paula da Silva Freire. (Org.). Diálogos com Walter Benjamin: memórias e experiências educativas. 1ed.Florianópolis: , 2018, v. , p. 225-238.

3.
PINHEIRO, P. M.; PAULA, J. B. ; PAIM, E. A. . Narrativas de professores/as sobre abordagem das temáticas indígena nas aulas de história. In: Elison Antonio Paim. (Org.). Patrimônio Cultural e Escolar: entretecendo saberes. 1ed.Florianópolis: NUP, 2017, v. , p. 1-538.

4.
SANTOS, R. R. ; PINHEIRO, P. M. ; FERREIRA, Rogério . Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática:Novas Perspectivas Epistemológicas. In: Karla Ferreira Dias Cassiano; Lorenna Silva Oliveira Costa.. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: repensando Currículo, Aprendizagem, Formação de Professores e Políticas Públicas. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. 1, p. 1-256.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, P. M.; PAIM, E. A. . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AMBIENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DA LEI 11.645/08 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/A DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. In: III Copene Sul, 2017, Florianópolis. Anais Copene Sul 2017, 2017. p. 608-614.

2.
PINHEIRO, P. M.; Cruz, Josiane Beloni da ; OLIVEIRA, S. R. C. . TAMBORES MATRIARCAIS DO GRUPO DE CARIMBÓ SEREIA DO MAR DA VILA SILVA EM MARAPAIM, NO PARÁ: RESISTÊNCIAS, IDENTIDADES E PERTENCIMENTO ANTES QUE O TEMPO PASSE TUDO A RASO. In: II Seminário de Educação, conhecimento e processos educativos, 2017, Criciúma - SC. Anais do Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, 2017. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, P. M.; Santana, Tatiana de Oliveira ; PAULA, J. B. ; PAIM, E. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TROCANDO SABERES. In: Alfa e Eja - III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016, Florianópolis. Anais III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016.

2.
PAULA, J. B. ; PINHEIRO, P. M. ; SANTANA, T. O. ; PAIM, E. A. . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: Alfa e Eja - III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016, Florianópolis. Anais Alfa e Eja - III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016.

3.
SANTANA, T. O. ; PAIM, E. A. ; PAULA, J. B. ; PINHEIRO, P. M. . UMA EXPERIÊNCIA NO TRABALHO COM RÓTULOS DE PRODUTOS NUMA SALA DE AULA DA EJA. In: Alfa e Eja - III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016, Florianópolis. Anais Alfa e Eja - III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016.

4.
PINHEIRO, P. M.. Da Educação Escolar para Índios à Educação Escolar Indígena no Brasil: um Processo Histórico. In: XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2012, Corumbá. Educação e Pesquisa no Centro-Oeste: políticas, formação e inovação., 2012.

5.
PINHEIRO, P. M.; FERREIRA, Rogério . A construção da escola apyãwa a partir da práxis dos professores em formação na Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás. In: 63° Anual da SBPC, 2011, Goiânia. VIII Seminário de Pós-Graduação da UFG - Mestrado, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, P. M.; PAIM, E. A. . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AMBIENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DA LEI 11.645/08 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina, 2017, São Leopoldo. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL PÓS-COLONIALISMO, PENSAMENTO DESCOLONIAL E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA, 2017. v. 1. p. 23-23.

2.
PINHEIRO, P. M.; Ataíde, J. F. ; Borda, R. L. ; Rodrigues, D. F. ; SANTOS, J. B. ; Silva, K. M. A. ; Shuvartz, M. . Programa PIBID: o subprojeto biologia e a formação inicial docente. In: VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2010, Goiânia. PIBID, 2010. p. 5073-5077.

3.
Borda, R. L. ; Shuvartz, M. ; PINHEIRO, P. M. ; Ataíde, J. F. ; SANTOS, J. B. ; Silva, K. M. A. . A elaboração e utilização de um jogo para o ensino de Fungos: o vivenciar da docência. In: VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2010, Goiânia. II Seminário Geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFG, 2010. p. 4333-4336.

4.
Rezende, D. T. ; Rocha, C. O. ; Kunzler, J. ; PINHEIRO, P. M. ; SANTOS, T. . A influência da luz na distribuição de aranhas errantes e construtoras de teias. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço - MG. Ecologia de invertebrados, 2009. p. 1-3.

5.
PINHEIRO, P. M.; Freitas, E. C. ; SANTOS, R. R. ; SILVA, T. M. G. ; REIS, S. K. L. ; BATISTA, V. G. ; Shuvartz, M. . Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Goiânia: uma parceiria pela cidadania. In: V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2008, Goiânia. Extensão/Cultura, 2008. p. 7701-7705.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA, T. O. ; PAULA, J. B. ; PINHEIRO, P. M. . Uma experiência no trabalho com rótulos de produtos em aulas de geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PINHEIRO, P. M.; PAULA, J. B. ; SANTANA, T. O. . Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: trocando saberes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAULA, J. B. ; Santana, Tatiana de Oliveira ; PINHEIRO, P. M. . Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PINHEIRO, P. M.; SANTOS, R. R. . A educação escolar indígena. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PINHEIRO, P. M.. Da Educação Escolar para Índios à Educação Escolar Indígena no Brasil: um Processo Histórico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PINHEIRO, P. M.; FERREIRA, Rogério . A construção da escola apyãwa a partir da práxis dos professores em formação na Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PINHEIRO, P. M.; Ataíde, J. F. ; Borda, R. L. ; SANTOS, J. B. ; Silva, K. M. A. ; Shuvartz, M. . Programa PIBID: o subprojeto biologia e a formação inicial docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Borda, R. L. ; Shuvartz, M. ; PINHEIRO, P. M. ; Ataíde, J. F. ; SANTOS, J. B. ; Silva, K. M. A. . A elaboração e utilização de um jogo para o ensino de Fungos: o vivenciar da docência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Rezende, D. T. ; PINHEIRO, P. M. ; Kunzler, J. ; Rocha, C. O. . A influência da luz na distribuição de aranhas errantes e construtoras de teias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PINHEIRO, P. M.; Freitas, E. C. ; SANTOS, R. R. ; SILVA, T. M. G. ; REIS, S. K. L. ; BATISTA, V. G. ; Shuvartz, M. . Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Goiânia: uma parceria pela cidadania.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PINHEIRO, P. M.; PAULA, J. B. ; PAIM, E. A. . Dossiê Relações Étnico Raciais e Educação. Chapecó: Revista Grifos, 2016 (Organização de dossiê).

2.
PINHEIRO, P. M.; PAIM, E. A. ; PAULA, J. B. . Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação. Unichapecó, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L. R. ; SANTANA, T. O. ; PINHEIRO, P. M. . DECOLONIZANDO A PRESENÇA DAS MULHERES NAS ARTES VISUAIS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PINHEIRO, P. M.. Educação e sexualidade. 2017. .

3.
PINHEIRO, P. M.. Ensino de Ciências na Educação Básica. 2017. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINHEIRO, P. M.; PAIM, E. A.; NOTZOLD, A. L. V.. Participação em banca de Jéssica Lícia da Assumpção.Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: contribuições na formação de professores e para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M'biguaçu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PINHEIRO, P. M.; CARRIM, A. J. I.; SILVA JUNIOR, M. G.. Participação em banca de Yara José da Silva.Percepção sobre doenças tireoideanas de estudantes no ensino fundamental da Escola Municipal São José - Goiânia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia.

3.
PINHEIRO, P. M.; SANTOS, T.; Kunzler, J.. Participação em banca de Nayara Lourrany Miranda.Contribuições da educação não formal para o ensino de pateontologia: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário do Grupo de Pesquisa ?Patrimônio, Memória e Educação? (PAMEDUC. 2018. (Seminário).

2.
III Seminário do Grupo de Pesquisa ?Patrimônio, Memória e Educação? (PAMEDUC.LEI 11.645/08 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: (DES)CONSTRUINDO DISCURSOS RACISTAS?. 2018. (Seminário).

3.
IV Colóquio Latinoamericano Colonialidade/Decolonialidade do Poder /Saber/Ser: abordagens pedagógico-culturais transformadoras. LEI 11.645/08 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORXS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: (DES)CONSTRUINDO DISCURSOS RACISTAS?. 2018. (Congresso).

4.
IV Colóquio Latinoamericano Colonialidade/Decolonialidade do Poder /Saber/Ser: abordagens pedagógico-culturais transformadoras.Oficina: DECOLONIZANDO A PRESENÇA DAS MULHERES NAS ARTES VISUAIS. 2018. (Outra).

5.
O lugar do/a profº/ª branco/a na luta antirracista. 2018. (Encontro).

6.
Socialização das atividades de Ensino de graduação do CEAD.Mesa-redonda: O estágio curricular supervisionado. 2018. (Outra).

7.
III Copene Sul. Relações étnico-Raciais e Ambiente Escolar: Implicações da Lei 11.645/08 na Formação de Professores/as de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. 2017. (Congresso).

8.
III Copene Sul. 2017. (Congresso).

9.
II Seminário de Educação, conhecimento e processos educativos. 2017. (Seminário).

10.
II Seminário de Educação, conhecimento e processos educativos.Narrativas de professores sobre a abordagem indígena nas aulas de história. 2017. (Seminário).

11.
II Seminário de Educação, conhecimento e processos educativos.TAMBORES MATRIARCAIS DO GRUPO DE CARIMBÓ SEREIA DO MAR DA VILA SILVA EM MARAPAIM, NO PARÁ: RESISTÊNCIAS, IDENTIDADES E PERTENCIMENTO ANTES QUE O TEMPO PASSE TUDO A RASO. 2017. (Seminário).

12.
II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina. 2017. (Seminário).

13.
II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina.Relações étnico-raciais e ambiente escolar: implicações da lei 11.645/08 na formação de professores. 2017. (Seminário).

14.
Memória, patrimônio e ensino de história: decolonizando práticas e saberes. 2017. (Seminário).

15.
Alfa e Eja: III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Encontro).

16.
Alfa e Eja III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Encontro).

17.
Alfa e Eja III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: trocando saberes. 2016. (Encontro).

18.
Alfa e Eja III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.Uma experiência no trabalho com rótulos de produtos em aulas de geografia. 2016. (Encontro).

19.
I Colóquio Itinerante Educação e Interculturalidade. 2016. (Outra).

20.
Seminário de Pesquisa, Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC).Diversidade etnicorracial e ambiente escolar: implicações da lei 11.645/08 na formação de professores. 2016. (Seminário).

21.
Seminário de Pesquisa, Patrimônio e Educação (PAMEDUC).Pesquisa, Patrimônio e Educação. 2016. (Seminário).

22.
Seminário de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC). 2016. (Seminário).

23.
VI Congresso de Educação Básica. 2016. (Congresso).

24.
VIII Colóquio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores e Educação Sexual. 2015. (Outra).

25.
Encontro com Lideranças Indígenas Guarani, Kaingang e Xokleng: um intercâmbio entre aldeia e universidade. 2014. (Encontro).

26.
III Congresso Brasileiro de Educação Sexual / VII Colóquio Internacional Grupos de Pesquisa Sobre Formação de Educadores e Educação Sexual / V Simpósio de Sexualidade e Educação Sexual. 2014. (Congresso).

27.
XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste.Da Educação Escolar para Índios à Educação Escolar Indígena no Brasil: um Processo Histórico. 2012. (Encontro).

28.
63° Reunião Anual da SBPC. A construção da escola apyãwa a partir da práxis dos professores em formação na Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás. 2011. (Congresso).

29.
IV Seminário de Integração e Socialização de Projetos de Dissertação. 2011. (Seminário).

30.
VIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação. 2011. (Seminário).

31.
VII CONPEEX. Programa PIBID: o subprojeto biologia e a formação inicial docente. 2010. (Congresso).

32.
6° Bienal de Cultura da UNE. 2009. (Encontro).

33.
A Educação Popular na Luta nos Movimentos Sociais e as Ideias de Paulo Freire na Construçãp do Projeto Popular para o Brasil. 2009. (Outra).

34.
III Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2009. (Encontro).

35.
IX Congresso de Ecologia do Brasil. 2009. (Congresso).

36.
XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2009. (Encontro).

37.
Darwin Descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo. 2008. (Outra).

38.
XIX Semana do ICB. 2008. (Simpósio).

39.
IV Conpeex. 2007. (Congresso).

40.
XVIII Semana do ICB. 2007. (Simpósio).

41.
III Congresso de Pesquisa, Ensino e Expansão. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHEIRO, P. M.. Mesa redonda: Olhares da Biologia. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Turma 2° período 2012/1. Aspectos Biossociais da Dengue. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jonathas Evamgelista da Silveira. O ensino de parasitologia no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia. Orientador: Patrícia Magalhães Pinheiro.



Outras informações relevantes


* Exerceu cargo de diretora do Centro Acadêmico do Instituto de Ciênicias Biológicas, de 2007 à 2009



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