Martin Kreuz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1578232392461807
  • Última atualização do currículo em 06/04/2018


Graduado em História pela Universidade Regional de Blumenau. Professor no Ensino Médio. Integra o Grupo de Pesquisas Ethos, Alteridade e Desenvolvimento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Furb. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Martin Kreuz
Nome em citações bibliográficas
KREUZ, M.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Trabalhadores, paternalismo e conflito :análise das representações da greve de 1989 em Blumenau.
Orientador: Ricardo Machado.




Atuação Profissional



Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Educacional Timbó S.A., CETISA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Médio


Centro Educacional Pomerano Ltda, METROPOLITANO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Médio


SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Médio



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
História e Cultura dos Povos Indígenas em escolas do Médio Vale do Itajaí: uma leitura a partir das Secretarias de Desenvolvimento Regional/Gerências de Educação de Blumenau, Brusque e Timbó
Descrição: Nos últimos anos movimentos sociais e culturais vem ganhando visibilidade através de suas lutas afirmativas e avançando na construção de uma agenda de direitos humanos, que lentamente estão se transformando em políticas de Estado. Um exemplo da materialização das lutas em torno do direito à diversidade é a Lei 11.645, de 2008, que determina a inclusão de conteúdos de história e cultura dos Povos Afro-brasileiros e Indígenas nos currículos das escolas públicas. Ainda são reduzidos os investimentos na formação de educadores e materiais didáticos para interagir com essa temática, o que pode contribuir na continuidade e reprodução de preconceitos construídos historicamente. A região do Vale do Itajaí, povoado por indígenas e colonizado por imigrantes europeus, traz em sua história registros de conflitos de contato e diferenças culturais, que subsidiam a construção de conceitos e preconceitos em relação ao indígena como uma antítese do colono. A ausência de percepção, conhecimento e respeito à diversidade pode inibir e por vezes eliminar a livre manifestação da diferença o que implica no enfraquecimento do exercício democrático e desenvolvimento para todos os cidadãos. No espaço da educação formal o currículo escolar organiza e encaminha conteúdos, objetivos e metodologias visando o pleno desenvolvimento de todos os educandos. Neste sentido, este projeto buscou investigar em que medida e abrangência os conteúdos relativos à cultura e história dos Povos Indígenas de Santa Catarina, de forma particular o povo Indígena Laklãnõ Xokleng integra currículos de escolas de Ensino Fundamental na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR)/Gerência de Educação (GERED) de Blumenau. A investigação se constituiu de pesquisa bibliográfica e social com questionários junto a educadores e gestores do Ensino Fundamental em escolas, que integram esta SDR/GERED..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Martin Kreuz - Integrante / Lilian Blanck de Oliveira - Coordenador / Michael Per-Orlof Allerth - Integrante.
2010 - 2010
História e cultura dos povos indígenas na região do Vale do Itajaí: um olhar a partir dos cursos de licenciatura da Furb
Descrição: A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante às comunidades indígenas o direito a uma educação diferenciada, exclusiva e bilíngüe, bem como aos princípios educacionais direcionados a toda a sociedade brasileira, atendendo preceitos legais estabelecidos na Constituição de 1988. A Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, já modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?. Estudos, pesquisas e encontros com educadores nos últimos anos na região do Vale do Itajaí revelam certa fragilidade de conhecimentos seguida de uma busca de tempos, espaços e lugares de uma formação inicial e continuada, que dê sustentação teórica, para intervir pedagogicamente nas questões relacionadas à cultura e história dos povos indígenas. Neste sentido, o presente artigo procura apresentar resultados de uma investigação realizada para identificar em que medida e abrangência os conteúdos relativos à cultura e história dos povos indígenas de Santa Catarina, de forma particular o Povo Indígena Laklanõ Xokleng integram Cursos de Licenciatura da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) do Estado de Santa Catarina (SC), Brasil, buscando sinalizar contribuições, desafios e perspectivas para o atendimento no disposto Lei n. 11.645/08. A investigação se constituiu de pesquisa bibliográfica e documental a partir do acervo e meios disponíveis na Biblioteca Central e Pró Reitoria de Ensino (PROEN) da FURB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Martin Kreuz - Integrante / Rafaela Catarina Kinas - Integrante / Lilian Blanck de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2010
Povoamento, Cultura e História no Vale do Itajaí: registros da participação do Povo Indígena Laklanõ Xokleng
Descrição: A constituição da nação brasileira resulta do encontro e amálgama entre vários povos e etnias, o que confere o caráter plural e multiétnico de seu povo, culturas e histórias. A Lei nº. 11.645/08, em seu Art. 26-A, estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do ensino fundamental e médio. Rastreando registros, estudos e práticas sociais e pedagógicas na Região do Vale do Itajaí podemos identificar, entre outros pontos, uma precariedade e/ou fragmentação de dados científicos e culturais sobre os povos indígenas na participação do povoamento e desenvolvimento desta região. O Povo Laklãnõ Xokleng reside na região de José Boiteux e representa uma população de quase duas mil pessoas. Vive no Alto Vale do Itajaí, na Terra Indígena (TI), que abrange os municípios de José Boiteux, Vítor Meireles, Doutor Pedrinho e Itaiópolis. O objetivo deste projeto foi pesquisar, organizar e documentar um acervo digital de referenciais que contemplem a história, cultura e participação do Povo Indígena Laklãnõ Xokleng no povoamento e desenvolvimento da região do Vale do Itajaí, buscando contribuir com pesquisadores, estudiosos e educadores em escolas desta região. A investigação se constituiu de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados e referenciais identificados e sistematizados sobre o proposto foram organizados de acordo com a normativa da ABNT e resultaram em um arquivo de aproximadamente 400 referencias a contribuir e subsidiar novos estudos, pesquisas e práticas pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Martin Kreuz - Integrante / Lilian Blanck de Oliveira - Coordenador / Joel Heinzen - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, Lilian Blanck de (Org.) ; KREUZ, M. (Org.) ; WARTHA, Rodrigo (Org.) . Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1. ed. Blumenau: Edifurb, 2014. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
CECCHETTI, E. ; MACHADO, F. ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de ; KREUZ, M. ; REIS, R. M. P. ; RIFFEL, R. ; WARTHA, Rodrigo . História e cultura indígena nos currículos da rede estadual de ensino de Santa Catarina: região do Vale do Itajaí. In: OLIVEIRA, Lilian Blanck de; KREUZ, Martin; WARTHA, Rodrigo. (Org.). Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 85-113.

2.
KREUZ, M.; BAUMGARTNER, M. K. . O uso de fontes no estudo da História e Cultura indígena. In: OLIVEIRA, Lilian Blanck de; KREUZ, Martin; WARTHA, Rodrigo. (Org.). Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 117-130.

3.
KREUZ, M.; FONTOURA, G. . Diversidade cultural e currículo escolar: interpelações a outras práticas. In: OLIVEIRA, Lilian Blanck de; KREUZ, Martin; WARTHA, Rodrigo. (Org.). Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 63-84.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BAUMGARTNER, M. K. ; KREUZ, M. . CULTURA E HISTÓRIA INDIGENA NO VALE DO ITAJAÍ: REGISTROS NA REVISTA BLUMENAU EM CADERNOS. In: II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), o II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e o V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso, 2014, Chapecó. Anais do Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento, 2014.

2.
KREUZ, M.; KINAS, Rafaela Catarina ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de . Cultura e história dos povos indígenas: espaços, tempos e lugares na formação de formadores da FURB/SC. In: XI Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso: Diversidade, Direitos Humanos e Ensino Religioso: questionando concepções e práticas, 2010, João Pessoa, PB. Anais do Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. João Pessoa, PB: Editora Universitária - UFPB, 2010. v. 11. p. 306-317.

3.
WARTHA, Rodrigo ; KREUZ, M. ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de . O Povo Laklãnõ Xokleng e a colonização no 'Vale Europeu': desafios para a vida cotidiana a partir das vozes de seus sujeitos. In: Vida Cotidiana: Lugar de Intercâmbio ou de nova colonização entre o Norte e o Sul?, 2010, São Leopoldo, RS. Anais do Seminário Internacional do Programa de Diálogo Norte-Sul. São Leopoldo, RS: EST, 2010. v. XIV. p. 93-105.

4.
KREUZ, M.. História e Cultura dos Povos Indígenas - Diversidade, democracia e desenvolvimento: uma leitura a partir da Proposta Pedagógica do município de Blumenau. In: Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento, 2009, Blumenau, SC. Anais do I Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. Blumenau, SC: Edifurb, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KREUZ, M.; OLIVEIRA, Lilian Blanck de . HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS EM ESCOLAS DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ: UMA LEITURA A PARTIR DE GESTORES E EDUCADORES DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE BLUMENAU. In: V Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ? MIPE, 2011, Blumenau. Anais da V Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ? MIPE. Blumenau: Edifurb, 2011. v. 17. p. 114-114.

2.
KREUZ, M.; OLIVEIRA, Lilian Blanck de . Povos indígenas e currículos escolares no Vale do Itajaí: desafios à descolonização de saberes e poderes. In: XIII Encontro Estadual de História; IV Encontro Estadual do GT Gênero de Santa Catarina; I Encontro Estadual do GT Estudos Africanos e da Diáspora, 2010, Chapecó. Cadernos de Resumo do XIII Encontro Estadual de História; IV Encontro Estadual do GT Gênero de Santa Catarina; I Encontro Estadual do GT Estudos Africanos e da Diáspora. Chapecó: Unochapecó, 2010. p. 40-40.

3.
OLIVEIRA, Lilian Blanck de ; KINAS, Rafaela Catarina ; KREUZ, M. . História e cultura dos povos indígenas na Região do Vale do Itajai: um olhar a partir de Cursos de Licenciatura da FURB. In: IV Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ? MIPE, 2010, Blumenau. Anais da IV Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ? MIPE. Blumenau: Edifurb, 2010. v. 16. p. 68-68.

4.
OLIVEIRA, Lilian Blanck de ; HEINZEN, J. ; KREUZ, M. . O Povo Indígena Laklãnõ Xokleng no povoamento, cultura e história no Vale do Itajaí: reunindo registros. In: IV Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB), 2010, Blumenau. Anais da IV Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Blumenau: Edifurb, 2010. v. 16. p. 69-69.

Apresentações de Trabalho
1.
BAUMGARTNER, M. K. ; KREUZ, M. . Cultura e história indígena no Vale do Itajaí: registros na Revista Blumenau em Cadernos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
KREUZ, M.; OLIVEIRA, Lilian Blanck de . Povos indígenas e currículos escolares no Vale do Itajaí: desafios à descolonização de saberes e poderes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
WARTHA, Rodrigo ; KREUZ, M. ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de . O Povo Laklãnõ Xokleng e a colonização no "Vale Europeu": Desafios para a vida cotidiana a partir das vozes de seus sujeitos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KREUZ, M.. História e Cultura dos Povos Indígenas - Diversidade, democracia e desenvolvimento: uma leitura a partir da Proposta Pedagógica do município de Blumenau. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Estágio das Licenciaturas. 2010. (Seminário).

2.
I Seminário do Projeto de Desenvolvimento Rural com as Comunidades Quilombolas. 2010. (Seminário).

3.
XIII Encontro Estadual de História. 2010. (Encontro).

4.
XIII Encontro Estadual de História.Povos indígenas e currículos escolares no Vale do Itajaí: desafios à descolonização de saberes e poderes. 2010. (Encontro).

5.
XIV Seminário Internacional do Programa de Diálogo Norte-Sul. 2010. (Seminário).

6.
XIV Seminário Internacional do Programa de Diálogo Norte-Sul.O Povo Laklãnõ Xokleng e a colonização no "Vale Europeu": Desafios para a vida cotidiana a partir das vozes de seus sujeitos. 2010. (Seminário).

7.
XVII Semana de História - Tempo Presente: uma reflexão conceitual.História e cultura dos povos indígenas ? diversidade, democracia e desenvolvimento. Considerações a respeito da Proposta Pedagógica do município de Blumenau. 2010. (Outra).

8.
I Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2009. (Seminário).

9.
I Seminário Internacional de Culturas e Desenvolvimento - Sicdes.História e cultura dos povos indígenas - diversidade, democracia e desenvolvimento a partir da proposta pedagógica do município de Blumenau. 2009. (Seminário).

10.
V Seminário das Licenciaturas - Furb. 2009. (Seminário).

11.
XVI Semana Acadêmica de História da Furb: Tendências da Historiografia Regional. 2008. (Outra).

12.
XV Semana Acadêmica de História da Furb: Afro-descendentes, histhistória, cultura e luta. 2007. (Seminário).

13.
XIV Semana Acadêmica de História da Furb - O revisionismo na História. 2006. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, Lilian Blanck de (Org.) ; KREUZ, M. (Org.) ; WARTHA, Rodrigo (Org.) . Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1. ed. Blumenau: Edifurb, 2014. v. 1. 200p .

1.
CECCHETTI, E. ; MACHADO, F. ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de ; KREUZ, M. ; REIS, R. M. P. ; RIFFEL, R. ; WARTHA, Rodrigo . História e cultura indígena nos currículos da rede estadual de ensino de Santa Catarina: região do Vale do Itajaí. In: OLIVEIRA, Lilian Blanck de; KREUZ, Martin; WARTHA, Rodrigo. (Org.). Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 85-113.

2.
KREUZ, M.; BAUMGARTNER, M. K. . O uso de fontes no estudo da História e Cultura indígena. In: OLIVEIRA, Lilian Blanck de; KREUZ, Martin; WARTHA, Rodrigo. (Org.). Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 117-130.

3.
KREUZ, M.; FONTOURA, G. . Diversidade cultural e currículo escolar: interpelações a outras práticas. In: OLIVEIRA, Lilian Blanck de; KREUZ, Martin; WARTHA, Rodrigo. (Org.). Educação, história e cultura indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 63-84.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 8:10:09