Monik Águilla Souza Peixoto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0339537194021386
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia/ Universidade Federal do Pará; Especialista em Leitura e Produção de Texto - FIBRA Faculdade Integrada Brasil Amazônia.Graduada em Letras - Língua Portuguesa - Universidade Federal do Pará. Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Monik Águilla Souza Peixoto
Nome em citações bibliográficas
PEIXOTO, Monik A.S

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, UNIDADE CARANGOLA.
RUA THOMAS GONZAGA - PRAÇA DOS UNIVERSITÁRIOS S/N
SANTA EMÍLIA
36800000 - Carangola, MG - Brasil
Telefone: (32) 37411969
URL da Homepage: http://www.uemg.br/unidade.php?id=7


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Escritos de si e Memória coletiva: Frida Maria Strandberg (Vingren) e a Missão da Fé Apostólica,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Roberta Alexandrina da Silva.
2014
Especialização em andamento em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Texto.
Faculdades Integradas Brasil Amazônia, FIBRA, Brasil.
2006 - 2013
Graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE LITERATURA.
Orientador: SYLVIA MARIA TRUSEN.




Formação Complementar


2015 - 2015
CURSO FARADAY-KUYPER DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E RELIGIÃO.. (Carga horária: 20h).
ASSOCIAÇÃO KUYPER PARA ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES, FARADAY, Brasil.
2013 - 2013
CLIMA ORGANIZACIONAL: DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, EGPA, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO NA GESTÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará, PMSI, Brasil.
2008 - 2008
CINEMA DE ANIMAÇÃO BÁSICA - A ESCOLA VAI AO CINEMA. (Carga horária: 20h).
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.
2006 - 2007
Curso Livre - Francês.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2006
FOTOGRAFIA E CRÍTICA SOCIAL. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

05/2018 - Atual
Ensino, TURISMO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
05/2018 - Atual
Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS-PORTUGUÊS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS
05/2018 - Atual
Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS-PORTUGUÊS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SEMINÁRIO DE TCC
05/2018 - Atual
Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS-PORTUGUÊS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICAS DE GÊNEROS ACADÊMICOS
05/2018 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS I
08/2017 - Atual
Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS-PORTUGUÊS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - LÍNGUA PORTUGUESA
05/2018 - 08/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos - Língua Portuguesa
05/2018 - 08/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Cedido (Efetivo estadual), Enquadramento Funcional: secretaria Executiva, Carga horária: 30


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 30


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
08/2017 - 08/2018
Ensino, CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA


Projetos de extensão


2018 - Atual
Alfabetização e letramento: uso de jogos como estratégias facilitadoras para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética sob a perspectiva da educação inclusiva em um cenário de respeito à diversidade.
Descrição: Esta proposta de trabalho se dá em consonância com ações já desenvolvidas no ano de 2017, em três escolas públicas, com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 3º ano) ? Classes de Alfabetização ? e com os estudantes dos 4º e 5º anos que, ainda, não haviam consolidado as habilidades referentes à leitura e à escrita pertinentes ao ano de escolaridade em que estavam matriculados. É importante evidenciar que, neste ano, participarão os alunos dessas escolas que não se apropriaram, ainda, das especificidades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e, pela primeira vez, participarão das atividades do projeto os alunos de outra escola pública, atendendo à solicitação da 5ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Carangola. Portanto, em 2018, as atividades do projeto serão desenvolvidas em quatro escolas da rede pública, em Carangola..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monik Águilla Souza Peixoto - Coordenador / Maria da Penha Ferreira de Assis - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
"Curta-Castanhal" III Concurso de Curtas-metragens, Prefeitura de Castanhal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEIXOTO, Monik A.S2016 PEIXOTO, Monik A.S. CARTA DE UMA IMIGRANTE : BELÉM E A MISSÃO DA FÉ APOSTÓLICA. FRIDA STRANDBERG, 05 DE JULHO DE 1917.. A REVISTA PALAVRADA, v. 9, p. 13, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PEIXOTO, Monik A.S. A ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE LITERATURA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEIXOTO, Monik A.S. COORDENAÇÃO DE SESSÃO DE COMUNICAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PEIXOTO, Monik A.S. A ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE LITERATURA.A. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEIXOTO, Monik A.S. A ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE LITERATURA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEIXOTO, Monik A.S. AMOSTRA: HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PEIXOTO, Monik A.S; AZIMBAUE, E. ; TAKANO, M. M. S. . O tempo que virou lembrança. 2010. Filme.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURAS: TECNOLOGIAS, CULTURA E IDENTIDADE NA AMAZÔNIA.. 2011. (Congresso).

2.
ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURAS: TECNOLOGIAS, CULTURA E IDENTIDADE NA AMAZÔNIA.. A ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE LITERATURA. 2011. (Congresso).

3.
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. 2009. (Outra).

4.
III JORNADA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES "DIÁLOGOS, SABERES E LINGUAGENS: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA". 2009. (Congresso).

5.
III JORNADA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES "DIÁLOGOS, SABERES E LINGUAGENS: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA". AMOSTRA: HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA. 2009. (Congresso).

6.
II JORNADA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES "SIGNOS EM ROTAÇÃO: LITERATURA, LÍNGUA E ARTE". 2008. (Outra).

7.
I SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO DO CAMPUS DE CASTANHAL. 2008. (Outra).

8.
XXIX ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2008. (Encontro).

9.
I JORNADA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UFPA/CUNCAST "A LITERATURA CONTEMPORÂNEA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA". 2006. (Outra).

10.
SEMANA DE CALOUROS UFPA CAMPUS CASTANHAL. 2006. (Outra).

11.
XXVII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2006. (Encontro).



Outras informações relevantes


Trabalho de Conclusão de Curso

Título: A ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA.

Reflexão sobre a utilização de novos métodos para o ensino-aprendizagem de Literatura, levando em consideração os avanços tecnológicos, nos quais a escola deve estar inserida. Metodologia orientadora ancorada nos estudos sobre a arte e os modos de ver, de John Berger; na história da leitura, de Roger Chartier e nos estudos acerca da evolução da escrita desenvolvidos por Mary A. Kato. Outrossim, a partir do relato de experiência obtido na ofina de animação experimental desenvolvida na 1ª série do Ensino médio da Rede Pública de ensino. Procura promover de maneira diferenciada a discussão dos temas e conteúdos apresentados pelo professor-mediador.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:56:34