Francisco de Carvalho Dias de Andrade

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  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2007). É Mestre em História pela Unicamp, na área de Política, Memória e Cidade (2011) e Doutor em História pela mesma universidade, na área de História da Arte. Tem dedicado-se à preservação do patrimônio cultural brasileiro, realizando pesquisas sobre a história das técnicas, história da arquitetura e do urbanismo no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco de Carvalho Dias de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, F. C. D.;ANDRADE, FRANCISCO DE CARVALHO DIAS DE


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Uma poética da técnica: a produção da arquitetura vernacular no Brasil, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marcos Tognon.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Arquitetura vernacular; História da Arquitetura Brasileira; História das Técnicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: Patrimônio Cultural.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2008 - 2011
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A memória das máquinas: um estudo sobre a história da técnica na São Paulo colonial,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marcos Tognon.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História da técnica; História de São Paulo; Patrimônio cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2002 - 2007
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente PED B, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio docente nas disciplinas História da Arquitetura e Urbanismo I - Do Clássico ao Barroco, e Estudos Sócio-Econômicos para Arquitetura e Urbanismo I. Ambas as disciplinas foram ministradas integralmente pelo estagiário.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Arcadis Brasil, ARCADIS S. A., Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2008 - 2012
Patrimônio Cultural Rural Paulista: espaço privilegiado para a pesquisa, o ensino e o turismo
Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo disponibilizar um conjunto de instrumentos e de metodologias de gestão, de conservação e de difusão para responsáveis pelo patrimônio cultural rural paulista, tanto proprietários quanto as respectivas instâncias públicas pertinentes a área de cultura, educação e turismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Plus Ultra: a recepção e a transferência da tradição artística clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina
Descrição: PLUS ULTRA é um projeto de pesquisa que articula instituições de ensino superior do estado de São Paulo, nacionais e internacionais, mais instituições de conservação e tutela do patrimônio artístico brasileiro, visando prosseguir, consolidar e ampliar as ações do projeto temático Biblioteca Cicognara - A Constituição da Tradição Clássica financiado pela FAPESP no período 2001- 2005, e imprimir ulterior impulso quantitativo e qualitativo aos estudos de história da arte no Brasil, dotando a universidade brasileira de instrumentos, recursos e métodos, que permitam a sua inserção a um nível cada vez mais alto na cooperação internacional no setor. Seus objetivos podem ser assim resumidos: A) adquirir e disponibilizar ao público brasileiro, por meio de estudos e traduções, editados por via eletrônica ou impressos, textos da literatura artística fundamentais para a transmissão e a recepção da Tradição Clássica; B) desenvolver ulteriormente o banco de dados eletrônicos em rede Urânia, sobre a iconografia da Tradição Clássica, realizado durante o projeto temático Biblioteca Cicognara como instrumento básico da pesquisa histórico-artística no país; C) realizar atividades de pesquisa, individual e coletiva, mensuradas e avaliadas por encontros regulares e intercâmbios nas seguintes áreas: I) História da Arte e Historiografia Artística dos séc. XIV a XX; II) História da Retórica e das Poéticas (Séculos XIV-XVIII); III) Iconografia; IV) Recepção e Transferência Cultural da Tradição Clássica na Europa e na América Contemporânea e no Brasil em particular (séculos XVIII - XX); D) contribuir para tornar disponíveis em rede ao público dos estudiosos instrumentos para a pesquisa sobre o patrimônio iconográfico e bibliográfico vinculado à transmissão da Tradição Clássica existente nos acervos das instituições públicas brasileiras; E) participar da criação de uma rede internacional de centros de pesquisa, para permitir a formação de pesquisadores brasileiros ao mais alto nível e transferir imediatamente esses benefícios para as instituições públicas de tutela do patrimônio cultural do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2006
Programa Cicognara - A constituição da Tradição Clássica (TEMÀTICO FAPESP)
Descrição: Iniciativa das linhas de pesquisa estudos sobre a tradição clássica e história do programa de pós-graduação do Departamento de História -IFCH/UNICAMP - O Programa Cicognara. A constituição da tradição clássica é um projeto temático que articula pesquisadores da Unicamp, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e outras Universidades. Trata-se de um projeto atuante em três áreas emergentes na universidade brasileira: I - história da arte e historiografia artística dos séc. XIV a XIX; II - história da retórica e das poéticas (séculos XIV-XIX); III - pesquisas em iconografia as quatro metas do projeto cicognaral - adesão ao Programa Cicognara, promovido conjuntamente pela University of Illinois, nos Estados Unidos, e pela Biblioteca Vaticana, mediante a aquisição de um jogo completo de microfichas dos cinco mil títulos da Biblioteca Cicognara, pertencente à Biblioteca Apostólica Vaticana. 2 - desenvolvimento de quatro dossiês de pesquisas: (2A) projeto Giorgio Vasari (publicação em português da monumental obra de Giorgio Vasari, Le Vire de' piu eccellenti pittori, scultori e architettori da Cimabue insino a' tempi nostri. Firenze: Giuntina, 1568; oito volumes na edição de Gaetano Milanesi, Firenze,1878-1885); (2B) A difusão da escultura renascentista italiana na Europa e em especial nas sociedades ibéricas (publicação de textos compreendendo uma antologia da Storia de lia scultura dal suo risorgimento in Italia sino al secolo di Napoleone, per servire di continuazione alle opere di Winckelmann e di d'Agincourt (Veneza, 1813-1818, 3 volumes), de autoria do Conde Leopoldo Cicognara, bem como das fontes fundamentais desta obra, notadamente atinentes às relações entre a escultura italiana e ibérica entre os séculos XVI e XVIII; (2C) A difusão da arquitetura renascentista italiana na Europa e em especial nas sociedades Ibéricas, (2D) O desenvolvimento das preceptísticas clássicas e suas relações com a literatura, a música e as artes visuais. Estes quatro dossiês de pesquisa comungam de uma única problemática, qual seja a constituição do conjunto de saberes, sensibilidades e perspectivas históricas que constituiram a tradição clássica a partir do renascimento até o século XIX. Todos eles gravitam em torno de um mesmo conjunto de fontes textuais e visuais, bem como das mesmas concepções intelectuais que historicamente inspiraram os princípios e a metodologia da Biblioteca Cicognara, base sobre a qual se ergue o moderno conceito de tradição clássica. 3 organização de uma base de dados iconográficos, envolvendo arquitetura, escultura, pintura, desenho e gravura, cujo universo é lato sensu o conjunto da tradição clássica (veja-se definição adiante). Esta base de dados iconográficos, bilingüe, terá por função precípua subsidiar a documentação do patrimônio artístico conservado no Brasil, bem como fornecer apoio às pesquisas do projeto e dos programas que o subscrevem. Ela estará disponível em rede e será intitulada IBC/CLI: Iconografia da Biblioteca Cicognara / The Cicognara Library Iconography. Mais que uma fototeca, a IBC/CLI compreende: - o numeroso acervo de gravuras (sobretudo de esculturas antigas) da Biblioteca Cicognara; - um inventário das correspondências entre a iconografia de temática clássica, do renascimento ao século XIX, e suas fontes textuais; - um inventário das correspondências entre a iconografia de temática clássica, do renascimento ao século XIX, e suas fontes visuais; - um conjunto de Corpora de imagens de obras de arte de temática clássica, suscitadas por textos antigos ou modernos, com atenção particular ao acervo conservado no Brasil (Vide exemplo do CIHR, infra, C3, p.14); 4 - estruturar um Instituto de História da Arte e do Patrimônio, vinculado à Funcamp, congregando professores da UNICAMP, USP e outras universidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: ARQUITEXTOS (SÃO PAULO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Patrimônio Cultural.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História das Técnicas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, FRANCISCO DE CARVALHO DIAS DE2018ANDRADE, FRANCISCO DE CARVALHO DIAS DE. -Esta casa está bem feita-: o valor da arquitetura vernacular entre a festa e a poesia.. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA, v. 61, p. 255-282, 2018.

2.
ANDRADE, FRANCISCO DE CARVALHO DIAS DE2015 ANDRADE, FRANCISCO DE CARVALHO DIAS DE. A presença dos moinhos hidráulicos no Brasil. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 23, p. 133-193, 2015.

3.
ANDRADE, F. C. D.2014 ANDRADE, F. C. D.. As ruínas do Sítio do Morro: um importante moinho da era das bandeiras. Arquitextos (São Paulo), v. 167.02, p. http://www.vitr, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, F. C. D.. Paisagem cultural: convite ao passeio. In: CARVALHO, M. C. Wolff de. (Org.). Rumo a Navegantes. 1ed.São Paulo: Marcos Carrilho Arquitetos, 2014, v. 1, p. 17-33.

2.
ANDRADE, F. C. D.. Caminhos do Rio a Juiz de Fora: do século XVI a c. de 1820.. In: CARVALHO, M. C. W.. (Org.). Caminhos do Rio a Juiz de Fora. São Paulo: Marcos Carrilho Arquitetos, 2010, v. 1, p. 52-89.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, FRANCISCO DE CARVALHO DIAS DE. Apontamentos sobre o uso da madeira na arquitetura vernacular brasileira. In: I Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira, 2013, Vitória. Anais do I Congresso de História da Construção Luso-brasileira, 2013.

2.
TOGNON, M. ; SALMAR, E. ; ANDRADE, F. C. D. . Exames não-destrutivos do patrimônio artístico e arquitetônico: aplicação de termografia no diagnóstico de bens culturais de Campinas. In: I Fórum Municipal de Pesquisas sobre o Patrimônio Cultural Campineiro, 2013, Campinas. Anais do I Fórum Municipal de Pesquisas sobre o Patrimônio Cultural Campineiro, 2013.

3.
ANDRADE, F. C. D.; COSTA, E. A. . Arquitetura bandeirista na Serra do Itapeti: um caso interessante para o estudo da arquitetura colonial paulista. In: VII Encontro de História da Arte, 2011, Campinas. Atas do VII Encontro de História da Arte, 2011.

4.
ANDRADE, F. C. D.. As máquinas e o trigo no passado rural brasileiro: uma contribuição para a história da técnica no Brasil. In: 2º Seminário de Patrimônio Agroindustrial: Lugares de memória, 2010, São Carlos-SP. Anais do 2º Seminário de Patrimônio Agroindustrial: Lugares de memória, 2010. v. 1.

5.
ANDRADE, F. C. D.. Patrimônio e técnica entre o urbano e o rural. In: VI Seminário Nacional do Centro de Memória: Memória e Patrimônio, 2009, Campinas-SP. Anais do VI Seminário Nacional do Centro de Memória: Memória e Patrimônio, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, F. C. D.. Carlos Borges Schmidt e a história das técnicas. In: 2º Seminário Ibero-americano de Arquitetura e Documentação, 2011, Belo Horizonte. 2º Seminário Ibero-americano: arquitetura e documentação. Belo Horizonte: Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável, 2011. p. 373-375.

Artigos aceitos para publicação
1.
ANDRADE, F. C. D.. O chão que continua: arquitetura vernacular no SPHAN de Lúcio Costa e Luiz Saia. REVISTA CPC (USP), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, F. C. D.. História e técnica construtiva em taipa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, F. C. D.. Alimentação e o mundo rural brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANDRADE, F. C. D.. 'O patrimônio cultural de Paraibuna'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, F. C. D.. Dossiê de tombamento do viaduto das Almas, em Itabirito - MG. 2018.

2.
ANDRADE, F. C. D.. Dossiê de tombamento da capela de São Gonçalo do Bação, em Itabirito - MG. 2018.

3.
ANDRADE, F. C. D.. Relatório técnico sobre as ruínas de Mocambinho, em Jaíba - MG. 2017.

4.
ANDRADE, F. C. D.. Levantamento do conjunto edificado da fazenda Espírito Santo do Atibaia. 2017.

5.
ANDRADE, F. C. D.; PENIDO, F. ; SANTOS, M ; ALVES, M . Histórico do distrito de Bento Rodrigues e história construtiva da capela de São Bento. 2016.

6.
COSTA, J. P, O. ; AMADO, M ; ANDRADE, F. C. D. . Estudo de tombamento da fazenda Pirahy. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BINAZZI, B. ; ANDRADE, F. C. D. . Entrevista ao programa Pesquisa Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FIORAVANTI, C. ; ANDRADE, F. C. D. . Colaboração em reportagem 'Trigo e milho bem moídos'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
VEIGA, E. ; ANDRADE, F. C. D. ; MORI, V. H. . Colaboração na reportagem 'Pesquisadores encontram ruína de moinho colonial'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, F. C. D.. A preservação do patrimônio urbano do Primeiro Oeste paulista. 2017. .

2.
ANDRADE, F. C. D.; AMONI, P. . Régua de medição arqueológica com conversão de medidas antropométricas para o sistema métrico. 2016. (Ferramenta de pesquisa).

3.
ANDRADE, F. C. D.. Conceitos e práticas preservacionistas em São Paulo:dos monumentos coloniais aos desafios do presente. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BORTOLUCCI, M. A. P. C. S. ; PRATSCHKE, A. ; ANDRADE, F. C. D. . Pinhal Digital: processos ultimídia nas fazendas de café: história, arquitetura e tecnologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ANDRADE, F. C. D.. Passageiros. 2015. Desenho.

2.
RIBEIRO, R. J. ; FRANÇOZO, E. ; ANDRADE, F. C. D. . "imagens e Viagens". 2006. Desenho.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
TOGNON, M.; MARINS, P. C. G.; ANDRADE, F. C. D.. Participação em banca de Rosaelena Scarpeline. Arte doméstica e decorativa no mundo rural paulista: inventário e preservação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
TOGNON, M.; NOBREGA, C. G.; ANDRADE, F. C. D.. Participação em banca de André Janotte Guirado. Tour virtual pelo Brasil do século XVII: possibilidades interativas entre a escola e a iconografia do Brasil açucareiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Científico 2017 ICOMOS Brasil.A arquitetura vernacular como jogo construtivo. 2017. (Simpósio).

2.
XI Encontro de História da Arte da Unicamp.Mediador de mesas de comunicações. 2015. (Encontro).

3.
XXIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Avaliador de trabalhos inscritos na área de Humanas. 2015. (Congresso).

4.
I Congresso de História da Construção Luso-brasileira. Apontamentos sobre o uso da madeira na arquitetura vernacular brasileira. 2013. (Congresso).

5.
I Fórum de Pesquisas sobre o Patrimônio Campineiro.Exames não destrutivos do Patrimônio Artístico e Arquitetônico: aplicação da Termografia no diagnóstico de Bens Culturais de Campinas. 2013. (Outra).

6.
IX Encontro de História da Arte.A cruz como monumento e sua presença no ambiente construído brasileiro. 2013. (Encontro).

7.
IX Encontro de História da Arte.Mediador de mesas de comunicações. 2013. (Encontro).

8.
2º Colóquio Ibero-americano Paisagem cultural, patrimônio e projeto. Espaço e tempo, paisagem e técnica. 2012. (Congresso).

9.
II Encontro de Pesquisadores de Fazendas Históricas."O patrimônio rural vernacular". 2012. (Encontro).

10.
VII Seminário Nacional do Centro de Memória - Unicamp.Antonio Ferrigno e a memória dos lugares em São Paulo. 2012. (Seminário).

11.
XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Avaliador de trabalhos inscritos na área de Humanas. 2012. (Congresso).

12.
2º Seminário Latino-Americano Arquitetura e Documentação.Carlos Borges Schmidt e a história das técnicas. 2011. (Seminário).

13.
I Seminário Internacional "Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio". 2011. (Seminário).

14.
VII Encontro de História da Arte.Arquitetura bandeirista na Serra do Itapeti: um caso interessante para o estudo da arquitetura colonial paulista. 2011. (Encontro).

15.
XIX Congresso Interno de Iniciação Científica. Avaliador de trabalhos inscritos na área de Humanas. 2011. (Congresso).

16.
2º Seminário de Patrimônio Agroindustrial: Lugares de memória.As máquinas e o trigo no passado rural brasileiro: uma contribuição para a história da técnica no Brasil. 2010. (Seminário).

17.
VI Seminário Nacional do Centro de Memória : Memória e Patrimônio.Patrimônio e técnica entre o urbano e o rural. 2009. (Seminário).

18.
Paisagens Culturais: conceitos e critérios de intervenção. 2007. (Seminário).

19.
I Ciclo de Estudos "A arte da cantaria no Brasil: história e restauro, ensino e pesquisa". 2006. (Encontro).

20.
Patrimônio, Natureza e Cultura. 2006. (Outra).

21.
Memória e Patrimônio Arquitetônico. 2005. (Outra).

22.
Arqueologia y Patrimônio en la Habana Vieja. 2004. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, F. C. D.. Alimentação e o mundo rural brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, F. C. D.. 'O patrimônio cultural de Paraibuna'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRADE, F. C. D.. A preservação do patrimônio urbano do Primeiro Oeste paulista. 2017. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VEIGA, E. ; ANDRADE, F. C. D. ; MORI, V. H. . Colaboração na reportagem 'Pesquisadores encontram ruína de moinho colonial'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
BINAZZI, B. ; ANDRADE, F. C. D. . Entrevista ao programa Pesquisa Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FIORAVANTI, C. ; ANDRADE, F. C. D. . Colaboração em reportagem 'Trigo e milho bem moídos'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




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