Lucimara Cristina de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4924680409994255
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Professora nos cursos de Letras (Português/Inglês) e Pedagogia das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE). Professora de Comunicação Empresarial nos cursos de Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Tecnológica do Vale do Ivaí (FATEC). Professora de Língua Portuguesa e Educação Especial pela Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na área de Estudos Linguísticos/Linha de Pesquisa ?Estudos do Texto e do Discurso?. Mestre em Letras, interface entre Língua e Literatura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Linha de Pesquisa ?Texto, Memória e Cultura?. Especialista em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais e em Língua Portuguesa e Literatura, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP). Licenciada em Letras (Português/Inglês) pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE). As pesquisas acadêmicas estão norteadas, principalmente, pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (Michel Pêcheux), envolvendo as seguintes temáticas: mídias digitais, discursos no/do digital, sujeito, sentido e ideologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucimara Cristina de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, L.C.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Viralização no Twitter: ?Tempos Modernos? no jogo de memórias em funcionamento discursivo na (re)produção e circulação informacional acerca da Reforma do Ensino Médio.,
Orientador: Roselene de Fátima Coito.
2013 - 2015
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Discursos em circulação no espaço virtual: a produção de sentidos acerca da educação do sujeito-criança/adolescente,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Célia Bassuma Fernandes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2011
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. (Carga Horária: 390h).
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE, UNIVALE, Brasil.
Título: Influência das Variações Linguísticas no Ensino da Língua Portuguesa.
Orientador: Mirian Rufini Galvão.
2006 - 2006
Especialização em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Esp. (Carga Horária: 390h).
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE, UNIVALE, Brasil.
Título: A Inclusão Escolar do Surdo.
Orientador: Maria Cristina Carreira do Vale.
2004 - 2006
Graduação em Letras -Português/ Inglês.
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE, UNIVALE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
III Semana de Inclusão. (Carga horária: 40h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2015 - 2016
O uso das tecnologias de informação e comunicação como estratégias de ensin. (Carga horária: 60h).
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE, UNIVALE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Educação, corpo e movimento. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Alfabetização Jovens e Adultos. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
2015 - 2015
Semana da Educação Infantil. (Carga horária: 40h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2014 - 2014
V Jornada Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
2014 - 2014
Semana da Inclusão - Conceitos e Práticas. (Carga horária: 40h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2014 - 2014
Semana Psicopedagógica. (Carga horária: 40h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2014 - 2014
VI Jornada Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Capacitação Continuada- IV Jornada Pedagó. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
2013 - 2013
2a Semana da Educação. (Carga horária: 40h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2012 - 2012
Arte na Educação: Uma abordagem Interdisciplinar. (Carga horária: 40h).
Grupo Educacional Bagozzi, GEB, Brasil.
2012 - 2012
Cibercultura e Ciberespaço. (Carga horária: 40h).
Grupo Educacional Bagozzi, GEB, Brasil.
2012 - 2012
Semana da Inclusão 2012. (Carga horária: 40h).
INTER EAD- Tecnologia em Educação, INTER EAD, Brasil.
2012 - 2012
A Prática na Sala de Aula. (Carga horária: 40h).
INTER EAD- Tecnologia em Educação, INTER EAD, Brasil.
2011 - 2011
I Semana Pedagógica- Saúde e Educação. (Carga horária: 40h).
Centro Tecnológico de Desenvolvimento Educacional, PRÓ-ESCOLA, Brasil.
2010 - 2010
II Seminário de Educação Especial e Inclusão. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Apucarana, PMA, Brasil.
2010 - 2010
Libras. (Carga horária: 60h).
Prefeitura Municipal de Ivaiporã, PMI, Brasil.
2010 - 2010
Programa Formação pela Escola- Fundeb. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação- FNDE, FNDE, Brasil.
2010 - 2010
Competências básicas. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação- FNDE, FNDE, Brasil.
2010 - 2010
Cultura de Paz, do conhecimento à sabedoria. (Carga horária: 20h).
Departamento Municipal de Educação de Ivaiporã, DMEI, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Ressignificando as Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 20h).
Academia Brasileira de Ciências da Educação, ABRASCE, Brasil.
2009 - 2009
Programa Dinheiro Direto na Escola. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação MEC/ FNDE, FNDE, Brasil.
2009 - 2009
Conferência Nacional de Educação- CONAE. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Ivaiporã, PMI, Brasil.
2009 - 2009
Formação para atuar em salas de recurso. (Carga horária: 186h).
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
2008 - 2008
Encontros Pedagógicos. (Carga horária: 24h).
Departamento Municipal de Educação de Ivaiporã, DMEI, Brasil.
2008 - 2008
Déficit de Atenção e Hiperatividade. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Jardim Alegre, SMJA, Brasil.
2008 - 2008
Organ. e Elaboração do Plano de Ação da escola. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação- PR, SEED, Brasil.
2007 - 2008
Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2007 - 2008
Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2007 - 2007
Programa Agrinho - Metodologias de Aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná, SENAR, Brasil.
2007 - 2007
Encontros Pedagógicos. (Carga horária: 28h).
Departamento Municipal de Educação de Ivaiporã, DMEI, Brasil.
2007 - 2007
Reflexões para Implementação do PPP. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Formação Continuada em Alfabetização. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Formação Continuada para Professores. (Carga horária: 60h).
Instituto de Estudos Avançados e Pos-Graduação, ESAP, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Ciclo de Palestras do Curso de Letras. (Carga horária: 10h).
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em I Jornada de Letras. (Carga horária: 30h).
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE, Brasil.
2006 - 2006
Qualificação Pedagógica para Professores. (Carga horária: 30h).
Instituto Polis Civitas, POLIS, Brasil.
2006 - 2006
Grupos de Estudos. (Carga horária: 24h).
Departamento Municipal de Educação de Ivaiporã, DMEI, Brasil.
2006 - 2006
A Natureza da Paisagem - Energia. (Carga horária: 24h).
PROCELL, PROCELL, Brasil.
2006 - 2006
Organização do Trabalho pedagógico da Escola. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação (PR), SEED, Brasil.
2006 - 2006
Organização do Trabalho pedagógico da Escola. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação- PR, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Ciclo de Palestras do Curso de Letras. (Carga horária: 20h).
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE, Brasil.
2005 - 2005
óruns regionais das diretrizes p/ Educ. Infantil. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação- PR, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação de Língua Portuguesa e Ensino Religios. (Carga horária: 60h).
Departamento Municipal de Educação de Jardim Alegre, DMEJA, Brasil.
2005 - 2005
Diretizes Pedagógicas e Administrativas. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação- PR, SEED, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em II Semana de Educação. (Carga horária: 40h).
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Gramática, Argumentação e Ensino. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE, Brasil.
2004 - 2004
Programa Salto para Futuro. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação de Literatura e Matemática. (Carga horária: 50h).
Departamento Municipal de Educação de Jardim Alegre, DMEJA, Brasil.
2003 - 2004
Básico de Inglês. (Carga horária: 114h).
VIP Informática e Inglês, VIP, Brasil.
2002 - 2003
Aperfeiçoamento em Educação Infantil. (Carga horária: 654h).
IESDE Brasil S/A, IESDE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE, UNIVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3


Escola Municipal Bento Viana, EMBV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Escola de Educação Especial Lucia Braghirolli Rech, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40


Faculdade Tecnológica do Vale do Ivaí, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, L.C.2015 CASTRO, L.C.; FERNANDES, C. B. . Efeitos de sentido acerca da educação do sujeito-criança. Linguasagem (São Paulo), v. 22, p. 1-13, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, L.C.; LARA, R. M. . ?GUERRA MEMEAL? NO TWITTER: IMAGENS ?SUJEITO-RELIGIOSO? EM DISPUTA DISCURSIVA ENTRE BRASIL E ARGENTINA. In: Renata Marcelle Lara; Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Conexões: mídia, cultura e sociedade.. 1ed.Londrina: Syntagma, 2017, v. vol 1, p. 287-313.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, L.C.. Jogos imaginários entre sujeitos twitteiros na (re)produção e circulação da ?Guerra Memeal?.. In: IX Encontro de Pesquisa em Comunicação, VI Encuentro de la Red Latinoamericana de Investigadores en Publicidad e II Consumo Sul: Encontro de Consumo e Modos de Vida da Região Sul, 2017, Curitiba. Mídia e Consumo. Londrina: Syntagma Editores, 2017. p. 1182-1197.

2.
CASTRO, L.C.. Discursos em circulação no espaço virtual: a produção de sentidos acerca da educação do sujeito-criança/adolescente. In: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016. p. 1422-1433.

3.
CASTRO, L.C.. Um tapinha não dói: uma análise discursiva acerca da intervenção do público no espaço privado. In: XXI Seminário do CELLIP, 2013, Paranaguá. Anais do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2013. p. 163-175.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, L.C.. Efeitos da viralização discursiva na viralização informacional acerca da reforma do Ensino Médio no Twitter, no jogo em funcionamento entre ?Tempos Modernos? e as memórias metálica, discursiva e saturada.. In: 4ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 3º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2018, Maringá. Caderno de resumos. Maringá: Biblioteca Central UEM, 2018. p. 18-18.

2.
CASTRO, L.C.. Sistema Único de Saúde (SUS): lugar de (re-)produção de discursos (anti-)racistas pelo governo Dilma. In: X SELISIGNO e XI Simpósio de Leitura da UEL, 2016, Londrina. X Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação XI Seminário de Leitura da UEL, 2016. p. 63-63.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, L.C.. Funcionamento discursivo no Twitter: (per)cursos da viralização informacional/discursiva no jogo entre 'memórias' acerca da exposição Queermuseu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CASTRO, L.C.. Efeitos da viralização discursiva na viralização informacional acerca da reforma do Ensino Médio no Twitter, no jogo em funcionamento entre ?Tempos Modernos? e as memórias metálica, discursiva e saturada.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASTRO, L.C.. 'Discurso, mídia digital e ensino de língua portuguesa: olhares multifacetados',. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASTRO, L.C.. Efeitos de verdade e poder em iconografias acerca da beleza feminina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CASTRO, L.C.. A Linguística Keirk e o Conceito de Liberdade Linguística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASTRO, L.C.. Viralização no Twitter: (per)cursos discursivos na/da (re)produção e circulação informacional acerca da operação carne fraca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CASTRO, L.C.; SANTOS, A. R. . Marcas linguística e seu funcionamento discursivo no texto 'Tudo sobre a greve a ocupação das escolas no Paraná'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CASTRO, L.C.. Discursos em circulação no espaço virtual: a produção de sentidos acerca da educação do sujeito-criança/adolescente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CASTRO, L.C.. Sistema Único de Saúde(SUS): Lugar de (re-)produção de discursos (anti-)racistas pelo governo Dilma. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CASTRO, L.C.. Rede social Twitter: efeitos do 'poder dizer' e da viralização informacional/discursiva na Primeira Guerra Memeal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CASTRO, L.C.. A constituição do discurso religioso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CASTRO, L.C.. 'Lei da Palmada': efeitos de sentido produzidos no espeço urbano acerca da educação do sujeito-criança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CASTRO, L.C.. Efeitos de sentidos produzidos por discursos que circulam na internet acerca da educação do sujeito-criança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CASTRO, L.C.. Um tapinha não dói; uma análise discursiva acerca da intervenção do público no espaço privado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CASTRO, L.C.. Um tapinha não dói; uma análise discursiva acerca da intervenção do público no espaço privado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CASTRO, L.C.. A Lei da Palmada sob uma análise discursiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CASTRO, L.C.. Os sentidos sobre a Lei da Palmada: uma análise discursiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, L.C.. 4ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 3º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Maringá: Biblioteca central UEM, 2018 (Caderno de resumos (Orgs.)).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, L.C.. O ensino de Língua Portuguesa na Educação Infantil e Anos iniciais. 2015. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, L.C.; PANTOJA, A. C. F. Participação em banca de Pâmela Andressa dos Santos Dutra.O poder argumentativo no julgamento da obra " Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.

2.
CASTRO, L.C.; OGAWA, S.. Participação em banca de Roitman Adriano Barbosa.O movimento das variações linguísticas presentes na música ?Cleaning? out my closet?, Eminem, 2002.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.

3.
CASTRO, L.C.; PANTOJA, A. C. F; CONSENTINO, E. C. Participação em banca de Maicon Renan Diniz do Nascimento.Literatura Africana ? Análise do livro: Cada homem é uma raça - Conto: A princesa Russa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.

4.
CASTRO, L.C.; PANTOJA, A. C. F; CONSENTINO, E. C. Participação em banca de Chrysler Regina Justo Machado.A metamorfose da morte em " As intermitências da morte". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.

5.
CASTRO, L.C.. Participação em banca de Aline dos Anjos.O pele vermelha de Bram Stoker: entre o fantástico e o estranho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.

6.
CASTRO, L.C.. Participação em banca de Cleuza Pianca.O fantástico e o estranho no conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras -Português/ Inglês) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4ª Semana de Artes Visuais: Poéticas e Ensino de Arte.V Seminário de Projetos em Artes Visuais. 2016. (Seminário).

2.
III SIEPE ? SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.OS SENTIDOS SOBRE A LEI DA PALMADA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2013. (Seminário).

3.
V SELL-UNI SIMPÓSIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA UNICENTRO. 2013. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gláucia Jussara Alves. Uma abordagem acerca das variações linguísticas e do preconceito linguístico no ensino de Língua Piortuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

2.
Leone Castro Lourenço. Leitura na Educação de jovens e adultos: uma abordagem na disciplina de Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

3.
Ana Paula Alves Scaramal Sanzovo. Contemporaneidade tecnológica: a leitura literária pelo olhar do público jovem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

4.
Letícia A. W. Barão Villar. Uma proposta de leitura a partir do gênero fábula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras -Português/ Inglês) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

5.
Leone Castro Lourenço. O gênero textual música no ensino da Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras -Português/ Inglês) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

6.
Matheus dos Santos. A formação do leitor na contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras -Português/ Inglês) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

7.
Amanda Silva dos Santos. A formação do leitor no Ensino Fundamental II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

8.
Andressa Setter Feltrin. Gramática e ensino de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

9.
Tais Fernanda Diniz Silva. Internet: Vilã ou heroína na formação de leitores?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

10.
Carla Cristina de Azevedo. Propagandas de O Boticário sob um viés discursivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

11.
Antônio Maroneze Junior. Um olhar discursivo acerca da religiosidade de Edir Macedo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

Orientações de outra natureza
1.
Flávia Neves da Silva. ?Oralidade formal nas aulas de Língua Portuguesa: um caminho a percorrer. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

2.
Jéssica Daiane dos Reis Schnekemberg. Educação Escolar Indígena: fortalecimento da Educação Intercultural Bilíngue. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.

3.
Jaison Fernando da Silva. A produção textual no Ensino Médio nas instituições federais, estaduais e privadas. O que o ENEM nos revela?. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Orientador: Lucimara Cristina de Castro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:40:11