Claudio Fernando Rios

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5716763926885562
  • Última atualização do currículo em 09/06/2015


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (1987), e Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica com Àrea de Concentração em Processos de Fabricação (07/2009). Atualmente é Professor de Engenharia Mecânica na FTECBrasil, Caxias do Sul, RS . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Máquinas. Desenvolveu um robô pneumático como trabalho de mestrado para servir de plataforma de pesquisa em ambiente acadêmico e solução econômica para pequenas indústrias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudio Fernando Rios
Nome em citações bibliográficas
RIOS, C. F.;Cláudio Fernando Rios

Endereço


Endereço Profissional
Centro Superior de Tecnologia TECBrasil, Faculdade de Tecnologia TECBrasil - Unidade Caxias do Sul.
Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107
Desvio Rizzo
95012669 - Caxias do Sul, RS - Brasil
Telefone: (54) 30271300
Ramal: 281
URL da Homepage: www.ftec.com.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Orientador: Thomas Gabriel Rosauro Clarke.
2006 - 2009
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Projeto e Construção de Robô Pneumático,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Eduardo André Perondi.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Maquinas de Usinagem e Conformação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1981 - 1987
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Programa para dimensionamento de bombas centrífugas.
Orientador: Carlos Roberto Altafini.
1972 - 1977
Curso técnico/profissionalizante.
ENET Jorge Newbery.




Atuação Profissional



Centro Superior de Tecnologia TECBrasil, TECBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso e Professor, Carga horária: 40


Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36


Dalle Usinagem Ltda., DALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do Projeto Sebrae Pequena Empresa RS 2010 sobre "Projeto e comercialização de Robôs Pneumáticos"

Atividades

02/2013 - Atual
Direção e administração, FTECBrasil, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Engenharia Mecânica.

Quantum Automação, QUANTUM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Industrial de Desenvolvimento, Carga horária: 43
Outras informações
Desenvolvimento de processos de fabricação e máquinas especiais para aumentar a produtividade das empresas e melhorar as condições de trabalho dos funcionários.


RCW Grafites Industriais, RCW, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Tecnologias, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de tecnologias para o uso de eletroerosão no processo de usinagem. Implementando materiais raros no Basil e treinando os usuários no melhor uso das novas tecnologias, do dimensionamento e da usinagem correta dos eletrodos.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Núcleo Inovador Pesquisador Empresa
Descrição: Este projeto visa desenvolver soluções para atender demandas das empresas em aspectos de produção, projeto e desenvolvimento de produtos ou processos de fabricação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Claudio Fernando Rios - Coordenador / Gil Eduardo Guimarães - Integrante.
2011 - Atual
Desenvolvimento e Construção de Um Robô Pneumático
Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver um robô com seis graus de liberdade, de custo reduzido, com tecnologia própria e componentes com alto grau de nacionalização tendo como finalidade a de permitir a automação de médias e pequenas empresas, atualmente impossibilitadas de usar automação robotizada devido ao alto custo destes equipamentos que são importados e com poucos fabricantes em todo o mundo, aumentando a confiabilidade dos seus produtos, diminuindo seus custos de produção e evitando que seus colaboradores desenvolvam doenças por esforços repetitivos ou por exposição a locais insalubres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudio Fernando Rios - Coordenador / Guimarães, Gil Eduardo. - Integrante.
Financiador(es): CRB Indústria Metalúrgica - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Construção, Modelagem e Controle de um Robô Acionado Pneumaticamente para Aplicações Industriais
Descrição: O projeto de pesquisa Construção, Modelagem e Controle de um Robô Acionado Pneumaticamente para aplicação industrial caracteriza-se em parte como pesquisa científica, por envolver aspectos de modelagem matemática das dinâmicas não lineares presentes neste sistema, de controle, de simulação computacional e da validação experimental; mas também possui característica tecnológica referente ao desenvolvimento e à construção de um protótipo viável a empresas do setor metal-mecânico; assim como o caráter de inovação porque se propõe novas aplicações de robôs pneumáticos para atender demandas da indústria visando o aumento da qualidade e competitividade. A presente proposta tem por objetivo alavancar o desenvolvimento de um manipulador robótico para aplicação em uma tarefa insalubre de uma empresa do Arranjo Produtivo Local Metal-Mecânica de cidade pólo em Panambi/RS. Este é um sub-projeto da PESQUISA EM MECATRÔNICA ORIENTADA AOS DESAFIOS DA SOCIEDADE, foi encaminhado para o Edital Universal 2007 do CNPq para obtenção de apoio financeiro e conta hoje com apoio de Empresas na forma de doações de materiais e peças utilizados na construção do mecanismo do robô. O presente projeto de pesquisa também constitui-se em um importante elo de ligação e fortalecimento entre o ensino de graduação no Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, o Mestrado em Modelagem Matemática e cursos de especialização através de participação de acadêmicos e docentes. Unindo-se ainda o desejo de orientar-se na busca de soluções para desafios da sociedade, tem-se aplicado esforços no desenvolvimento de inovações através da interação universidade/empresa. O projeto atualmente conta com um bolsista PIBIC/CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Claudio Fernando Rios - Integrante / Antonio Carlos Valdiero - Coordenador / Luiz Antonio Rasia - Integrante / Edomir Marciano Schmidt - Integrante / Fernando Zago - Integrante / Marat Rafikov - Integrante / Paulo Roberto Schmitt - Integrante / Delair Bavaresco - Integrante.
2010 - 2012
Lamco -Laboratório de Análise de Rendimento, Eficiência Energética e de Emissão de Poluentes, para Avaliação de Motores, Equipamentos e Combustíveis.
Descrição: O projeto LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE RENDIMENTO, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E DE EMISSÃO DE POLUENTES, PARA AVALIAÇÃO DE MOTORES, EQUIPAMENTOS E COMBUSTÍVEIS , está baseado na necessidade de se desenvolver novas tecnologias que auxiliem no controle da poluição ambiental, de todos os tipos, e também no uso eficiente de recursos energéticos. Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ijuí - RS, o laboratório vai avaliar equipamentos do Projeto Ambiental ECOTURB, da empresa SAÚDE PLENA. O objetivo principal deste Projeto é preservar o meio ambiente, através de um conjunto de medidas e ações que visam despoluir o ambiente urbano e o local de trabalho. O Projeto Ecológico ECOTURB utiliza uma tecnologia 100% natural e renovável, que visa proporcionar uma economia na ordem de 10% na matriz energética utilizada. Esses equipamentos devem ser capazes de reduzir a emissão de poluentes como CO, CO2, Hidrocarbonetos e gases oriundos do processo de soldagem, que contribuem para o agravamento do efeito estufa e de outros males que atingem a saúde humana. Os equipamentos foram desenvolvidos para uso industrial e doméstico e para seu completo entendimento e certificação técnica, exige ensaios que apresentam custo muito elevado nos órgãos certificadores, além de exigir o deslocamento para regiões onde esses órgãos tem sede. Dessa forma, o desenvolvimento de um laboratório de ensaios que permita a comprovação de todos esses efeitos vem consolidar a empresa no mercado com a chancela técnica da universidade e abre também a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos, com o auxílio do grupo de pesquisadores da UNIJUÍ. O Grupo de Pesquisa em Motores , Combustíveis e Energias Alternativas (MCEA) da UNIJUÍ, dedicar-se-a à aplicação de fundamentos da mecânica de fluidos, termodinâmica e transferência de calor a estudos relacionados à Engenharia Automotiva e à Geração de Energia. Pesquisas do MCEA se referirão principalmente a motores de combustão interna, incluindo emissões de.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Claudio Fernando Rios - Integrante / Guimarães, Gil Eduardo. - Coordenador.
2009 - 2011
Kit Colheitadeira
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa aplicada é o desenvolvimento de uma solução inovadora de alto valor tecnológico para melhoria do funcionamento de colheitadeiras de cereais. A solução proposta é um kit composto por 3 itens básicos: um sistema de controle automático do nivelamento das peneiras de separação e limpeza de grãos, que permitirá maior rendimento na operação de uma colheitadeira em terreno inclinado; um aperfeiçoamento do sistema de movimentação de grãos da máquina, utilizando um transportador pneumático em substituição ao atual sistema de roscas helicoidais; e uma melhoria da movimentação interna de grãos com a utilização de componentes em metal-plástico, em substituição aos tradicionais fundidos de ferro. Aliado a isto, tem-se uma forte interação entre a Universidade e as Empresas participantes, com a qualificação da equipe executora e a formação de recursos humanos especializados na área de automação, de fenômenos de transporte e de materiais polímeros, através de uma metodologia científica criteriosa que considera a relação teoria e prática como um todo único do saber. Esta proposta de aperfeiçoamento (inovação incremental) de produto se enquadra no Arranjo Produtivo Local (APL) Metal-Mecânico de cidade pólo PANAMBI/RS. O projeto tem um orçamento de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo R$ 450 mil provenientes de apoio financeiro do SEBRAE, da FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Claudio Fernando Rios - Integrante / Antonio Carlos Valdiero - Coordenador / Carla Silvane Ritter - Integrante / Luis Antonio Bortolaia - Integrante / Luiz Antonio Rasia - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2011
O Baja Como Veículo do Desenvolvimento.
Descrição: O projeto Baja tem como fundamento o projeto e construção de um veículo fora de estrada por alunos dos cursos de engenharia mecânica e afins e fazer parte de competições regionais e nacionais organizadas pela SAE, Society of Americans Engineers, em padrões de excelência mecânica e criatividade. Este projeto motiva os estudantes a aperfeiçoar seus conhecimentos e por em prática os conhecimentos obtidos, preparando eles para obter melhorias nas suas atividades profissionais atuais ou futuras já que as atividades do projeto baja são desenvolvidas em equipe onde é necessária a interação e a superação através da sinergia do grupo para alcançar as metas definidas. O Baja da Unijui, além de incentivar o aluno ao estudo e a sua integração com as empresas da região atrravés da busca de patrocínio ou da usinagem de peças serve de vitrine para direcionar o interesse de jovens e crianças para as atividades do curso de Engenharia Mecânica e outros que a FIDENE coloca a disposição da comunidade, facilitando a escolha do seu futuro profissional. A receptibidade do Baja é ampla na comunidade de jovens e crianças da região como pode ser visto nas férias em que ele participa onde formam-se filas para conhecer o veículo. Atualmente o projeto Baja conta com aproximadamente 7% dos alunos do curso de Engenharia Mecânica trabalhando diretamente nele como membros da equipe, havendo previsão de duplicação do número de alunos para o ano de 2011 em função da nova política de gerenciamento do projeto. Os objetivos do projeto de extensão são: a) Conseguir tempo suficiente para trabalhar junto aos alunos e desenvolver um automóvel competitivo, de nível no mínimo equivalente ao das Universidades Tradicionais de Engenharia que têm este projeto instituido há mais tempo. b) Levar o Baja às escolas de ensino médio e fundamental da região, motivando os alunos ao estudo como forma de desenvolvimento individual e social. Com a ajuda do automóvel mostrar na prática como os d.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Claudio Fernando Rios - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Claudio Fernando Rios2014 Claudio Fernando Rios; Evandro Bertoldi ; Gil Eduardo Guimarães ; Luiz Carlos da Silva Duarte ; Patricia Carolina Pedrali ; Nara Liege Barbieri ; Everton Bertoldi ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. . Development and Improvement of the Regulation Sistem Harvester. Journal of Mechanics Engineer and Automation, v. 4, p. 673, 2014.

2.
VALDIERO, A. C2011VALDIERO, A. C ; RITTER, C. S. ; RIOS, C. F. ; RAFIKOV, M. . Nonlinear Mathematical Modeling in Pneumatic Servo Position Applications. Mathematical Problems in Engineering (Print), v. 2011, p. 221-236, 2011.

3.
VALDIERO, A. C2011VALDIERO, A. C ; R\itter, C. S. ; RIOS, C. F. ; RAFIKOV, M. . Nonlinear Mathematical Modeling in Pneumatic Servo Position Applications. Mathematical Problems in Engineering (Online), v. 2013, p. 221-236, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIOS, C. F.; GUIMARAES, G. E. . Robô Pneumático, uma Alternativa Econômica para a Automação Industrial. In: Quinta Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética, 2015, Orlando, FL. Quinta Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética - MEMORIAS, 2015. v. Único. p. 103-106.

2.
RIOS, C. F.; GUIMARAES, G. E. . Robô Pneumático, uma Alternativa Econômica para a Automação Industrial. In: Quinta Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética, 2015, Orlando, FL. The 6th International Multi-conference on Complexity, Informatics and Cybernetics, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
RIOS, C. F.; Guimarães, G. E. . Robô Pneumático, uma Alternativa Econômica para a Automação Industrial.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIOS, C. F.; GUIMARAES, G. E. . Robô Pneumático, uma Alternativa Econômica para a Automação Industrial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Cemin, A ; ELMOR JR., G. ; Mazzarolo, G. ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. . Ferramentas empregadas pela Ftec para contornar as deficiências de formação dos alunos ingressantes nos cursos de engenharia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VALDIERO, A. C ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. ; RASIA, L. A. ; RITTER, C. S. . Estudo do Comportamento Dinâmico de Diferentes Atuadores Pneumáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VALDIERO, A. C ; RITTER, C. S. ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. ; RAFIKOV, M. . NonLinear Mathematical Modeling in Pneumatic Servo Position Applications. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
RIOS, C. F.; Equipamento redutor de tensão em serras fita.. 2006.

2.
RIOS, C. F.; Maquina para verificar estanqueidade em peças para sistema de freio de carreta.. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
RUI, C. ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. . Formação Didática Metodológica e Sistemas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIOS, C. F.; RIOS, C. F.; Guimarães, G. E.. Participação em banca de Fábio Santor Rakoski.Levantamento do Potencial de Empresas Prestadoras de Usinagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Quinta Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética. Robô Pneumático, uma Alternativa Econômica para a Automação Industrial.. 2015. (Congresso).

2.
Capacitação Classis.NET. 2014. (Outra).

3.
Capacitação Edgecam Advanced Milling. 2014. (Outra).

4.
Capacitação Edgecam Básico. 2014. (Outra).

5.
Capacitação Edgecam Essential Milling. 2014. (Outra).

6.
Capacitação Encontro de Disciplinas Empreendedoras. 2014. (Outra).

7.
Capacitação Prova Institucional. 2014. (Outra).

8.
Encontro de Associados SAE Brasil e Visita Técnica. 2014. (Encontro).

9.
Encontro de Gestores de Curso Superior FTEC. 2014. (Encontro).

10.
Encontro de Gestores de Curso Superior FTEC. 2014. (Encontro).

11.
Treinamento em Corte/Dobra/Repuxo. 2014. (Outra).

12.
Treinamentop em Forjamento. 2014. (Outra).

13.
1º Forum Baja Sul SAE Brasil Seção Caxias do Sul. 2013. (Outra).

14.
1º Forum de Inovação, Inovação e a Interdependência da Economia.. 2013. (Outra).

15.
Capacitação docentes 2013/1. 2013. (Outra).

16.
Capacitação Q Mágico. 2013. (Outra).

17.
Capacitação sobre planejamento de Aula e Avaliação. 2013. (Outra).

18.
Curso de Simulador CNC - SSCNC. 2013. (Outra).

19.
Guia docente graduação 2013/1. 2013. (Outra).

20.
Hannover Messe. 2013. (Feira).

21.
Hannover Messe. 2013. (Feira).

22.
Tecnologia em Soldagem Robotizada. 2013. (Outra).

23.
Hannover Messe. 2011. (Feira).

24.
Feira IMTS. 1998. (Feira).

25.
Feira IMTS. 1996. (Feira).

26.
Feira IMTS. 1994. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIOS, C. F.; ROMAN, A. ; LORENZONI, A. ; SARTOR, A. ; BERALDO, C. ; COSTA, C. ; PADILHA, C. ; CASAGRANDE, D. ; GIMENEZ, E. ; MEDEIROS, E. F. ; ARAUJO, J. ; GOES, J. L. M. ; MATOZO, L. ; GIACOMIN, N. ; VARANTE, P. ; KUWABARA, R. T. ; POLONI, R. ; ROSA, R. S. ; BUENO, R. ; BASTOS, S. ; VARGAS, V. M. . 12º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia.. 2015. (Congresso).

2.
TENDE, E. ; DALBERTO, G. ; LAFUENTE, G. G. ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. . 6º Simpósio SAE Brasil de Manufatura . Automação de manufatura: tendências e desafios com foco na produtividade.. 2014. (Congresso).

3.
RIOS, C. F.; Palharini, M. O. ; Albarello S. R. . Incubadoras Tecnológicas ligadas a Centros de Pesquisa como mecanismo de desenvolvimento regional. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fábio Santor Rakoski. Levantamento do Potencial de Empresas Prestadoras de Serviço de Usinagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Claudio Fernando Rios.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VALDIERO, A. C2011VALDIERO, A. C ; RITTER, C. S. ; RIOS, C. F. ; RAFIKOV, M. . Nonlinear Mathematical Modeling in Pneumatic Servo Position Applications. Mathematical Problems in Engineering (Print), v. 2011, p. 221-236, 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
VALDIERO, A. C ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. ; RASIA, L. A. ; RITTER, C. S. . Estudo do Comportamento Dinâmico de Diferentes Atuadores Pneumáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VALDIERO, A. C ; RITTER, C. S. ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. ; RAFIKOV, M. . NonLinear Mathematical Modeling in Pneumatic Servo Position Applications. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIOS, C. F.; Guimarães, G. E. . Robô Pneumático, uma Alternativa Econômica para a Automação Industrial.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RUI, C. ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. . Formação Didática Metodológica e Sistemas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TENDE, E. ; DALBERTO, G. ; LAFUENTE, G. G. ; RIOS, C. F. ; RIOS, C. F. . 6º Simpósio SAE Brasil de Manufatura . Automação de manufatura: tendências e desafios com foco na produtividade.. 2014. (Congresso).

2.
RIOS, C. F.; Palharini, M. O. ; Albarello S. R. . Incubadoras Tecnológicas ligadas a Centros de Pesquisa como mecanismo de desenvolvimento regional. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


Componentes curriculares Ministrados na UNIJUI:

Mecânica Geral I e II
Introdução à Mecânica dos Sólidos
Metrologia
Pneumática
Hidráulica e Pneumática
Processos especiais de Fabricação
Tecnologia de Usinagem
Teoria de Vibrações
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Robôtica Industrial.

Responsável pelos laboratórios de Metrologia e Fabricação Assistida

Professor Coordenador da Equipe S.A.E baja da Unijui.


Componentes curriculares Ministrados na FTEC:

Sistemas Colaborativos
Introdução à Engenharia
Resistência dos Materiais
Engenharia do Produto
Física I
Processos de Fabricação
Teoria das Estruturas.


Professor Coordenador da Equipe S.A.E Formula

CREA RS 084646
Membro da SAE
Diretor Estudantil da FTEC na SAE Regional Caxias do Sul.
Membro do International Institute of Informatics and Systemics - IIIS.





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 19:16:37