Sidney Alexandre da Costa Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5156050754103376
  • Última atualização do currículo em 13/10/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor efetivo do Ensino Fundamental I pelas Secretarias de Educação das Cidades do Recife e do Jaboatão dos Guararapes (PE) e docente da UNINABUCO, atuando no curso de Lic. em Pedagogia, principalmente nas seguintes disciplinas: Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi ainda Professor Executor no curso de Lic. em Artes Visuais Digitais pela UFRPE, na modalidade EAD, ministrando as disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sidney Alexandre da Costa Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, S. A. C.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Práticas de Letramento em Uma Escola de Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Município de São Lourenço da Mata,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Práticas de Letramento; MST; letramento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Alfabetização em Escolas do MST e Sua Relação Com o Letramento Dos Aprendizes.
Orientador: Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa.




Atuação Profissional



Faculdade Joaquim Nabuco, FJN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do curso de Pedagogia nas disciplinas ALFABETIZAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA I e II; Estágio Curricular Supervisionado.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador IES, Carga horária: 4
Outras informações
Formador de docentes no estado de Alagoas, pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Ministério da Educação (MEC).


Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental I
Outras informações
Docência como professor das séries iniciais do Ensino Fundamental.


Secretaria de Educação da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental I
Outras informações
Docência como professor das séries iniciais do Ensino Fundamental.


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Executor de EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Docência nas seguintes disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Artes Visuais Digitais: - Didática (60h) - Estágio Curricular Supervisionado I (75h) - Estágio Curricular Supervisionado II (75h)


Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 44
Outras informações
Trabalho envolvendo a criação de protocolos, formulário e projetos pedagógicos de curso (PPC) solicitando autorização de cursos superiores, através do manipulação do sistema EMEC.


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor II - Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 25
Outras informações
Docência nas disciplinas Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, modalidade EJA.


Serviço Social do Comérciio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Apoio Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de atividades e projetos na área de planejamento educacional, avaliação da aprendizagem, formação continuada de professores e secretaria escolar.


Secretaria de Educação da Cidade do Recife, SER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Mediador de Leitura em Biblioteca, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de atividade como mediador de leitura em bilioteca, para a formação de leitores com alunos do Ensino Fundamanental I.



Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, S. A. C.. Características Econômicas dos Estudantes Noturnos. In: NUPEP - UFPE. (Org.). Estudantes Noturnos: Um Olhar de Quem Observa e Vivencia. 1ed.Recife: EDIÇÕES BAGAÇO, 2007, v. 1, p. 1-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Leitura e Produção Textual com Alunos de EJA na Disciplina de Sociologia. Letrônica - Revista Digital do PPGL da PUCRS, Porto Alegre (RS), p. 120 - 143, 01 dez. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, S. A. C.. O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia Na Educação, 2014, Recife. Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014.

2.
ALVES, S. A. C.. A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA.. In: 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. 65ª Reunião Anual da SBPC. Recife, 2013.

3.
ALVES, S. A. C.. O Uso do Vídeo Como Instrumento Incentivador de Práticas de Letramento Escolar. In: IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2011, Recife. Anais do IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife: Fecomércio, 2011.

4.
ALVES, S. A. C.. SOCIOLOGIA EM GENÊROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL COM ALUNOS DE EJA NO SESC SANTA RITA. In: XV ENDIPE, 2010, BELO HORIZONTE. Anais do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

5.
ALVES, S. A. C.. PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA COM ALUNOS DE EJA DO SESC CASA AMARELA. In: I SENAL - SEMINÁRIO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, 2010, Itabaiana. caderno de textos completos do I SENAL. Itabaiana: UFS, 2010.

6.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Leitura em Sala de Aula: o uso de pré-textos para o trabalho pedagógico com diversos temas das disciplinas do currículo escolar. In: VII CMELP - Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, 2010, Pau de Ferros (RN). Anais do VII CMELP: o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura - dos conteúdos às metodologias. Mossoró (RN): Queima Bucha, 2010.

7.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Letramento no Ensino Fundamental II: O Contexto da EJA SESC de Casa Amarela. In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, S. A. C.. O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVES, S. A. C.. A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALVES, S. A. C.. O Uso Do Vídeo Como Instrumento Incentivador De Práticas De Letramento Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Letramento em Uma Escola de Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Município de São Lourenço da Mata. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Letramento de Uma Escola de Assentamento do MST. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ALVES, S. A. C.. Sociologia em gêneros textuais: uma experiência de leitura e produção textual com alunos de EJA no SESC Santa Rita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Letramento na Disciplina de Sociologia: Uma Experiência de Leitura e Produção Escrita Com Alunos de EJA do SESC Casa Amarela. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Leitura em Sala de Aula: o uso de pré-textos para o trabalho pedagógico com diversos temas das disciplinas do currículo escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Letramento no Ensino Fundamental II: O Contexto da EJA SESC Casa Amarela. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ALVES, S. A. C.. Práticas de Letramento no Ensino Fundamental II: O Contexto da Eja no SESC de Casa Amarela. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, S. A. C.; Pedrosa . Alfabetizao em Escolas do MST e Sua Relação Com o Letramento dos Aprendizes. Recife: UFPE, 2008 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, S. A. C.. Linguagem e Patologias da Linguagem.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALVES, S. A. C.. Práticas de leitura e produção de texto no Ensino Fundamental I.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALVES, S. A. C.. Projeto Didático: Os nomes e perfis dos animais de estimação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Relato de experiência e depoimento).

4.
ALVES, S. A. C.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2012. (CEEL (UFPE) - MEC).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Clauco Cazé; TROVAO, A. H. O.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de Carolina Suely Ferr. da Silva e Elba Patricia da Silva Costa.OS EFEITOS DA LEITURA E SUAS PRÁTICAS SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR DOCENTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

2.
Clauco Cazé; TROVAO, A. H. O.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de Mayzi Oliveira da Silva e Rocilene Maria da Silva Alves.A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS EFEITOS SOBRE A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

3.
SILVA, E. G. de; ALVES, S. A. C.; OLIVEIRA JR., R. J. F.. Participação em banca de MauritâniaGomes de Santana Silva; Ana Claudia Frutuoso da Si.O USO DE LETRA DE MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

4.
SILVA, E. G. de; OLIVEIRA JR., R. J. F.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de Ivanize Bezerra da Silva e Marconi dos Santos Sena.O GÊNERO BILHETE NO PROCESSO DE LETRAMENTO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO O OLHAR DOCENTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

5.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. G. de; SILVA, E. M.. Participação em banca de Aline Galindo Araujo Fer. Calixto e Rochele Sibalde da Silva.A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

6.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. G. de; SILVA, E. M.. Participação em banca de Jessica de Freitas Lima e Monalyza de Oliveira Cunha.O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

7.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Adriana Priscila Barros Caluête; Juliane Nasc. Lima da Silva.A RELAÇÃO ENTRE O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A VISÃO DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

8.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Angela Silvestre Carv. da S. Santos Taciana Elaine Câmara.O USO DO POEMA NA ALFABETIZAÇÃO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO O OLHAR DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

9.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Lucilene Araújo Dos Santos e Maria Das Dores Do Nascimento.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E SUA IMPORTÂNCIA À APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO.

10.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Adriana Cristina da Silva Bezerra e Aracy de Oliveira Tavare.O Lúdico No Processo De Aprendizagem Da Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

11.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Edelita Severiano de Oliveira e Enycleise Beserra da Paixão.Os Processos De Alfabetização E Letramento E As Concepções De Uma Professora Alfabetizadora Sobre Estes Processos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

12.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Joselâne Cristina de Santana.A Importância Da Leitura Na Educação Infantil Segundo O Olhar Docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

13.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Amanda Silva de Almeida e Fernanda Maria Cabral.A Importância Do Brincar Na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

14.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Áurea Betânia Rodrigues de Lima.O Bullying Na Escola E A Visão Do Educador Sobre A Violência Entre Pares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

15.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Cileide Cândido e Maria de Jesus da Silva.A Importância Da Leitura Na Alfabetização De Discentes Do Primeiro Ano E Suas Relações Com As Concepções E Práticas Docentes Para Promoção Da Leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

16.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Elexsandra Mendes dos Santos e Rosângela Marcionila de Lira.A Ludicidade Na Educação Infantil: O Que Pensam Os Professores?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

17.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Isabely Maria Da Silva e Keila Renata Barreto.A Visão Do Educador Sobre A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

18.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Juliane Fidelis Silva de França e Luanna Fontes Tenório Mira.A Relação Da Indisciplina Na Sala De Aula E A Prática Pedagógica Do Professor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

19.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Danila da Silva Araújo e Laurice Barbosa da Silva.Ludicidade Na Escola: Um Estudo Sobre A Brincadeira Em Sala De Aula E Sua Relevância Para O Desenvolvimento Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

20.
SILVA, E. M.; Ramos, P.B.B.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de Deyze Maria do Nascimento.Contribuições do Ato de Contar Histórias na Educação Infantil Para Formação de Futuros Leitores.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

21.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Cristiane Bernardo De Sena.A Importância Da Ludicidade Na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

22.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Dayane Alves Pergentino e Giselle da Silva Ramos.Disgrafia: Características e Possibilidades De Superação Das Dificuldades.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

23.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Giovana Barbosa de Oliveira e Maria Lurdália Bezerra..Práticas de Leitura No Primeiro Ano Do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

24.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Ladjane Bezerra da Silva Ribeiro e Lucilene Martins de Morai.Contação de História na Educação Infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

25.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; PEREIRA, C. C. V. N.. Participação em banca de Débora Maria Neves Pereira de Lima e Wyliane Lacerda Barbosa.Pedagogo empresarial: ênfase no treinamento e desenvolvimento de pessoas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

26.
ALVES, S. A. C.; BATISTA. R. K. C. de S.; SILVA. W. P. da; PEREIRA, C. C. V. N.. Participação em banca de Josenilda Severina da Hora e Roseane Maria Macena da Silva..A importância da relação afetiva entre o professor e o aluno na Educação Infantil: tratando das influências dessa relação afetiva.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

27.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Juliana Martins e Thaiana Siqueira..A importância da leitura nos anos iniciais: uma garantia à criticidade.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

28.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Claudemir Votaliano Campos. Ernane Sérgio Ferreira do Nascim.PNAIC: um olhar nas práticas de leitura.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

29.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Érica Lilian Silva de Carvalho e Patrícia Maria da Silva..Contos de fada como incentivo à leitura nos anos iniciais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

30.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Hamilton Severino Alves Junior; MariadasGraças RibeiroMaciel.O brincar e a educação infantil como desenvolvedor cultural e de socialização.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

31.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Janaina Rodrigues Dos Santos e Jeneise Gomes De Santana..A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

32.
ALVES, S. A. C.; Távora, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Mércia De Oliveira Queiroz e Valéria Alves De Paula..Alfabetização Infantil: Um Estudo Sobre O Processo De Leitura Em Estudantes Do 2° Ano Do Ensino Fundamental.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

33.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; Távora, E. G.. Participação em banca de Arizza Graziela Farias De Goes; Valdenice MendesDaSilva Cruz.Contos De Fadas Na Educação Infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada do Aluno que Aprende - Faculdade Joaquim Nabuco.Práticas de alfabetização na perspectiva do letramento. 2014. (Oficina).

2.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2014. (Congresso).

3.
65ª Reunião Anual da SBPC. A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA. 2013. (Congresso).

4.
IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O uso do vídeo como instrumento incentivador de práticas de letramento escolar. 2011. (Congresso).

5.
Seminário de Pesquisa em Educação e Linguagem.Práticas de Letramento Em Uma Escola de Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra No Município de São Lourenço da Mata. 2011. (Seminário).

6.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO DO MST. 2011. (Seminário).

7.
I SENAL - SEMINÁRIO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.Práticas de Letramento na Disciplina de Sociologia: uma experiência de leitura e produção escrita com alunos de EJA do SESC Casa Amarela. 2010. (Seminário).

8.
VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE PRÉ-TEXTOS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM DIVERSOS TEMAS DAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO ESCOLAR. 2010. (Outra).

9.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. SOCIOLOGIA EM GENÊROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL COM ALUNOS DE EJA NO SESC SANTA RITA. 2010. (Congresso).

10.
17° COLE. Práticas de Letramento no Ensino Fundamental II: O Contexto da EJA SESC de Casa Amarela. 2009. (Congresso).

11.
V Seminário Produção de Conhecimentos.PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: O CONTEXTO DA EJA NO SESC DE CASA AMARELA. 2008. (Seminário).

12.
Capacitação Técnica VI Encontro de Educadores da Educação de Jovens e Adultos: Princípios Norteadores da EJA e Avaliação da Aprendizagem. 2007. (Encontro).

13.
Oficina Cinema e Literatura. 2007. (Oficina).

14.
Seminário Conexão Educação e Cultura: Uma Cidade Leitora. 2007. (Seminário).

15.
EINIPTEC - Encontro Internaciobnal de Inovações Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania. 2006. (Congresso).

16.
Encontro de Formação Continuada. 2006. (Encontro).

17.
Oficina de Arte e Movimento. 2006. (Oficina).

18.
Socialização de Experiências Entre os Projetos.Quem Conta Um Conto Faz Leitura. 2006. (Encontro).

19.
Semana Pedagógica. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Calixto Rochele Chaves. A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

2.
Jessica Lima e Monalyza Cunha. O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

3.
Carolina Suely Ferr. da Silva e Elba Patricia da Silva Costa. OS EFEITOS DA LEITURA E SUAS PRÁTICAS SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR DOCENTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

4.
Mayzi Oliveira da Silva e Rocilene Maria da Silva Alves. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS EFEITOS SOBRE A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

5.
Ivanize Bezerra da Silva e Marconi dos Santos Sena. O GÊNERO BILHETE NO PROCESSO DE LETRAMENTO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO O OLHAR DOCENTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

6.
Ana Claudia Frutuoso da Silva Mauritânia Gomes de Santana Si. O USO DE LETRA DE MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

7.
Angela Silvestre Carvalho da S. Santos e Taciana Elaine Câma. O USO DO POEMA NA ALFABETIZAÇÃO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO O OLHAR DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

8.
Lucilene Araújo Dos Santos e Maria Das Dores Do Nascimento. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E SUA IMPORTÂNCIA À APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

9.
Adriana Priscila Barros Caluête e Juliane Nasc. Lima da S. A RELAÇÃO ENTRE O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A VISÃO DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNINABUCO. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

10.
Cileide Cândido e Maria de Jesus da Silva. A Importância Da Leitura Na Alfabetização De Discentes Do Primeiro Ano E Suas Relações Com As Concepções E Práticas Docentes Para Promoção Da Leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

11.
Joselâne Cristina de Santana. A Importância Da Leitura Na Educação Infantil Segundo O Olhar Docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

12.
Amanda Silva de Almeida e Fernanda Maria Cabral. A Importância Do Brincar Na Educação Infantil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

13.
Juliane Fidelis Silva de França e Luanna Fontes Tenório Mira. A Relação Da Indisciplina Na Sala De Aula E A Prática Pedagógica Do Professor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

14.
Isabely Maria Da Silva e Keila Renata Barreto. A Visão Do Educador Sobre A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

15.
Danila da Silva Araújo e Laurice Barbosa da Silva. Ludicidade Na Escola: Um Estudo Sobre A Brincadeira Em Sala De Aula E Sua Relevância Para O Desenvolvimento Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

16.
Áurea Betânia Rodrigues de Lima. O Bullying Na Escola E A Visão Do Educador Sobre A Violência Entre Pares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

17.
Adriana Cristina da Silva Bezerra e Aracy de Oliveira Tavare. O Lúdico No Processo De Aprendizagem Da Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

18.
Edelita Severiano de Oliveira e Enycleise Beserra da Paixão. Os Processos De Alfabetização E Letramento E As Concepções De Uma Professora Alfabetizadora Sobre Estes Processos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

19.
Elexsandra Mendes dos Santos e Rosângela Marcionila de Lira. A Ludicidade Na Educação Infantil: O Que Pensam Os Professores?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

20.
Deyze Maria do Nascimento. Contribuições do Ato de Contar Histórias na Educação Infantil Para Formação de Futuros Leitores.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

21.
Cristiane Bernardo De Sena. A Importância Da Ludicidade Na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

22.
Dayane Alves Pergentino e Giselle da Silva Ramos.. Disgrafia: Características e Possibilidades De Superação Das Dificuldades.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

23.
Giovana Barbosa de Oliveira e Maria Lurdália Bezerra.. Práticas de Leitura No Primeiro Ano Do Ensino Fundamental.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.

24.
Ladjane Bezerra da Silva Ribeiro; Lucilene Martins de Morais. Contação de História na Educação Infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Sidney Alexandre da Costa Alves.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, S. A. C.. A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVES, S. A. C.. O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALVES, S. A. C.. Linguagem e Patologias da Linguagem.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALVES, S. A. C.. Práticas de leitura e produção de texto no Ensino Fundamental I.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ALVES, S. A. C.. Projeto Didático: Os nomes e perfis dos animais de estimação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Relato de experiência e depoimento).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:46:24