Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4820125283848904
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Possui graduação em filosofia pelo Centro Universitário de Lavras (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Aposentou-se como Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras-UFLA, Atuou como professora no PPG Educação no Centro Universitário Moura Lacerda (2009-2014), onde foi coordeenadora do PPG Educação (2011-2013). Atua nas áreas da Educação Superior com ênfase nos seguintes temas: Formação de professores, Docência Universitária e Pedagogia Universitária. Tem experiência na Educação Superior, educação rural, formação profissional nas Ciências Agrárias, ensino agrícola e currículo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação do Professor e Currículo - GEPEFOR/FFCLRP/USP, cadastrado no CNPq, desde 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, M. A. R. B.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Moura Lacerda, programa Pós-Graduação em Educação.
Rua Padre Euclides, 995
Campos Eliseos
14085420 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 21011025
URL da Homepage: http:/mestrado.mouralacerda.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Construção do Conhecimento na Universidade:paradoxos entre os ambientes ensino, pesquisa e extensão na área de ciências agrárias, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Silvio A. Sánchez Gamboa.
Palavras-chave: ciência e tecnologia; Modernidade; teoria do conhecimento; universidade; ensino agrícola.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1993
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Formação Ideológica do Engenheiro Agrônomo,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Lili Katsuco Kawamura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação; ensino agrícola; ideologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
1986 - 1988
Especialização em Filosolfia. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Ciência e Poder.
Orientador: Giovani Vechio.
1976 - 1980
Graduação em filosofia.
Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
O ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA AP. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2008 - 2008
Humanidades. (Carga horária: 40h).
Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.
1996 - 1996
Fundamentos Teórico-metodológicos da Pesquisa Qual. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Docente Programa de Pós-Graduação em Educação

Atividades

8/2014 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
Avaliação Educacional
08/2011 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Docente: Ensino, Pesquisa e Extensão
05/2011 - Atual
Direção e administração, programa Pós-Graduação em Educação, .

Cargo ou função
Coordenador.
9/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , programa Pós-Graduação em Educação, .

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado, .

03/2009 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional (40 horas)
Sociologia da Educação (80 horas)
03/2009 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Docente: Ensino, Pesquisa e Extensão
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Formação de Professores
03/2013 - 06/2013
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
Formação Docente; Ensino, Pesquisa e Extensão
03/2012 - 12/2012
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação II
05/2011 - 12/2011
Direção e administração, programa Pós-Graduação em Educação, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
02/2011 - 06/2011
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
08/2010 - 12/2010
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação II
Sociologia da Educação I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Docente: Ensino, Pesquisa e Extensão
02/2010 - 06/2010
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I
02/2010 - 06/2010
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Curriculares no Brasil

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto Aposentada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Currículo, Cultura e Práticas Escolares
2.
Currículo, Cultura e Práticas Escolares

Objetivo: Investiga o currículo e sua articulação entre a prática escolar, a cultura e a formação docente. Os eixos temáticos são: política e currículo, reformas curriculares, formação docente, saberes e práticas, avaliação da aprendizagem e questões ambientais e a ética na formação do professor..
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2010 - 2014
Tendências da formação docente e as perspectivas atuais: as relações entre currículo e formação. es entre currículo, formação e prática:
Descrição: Esse projeto tem como ponto de partida o debate contemporâneo, que sinaliza preocupações sobre as relações entre Universidade e Sociedade, tendo em vista as constantes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade globalizada e a educação, principalmente de nível superior é aclamada como estratégica e influenciada pelas demandas contemporâneas da sociedade capitalista. Trata-se de um contexto que configura desdobramentos que expressa o domínio do paradigma instrumental da ciência, o qual emerge no processo da formação para a docência, bem como a formação de profissionais para outras esferas do mercado. O objetivo desse estudo é discutir, compreender e analisar no contexto das tendências atuais a formação docente e as relações entre currículo, formação e prática pedagógica, a partir do referencial teórico, metodológico e epistemológico que norteiam a formação universitária e docente, sendo esta, consequência das contradições da primeira. Essa questão faz sentido tendo em vista que essas contradições entre os significados e sentidos do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos segundo o paradigma técnico-instrumental tem comprometido a base social, da qual a universidade teria, enquanto instituição social e lugar da ação humana. Por isso, há uma necessidade premente de aprofundar essas questões, bem como situá-las na complexidade que insere a universidade contemporânea, nas dimensões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais. A metodologia utilizada segue os pressupostos da abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de coleta e análise de dados, a analise documental, entrevista, observações e análise de conteúdo. Neste sentido, algumas questões são apontadas como norteadoras desse estudo. Qual a percepção de formação adotam os docentes? Quais valores orientam a prática docente e como são explicitados quanto ao significado do currículo e sua prática? Como o docente desenvolve as conexões entre saberes e a prática, como possibilidades de valorizar o aluno.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Coordenador / Horácio Rosa Vieira - Integrante / Thamires Lima de Oliveira - Integrante / André Alves de Souza - Integrante / Miriam Raymundo da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 4
2010 - 2014
.Avaliação e Construção do conhecimento: perspectivas e desafios para a prática docente:
Descrição: A discussão desenvolvida no decorrer do século XX evidencia que o conhecimento e a formação na universidade tem assumido diferentes contornos com base na racionalidade instrumental, visando atender as pressões políticas, econômicas e culturais situadas no âmbito das transformações do mundo contemporâneo. Nesse contexto é pertinente retomar o papel da universidade, no seu sentido mais amplo, ou seja, a busca pela construção social do conhecimento, o cultivo da cultura, da ética, enfim da dimensão humana da formação. Entende-se que a formação dos intelectuais, situa-se numa complexidade de sentidos, e num conjunto de valores e práticas, que vão construindo a sua identidade social, os princípios filosóficos e epistemológicos, como princípios de uma razão científica e técnica capazes de indagar, interrogar, elaborar o conhecimento necessário e direcionar a formação profissional de acordo com as necessidades do mercado. Desse modo estimula-se uma formação e um modo de construir conhecimento marcado pelo determinismo instrumental vigorando os princípios da fragmentação e simplificação dos conceitos e visões de mundo, enfim, a descontextualização da vida acadêmica desarticulando o ensino, a pesquisa e extensão ? o conhecimento e a formação. Partimos do pressuposto que a avaliação torna-se uma ferramenta de poder político, econômico e ideológico seguindo as orientações cartesianas, na sua estrutura disciplinar, nos critérios lógicos, os quais apresentam resultados que quantificam o processo educativo, os valores culturais e éticos subjacentes na realidade acadêmica. O objetivo desse estudo, é o de compreender a complexidade que envolvem a avaliação universitária, os sentidos e concepções que fundamentam os aspectos teóricos, metodológicos na perspectiva de alunos e professores do curso de pedagogia. Portanto, (re)pensar o processo de avaliação e submetê-lo a investigação e interrogação,?que nos pede reflexão crítica, enfrentamento do instituído, descoberta, invenção e.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Coordenador.
1995 - 1996
Mudanças Tecnológicas e a Formação do Pequeno Produtor Rural no Município de Lavras-MG
Descrição: Caracterizar o universo sócio-econômico e cultural dos produtores familiares do município de Lavras diante da oferta de inovações tecnológicas e da educação formal e não-formal na formação deste segmento. O modelo de desenvolvimento insistiu em desprezar os produtores familiares tanto no conteúdo das pesquisas em Ciência e Tecnologia, quanto nas metodologias de difusão tecnológica e da educação formal. Este projeto desvenda este desequilíbrio e propõe novas metodologias de intervenção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Integrante / Marcos Affonso Ortiz Gomes - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1993 - 1998
Programa de Apoio à Educação Básica Rural no Município de Lavras-MG
Descrição: O Programa busca maior integração entre a universidade e o meio rural através da educação. Foi elaborado um balanço histórico da realidade da escola rural, no sentido identificar os principais problemas. A construção de uma oficina pedagógica itinerante com atividade didático-pedagógica, impulsionou a pretendida integração entre a universidade e o meio rural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Coordenador / José Antônio Ribeiro - Integrante / Luiza Elaine D´osto Rosa - Integrante / Valter Lúcio Oliveira - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


1997 - 1997
Apoio às atividades didático-pedagógico em Educação Ambiental nas escolas rurais do município de Lavras-MG
Descrição: Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e práticas do professor da escola rural, visando uma maior articulação entre o currículo formal e a realidade rural. Também motivar o professor e aluno na construção de uma nova relação com o meio ambiente, todos os seres que o compõem, como parte integrante da luta pela preservação da vida rural. Neste sentido, o projeto pedagógico num trabalho constante de formação político-cultural e ambiental, é possível formar uma nova consciência entre homem e natureza e campo-cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Coordenador / José Antônio Ribeiro - Integrante / Luiza Elaine D´osto Rosa - Integrante / Valter Lúcio Oliveira - Integrante.
1995 - 1995
Integração entre Universidade e Sociedade para um Desenvolvimento Regional Sustentável
Descrição: Com base nos dados do Proext/1994, foi fundamental a continuidade das atividades na escola rural, oferecendo maiores possibilidades pedagógicas, assegurando-lhe condições fundamentais de leitura e suplementação didático-pedagógico. O cenário atual e suas implicações ambientais, foram os principais indicadores para implementar um projeto de educação ambiental na escola rural, necessária para avançar a concepção do desenvolvimento sustentável da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Coordenador / José Antônio Ribeiro - Integrante / Luiza Elaine D´osto Rosa - Integrante / Valter Lúcio Oliveira - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
1994 - 1994
Programa Ação Educacional: A construção de uma ação integradora entre a Universidade e o Meio Rural
Descrição: Tendo em vista as transformações econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos anos, a educação é colocada como um dos desafios. Neste sentido, a construção de uma visão interdisciplinar sobre a educação e a sociedade, impulsionou a realização deste projeto. Como objetivo, orientou-se na construção de metodologias participativas, através de um projeto pedagógico, buscando uma maior integração entre a universidade e a educação rural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Coordenador / José Antônio Ribeiro - Integrante / Luiza Elaine D´osto Rosa - Integrante / Valter Lúcio Oliveira - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Plures. Humanidades (Ribeirão Preto)


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Plures. Humanidades (Ribeirão Preto)
2014 - Atual
Periódico: Comunicações (UNIMEP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARION, E.C.N.2013BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Docência e Tutoria: diálogos e tensões.. Teoria e Prática da Educação, v. 16, p. 47-55, 2013.

2.
FRANÇA, V. D. C.2012FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . A relação teoria e prática no espaço das HTPCs: possibilidades de formação continuada da docência centrada na Escola.. Plures Humanidades, v. 13, p. 275-290-290, 2012.

3.
NOGUEIRA, R. B.2011NOGUEIRA, R. B. ; MARQUES, M. A. R. B. . A percepção dos professores sobre suas práticas pedagógicas num curso de EaD.. Plures. Humanidades (Ribeirão Preto), v. 12, p. 257-277, 2011.

4.
MARQUES, M. A. R. B.2009MARQUES, M. A. R. B.. A construção do conhecimento: contribuição para repensar sua relevância social. Plures. Humanidades (Ribeirão Preto), v. 1, p. 40-57, 2009.

5.
MARQUES, M. A. R. B.2004MARQUES, M. A. R. B.. Universidade na Atualidade: o papel do ensino, da pesquisa e da extensão. Expressão (Mossoró. Impresso), v. 1-2, p. 113-120, 2004.

6.
MEDEIROS, A.M.S.2003MEDEIROS, A.M.S. ; MARQUES, M. A. R. B. . Habermas e a Teoria do Conhecmento. ETD : Educação Temática Digital, v. 5, p. 1-24, 2003.

7.
MEDEIROS, A.M.S.2003MEDEIROS, A.M.S. ; MARQUES, M. A. R. B. . Habermas e Teoria do conhecimento. Contexto & Educação, v. 18, p. 147-170, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARQUES, M. A. R. B.; DAVID, ALESSANDRA (Org.) . As Interfaces da Profissão Docente: Formação, Trabalho, Práticas, Currículo e Avaliação.. 1. ed. Araraquara: Junqueira&marin editores, 2012. v. 1. 207p .

2.
MARQUES, M. A. R. B.; GUENTHER, Z. C. (Org.) . A Educação Rural na Dimensão Ambiental. 1. ed. LAVRAS-MG: UFLA/FAEPE, 1998. v. 1. 80p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . . As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): a percepção do Professor-Tutor e do Aluno no cenário da EaD.. In: / Leda Maria Rangearo Fiorentini ... [et al., organização]. (Org.). Estilos de aprendizagem, tecnologias e inovações na educação. 1ed.Brasília: Departamento de Métodos e Técnicas, 2013, v. 1, p. 01-15.

2.
ANDRADE, M. P. ; MARQUES, M. A. R. B. . A formação docente: um olhar sobre a dimensão ética.. In: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques; Alessandra David. (Org.). As Interfaces da Profissão Docente: Formação, Trabalho, Práticas, Currículo e Avaliação.. 1ed.Araraquara: Junqueira&marin editores, 2012, v. 1, p. 42-67.

3.
MARQUES, M. A. R. B.. Contexto e tendências para a formação no ensino superior. In: SICCA, N.A.L.; FERNANDES, S.A.S.; DAVID, A. e MARQUES, M.A.R.B.. (Org.). Ensino Superior: estudos sobre currículo e formação. 1ed.Florianópolis: Insular, 2011, v. 1, p. 19-39.

4.
MARQUES, M. A. R. B.. Formação no ensino superior: paradoxos entre ensino, pesquisa e extensão. In: Natalina Aparecida Laguna Sicca; Alessandra David Moreira da Costa; Silvia Aparecidade de Sousa Fernandes. (Org.). Processo Curricular: Diferentes Dimensões. 1ed.Florianópolis: Editora Insular Ltda, 2009, v. 1, p. 155-173.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, M. A. R. B.. A Formação dos educadores. Revide, Ribeirão Preto, p. 74 - 76, 28 set. 2012.

2.
MARQUES, M. A. R. B.. Formação profissional em ciências agrárias: um balanço crítico. Informe ESAL, Lavras-MG, 06 set. 1993.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. ; Rivas, Noeli Prestes Padilha . HTPC SOB A PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO NA ESCOLA: A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, 2014, Águas de Lindóia. Anais do II Congresso Nacional de Professores e XII Congresso Estadual sobre Formação de Educadores.. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 2014. v. 1. p. 5652-5662.

2.
MARQUES, M. A. R. B.. A complexidade da docência no Ensino Superior: ressignificando o currículo.. In: X Coloquio sobre Questões Curriculares & VI Coloquio Lusobrasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Coloquio sobre Questões Curriculares & VI Coloquio Lusobrasileiro de Currículo. Belo Horizonte, 2012. v. 1. p. 1-09.

3.
MARQUES, M. A. R. B.. Avaliação e qualidade na universidade: diferentes concepções e a formação da docência.. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária:Ensino Superior - Inovação e Qualidade na Docência., 2012, Porto-Portugal. Anais do VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Porto - Portugal: Porto, 2012. v. 1. p. 1-12.

4.
MARQUES, M. A. R. B.. Docência e Tutoria: Diálogos e Tensões.. In: 18 Congresso Internacional de Educação à Distância, 2012, São Luis. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Luis-MA, 2012. v. 1. p. 11-1.

5.
ANDRADE, M. P. ; MARQUES, M. A. R. B. . A Dimensão ética na formação docente: o sentido humano da educação. In: VII Jornada do PPGE/Mestrado, 2011, Ribeirão Preto. X SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA e VII JORNADA DO PPGE/MESTRADO. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2011. v. 1. p. 1-12.

6.
MARQUES, M. A. R. B.. Educação Ambiental: uma proposta interdisciplinar para a Educação do Campo. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. ANAIS DO XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2010.

7.
MARQUES, M. A. R. B.. O Currículo e o Paradigma científico: discutindo novas concepções. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso-Brasileiro, 2010, Porto. Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro. Porto - Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas e Instituto de Educação - U.Minho, 2010. p. 136-148.

8.
MARQUES, M. A. R. B.. O Paradigma da Complexidade: desafios para o conhecimento. In: Conferência Internacional sobre os Sete Saberes necessários a educação do presente, 2010, Fortaleza. Anais da Conferência Internacional sobre os Sete Saberes. Fortaleza: Departamento de Informática da UECE, 2010. p. 2-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Comunicação e interação em EAD: A ação dialógica na construção do conhecimento e do saber. In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação em Educação, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação, 2011.

2.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Os impactos da inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação. In: 6o Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. 6o Encontro Iberoamericano de Educação. Araraquara, 2011. v. 1. p. 1-1.

3.
NOGUEIRA, R. B. ; MARQUES, M. A. R. B. . A Formação Docente para a EAD: a percepção dos professores do curso de ciências contábeis. In: II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada PPGE, 2010, Ribeirão Preto. II Seminário Internacional em Educação: homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010. p. 1-5.

4.
MELO, M. S. S. ; MARQUES, M. A. R. B. . Formação de Educadores de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas para os métodos didático-pedagógicos em uma Escola Municipal em MG.. In: II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada PPGE, 2010, Ribeirão Preto. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010. p. 1-7.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Miriam Rraymundo da ; MARQUES, M. A. R. B. . A construção da identidade docente na Escola Rural: um olhar da experiência do Gestor.. In: XI Simpósio de Produção Científica e VIII Jornada do PPGE/Mestrado, 2012, Ribeirão Preto. XI Simpósio de Produção Cientifica-VIII Jornada do PPGE/Mestrado. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2012. v. 1. p. 1-1.

2.
VIEIRA, H. R. ; MARQUES, M. A. R. B. . O Ensino da Filosofia no currículo: a mitolodiga grega como principio filosófico.. In: XI Simpósio de Produção Científica e VIII Jornada do PPGE/Mestrado, 2012, Ribeirão Preto. XI Simpósio de Produção Cientifica-VIII Jornada do PPGE/Mestrado. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2012. v. 1. p. 1-1.

3.
OLIVEIRA, T. L. ; MARQUES, M. A. R. B. . Formação da Docência para a Educação Ambiental: a construção de um diálogo interdisciplinar.. In: XI Simpósio de Produção Científica e VIII Jornada do PPGE/Mestrado, 2012, Ribeirão Preto. XI Simpósio de Produção Cientifica-VIII Jornada do PPGE/Mestrado. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2012. v. 1. p. 1-1.

4.
SOUZA, A. A. ; MARQUES, M. A. R. B. . A Formação em Ciências Contábeis: saberes necessários para a docência.. In: XI Simpósio de Produção Científica e VIII Jornada do PPGE/Mestrado, 2012, Ribeirão Preto. XI Simpósio de Produção Cientifica-VIII Jornada do PPGE/Mestrado. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2012. v. 1. p. 1-1.

5.
ANDRADE, M. P. ; MARQUES, M. A. R. B. . Ética e Identidade: significados e desafios para a Docência Universitária. In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

6.
GASPAR, C. R. A. ; MARQUES, M. A. R. B. . Um olhar sobre as diferenças histórico-culturais e sociais: o fracasso escolar como decorrência.. In: VII Jornada do PPGE/Mestrado, 2011, Ribeirão Preto. VII Jornada do PPGE/Mestrado. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2011. p. 01-08.

7.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a articulação teoria e prática.. In: VII Jornada do PPGE/Mestrado, 2011, Ribeirão Preto. X SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA e VII JORNADA DO PPGE/MESTRADO. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2011. v. 1. p. 1-1.

8.
AMARANTE, Rosemeira ; MARQUES, M. A. R. B. . A complexidade do processo de avaliação: algumas indagações na perspectiva da formação universitária. In: 11o Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2011, Santos. Congresso Nacional de Iniciação Cientifica-CONIC. São Paulo: SEMESP, 2011. v. 1. p. 1-1.

9.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a articulação teoria e prática.. In: 6o Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. 6o Encontro Iberoamericano de Educação. Unesp-Araraquara: Unesp-Araraquara, 2011. v. 1. p. 1-1.

10.
MARQUES, M. A. R. B.. O currículo e o paradigma científico: discutindo novas concepções. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro, 2010, Porto. Debater o Currículo e seus Campos Políticas, Fundamentos e Práticas. Porto: Legis Editora, 2010. v. 1. p. 41-42.

11.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Comunicação e Interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): Professor qual a sua Formação?. In: II Seminário Internacional em Educação e VI Jornada do PPGE, 2010, Ribeirão Preto. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010.

12.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a fragmentação da teoria e prática. In: II Seminário Internacional em Educação e VI Jornada do PPGE, 2010, Ribeirão Preto. II Seminário Internacional em Educação e VI Jornada do PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010.

13.
ANDRADE, M. P. ; MARQUES, M. A. R. B. . A formação dos professores: uma perspectiva filosófica e ética para a docência. In: II Seminário Internacional em Educação:Homogeneidade e diversidade em Educação e VI Jornada do PPGE, 2010, Ribeirão Preto. II Seminário Internacional em Educação e VI Jornada do PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010.

14.
GASPAR, C. R. A. ; MARQUES, M. A. R. B. . As contradições no âmbito do contexto escolar: um estudo sobre as causas do fracasso escolar de uma escola pública. In: II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada do PPGE, 2010, Ribeirão Preto. II Seminário Internacional em Educação: Homgeneidad e diversidade em educação e VI Jornada do PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010.

15.
CHIODI, Rosangela A. ; MARQUES, M. A. R. B. . Estratégias interdisciplinares motivacionais na prática docente. In: II Seminário Internacional em Educação: homegeneidade e diversidade em educação e VI Jornada do PPGE, 2010, Ribeirão Preto. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade e VI PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010.

16.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no cenário da educação a distância. In: II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada PPGE, 2010, Ribeirão Preto. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade e VI Jornada PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010. p. 1-1.

17.
GASPAR, C. R. A. ; MARQUES, M. A. R. B. . As contradições no âmbito do contexto escolar: um estudo sobre a história de vida dos alunos de uma escola pública. In: IX SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DO PPGE/MESTRADO, 2009, Ribeirão Preto. IX SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DO PPGE/MESTRADO. RIBEIRÃO PRETO: CUML, 2009.

18.
MELO, M. S. S. ; MARQUES, M. A. R. B. . Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação de Jovens e Adultos. In: IX SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DO PPGE/MESTRADO, 2009, Ribeirão Preto. IX SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA E V JORNADA DO PPGE/MESTRADO. Ribeirão Preto: CUML, 2009.

19.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . O papel do professor-coordenador pedagógico na formação continuados de docentes. In: IX SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DO PPG/MESTRADO, 2009, Ribeirão Preto. IX SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DO PPGE/MESTRADO. Ribeirão Preto: CUML, 2009.

20.
OLIVEIRA, V. L. ; RIBEIRO, J. A. ; MARQUES, M. A. R. B. ; GOMES, M. A. O. . Mudanças tecnológicas e a formação do pequeno produtor rural no município de Lavras-MG: o impacto sócio-ambiental devido ao uso inadequado de defensivos agrícolas. In: IX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras, 1996, Lavras-MG. Resumos, Lavras. Lavras: Editora da UFLA, 1996. p. 221-221.

21.
OLIVEIRA, V. L. ; RIBEIRO, J. A. ; MARQUES, M. A. R. B. ; GOMES, M. A. O. . Mudanças tecnológicas e a formação do pequeno produtor rural no município de Lavras-MG: o impacto sócio-ambiental devido ao uso inadequado de defensivos agrícolas. In: Congresso Brasieiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, 1996, Santa Maria-RS. Resumos..., 1996.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Docência e tutoria: diálogos e tensões. Teoria e Prática da Educação, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. ; Rivas, Noeli Prestes Padilha . HTPC sob a perspectiva de formação na escola: a articulação entre teoria e prática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, R. F. ; MARQUES, M. A. R. B. . A arte como processo educativo: um estudo sobre a prática do teatro numa escola pública.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Rivas, Noeli Prestes Padilha ; SILVA, G. M. ; MARQUES, M. A. R. B. . Formação para a docência universitária nos Cursos de Pós-Graduação da Área de Ciências da Saúde: Construtos pedagógicos e curriculares.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARQUES, M. A. R. B.. A complexidade da docência no Ensino Superior: ressignificando o currículo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARQUES, M. A. R. B.. Avaliação e qualidade na universidade: diferentes concepções e a formação da docência.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, Miriam Rraymundo da ; MARQUES, M. A. R. B. . A construção da identidade docente na Escola Rural: um olhar da experiência do Gestor.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ANDRADE, M. P. ; MARQUES, M. A. R. B. . Etica e Identidade: significados e desafios para a Docência Universitária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Comunicação e interação em EAD: A ação dialógica na construção do conhecimento e do saber.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GASPAR, C. R. A. ; MARQUES, M. A. R. B. . Um olhar sobre as diferenças histórico-culturais e sociais: o fracasso escolar como decorrência.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ANDRADE, M. P. ; MARQUES, M. A. R. B. . A Dimensão ética na formação docente: o sentido humano da educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a articulação teoria e prática.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Os impactos da inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
AMARANTE, Rosemeira ; MARQUES, M. A. R. B. . A complexidade do processo de avaliação: algumas indagações na perspectiva da formação universitária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a articulação teoria e prática.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Os impactos da inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MARQUES, M. A. R. B.. Educação Ambiental: uma proposta interdisciplinar para a educação do campo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MARQUES, M. A. R. B.. O Paradigma da Complexidade: desafios para o conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no cenário da Educação à Distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MARQUES, M. A. R. B.. A Complexidade do Conhecimento num mundo globalizado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MARQUES, M. A. R. B.. Ética e conhecimento: o compromisso da universidade na formação do engenheiro florestal. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MARQUES, M. A. R. B.. O Profissional de Ciências Agrárias no Contexto Atual e Perspectivas para o Futuro da Sociedade. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MARQUES, M. A. R. B.. Ensino e Formação em Ciências Florestais: perspectivas para a conscientização ambiental. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MARQUES, M. A. R. B.. Educação Ambiental na dimensão das ciências florestais. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MARQUES, M. A. R. B.. Formação de Profissionais em ciências agrárias:Um balanço crítico. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MARQUES, M. A. R. B.. Currículo da área de ciências Agrárias. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MARQUES, M. A. R. B.. Formação Profissional em Ciências Agrárias: Ideologia e Trabalho. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, M. A. R. B.; COSTA, A. D. M. . As Interfaces da Profissão Docente: Formação, Trabalho, Práticas, Currículo e Avaliação.. Araraquara: Editora Junqueira&marin, 2012 (Apresentação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARQUES, M. A. R. B.. Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade.. 2012.

2.
MARQUES, M. A. R. B.. II Seminário Internacional em Educação/VI Jornada do PPGE. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARQUES, M. A. R. B.. A Formação dos educadores. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MARQUES, M. A. R. B.; FERNANDES, S.A.S. . Licenciatura e formação de professores. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MARQUES, M. A. R. B.. Educação Ambiental. 1995. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, M. A. R. B.; Rivas, Noeli Prestes Padilha ; OLIVEIRA, R. B. . A construção da identidade docente no silenciamento e nas relações dicotômicas entre o rural e o urbano. 2014. (Exame de Qualificação).

2.
MARQUES, M. A. R. B.; FERNANDES, M. C. S. G. ; SICCA, N. A. L. . A visão dos professores de Ciências Contábeis sobre os saberes pedagógicos necessários à docência. 2014. (Exame de Qualificação).

3.
MARQUES, M. A. R. B.; CONTE, K. M. ; DIAS, Tárcia Regina da Silveira . O Currículo de Filosofia na rede pública do estado de São Paulo: uma análise sobre os conceitos filosóficos no caderno do aluno da 1a série do Ensino Médio. 2014. (Exame de Qualificação).

4.
MARQUES, M. A. R. B.. Formação de professores: expectativas e novos desafios.. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
MARQUES, M. A. R. B.; ANDRADE, M. P. ; MATOS, V. C. A. S. ; QUEIROZ, E. P. ; SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza . Formação de professores: expectativas e novos desafios.. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
SICCA, N. A. L. ; FERNANDES, M. C. S. G. ; MARQUES, M. A. R. B. . Concepções de professores acerda da avaliação externa e suas decorrências nas práticas pedagógicas.. 2012. (Exame de Qualificação).

7.
BARION, E.C.N. ; MARQUES, M. A. R. B. . Os impactos da inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2012. (Exame de Qualificação).

8.
MARQUES, M. A. R. B.. Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado. 2011. (Coordenadora de curso).

9.
FERNANDES, S.A.S. ; MARQUES, M. A. R. B. . O meio ambiente e sua importância no ensino de geografia: um estudo sobre os livros didáticos do Ensino Fundamental.. 2011. (Exame de Qualificação).

10.
DAVID, ALESSANDRA ; MARQUES, M. A. R. B. . Os caminhos da avaliação educacional na década de 1990: das orientações internacionais à proposta de Estado. 2011. (Exame de Qualificação).

11.
GASPAR, C. R. A. ; FERNANDES, S.A.S. ; MARQUES, M. A. R. B. . Um estudo sobre as causas do fracasso escolar de uma escola pública: as contradições no âmbito do contexto escolar.. 2011. (Exame de Qualificação).

12.
MARQUES, M. A. R. B.; ADAS, Sérgio ; SICCA, N. A. L. . A complexidade da formação docente: a ética da identidade humana e seu sentido na educação.. 2011. (Exame de Qualificação).

13.
NOGUEIRA, R. B. ; MARQUES, M. A. R. B. ; Rivas, Noeli Prestes Padilha ; FERNANDES, S.A.S. . A prática docente em EAD: a percepção dos professores do curso de Ciências Contábeis. 2011. (Exame de Qualificação).

14.
DAVID, ALESSANDRA ; Rivas, Noeli Prestes Padilha ; MARQUES, M. A. R. B. . A inserção da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no curso de Pedagogia: uma análise de Planos de Ensino.. 2011. (Exame de Qualificação).

15.
MARQUES, M. A. R. B.; Rivas, Noeli Prestes Padilha ; SICCA, N. A. L. . O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a articulação teoria e prática.. 2011. (Exame de Qualificação).

16.
MARQUES, M. A. R. B.; SILVA, M. G. M. ; FERNANDES, S.A.S. . Os impactos da inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2011. (Exame de Qualificação).

17.
MARQUES, M. A. R. B.. X Simpósio de Produção Científica-VII Jornada do PPGE/Mestrado. 2011. (Coordenadora de Sala).

18.
TORRES, J. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . O papel do professor tutor no curso de Pedagogia na modalidade à distãncia em uma universidade do interior paulista.. 2010. (Exame de Qualificação).

19.
FERNANDES, M. C. S. G. ; MARQUES, M. A. R. B. ; TORRES, J. C. . Currículo e formação profissional em cursos Lato Sensu. 2010. (Exame de Qualificação).

20.
DIAS, Tárcia Regina da Silveira ; ALMEIDA, Cristina José de ; MARQUES, M. A. R. B. . A interação do deficiente visual na Educação Básica: uma perspectiva histórico-cultural. 2010. (Exame de Qualificação).

21.
MARQUES, M. A. R. B.. Formação de professores. 2010. (Coordenadora de Sala).

22.
DAVID, ALESSANDRA ; MARQUES, M. A. R. B. ; SOUZA-LEITE, Célia Regina Vieira de . As relações entre a escola e os direitos da criança e do adolescente por meio do Conselho Tutelar da cidade de Monte Alto/SP. 2010. (Exame de Qualificação).

23.
MARQUES, M. A. R. B.. Introdução à Preparação de Projetos Científicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
MARQUES, M. A. R. B.. Introdução à Preparação de Projetos Científicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
MARQUES, M. A. R. B.. Estudos Filosóficos, Leitura e Gênero. 2009. (Coordenadora de Sala).

26.
MATTOS, M. F. S. C. G. ; GONÇALVES, M. F. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . Releitura de obras de artes realizada na Educação Infantil: desafios e concepções. 2009. (Exame de Qualificação).

27.
COSTA, A. D. M. ; MARQUES, M. A. R. B. . De Diretor a gestor: uma análise histórica das atribuições e do papel do dirigente escolar paulista.. 2009. (Exame de Qualificação).

28.
TORRES, J. C. ; MARQUES, M. A. R. B. . O absenteismo docente, a saúde dos professores e a precarização do trabalho docente em escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.. 2009. (Exame de Qualificação).

29.
TORRES, J. C. ; ASSOLINI, F. E. P. ; MARQUES, M. A. R. B. . As percepções dos Professores Coordenadores da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo sobre a nova proposta curricular 2008.. 2009. (Exame de Qualificação).

30.
MARQUES, M. A. R. B. . Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental no âmbito municipal:possibilidades de uma avaliação negociada?. 2009. (Exame de Qualificação).

31.
MARQUES, M. A. R. B.. Educação Rural e Ambiental. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
MARQUES, M. A. R. B.. Educação Rural e Ambiental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

33.
MARQUES, M. A. R. B.. Educação Ambiental: Água e Cidadania. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SICCA, N. A. L.; Rivas, Noeli Prestes Padilha; MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Suzete Rosa Machado. A formação profissional específica no curso de Pedagogia: visão dos professores acerca do processo curricular.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
SICCA, N. A. L.; Rivas, Noeli Prestes Padilha; MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Suzete Rosa Machado. Concepções de professores sobre disciplinas voltadas para a formação profissional específica no curso de Pedagogia: entre o currículo e a formação.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

3.
MARQUES, M. A. R. B.; LASTORIA, Andrea Coelho; FERNANDES, S.A.S.. Participação em banca de Thamires Lima de Oliveira. Educação Ambiental e a formação docente: realidade e desafios.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

4.
MARQUES, M. A. R. B.; ADAS, Sérgio; SICCA, N. A. L.. Participação em banca de Marcelo Pereira de Andrade. A complexidade da formação docente: a ética da identidade humana e seu sentido na educação.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

5.
MARQUES, M. A. R. B.; SILVA, M. G. M.. Participação em banca de Eliana Cristina Nogueira Barion. O professor-tutor, as TICs e os alunos no cenário da EAD.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

6.
DAVID, ALESSANDRA; MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Valéria Aparecida de Souza Siqueira. Os caminhos da avaliação educacional: das orientações internacionais à proposta de Estado São Paulo faz Escola (1990-2009).. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

7.
SICCA, N. A. L.; FERNANDES, M. C. S. G.; MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Susana Machado Marchi. Concepções de professores acerca da avaliação externa e suas decorrências nas práticas pedagógicas de uma escola de Ensino Fundamental.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

8.
DAVID, ALESSANDRA; Rivas, Noeli Prestes Padilha; MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Silvana Aparecida Nieto Lopez. A área de Tecnologia da Informação e Comunicação nos cursos de Pedagogia: uma análise de currículo". 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

9.
MARQUES, M. A. R. B.; Rivas, Noeli Prestes Padilha; FERNANDES, S.A.S.. Participação em banca de Rosângela Martins Bernardes Nogueira. A prática docente em EAD: a percepção dos professores do curso de Ciências Contábeis. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

10.
MARQUES, M. A. R. B.; Romão, Lucília Sousa; FERNANDES, S.A.S.. Participação em banca de Célia Regina Aporta Gaspar. Contradições no contexto escolar: causas do fracasso.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

11.
FERNANDES, S.A.S.; LASTORIA, Andrea Coelho; MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Rosely Aparecida Frojoni Jacomini. O livro didático de Geografia nos anos iniciais: análise do tema meio ambiente. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

12.
MARQUES, M. A. R. B.; Rivas, Noeli Prestes Padilha; SICCA, N. A. L.. Participação em banca de Valéria Duarte Coelho França. O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a articulação teoria e prática.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

13.
MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Maria Neli Volpini. Processo de Avaliação do Ensino Fundamental no âmbito municipal: possibilidades de uma avaliação negociada?. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

14.
DAVID, ALESSANDRA; FONSECA, SÉRGIO CÉSAR; MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Paola Alves Martins dos Santos. As relações entre a escola e os direitos das crianças e dos adolescentes por meio dos atendimentos do Conselho Tutelar do município de Monte Alto/SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

15.
DIAS, Tárcia Regina da Silveira; ALMEIDA, Cristina José de; MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Dayene Pereira Siqueira. A interação do deficiente visual na Educação Escolar: uma perspectiva histórico-cultural. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

16.
MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Beldia Cagnoni. Reeleitura de obras de arte realizada na Educação Infantil: concepções e desafios. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

17.
MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Celia Maria Lopes Mendes. Magistério: vocação ou sofrimento? Percepções de professores acerca do cotidiano escolar num contexto de precarrização e intensificação do trabalho docente. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

18.
MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Juan Antônio Loureiro Cox Filho. As percepções de Professores Coordenadores da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo sobre suas atribuições: um estudo crítico. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda.

19.
MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Ignácio Hugo Rockenback. A mulher na administração e produção de pequena empresa rural: O caso de um grupo de gestão agrícola em Santa Catarina. 1995. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Eduardo Ruiz Vieira.Liderança Situacional-Democrática no ramo imobiliário em Jaboticabal-SP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Associação Taned de Ensino Superior-ATES.

2.
MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Cristiane Simone dos Santos Guerreiro.Gestão dos Recursos Hídricos em Propriedade Rural: uma análise dos impactos ambientais na região de Jaboticabal-SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Associação Taned de Ensino Superior-ATES.

3.
MARQUES, M. A. R. B.. Participação em banca de Angelita Soares Mota.Análise do índice da satisfação dos clientes do Banco do Brasil: um estudo de caso da agência de Jaboticabal-SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Associação Taned de Ensino Superior-ATES.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARQUES, M. A. R. B.. Assistente Social. 1993. Universidade Federal de Lavras.

Avaliação de cursos
1.
MARQUES, M. A. R. B.. Implantação do Curso de Tutoria à Distância em Gestão de Programas de Reforma Agrária e Assentamento. 1996. Universidade Federal de Lavras.

Outras participações
1.
MARQUES, M. A. R. B.. Seleção de Monitoria. 1996. Universidade Federal de Lavras.

2.
MARQUES, M. A. R. B.. Monitoria Pós-Graduação. 1996. Universidade Federal de Lavras.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Nacional de Formação de Professores-XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. HTPC sob a perspectiva de formação na escola: a articulação entre teoria e prática. 2014. (Congresso).

2.
13a. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.Interdisciplinaridade: Uma possibilidade de criar um novo sentido para a Educação?. 2013. (Outra).

3.
13 Congresso Nacional de Iniciação Científica. A arte como processo educativo: um estudo sobre a prática do teatro numa escola pública.. 2013. (Congresso).

4.
36a Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Congresso).

5.
18 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.. Docência e Tutoria: Diálogos e tensões.. 2012. (Congresso).

6.
35a. Reunião Anual da ANPED. 2012. (Outra).

7.
Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúdeid. 2012. (Encontro).

8.
Seminário de Acompanhamento de Área. 2012. (Seminário).

9.
Simpósio do "Grupo de Apoio Pedagógico de Ribeirão Preto GAPRP-USP. 2012. (Simpósio).

10.
VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Avaliação e qualidade na universidade: diferentes concepções e a formação da docência.. 2012. (Congresso).

11.
X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio luso-brasileiro de currículo.A complexidade da docência no ensino superior: ressignificando o currículo.. 2012. (Outra).

12.
XI Simpósio de Produção Científica - VIII Jornada do PPGE/Mestrado.Formação da docência para a Educação Ambiental: a construção de um diálogo interdisciplinar.. 2012. (Simpósio).

13.
XI Simpósio de Produção Científica - VIII Jornada do PPGE/Mestrado.A construção da identidade docente na Escola Rural: um olhar da experiência do Gestor.. 2012. (Simpósio).

14.
XI Simpósio de Produção Científica - VIII Jornada do PPGE/Mestrado.A formação em Ciências Contábeis: saberes necessários para a docência.. 2012. (Simpósio).

15.
XI Simpósio de Produção Científica-VIII Jornada do PPGE/Mestrado.O Ensino da Filosofia no currículo: a mitologia grega como princípio filosófico.. 2012. (Seminário).

16.
XVI Endipe. 2012. (Encontro).

17.
10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2011. (Encontro).

18.
11o Congresso Nacional de Iniciação Científica. A complexidade do processo de avaliação: algumas indagações na perspectiva da formação universitária. 2011. (Congresso).

19.
34 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduaçao. 2011. (Outra).

20.
6o Encontro Iberoamericano de Educação.O HTPC COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. 2011. (Encontro).

21.
Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste-Pós-Graduação em Educação.Ética e Identidade: significados e desafios para a Docência Universitária. 2011. (Encontro).

22.
IIo. Colóquio do Grupo de Pesquisa. 2011. (Encontro).

23.
IV Encontro Iberoamericano de Educação.Um estudo sobre as causas do fracasso escolar de uma escola pública: as contradições no âmbito do contexto escolar.. 2011. (Encontro).

24.
Reunião com os Programas de Pós-graduação-CAPES.Projeto do PPG/mestrado. 2011. (Outra).

25.
Seminário Docência Universitária em Saúde. 2011. (Seminário).

26.
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2011. (Congresso).

27.
X Simpósio de Produção Científica-VII Jornada do PPGE/Mestrado.O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a articulação teoria e prática.. 2011. (Simpósio).

28.
Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para a Educação do Presente.O Paradigma da Complexidade: desafios para o conhecimento. 2010. (Outra).

29.
I Colóquio do Grupo de Pesquisa "Currículo, História e Poder". 2010. (Encontro).

30.
II Seminário Internacional em Educação: homegeneidade e diversidade em educação e VI Jornada do PPGE.Estratégias interdisciplinares motivacionais na prática docente. 2010. (Seminário).

31.
II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em Educação.As Contradições no âmbito do contexto Escola: Um estudo sobre as causas do fracasso escolar numa escola pública.. 2010. (Seminário).

32.
II Seminário Internacional em Educação:Homogeneidade e diversidade em Educação e VI Jornada do PPGE.A Formação dos Professores: Uma perspectiva filosófica e ética para a docência. 2010. (Seminário).

33.
II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada do PPGE.As contradições no âmbito do contexto escolar: um estudo sobre as causas do fracasso escolar de uma escola pública.. 2010. (Seminário).

34.
II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada PPGE.A formação docente para EAD: A percepção dos professores do curso de ciências contábeis.. 2010. (Seminário).

35.
II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada PPGE.Formação de Educadores de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas para os métodos didático-pedagógicos em uma escola municipal em MG.. 2010. (Seminário).

36.
II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação e VI Jornada PPGE.O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no cenário da educação a distância.. 2010. (Seminário).

37.
II Seminário Internacional em Educação e VI Jornada do PPGE.O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a fragmentação da teoria e prática.. 2010. (Seminário).

38.
XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Educação Ambiental: uma proposta interdisciplinar para a educação no campo.. 2010. (Encontro).

39.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).

40.
V Jornada do Programa de Pós-Graduação em Educação.AS CONTRADIÇÕES NO ÂMBITO DO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO. 2009. (Simpósio).

41.
V Jornada do Programa de Pós-Graduação em Educação.Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Simpósio).

42.
Brasil-Venezuela sobre Universidade.Participante. 1999. (Encontro).

43.
Teoria Crítica e Educação.Participante. 1998. (Outra).

44.
XIII Simpósio Nacional de Educação Ambiental.participante. 1996. (Simpósio).

45.
18a. Reunião Anual da ANPED.participante. 1995. (Outra).

46.
16a. Reunião Anual da ANPED.Participante. 1993. (Outra).

47.
I Seminário sobre Cultura Tecnológica e Formação Profissional.Participante. 1992. (Seminário).

48.
6a. Confer~encia Brasileira de Educação.Participante. 1991. (Outra).

49.
I Seminário sobre Ensino de Graduação.Participante. 1989. (Seminário).

50.
XXIV Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Participante. 1986. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, M. A. R. B.. XI SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VIII JORNADA DO PPGE/MESTRADO. 2012. (Outro).

2.
MARQUES, M. A. R. B.. X Simpósio de Produção Científica-VII Jornada do PPGE/Mestrado. 2011. (Outro).

3.
DAVID, ALESSANDRA ; SOUZA-LEITE, Célia Regina Vieira de ; MARQUES, M. A. R. B. ; MATTOS, M. F. S. C. G. ; SICCA, N. A. L. ; GAIO, Roberta Gaio ; FERNANDES, S.A.S. ; DIAS, Tárcia Regina da Silveira ; SCRIPTORI, Carmen Campoy . II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação/VI Jornada PPGE. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Rodrigo Cherri. As relações entre professor-aluno no ensino à distância: algumas indagações na visão do aluno e do professor. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

2.
Anita Gombrade Pereira. A formação continuada: um estudo sobre a identidade do professor de história. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. (Orientador).

3.
Loredana Costa de Oliveira e Silva. A formação docente na perspectiva interdisciplinar: entre tensões e desafios. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

4.
THIAGO FRANCISCO MALAGUTTI. Formação docente do engenheiro: saberes em construção. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, PROSUP/CAPES. (Orientador).

5.
Silvia Maria de Barros Gandara. A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e sua contribuição na formação continuada dos Diretores de Escola.. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, PROSUP/CAPES. (Orientador).

6.
André Alves de Souza. A formação em Ciências Contáveis: saberes necessários para a docência.. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

7.
Thamires Lima de Oliveira. Formação da Docência para a Educação Ambiental: a construção de um diálogo interdisciplinar.. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

8.
Miriam Raymundo da Silva. A construção da identidade docente na Escola Rural: um olhar da experiência do Gestor.. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. (Orientador).

9.
Horácio Rosa Vieira. O Ensino da Filosofia no Currículo do Ensino Médio: conceitos e princípios filosoóficos.. Início: 2012. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. (Orientador).

10.
Thamires Lima de Oliveira. CONEXÕES DE SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM O DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

11.
Marcelo Pereira de Andrade. A COMPLEXIDADE DA FORMAÇÂO DOCENTE: Um despertar para a ética da identidade humana e seu sentido na educação. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Eliana Cristina Nogueira Barion. Formação de Professores para a Educação a Distância: Um estudo sobre a Identidade Docente. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular. (Orientador).

13.
Célia Regina Aporta GASPAR. AS CONTRADIÇÕES NO ÂMBITO DO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. (Orientador).

14.
Magda de Souza dos Santos Melo. : Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

15.
Rosangela Martins Bernardes Nogueira. Ensino Superior Presencial e a Distância: Um Estudo Sobre os Aspectos Didático-pedagógicos.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

16.
Valéria Duarte Coelho França. O papel do professor coordenador pedagógico na formação continuada de docentes numa. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rosemeira Paiva Vieira Amarante. A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: algumas indagações na perspectiva da formação universitária. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Moura Lacerda, Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Horácio Rosa Vieira. O Currículo de Filosofia na rede pública do estado de São Paulo: uma análise sobre os conceitos filosóficos no caderno do aluno da 1a série do Ensino Médio.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

2.
André Alves de Souza. A visão dos professores de Ciências Contábeis sobre os saberes pedagógicos necessários à docência. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, . Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

3.
Miriam Raymundo da Silva. A construção da identidade docente no silenciamento e nas relações dicotômicas entre o rural e o urbano. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

4.
Thamires Lima de Oliveira. Educação Ambiental: realidade e desafios no Ensino Fundamental em uma Escola Pública.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, . Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

5.
Marcelo Pereira de Andrade. A complexidade da formação docente: a ética da identidade humana e seu sentido na educação.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

6.
Eliana Cristina Nogueira Barion. O professor-tutor, as TICs e os alunos no cenário da EaD: vozes e tensões.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

7.
Rosângela Martins Bernardes Nogueira. O curso de ciências contábeis na modalidade à distância: a percepção dos professores sobre suas práticas. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, . Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

8.
Célia Regina Aporta Gaspar. Contradições no contexto escolar: causas do fracasso.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

9.
Valéria Duarte Coelho França. O HTPC como espaço de formação continuada: um olhar crítico sobre a articulação teoria e prática.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

Iniciação científica
1.
Walquíria Alves Smith Lima. Educação Ambiental nas Escolas Rurais do município de Lavras-MG. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Extensão Universitária-MEC. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

2.
Silva Amélia W. Roenick. Educação Ambiental nas Escolas Rurais do município de Lavras-MG: um projeto pedagógico e ambiental na implantação de hortas. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Extensão Universitária-MEC. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

3.
Walter Lúcio Oliveira. A formação do produtor rural e os impactos sócio-ambientais, devido ao uso inadequado de defensivos agrícola na agricultura familiar, no município de Lavras-MG. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, cnpq. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

4.
Maria dos Anjos Gonçalves. Educação Ambiental nas escolas rurais no município de Lavras-MG. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Extensão Universitária-MEC. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

5.
José Antônio Ribeiro. A realidade da educação rural no município de Lavras-MG: um balanço histórico. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, FNDE/MEC. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

6.
Vinicius Martins Ferreira. Educação Ambiental nas Escolas Rurais do município de Lavras-MG. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Extensão Universitária-MEC. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

7.
Thelmely Torres. Mudanças tecnológicas e a formação do pequeno produtor familiar rural na região de Lavras-MG. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, cnpq. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

8.
Karina Mori Diehl. Impactos sócio-ambientais devido ao iso inadequado de defensivos agrícola na agricultura familiar do município de Lavras-MG. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, cnpq. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.

9.
Luisa D´Osto Rosa. O encontro pedagógico entre a Universidade e a Educação Rural:oficina pedagógica itinerante. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Extensão Universitária-MEC. Orientador: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARQUES, M. A. R. B.; DAVID, ALESSANDRA (Org.) . As Interfaces da Profissão Docente: Formação, Trabalho, Práticas, Currículo e Avaliação.. 1. ed. Araraquara: Junqueira&marin editores, 2012. v. 1. 207p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, M. A. R. B.. A Formação dos educadores. Revide, Ribeirão Preto, p. 74 - 76, 28 set. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, R. F. ; MARQUES, M. A. R. B. . A arte como processo educativo: um estudo sobre a prática do teatro numa escola pública.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Rivas, Noeli Prestes Padilha ; SILVA, G. M. ; MARQUES, M. A. R. B. . Formação para a docência universitária nos Cursos de Pós-Graduação da Área de Ciências da Saúde: Construtos pedagógicos e curriculares.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRANÇA, V. D. C. ; MARQUES, M. A. R. B. ; Rivas, Noeli Prestes Padilha . HTPC sob a perspectiva de formação na escola: a articulação entre teoria e prática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 6:03:03