Rafaela Almeida Cordeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6018856324787742
  • Última atualização do currículo em 03/01/2019


Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) com período sanduíche no departamento de Consumer Science da University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos. Mestre em Administração pela ESPM. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Desenvolve estudos sobre comportamento do consumidor com foco em vulnerabilidade financeira e de consumo, e hospitalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Almeida Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
CORDEIRO, Rafaela A.;CORDEIRO, R. A.;CORDEIRO, R.A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, USP Leste, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Rua Arlindo Bettio, 1000 - Sala 254/256
Vila Guaraciaba
03828000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30918154
URL da Homepage: www.each.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Administração: Gestão Internacional.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
com período sanduíche em University of Wisconsin-Madison (Orientador: Nancy Wong).
Título: My family and friends are worth their weight in gold: consumer financial-decision making in the context of Brazil, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Mateus Canniatti Ponchio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2013
Mestrado em Administração: Gestão Internacional.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Avaliação de produtos em aliança de co-branding,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Mateus Canniatti Ponchio.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Reposicionamento de Marca. Estudo de Caso: Havaianas.
Orientador: Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo.




Formação Complementar


2018 - 2018
Ethnography: Consumption, Markets, Cultures. (Carga horária: 30h).
Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Advanced Consumer Behavior. (Carga horária: 37h).
University of Wisconsin-Madison, UW, Estados Unidos.
2015 - 2015
Scenario Experiments. (Carga horária: 45h).
Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Análise das Decisões na Incerteza. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
2014 - 2014
Técnicas de Levantamento e Análise de Dados. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
2012 - 2012
Comportamento do Consumidor. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora contratada MS-2, Carga horária: 12
Outras informações
Aprovada em concurso público regulamentado pelo Edital EACH/ATAc 057/2017

Atividades

09/2017 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Canais de Distribuição e Logística
Gestão de Produtos e Novos Produtos

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Anhembi Morumbi, .

08/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Marketing
Marketing Avançado

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 5

Atividades

03/2018 - 06/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Estratégico
03/2018 - 06/2018
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico e de Marketing

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professora visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 4

Atividades

08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Estratégica do Negócio, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing

University of Wisconsin-Madison, UW, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Pesquisadora visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Orientadora de monografia
Outras informações
Orientadora de monografia nos cursos de Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas e Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e Negócios.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente docente
Outras informações
Assistente docente nos cursos MBA Recursos Humanos e Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Ibyte, IBYTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 44


Companhia Energética do Ceará, COELCE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Carga horária: 30


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico, ISAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Dimensões e contextos da hospitalidade


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Bem-estar financeiro e vulnerabilidade de consumo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mateus Canniatti Ponchio em 02/03/2018.
Descrição: A compreensão dos fatores que afetam o bem-estar financeiro e a vulnerabilidade de consumo dos indivíduos é um tópico atual e relevante nas literaturas de comportamento do consumidor, finanças comportamentais e psicologia econômica. Múltiplas causas têm sido apontadas como antecedentes do bem-estar financeiro, com destaque para a alfabetização financeira, o materialismo e a orientação temporal. Como resultado deste projeto de pesquisa, espera-se produzir estudos que ofereçam subsídios à elaboração de estratégias de intervenção no bem-estar financeiro dos consumidores e na vulnerabilidade de consumo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rafaela Almeida Cordeiro - Integrante / Mateus Canniatti Ponchio - Coordenador / Vivian Iara Strehlau - Integrante / Claudia Falchetti - Integrante / Roberta Gabriela Basílio - Integrante / Frederike Monika Budiner Mette - Integrante / Virginia Nicolau Gonçalves - Integrante / Juliana Ranciaro de Melo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2015 - 2017
O Efeito Moderador da Educação Financeira sobre a Relação entre Materialismo e Inadimplência de Consumo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mateus Canniatti Ponchio em 23/10/2015.
Descrição: Este projeto de pesquisa se insere no campo de comportamento do consumidor. Possui relação com uma das áreas de pesquisa prioritárias do CAEPM-ESPM, especificamente por envolver o estudo de classes médias e consumo no Brasil. Destaca-se também o caráter de cooperação internacional dessa proposta, em parte desenvolvida na Georgia State University. O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a relação entre educação financeira, materialismo e inadimplência entre consumidores brasileiros de classe média e de mais baixa renda. Especificamente, busca-se: i) examinar se indivíduos materialistas, em comparação com os menos materialistas, têm maior probabilidade de tornarem-se inadimplentes; ii) examinar se indivíduos com maior educação financeira, em comparação com os de menor educação financeira, têm menor probabilidade de tornarem-se inadimplentes; e iii) analisar se a educação financeira serve como variável moderadora da relação entre materialismo e inadimplência. Espera-se compreender como a educação financeira pode ser uma estratégia de intervenção no bem-estar financeiro dos consumidores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafaela Almeida Cordeiro - Integrante / Mateus Canniatti Ponchio - Coordenador / Claudia Falchetti - Integrante / Paula Baeta - Integrante / Roberta Gabriela Basílio - Integrante / Frederike Monika Budiner Mette - Integrante / Virginia Nicolau Gonçalves - Integrante.
2011 - 2017
Marcas no ambiente internacional
Descrição: Este projeto tem por objetivo principal a compreensão do uso de marcas em um contexto internacional. Como focos principais há o estudo de marca- país e da importância da imagem do país em suas diversas facetas, marcas globais X marcas regionais, marcas brasileiras no exterior e influência da cultura na construção de marcas. Simultaneamente busca-se compreender a relação entre marcas e o comportamento do consumidor.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafaela Almeida Cordeiro - Integrante / Mateus Canniatti Ponchio - Integrante / Vivian Iara Strehlau - Coordenador / Sergio Garrido Moraes - Integrante / Mariana Hammel Brandão - Integrante.
2008 - 2016
Comportamento do Consumidor da Base da Pirâmide

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mateus Canniatti Ponchio em 28/09/2014.
Descrição: Estudos anteriores sugerem que o consumidor materialista de baixa renda vivencia sentimentos de exclusão em função do desnível entre suas posses e seus desejos. Tal descasamento é agravado por fatores contextuais como elevadas taxas de juros, escasso acesso a crédito e pequena disponibilidade de bens de boa qualidade e preços baixos. Para lidar com esses fatores ambientais adversos, os consumidores de baixa renda adotam estratégias de defesa visando maximizar seu bem-estar. O objetivo deste projeto de pesquisa é explorar as influências das sociedades de consumo sobre o comportamento e as atitudes dos consumidores da base da pirâmide. Combinam-se métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos com utilização de análise de conteúdo e surveys. Espera-se aprofundar os conhecimentos acerca da influência do materialismo excessivo em índices de adimplência de serviços financeiros; da vulnerabilidade de consumo vivenciada pelos indivíduos de baixa renda; da influência da propaganda sobre o materialismo; de efeitos da propaganda sobre os valores culturais de uma sociedade, em especial sobre valores associados à cultura consumista; e da influência de variáveis sócio-demográficas nas demais variáveis de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafaela Almeida Cordeiro - Integrante / Mateus Canniatti Ponchio - Coordenador / Vivian Iara Strehlau - Integrante / Júlio César Bastos de Figueiredo - Integrante / Claudia Falchetti - Integrante / Paula Baeta - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Internext (São Paulo)
2018 - Atual
Periódico: RAE. Revista de Administração de Empresas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio de Excelência Acadêmica - Doutorado, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
2017
PhD Student Travel Awards, Association for Consumer Research.
2016
Menção honrosa no prêmio de melhor avaliador da área de Marketing e Gestão, XIX SemeAd - FEA-USP.
2015
Melhor avaliadora da área de Marketing, XVIII SemeAd - FEA-USP.
2014
Melhor artigo do tema 'Comportamento do Consumidor - Experimentos Quantitativos' (autoria com Mateus Canniatti Ponchio), XVII SemeAd - FEA-USP.
2010
Magna Cum Laude. Distinção por alto desempenho acadêmico na graduação, Universidade Federal do Ceará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDEIRO, Rafaela A.2018CORDEIRO, Rafaela A.; BRANDÃO, M. H. ; STREHLAU, V. I. . Exploração de mão de obra na fabricação de produtos: Quem se importa?. RIMAR, v. 8, p. 39-50, 2018.

2.
CORDEIRO, Rafaela A.2018 CORDEIRO, Rafaela A.; WONG, N. ; PONCHIO, Mateus . A Gift Economy Perspective on the Cycle of Financial Vulnerability. Journal of Macromarketing, v. x, p. 027614671880856, 2018.

3.
PARENTE, T. C.2017PARENTE, T. C. ; LUCAS, A. C. ; CORDEIRO, Rafaela A. . Contemporary Slavery in Brazil: What have companies (not) done to prevent it?. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE), v. 18, p. 39-64, 2017.

4.
CORDEIRO, Rafaela A.2017CORDEIRO, Rafaela A.; BARBONE, D. ; CRUZ, R. C. ; FRANCISCO, E. R. . Uso de Sistema de Informação Geográfica na Gestão do Marketing Mix: o caso de uma rede de calçados femininos. Future Studies Research Journal - Future, v. 9, p. 95-114, 2017.

5.
BRANDÃO, M.H.2016BRANDÃO, M.H. ; YAMADA, Y. ; PONCHIO, M.C. ; CORDEIRO, R.A. ; STREHLAU, V.I. . The Influence of Product Recall on Consumer Loyalty. Revista de administração da Unimep, v. 14, p. 143-164, 2016.

6.
CORDEIRO, Rafaela A.;CORDEIRO, R. A.;CORDEIRO, R.A.2016 CORDEIRO, Rafaela A.; PONCHIO, Mateus ; MAZZON, J. A. . Evaluating co-branded products: the socioeconomic strata effect. Marketing Intelligence & Planning, v. 34, p. 795-809, 2016.

7.
CORDEIRO, Rafaela A.;CORDEIRO, R. A.;CORDEIRO, R.A.2013CORDEIRO, Rafaela A.; ACOSTA REINALDO, H. O. ; PONCHIO, Mateus ; BUHAMRA, Cláudia. . Arrumar a casa e ganhar o mundo: da gestão de marcas à internacionalização da Alpargatas. REA. Revista Eletrônica de Administração (Franca. Online), v. 12, p. 68-83, 2013.

8.
CORDEIRO, Rafaela A.;CORDEIRO, R. A.;CORDEIRO, R.A.2013CORDEIRO, Rafaela A.; PONCHIO, Mateus . Avaliação de notebooks em aliança de co-branding. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia (Impresso), v. 6, p. 279, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORDEIRO, Rafaela A.; PONCHIO, Mateus . Impactos da estratégia de co-branding no mercado de notebooks. Newsletter da Pró-Reitoria de Pesquisa da ESPM, 24 mar. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PONCHIO, Mateus ; CORDEIRO, Rafaela A. ; GONCALVES, V. N. . Validação da Escala Perceived Financial Well-Being no Contexto Brasileiro. In: VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2018, Porto Alegre. VIII EMA, 2018.

2.
LUCAS, A. C. ; PARENTE, T. C. ; CORDEIRO, Rafaela A. . Escravidão Contemporânea no Brasil: o Que as Empresas (não) Têm Feito para Prevenir?. In: XL EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2016, Costa do Sauípe. XL EnANPAD, 2016.

3.
CORDEIRO, Rafaela A.; BARBONE, D. ; CRUZ, R. C. ; FRANCISCO, E. R. . Uso de Sistema de Informação Geográfica na Gestão do Marketing Mix: o caso da YOU BY Piccadilly. In: XIX SemeAd - Seminários em Administração da USP, 2016, São Paulo. XIX SemeAd, 2016.

4.
CORDEIRO, Rafaela A.; PONCHIO, Mateus . Evaluation of Products in a Co-Branding Alliance. In: 43rd European Marketing Academy Annual Conference, 2014, Valência. 43rd European Marketing Academy Annual Conference: Paradigm Shifts & Interactions, 2014.

5.
BRANDÃO, M. H. ; YAMADA, Y. ; PONCHIO, Mateus ; CORDEIRO, Rafaela A. ; STREHLAU, V. I. . Influência do Recall de Produtos sobre a Lealdade do Consumidor. In: XVII SemeAd - Seminários em Administração da USP, 2014, São Paulo. XVII SemeAd, 2014.

6.
CORDEIRO, Rafaela A.; PONCHIO, Mateus . Avaliação de Produtos em Aliança de Co-branding: O Efeito de Ancoragem da Marca Ingrediente. In: XVII SemeAd - Seminários em Administração da USP, 2014, São Paulo. XVII SemeAd, 2014.

7.
CORDEIRO, Rafaela A.; PONCHIO, Mateus . Ancoragem de Marca: Avaliação de Notebooks em Aliança de Co-Branding. In: XXXVII EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII EnANPAD, 2013.

8.
CORDEIRO, Rafaela A.; ALMEIDA, L. M. B. ; FIGUEIREDO, J. C. B. . Classe Média Brasileira: Mais Dinheiro e Menos Dívidas, Sonho ou Realidade?. In: IV Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil, 2013, Vitória da Conquista. IV Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil, 2013.

9.
CORDEIRO, Rafaela A.; ACOSTA REINALDO, H. O. ; PONCHIO, Mateus ; BUHAMRA, Cláudia. . Arrumar a casa e ganhar o mundo: da gestão de marcas à internacionalização da Alpargatas. In: XV SemeAd - Seminários em Administração da USP, 2012, São Paulo. XV SemeAd, 2012.

10.
SOUZA, A. C. A. A. ; SCHMIDLIN, I.O.M. ; CORDEIRO, Rafaela A. ; Rios, Riverson . Vídeos do YouTube como ferramenta didática no ensino superior de Publicidade e Propaganda. In: Intercom - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Intercom - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PONCHIO, Mateus ; CORDEIRO, Rafaela A. ; FALCHETTI, C. . The moderating role of personal financial management skills on the relationship between materialism and consumer credit default. In: 44th European Marketing Academy Annual Conference, 2015, Leuven. 44th European Marketing Academy Annual Conference: Collaboration in Research, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, Rafaela A.; WONG, N. ; PONCHIO, Mateus . Jeitinho Brasileiro: Understanding Financial Vulnerability from a Cultural Perspective. In: XLI EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2017, São Paulo. XLI EnANPAD, 2017.

2.
CORDEIRO, Rafaela A.; WONG, N. ; PONCHIO, Mateus. . Jeitinho Brasileiro: Understanding Financial Vulnerability from a Cultural Perspective. In: Association for Consumer Research - North American Conference, 2017, San Diego. 2017 ACR North American Conference, 2017.

3.
CORDEIRO, Rafaela A.; BRANDÃO, M. H. ; STREHLAU, V. I. . Celebrities Endorsement and the Purchase Intention of Brands Associated with Labor Exploitation. In: Global Business Conference, 2015, Zagreb. Summer Global Business Conference Proceedings, 2015.

4.
CORDEIRO, Rafaela A.. Comunicando Alencar e outras estórias - A importância do site da CJA para a divulgação do espaço e para seu processo de revitalização.. In: XVIII Encontro de Extensão da UFC, 2009, Fortaleza. XVIII Encontro de Extensão, 2009.

5.
SOUZA, A. C. A. A. ; SOUTO, A. M. M. ; CORDEIRO, Rafaela A. ; MORAES, V. L. A. . Comunicando Alencar e outras estórias. In: XVII Encontro de Extensão da UFC, 2008, Fortaleza. XVII Encontro de Extensão, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
PONCHIO, Mateus ; CORDEIRO, Rafaela A. ; GONCALVES, V. N. . Validação da Escala Perceived Financial Well-Being no Contexto Brasileiro. RIMAR, 2019.

2.
PONCHIO, Mateus ; CORDEIRO, Rafaela A. ; GONCALVES, V. N. . Personal Factors as Antecedents of Perceived Financial Well-Being: Evidence from Brazil. International Journal of Bank Marketing, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
CORDEIRO, Rafaela A.. My family and friends are worth their weight in gold: consumers financial decision making in the context of Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CORDEIRO, Rafaela A.. Gift giving e novos modelos de hospedagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CORDEIRO, Rafaela A.; BRANDÃO, M. H. ; STREHLAU, V. I. . Exploiting Labor in the Sporting Goods Industry: Who cares?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliação de Produtos em Aliança de Co-branding. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD. 2018.

2.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigo científico para a Revista Internext. 2018.

3.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigo científico para a RAE - Revista de Administração de Empresas (artigo 2018-02**). 2018.

4.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o XXI SemeAD. 2018.

5.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigo científico para a Future Studies Research Journal: Trends and Strategies. 2018.

6.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA. 2018.

7.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para a Association for Consumer Research Conference - ACR 2017. 2017.

8.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017. 2017.

9.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA. 2017.

10.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para a XXVII Semana do Administrador da UEM - SEMAD. 2017.

11.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o XIX SemeAd. 2016.

12.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o XI Congresso Internacional de Administração da ESPM. 2016.

13.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigo científico para o Academy of International Business - AIB-LAT 2017 Annual Meeting. 2016.

14.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o 44rd European Marketing Academy Annual Conference. 2015.

15.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigo científico para a Revista Internext. 2015.

16.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o XVIII SemeAd. 2015.

17.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o I Congresso sobre Marketing em Alimentos e Agronegócios. 2015.

18.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigo científico para a Revista Internext. 2014.

19.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o XVII SemeAd. 2014.

20.
CORDEIRO, Rafaela A.. Avaliadora de artigos científicos para o X Congresso Internacional de Administração da ESPM. 2014.

21.
CORDEIRO, Rafaela A.. Internacionalização das Franquias Brasileiras. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CORDEIRO, Rafaela A.; SOUZA, A. C. A. A. ; SOUTO, A. M. M. ; Rios, Riverson . Site da Casa de José de Alencar - Universidade Federal do Ceará. 2008. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORDEIRO, Rafaela A.. Relatora de sessão do GT Epistemologia, métodos e técnicas da pesquisa em turismo do XV Seminário ANPTUR. 2018. (Relatora).

2.
CORDEIRO, Rafaela A.. Caminhos para Carreira de Professor no Brasil e no Exterior. 2018. (Palestra).

3.
CORDEIRO, Rafaela A.; CAMARGO, R. Z. . Avaliadora em banca de Consórcio Doutoral do XXI SemeAd. 2018. (Avaliadora em banca de consórcio doutoral).

4.
CORDEIRO, Rafaela A.. Coordenadora da mesa temática Hospitalidade e Comunicação Organizacional. 2018. (Coordenadora de mesa temática).

5.
CORDEIRO, Rafaela A.. Comportamento do Consumidor - Curso Paraisópolis Empreendedora. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CORDEIRO, Rafaela A.. Pesquisa Experimental em Comportamento do Consumidor. 2015. (Palestra).

7.
CORDEIRO, Rafaela A.. Moderadora de sessão da área de Administração Pública (Tecnológica) do XVIII SemeAd. 2015. (Moderador de sessão).

8.
CORDEIRO, Rafaela A.; SOUZA, A. C. A. A. . Oficina de Planejamento de Comunicação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
VIVALDINI, M.; CORRÊA, V. S.; CORDEIRO, Rafaela A.. Participação em banca de Uillicre Jaquison da Silva. Marketing digital como estratégia para ampliar a competitividade em cluster. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Paulista.

2.
STREHLAU, V. I.; CAMARGO, R. Z.; CORDEIRO, Rafaela A.. Participação em banca de Tuila Pessôa Securato. O ser carioca como recurso na identidade de marcas de moda. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORDEIRO, Rafaela A.; PLOTHOW, C. B. A.. Participação em banca de Natália Batista Lima de Oliveira. O papel do líder nas escolhas de transição de carreira da geração Y. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

2.
CORDEIRO, Rafaela A.; PLOTHOW, C. B. A.. Participação em banca de Vanessa Franzini Aly. Recrutamento e Seleção: práticas adotadas na contratação de pessoas com deficiência. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

3.
CORDEIRO, Rafaela A.; PLOTHOW, C. B. A.. Participação em banca de Ilda Graciele Rocha Quiniao. Indo além da lei de cotas: práticas de inclusão de PCDs no mercado de trabalho. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

4.
CORDEIRO, R. A.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Fernanda de Lana Panaro. O processo de sucessão em empresa familiar: um estudo de caso em uma organização do setor de serviços. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Recursos Humanos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

5.
CORDEIRO, R. A.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Maurício Morisco Tasca. Os desafios do planejamento da retenção de talentos nas organizações de bens de consumo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Recursos Humanos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

6.
CORDEIRO, R. A.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Karina de Cássia Inocêncio Rollo. Planejamento de carreira dos profissionais da geração X frente ao cenário econômico e social. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Recursos Humanos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

7.
CORDEIRO, R. A.; DOURADO, J. R. S.. Participação em banca de Anderson Luis Cassinoni de Oliveira. Líder disseminador da cultura organizacional: o caso de uma empresa química e petroquímica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

8.
CORDEIRO, R. A.; DOURADO, J. R. S.. Participação em banca de Diego Borelli. Retenção e desenvolvimento de talentos: proposta de intervenção para carreiras técnicas e especialistas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

9.
CORDEIRO, R. A.; DOURADO, J. R. S.. Participação em banca de Lorena de Oliveira Freitas Freire. Liderança estratégica em tempos de crise: gestão de pessoas, comunicação, cultura e clima organizacional. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

10.
CORDEIRO, R. A.; DOURADO, J. R. S.. Participação em banca de Roseli Nascimento Rezende. Preparação do líder. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

11.
CORDEIRO, R. A.; DOURADO, J. R. S.. Participação em banca de Tatiana Cristina Zuane Sá. Liderança estratégica: uma proposta de desenvolvimento de gestores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

12.
CORDEIRO, R. A.; DOURADO, J. R. S.. Participação em banca de Vagner Luiz Rodrigues Somora. Os desafios para a formação da primeira liderança. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

13.
CORDEIRO, R. A.; DOURADO, J. R. S.. Participação em banca de Cristiane Barboza Coura. Comunicação Organizacional: departamento interno. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.

14.
CORDEIRO, R. A.; DOURADO, J. R. S.. Participação em banca de Renato de Oliveira Silva. Motivando equipes, independente do sistema de avaliação praticado na empresa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Association for Consumer Research - North American Conference. 2018. (Congresso).

2.
XV Seminário ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2018. (Seminário).

3.
XXI SemeAd - Seminários em Administração da USP.Caminhos da Carreira de Professor no Brasil e no Exterior. 2018. (Seminário).

4.
Association for Consumer Research - North American Conference. Jeitinho Brasileiro: Understanding Financial Vulnerability from a Cultural Perspective. 2017. (Congresso).

5.
XLI EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Jeitinho Brasileiro: Understanding Financial Vulnerability from a Cultural Perspective. 2017. (Encontro).

6.
44th European Marketing Academy Annual Conference. Exploiting labor in the sporting goods industry: Who cares?. 2015. (Congresso).

7.
Educação Financeira no Brasil e no Mundo. 2015. (Seminário).

8.
X Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM. 2015. (Simpósio).

9.
XVIII SemeAd - Seminários em Adminstração da USP. 2015. (Seminário).

10.
43rd European Marketing Academy Annual Conference. Evaluation of Products in a Co-Branding Alliance. 2014. (Congresso).

11.
IX Simpósio Internacional de Administração e Marketing / X Congresso de Administração da ESPM. 2014. (Simpósio).

12.
XVII SemeAd - Seminários em Administração da USP.Avaliação de Produtos em Aliança de Co-branding: O Efeito de Ancoragem da Marca Ingrediente. 2014. (Seminário).

13.
XXXVII EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Avaliação de Notebooks em Aliança de Co-Branding. 2013. (Encontro).

14.
VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing / IX Congresso de Administração da ESPM. 2012. (Simpósio).

15.
XV SemeAd - Seminários em Administração da USP.Arrumar a casa e ganhar o mundo: da gestão de marcas à internacionalização da Alpargatas. 2012. (Seminário).

16.
Cenários do Varejo. 2011. (Seminário).

17.
IV Seminário do Pensamento Estratégico de Marketing. 2011. (Seminário).

18.
Marketing 3.0. Palestra com Philip Kotler. 2011. (Seminário).

19.
III Seminário do Pensamento Estratégico de Marketing. 2010. (Seminário).

20.
II Seminário do Pensamento Estratégico de Marketing. 2009. (Seminário).

21.
XVIII Encontro de Extensão da UFC.Comunicando Alencar e outras estórias - A importância do site da CJA para sua divulgação e seu processo de revitalização.. 2009. (Encontro).

22.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Vídeos do YouTube como ferramenta didática no ensino superior de Publicidade e Propaganda. 2009. (Congresso).

23.
I Seminário do Pensamento Estratégico de Marketing. 2008. (Seminário).

24.
XVII Encontro de Extensão da UFC.Comunicando Alencar e outras estórias. 2008. (Encontro).

25.
Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação. 2007. (Congresso).

26.
Cultura XXI - Seminário Comunicação e Cultura. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORDEIRO, Rafaela A.. Decision Day. 2015. (Outro).

2.
CORDEIRO, Rafaela A.. VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing / IX Congresso de Administração da ESPM. 2012. (Congresso).

3.
CORDEIRO, Rafaela A.. Espaço Permanente de Debates da Casa de José de Alencar. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Anna Paula Telino de Abreu Fernandes. (a definir). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

2.
Vanessa Alves Vieira. (a definir). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Lucardy Alves da Cunha. (a definir). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Edmilson Ribeiro Miranda Junior. (a definir). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Natália Batista Lima de Oliveira. O papel do líder nas escolhas de transição de carreira da geração Y. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

2.
Vanessa Franzini Aly. Recrutamento e Seleção: práticas adotadas na contratação de pessoas com deficiência. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

3.
Ilda Graciele Rocha Quiniao. Indo além da lei de cotas: práticas de inclusão de PCDs no mercado de trabalho. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

4.
Janaina da Silva Moreira. Evolução do processo seletivo com os recursos digitais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

5.
Anderson Luis Cassinoni de Oliveira. Líder disseminador da cultura organizacional: o caso de uma empresa química e petroquímica. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

6.
Diego Borelli. Retenção e desenvolvimento de talentos: proposta de intervenção para carreiras técnicas e especialistas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

7.
Lorena de Oliveira Freitas Freire. Liderança estratégica em tempos de crise: gestão de pessoas, comunicação, cultura e clima organizacional. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

8.
Roseli Nascimento Rezende. Preparação do líder. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

9.
Tatiana Cristina Zuane Sá. Liderança estratégica: uma proposta de desenvolvimento de gestores. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

10.
Cristiane Barboza Coura. Comunicação Organizacional: departamento interno. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

11.
Renato de Oliveira Silva. Motivando equipes, independente do sistema de avaliação praticado na empresa. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

12.
Vagner Luiz Rodrigues Somora. Os desafios para a formação da primeira liderança. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnicas de Liderança para Gestão de Pessoas e de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatriz de Amorim Leão, Daniel Nunes Morais e Fabiano Nunes. Satisfação do consumidor em redes de atacarejo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade de São Paulo. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.

2.
Gabriel Lima Constantino e Larissa Guimarães. A influência do nível de realismo de filmes na eficiência de estratégias de product placement. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade de São Paulo. Orientador: Rafaela Almeida Cordeiro.



Outras informações relevantes


Foi Bolsista de Extensão do Projeto Bolsa Arte Casa de José de Alencar da UFC, desenvolvendo planejamento de comunicação e o site do espaço durante o processo de revitalização do espaço, no período de 2008.2 a 2009.2.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 2:47:36