Marcelo Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3792819268732333
  • Última atualização do currículo em 17/04/2018


Possui graduação em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e pós graduação em Gestão e Coordenação escolar pela Faculdade Eficaz de Maringá (2016), e pós graduação em psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atua como professor colaborador no IFPR - Campus Umuarama, como docente de língua portuguesa e espanhola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama.
Rodovia PR 323, km 310
Parque Industrial
87507140 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200
Ramal: 2303
URL da Homepage: http://umuarama.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Eva Perón, Copi e os novos paradigmas do teatro argentino,Orientador: Alai Garcia Diniz.
Palavras-chave: Eva Perón; COPI; Teatro Argentino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Língua e Literatura Estrangeira.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 600h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Narrativas acerca do papel do psicopedagogo do gênero masculino no contexto escolar.
Orientador: Eliane Rose Maio.
2014 - 2016
Especialização em Gestão e Coordenação Escolar. (Carga Horária: 480h).
INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Título: Narrativas Acerca Do Ser Gestor E Coordenador Do Colégio SESI-PR.
Orientador: Susana Inácio.
2006 - 2010
Graduação em Letras Estrangeiras Modernas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2007
Extensão universitária em Habilitação Opcional em Língua e Cultura Francesa. (Carga horária: 2400h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa e espanhola, Carga horária: 20


Colégio Adventista de Umuarama PR, CAUMU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 20


Colégio SESI - Unidade Maringá, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Ensino Médio - Espanhol / Prod. Textual, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Grupo de Pesquisa em Literatura, Discurso e Mídias Digitais
Descrição: O presente Grupo de Pesquisa ?Literatura, Discurso e Mídias Digitais? tem como objetivo principal aglutinar trabalhos e pesquisas relacionadas às práticas discursivas e as práticas de literatura em ambientes digitais, com a finalidade de promover maiores questionamentos e levantar propostas metodológicas para o ensino de língua portuguesa e de Literatura. Nesse sentido, busca-se uma melhor compreensão dos fatos que ocorrem no ciberespaço e como esses afetam diretamente o ensino. Para isso, toma-se como base de pesquisa a leitura como processo de interação social, a qual prevê instâncias fundamentais: autor, leitor e texto. Compreende-se, também, que o processo de leitura faz parte de um contexto e que é perpassado por discursos, os quais estão inseridos em um contexto histórico, temporal e ideológico. Abarca-se, também o desenvolvimento das novas tecnologias no ambiente virtual, o qual tem proporcionado o surgimento de variadas formas e gêneros textuais. Não se pode esquecer que, com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação, as manifestações literárias também têm se efetivado e está presente nesses ambientes para as diversas práticas de leitura e de escrita. Assim, o Grupo de Pesquisa Círculo atua em três frentes principais: práticas literárias, discurso e leitura em ambiente digital, considerando a convergências transmidiáticas. Assim, os conhecimentos que os sujeitos leitores e escritores devem adquirir para efetuar tais práticas no meio digital também são fundamentais para que essas práticas com a linguagem se efetivem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
IF-TEATRO
Descrição: Este Projeto de Extensão propõe o planejamento e execução de oficinas teatrais no IFPR ? Campus Umuarama, priorizando a realização de jogos teatrais e improvisações, a partir do método e do Fichário da diretora, autora e professora americana (Chicago/Los Angeles) Viola Spolin. Seus jogos são baseados em práticas que levarão os discentes a trabalhar a sensibilidade, criatividade, verdade cênica, emissão de voz, corpo vivo em cena, além de duas questões importantíssimas na prática teatral: a noção do coletivo e do individual, ou seja, as atitudes e posturas individuais durante os jogos e na cena (individual) influenciarão os outros jogadores e suas ações e reações (coletivo). Com uma metodologia específica para aulas de teatro, os estudos de Spolin, e também da brasileira Ingrid Dormien Koudela, contribuem para a realização de oficinas e exercícios que podem despertar nos jovens estudantes do IFPR e nos jovens da cidade de Umuarama inscritos no Projeto, consciência corporal e outras potencialidades artístico criativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e dramaturgia argentina.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: O Feminino nas obras de Clarice Lispector.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudo de gêneros dentro da formação pedagógica e psicopedagógica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, M.; RINALDI, Simone . El uso de Textos Literarios para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera. In: V ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DO PARANÁ, 2011, Londrina. V ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DO PARANÁ. Londrina: UEL, 2011. p. 57-65.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, M.; COELHO, M. J. B. ; GOIS, F. S. . A representação do feminino em Santa Evita de Tomás Eloy Martínez. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS.A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO EM PRECIOSA Y EL AIRE. 2009. (Seminário).

2.
III COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS.EVA PERÓN, COPI E OS NOVOS PARADIGMAS DO TEATRO ARGENTINO. 2009. (Seminário).

3.
Recepção aos Estudantes do Curso de Letras Estrangeiras Modernas 2009. 2009. (Outra).

4.
Jornada de Estudios Avanzados em Mujeres y Género. 2008. (Outra).

5.
Encontro de Estudos sobre Clarice Lispector "Clarice - 30 anos depois".A bela e a fera: uma reflexão sobre a alienação feminina em Clarice Lispector. 2007. (Encontro).

6.
Encontro de Estudos sobre Clarice Lispector "Clarice - 30 anos depois".A fuga: em busca da identidade feminina. 2007. (Encontro).

7.
I Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas.O fantástico de Poe em o Barril de Amontillado. 2007. (Outra).

8.
V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica CESUMAR.A representação do feminino em Santa Evita de Tomás Eloy Martínez. 2007. (Encontro).

9.
VI SEPECH - Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas - Tema: Interdisciplinaridade em Ciências Humanas. 2007. (Seminário).

10.
VI SEPECH - Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas - Tema: Interdisciplinaridade em Ciências Humanas.De las mujeres a la mujer. 2007. (Seminário).

11.
Vocabulário e Ensino de Língua Espanhola para Brasileiros. 2007. (Oficina).

12.
V SEPECH - Seminário de Projetos em Ciências Humanas. 2006. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 11:44:14